Visitante
UFVJM em ação: apadrinhamento de escolas e conexão com a comunidade
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
patricia xavier baliza
20251012025193210
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
outros
educação
educação
desenvolvimento regional
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
jacqueline andrade nogueira
Voluntário(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Vice-coordenador(a)
maria gisenilda barbosa
Voluntário(a)
elém patrícia alves rocha
Voluntário(a)
laryssa raphaela rodrigues silveira
Bolsista
renata de oliveira gama
Voluntário(a)
carlos henrique alves costa
Voluntário(a)
lázaro chaves sicupira
Voluntário(a)
Este projeto de extensão nasce da necessidade de atender às demandas da comunidade em relação aos conhecimentos oferecidos pelos cursos da UFVJM e às possibilidades de acesso ao ensino superior. O objetivo principal é fortalecer os laços entre a universidade e as escolas da região, com foco no Campus Janaúba, compartilhando informações valiosas e conhecimentos cruciais. A abordagem central do projeto envolve a designação de um padrinho/madrinha para cada escola, um membro do corpo docente ou técnico da UFVJM, acompanhado por um aluno, idealmente um ex-aluno daquela comunidade, também serão selecionados um professor e um aluno da escola que mais se identificar com os objetivos do projeto. Juntos, eles representarão a UFVJM em diversas atividades escolares, buscando compreender as experiências, desejos e desafios enfrentados pelo grupo e, ao mesmo tempo, oferecer orientações e apoio para explorar as oportunidades de ingresso no ensino superior. O desenvolvimento do projeto visa proporcionar aos estudantes do ensino fundamental (8º e 9º ano) e do ensino médio acesso a informações fundamentais para ingressar no ensino superior, bem como outras oportunidades e serviços oferecidos pela Universidade. Este projeto é essencialmente uma via de mão dupla, permitindo que a universidade aprofunde seu relacionamento com a comunidade externa, incluindo diretores, professores e estudantes das escolas estaduais, enquanto também promove uma aproximação da comunidade acadêmica, formada por professores, técnicos e estudantes do BC&T e dos cursos de engenharia do Campus, com a realidade da comunidade externa. Ao mesmo tempo, esse projeto oferece um espaço de diálogo para que a comunidade externa apresente suas percepções e demandas à UFVJM.
Escolas públicas, Escolas privadas, Educação, Apadrinhamento escolar, inclusão no ensino superior.
A universidade desempenha um papel de extrema relevância para a sociedade, possibilitando a interação de inúmeros saberes heterogêneos, através da formação de estudantes para o caminho profissional e também para estender os limites do conhecimento, intensificar a criatividade e moldar a identidade de uma nação (FERNANDES et al., 2012). Um dos maiores desafios das instituições de ensino superior é o alcance a sociedade de forma efetiva, levando tudo aquilo que é realizado nos âmbitos da pesquisa, ensino e extensão. A interação dos acadêmicos com a sociedade externa é fundamental para sua formação acadêmica, para que os mesmos possam se identificar culturalmente ou para relacionar sua formação com os problemas que um dia terá que enfrentar. A relação mais próxima entre universidade e comunidade é realizada pela extensão universitária, entendida como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político, que, sob o princípio da indissociabilidade, promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade (BRASIL, 1999). A presença da universidade nas comunidades deve ser permanente, com a realização de troca de experiências, assimilando, revendo valores e prioridades que permitam que a população se identifique como sujeito de sua própria história, proporcionando consequentes mudanças das condições de vidas, superando, assim, problemas sociais encontrados na própria comunidade (SANTOS, 2019). Diante do exposto, o projeto UFVJM em ação: apadrinhamento de escolas e conexão com a comunidade surge em resposta às necessidades da comunidade em relação aos conhecimentos oferecidos pelos cursos da UFVJM e aos caminhos para ingressar no ensino superior. Portanto, esse projeto consiste em ações de mão dupla, onde a UFVJM amplia e aprofunda suas relações com a comunidade externa (direção, professores e estudantes da rede estadual de ensino), pois possibilita uma aproximação da comunidade acadêmica (professores, técnicos e acadêmicos do BC&T e dos cursos de engenharias do Campus) com a realidade da comunidade externa e, ao mesmo tempo, abre espaço de diálogo para que eles apresentem à UFVJM suas percepções e demandas.
