Visitante
UFVJM tecendo redes e ampliando os espaços de diálogo
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
maria gisenilda barbosa
20251012025212140
divisão de ensino, pesquisa e extensão do campus janaúba
Caracterização da Ação
ciências sociais aplicadas
educação
educação
comunicação estratégica
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
lucas amaral souza silva
Voluntário(a)
cintia goncalves dias
Voluntário(a)
thiago henrique santos figueiredo
Voluntário(a)
talivia rodrigues brito
Voluntário(a)
geize nayara damascena silva
Voluntário(a)
thales francisco mota carvalho
Voluntário(a)
carlene ferreira fernandes
Bolsista
As redes sociais se tornaram uma parte importante da vida da população em geral e as Instituições de Ensino Superior, atentas às mudanças ocorridas, estão utilizando, cada vez mais, as redes sociais como elementos de fortalecimento da marca institucional e ampliação do relacionamento com o público-alvo. O objetivo do projeto é ampliar as formas de diálogo da UFVJM Campus Janaúba com a sociedade norte mineira por meio das mídias digitais. Dentre as ações previstas se destacam a ampliação dos canais de comunicação com a comunidade externa, por meio das redes sociais (Instagram, YouTube e WhatsApp), no intuito de levar ao conhecimento da comunidade externa virtual que a UFVJM está presente em Janaúba e é uma universidade pública, gratuita e de qualidade e, ao mesmo tempo, compartilhar conhecimentos e conhecer as percepções dos usuários (seguidores e não seguidores), por meio de realização de enquetes, caixinhas de perguntas, comentários e outras formas de interação, no intuito de aprimorar o modo de comunicação com a comunidade externa.
Diálogo, Interação, Redes Sociais
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do IBGE, em 2021, cerca de 90% dos domicílios brasileiros tinham acesso à internet. Esse percentual representou um crescimento em relação aos anos anteriores, consolidando a internet como um serviço essencial em grande parte das residências do país. A pesquisa também destacou que o uso de telefones celulares foi o meio mais comum de acesso à rede, representando cerca de 99,5% dos lares conectados. Nesse contexto, diversas Instituições de Ensino Superior têm adotado, de forma estratégica, as redes sociais para fortalecer suas marcas institucionais e ampliar o relacionamento com seu público-alvo (MONDINI ET AL., 2012, p. 48). Santos et al. (2022) reforçam que as redes sociais se tornaram uma parte integral da vida cotidiana, possibilitando interações entre indivíduos, sejam elas simultâneas ou assíncronas. Para esses autores, esse tipo de interação virtual pode contribuir significativamente no contexto acadêmico, tanto em atividades de ensino quanto em ações extensionistas. O projeto de extensão "UFVJM Tecendo Redes e Ampliando os Espaços de Diálogo" tem como objetivo apresentar à comunidade externa, de forma virtual, que a UFVJM está presente em Janaúba, sendo uma instituição pública, gratuita e de qualidade. Além disso, visa ampliar os espaços de diálogo com diferentes públicos, usuários das redes sociais. Entre as ações propostas, destacam-se: a criação de conteúdo para plataformas como Instagram, YouTube e WhatsApp; o compartilhamento de conhecimentos; a realização de enquetes e perguntas interativas, entre outras formas de engajamento, buscando compreender as percepções da comunidade sobre o Campus e melhorar a comunicação digital com esse público. A proposta utiliza o verbo "tecer" no gerúndio em seu título para enfatizar que as ações já estão em curso e que o envolvimento da Universidade com o público virtual deve ser contínuo. Além disso, "tecer" é uma metáfora amplamente empregada para descrever interações e diálogos, especialmente no contexto das redes sociais. Esse verbo sugere a ideia de construção, conexão e entrelaçamento, como se as interações fossem fios que se unem para formar uma trama. Dessa forma, a escolha de "tecer" reflete uma visão das redes sociais como um espaço de construção colaborativa, onde diferentes vozes e perspectivas se entrelaçam, resultando em algo maior e mais complexo. Assim, o termo não apenas descreve adequadamente as conversas nas redes sociais, mas também reforça a ideia de que cada interação acrescenta um fio à rede de conexões e ideias, contribuindo para a criação contínua de significados e relacionamentos. Essa projeto se caracteriza pela via de mão dupla, frequentemente mencionada na extensão universitária, pois ao planejar postagens, atender demandas da comunidade interna e externa, responder às interações virtuais, entre outras atividades, os estudantes participantes estarão aprimorando suas capacidades acadêmicas e profissionais. De acordo com o Plano Nacional de Extensão Universitária, é essencial que o acadêmico tenha uma interação efetiva com a sociedade, já que é nesse diálogo que se adquirem novos saberes, valores e interesses. Esses elementos são fundamentais para a formação de profissionais mais aptos a promover um desenvolvimento ético, humano e sustentável (FORPROEX, 2012).
