Detalhes da proposta

Invento o Cais: o podcast

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    etel rocha vieira

    Número de inscrição:

    2021101202122648

    Unidade de lotação:

    famed

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    nacional

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

henrique césar lopes neves Bolsista

túlio pereira alvarenga e castro Voluntário(a)

júlia campos da costa pereira Voluntário(a)

sabrina ranielly félix nunes Voluntário(a)

lara vervloet carvalho Voluntário(a)

luís fernando de freitas reis Voluntário(a)

vinícius rodrigues oliveira Voluntário(a)

victória de paula pereira Voluntário(a)

joana lazzarini da silveira generoso Voluntário(a)

larissa paes toledo Voluntário(a)

josé francisco gonçalves Voluntário(a)

brenda negreiros avelino Voluntário(a)

luis henrique barroso de paula Voluntário(a)

ana carolina vieira goulart Voluntário(a)

samara jorge martins Voluntário(a)

tamara giovana mendes Voluntário(a)

henrique césar lopes neves Bolsista

Resumo

A pandemia de CoViD-19 escancarou a alta divulgação de desinformações no Brasil. As chamadas fake news, em um momento de calamidade, trazem graves ameaças a saúde pública do país. Assim, o projeto “Invento o Cais: o Podcast”, propõem uma coletânea de 12 e


Palavras-chave

fake news, educação em saúde, CoViD-19, podcasting, divulgação científica


Introdução

Uma sociedade marcada por avanços tecnológicos que permitem a ampla comunicação e divulgação de informações pelo mundo, também sofre com a disseminação de informações falsas. As fake news podem ser conceituadas como notícias falsas, com sinais distorcidos, não correlacionados com a verdade (ALLCOTT; GENTZKOW, 2017). Em 2020, a utilização dos recursos tecnológicos e de rede tiveram novos significados devido a necessidade do isolamento social. Em 13 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou a pandemia de CoViD-19, doença causada pelo Sars-Cov-2, um coronavírus altamente contagioso. Com o avanço da pandemia, a busca por informações acerca de um vírus com origem muito recente cresceu, inclusive entre os cientistas. Segundo Júnior et al. (2020), "no que diz respeito ao novo Coronavírus, as Fake News tomaram conta das redes em uma grande velocidade, talvez tão grande quanto a velocidade de disseminação do novo vírus. Nessa busca por informações, algumas pessoas acabam confiando em todo tipo de notícia que encontra em suas redes sociais, sem procurar saber a veracidade da informação. Assim, são disseminadas as Fake News de conteúdos diversos, como receitas milagrosas, falsas notícias sobre a origem da doença, profecias e meios de prevenção que não funcionam". Dessa forma, para realizar o combate às fake news, propondo-se a divulgação de conteúdos de qualidade e verdadeiros, esse projeto propõem a realização de podcasts em formatos de entrevistas com especialistas convidados. Segundo Primo (2005) “podcasting é um processo midiático que emerge a partir da publicação de arquivos de áudio na Internet”. Devido a sua facilidade de produção, os podcasts viabilizam uma produção independente e de grande alcance (PRIMO, 2005). Assim, o podcast proposto, denominado “Invento o Cais”, trará em seus episódios discussões sobre temas educacionais e de saúde pertinentes para o bem estar social da comunidade e para aprendizados da comunidade acadêmica. O podcast proposto foi nomeado assim, em homenagem a música Cais, composta pelos músicos Milton Nascimento e Fernando Brant. Em uma contextualização da invenção de um cais, contida na canção, o PodCast pretende ser a conexão para a chegada de informações de qualidade para a comunidade, assim como um cais é conector da terra com as águas. A divulgação científica se ampliou com o uso da Internet, que favorece um vasto campo para notícias e para o conhecimento científico a partir da interface web (MATEUS, 2013). Este projeto irá fazer uso exatamente dessa ferramenta, a fim de alcançar um público diversificado, e levar até eles informações de saúde com qualidade e fundamentação científica, em linguagem capaz de comunicar as temáticas de forma eficiente ao público proposto. Os episódios do podcast buscarão trazer contextualizações acerca das realidades da UFVJM e do próprio Vale do Jequitinhonha para garantir os vínculos dos membros do projeto proposto com a comunidade. Além disso, após o término das publicações dos episódios do podcast, será possível mensurar o alcance de cada um individualmente, obtendo-se os dados inclusive sobre as temáticas mais ouvidas pelo público.


