Detalhes da proposta

Brinquedoteca Inclusiva

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    elém patrícia alves rocha

    Número de inscrição:

    20251012025315128

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências humanas

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    direitos humanos e justiça

    Linha de extensão:

    temas específicos / desenvolvimento humano

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    conheçendo a ufvjm - campus janaúba

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

jacqueline andrade nogueira Voluntário(a)

welyson tiano dos santos ramos Voluntário(a)

fernanda guerra lima medeiros borsagli Voluntário(a)

fidel edson de souza Voluntário(a)

thaís de fátima araújo silva Voluntário(a)

ananda emanuelle santana figueira Bolsista

Resumo

O projeto "Brinquedoteca Inclusiva" tem como objetivo estabelecer um espaço na UFVJM, Campus Janaúba, que valorize o ato de brincar, oferecendo um ambiente seguro, acolhedor e prazeroso para as crianças. O foco do projeto é proporcionar atividades lúdicas e educativas que estimulem o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Além de apoiar pais e responsáveis que conciliam a vida acadêmica e familiar, o projeto promove a inclusão social e fortalece o vínculo entre a universidade e a comunidade externa. A brinquedoteca será um espaço de interação, aprendizagem e recreação, onde serão realizadas oficinas, jogos educativos, atividades artísticas e contação de histórias. O projeto também busca integrar diferentes áreas do conhecimento, envolvendo estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia e das Engenharias para colaborar na execução das atividades, permitindo uma abordagem interdisciplinar. Com impacto direto nas crianças atendidas e na comunidade acadêmica, o projeto se destaca pela contribuição para o desenvolvimento infantil e pela promoção da cidadania e da inclusão. As atividades serão realizadas de forma contínua, utilizando a infraestrutura existente no campus, e serão acompanhadas por indicadores de avaliação que mensuram a participação, satisfação e resultados alcançados. Assim, o projeto busca promover uma transformação social, educacional e cultural na região de Janaúba, além de fortalecer a interação entre ensino, pesquisa e extensão universitária.


Palavras-chave

Desenvolvimento infantil, Parentalidade, Educação, Criança.


Introdução

O brincar é uma atividade essencial para o desenvolvimento infantil, promovendo o crescimento cognitivo, social e emocional das crianças. Em ambientes de vulnerabilidade socioeconômica, o acesso a espaços lúdicos que proporcionem essas atividades é muitas vezes limitado, o que pode impactar negativamente o desenvolvimento integral da criança. Nesse contexto, a Brinquedoteca da UFVJM - Campus Janaúba surge como uma iniciativa que visa oferecer um ambiente seguro, acolhedor e educativo para crianças da comunidade universitária e externa, proporcionando a elas a oportunidade de participar de atividades lúdicas que promovam seu desenvolvimento de forma integral. O Campus Janaúba da UFVJM, localizado em uma região marcada por desafios socioeconômicos, apresenta uma forte vocação para a extensão universitária, integrando ensino, pesquisa e ações que beneficiam diretamente a população local. Os cursos de Ciência e Tecnologia e as Engenharias (Física, Materiais, Minas e Eletrica) formam profissionais capacitados a pensar de maneira criativa e resolver problemas concretos da sociedade. Esses cursos oferecem aos estudantes uma formação sólida em áreas técnicas e de inovação, qualificando-os para contribuir com o projeto da brinquedoteca de maneira efetiva. Além de atender às necessidades das crianças, o projeto também se propõe a contribuir para a integração entre estudantes, docentes e técnico-administrativos do campus, estimulando a interdisciplinaridade e promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Por meio da participação em oficinas, eventos e parcerias com instituições locais, o projeto da brinquedoteca visa fortalecer a interação entre a universidade e a comunidade, destacando-se como uma iniciativa transformadora tanto para os participantes quanto para os beneficiários. A brinquedoteca também oferece uma solução prática para os desafios enfrentados pelos pais estudantes, docentes e técnicos-administrativos da universidade, que muitas vezes encontram dificuldades em conciliar a parentalidade com as exigências acadêmicas e profissionais. Com o objetivo de criar um espaço acessível e estruturado para as crianças, o projeto busca promover um ambiente inclusivo que apoie o desenvolvimento infantil, ao mesmo tempo em que fomenta a inclusão social e o bem-estar das famílias da comunidade acadêmica e externa. Dessa forma, o projeto da brinquedoteca não apenas oferece benefícios diretos à comunidade infantil e acadêmica, mas também promove uma reflexão mais ampla sobre o papel da universidade na promoção de inclusão, cidadania e transformação social. Ao integrar ações voltadas para o desenvolvimento humano e a formação cidadã, o projeto reafirma o compromisso da UFVJM com a formação de profissionais que, além de capacitados tecnicamente, sejam agentes de mudança social em suas comunidades.


