Visitante
Orquestra Nosso Mucuri: Sinfonia Cívica através da Música para Construção de Cidadania
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
jairo lisboa rodrigues
20252022025125196
instituto de ciência, engenharia e tecnologia
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
cultura
música
municipal
Não
Membros
yan guimarães da silva
Voluntário(a)
carolina chaves motta
Voluntário(a)
josé humberto saboya de castro mota
Voluntário(a)
márcia cristina da silva faria
Vice-coordenador(a)
lorranny batista dos santos keller
Bolsista
lucas faria da silva
Voluntário(a)
O projeto Orquestra Nosso Mucuri: Sinfonia Cívica através da Música para Construção de Cidadania trata-se de um projeto que já possui atividades em andamento que oferecem acesso gratuito à educação musical para crianças, jovens e adultos da região do vale do Mucuri, com ênfase em construção de cidadania, inclusão e transformação social. Através desse projeto, os participantes têm a oportunidade de aprender instrumentos, teoria musical e participar das atividades orquestrais que promovem desenvolvimento humano, disciplina e trabalho em equipe, além de desenvolver talentos musicais preparando alunos para possíveis carreiras na música. A proposta atual, busca expandir e fortalecer o projeto com o apoio da Universidade dos Vales Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM, que atuará como uma parceria para a troca de saberes entre universidade e sociedade. Essa parceria permitirá uma maior visibilidade e organização do projeto, garantindo sua continuidade e alcance. O projeto também inclui visitas às comunidades carentes da região para selecionar potenciais alunos e mapear as necessidades locais, reforçando o compromisso com a inclusão social e formação cidadã por meio da música. O impacto previsto é o de formar cidadãos conscientes, ampliando as oportunidades de crescimento pessoal e social, além de incentivar a valorização da cultura local e da comunidade.
música, orquestra, Mucuri
A Orquestra Nosso Mucuri foi fundada em 2019 com uma missão clara e inspiradora: fomentar e incentivar a transformação social através da profissionalização artística por meio da música. Desde o seu início, a orquestra tem se destacado como um pilar fundamental na promoção da cultura e na transformação da vida de inúmeros jovens e adultos na cidade de Teófilo Otoni e na região do Vale do Mucuri. O aprendizado musical tem correlação direta com o desenvolvimento das funções executivas do cérebro, que são responsáveis pelo Planejamento, controle dos impulsos e solução de problemas. Segundo Hannon e Trainor (2007) a exposição à música desde cedo melhora a capacidade de percepção auditiva e o desempenho em áreas como matemática e leitura. O estudo também destaca que o envolvimento em práticas musicais aumenta o coeficiente intelectual e promove o desenvolvimento da linguagem. O projeto "Orquestra Nosso Mucuri: Sinfonia Cívica através da Música para Construção de Cidadania" nasceu inicialmente com o objetivo de promover a inclusão social e o desenvolvimento integral de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade por meio da música. Através da prática musical coletiva, é possível cultivar habilidades como disciplina, trabalho em equipe, autoconfiança, resiliência, além de proporcionar uma conexão profunda com a cultura e a arte. Aqui, o propósito ‘é o de trabalhar em parceria através da troca de saberes com o projeto social e filantrópico “Orquestra Nosso Mucuri”, através do Instituto Nosso Mucuri, para criar oportunidades para que essas pessoas beneficiárias, encontrem na música, um instrumento de mudança e crescimento, impactando positivamente suas vidas e, consequentemente as suas comunidades. Para tanto é de extrema importância o apoio para implementar ações que contribuem para a continuação dos trabalhos da Orquestra Nosso Mucuri que hoje oferece desde aulas de músicas gratuitas até a formação de uma orquestra comunitária.
