Detalhes da proposta

Curso Introdutório de Políticas Públicas para gestores públicos

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    beni trojbicz

    Número de inscrição:

    2021010120210228022

    Unidade de lotação:

    faculdade interdisciplinar em humanidades

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências sociais aplicadas

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    gestão pública

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    centro de políticas públicas da ufvjm

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

catarina ianni segatto Voluntário(a)

andréia eunice teixeira alecrim Voluntário(a)

davidson afonso de ramos Voluntário(a)

ian salomao dos santos Bolsista

guilherme fortes drummond chicarino varajao Voluntário(a)

davi antônio barroso de amorim Voluntário(a)

elize massard da fonseca Voluntário(a)

teresa cristina de souza cardoso vale Voluntário(a)

Resumo

Gestores públicos deparam-se com problemáticas de difícil solução cotidianamente, já que devem formular e implementar ações voltadas à população. Geralmente, esses funcionários precisam lidar com essas questões sem ter se beneficiado de uma capacitação qu


Palavras-chave

Gestão Regional, Gestão Municipal, Capacitação, Políticas Públicas


Introdução

Esse projeto alinha-se aos objetivos estratégicos da UFVJM, na medida em que a implantação da IES no nosso território de abrangência justificou-se como ação que visava colaborar com o desenvolvimento econômico e social da região. Mais ainda, a criação do Bacharelado em Ciências Humanas - Políticas Públicas, apoiou-se nesse objetivo manifesto da nossa instituição e supriu uma lacuna essencial nesse projeto que é a formação de profissionais capacitados para desenvolver Políticas Públicas que enfrentem as necessidades regionais de forma estruturada, informada e orientada pelas boas práticas empíricas e teóricas. Finalmente, o Centro de Políticas Públicas, programa ao qual esse projeto se vincula, tem como ponto fulcral o campo das Políticas Públicas e buca criar sinergia entre as áreas de conhecimento da universidade para potencializar e aprofundar nossa ação tranformadora sobre o território. Esse projeto se apoia nesses antecedentes institucionais para enfrentar uma questão fundamental para que avancemos nessa missão: aprimorar a formação dos atores responsáveis pelo desenvolvimento de ações públicas da região. Nesse sentido, essa proposta de extensão procura alcançar servidores públicos para fornecer-lhes novas ferramentas, necessárias para gerar soluções para as questões encontradas a nível local e regional. Dessa forma, os desafios públicos poderão ser superados com novas abordagens e ferramentas antes não vislumbadas


Justificativa

Essa ação de extensão caracteriza-se como um curso de caráter objetivo e técnico, que busca fornecer ferramentas analíticas aos gestores públicos, com o intuito de permitir ações melhor informadas, com base em antecedentes empíricos e estruturações teóricas. A iniciativa é importante porque servidores públicos municipais nem sempre tem a oportunidade de receber capacitação sobre o objeto de suas ações, as políticas públicas. Muitas vezes, a capacitação formal desses agentes restringe-se à formação técnica ou na área de contabilidade ou direito. Por outro lado, o campo de Políticas Públicas encerra enorme complexidade, característica das relações sociais, para as quais a formação desses gestores não é suficiente. Nesse sentido, esse projeto é uma iniciativa da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades de colaborar com a formação dos gestores públicos da região, com o objetivo de melhor prepara-los para os desafios contemporâneos da gestão local. Esse esforço relaciona-se estreitamente à criação do Bacharelado em Ciências Humanas com foco em Políticas Públicas, movimento da UFVJM em direção à comunidade da região de atuação da instituição, no sentido de colaborar com os esforços de desenvolvimento econômico e social que o poder público já desenvolve. A fundamentação teórica da ação baseia-se na constatação de que campo de Políticas Públicas caracteriza-se pela complexidade e contingência, o que implica a necessidade de reflexão para ações de formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Além disso, a compreensão da formação de agenda constitui-se como aspecto essencial para que o ator público tenha mais compreensão sobre o processo sobre o qual, muitas vezes, atua sem deter o entendimento sobre a totalidade do processo. Nesse sentido, disponibilizar um curso que aponta de forma clara esses elementos permitirá aplicar rapida e eficientemente esses novos conhecimentos às dificuldades do cotidiano dos atores públicos. Para isso, a problemática das Políticas Públicas é apresentada, por meio das diferentes teorias de Estado existentes, para em seguida apresentar o ferramental teórico desse campo. O projeto se vincula de forma clara à área temática Educação, em específico ao subárea "capacitação e qualificação de recursos humanos e de gestores de políticas públicas", bem como à linha de extensão Gestão Pública, cuja descrição é: "Desenvolvimento de programas e projetos, assessoria, consultoria, realização de eventos e outras ações visando ao planejamento, implantação, implementação, acompanhamento e avaliação de sistemas regionais e locais de políticas públicas; análise do impacto dos fatores sociais, econômicos e demográficos nas políticas públicas (movimentos populacionais, geográficos e econômicos, setores produtivos); formação, capacitação e qualificação de pessoas que atuam nos sistemas públicos (atuais ou potenciais); produção e divulgação de informações, conhecimentos e material didático na área." Observa-se que a proposta de projeto vai ao encontro de todos os grandes objetivos da linha, constituindo-se em ferramenta para avançar nesse campo em nosso território.