Justificativa

A justificativa para a criação da Brinquedoteca na universidade está fundamentada em diversas perspectivas que ressaltam a importância do ato de brincar para o desenvolvimento infantil, além de destacar o papel da universidade na promoção de iniciativas de extensão voltadas para a comunidade. Segundo Kishimoto (2017), o brincar é inerente à criança, sendo uma atividade que a desconecta da realidade imediata e a insere em um universo imaginário e simbólico, promovendo prazer e aprendizado por meio do jogo. O brinquedo, por sua vez, serve como uma representação de objetos reais, oferecendo à criança a oportunidade de manipulação e exploração. Vygotsky (1988) reforça essa ideia, ao afirmar que o brincar é essencial para o desenvolvimento cognitivo, visual, auditivo, tátil e motor da criança, proporcionando uma relação cognitiva com o mundo que a cerca. No entanto, observamos que, atualmente, muitas crianças estão perdendo o contato com esse brincar criativo, sendo cada vez mais influenciadas pela televisão, redes sociais e dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets. Conforme Arruda (2011), a introdução precoce da tecnologia como forma de entretenimento tem limitado as oportunidades das crianças de brincarem e desenvolverem habilidades essenciais por meio da exploração lúdica. Neste contexto, a Brinquedoteca Inclusiva surge como uma resposta à necessidade de resgatar o direito das crianças de brincar, proporcionando um ambiente lúdico e seguro, onde elas possam desenvolver-se integralmente, tanto cognitiva quanto emocional e socialmente. Além disso, o projeto busca contribuir para a conciliação entre a vida acadêmica e parentalidade, oferecendo um espaço adequado para os filhos de estudantes, servidores e técnicos administrativos, permitindo que os pais se dediquem às suas responsabilidades acadêmicas com mais tranquilidade. O projeto está alinhado aos princípios da UFVJM e ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que garante em seu artigo 16, inciso IV, o direito de todas as crianças brasileiras ao lazer e ao brincar. A Declaração dos Direitos da Criança da ONU (1959) também trata o brincar como um direito fundamental. Desde 2019, o projeto Brinquedoteca Inclusiva tem se dedicado a valorizar o ato de brincar por meio da confecção de brinquedos com materiais recicláveis. Inicialmente, as atividades foram realizadas em um espaço físico dentro da biblioteca do Campus Janaúba. Durante a pandemia de COVID-19, o projeto se adaptou ao formato online, oferecendo tutoriais para a confecção de brinquedos. Com a retomada das atividades presenciais, as oficinas com a comunidade foram reiniciadas. Em 2023, o projeto ampliou suas ações, enriquecendo o acervo da brinquedoteca e introduzindo um teatro de fantoches itinerante, que realiza apresentações em eventos internos e externos, atendendo crianças de 4 a 12 anos. O projeto tem gerado uma série de benefícios significativos desde sua implementação. Além de promover o desenvolvimento infantil através do brincar e da criatividade, o Brinquedoteca Inclusiva contribui para: (1) Inclusão Social: O projeto atende crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando acesso a experiências educativas e recreativas que favorecem seu desenvolvimento integral. (2) Apoio à Parentalidade: Ao criar um ambiente seguro e acolhedor, o projeto ajuda a conciliar a vida acadêmica com as responsabilidades familiares, especialmente para os pais que estudam na universidade. (3) Fortalecimento da Extensão Universitária: O Brinquedoteca Inclusiva promove uma interação direta entre a universidade e a comunidade local, estimulando a colaboração e possibilitando a troca de saberes e experiências entre acadêmicos e a sociedade. (4) Sustentabilidade e Consciência Ambiental: Ao enfatizar o uso de materiais recicláveis na confecção de brinquedos e jogos, a brinquedoteca não apenas ensina práticas sustentáveis, mas também sensibiliza crianças e suas famílias sobre a importância da reciclagem e reutilização. (4) Desenvolvimento Criativo e Cognitivo: As atividades lúdicas e o teatro de fantoches itinerante oferecem um espaço propício para a expressão artística e o desenvolvimento cognitivo, incentivando a imaginação, a comunicação e as habilidades motoras das crianças. (5) Interdisciplinaridade: O projeto envolve a colaboração entre diversas áreas do conhecimento, integrando alunos e professores de diferentes cursos, o que fortalece a interdisciplinaridade e enriquece a formação acadêmica. Esses benefícios ressaltam o impacto positivo do Brinquedoteca Inclusiva na comunidade universitária e no entorno, reafirmando o papel da universidade como agente transformador e promotor de inclusão social. Portanto, a continuidade deste projeto é essencial para expandir seu impacto benéfico, promovendo o desenvolvimento socioeducacional e a colaboração entre a universidade e a sociedade. Este projeto, portanto, reconhece a relevância do brincar para todos, não apenas para as crianças, e vê a Brinquedoteca como um espaço multifacetado de formação, com grande potencial para integrar ações de ensino, pesquisa, inovação e extensão, fortalecendo a universidade enquanto promotora de iniciativas voltadas à ludicidade e ao desenvolvimento comunitário.