No contexto da UFVJM, a missão de integrar ensino, pesquisa e extensão para impulsionar o desenvolvimento regional e nacional é clara (PDI 2017-2023). Consolidar-se como agente de transformação social, especialmente na região local, é um compromisso central da instituição. Esse compromisso demanda uma resposta direta e efetiva às necessidades da comunidade. Portanto, o projeto de extensão que visa fortalecer os laços entre a UFVJM e as escolas locais alinha-se perfeitamente com a missão da universidade, contribuindo para o cumprimento desse compromisso de maneira concreta e tangível. A seguir são apresentadas justificativas para o desenvolvimento desse projeto de extensão. - Atendimento às Necessidades Comunitárias: A comunidade expressa uma demanda por informações sobre os cursos e oportunidades de ingresso na UFVJM. Esta iniciativa surge para suprir essa necessidade latente. - Promoção da Educação Superior: Ao fornecer informações claras e acessíveis sobre os cursos e os caminhos para o ensino superior, contribui-se para a democratização do acesso à educação de qualidade. - Fortalecimento dos Vínculos Comunitários: Estreitar os laços entre a universidade e as escolas do Norte de Minas Gerais é essencial para uma relação colaborativa e produtiva entre as instituições de ensino. - Valorização do Campus Janaúba da UFVJM: Ao compartilhar informações valiosas, proporciona-se a visibilidade e prestígio do Campus Janaúba, fortalecendo sua presença na comunidade local. - Mentoria Personalizada: A designação de mentores e mentoras permite uma abordagem individualizada, onde cada escola é assistida por um membro experiente da UFVJM, e um docente da própria comunidade escolar, apoiado por um estudante que conhece a realidade daquela comunidade em particular. - Experiência Vivencial e Conexão Comunitária: A presença ativa de representantes da UFVJM nas escolas proporciona uma compreensão mais profunda das experiências, necessidades e desafios enfrentados pelos estudantes, permitindo uma abordagem mais eficaz e personalizada. - Oportunidades de Orientação e Acompanhamento: Além de fornecer informações, o projeto oferece suporte prático para os alunos, ajudando-os a aproveitar as oportunidades de ingresso no ensino superior. - Impacto de Longo Prazo: Ao fornecer informações e apoio de qualidade, esta ação de extensão pode ter um efeito duradouro na comunidade, influenciando positivamente a trajetória educacional e profissional dos estudantes, ocasionando um avanço da região norte de Minas.
Objetivo Geral: Ampliar as relações entre a UFVJM e as escolas do ensino fundamental e médio pública e privada da região. Objetivos Específicos: - Designar um padrinho/madrinha do corpo docente ou técnico da UFVJM para acompanhar os alunos da escola; - Selecionar um membro da comunidade escolar, professor ou servidor para contato direto com a equipe executora do projeto; - Indicar três alunos da própria escola para constante diálogo com os colegas sobre a universidade; - Proporcionar aos discentes da UFVJM a curricularização da extensão universitária; - Indicar um aluno da UFVJM, de preferência egresso da escola para acompanhar os alunos em parceria com o padrinho/madrinha; - Conscientizar as direções, professores e estudantes das escolas de ensino médio sobre a existência do Campus Janaúba e de sua gratuidade; - Atender as escolas quanto às demandas por informações sobre os cursos e oportunidades de ingresso na UFVJM; - Proporcionar experiência vivencial e conexão comunitária.