Justificativa

Em um contexto de globalização e de pandemia de CoViD-19, é inegável o crescimento de informações veiculadas na Internet. Pesquisa realizada pela Câmara dos Deputados e Senado (DATASENADO, 2019), revela que no Brasil, apenas 50% da população com acesso a telefones móveis ou fixos e à internet afirmaram ter sempre a televisão como fonte de informação, enquanto 79% utilizam sempre o WhatsApp, 49% o Youtube e 44% o Facebook, redes dependentes da Internet. Assim, "por meio da internet, as distâncias encolheram, tornou-se mais rápida e barata a comunicação, o acesso a obras intelectuais foi facilitado, novos modelos de negócio surgiram, democratizou-se o caminho da liberdade de expressão" (BRANCO, 2017). Entretanto, esse tráfego de informações por meio de novas formas de acesso e produção de conteúdo, tem possibilitado o consumo e disseminação de informações falsas, distorcidas, manipuladas, servindo às mais diversas finalidades pessoais e institucionais (LEITE; MATOS, 2017, p. 2336). Em 2019, 83% da população com acesso a telefones móveis ou fixos e à internet afirmaram já ter identificado alguma notícia falsa nas redes sociais (DATASENADO, 2019). Ademais, a situação pandêmica exigiu mudanças de comportamentos na sociedade, fator agravante na disseminação de fake news pois "esse momento, o mundo inteiro busca formas de conscientizar a população acerca da gravidade da pandemia de modo a tranquilizá-la quanto às ações que devem ser tomadas a nível individual e coletivo para o combate desse vírus. Porém, para além dessa atividade, os órgãos de saúde e a imprensa mundial estão dispondo de mais esforços para desmentir o alto número de informações falsas que vêm sendo criadas e compartilhadas na internet em diversas redes sociais (Júnior et al. 2020)". Segundo Leite e Matos (2017), "A velocidade com que mensagens se propagam, saindo de seu contexto original de criação e atingindo em ritmo acelerado outros suportes, sendo copiada, disseminada, reproduzida, amplificada, é um fator decisivo na cultura digital”. Assim, nos casos em que ter informações de alta qualidade pode ser literalmente uma questão de vida ou morte - como no controle da CoViD-19 - a necessidade de desenvolver intervenções para combater a desinformação é ainda mais crucial, afirma Pennycook et al. (2020). A partir do compartilhamento de informações na educação para a saúde, por exemplo, pode-se produzir campanhas de conscientização, combate e prevenção de diversas doenças e serve ainda para tranquilizar as pessoas quanto às situações que possam causar temor (BRASIL, 2020a). Assim, pensando-se no combate às fake news, para deixar a população menos vulnerável, pode-se estimular um maior diálogo entre a ciência e a população, pois a divulgação científica possui importante potencial para o enfrentamento do grave quadro de saúde pública que enfrentamos (DANTAS; DECCACHE-MAIA, 2020). Como uma nova forma de transmitir informações, Assis et al. (2010), afirmam que o podcast vem conquistando grande espaço na internet, graças a sua facilidade de criação e distribuição. "Em linhas gerais, podcasts são programas de áudio, cuja principal característica é o formato de distribuição que os diferencia do programas de rádio tradicionais e até de audioblogs e similares, o podcasting” (Assis et al., 2010). Em seu trabalho, Primo (2005), relata o podcasting e a radiodifusão como fenômenos midiáticos do início do século. Se por um lado o rádio ainda se mantém como importante meio de disseminação de informações, o podcasting surge como canal midiático na Internet, com particularidades em suas reações. Entretanto, “a distribuição de podcasts diferencia-se radicalmente da radiodifusão” (PRIMO, 2005). Segundo Primo (2005) enquanto no segundo a escuta ocorre no mesmo momento da transmissão do sinal, no primeiro o momento da reprodução e da gravação e publicação não são coincidentes. Por conseguinte, Assis et al. (2010) afirmam que "é inegável o grande volume de informação produzida pelos diversos podcasts existentes, muitos dos quais dedicados a nichos que não encontram espaço na mídia tradicional. A forte interatividade com os ouvintes e a possibilidade sólida de um ouvinte se tornar um podcaster sem dificuldades subverte o conceito tradicional de receptor passivo das mídias de massa, ampliando o conceito de receptor ativo das mídias digitais para se tornar ao mesmo tempo potencialmente receptor e emissor". Com a rápida disseminação de notícias falsas, a utilização de podcasts para a publicação de conteúdos acerca de saúde e educação, com informações verdadeiras e de qualidade é eficaz para levar conteúdos pautados na ciência, em linguagem popular, para a comunidade do