Objetivos

-> Objetivo Geral: Estabelecer a brinquedoteca como um espaço na universidade que valorize o ato de brincar, oferecendo um ambiente seguro, acolhedor e prazeroso para as crianças, onde atividades lúdicas e educativas possam ser desenvolvidas para estimular o seu crescimento cognitivo, social e emocional. -> Objetivos Específicos: (1) Proporcionar um ambiente lúdico e educativo dentro da UFVJM, mantendo espaço onde as crianças possam brincar, aprender e desenvolver habilidades cognitivas, sociais e motoras por meio de atividades planejadas, promovendo o aprendizado por meio da diversão. (2) Facilitar a conciliação entre vida acadêmica e parentalidade, oferencendo um local seguro e acolhedor para os filhos de estudantes, professores e técnicos administrativos, ajudando na conciliação de responsabilidades acadêmicas e familiares. (3) Promover a inclusão social e o desenvolvimento infantil, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, oferecendo acesso a atividades recreativas e educativas que contribuam para seu desenvolvimento integral. (4) Fortalecer a extensão universitária e a interação com a comunidade, envolvendo a comunidade acadêmica e externa em ações colaborativas, promovendo a troca de saberes e serviços e criando uma ponte entre a universidade e a sociedade. (5) Fortalecer a extensão universitária e a interação com a comunidade, envolvendo a comunidade acadêmica e externa em ações colaborativas, promovendo a troca de saberes e serviços e criando uma ponte entre a universidade e a sociedade. (6) Promover a colaboração entre docentes, discentes e técnico-administrativos na organização e realização de atividades da brinquedoteca, incentivando a participação conjunta em ações de extensão universitária. (7) Integrar diferentes áreas do conhecimento, envolvendo os cursos do campus na criação e implementação das atividades, permitindo uma abordagem pedagógica ampla e diversificada. (8) Garantir a manutenção da brinquedoteca montada a 1 ano no prédio da biblioteca do campus, aproveitando os recursos e espaços disponivel, e implementando práticas de gestão eficientes que garantam a continuidade das ações. (9) Estimular o desenvolvimento artístico e criativo, proporcionando às crianças a oportunidade de explorar diversas formas de expressão artística, incluindo pintura, colagem, escultura, desenho, ilustração, origami, criação de brinquedos e jogos educativos, teatro e contação de histórias. O projeto não apenas oferece atividades enriquecedoras, mas também cultiva um ambiente que celebra a diversidade e promove o crescimento integral de cada participante. Ao fazer isso, busca-se contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças atendidas pela extensão universitária. Cabe destacar que o projeto apresenta uma abordagem integradora que fomenta a colaboração entre docentes, discentes e técnicos administrativos na execução das ações de extensão universitária. Ao propor atividades que envolvem a interação da comunidade universitária com a comunidade externa, o projeto estimula a resolução de problemas, a superação de dificuldades e o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Isso implica em um impacto direto e transformador no âmbito social, pois a troca de experiências e expertise entre os diferentes grupos contribui para o fortalecimento das relações e a busca conjunta por soluções. A abordagem interdisciplinar do projeto é evidente nos objetivos delineados. As atividades propostas englobam diferentes formas de expressão artística, práticas ambientais conscientes, teatro, contação de histórias, jogos educativos, esportes e inclusão social. Essa diversidade de áreas e habilidades requer uma colaboração entre diversas disciplinas e especializações, promovendo assim uma experiência interdisciplinar enriquecedora para todos os envolvidos. Quanto à viabilidade logística, técnica e operacional, o projeto demonstra uma concepção realista e adaptável à infraestrutura já existente na UFVJM. As atividades propostas podem ser implementadas utilizando recursos e espaços disponíveis, tanto de forma fixa quanto itinerante, o que facilita a execução das ações planejadas. Portanto, o projeto não apenas apresenta objetivos bem alinhados com os princípios de integração, interação com a comunidade, impacto social, interdisciplinaridade e viabilidade prática, mas também demonstra uma abordagem prática e viável para a realização das atividades propostas na UFVJM.