O desenvolvimento da projeto Orquestra Nosso Mucuri: Sinfonia Cívica através da Música para Construção de Cidadania está em consonância com o plano nacional de cultura que tem como metas Seu objetivo é orientar o desenvolvimento de programas, projetos e ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existente no Brasil. Além disso, a música desempenha um papel central no desenvolvimento socio-emocional. A prática em grupo, como orquestras e corais, cria um ambiente propício para a construção de habilidades de cooperação, empatia e resiliência. Segundo Hallam (2010), a música pode fortalecer o autoconceito e a autoconfiança, oferecendo às pessoas uma plataforma para expressar emoções e lidar com situações de estresse importante em contexto de vulnerabilidade social. Projetos musicais tem o potencial de transformar comunidades inteiras, criando um espaço de convivência que transcende diferenças culturais e socioeconômicas. De acordo com Tunstall e Booth (2016), a participação em orquestras e bandas comunitárias não só aprimora habilidades musicais, mas também cria redes de apoio e oportunidades de crescimento pessoal e profissional para jovens de áreas marginalizadas. A música tem o poder de transformar vidas, oferecendo não apenas uma forma de expressão artística, como também um caminho para o desenvolvimento humano, social e cultural. Através da prática musical coletiva, é possível cultivar habilidades como disciplina, trabalho em equipe, autoconfiança, resiliência, além de proporcionar uma conexão profunda com a cultura e a arte. No presente caso o desenvolvimento da música através de vários instrumentos musicais da orquestra, assim como o próprio estudo da musicalização ajudará nas metas do Plano Nacional de Cultura.Também é importante salientar que a proposta está de acordo com a política cultural da Universidade, que visa promover a arte e a cultura na UFVJM e nas regiões de sua abrangência através da interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência e arte. Neste sentido, haverá uma contínua troca de saberes
Geral: Realizar troca de saberes através da educação, cultura e arte envolvendo discentes, servidores do ICET e de toda a UFVJM, juntamente com membros da Orquestra Nosso Mucuri, alunos de escolas da região, e outros membros da sociedade de modo a formar cidadãos com acesso à educação e cultura, através do estudo e da prática musical. Específicos: Promover troca de saberes e experiências entre comunidade interna da universidade e comunidade externa, a partir dos ensaios, apresentações e capacitações. Ampliar o trabalho bem como a divulgação da Orquestra Nosso Mucuri através através da parceria, com aumento da visibilidade em redes sociais, e incentivo a novas apresentações. Realizar um cronograma de apresentações envolvendo a comunidade interna e a comunidade externa Contribuir com a formação dos discentes a partir da interação com as manifestações culturais e artísticas da região de abrangência da UFVJM; Proporcionar e incentivar o respeito às diversas manifestações culturais e artísticas em suas múltiplas funções através da relação universidade e sociedade; Ampliar o contato da comunidade acadêmica com as diversas expressões culturais e artísticas e prepará-los para o exercício da cidadania, sempre em consonância com as políticas de equidade, diversidade e inclusão. Promover a troca de saberes através da educação e acesso gratuito de comunidades carentes a cultura e arte envolvendo discentes e docentes do ICET, membros da orquestra Nosso Mucuri, alunos de escolas da região, e outros membros da sociedade de modo a formar cidadãos com acesso à educação e cultura.
Meta 01: Realização anual de visitas a comunidades carentes para selecionar possíveis alunos para as aulas gratuitas. Meta 02: Realização semanal de aulas práticas de instrumentos e aulas de teoria musical aplicada. Aplicação dos métodos de ensino e avaliação individual. Meta 03: Execução e treino semanal do repertório em conjunto. Aplicação dos métodos de ensino e avaliação do grupo. Meta 04: Apresentações mensais da Orquestra em eventos internos da UFVJM e externos, abertos à comunidade. Preparação para o evento (ensaio geral e ajustes finais), Organização dos músicos, dos instrumentos e dos equipamentos técnicos (som e iluminação, execução do repertório). Meta 05: Reuniões semanais para desenvolvimento dos planos de aula da semana e dos métodos de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos, reuniões administrativas e de planejamento.