Objetivos

O projeto propõe a capacitação de gestores públicos municipais em Políticas Públicas como objetivo geral, mas essa ação alcança objetivos específicos não menos importantes. Isso porque, ao congregar gestores municipais de diferentes cidades, logra-se também a troca de experiências entre esses agentes, o que permite potencializar boas práticas. Em segundo lugar, esse intercâmbio permite criar uma rede de relacionamentos entre esses gestores, no sentido de colaborar na solução de problemas similares ou na formulação de soluções para problemas. Terceiro, a inserção dos discentes de diversas áreas de conhecimento da universidade permite fomentar a troca de experiências entre eles e absorver a experiência prática dos gestores que participam do curso. Em quarto lugar, esse processo permitirá estreitar a relação entre docentes e pesquisadores da UFVJM e os atores públicos locais e regionais, aumentando a inserção na administração pública dos municípios da região


Metas

O projeto terá impacto direto sobre a comunidade de gestores públicos dos municípios participantes, no sentido de fornecer conhecimento técnico específico para o desenvolvimento de políticas públicas adequadas, que apresentem eficácia, efetividade e eficiência, quesitos fundamentais para o bom funcionamento do setor público. Em específico, ferramantas de formulação, implementação e avaliação de políticas serão apresentadas, acompanhadas de atividades que visarão atrelar esse ferramental às especificidades dos municípios de atuação. Portanto, o impacto direto serão na Capacidade estatal dos territórios. O potencial desse impacto direto pode ser bastante profundo e transformador, na medida em que ele pode multiplicar ações em todas as áreas substantivas das políticas públicas, como saúde, educação, assistência social, política produtiva, polítca ambiental, entre outras.


Metodologia

O projeto constitui-se de 10 encontros quinzenais remotos de quatro horas cada, para os quais os gestores municipais se prepararão com a leitura de textos. O encontro inclui aula expositiva nas duas primeiras horas e a segunda parte do encontro destina-se a atividades práticas como exercícios, dinâmicas de grupo e exibição de audiovisuais para sedimentar o conhecimento, promover a relação entre os participantes e fomentar a troca de experiências. A avaliação será em grupo e tratará da solução de um caso prático a ser descrito e caracterizado pelo grupo. Os participantes que lograrem nota superior a sete receberam certificado de participação e conclusão.