O Campus Janaúba, atento às demandas da sociedade, tem se adaptado e investido em ações de extensão que utilizam ferramentas digitais. A iniciativa de se comunicar com a comunidade por meio de redes sociais começou em 2018 e ganhou força durante a pandemia (2020-2021), tornando-se essencial no período pós-pandemia. Nesse contexto, ao considerar que um dos objetivos do PIBEX é "ampliar e aprofundar as relações entre a UFVJM e outros setores da sociedade", percebe-se que, para o Campus Janaúba, um dos caminhos mais eficazes para alcançar esse objetivo e aumentar sua visibilidade é marcar presença ativa nas redes sociais, como Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp. De acordo com Mondini et al. (2012), a incorporação das redes sociais na realidade de instituições de ensino promove um senso de pertencimento, reforça o vínculo institucional dos estudantes com a universidade e amplia as interações sociais para além da troca entre colegas de curso. Esses autores ressaltam que muitas instituições de ensino superior passaram a utilizar as mídias sociais como parte de suas estratégias de marketing, visando melhorar a comunicação e o relacionamento com alunos atuais, potenciais e ex-alunos. Dessa forma, as redes sociais não só ampliam o alcance da instituição, mas também fortalecem seu impacto nas comunidades acadêmica e externa. De 2018 a 2023 as ações nas redes sociais eram uma das atividades do Projeto Conheça a UFVJM, para 2024 houve o desmembramento dele e o Tecendo Redes passou a figurar como um projeto, pois naquele momento, a equipe do projeto entendeu que o seu desmembramento facilitaria o alcance de melhores resultados e melhoria no serviço prestado. Nesse sentido, a reapresentação deste projeto se justifica pelos resultados positivos já alcançados e pela necessidade de fortalecer a interação com o público interno da UFVJM em Janaúba e o público externo nas redes sociais. As ações implementadas entre janeiro e setembro de 2024 intensificaram a comunicação externa por meio das plataformas Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp, com o objetivo tanto de informar a comunidade sobre a presença da UFVJM em Janaúba quanto de captar percepções dos usuários por meio de enquetes e interações diversas. A metodologia adotada tem demonstrado eficácia, especialmente no Instagram. No início do projeto, o perfil contava com 2.658 seguidores, e atualmente soma 3.775, representando um crescimento de 27% em apenas oito meses. Nos últimos 90 dias, o alcance foi de 23.894 contas, sendo 88,6% desse público composto por não seguidores. Isso resultou em 132.271 impressões e um engajamento de 1.388 contas, destacando a relevância do conteúdo variado, que inclui reels, publicações e stories. A maioria dos seguidores (44,9%) é de Janaúba, com uma faixa etária predominante entre 18 e 44 anos, o que reflete o sucesso das ações na segmentação do público, seguido por cidades do Norte de Minas, como Montes Claros e Porteirinha. No início do projeto, o canal do YouTube, contava com 901 inscritos e passou a contar com 931. Apesar do crescimento pequeno do número de inscritos, observou-se que nos últimos 30 dias, foram postados seis vídeos, gerando 74 visualizações e três novos inscritos. O WhatsApp, através do número (38) 3532-6808, tem sido utilizado como uma ferramenta ágil para o contato direto com a comunidade interna e externa, prestando esclarecimentos e respondendo a dúvidas. No entanto, o projeto ainda não dispõe de uma ferramenta para mensurar os resultados obtidos por meio dessa plataforma, mas vale destacar que nos períodos de matrículas os candidatos inscritos nos cursos de Janaúba receberam ao menos um atendimento via WhatsApp. O monitoramento contínuo das redes sociais tem evidenciado um impacto significativo na sociedade, ao oferecer uma visão abrangente da universidade e estimular visitas de escolas, reforçando a conscientização sobre o ensino gratuito e de qualidade proporcionado pela UFVJM. Os resultados até agora obtidos ressaltam a importância de manter a diversidade de conteúdos e realizar análises regulares dos insights, garantindo uma comunicação eficaz e o crescimento contínuo da interação com a comunidade. Além disso, esta proposta está vinculada ao Programa de Extensão Conhecendo a UFVJM Campus Janaúba (202104000061), interagindo com outras 13 ações de extensão do Campus. Essa integração potencializa a possibilidade de atingir a meta de aumento no número de seguidores nas redes sociais, ampliando a participação da comunidade regional em futuros eventos virtuais promovidos por esses canais de comunicação. De acordo com o Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais, "fazer comunicação pública é