- Apadrinhar, no mínimo, 15 escolas de ensino médio da rede de abrangência da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba. - Aumentar em 30% o número de alunos matriculados no ensino superior do Campus Janaúba/UFVJM. - Conscientizar o adolescente da importância do aprimoramento do conhecimento através do ensino superior. - Melhorar a comunicação com os diversos atores sociais (diretores, supervisores, professores e estudantes) para o diálogo das necessidades dos estudantes e definição da melhor forma de ação a ser realizada. - Identificar as principais dúvidas e/ou dificuldades dos estudantes em relação à participação nos processos seletivos SASI e SISU por meio de aplicação de questionários nas escolas. - Estimular a discussão sobre a possibilidade de oferta de novos cursos no Campus Janaúba. - Fortalecer e popularizar a UFVJM na região através da presença nas escolas apadrinhadas. - Proporcionar experiências e vivências através da extensão universitária.
A implementação deste projeto será dividida em vários grupos de tarefas: Tarefa 1 - Diagnóstico e Identificação de Necessidades: Realização de levantamento das escolas da região que serão atendidas pelo projeto. A etapa inclui conversas com diretores, professores e alunos para compreender as necessidades e demandas específicas de cada escola e sua comunidade. Serão consideradas também, as escolas indicadas pela Superintendência Regional de Ensino - SRE - Janaúba. Tarefa 2 - Seleção de Mentores (Padrinhos/Madrinhas) e discentes: Recrutar membros do corpo docente e técnicos da UFVJM dispostos a atuar como mentores. Além disso, serão selecionados alunos da UFVJM dispostos a participar como acompanhantes e facilitadores do projeto, com identificação de ex-alunos da comunidade para atuarem juntos aos mentores da escola que estudaram. Cabe destacar que o servidor e o discente que será padrinho/madrinha da escola terão as seguintes funções: manter contato com a direção, professores ou, se for o caso, com os líderes de turma para identificação das demandas da escola; ajudar a direção, professores e estudantes da escola apadrinhada a entender como funcionam os processos de ingresso na UFVJM. E assim, aumentar a confiança dos estudantes e a clareza ao participar de um processo seletivo/vestibular; estimular a participação /envolvimento da escola nos eventos realizados pelo Campus: Universidade Portas Abertas, Semana da Engenharia no caso dos padrinhos de escolas do ensino médio: mobilizar os estudantes para inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM; incentivar a participação dos estudantes na Seleção Seriada - SASI; orientar quanto aos documentos necessários para participar de um processo seletivo, formas de obter isenção de taxa, entre outras informações que facilitem a participação; e facilitar o diálogo entre a comunidade acadêmica da UFVJM e as escolas atendidas para permitir que ambas as partes compartilhem suas perspectivas e necessidades. Escolha de membros da própria comunidade escolar (professores, servidores e alunos) para constante diálogo com os colegas e contato direto com a equipe executora do projeto. Tarefa 3 - Desenho de Atividades: Juntamente com os mentores, desenvolver atividades interativas e informativas que abordem tópicos relevantes para o ingresso no ensino superior, como escolha de cursos, preparação para exames, elaboração de currículos, entre outros. Adaptar as atividades de acordo com as necessidades e características de cada escola. Criação de conteúdo audiovisual para divulgação dos cursos da UFVJM, formas de ingresso no curso superior, datas associadas aos processos seletivos, divulgação de atividades (como palestras e cursos) desenvolvidas por docentes da UFVJM. Tarefa 4. Implementação nas Escolas: São atividades da Tarefa 4. Visita dos mentores e alunos da UFVJM às escolas para realizar as atividades planejadas. Estabelecimento de programação regular de visitas para criar consistência e confiança nas relações estabelecidas. Divulgação dos conteúdos audiovisuais produzidos, buscando divulgação dos cursos da UFVJM, formas de ingresso no curso superior, datas associadas aos processos seletivos, divulgação de atividades (como palestras e