Vale do Jequitinhonha e para a comunidade acadêmica da UFVJM. Segundo Primo (2005), a Rede traz facilidades para divulgação de informações, seja por parte de especialistas, aficionados ou de pessoas interessadas em determinado assunto. "O conceito e origem da palavra podcast encontram-se relacionados à combinação iPod (reprodutor popular de arquivos no formato MP3 produzido pela empresa Apple) com broadcast, que significa transmissão em larga escala” (DE FREITAS; BEATRIZ; MENDONÇA, 2010). Entretanto, atualmente os podcasts podem ser acessados por diversos dispositivos. Sendo assim, essa proposta objetiva a realização de 12 (doze) episódios do PodCast “Invento o Cais”. A cada episódio, um tema é debatido com a presença dos discentes apresentadores e um convidado especial, especialista no assunto tratado. Além da característica de sua capilaridade, no que tange a disseminação das informações, segundo Medeiros (2005), a “facilidade de adicionar informações econteúdos na rede é um dado que endossa o fenômeno do Podcasting. Qualquer usuário munido de um microfone e um software de áudio pode produzir seu programa de rádio (ou de qualquer outro tipo de arquivo sonoro) personalizado e emiti-lo sem qualquer intermediação diretamente para um ouvinte na rede, o qual poderá ouvir o conteúdo no momento em que bem entender". O PodCast proposto trará em seus episódios contextualizações sobre realidades da Universidade e de sua abrangência, fortalecendo-se o vínculo entre os discentes e os convidados especialistas em determinado assunto, com a comunidade receptora da informação, como contextualiza Rodrigues et al. (2013), que "a Extensão Universitária possui papel importante no que se diz respeito às contribuições que pode trazer frente à sociedade. É preciso, por parte da Universidade, apresentar concepção do que a extensão tem em relação a comunidade em geral. Colocar em prática aquilo que foi aprendido em sala de aula e desenvolvê-lo fora dela". A realização dos episódios do podcast em formatos de entrevistas semi-abertas, permitem, segundo Duarte (2005), realizar mais do que a coleta de informações interativas de um informante pois a entrevista em profundidade pode ser um rico processo de aprendizagem, em que a experiência do entrevistado se afloram, podendo gerar reflexões e outras percepções sobre um assunto. Segundo, ainda Duarte (2005), "a entrevista semi-aberta é um modelo que tem origem em uma matriz, um roteiro de questões-guia que dão cobertura ao interesse de pesquisa. Ela conjuga a flexibilidade da questão não estruturada com um roteiro de controle. As questões, sua ordem, profundidade, forma de apresentação, dependem do entrevistador, mas a partir do conhecimento e disposição do entrevistado, da qualidade de suas respostas e das circunstâncias da entrevista". A produção e gravação de podcasts serão realizadas virtualmente, possibilitando o intercâmbio de conhecimentos e experiências entre entrevistados em todo o território nacional. Porém, "apesar de alguns softwares serem bem fáceis de se utilizar, problemas técnicos como qualidade de microfones e placas de som podem acabar prejudicando o produto final" (MEDEIROS, 2005). Devido a ampla capacidade de propagação por meio de compartilhamentos dos episódios do podcast, o Projeto proposto se encaixa na Área Temática de Comunicação, pois como previsto no Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM, abrange comunicação social, mídia comunitária, comunicação eletrônica, produção e difusão de material educativo. Quanto à Linha de Extensão, o Projeto se encaixa em Espaços de Ciência pois seu conteúdo divulgado através do PodCast proposto será para a difusão e divulgação de conteúdos científicos com produção e divulgação de informações e conhecimento relacionados ao tema. No âmbito do tripé acadêmico, com a indissociabilidade entre o ensino, pesquisa e a extensão, o projeto tem como intenção o aprendizado dos discentes por meio dos relatos de experiência e de conhecimento dos entrevistados convidados devido a especialidade no tema abordado. Quanto em questões de pesquisa, após seu término de postagens de episódios do podcast proposto, é possível obter a evolução dos acessos e interações de cada episódio, notando-se os assuntos de mais interesse dos ouvintes, as quantidades de tempo de escuta e o compartilhamento através de outras redes sociais. Os dados são fornecidos através da plataforma Anchor, hospedeira do podcast na Internet. Por fim, a extensão estará presente, principalmente, através dos conhecimentos transmitidos pelos discentes apresentadores e pelo convidado para a população de acadêmicos das Instituições de Ensino Superiores e para a comunidade em geral.