assumir a perspectiva cidadã na comunicação, envolvendo temas de interesse coletivo" (BRASIL, 2012, p. 12). Nesse contexto, é importante destacar que a continuidade dessas ações de comunicação com a sociedade, por meio digital ou remota, não transformará o público-alvo em meros receptores passivos de informações sobre o campus, seus cursos e processos seletivos. Pelo contrário, o público será um agente ativo, capaz de compartilhar seus conhecimentos, expressar suas expectativas e expor suas maiores dificuldades e dúvidas em relação aos serviços prestados pela universidade. Dessa forma, a comunicação digital visa fortalecer o diálogo, promovendo uma relação mais participativa e colaborativa entre a UFVJM e a comunidade. Silva e Goulart (2010), em sua pesquisa, evidenciaram que os temas postados pelas Instituições de Ensino Superior em comunidades sociais devem estar alinhados às necessidades e aos desejos coletivos, relacionados à vivência acadêmica dos membros nessas instituições e interconectados entre si. Isso demonstra que, mais do que simplesmente fazer parte e possuir um canal de comunicação, a instituição deve ter uma voz ativa e direcionar suas estratégias para a perspectiva do público-alvo neste caso, o aluno e/ou potencial aluno. Nesse contexto, as informações e percepções coletadas em cada ação do projeto, por meio dessas interações, têm o potencial de impactar e aprimorar diversos aspectos, como: a divulgação das formas de ingresso, editais e processos de matrícula, envolvendo a Prograd; o planejamento das atividades do IECT, unidade responsável pela oferta dos cursos; além da ampliação ou criação de novos serviços prestados pela universidade, entre outros. Assim, espera-se que as ações propostas neste projeto continuem a contribuir para uma maior inserção da UFVJM na comunidade externa, fortalecendo a presença e o reconhecimento da instituição. Acredita-se que o engajamento nas redes sociais terá um efeito positivo no engajamento em atividades e serviços presenciais oferecidos pelo campus, como o aumento da participação em cursos de extensão, nos processos seletivos e em eventos, como a Semana das Engenharias, entre outros. Dessa forma, as redes sociais atuam como um elo estratégico entre o ambiente virtual e as interações presenciais, potencializando o alcance e o impacto das iniciativas da universidade. Desse modo, a presença da UFVJM Campus Janaúba nas redes sociais poderá contribuir na superação de dificuldades como a falta de conhecimento da existência da Universidade Federal em Janaúba, baixa participação de candidatos/potenciais alunos nos processos seletivos e pouca participação externa nos eventos promovidos pelo Campus. Poderá também contribuir para o intercâmbio de conhecimentos entre docentes, técnicos e discentes de diferentes áreas do conhecimento, a troca de saberes e a oferta de novos serviços demandados pelos diferentes grupos alcançados pelas mídias sociais. Em sintonia com as tendências dessa nova forma de comunicar com a comunidade externa e de fazer extensão, a presente proposta se vincula dentro de duas áreas temáticas das linhas de extensão descritas no Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM: Comunicação estratégica e Tecnologia da Informação e utilizará em 2025 somente as seguintes mídias sociais: I)Instagram - O Instagram é uma mídia social com foco em imagens. Permite que seus usuários criem um perfil, façam uma foto ou vídeo, escolham um filtro para mudar sua aparência e publiquem. A plataforma permite, ainda, o compartilhamento do conteúdo com demais redes como o Facebook, o Twitter, o Tumblr, entre outros (BRASIL, 2014, p.30). Para De Souza Alves et al (2022) as mídias sociais atuam como ponte entre a produção acadêmica e a população, que muitas vezes não é alcançada pelo meio tradicional de divulgação científica, como palestras e publicações acadêmicas. Para esses autores, o Instagram pode ser um forte aliado para a divulgação científica durante um projeto de extensão por garantir que a comunidade tenha acesso rápido ao conteúdo. II) YouTube - Rede exclusivamente focada em vídeos, permitindo que usuários possam fazer uploads (publicação), assistir/visualizar e fazer downloads de vídeos de forma gratuita e compartilhar (BRASIL, 2014, p.24). III) WhatsApp Business - é uma ferramenta criada para ajudar as empresas a se comunicarem com seus clientes, que facilita a interação e oferece ferramentas para automatizar, classificar e responder rapidamente a mensagens (WhatsApp Business, 2023). Essas quatro mídias sociais apresentam ferramentas que atendem a necessidade de comunicação com a comunidade externa da região de inserção do Campus Janaúba e já foram/são utilizadas por outras