Visitante
Cores do Sertão: Criando uma Rede Colaborativa de Narrativas Visuais presentes no Norte de Minas Gerais
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
hélio oliveira ferrari
202520220253421455
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
engenharias
cultura
educação
artes integradas
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
thaís de fátima araújo silva
Voluntário(a)
leonardo azevedo sá alkmin
Voluntário(a)
leila de cássia faria alves
Voluntário(a)
bárbara gonçalves rocha
Voluntário(a)
maria gisenilda barbosa
Voluntário(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
luna almeida santana silva
Bolsista
O projeto "Cores do Sertão: Criando uma Rede Colaborativa de Narrativas Visuais presentes no Norte de Minas Gerais" visa valorizar e documentar as expressões culturais da região, utilizando a produção e o compartilhamento de imagens e sons. Inserido em um contexto onde muitas histórias e identidades permanecem invisibilizadas, o projeto busca dar voz à comunidade local e promover a construção de narrativas que reflitam a diversidade cultural do Sertão. Os objetivos incluem a criação de um espaço colaborativo, a capacitação de alunos e moradores em técnicas de fotografia e edição, e a realização de exposições para compartilhar as produções visuais. A metodologia envolve a formação de uma rede entre alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e a comunidade, utilizando ferramentas de narrativa visual para facilitar a expressão criativa. Os resultados esperados incluem o fortalecimento da identidade regional, o aprimoramento das habilidades dos participantes e a promoção da inclusão social, criando um ambiente onde as vozes locais possam ser ouvidas e valorizadas através da arte e da educação.
Fotografia, ensino, extensão, Narrativas, Colaboração
A natureza do Sertão é uma tapeçaria vibrante e multifacetada, onde a beleza das paisagens áridas se entrelaça com a resiliência de seu povo. Este ambiente, imortalizado nas obras de Guimarães Rosa, é um espaço que desafia a percepção e convida à reflexão sobre as realidades sociais e culturais que nele se entrelaçam. O Sertão não é apenas um cenário, mas um protagonista que molda e é moldado pelas experiências de quem nele habita. Segundo Rosa (1990), "o sertão é um espaço onde se experimenta a força da vida em suas múltiplas facetas", ressaltando a conexão intrínseca entre a natureza e a existência humana. No contexto da comunidade escolar inserida nesse ambiente, o papel da educação se torna crucial. É essencial que os alunos não apenas aprendam sobre o Sertão, mas que desenvolvam a capacidade de "ler o mundo", conforme o pensamento de Paulo Freire. Freire (1996) propõe que a alfabetização deve transcender a simples decodificação de palavras; ela deve habilitar os indivíduos a compreenderem e transformarem sua realidade. Nesse sentido, a utilização de imagens como recurso didático é uma ferramenta poderosa para facilitar essa leitura crítica e criativa. As imagens, quando usadas de maneira intencional, têm a capacidade de despertar emoções, provocar questionamentos e estimular a formação de novos conceitos. A imagem não é apenas um elemento visual, mas uma porta de entrada para o conhecimento e a interpretação do mundo que nos cerca. O projeto "Cores do Sertão: Criando uma Rede Colaborativa de Narrativas Visuais presentes no Norte de Minas Gerais" tem como objetivo principal valorizar, documentar e divulgar as expressões culturais da região por meio da produção e compartilhamento de imagens e sons. Utilizando ferramentas de narrativa visual, como fotografias e vídeos, o projeto busca dar visibilidade às histórias, tradições e identidades locais que frequentemente permanecem à margem dos grandes centros urbanos. A participação ativa da comunidade na construção dessas narrativas é fundamental, pois incentiva a preservação da memória cultural e fortalece a identidade regional. A fundamentação teórica do projeto está ancorada na importância da narrativa visual como forma poderosa de comunicação e resistência cultural. Segundo Bhabha (1994), as narrativas visuais são fundamentais para que comunidades marginalizadas possam reivindicar suas histórias e afirmar suas identidades. Jenkins (2006) destaca que, em uma cultura participativa, é essencial que diferentes grupos sociais utilizem as mídias para expressar suas experiências e perspectivas. A narrativa visual, ao integrar imagem e significado, facilita a expressão de emoções e conceitos que muitas vezes escapam ao discurso