Referências Bibliográficas

ARRETCHE, Marta T.S. Tendências no estudo sobre avaliação. In: RICO, Elizabeth Melo (org.). Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate. São Paulo: Cortez: Instituto de Estudos Especiais, 1999. ARRETCHE, Marta Tereza da Silva. Uma contribuição para fazermos avaliação menos ingênuas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre e C BOGASON, Peter. Public policy and local governance: institutions in postmodern society. Edward Elgar Publishing Limited. Cheltenhan, IK, 2001. COBB, Roger W. and ELDER, Charles D. Issues and agendas. In: THEODOULOU, Stella and CAHN, Matthew A. Public policy: the essential readings. Upper Saddle River, NJ, Prentice Hall, 1995. DINIZ, Eli e BOSCHI, Renato Raul. Estado e sociedade no Brasil: uma revisão crítica. BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais,1. O que se deve ler em ciências sociais no Brasil. São Paulo: Cortez/ANPOCS, 1986. DRAIBE, Sonia Miriam. Avaliação de implementação: esboço de uma metodologia de trabalho em políticas públicas. In: BARREIRA, Maria Cecília Roxo Nobre e CARVALHO, Maria do Carmo Brant (orgs). Tendências e perspectivas na avaliação de políticas e programas sociais. São Paulo:IEE/PUC-SP, 2001. FIGUEIREDO, Marcus Faria e FIGUEIREDO, Argelina Maria Cheibub. Avaliação política e avaliação de políticas: um quadro de referência teórica. Análise e Conjuntura, V.1, n.3, p. 107-127, 1986. FUKS, Mario. Definição da agenda, debate público e problemas sociais: uma perspectiva argumentativa da dinâmica do conflito social. In: Bib, n.49, 1º sem. 2000, p. 79-94. GRINDLE, S. Marilee. Public choices and policy change. Baltimore, Maryland, The Johns Hopkins University Press, 1991. Cap. Implementing Reform: arenas, stakes and resources. LAMOUNIER, Bolivar. Análise de políticas públicas: quadro teórico-metodológico de referência. (texto digitado). São Paulo, s/d. LINDBLOM, Charles. O processo de decisão política. Brasília, Ed. Universidade de Brasília, 1981. LOWI, Theodore J. Distribuição, regulação, redistribuição. São Paulo, s/d (original: 1966). (Consta também da coletânea de THEODOULOU e CAHN) MAJONE, Giandomenico and WILDAVSKY, Aaron. Implementation as Evolution. In: THEODOULOU and CAHN, op.cit.MARQUES, Eduardo. “Notas críticas à literatura sobre Estado, políticas estatais e atores políticos” In: BIB – Revista Brasileira de Informação Bibliográfica em Ciências Sociais, nº. 43, 1997. MELO, Marcus André (2000) “Estado, Governo e Políticas Públicas”. In: M MELO, Marcus André. Escolha institucional e a difusão dos paradigmas de política: o Brasil e a segunda onda de reformas previdenciárias. Dados, v. 47, n. 1, 2004, Rio de Janeiro. POLLITT, Christopher e BOUCKAERT, Geert. Avaliando reformas da gestão pública: uma perspectiva internacional. Revista do Serviço Público, ano 53, n.3, p. 5-29, jul-set 2002. SABATIER, Paul A. and MAZMANIAN, Daniel A. A conceptual framework of the implementation process. In: THEODOULOU and CAHN, op.cit. SABATIER, Paul. Political science and public policy In: SABATIER, Paul A., SARAVIA, Enrique e FERRAREZI, Elisabete (org.). Políticas públicas: coletânea. Brasília: ENAP, 2006. 2 vol. SKOCPOL, Theda. Bringing the State back in: strategies of analysis in current research. IN: EVANS, Peter, RUESCHEMEYER, Dietrich e TRUE, J. L.; JONES, B .D.; BAUMGARTNER, F. R. Punctuated-Equilibrium Theory: explaining stabilitity and change in public policy. In: SABATIER, P. A. (ed.) Theories of Policies Process. Westview Press, 2007.