ações de extensão lideradas por servidores do referido Campus. Para 2025, o facebook (https://www.facebook.com/ufvjmcampusjanauba/) será utilizado somente para acesso a plataforma Meta Business Suite, pois apesar de ter sido a mídia social mais importante do Campus no período de 2014 a 2018, a partir de 2019 perdeu audiência para o perfil do Instagram, criado com a mesma nomenclatura @ufvjm_janauba, por membros do projeto de extensão Conheça a UFVJM-Campus Janaúba, que esteve vigente desde essa época. Em suma, o projeto Tecendo Redes se revela essencial para fortalecer a comunicação e a presença da UFVJM Campus Janaúba junto à comunidade externa, utilizando ferramentas digitais de forma estratégica e inclusiva. Ao criar pontes entre a universidade e a sociedade, este projeto não apenas amplia a visibilidade da instituição, mas também promove a interação ativa dos diferentes públicos, reforçando o papel da universidade como um espaço de diálogo, compartilhamento de conhecimento e extensão. As ações propostas contribuem para a superação de desafios relacionados à falta de informação sobre a presença da UFVJM na região, aumentam o engajamento em eventos e processos seletivos, e incentivam a participação em iniciativas acadêmicas e sociais. Dessa maneira, o projeto reafirma o compromisso da UFVJM com a democratização do ensino e com o impacto positivo que a comunicação digital pode gerar na promoção de um ensino superior de qualidade e acessível
Geral: Ampliar as formas de diálogo com a sociedade norte mineira por meio das mídias digitais. Específicos: • Informar a comunidade externa virtual sobre a presença da UFVJM em Janaúba, destacando que se trata de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, com a participação ativa de estudantes na elaboração de conteúdos informativos e de divulgação. • Oferecer agilidade no atendimento e outras formas de diálogo à comunidade interna e externa, com a capacitação de estudantes para atuarem como facilitadores no atendimento via WhatsApp e redes sociais, promovendo uma comunicação mais eficaz. • Aprimorar o perfil do Instagram @ufvjm_janauba e explorar seu potencial de alcance, envolvendo estudantes na criação e curadoria de conteúdo visual e informativo que represente a vivência acadêmica no Campus Janaúba. • Criar uma lista no YouTube com depoimentos de egressos dos cursos do IECT/Campus Janaúba, incentivando a participação dos estudantes na gravação e edição dos vídeos, para que possam compartilhar suas experiências e trajetórias profissionais. • Fortalecer a marca/imagem da UFVJM nas mídias digitais, promovendo a capacitação dos estudantes em estratégias de marketing digital e gestão de redes sociais, de modo que eles possam contribuir ativamente na construção e promoção da imagem institucional.
•Aumentar para 5k o número de seguidores do Instagram (@ufvjm_janauba), que em 18/10/2024, era de 3883; •Aumentar para 1k o número de Inscritos no canal do YouTube(@ufvjm_janauba), que em 18/10/2024, era de 931; •Melhorar o quantitativo de contas alcançadas por meio das hastags e criar estratégias que aumente a interação do público com os post do Instagram em pelo menos 25%; •Fazer posts para públicos específicos ( estudantes do ensino médio, pessoas com ensino médico completo, de 18 a 45 anos, moradores de cidades no Norte de Minas) no intuito de popularizar as formas de ingresso da UFVJM; •Melhorar a frequência de publicação de vídeos no YouTube (ao menos 1 vídeo mensal); •Analisar mensalmente o Painel Profissional que contém os resultados do alcance e interação com as contas Instagram, YouTube e elaborar relatórios; •Levantar o quantitativo médio de atendimentos via WhatsApp, identificar os dias/horários e assuntos de maior demanda; •Escrever ao menos 1 artigo com o relato de experiência dos discentes (bolsista e voluntários).
A metodologia adotada para as ações de extensão por meio das mídias digitais e redes sociais do Campus Janaúba seguirá as quatro funções administrativas da Teoria Neoclássica: planejar, dirigir, controlar e organizar. Essas etapas, que podem ser executadas de forma concomitante em alguns momentos, são fundamentais para garantir uma comunicação eficaz e ética com a comunidade. PLANEJAMENTO Conforme Santos e Sanábio (2023), a função de planejamento é essencial para definir os objetivos organizacionais e os recursos necessários para alcançá-los. Essa etapa envolverá um diagnóstico detalhado das mídias a serem utilizadas, incluindo Instagram, YouTube e WhatsApp. A equipe do projeto, composta por técnicos, professores e discentes (bolsistas e voluntários), realizará uma análise do público-alvo, identificando aspectos como sexo, idade e localização geográfica, além de outros