verbal (Damásio, 1994). Dessa forma, a produção colaborativa de narrativas visuais permite a criação de um espaço em que cada participante contribui ativamente para a construção e disseminação de suas próprias histórias. O projeto "Cores do Sertão" se propõe a ser um espaço de interação e aprendizado, onde alunos, professores e a comunidade possam trabalhar colaborativamente. A participação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) será fundamental, com alunos, docentes e técnicos administrativos atuando como mediadores no processo de leitura do Sertão através das imagens. A universidade, ao integrar seus conhecimentos e experiências, contribuirá para a formação de uma rede colaborativa que valoriza a diversidade cultural e ambiental da região. Assim, ao unir as vozes da comunidade escolar e da universidade, o projeto "Cores do Sertão" se compromete a contribuir para uma educação mais inclusiva e significativa, que permita a leitura crítica do mundo por meio da potência das imagens, em consonância com a riqueza do Sertão e o legado de seus pensadores.
**Justificativa do Projeto "Cores do Sertão"** O projeto "Cores do Sertão: Criando uma Rede Colaborativa de Narrativas Visuais presentes no Norte de Minas Gerais" é fundamentado na importância do ato de ler, conforme abordado por Paulo Freire, que defende que ler vai além da decodificação de letras e palavras; é um ato que implica a compreensão crítica do mundo ao nosso redor. Freire (1996) enfatiza que a leitura da realidade deve conduzir à transformação dessa realidade, e é nesse espírito que este projeto se propõe a fomentar uma leitura crítica das expressões culturais e naturais do Sertão, através da produção e compartilhamento de imagens e sons. A metodologia de Freinet, que valoriza a produção de um "Jornal Escolar", serve como inspiração para a construção das narrativas visuais no projeto "Cores do Sertão". Assim como Freinet propunha a utilização de meios de comunicação como instrumentos de aprendizagem e expressão, o projeto permitirá que alunos e membros da comunidade desenvolvam suas habilidades de contar histórias e expressar suas vivências por meio de fotografias e vídeos. Essa prática não apenas enriquece o processo educativo, mas também promove a participação ativa dos estudantes na construção do conhecimento, ajudando a romper com a "cultura do silêncio" que muitas vezes predomina nas comunidades marginalizadas. A semiótica, que estuda os signos e seus significados, desempenha um papel crucial na educação ao facilitar a interpretação e a construção de sentidos a partir das imagens. Ao integrar elementos semióticos no projeto, será possível estimular os participantes a refletirem sobre as narrativas que emergem das suas experiências e a compreenderem as diversas camadas de significado que as imagens podem transmitir. Isso não apenas enriquece a aprendizagem, mas também contribui para o fortalecimento da identidade cultural e a valorização da diversidade presente na região. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que é um princípio fundamental da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), será concretizada através da atuação integrada de alunos, professores e técnicos administrativos no projeto. Os alunos atuarão como mediadores e facilitadores, enquanto os docentes e técnicos contribuirão com suas expertises para garantir que as práticas educativas sejam efetivas e inclusivas. Esta colaboração promoverá um ambiente de aprendizado coletivo, no qual a pesquisa acadêmica se alimenta da prática e da realidade local, permitindo que a universidade cumpra seu papel social de forma significativa. Além disso, o projeto "Cores do Sertão" se compromete com questões de equidade, diversidade e inclusão, assegurando que vozes diversas da comunidade sejam ouvidas e valorizadas. Através da participação ativa de diferentes grupos sociais, o projeto busca democratizar o acesso à produção cultural e à educação, promovendo um espaço onde todos possam se expressar e contribuir para a construção de suas próprias narrativas. Essa abordagem inclusiva é essencial para fomentar uma cultura de respeito e valorização das identidades locais, essenciais para o fortalecimento da coesão social e da cidadania ativa. Dessa forma, o projeto "Cores do Sertão" se configura como uma iniciativa relevante e transformadora, que vai além da simples exibição de imagens, promovendo a leitura crítica do mundo e o fortalecimento da identidade cultural da região, em consonância com os ideais de Freire e Freinet.
