Detalhes da proposta

Show da Química: Uma abordagem lúdica para o ensino de Ciências em escolas públicas do munícipio de Janaúba-MG

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    patricia xavier baliza

    Número de inscrição:

    202510120258210

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    outros

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    conheçendo a ufvjm - campus janaúba

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

leila moreira bittencourt rigueira Vice-coordenador(a)

paulo vitor brandão leal Voluntário(a)

karla aparecida guimarães gusmão gomes Voluntário(a)

émille mikaelle da silva santos Bolsista

lázaro chaves sicupira Voluntário(a)

renata de oliveira gama Voluntário(a)

carlos henrique alves costa Voluntário(a)

laura roseane mendes de souza Voluntário(a)

maria cecília alves ferreira Voluntário(a)

adrielle thalita rodrigues nunes Voluntário(a)

adrielle thalita rodrigues nunes Voluntário(a)

adrielle thalita rodrigues nunes Voluntário(a)

laryssa raphaela rodrigues silveira Voluntário(a)

Resumo

O projeto pretende contribuir para o aprendizado dos conteúdos de ciências do ensino fundamental I e II em escolas públicas do município de Janaúba, através de ferramentas lúdicas e experimentação. As atividades serão desenvolvidas por discentes do Curso de Ciências e Tecnologia do IECT, Campus Janaúba, com a supervisão de docentes e apoio da Superintendência Regional de Ensino. Além das visitas às escolas com a promoção de atividades interativas para aplicação dos jogos e experimentos, e diálogo com os professores e coordenação pedagógica, serão promovidas visitas ao IECT/Janaúba para demonstrações de experimentos no Laboratório de Química, e visitação às demais dependências, despertando o interesse pela Ciência e pelo ingresso nos cursos oferecidos pela UFVJM.


Palavras-chave

Ensino de Ciências, jogos, experimentos


Introdução

O ensino de ciências é um desafio para os educadores, sendo necessário desenvolver técnicas atrativas para que a aprendizagem não seja algo mecânico, apenas com transmissão de conteúdos teóricos, buscando uma aprendizagem significativa e eficiente. Nem sempre os alunos conseguem interligar o que aprendem com a prática vivenciada no cotidiano e com os assuntos de seu interesse, desencadeando falta de interesse e motivação durante as aulas (NEVES et al, 2020). Estratégias didáticas vêm sendo desenvolvidas com o objetivo de tornar o conteúdo teórico mais plausível, motivador e atrativo, despertando o interesse e a curiosidade dos discentes. Entre elas, tem-se as atividades lúdicas como metodologias capazes de contribuir para a aprendizagem nos diferentes níveis escolares, trazendo um contexto mais dinâmico para as aulas de Ciências (dos SANTOS et al,2016). Assim, visando colaborar com o processo de ensino de Ciências, esta proposta de trabalho se fundamenta no desenvolvimento de experimentos e jogos para melhor elucidação dos conteúdos abordados no ensino fundamental I e II de escolas públicas do município de Janaúba-MG. A parte inicial do projeto consiste na realização do levantamento de escolas de ensino fundamental públicas do município de Janaúba, e também dos conteúdos de ciências trabalhados nessas séries. A etapa posterior consiste na escolha dos conteúdos que os alunos encontram maior dificuldade de aprendizagem, e metodologias utilizadas durante as aulas, através da aplicação de um questionário aos professores de ciências. Após realização do diagnóstico dos principais conteúdos, a partir da análise das respostas dos questionários, serão desenvolvidos experimentos e jogos para que de uma forma interativa e prazerosa, o conteúdo seja contextualizado aos alunos. Todo o material didático elaborado durante o projeto será disponibilizado aos professores de Ciências da escola para que possam ser utilizados nos anos posteriores. O planejamento das atividades será realizado pelos docentes proponentes e discentes integrantes da equipe de trabalho, os jogos serão confeccionados pelos discentes com materiais alternativos, abordando os conteúdos trabalhados em Ciências no ensino fundamental de escolas municipais com organização de torneios para incentivo da utilização do material na contextualização dos temas trabalhados em sala de aula. Após o encerramento das atividades, serão aplicados questionários para avaliar se os objetivos do trabalho foram alcançados, essa avaliação será realizada com os alunos e professores das escolas, visando a melhoria do material elaborado durante o desenvolvimento do projeto.