Objetivos

Objetivo geral: Estabelecer um espaço virtual de visibilidade para que jovens universitários veiculem informações cientificamente fundamentas acerca da saúde e da educação para a comunidade por meio da produção de podcasts; Objetivos específicos: 1. Experimentar modelos de divulgação de conteúdo a partir da produção em áudio; 2. Facilitar e discutir o acesso às informações de cunho acadêmico para a comunidade; 3. Promover a difusão de ideais, elementos culturais, tradições e hábitos sociais da comunidade local, regional e nacional; 4. Propiciar a divulgação de produções científicas, culturais ou artísticas em meios virtuais; 5. Fomentar a da discussão biopsicossocial da saúde nas escolas da área; 6. Estimular o aprofundamento dos conhecimentos científicos relacionados ao campo médico a partir da escolha, discussão e produção de conteúdo relacionados aos temas dos podcasts; 7. Potencializar a aproximação dos estudantes de Medicina à comunidade por meio do contato com os profissionais atuantes na área de abrangência da UFVJM;


Metas

Metas principais - Documentação sonora a partir da discussão sobre temáticas relativas à a saúde e à educação na atualidade; - Conscientização dos ouvintes sobre os cuidados sobre a saúde e os aprimoramentos do processo ensino-aprendizagem; - Ampliação do acesso à informação científica e de cunho humanitário; - Geração de oportunidades para os participantes do projeto em decorrência do contato com os convidados para as gravações; - Capacitação de estudantes para produção de conteúdo digital de qualidade para a comunidade; - Potencialização da habilidade de comunicação dos participantes; Metas associadas - Ampliação das discussões sobre as minorias sociais e o impacto causados pelos disparates sociais experienciados na saúde dessas parcelas; - Melhoria no contato informacional da Universidade com a comunidade, sobretudo residente no Vale do Jequitinhonha; - Experimentação de modelos de gestão de equipes para os participantes do projeto; - Criação de espaços de discussão e atualização teórica entre acadêmicos dos cursos de saúde; - Desnaturalização das desigualdades sociais brasileiras por meio de debates calcados no aporte científico;


Metodologia

Por se tratar de produção de episódios de podcast todas as atividades do projeto estão sendo realizadas à distância, sem nenhuma atividade/ação prevista para ocorrer de forma presencial. O mundo digital enunciou a criação e o aumento na produção dos podcasts. Tais ferramentas assemelham-se àquilo que se constituiu como os programas de rádio, na década de 1990. São formas de dissipação e consumo de conteúdo que, de forma grandiosa vem ganhando importância no acervo cultural global (MARIA; SALGADO, 2019). No sentido análogo ao rádio, as ferramentas de comunicação devem ser compreendidas a partir do espaço em que se inserem e devem atentar-se à influência causada nos sujeitos (LOPEZ, 2007). Dessa forma, a compreensão do recorte temático da saúde e da educação denota uma análise atenta do discurso dessas áreas, sobretudo no ambiente científico. Para tal construção, a formulação dessa presente proposta se constituirá por debates entre a equipe participante, confluindo em reflexões transpassadas por subjetividades, em contexto de trabalho em equipe. Nesse sentido, o resultado final das ações sazonais do projeto serão os episódios do Invento o Cais. As fases da execução das ações do projeto serão detalhadas a seguir. 1. Reunião da redação A eficiência de equipes jornalísticas, sobretudo com tom investigativo tem como destaque a colaboração interdisciplinar (ANGUS; DOHERTY, 2015), com diálogos e pontos de vista distintos. Nesse sentido, o Invento o Cais terá uma equipe, denominada “Redação”. Tal divisão terá como cerne a discussão aberta entre seus membros, de forma rotineira, com o objetivo de gerar vínculo entre a equipe, de investigar os conteúdos e de definir temáticas relevantes a serem colocadas em questão para uma suposta entrevista e de produzir textos de apresentação dos podcast nas redes sociais, resultado final de cada ação da equipe do presente projeto. 2. Definição do tema; A partir da discussão estabelecida nas reuniões, a equipe determinará o tema central daquelas discussões, contrabalanceando ao timing virtual (MARTINS, 2012) dessa possível escolha. Dessa forma, a equipe se centrará no contato bem estabelecido com a comunidade, seu seu público alvo neste projeto. Esta fase se encerra com a determinação da data para a entrevista. 3. Convite ao entrevistado; Com a data pré-estabelecida, os membros da equipe da Redação mobilizam-se para alcançar possíveis convidados. Em discussões do encontro mencionado no tópico a, a equipe seleciona o convidado mais coerente e disponível para a gravação do episódio; 4. Elaboração do roteiro e marcação; A partir de métodos investigativos de coleta de informações, os locutores farão a seleção dos projetos e ações relevantes da figura escolhida para o episódio, sobretudo a partir do seu currículo. Face a essas informações, a dupla de locutores fará a elaboração das perguntas, enaltecendo sobretudo o contexto daquela temática em cada momento de gravação. Dessa maneira, os episódios trarão amarrações importantes com o cotidiano, favorecendo sua capilarização. Em posse do roteiro, nessa fase os locutores farão a orientação do convidado sobre o dia da gravação além da confirmação da data marcada. 5. Gravação, produção e divulgação; A gravação do podcast ocorrerá de forma remota, utilizando plataformas digitais para tal fim. Todos os participantes da videochamada estarão em posse do roteiro de tal entrevista, facilitando a logística da gravação. Em todos os episódios, os convidados são previamente comunicados sobre a possibilidade de edição dos áudios gravados e, havendo consentimento, o áudio é coletado. Com os cuidados tecnológicos, a equipe manterá o cerne de qualidade em todos os resultados do projeto. Dessa forma, os episódios serão editados em softwares disponíveis para tal fim e que apresentem essa premissa do trabalho da equipe deste presente projeto. Nesse sentido, a equipe do projeto fará a mixagem e masterização, introduzindo efeitos sonoros nos áudios já gravados, aprovando, portanto, um episódio, a ser distribuído pelas plataformas digitais.