Objetivo Geral Fomentar a valorização das expressões culturais e naturais do Norte de Minas Gerais por meio da criação de uma rede colaborativa de narrativas visuais, incentivando a produção de fotografias e vídeos e sua exposição em redes sociais, promovendo o acesso à arte e ao conhecimento e fortalecendo o respeito à diversidade regional. Objetivos Específicos Criar um perfil oficial em uma rede social para a exposição das fotografias e vídeos produzidos pelos participantes, garantindo uma plataforma aberta de difusão cultural e artística. Convidar indivíduos e grupos interessados a integrar a rede colaborativa, promovendo o engajamento de moradores da região do Norte de Minas Gerais e fortalecendo a diversidade de olhares sobre o território. Oferecer cursos sobre técnicas de fotografia com celulares e edição de imagens, ampliando as habilidades dos participantes para a produção de conteúdo audiovisual de qualidade. Implementar processos de curadoria participativa, envolvendo coordenadores e membros da comunidade para selecionar o material que será exibido nas redes sociais, valorizando a inclusão e a diversidade nas produções. Promover campanhas de divulgação da rede colaborativa, potencializando o envolvimento da comunidade local e estimulando a participação contínua no projeto. Realizar encontros periódicos para troca de experiências e alinhamento dos critérios de curadoria, favorecendo o aprendizado coletivo e o aprimoramento das produções audiovisuais. Acompanhar a participação e o engajamento nas plataformas digitais, utilizando métricas de visualizações, curtidas e compartilhamentos para avaliar e ajustar as estratégias de comunicação. Registrar e documentar depoimentos dos participantes, destacando histórias e impactos sociais do projeto para fortalecer a narrativa colaborativa. Organizar exposições presenciais em escolas e espaços culturais da região, ampliando a interação da comunidade com o conteúdo produzido digitalmente. Elaborar um e-book colaborativo reunindo as principais imagens e histórias registradas, consolidando os resultados do projeto e promovendo sua disseminação em plataformas digitais.
1. Criar e lançar o perfil oficial em uma rede social até o 3º mês do projeto, disponibilizando uma plataforma digital para divulgação das produções visuais da comunidade. 2. Engajar pelo menos 50 participantes da região do Norte de Minas Gerais na rede colaborativa até o final do 1º semestre, entre estudantes e moradores. 3. Oferecer 3 cursos de fotografia e edição de imagens com celulares, envolvendo ao menos 20 participantes e promovendo capacitação técnica ao longo do projeto. 4. Realizar 4 encontros periódicos de curadoria e troca de experiências durante a execução do projeto, garantindo alinhamento e aprimoramento das produções. 5. Selecionar e publicar 50 conteúdos visuais na plataforma digital até o final do projeto, após passar pelo processo de curadoria participativa. 6. Conduzir pelo menos 2 campanhas de divulgação para promover o projeto e engajar novos participantes, atingindo um público mínimo de 100 pessoas de forma direta e indireta. 7. Realizar 2 exposições presenciais itinerantes em escolas ou centros culturais da região, ampliando o impacto cultural e social do projeto. 8. Monitorar mensalmente o engajamento digital do perfil oficial, produzindo 2 relatórios semestrais com análises de métricas (curtidas, compartilhamentos e visualizações). 9. Registrar 10 depoimentos em vídeo e fotografias dos participantes para documentar os impactos e histórias do projeto, fortalecendo a narrativa colaborativa. 10. Lançar um e-book colaborativo com as principais produções e histórias registradas, disponível gratuitamente em plataformas digitais até o encerramento do projeto.