Metas

anutenção do espaço lúdico e educativo no Campus Janaúba da UFVJM -> Impacto direto: Até o final do primeiro ano, garantir que 100% das crianças atendidas tenham acesso a um ambiente lúdico e educativo seguro, com horários regulares de funcionamento. -> Impacto indireto: Melhorar a percepção da comunidade acadêmica e externa sobre a UFVJM como uma instituição inclusiva e socialmente responsável. -> Indicador: Número de crianças atendidas semanalmente (meta: 20 crianças por semana) e funcionamento mínimo de 12 horas semanais com extensionista presente. Porém as instalações da brinquedoteca Inclusiva ficam abertas durante o periodo de funcionamento da biblioteca do Campus Janaúba, não demandando agendamento para uso. (2) Atendimento a crianças em situação de vulnerabilidade -> Impacto direto: Atender, até o final do primeiro semestre, pelo menos 30 crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando atividades recreativas que promovam seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. -> Impacto indireto: Fortalecer a integração da universidade com a comunidade, contribuindo para a inclusão social e a redução da desigualdade na região. -> Indicador: Número de crianças vulneráveis atendidas por semestre (meta: 30 crianças) e número de parcerias estabelecidas com instituições locais (meta: 2 parcerias). (3) Promoção de atividades interativas e educativas -> Impacto direto: Implementar, a cada semestre, pelo menos 3 oficinas temáticas focadas em habilidades cognitivas, sociais e motoras, com participação mínima de 20 crianças por oficina. -> Impacto indireto: Aumentar o engajamento dos alunos da UFVJM em projetos de extensão e incentivar práticas pedagógicas inovadoras. -> Indicador: Número de oficinas realizadas por semestre (meta: 3 oficinas) e taxa de participação das crianças nas atividades (atendimento de 60 crianças por semestre). (4) Conciliação entre parentalidade e vida acadêmica -> Impacto direto: Oferecer, até o final do primeiro ano, um espaço que atenda a, pelo menos, 20 crianças por semana, permitindo que pais (estudantes, professores e técnicos administrativos) conciliem suas responsabilidades acadêmicas e familiares. -> Impacto indireto: Reduzir a evasão escolar de pais estudantes e melhorar a produtividade de docentes e servidores com filhos pequenos. -> Indicador: Número de crianças atendidas por semana (meta: 20) e taxa de satisfação dos pais com o serviço (meta: 80% de satisfação). (5) Integração interdisciplinar -> Impacto direto: Incluir, no primeiro ano, pelo menos 5 cursos do campus nas atividades da brinquedoteca, promovendo a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento. -> Impacto indireto: Fomentar a interdisciplinaridade entre os cursos, incentivando a troca de experiências e o aprendizado prático em diferentes áreas. -> Indicador: Número de cursos envolvidos no projeto (meta: 5) e número de atividades interdisciplinares realizadas por semestre (meta: 2 atividades). (6) Capacitação de colaboradores -> Impacto direto: Realizar, até o final do segundo semestre, 2 capacitações para os extensionistas, docentes e técnicos administrativos envolvidos, focando na organização e execução de atividades lúdicas inclusivas. -> Impacto indireto: Melhorar a qualidade das atividades da brinquedoteca e a capacitação dos colaboradores para futuros projetos de extensão. -> Indicador: Número de capacitações realizadas por semestre (meta: 2) e número de colaboradores capacitados (meta: 15). (7) Fortalecimento da interação universidade-comunidade -> Impacto direto: Organizar ações em pelo menos 2 eventos da UFVJM (como o #VempraUFVJM e a Semana das Engenharias) para compartilhar as atividades da brinquedoteca com a comunidade externa, atingindo uma participação mínima de 100 pessoas por evento. -> Impacto indireto: Aumentar a visibilidade e a reputação da UFVJM na comunidade, promovendo a interação entre a universidade e a sociedade. -> Indicador: Número de eventos realizados por semestre (meta: 1) e número de participantes em cada evento (meta: 100).