Referências Bibliográficas

ASSIS, Pablo de et al. O podcast no Brasil e no mundo: democracia, comunicação e tecnologia. In: IV Simpósio Nacional ABCiber, 2010, Rio de Janeiro: ECO/UFRJ, 2010. BRANCO, Sérgio. Fake news e os caminhos para fora da bolha. 2017 BRASIL. Ministério da Saúde. 2020a. Disponível em: http://www.saude.gov.br/. Acesso em: 17 out. 2020. DE FREITAS, Pollyana N. Mustaro Beatriz; MENDONÇA, Raphael Leal. Análise de Podcasts Brasileiros sobre Jogos Eletrônicos Brazilian Podcasts Analysis about Eletronic Games. DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, v. 1, p. 62-83, 2005. DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, v. 1, p. 62-83, 2005. INSTITUTO DE PESQUISA DATASENADO. Redes Sociais, Notícias Falsas e Privacidade de Dados na Internet. 2019. JÚNIOR, João Henriques de Sousa. RAASCH, Michele. SOARES, João Coelho. RIBEIRO, Letícia Virgínia Henriques Alves de Sousa. Da Desinformação ao Caos: uma análise das Fake News frente à pandemia do Coronavírus (COVID-19) no Brasil. Cadernos de Prospecção, v 13, n 02, p 331-346, 2020. LEITE, Leonardo Ripoll Tavares; MATOS, José Claudio Morelli. Zumbificação da informação: a desinformação e o caos informacional. Revista Brasileira de Biblioteconomiae Documentação., [s.l.], v. 13, n. 00, p. 2334-2349, 2017. MATEUS, Wagner de Deus. A divulgação científica na página web do PPGEEC/UEA: contribuições para a educação científica. 2013. MEDEIROS, M.S.D. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoro. In: INTERCOM, 28., 2005, Rio de Janeiro. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro das Ciências da Comunicação. São Paulo: Intercom, 2005. 1 CD-ROM. PENNUCOOK, G., McPhetres, J, Zhang, Y. & Rand, D. (2020). Fighting COVID-19 misinformation on social media: Experimental evidence for a scalable accuracy nudge intervention. PsyArXiv, (preprints), 1-24. PRIMO, Alex Fernando Teixeira. Para além da emissão sonora: as interações no podcasting. Intexto, Porto Alegre, n.13, p. 64-87, dez. 2005. RODRIGUES, Andréia Lilian Lima et al. Contribuições da extensão universitária na sociedade. Caderno de Graduação-Ciências Humanas e Sociais-UNIT-SERGIPE, v. 1, n. 2, p. 141-148, 2013