Para garantir o cumprimento dos objetivos e metas do projeto "Cores do Sertão: Criando uma Rede Colaborativa de Narrativas Visuais presentes no Norte de Minas Gerais", a metodologia será estruturada em etapas interligadas que promovam a participação ativa da comunidade, a capacitação dos participantes e a disseminação das produções audiovisuais. Inicialmente, será criado um perfil oficial em uma rede social dedicada ao projeto, funcionando como uma plataforma de divulgação e interação. Este espaço servirá para apresentar as produções visuais e como ponto de encontro virtual para os participantes. A divulgação do perfil será realizada por meio de campanhas direcionadas, buscando alcançar moradores das comunidades locais e outros interessados. O engajamento inicial será estimulado através de convites diretos, parcerias com escolas e centros culturais, e a promoção de eventos de lançamento que apresentem a proposta do projeto e as oportunidades de participação. Em paralelo, serão oferecidos cursos sobre técnicas de fotografia com celulares e edição de imagens, visando capacitar os participantes na criação de conteúdo audiovisual de qualidade. Esses cursos serão planejados para atender diferentes níveis de habilidade, desde iniciantes até aqueles que desejam aprimorar suas técnicas. As aulas serão interativas, combinando teoria e prática, e possibilitarão que os participantes experimentem e compartilhem suas produções durante o processo de aprendizado. Após a capacitação, serão realizados encontros periódicos com os participantes para promover a troca de experiências e o alinhamento dos critérios de curadoria. Esses encontros terão como objetivo discutir as produções, compartilhar feedback e estabelecer as diretrizes para a seleção do material a ser exibido nas redes sociais. O processo de curadoria será participativo, envolvendo tanto os coordenadores do projeto quanto os membros da comunidade, garantindo que diferentes vozes e perspectivas sejam consideradas. Acompanhando o desenvolvimento das atividades, será implementado um sistema de monitoramento das métricas de engajamento nas plataformas digitais, como visualizações, curtidas e compartilhamentos. Essa análise permitirá ajustes nas estratégias de comunicação e divulgação, potencializando o alcance do projeto e estimulando a participação contínua dos integrantes da rede colaborativa. Ao longo do ano, a produção e a seleção dos conteúdos visuais culminarão em exposições presenciais itinerantes em escolas e espaços culturais da região. Essas exposições permitirão que a comunidade interaja com o material produzido, fortalecendo os laços entre os participantes e o público local. Além disso, serão coletados depoimentos em vídeo e fotografias dos participantes, documentando as histórias e os impactos sociais do projeto, contribuindo para a construção de uma narrativa colaborativa. Por fim, todas as produções e histórias registradas serão compiladas em um e-book colaborativo, que será disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais, garantindo a disseminação dos resultados do projeto e incentivando novos interessados a se envolverem nas iniciativas de valorização cultural e artística do Norte de Minas Gerais.
BHABHA, Homi K. The Location of Culture. London: Routledge, 1994. DAMÁSIO, António. O Erro de Descartes: Emoção, Razão e o Cérebro Humano. São Paulo: Companhia das Letras, 1994. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GUIMARÃES ROSA, João. Grande sertão: veredas. Rio de Janeiro: José Olympio, 1990. JENKINS, Henry. Convergence Culture: Where Old and New Media Collide. New York: New York University Press, 2006. FREINET, Célestin. A educação pela liberdade. São Paulo: Brasiliense, 1975.