Para execução do projeto em questão, serão realizadas visitas às comunidades carentes local com objetivo de identificar e selecionar potenciais alunos para as aulas gratuitas. Durante essas visitas, será realizada uma abordagem direta com os moradores visando compreender as realidades socioeconômicas e culturais da comunidade. A equipe se reunirá com líderes comunitários, educadores e familiares para apresentar a proposta do projeto e estimular a inscrição de crianças e jovens. Essa ação não apenas permitirá a seleção de alunos que mais precisam de apoio, mas também promoverá um vínculo de confiança entre o projeto e a comunidade assegurando que as atividades atendam às necessidades específicas. Segundo Tavares, 2012, “ A educação popular busca romper com a lógica da exclusão, promovendo a inclusão social e a valorização das vozes e saberes das comunidades, entendendo que cada indivíduo é agente de sua própria transformação”. Com base nas visitas e informações coletadas o projeto seguirá conforme cronograma de atividades que incluem as aulas gratuitas e a participação do aluno no grupo da orquestra promovendo desta forma a inclusão de comunidades carentes na elaboração das propostas. O processo de seleção será estruturado para garantir oportunidades justas e equitativas, priorizando a diversidade e inclusão em todas as etapas. As aulas e atividades serão amplamente divulgadas com inscrições abertas a todos os interessados, sem restrições. Esta abordagem visa garantir que todos tenham acesso igualitário às atividades e às oportunidades, independentemente de sua situação socioeconômica, gênero, idade, ou condição . Segundo FREIRE, P. (2011), “ A educação deve ser um ato de liberdade, e não um ato de dominação. Deve buscar o acesso igualitário de todos, respeitando a diversidade e a singularidade de cada sujeito. As aulas e práticas de conjunto irão proporcionar para além do aprendizado, a promoção de um ambiente acolhedor e inclusivo, onde todos possam participar e se sentir respeitados e valorizados. Ao mesmo tempo em que os mecanismos de monitoramento e avaliação do aprendizado permitirão trazer qualidade às atividades e eficácia no impacto na comunidade. Os alunos contarão com objetivos de aprendizagem bem definidos que abrangem o desenvolvimento das habilidades musicais, competências sociais e compromisso com a comunidade. Relatórios periódicos emitidos pelos professores e responsáveis servirão como medidores do progresso e desempenho dos alunos, suas contribuições e impacto no projeto, assegurando a transparência e responsabilidade, além disso, o próprio programa será ajustado sempre garantindo que ele continue atendendo às necessidades dos alunos e da comunidade. Segundo LIBANEO, José Carlos (2013), “A avaliação é um elemento fundamental no processo educativo, pois permite diagnosticar as aprendizagens, promover o desenvolvimento dos alunos e orientar as práticas pedagógicas”. Importante se faz destacar a participação dos alunos na da prática de conjunto e apresentações como sendo uma ferramenta de desenvolvimento musical, de cooperação, de trabalho em equipe, de autoestima, da confiança, da disciplina e do enriquecimento de experiência cultural e artística onde os alunos têm a oportunidade de conhecer e experimentar estilos musicais e influências, ampliando seus horizontes. Assim os alunos podem se tornar indivíduos completos e mais preparados para contribuir positivamente em sua comunidade. Segundo ALMEIDA, Ricardo Orestes (2013), “ A música é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento humano. A prática musical em grupo fomenta a cooperação, a autoestima e a consciência social, contribuindo para a formação de indivíduos mais completos e capazes de transformar suas comunidades”. Para garantir a sustentabilidade e viabilidade do programa, necessário se faz a captação de patrocinadores e apoiadores do projeto para a continuidade da Orquestra Nosso Mucuri. Reconhecemos que, como um projeto sem finalidade lucrativa, ele depende do apoio financeiro para viabilizar as atividades e oferecer um programa de qualidade. Sendo assim será realizado, dentro da região, um mapeamento de empresas, fundações e organizações que compartilham dos valores e estejam comprometidas com a promoção da cultura. Os patrocinadores receberão as propostas detalhadas de patrocínio que demonstram o impacto social e educacional do projeto como também os benefícios para os patrocinadores, como visibilidade da marca, envolvimento com a comunidade e associação com um projeto que promove a inclusão e cidadania. Assim, a criação e o uso das mídias sociais da Orquestra Nosso Mucuri é uma poderosa ferramenta para promover e destacar o apoio dos patrocinadores, criando uma imagem positiva e atraente para os atuais e novos parceiros. Por fim, serão apresentados relatórios com prestação de contas do uso dos recursos financeiros demonstrando a transparência nas ações. Neste sentido, a presente proposta também possui um grande potencial para contribuir e ampliar diretamente as ações de cultura da própria UFVJM e com a diretoria de cultura (há servidores que já participam da orquestra e há apresentações da orquestra em eventos culturais aqui no campus do Mucuri, e estas ações irão ampliar com inserção de alunos e outros membros da sociedade).
ALMEIDA, Ricardo Orestes de. Educação Musical e Inclusão: Caminhos para a Formação do Educador Musical. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2013. Freire, P. (1970). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra. Hannon, E. E., & Trainor, L. J. (2007). Music acquisition: effects of enculturation and formal training on development. Trends in Cognitive Sciences, 11(11), 466-472. LIBÂNEO, José Carlos. Didática. Ed. São Paulo: Cortez, 2013. Hallam, S. (2010). The power of music: its impact on the intellectual, social and personal development of children and young people. International Journal of Music Education, 28(3), 269-289. TAVARES, L.M (2012). Educação e Desenvolvimento Sustentável: Uma Perspectiva da Educação Popular. São Paulo: Editora Cortez. Tunstall, T., & Booth, E. (2016). Playing for Their Lives: The Global El Sistema Movement for Social Change Through Music. W. W. Norton & Company.