dados quantitativos relevantes. Este diagnóstico permitirá a compreensão do perfil do público e a identificação de pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças nas redes sociais. A participação da comunidade externa será incentivada por meio de enquetes e sugestões, assegurando que suas vozes e percepções sejam consideradas na elaboração das estratégias de comunicação. Além disso, a equipe se comprometerá a respeitar as diretrizes éticas estabelecidas, garantindo que o conteúdo compartilhado seja adequado e respeite os direitos dos indivíduos. ORGANIZAÇÃO Esta função visa estabelecer os meios necessários para implementar o planejamento. As ações de extensão serão organizadas com base nas demandas prioritárias identificadas, oferecendo espaços de diálogo que atendam aos interesses do público. As atividades serão executadas de forma síncrona (como transmissões ao vivo e atendimentos instantâneos via WhatsApp) e assíncrona (como postagens de conteúdo e vídeos no YouTube), promovendo a inclusão digital e ampliando o acesso à informação. O projeto busca garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, permitindo que os estudantes e docentes interajam de maneira colaborativa e criativa, contribuindo para o desenvolvimento de soluções inovadoras e relevantes para a comunidade. DIREÇÃO Esta etapa envolve a liderança e coordenação do projeto, incluindo a distribuição de tarefas entre os membros da equipe. A sensibilização da comunidade interna e externa para interagir nas redes sociais é crucial, assim como a aquisição de equipamentos e materiais necessários para a execução das atividades. A comunicação constante será promovida por meio de reuniões regulares e grupos de WhatsApp, garantindo um acompanhamento eficaz do progresso e da dinâmica do projeto. Ao promover um ambiente de colaboração, espera-se fortalecer a formação dos estudantes e sua participação ativa nas ações de extensão. CONTROLE A função de controle implica a avaliação contínua do desempenho das ações. Mensalmente, serão monitorados relatórios gerados pelos aplicativos das redes sociais, analisando fatores como frequência de publicações, tipos de interação e horários de maior engajamento. A participação do público será incentivada tanto de forma direta (por meio de curtidas, comentários e compartilhamentos) quanto indireta (inspirando novos conteúdos). Destaca-se que uma das parceiras deste projeto é a Superintendência Regional de Ensino (SRE), que antecipadamente deu anuência para que a coordenação do projeto entre em contato com as direções das escolas para divulgação das ações remotas e dos perfis das redes sociais vinculadas a esse projeto. A participação da (s) escola(s) será no incentivo dos estudantes a participarem das atividades realizadas,enviarem suas dúvidas e percepções sobre o Campus Janaúba. Para que o diálogo seja frequente com o público de estudantes, foi sugerido pela SRE que a articulação seja realizada com os líderes de turmas do ensino médio, portanto, uma das atividades será estabelecer contato com essas lideranças e definir o meio de comunicação mais direto com eles, a exemplo de grupos de WhatsApp ou outro a ser definido com os envolvidos. A presente proposta é viável por contar com uma equipe docentes, técnicos e discentes experientes com as referidas redes sociais, por possuir um potencial público alvo de seguidores e não seguidores, significativo, por não demandar ocupação de espaços/infraestrutura no Campus UFVJM. Além disso, esse projeto dialoga com outras ações de extensão vinculadas ao mesmo Programa, no intuito de potencializar os resultados junto à comunidade externa. Os equipamentos principais para este projeto será: i) câmera fotográfica/filmadora, que será utilizada a existente na Unidade Acadêmica, mediante assinatura de termo de responsabilidade pela coordenação do projeto e/ou câmera do celular de uso pessoal dos próprios membros da equipe, se for o caso; ii) celular, que será utilizado o já existente oriundo de uma doação/empréstimo e/ou o adquirido pela Prograd (solicitação constante no processo Sei nº 23086.011882/2022-55); iii) computador com acesso à internet, que será utilizado o de uso pessoal de cada servidor ou os disponíveis na biblioteca e laboratório de informática, se for necessário; iv) o arquivo fotográfico e de documentos gerados pelo projeto como será o caso de termo de uso de imagem e voz será arquivado nas nuvens. Além disso, este projeto promove a interação social ao conectar a universidade com a comunidade, fortalecendo a consciência sobre a importância do ensino superior público, gratuito e de qualidade, e contribuindo para a superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços.