O projeto "Cores do Sertão: Criando uma Rede Colaborativa de Narrativas Visuais presentes no Norte de Minas Gerais" oferece uma oportunidade para os alunos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) se envolverem ativamente em um projeto que integra ensino, pesquisa e extensão. A formação acadêmica dos estudantes favorece sua participação ao proporcionar uma base teórica sólida em áreas como comunicação, educação e cultura, além de desenvolver habilidades práticas essenciais para atuar em contextos diversos. Ao se envolver no projeto, os estudantes não apenas aplicam conhecimentos adquiridos em sala de aula, mas também ampliam suas competências. O projeto contribui para a formação dos alunos ao proporcionar experiências práticas que reforçam conceitos teóricos, estimulam o pensamento crítico e promovem a reflexão sobre questões sociais e culturais da região. Isso permite que os estudantes desenvolvam uma compreensão mais aprofundada das realidades do Sertão, contribuindo para sua formação como cidadãos conscientes e agentes de mudança. A capacitação dos estudantes nas metodologias do projeto será um aspecto central da sua participação. Através de workshops e cursos, os alunos aprenderão técnicas de fotografia, produção de vídeos e edição de imagens, além de métodos de curadoria e análise semiótica. Essas capacitações não apenas fornecem habilidades técnicas, mas também incentivam a criatividade e a expressão individual, essenciais para a construção de narrativas visuais significativas. Além disso, a abordagem colaborativa do projeto permite que os estudantes compartilhem conhecimentos e aprendam uns com os outros, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e inovador. Os alunos desempenharão diversas atividades ao longo do projeto, incluindo a criação e edição de conteúdos visuais, a facilitação de oficinas para a comunidade, a organização de exposições e eventos, e a condução de atividades de pesquisa e documentação. Eles atuarão como mediadores entre a universidade e a comunidade, ajudando a facilitar o diálogo e a troca de experiências entre diferentes grupos sociais. Essa interação não apenas enriquece o projeto, mas também contribui para a formação de redes de colaboração que são essenciais para o fortalecimento da identidade cultural local. O acompanhamento e a avaliação da participação dos estudantes serão realizados de forma contínua e sistemática. Serão implementadas estratégias de monitoramento que incluirão feedback regular, reuniões de avaliação e reflexão, além de instrumentos de coleta de dados, como questionários e entrevistas. Essa avaliação permitirá identificar áreas de melhoria e celebrar os sucessos, garantindo que os alunos se sintam valorizados e reconhecidos por suas contribuições. Além disso, a documentação das atividades e dos resultados obtidos servirá como um recurso valioso para futuras pesquisas e projetos, permitindo que os alunos vejam o impacto de seu trabalho e a importância de sua participação. Por fim, a participação no projeto "Cores do Sertão" proporcionará aos alunos da UFVJM uma experiência enriquecedora que irá além da sala de aula. Eles terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos na prática, desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho, fortalecer sua compreensão das questões sociais e culturais da região e contribuir ativamente para a valorização da identidade local. Essa experiência formativa não apenas prepara os alunos para sua futura carreira, mas também os engaja em um processo contínuo de aprendizado e transformação social, refletindo os valores de equidade, diversidade e inclusão que são fundamentais para a missão da universidade.
O projeto "Cores do Sertão: Criando uma Rede Colaborativa de Narrativas Visuais presentes no Norte de Minas Gerais" busca valorizar e documentar as expressões culturais da região, promovendo a produção e o compartilhamento de imagens e sons. Com uma abordagem centrada na participação ativa da comunidade, o projeto pretende dar visibilidade a histórias, tradições e identidades que muitas vezes ficam à margem dos grandes centros urbanos. Utilizando ferramentas de narrativa visual, como fotografias e vídeos, o projeto se propõe a criar um espaço de colaboração entre alunos, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Esta interação não só enriquecerá a formação dos estudantes, como também contribuirá para a construção de uma rede de conhecimento que valoriza a diversidade cultural da região. Além de desenvolver habilidades práticas em fotografia e edição de imagens, os participantes poderão explorar a semiótica como uma forma de compreensão e expressão. O projeto também se compromete com questões de equidade, diversidade e inclusão, assegurando que vozes diversas da comunidade sejam ouvidas e valorizadas. Com a realização de exposições e eventos, "Cores do Sertão" se tornará uma plataforma para a educação e a conscientização, permitindo que todos se conectem de maneira significativa com o Sertão e suas narrativas.