cursos) desenvolvidas por docentes da UFVJM. Tarefa 5. Acompanhamento e Avaliação: No grupo de tarefa 5 serão realizadas reuniões periódicas com os mentores e alunos para avaliar o progresso do projeto e fazer ajustes conforme necessário. Serão coletados feedback das escolas, diretores, professores e alunos atendidos para medir o impacto do projeto. Avaliar constantemente o projeto e buscar maneiras de aprimorá-lo com base no feedback e nas mudanças nas necessidades da comunidade. Em todas as etapas do projeto, será buscado o Intercâmbio de Conhecimento, buscando facilitar sessões de diálogo entre a comunidade acadêmica da UFVJM e as escolas atendidas para permitir que ambas as partes compartilhem suas perspectivas e necessidades. Além disso, a comunidade externa será incentivada a apresentar suas percepções e demandas à UFVJM. Esta metodologia permitirá que o projeto atinja seus objetivos de fortalecer os laços entre a universidade e as escolas da região, compartilhar conhecimento e informações valiosas, e promover o acesso ao ensino superior, ao mesmo tempo em que proporciona um espaço de diálogo e colaboração entre as duas comunidades.
FERNANDES, C. F.; DA SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educ. rev. 28 (4). Dez 2012. Disponível em <https://www.scielo.br/j/edur/a/SfxX7fpVccbMrSSDHqCSNhy/?lang=pt>. Acesso em 17 de outubro de 2024. BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Nacional de Extensão Universitária Brasília: MEC/CRUB, 1999. Documento do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. SANTOS, E. Quando a Universidade vai a Comunidade. 19 de Dez, 2019. Disponível em https://www.ufrgs.br/humanista/2019/12/19/quando-a-universidade-vai-a-comunidade/. Acesso em 17 de outubro de 2024.
Os estudantes participantes serão oriundos dos cursos de Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas, ofertados no Campus Janaúba e, preferencialmente, serão moradores dos municípios do entorno de Janaúba (Janaúba, Porteirinha, Nova Porteirinha, Jaíba, Riacho dos Machados e outros), e, preferencialmente, egressos da escola apadrinhada. Esse pertencimento à comunidade poderá facilitar o envolvimento dos estudantes com as atividades realizadas. Se de um lado a participação dos estudantes favorece essa proposta de extensão, por outro o projeto também contribui para a sua formação, visto que oportuniza a prática e o desempenho de habilidades e competências, previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da área de Engenharia, como a cooperação com a equipe do projeto, o olhar reflexivo, o exercício da criatividade, o compromisso ético e outras características esperadas no perfil do egresso dos cursos de engenharias como capacidade de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa. Os estudantes serão acompanhados pela coordenação do projeto e avaliados pelo seu comprometimento e desempenho, ao passo que cada atividade realizada será avaliado as possíveis mudanças. A participação dos discentes neste projeto contribuirá para que os mesmos desenvolvam habilidades previstas nos perfis dos egressos como comunicação, expressão, criatividade, ética, respeito, planejamento e avaliação.
O presente projeto é relevante porque resolve alguns problemas da UFVJM como o desconhecimento da comunidade local/regional da existência do Campus Janaúba, o desconhecimento dos estudantes e candidatos dos processos seletivos quanto à gratuidade da oferta dos cursos e, tem forte potencial para contribuir com a melhoria da ocupação de vagas nos cursos ofertados. Ele já vem sendo desenvolvido (edital PIBEX 2024-1) como uma alternativa de manter a comunicação e o diálogo iniciado em outras propostas de extensão já existentes e que, ganhou tamanho alcance, que tornou-se impossível atender todas as demandas dentro do mesmo projeto. O desmembramento proposto neste projeto garante a sua exequibilidade com maior êxito e inova o contexto da extensão no Campus Janaúba. Observações: Esta ação está vinculada ao Programa Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba, registro nº 202104000061 e configura-se como reapresentação de proposta uma vez que está se desmembrando do projeto Conheça a UFVJM - Campus Janaúba, registro nº 202203000357.