BRASIL. Secretaria de Comunicação Social. Manual de orientação para atuação em mídias sociais identidade padrão do Poder Executivo Federal. Brasília, 2014. Disponível em: <https://www.gov.br/gestaodeconteudo/pt-br/arquivos/manual-de-redes-sociais-idg.pdf>. Acesso em: 9 out. 2023 CENTRAL DE AJUDA WHATSAPP BUSINESS . Sobre o WhatsApp Business. Disponível em: <https://faq.whatsapp.com/641572844337957/?locale=pt_BR>. Acesso em: 11 out. 2023. CNE. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 2, de 24 de abril de 2019. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia. Disponível em:https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_RES_CNECESN22019.pdf.> Acesso em: 17 out. 2023 Cristofoletti, Evandro Coggo; SERAFIM, Milena Pavan.Dimensões Metodológicas e Analíticas da Extensão Universitária. Revista Educação e Realidade. v. 45, p. 1-20, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/jY9GgBb45W8YhHLQYCggLNt/# Acesso em: 17 out. 2023 DE SOUZA ALVES, M. A. .; TORRIÃO FURTADO, A. C. .; GOMES SARAIVA, M. .; DE ALMEIDA, J. C. .; DA SILVA FERREIRA, M. A. .; LOURENÇO DE OLIVEIRA, F. . Mídias Sociais e Projetos de Extensão: O Instagram como ferramenta de divulgação científica. Caderno Impacto em Extensão, Campina Grande, v. 2, n. 1, 2022. Disponível em: <https://revistas.editora.ufcg.edu.br/index.php/cite/article/view/195>. Acesso em: 9 out. 2023. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus - AM, maio 2012. Disponível em: <http://ufvjm.edu.br/proexc/planoextensao.html>. Acesso em: 10 out. 2023 IBGE. Agência IBGE Notícias, 2022. Internet já é acessível em 90,0% dos domicílios do país em 2021. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34954-internet-jae-acessivel-em-90-0-dos-domicilios-do-pais-em-2021>. Acesso em: 17 out. 2023. MONDINI, Luis Cesar et al. Redes sociais digitais: uma análise de utilização pelas instituições de ensino superior do sistema ACAFE de Santa Catarina. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, Campo Largo -PR, v. 11, n. 1, p. 48-60, abr. 2012.. Disponível em: <https://www.periodicosibepes.org.br/index.php/recadm/article/view/902/587>. Acesso em: 9 out. 2023. ROCHA JÚNIOR, V. et al. Uso de mídias sociais no setor de ensino superior. Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 1, n. 2, p. 13-38, jan./abr. 2014. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/RBGI/article/view/2442/1479> . Acesso em: 9 out 2023. SANTOS, A. J. R. W. A. DOS; SOUZA, E. V. DE; MOREIRA, L. L.; MOTA, J. V. M. AS Redes Sociais aliadas à Extensão Universitária e sua contribuição na qualificação educacional. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 47-62, 29 dez. 2021.Disponível em: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/expressaextensao/article/view/21738/0> . Acesso em: 9 out 2023. SANTOS, Gilmar José dos; SANÁBIO, Marcos Tanure (Organizadores). Administração : princípios teóricos e práticos. Juiz de Fora : UFJF, 2013.Disponível em: <https://www2.ufjf.br/editora/wpcontent/uploads/sites/113/2018/02/administracao_principios_teoricos_e_praticos.pdf>. Acesso em: 19 out. 2023
A formação dos estudantes (bolsista e voluntários) oriundos dos cursos do Campus Janaúba (Ciência e Tecnologia, Engenharia Elétrica, Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas) favorece sua participação no projeto, pois suas matrizes curriculares abordam conteúdos que podem ajudar na solução de problemas relacionados às tecnologias digitais. Por sua vez, o projeto contribui para a formação desses alunos ao desenvolver habilidades e competências previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Engenharia, como a cooperação com a equipe do projeto, o olhar reflexivo para as ações remotas, o exercício da criatividade, o compromisso ético com as informações disponibilizadas no meio digital e outras características esperadas no perfil do egresso dos cursos de engenharias como I) estar apto a pesquisar, desenvolver, adaptar e utilizar novas tecnologias, com atuação inovadora e empreendedora; II) capacidade de reconhecer as necessidades dos usuários, formular, analisar e resolver, de forma criativa, os problemas de Engenharia (CNE, 2019). Os estudantes (bolsista e voluntários) serão capacitados nas metodologias do projeto por meio de reuniões com a equipe executora, leitura, estudos, consultas a tutoriais das redes sociais, FaQs e manuais disponíveis nas centrais de ajuda e, sempre que possível, realizando cursos de capacitação profissional, principalmente referente ao Instagram e ao YouTube. Essa preparação será crucial para a execução de atividades como: i) criação de conteúdos (vídeos, reels, textos e artes), ii) elaboração de enquetes e caixinhas de perguntas, iii) atendimento de demandas via WhatsApp, Direct e comentários, iv) encaminhamento de solicitações para setores responsáveis e retorno ao usuário, v) transmissão de eventos ao vivo via Instagram e YouTube, vi) mobilização da comunidade interna e externa, vii) coleta e organização de assinaturas em termos de uso de imagem, viii) gestão de arquivos e documentos na nuvem, ix) identificação das necessidades dos usuários e inovação contínua nas redes sociais. Todas essas atividades serão realizadas de forma integrada com docentes, técnicos e outros discentes, em alinhamento com os objetivos do Pibex. Essa integração ocorrerá nos mesmos moldes do projeto Conheça a UFVJM, ao qual a presente proposta se desmembrou em 2024, onde os discentes (bolsistas