Público-alvo
O público-alvo do projeto "Cores do Sertão" é composto por estudantes, professores e técnicos administrativos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), além de moradores das comunidades da região do Norte de Minas Gerais. A iniciativa busca engajar pessoas de diferentes faixas etárias e formações, com destaque para jovens e adultos interessados em aprender e desenvolver habilidades de fotografia, produção audiovisual e curadoria. O projeto também visa alcançar grupos sociais historicamente pouco representados, como agricultores, artesãos e comunidades tradicionais, incentivando sua participação ativa na construção e compartilhamento de narrativas visuais que reflitam as identidades e vivências locais.
Municípios Atendidos
Janaúba
Jaíba
Verdelândia
Porteirinha
Nova Porteirinha
Parcerias
Anuência para que a coordenação do projeto agende, em conjunto com as direções das escolas estaduais vinculadas à SRE de Janaúba, as datas das atividades propostas. Além disso, disposição para auxiliar na divulgação do projeto nas escolas estaduais da região, incentivando a participação de alunos e educadores nas ações programadas.
Cronograma de Atividades
O projeto terá início com a criação de um perfil oficial em uma rede social dedicada à exposição das produções visuais. Esse espaço será a plataforma central para a divulgação dos conteúdos produzidos e um ponto de encontro virtual para engajar participantes e promover interações. Durante essa fase, serão definidas a identidade visual, as diretrizes de comunicação e a agenda de postagens iniciais para apresentar o projeto à comunidade. A divulgação do perfil incluirá ações promocionais em canais digitais e físicos, como cartazes e comunicados em escolas e centros culturais da região.
Com o perfil ativo, o foco será na mobilização da comunidade para integrar a rede colaborativa. Serão realizadas visitas a escolas, feiras e centros comunitários para apresentar o projeto e incentivar a participação de estudantes, artesãos, agricultores e outros grupos locais. Os convites incluirão a divulgação de cursos e oficinas previstos no projeto. Também serão promovidas postagens interativas e campanhas de engajamento nas redes sociais, ampliando o alcance do convite e fomentando o interesse da comunidade.
Serão oferecidos três cursos práticos com foco em técnicas de fotografia, produção audiovisual e edição de imagens utilizando ferramentas acessíveis, como celulares. As aulas ocorrerão em formato presencial e, sempre que possível, em parceria com escolas e centros culturais. Os cursos terão módulos práticos e teóricos, estimulando a experimentação e o desenvolvimento de habilidades. Essa etapa buscará capacitar pelo menos 30 participantes, preparando-os para criar e compartilhar suas próprias narrativas visuais na plataforma digital.
Durante essa etapa, serão realizados quatro encontros presenciais e virtuais com os participantes e coordenadores do projeto. O objetivo é alinhar os critérios de curadoria para a seleção das imagens e vídeos que serão publicados e discutir as experiências vividas durante o processo criativo. Essas reuniões também servirão como momentos de reflexão e troca de feedbacks, fortalecendo o senso de comunidade e colaboração entre os participantes.
Serão realizadas duas campanhas promocionais em diferentes momentos do projeto para ampliar o envolvimento da comunidade e divulgar as produções nas plataformas digitais. Essas campanhas incluirão materiais gráficos, vídeos curtos e ações em eventos locais, buscando alcançar um público diversificado e reforçar a identidade do projeto.
O engajamento digital será monitorado mensalmente, com análises semestrais das métricas de visualizações, curtidas e compartilhamentos. Serão produzidos dois relatórios ao longo do ano, que servirão como instrumentos de avaliação e planejamento das ações. Esses relatórios permitirão ajustes nas estratégias de comunicação e garantirão o cumprimento das metas estabelecidas.
Como culminância do projeto, será produzido e lançado um e-book colaborativo reunindo as principais histórias e produções visuais registradas ao longo do ano. O e-book será disponibilizado gratuitamente em plataformas digitais, consolidando os resultados do projeto e incentivando futuras iniciativas de valorização cultural.