Metodologia

(1) Além das etapas metodológicas descritas abaixo, serão realizadas reuniões da equipe do projeto com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba e o programa de extensão "Conhecendo a UFVJM - Janaúba" para definição do cronograma de atividades e das estratégias a serem adotadas para execução do projeto.Metodologias a serem empregadas em todas as etapas do projeto: 1.1 Planejamento: Reuniões estratégicas serão conduzidas com a equipe do projeto e parceiros, como a SRE e o programa "Conhecendo a UFVJM", para definir o cronograma e a execução das atividades. 1.2 Sensibilização: Serão realizadas campanhas de sensibilização tanto na comunidade acadêmica quanto externa. Isso incluirá apresentações em eventos como o #VempraUFVJM, promovendo a importância do brincar e destacando o papel da brinquedoteca no desenvolvimento infantil e no apoio à parentalidade. 1.3 Implementação: A implementação das atividades seguirá um cronograma semestral, incluindo oficinas temáticas, atividades recreativas e artísticas, com horários de funcionamento bem definidos. A equipe de extensionistas será responsável pela organização e supervisão, com o suporte de docentes e técnico-administrativos. Haverá intervenções focadas em crianças em situação de vulnerabilidade, com parcerias locais para identificação e atendimento dessas crianças. Atividades especiais serão planejadas para criar um ambiente seguro e inclusivo. 1.4 Capacitação: Serão realizadas duas capacitações semestrais para os envolvidos no projeto, com foco em práticas inclusivas de atividades lúdicas, organização da brinquedoteca, metodologias de ensino por meio do brincar e no uso de materiais recicláveis para a construção de brinquedos. 1.5 Registros, Artigo e Relatórios: Todos os dados das atividades serão registrados em uma plataforma digital de monitoramento de extensão universitária, permitindo um acompanhamento contínuo das metas e resultados. Relatórios semestrais detalharão o impacto direto e indireto do projeto, e um artigo será preparado para divulgar os resultados alcançados. (2) Participação efetiva do público-alvo: O público-alvo, composto por crianças, pais (docentes, discentes e técnicos administrativos) e a comunidade externa, participará de forma ativa e contínua nas atividades da brinquedoteca. As crianças serão engajadas em atividades recreativas, artísticas e educativas, enquanto os pais participarão de reuniões de avaliação do serviço oferecido. A comunidade externa será envolvida por meio de parcerias e eventos abertos, permitindo um intercâmbio de conhecimentos e colaboração para o sucesso do projeto. (3) Sistemática de acompanhamento e indicadores de avaliação: O acompanhamento será feito por meio de: 3.1 - Registros semanais: Quantidade de crianças atendidas e atividades realizadas. 3.2 - Indicadores numéricos: Número de crianças atendidas por semana (meta: 20), número de eventos realizados (meta: 2 por semestre), número de oficinas (meta: 3 por semestre). 3.4 - Avaliação de impacto: Relatórios semestrais serão elaborados com base nos dados coletados, avaliando o impacto direto e indireto nas crianças, na comunidade universitária e externa. Questionários de satisfação serão aplicados para pais e participantes dos eventos. (4) Conformidade com as diretrizes do regulamento: 4.1 - Integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos: O projeto incentiva a colaboração ativa entre essas categorias, seja na execução de atividades, capacitação de pessoal ou monitoramento de resultados. 