e voluntários) realizam tanto o preparo quanto a execução das atividades em conjunto com os servidores. A cada tarefa realizada, será avaliado o impacto e possíveis ajustes para aumentar o alcance e a eficácia. Acredita-se que o presente projeto também proporcionará uma vivência prática na extensão universitária, com destaque para a identificação de atores internos e externos, bem como suas práticas extensionistas e interação com a comunidade. Os estudantes reconhecerão que o projeto faz parte de um Programa de Extensão e, por sua natureza, se relaciona e conecta a outros projetos, eventos e campanhas, o que reforça a variedade de abordagens possíveis na extensão. Acrescenta-se neste processo o aprendizado sobre a relação ensino, pesquisa e extensão , que pode ser direta ou indireta (CRISTOFOLETTI; SERAFIM, 2020). Os estudantes entenderão os temas e problemas que a extensão busca resolver e seu impacto na comunidade acadêmica e externa. Serão preparados para trabalhar com metas e resultados esperados, utilizando indicadores qualitativos e quantitativos para monitoramento e avaliação, fundamentais para garantir que as ações do projeto estejam alinhadas com seus objetivos. A exemplo do que pode ser percebido em 2024, o projeto "UFVJM tecendo redes e ampliando os espaços de diálogo" contribui para a formação dos estudantes ao integrá-los à realidade da região Norte de Minas e parte do Sul da Bahia. Isso os prepara para os desafios profissionais e o exercício da cidadania no mundo atual, aprimorando competências como gestão de redes, planejamento, produção de conteúdo e análise crítica. Observou-se que houve troca de bolsistas 3 vezes em 2024, sendo o motivo o mesmo: discentes convidados a atuar em outros projetos de bolsas de maior valor, portanto, as habilidades trabalhadas no projeto contribuem para outras frentes de atuação do discente. O projeto também ajuda a superar a dificuldade da comunidade externa em conhecer o Campus Janaúba e populariza a existência do Campus de uma universidade pública, gratuita e de qualidade na cidade; para dialogar com maior agilidade e por meios diferentes e para fortalecer a marca/imagem da UFVJM nas mídias digitais.
O presente projeto é relevante porque resolve um problema interno do Campus Janaúba que é a ausência de um servidor/ setor responsável pelas redes sociais e o problema externo que é a agilidade no retorno das demandas apresentadas pela comunidade, aliado ao desconhecimento da existência do Campus Janaúba. Essa iniciativa surge como uma alternativa eficaz para manter a comunicação e o diálogo estabelecidos em outras propostas de extensão, que, devido ao seu significativo alcance, tornou-se inviável encerrar, da mesma forma que não é mais apropriado mantê-la vinculada a um único projeto, dada a sobrecarga das equipes envolvidas nas inúmeras ações presenciais e remotas. O desmembramento do projeto para 2024 e sua reapresentação para 2025 garante sua exequibilidade com maior eficácia, permitindo uma abordagem mais focada e adaptada às necessidades da comunidade. O fazer extensão por meio de redes sociais no período pós-pandemia inova o contexto da extensão no Campus Janaúba, ao contrário das experiências convencionais de cursos e oficinas promovidas após a pandemia. Esta abordagem digital não apenas amplia o alcance das ações, mas também facilita a interação com um público diversificado, assegurando que a UFVJM se mantenha acessível e relevante para a população da região. A continuidade deste projeto é vital para consolidar e expandir as relações da UFVJM com a comunidade externa, fortalecendo a visibilidade da universidade e seu compromisso com a educação pública, gratuita e de qualidade. Além disso, as metas estabelecidas no projeto 2024 foram parcialmente atingidas em 9 meses de execução e, acredita-se que a persistência dessas ações permitirá a coleta contínua de feedbacks da comunidade, essencial para aprimorar os serviços oferecidos e adaptar as estratégias de comunicação às demandas reais do público. Ademais, a reapresentação da proposta registro nº 202203000357, vinculada ao Programa Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba (registro nº 202104000061) reafirma o compromisso da instituição com a extensão universitária e também sinaliza uma nova fase de aprimoramento e inovação que será benéfica tanto para a universidade quanto para a comunidade local. Em resumo, a continuidade deste projeto é fundamental para garantir que a UFVJM, por meio do Campus Janaúba, não apenas mantenha sua presença e atuação na região, mas também fortaleça sua identidade como uma instituição que escuta, responde e se adapta às necessidades de sua comunidade. Essa interação mútua é essencial para a construção de um ambiente educacional mais inclusivo, participativo e transformador, promovendo, assim, um verdadeiro impacto social e cultural.
Público-alvo
Os usuários públicos alvo serão seguidores e não seguidores dos perfis utilizados pelo projeto, visando sempre aumentar o alcance do conteúdo e a interação. De forma direta pretende-se beneficiar com conteúdo e/ou interação 3 mil pessoas Esses beneficiários diretos serão os seguidores, usuários com maior potencial de interação e frequência de acesso/acompanhamento dos perfis/redes sociais. De maneira indireta, poderão se beneficiar desses canais de comunicação os não seguidores no caso Instagram e os não inscritos no caso do YouTube, estima-se atingir um público de 5.000 pessoas.