Justificativa

O Ensino Fundamental é um dos níveis da Educação Básica no Brasil, e encontra-se dividido em duas etapas. Na primeira, o Ensino Fundamental I, o aluno irá cursar do 1º ao 5º ano, sendo que a criança ingressa no 1º ano aos 6 anos de idade, já na segunda etapa, Ensino Fundamental II, são as séries do 6º ao 9º ano (Brasil, 2018). O bom aproveitamento nessas etapas é decisivo para que a criança tenha um bom desenvolvimento acadêmico, profissional e social no futuro. As aulas de ciências no ensino fundamental I e II são essenciais para o desenvolvimento de habilidades que poderão ser utilizadas nas séries seguintes e no cotidiano dos alunos. Mas infelizmente, a aprendizagem dos conteúdos trabalhados nessa disciplina é dificultada, por alguns fatores como a falta de interação dos assuntos ministrados em sala de aula, que na maioria não contribui para o efetivo processo de ensino aprendizagem, as características e afinidades dos alunos, a formação do professor e até mesmo pelas condições físicas onde ocorre o processo de ensino-aprendizagem (Gerhard & Rocha Filho, 2012). De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, as atividades desenvolvidas no ensino de Ciências devem despertar a curiosidade; o respeito, o senso crítico; a busca de soluções e a compreensão do conteúdo a partir de atividades teóricas e experimentais (Brasil, 1996). Para que esses objetivos sejam alcançados, o desenvolvimento e aplicação de metodologias alternativas se torna cada vez mais importante. As atividades lúdicas tem-se mostrado uma ótima alternativa para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, além de representar uma forma de fugir da metodologia tradicional, o lúdico vem ganhado cada vem mais espaço e demonstrando ser mais eficaz no que consiste em despertar a curiosidade e o envolvimentos dos alunos na sala de aula (Da Rocha et al, 2019). O Ensino de Ciências com a utilização de atividades lúdicas nas séries iniciais deve procurar conservar o espírito criativo das crianças, o que pode ser conseguido através da proposição de atividades desafiadoras e inteligentes, para que assim existam discussões do problema estudado, instigando que o próprio aluno tome decisões após a reflexão (LAMDIM et al, 2019). Essas atitudes podem ser estimuladas através de atividades como jogos, experimentos, teatro, entre outras, que proporciona ludicidade, dinamismo e outra forma de aprender o conteúdo estudado. Diante do exposto, o objetivo do trabalho é propor o desenvolvimento de atividades lúdicas como, jogos e experimentos para alunos do Ensino Fundamental I e II de escolas públicas do município Janaúba-MG. O projeto será desenvolvido por discentes do Curso de Ciências e Tecnologia do IECT, Campus Janaúba, com a supervisão de docentes e apoio da Superintendência Regional de Ensino.


Objetivos

Objetivos gerais: Contribuir para o aprendizado dos conteúdos de ciências em escolas públicas do município de Janaúba, através de ferramentas lúdicas e experimentação. Objetivos específicos: • Mapear as escolas públicas do munícipio e os conteúdos abordados conforme o Plano Curricular Nacional, além daqueles que os alunos encontram maior dificuldade, através de questionário elaborado pela equipe proponente; • Elaborar práticas para o Ensino de Ciências, a partir de materiais alternativos; • Desenvolver atividades lúdicas como jogos didáticos com intuito de despertar o interesse dos alunos; • Melhorar a capacitação dos discentes universitários para atuação, como monitor, durante as atividades; • Fornecer aos docentes da Escolas ferramentas pedagógicas alternativas para ensinar os conteúdos de Ciências. • Promover visitas as dependências da UFVJM, principalmente ao laboratório de Química para divulgar os cursos do Campus de Janaúba. • Elaborar e aplicar questionários para avaliação do projeto.


Metas

• Publicação de resumos em eventos de extensão e um artigo científico; • Aumentar o interesse dos discentes pelos conteúdos de Ciências , consequentemente, facilitar a compreensão dos mesmos; • Diminuir os índices de evasão das disciplinas de biologia e química das escolas participantes do projeto; • Divulgar a UFVJM campus Janaúba num contexto regional; • Contribuir com material pedagógico para utilização pelos professores de Ciências; • Envolver os discentes universitários em atividades que abordam o ensino-aprendizagem, de modo a ampliar os seus conhecimentos, torná-los mais criteriosos, autênticos e aperfeiçoar a fala em público.


Metodologia

Mapeamento das escolas municipais e conteúdos abordados Será realizado um levantamento junto a coordenadora pedagógica do município afim de identificar as escolas municipais que oferecem o ensino fundamental, bem como os conteúdos de Ciências abordados durante o ciclo do I e II. Após a realização desse levantamento, serão realizadas visitas as escolas com intuito de conhecer a estrutura e realização do levantamento dos conteúdos que os alunos encontram maior dificuldade, além do material didático utilizado nas aulas. Essa pesquisa será realizada através de questionários aplicados aos professores de Ciências. Elaboração dos jogos e experimentos Elaboração dos jogos Após levantamento nas escolas e análise dos questionários, pretende-se identificar os conteúdos em que os alunos encontram maior dificuldade para desenvolvimento das atividades lúdicas. A brincadeira é extremamente importante nessa fase da infância, sendo que o aprender brincando torna o conteúdo mais interessante e atrativo, com esse intuito, jogos como, memória, trilha e palavra cruzada, serão desenvolvidos abordando o conteúdo de Ciências. A elaboração desses jogos será realizado pelos discentes de graduação do Curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia com a supervisão dos docentes participantes do projeto. Experimentos Os experimentos aguçam a curiosidade dos alunos despertando um maior interesse pelos fenômenos estudados durante a disciplina de Ciências. Serão desenvolvidas práticas experimentais com a utilização de materiais alternativos e de baixo custo para que os professores dessas escolas possam aplicar periodicamente essa metodologia. Experimentos como “Conservação dos alimentos, Lâmpada de Lava, Areia Movediça, Lâmpada de Limão”, são exemplos de práticas que podem ser realizadas com a utilização de materiais alternativos e ajudam a despertar maior interesse dos alunos pelo conhecimento científico. Os roteiros e testes das práticas serão desenvolvidos pelos discentes envolvidos no projeto, sendo que esses roteiros serão disponibilizados aos professores das escolas.