Inserção do estudante

Os estudantes participantes do projeto proposto terão a possibilidade de percorrer diversos assuntos relevantes à sua formação no processo de produção do podcast. A cada mês, os discentes participarão do processo de escolha de uma temática para o episódio que se dará por meio de uma reunião com ampla troca de ideias e experiências. Logo em seguida, os discentes deverão estudar a temática, quando terão a oportunidade de reverem, aprimorarem, aprofundarem e ressignificarem conhecimentos acadêmicos já adquiridos ou aprender sobre conteúdos importantes para sua formação profissional. Estes momentos oportunizarão ainda o aprimoramento de habilidades importantes para a formação e atuação do profissional médico, como o trabalho em equipe, a escuta atenta, saber dar e receber feedback, entre outras, em consonância com a proposta do projeto pedagógico do curso de Medicina da Famed. Após a decisão e marcação para gravação, os discentes terão a possibilidade de trabalhar em suas habilidades de escrita para roteirizar e aplicar os conhecimentos adquiridos sobre o assunto abordado e o palestrante na criação das perguntas. Durante a gravação, os discentes apresentadores conversam com o entrevistado sobre a temática escolhida, o que lhes permite desenvolver suas habilidades de comunicação. O contato e a troca de experiência com convidados diversos representará também, para os estudantes, a oportunidade de conhecimento e compreensão de novas/outras realidades próprias dos entrevistados, que podem somar na formação dos estudantes, inclusive na humanitária, que também está em consonância com o perfil do egresso do curso de Medicina da Famed. Ademais, os discentes que trabalham na pós produção levarão experiência de edição de áudios. Por fim, o episódio é marcado por uma capa ilustrada e divulgada nas redes sociais, o que fomenta o desenvolvimento de habilidades artística e relacionadas à publicidade. Assim, a aprovação deste projeto de extensão representará a oportunidade, para o grupo de discentes envolvidos, de formação acadêmica em seu sentido mais amplo, contribuindo com a missão da UFVJM de disseminar o conhecimento e a inovação integrando o ensino, a pesquisa e a extensão como propulsores do desenvolvimento regional e nacional.


Observações

As fake news representam uma ameaça direta à saúde pública no Brasil. Dessa forma, em um contexto de pandemia, no qual as pautas científicas devem ser predominante nos cenários de notícias, a divulgação científica por meio das Universidades é essencial para o informar a comunidade. Dessa forma, a realização de um podcast por discentes do curso de Medicina da UFVJM, com autoridades em assuntos diversos, é uma importante ferramenta no combate à desinformação. Observações: A abrangência do Projeto foi selecionada através da amostragem das regiões entre os seguidores do perfil no Instagram do projeto, já em funcionamento. Entretanto, os convidados nas entrevistas são das mais diversas regiões do país, e que poderão atuar também como agentes disseminadores dos conteúdos produzidos, espera-se que o projeto alcance diversas regiões do país.


Público-alvo

Descrição

Com base no perfil do projeto no Instagram, que tem mais de 1000 seguidores, entre estudantes de graduação, professores, profissionais de saúde e o público em geral, de diferentes partes do estado e do Brasil, a estimativa inicial é que o podcast possa al

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Teófilo Otoni

Município

Belo Horizonte

Município

Brasília (df)

Município

São Paulo (sp)

Município

Araguaína (to)

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O Centro Acadêmico Livre de Medicina Dr. Juscelino Kubitschek, conhecido como Calmed-JK é a única entidade oficial representativa dos estudantes do curso de Graduação da Faculdade de Medicina (FAMED) da UFVJM. Fundado em 2015 e institucionalizado em 2019,

Participação da Instituição Parceira

A reflexão de temas tocantes às temáticas de estudo da saúde mental e da psiquiatria são de extrema importância dada a realidade traumática em meio a uma pandemia global. Para a discussão dessas temáticas, o rigor teórico deve ser enunciado, visto a reali

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Escolha e discussão da temática do episódio correlacionando

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Estudo da temática definida para o podcast

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Após a definição do tema do podcast será realizada pesquisa para levantar nomes de profissionais para a entrevista do podcast, que será discutido entre os membros da equipe para fundamentar e definir a escolha do entrevistado.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Definidas as temática e nome do entrevistado, o roteiro da entrevista será elaborado e discutido entre a equipe.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realização da entrevista e gravação do podcast

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Edição e elaboração do podcast para publicação

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Veiculação do podcast em plataforma Anchor.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Divulgação do projeto e dados: elaboração de relatórios, resumos para eventos científicos, artigo científico, textos de divulgação científica.