Municípios Atendidos
Janaúba
Nova Porteirinha
Jaíba
Verdelândia
Januária
Rio Pardo De Minas
Montes Claros
Porteirinha
Riacho Dos Machados
Bocaiúva
Parcerias
A participação inicial da Superintendência Regional de Ensino - SRE Janaúba é na articulação do contato da UFVJM com as direções das escolas para divulgação das ações remotas e dos perfis das redes sociais vinculadas a esse projeto. Esse apoio e colaboração da superintendente é fundamental para o convencimento e adesão das escolas, que por sua vez, participará ativamente na mobilização/ incentivo dos estudantes a participarem das atividades realizadas, enviarem suas dúvidas e percepções sobre o Campus Janaúba. Além disso, as escolas articularão o encontro com os líderes de turma, que serão atores essenciais nesta rede de diálogo que está sendo aperfeiçoada.Destaca-se ainda que em 2024, a SRE participou de posts colaborativos no Instagram, marcando escolas e incentivando o envolvimento em eventos promovidos pelo Campus Janaúba.
Cronograma de Atividades
:O planejamento das atividades e dos seus respectivos assuntos abordados será mensal. Será por meio de reuniões, preferencialmente, presenciais, onde a equipe irá definir onde se quer chegar naquele mês, o que deve ser feito, quem deverá fazer, como deverá ser feito e em que sequência serão realizadas.
A capacitação dos estudantes (bolsista e voluntários) será feito pela coordenação do projeto e contará com o apoio da antiga bolsista do projeto Conheça a UFVJM - Campus Janaúba, que compartilhará os aprendizados. as técnicas e as experiências adquiridas. Nesta capacitação está incluído momentos destinado para estudo de materiais de apoio como: central de ajuda e perguntas frequentes destas plataformas; Manual de Orientação para Atuação em Mídias Sociais do Governo Federal; Manual de Identidade da UFVJM.
A elaboração de conteúdo deverá contar com a participação efetiva dos participantes externos seja por meio de respostas a caixinhas, enquetes, mensagens, directs, onde será oportunizado espaço para que manifestem suas opiniões e percepções sobre a UFVJM, assim como sugestão de conteúdos a serem disponibilizados. Serão elaborados conteúdos para atividades síncronas e assíncronas. Na forma síncrona serão priorizadas : transmissão de eventos e/ou lives pelo Instagram e YouTube, atendimentos síncronos via WhatsApp e, quando necessário, chamadas de vídeo.Na forma assíncrona serão priorizadas: Posts de conteúdos de interesse do público alvo; disponibilização de vídeos no YouTube, envio de e-mails para articulação de audiência e propagação dos conteúdos, atendimentos assíncronos via WhatsApp entre outros. Os temas escolhidos deverão ser condizentes com o objetivo deste projeto.
A produção de fotos e vídeos dos espaços físicos do Campus ou de pessoas estudantes, professores, técnicos serão utilizadas, com frequência para atingir o público alvo (seguidores e não seguidores das redes sociais), buscar-se-á produzir vídeos atemporais de forma a suprir uma necessidade do Campus Janaúba de materiais de apresentação, que possam ser utilizados em outros eventos com a comunidade externa. Como este projeto dialoga com outras ações de extensão do Campus Janaúba, que se vinculam ao mesmo Programa, pretende-se coletar vídeos depoimentos do público participante, buscando apresentar suas percepções e a importância da UFVJM para a região.
A interação com a comunidade externa (seguidores e não seguidores) será constante, utilizando-se da rede social que proporcionar maior alcance para o público- alvo. Espera-se nesta atividade conseguir garantir que as interações sejam mais rápidas e eficientes, gerando confiança no público atendido e abrindo espaço para outros diálogos. Coleta da percepção da comunidade externa sobre o Campus WhatsApp, Caixinhas de perguntas, Directs, Enquetes
A avaliação envolve o monitoramento do desempenho alcançado mensalmente, a vigilância e o zelo pelo cumprimento das normas institucionais para publicações, a correção de possíveis problemas identificados, entre outras ações .
O diagnóstico da situação de cada mídia a ser utilizada será feita pela equipe de técnicos, professores e discentes (bolsista e voluntários). Eles farão o diagnóstico da situação de cada mídia a ser utilizada: Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp para a identificação do público usuário (seguidores e não seguidores) como forma de conhecer o perfil do potencial público alvo do projeto. De acordo com os painéis profissionais das redes sociais o perfil será de pelo menos os seguintes aspectos: sexo, idade, cidade/estado, país, frequência de acesso, se seguidor ou não seguidor.