Referências Bibliográficas

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular. Brasil. Ministério da Educação. (1996). LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. In Senado Federal. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf, acessado em 10 de Julho de 2022. da ROCHA, J. R.; Carneiro, B.; Santos, A. L. O lúdico no ensino de química: uma abordagem didática para o 3º ano do ensino médio. Scientia Naturalis, Rio Branco, v. 1, n. 5, p. 148-157, 2019. dos SANTOS, W. H. L.; Del Pino, J. C.; Sá-Silva, J. R.; Pinheiro, R. Sampaio. A Ideia do Lúdico como Opção Metodológica no Ensino de Ciências e Biologia: O Que Dizem ss TCC dos Egressos do Curso de Ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pesquisa em Foco, São Luís, vol. 21, n. 2, p. 176-194. 2016. GERHARD, A. C.; Rocha Filho, J. B. da. A fragmentação dos saberes na educação científica escolar na percepção de professores de uma escola de ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, 17(1), 125–145,2012. LANDIM, M. S.; Vieira, N. F.; Bezerra, A. B. R. A Ludicidade como Ferramenta para o Ensino de Ciências, VI Congresso Internacional das Licenciaturas, 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/339234586 A ludicidade como ferramenta para o ensino de ciências. Acessado em 09 de Julho de 2022 NEVES, B. F.; ALBUQUERQUE, F. L.; YAMAGUCH, K. K. L. Jogos lúdicos como ferramenta avaliativa no ensino de Ciências, RPD, Uberaba-MG, v.20, n.45, p.01-13, 2020.


Inserção do estudante

O projeto proposto pretende promover a interação entre discentes e docentes da UFVJM, alunos do ensino fundamental, docentes que lecionam a disciplina de Ciências, coordenação pedagógica e direção das escolas municipais envolvidas. Os estudantes serão envolvidos em todas as etapas do projeto e os mesmos serão orientados pelos professores. O projeto contribuirá para a formação dos discentes, tornando-os mais comunicativos, criteriosos, autênticos e ampliando o seu conhecimento. A atuação do bolsista será de fundamental importância para o desenvolvimento do projeto, pois ele estará à frente da confecção e elaboração das atividades, juntamente com os alunos voluntários e supervisão dos docentes. Os conhecimentos adquiridos em disciplinas de Química, Biologia e Física na graduação do BCT poderão auxiliá-los no desenvolvimento do projeto. O aluno será avaliado de acordo com as etapas cumpridas, verificando sua responsabilidade, interesse, dinamismo, dentre outros fatores.


Observações

O projeto já vem sendo desenvolvido de forma efetiva em escolas da cidade de Janaúba, com participação em feiras de ciências, reuniões com professores e visitas ao laboratório de Química do IECT. Com a aprovação do projeto e disponibilização de recurso, o projeto poderá ser levado a outras escolas do município, principalmente aquelas localizadas na zona rural, que possuem menos acesso a atividades experimentais.


Público-alvo

Descrição

- Discentes da UFVJM, aproximadamente 6 alunos, caso o projeto seja aprovado, será um bolsista e 5 voluntários - Docentes da UFVJM. - Alunos do ensino fundamental de escolas municipais (cerca de 400 alunos). - Professores de Ciências do ensino fundamental I e II do município de Janaúba (aproximadamente 20 professores)

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Superintendência Regional de Ensino nos auxiliará com as informações necessárias para elaboração das atividades lúdicas, e também como intermediária para o acesso às escolas e a equipe pedagógica. Vale ressaltar que a instituição parceira citada está ciente da sua colaboração no projeto (carta de anuência anexo).

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Revisão bibliográfica utilizando artigos científicos sobre o tema proposto no projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de questionários para diagnóstico prévio dos conteúdos a serem abordados durante o desenvolvimento das atividades, com visitas ás escolas para aplicação dos mesmos.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Análise dos questionários para elaboração das atividades.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Desenvolvimento das atividades propostas nas escolas do município e visitas às dependências do IECT.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de trabalhos para apresentação em eventos e redação de artigo científico.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final.