Os estudantes serão inseridos diretamente na proposta apresentada em todas as etapas. Irão colaborar com o planejamento das ações, com as atividades de divulgação das ações da orquestra e também participando diretamente como alunos de aulas de músicas e se aprofundando o conhecimento em algum instrumento musical específico da orquestra. Assim, estarão em diálogo crescente e troca de saberes com a sociedade, ao mesmo tempo em que receberão horas acadêmicas dentro da instituição. A presente proposta apresenta diversas ações com inserção dos estudantes sobre diálogo plural, interculturalidade e respeito aos direitos individuais e coletivos. No andamento dos trabalhos da orquestra há continuamente atividades que buscam diferentes formas de explorar a cultura. Em algumas ações há em conjunto com a orquestra, o canto e ou a dança, além de discussão de trabalhos de grandes artistas, além de estudo da história da música. Todos recebem o mesmo tratamento e possuem voz para colaborar com a proposta. Não há qualquer distinção entre raça, etnia, gênero, e há uma grande preocupação com cuidados de pessoas com deficiência. Trata-se de um ambiente de inclusão.
Ao oferecer aulas gratuitas de música a comunidades carentes, o referido projeto promove a inclusão social abrindo portas para desenvolvimento pessoal e profissional, além de promover a inserção de igualdade de oportunidades em formação artística democratizando o acesso à cultura e reduzindo desigualdades. A parceria com a Universidade agrega valor significativo ao projeto, além de contribuir para o desenvolvimento dos alunos em áreas práticas e criação de uma rede de cooperação interinstitucional. Assim, a importância do projeto passa não somente pela ação educativa, mas também como uma ferramenta de transformação social e cidadania contribuindo para o desenvolvimento do Vale do Mucuri.
Público-alvo
Toda a população de Teófilo Otoni e região (incluindo Servidores do campus do Mucuri, juntamente com estudantes e toda comunidade externa), que se beneficiará através de uma participação direta no aprendizado musical, ou indiretamente podendo assistir as apresentações da orquestra. Todos recebem o mesmo tratamento e possuem voz para colaborar com a proposta. Não há qualquer distinção entre raça, etnia, gênero, e há uma grande preocupação com cuidados de pessoas com deficiência. Trata-se de um ambiente de inclusão.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni
Malacacheta
Itambacuri
Poté
Parcerias
Já há uma instituição artístico-cultural que vem fazendo um trabalho junto à sociedade. Inclusive a orquestra também já vem atuando não somente com ações na sociedade mas dentro da UFVJM, com participações em eventos acadêmicos do ICET (Semana da Engenharia), eventos acadêmicos da FACSAE (Semana da administração) e eventos acadêmicos da FAMMUC (semana acadêmica da FAMMUC). Assim sendo, já há na prática um trabalho conjunto, que após a aprovação desta proposta (caso seja aprovada), haverá ampliação das ações e uma atuação institucional mais próxima da própria UFVJM, sendo então de suma importância a implementação desta proposta. Segue anexo carta de anuência da parceria externa com a Orquestra Nosso Mucuri.
Cronograma de Atividades
Realização de visitas a comunidades carentes para oferecer oportunidades de aprendizado musical, selecionando possíveis alunos, sem distinção de gênero, raça, orientação sexual, deficiência ou qualquer outra forma de discriminacão para as aulas gratuitas.
Realização de aulas práticas de instrumentos e aulas de teoria musical aplicada. Aplicação dos métodos de ensino e avaliação individual.
Execução e treino do repertório em conjunto. Aplicação dos métodos de ensino e avaliação do grupo.
Preparação para o evento (ensaio geral e ajustes finais), Organização dos músicos, dos instrumentos e dos equipamentos técnicos (som e iluminação, execução do repertório.
Planejamento das atividades da semana: planejamento e organização dos ensaios e aulas, da gestão dos projetos, da gestão financeira e da captação de recursos, da comunicação e mídias sociais, da organização das apresentações e eventos e de ações que promovam um ambiente respeitoso onde todas as vozes possam ser ouvidas.
Reuniões para desenvolvimento dos planos de aula da semana e dos métodos de acompanhamento do desenvolvimento dos alunos.
Elaboração dos projetos, execução da gestão financeira e relatórios de prestação de contas, captação de recursos, comunicação e mídias sociais.
Identificação de potenciais patrocinadores e apoiadores, elaboração das propostas, reuniões e manutenção de relacionamento.