4.2 - Aprendizagem em métodos e processos de extensão universitária: O projeto proporciona aos participantes a oportunidade de aprender sobre metodologias de ensino por meio do brincar, organização de oficinas, construção de brinquedos recicláveis e atuação em projetos de extensão. 4.3 - Interação com a comunidade externa: Ao atender crianças da comunidade e promover eventos abertos, o projeto fortalece a interação da universidade com a sociedade, buscando solucionar problemas como a inclusão social de crianças em situação de vulnerabilidade. 4.4 - Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: O projeto propõe a articulação entre essas três dimensões, oferecendo um espaço onde os resultados das atividades educativas (ensino) e de pesquisa sobre o impacto das atividades lúdicas (pesquisa) são colocados em prática para a comunidade (extensão). 4.5 - Impacto e transformação social: Com a promoção de atividades que visam o desenvolvimento social e cognitivo de crianças, especialmente as em situação de vulnerabilidade, o projeto terá um impacto direto na comunidade local, incentivando a transformação social. 4.6 - Interação social: A brinquedoteca será um espaço de integração social, permitindo a interação entre diferentes setores da comunidade universitária e externa, fortalecendo laços e promovendo uma cultura de colaboração. 4.7 - Interdisciplinaridade: O projeto envolve diferentes áreas do conhecimento, desde pedagogia até engenharia e artes, incentivando a troca de experiências e a criação de soluções colaborativas para o desenvolvimento infantil. 4.8 - Viabilidade logística, técnica e operacional: A infraestrutura atual da UFVJM é compatível com as necessidades do projeto, com a brinquedoteca sendo localizada na biblioteca do campus Janúba, sem demanda de novas instalações. A abertura do espaço durante o funcionamento da biblioteca garante que o projeto é operacionalmente viável. Além disso, o projeto já conta com brinquedos e jogos educativos. E novos brinquedos sempre são construidos com materiais recicláveis. Cabe destacar que o projeto seguirá rigorosamente os princípios éticos aplicados à extensão na UFVJM e atividades educativas.


Referências Bibliográficas

KISHIMOTO, T. M. O brincar e suas teorias. SP: Pioneira, 2011. VYGOTSKY, Lev Semenovich. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKY, Lev Semenovich; LURIA, Alexander Romanovich; LEONTIEV, Alexis N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Tradução de Maria da Penha Villalobos. 2. ed. São Paulo: Ícone, 1988. p. 103-117. ARRUDA, F. M. Industria Cultural e Brinquedos Industrializados: as implicações para o imaginário infantil na sociedade contemporânea. Revista Espaço acadêmico, nº 18, p. 92-99, Maringá, 2011. MALUF, Ângela Cristina Munhoz. Brincar prazer e aprendizado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. ONU, Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança. 1959. BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, nº. 9.394, de 20 de dez. 1996. BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei n. 8.069 de 13 de julho de 1990.