Público-alvo
Estudantes vinculados às escolas de ensino fundamental e médio da rede pública e privada de ensino.
Incentivar e estimular a participação do discente no projeto de extensão como acompanhantes dos padrinhos e facilitadores do projeto no acompanhamento às escolas.
Pretende-se buscar diálogo e parceria para divulgação da UFVJM.
Os docentes e técnicos administrativos irão apadrinhar as escolas onde será desenvolvido o projeto.
Municípios Atendidos
Janaúba
Nova Porteirinha
Porteirinha
Jaíba
Riacho Dos Machados
Parcerias
A participação inicial da Superintendência Regional de Ensino - SRE Janaúba é na seleção das escolas a serem apadrinhadas pela UFVJM, na articulação do contato da UFVJM com as direções das escolas para apresentação e divulgação do projeto. Esse apoio e colaboração da SRE é fundamental para a adesão e acolhimento das escolas, que por sua vez, participará ativamente na mobilização/ incentivo dos estudantes a participarem das atividades realizadas.
Cronograma de Atividades
Realização de levantamento das escolas da região que serão atendidas pelo projeto. A etapa inclui conversas com diretores, professores e alunos para compreender as necessidades e demandas específicas de cada escola e sua comunidade. Serão consideradas também, as escolas indicadas pela Superintendência Regional de Ensino - SRE - Janaúba.
Recrutar membros do corpo docente e técnicos da UFVJM dispostos a atuar como mentores. Além disso, serão selecionados alunos da UFVJM dispostos a participar como acompanhantes e facilitadores do projeto, com identificação de ex-alunos da comunidade para atuarem juntos aos mentores da escola que estudaram.
Juntamente com os mentores, desenvolver atividades interativas e informativas que abordem tópicos relevantes para o ingresso no ensino superior, como escolha de cursos, preparação para exames, elaboração de currículos, entre outros. Adaptar as atividades de acordo com as necessidades e características de cada escola. Criação de conteúdo audiovisual para divulgação dos cursos da UFVJM, formas de ingresso no curso superior, datas associadas aos processos seletivos, divulgação de atividades (como palestras e cursos) desenvolvidas por docentes da UFVJM.
Visita dos mentores e alunos da UFVJM às escolas para realizar as atividades planejadas. Estabelecimento de programação regular de visitas para criar consistência e confiança nas relações estabelecidas. Divulgação dos conteúdos audiovisuais produzidos, buscando divulgação dos cursos da UFVJM, formas de ingresso no curso superior, datas associadas aos processos seletivos, divulgação de atividades (como palestras e cursos) desenvolvidas por docentes da UFVJM.
No grupo de tarefa 5 serão realizadas reuniões periódicas com os mentores e alunos para avaliar o progresso do projeto e fazer ajustes conforme necessário. Serão coletados feedback das escolas, diretores, professores e alunos atendidos para medir o impacto do projeto. Avaliar constantemente o projeto e buscar maneiras de aprimorá-lo com base no feedback e nas mudanças nas necessidades da comunidade. Em todas as etapas do projeto, será buscado o Intercâmbio de Conhecimento, buscando facilitar sessões de diálogo entre a comunidade acadêmica da UFVJM e as escolas atendidas para permitir que ambas as partes compartilhem suas perspectivas e necessidades. Além disso, a comunidade externa será incentivada a apresentar suas percepções e demandas à UFVJM. Esta metodologia permitirá que o projeto atinja seus objetivos de fortalecer os laços entre a universidade e as escolas da região, compartilhar conhecimento e informações valiosas, e promover o acesso ao ensino superior, ao mesmo tempo em que proporciona um espaço de diálogo e colaboração entre as duas comunidades.
Redação de trabalhos científicos e Relatório final.