Inserção do estudante

O projeto contará com a participação de 8 discentes, um bolsista e 7 voluntários. Esses discentes serão recrutados não só entre os alunos do Bacharelado em Ciências Humanas - Políticas Públicas (BCH-PP), mas também nas diferentes áreas de conhecimento da UFVJM que participam do Centro de Políiticas Públicas da UFVJM (CPP-UFVJM), em geral docentes engajados como pesquisadores no CPP. Esse processo de encontro de discentes de diferentes áreas permitirá o intercâmbio de conhecimentos específicos de políticas públicas dos alunos do BCH-PP e os outros discentes de áreas substantivas de conhecimento, como por exemplo, a área de Saúde, Turismo e Educação. Assim, a formação dos estudantes permite aprofundar o conhecimento deles em vários campos das políticas públicas, bem como no ferramental analítico. Além disso, o projeto contribui com a formação dos estudantes na medida em que permite que eles sejam confrontados com profissionais que atuam no setor público e que aportam elementos concretos da realidade da nossa região. Os estudantes participarão do curso nas atividades dinâmicas, durante as quais estarão expostos à discussão de elementos teóricos da disciplina bem como da aplicação desses elementos às condições locais, o que será aportado pelos participantes do curso. Reuniões de acompanhamento semanais permitirão acompanhar o desenvolvimento dos discentes e a avaliação se baseará no desempenho dos estudantes nas atividades dinâmicas, seja em termos de assimilar as discussões, seja em termos de articular conhecimentos substantivos de áreas temáticas e conhecimentos técnicos de políticas públicas.


Observações

Esse projeto permite relação estreita entre Ensino, Pesquisa e Extensão. Isso porque o curso de capacitação para gestores municipais configura-se como uma atividade de Extensão que envolve ações relacionadas ao ensino de conteúdos, bem como permitirá o envolvimento dos discentes de diferentes cursos da UFVJM. Como mencionado, os discentes envolvidos no Projeto poderão beneficiar-se da exposição à problemática vivida pelos gestores, o que permite vivenciar questões que eles irão enfrentar em sua trajetória profissional. O mesmo ocorre com os docentes, que poderão enriquecer as aulas com as experiências relatadas pelos participantes do curso. A Extensão também é fundamental nesse projeto, na medida em que a Universidade interage com a comunidade de seu entorno, fornecendo ferramentas para que os gestores possam aprimorar aspectos da Administração Pública local. Além disso, esse processo também tem o condição de melhorar a provisão pública, como já mencionado. Finalmente, essa interação com a comunidade de gestores públicos locais retroalimenta o corpo de pesquisadores da UFVJM, na medida em que traz à tona as principais problemáticas existentes; e estreita a relação entre pesquisadores e indivíduos que podem fornecer informações para novas pesquisas. Nesse sentido, esse projeto permite criar maior sinergia entre Ensino, Pesquisa e Extensão, indo ao encontro dos objetivos da UFVJM, do BCH-PP e do CPP=UFVJM.


Público-alvo

Descrição

Gestores públicos são funcionários permanentes do município que coordenam equipes. Cada município poderia enviar quatro gestores para o curso.

Descrição

Alunos de diversos cursos da UFVJM, representados no CPP-UFVJM.

Descrição

As aulas do curso incluirão palestras com especialistas em áreas temáticas de políticas públicas. Esses especialistas serão convidados e farão a palestra de forma remota. Com isso, pretende-se inserir esses especialistas na problemática do nosso territóri

Municípios Atendidos

Município

Almenara

Município

Araçuai

Município

Capelinha

Município

Diamantina

Município

Jequitinhonha

Município

Medina

Município

Minas Novas

Município

Novo Cruzeiro

Município

Pedra Azul

Município

Serro

Município

Turmalina

Município

Itamarandiba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Participação da Instituição Parceira

Envio de participantes

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Divulgação da atividade entre as cidades participantes

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Inscrições dos participantes

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Período do curso, com as aulas teóricas, palestras e trabalhos em grupo

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Avaliação conjunta da efetividade das ações Desenvolvimento de plano de interação com municípios a partir dos contatos e aprendizados da atividade