Inserção do estudante

O projeto contribui significativamente para a formação dos estudantes ao promover o desenvolvimento de habilidades sociais, como a capacidade de comunicação, empatia e trabalho em equipe. Além disso, eles terão a oportunidade de aplicar conhecimentos adquiridos em seus cursos em um contexto prático e voltado para a comunidade, qualificando-os para os desafios profissionais futuros, como liderança, inovação e cidadania. Os estudantes serão capacitados por meio de oficinas específicas, realizadas no início de cada semestre. Essas capacitações incluirão: (1) técnicas de desenvolvimento cognitivo, social e motor das crianças por meio do brincar; (2) técnicas de como planejar, estruturar e conduzir oficinas educativas, adaptando atividades a diferentes faixas etárias e necessidades específicas das crianças. e (3) práticas de inclusão para garantir que todas as crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade, tenham acesso igualitário às atividades. Os estudantes participarão diretamente das seguintes atividades: (1) Planejamento e execução de atividades lúdicas e educativas: Eles serão responsáveis por organizar e conduzir oficinas temáticas, jogos educativos e atividades recreativas, alinhados aos objetivos do projeto, com foco no desenvolvimento infantil. (2) Organização e manutenção do espaço da brinquedoteca: Garantirão que o espaço esteja sempre adequado e seguro para receber as crianças, gerenciando horários de funcionamento e materiais necessários. (3) Atendimento e acompanhamento das crianças: Os estudantes trabalharão diretamente com as crianças, promovendo um ambiente acolhedor e inclusivo, e monitorando o progresso delas em termos de desenvolvimento social e cognitivo. (4) Parcerias com a comunidade: Os estudantes também serão incentivados a buscar e manter parcerias com instituições locais para garantir que crianças em situação de vulnerabilidade sejam atendidas pelo projeto. (5) Divulgação e eventos: Participarão da organização e divulgação das ações do projeto em eventos da UFVJM, como o #VempraUFVJM, interagindo com o público e compartilhando os resultados alcançados pela brinquedoteca. O acompanhamento dos estudantes será realizado por docentes e técnico-administrativos envolvidos no projeto. As seguintes práticas serão adotadas: (1) Supervisão contínua: Os estudantes serão supervisionados durante a execução das atividades, recebendo feedback regular sobre seu desempenho e o impacto de suas ações nas crianças e no projeto como um todo. (2) Relatórios mensais: Os estudantes serão responsáveis por elaborar relatórios semanais sobre as atividades realizadas, incluindo o número de crianças atendidas e a avaliação de suas interações. (3) Reuniões periódicas de avaliação: Serão realizadas reuniões bimestrais com a equipe para discutir o progresso do projeto, identificar desafios e buscar melhorias. Nessas reuniões, o desempenho dos estudantes será avaliado com base em indicadores como engajamento, participação nas capacitações e resultados alcançados nas atividades. Cabe destacar que o projeto o interagir diretamente com a realidade social da região, os estudantes desenvolvem uma compreensão mais profunda dos desafios enfrentados pela população local, especialmente crianças em situação de vulnerabilidade. Essa experiência os prepara para atuar de forma mais cidadã e socialmente responsável no futuro, qualificando-os para os desafios profissionais e sociais.


Observações

O Campus de Janaúba da UFVJM está inserido em uma região com carência de mão de obra qualificada e alta vulnerabilidade econômica e social. Este projeto abrange diretamente toda a comunidade acadêmica do Campus Janaúba, composta por docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados, bem como a comunidade externa, incluindo diretores, professores, pais e alunos das escolas públicas de ensino básico e fundamental da região. O projeto vai além de oferecer atividades enriquecedoras; ele busca criar um ambiente que celebre a diversidade e promova o crescimento integral de cada participante. Dessa forma, almeja-se contribuir para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças atendidas pela extensão universitária. Além de assegurar o direito ao brincar, a iniciativa de estabelecer uma brinquedoteca no ambiente universitário está em consonância com o compromisso estabelecido na legislação que regula a educação superior, promovendo práticas de ensino, pesquisa e extensão em torno do lúdico. Essa abordagem visa formar cidadãos engajados em mitigar o impacto do consumo sobre o meio ambiente. O projeto também carrega uma importante responsabilidade social para com as comunidades que enfrentam dificuldades no acesso a bens culturais devido a condições econômicas, culturais, políticas ou sociais. Por meio do brincar, tanto crianças quanto adultos criam situações, inventam soluções para problemas e buscam compreender o que lhes é confuso ou indefinido. Assim, o projeto é concebido a partir da perspectiva de integração entre ensino, pesquisa e extensão, com a finalidade de proporcionar às crianças de 03 a 12 anos um espaço lúdico e educativo. Isso estimula a brincadeira como uma forma de construção e desenvolvimento da imaginação, da fantasia e da consciência ambiental. Graças ao empenho dos extensionistas envolvidos no projeto, as crianças têm acesso a uma educação ambiental de maneira lúdica e divertida. O impacto é notavelmente positivo: as crianças saem das atividades mais felizes, e os extensionistas se sentem motivados a continuar esse trabalho essencial.


Público-alvo

Descrição

Crianças e escolas atendidas, abrigo e entidades de apoio. O foco principal do projeto são crianças de até 12 anos que se encontram em situação de vulnerabilidade social, muitas delas provenientes de comunidades carentes da região de Janaúba e arredores. Essas crianças serão diretamente beneficiadas por atividades lúdicas e educativas oferecidas na brinquedoteca, visando promover o seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional.

Descrição

Outro grupo prioritário são os filhos de alunos e servidores da universidade que buscam conciliar suas responsabilidades acadêmicas e profissionais com a criação dos filhos, permitindo que pais e responsáveis possam participar plenamente da vida acadêmica sem preocupações com o cuidado infantil.

Descrição

Os estudantes de graduação da UFVJM, em especial dos cursos de Ciência e Tecnologia e das Engenharias, atuarão como extensionistas no projeto, participando da organização, execução e monitoramento das atividades da brinquedoteca. A interação com as crianças e a comunidade proporcionará uma experiência prática, interdisciplinar e extensionista, qualificando-os para os desafios profissionais e sociais.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Município

Nova Porteirinha

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Janaúba desempenhará um papel fundamental na ampliação do alcance e impacto do projeto Brinquedoteca Inclusiva. A SRE de Janaúba auxiliará na identificação de crianças em situação de vulnerabilidade socioeconômica, especialmente as provenientes de escolas públicas da região. Com seu apoio, será possível mapear quais escolas e creches enfrentam maiores desafios e direcionar as ações da brinquedoteca para essas instituições, permitindo que crianças de áreas mais carentes tenham acesso às atividades lúdicas e educativas do projeto. Além disso, a SRE de Janaúba atuará como mediadora entre a UFVJM e as escolas da região, facilitando a criação de parcerias que possibilitem a realização de atividades conjuntas. Essa colaboração será crucial para organizar eventos, como oficinas temáticas, que ocorrerão tanto nas dependências da brinquedoteca quanto em escolas da região, promovendo a interação entre a universidade e a comunidade escolar. A parceria também reforçará a comunicação entre os diversos agentes educacionais da região e fortalecerá a rede de apoio às crianças em vulnerabilidade.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões estratégicas serão conduzidas com a equipe do projeto e parceiros, como a SRE e o programa "Conhecendo a UFVJM", para definir o cronograma e a execução das atividades.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Serão realizadas campanhas de sensibilização tanto na comunidade acadêmica quanto externa. Isso incluirá apresentações em eventos como o #VempraUFVJM, promovendo a importância do brincar e destacando o papel da brinquedoteca no desenvolvimento infantil e no apoio à parentalidade.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

A implementação das atividades seguirá um cronograma semestral, incluindo oficinas temáticas, atividades recreativas e artísticas, com horários de funcionamento bem definidos. A equipe de extensionistas será responsável pela organização e supervisão, com o suporte de docentes e técnico-administrativos. Haverá intervenções focadas em crianças em situação de vulnerabilidade, com parcerias locais para identificação e atendimento dessas crianças. Atividades especiais serão planejadas para criar um ambiente seguro e inclusivo.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Serão realizadas duas capacitações semestrais para os envolvidos no projeto, com foco em práticas inclusivas de atividades lúdicas, organização da brinquedoteca, metodologias de ensino por meio do brincar e no uso de materiais recicláveis para a construção de brinquedos.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Todos os dados das atividades serão registrados em uma plataforma digital de monitoramento de extensão universitária, permitindo um acompanhamento contínuo das metas e resultados. Relatórios semestrais detalharão o impacto direto e indireto do projeto, e um artigo será preparado para divulgar os resultados alcançados.