Visitante
PALAVRA SAÚDE: mini-programas de áudio sobre ecologia e saúde humana orientados pela linguística cognitiva
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
alex sander dias machado
20251012025396104
faculdade de medicina de diamantina - famed
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
comunicação
grupos sociais vulneráveis
regional
Não
Membros
thamiris oliveira goncalves
Bolsista
Este é um projeto de extensão universitária, ativo desde 2019, que aborda a relação entre "Saúde Humana e Saúde Ambiental". O tema é discutido por meio de mini-programas de áudio, com duração de até 7 minutos, transmitidos pela rádio 98,5 FM de Diamantina, com alcance regional, e também disponibilizados em um canal de podcast no Spotify. Cada episódio é guiado por uma palavra-chave, que é explorada à luz da Teoria Ecossocial e da Abordagem Ecossistêmica de Saúde. As palavras-chave são escolhidas e elaboradas pela equipe do projeto, com base em reuniões periódicas com professores da Faculdade de Letras da UFVJM, que orientam a escrita a partir de conceitos da linguística cognitiva, evidenciando a interdisciplinaridade da iniciativa. Os episódios são compostos por: (1) uma vinheta de abertura criada pela equipe, junto com uma breve apresentação do projeto e seus objetivos; (2) a leitura de um texto entre 100 e 200 palavras, que define e exemplifica o contexto da palavra-chave, destacando sua relevância para a Saúde Humana; (3) a declamação de um trecho de poema ou letra de música relacionado à palavra discutida; (4) a execução da música cuja letra foi declamada; e (5) a vinheta de encerramento, seguida de agradecimentos e oferecimentos do programa. Essa iniciativa se justifica pela necessidade de um maior engajamento entre as Faculdades de Medicina e de Letras de Diamantina e a população regional, que poderá sugerir palavras-chave para serem exploradas em novos programas. Acredita-se que a comunicação de temas de saúde em linguagem simples, associada à música, possa gerar uma memória afetiva, capaz de influenciar mudanças nos hábitos de vida. Essa memória, ao tornar a pessoa mais consciente sobre a prevenção e origem de doenças, contribuirá para uma vida mais saudável e incentivará a disseminação do conhecimento sobre saúde. O projeto conecta ciência, música, memória e saúde.
Memória afetiva musical, Atenção Primária a Saúde, Música, Ecologia, Saúde Humana
No Brasil, a partir dos anos 1990, foram implementadas políticas públicas voltadas para a promoção da saúde, com foco na Atenção Primária à Saúde (APS), destacando a importância do trabalho junto às famílias e comunidades locais (Aquino, 2014). Muitas doenças crônicas não transmissíveis, doenças infecciosas e problemas de saúde estão associadas aos hábitos de vida das pessoas e ao ambiente em que vivem. No entanto, percebe-se que ações de promoção da saúde centradas apenas em estimular mudanças individuais nos hábitos de vida são menos eficazes do que aquelas que incentivam a reflexão sobre os determinantes gerais das condições de saúde (Pelegrini Filho et al., 2014). Inovações nessa área, tanto no nível individual quanto coletivo, devem incluir ações de educação e comunicação em saúde que promovam a compreensão do autocuidado e a importância dos determinantes sociais na saúde das populações (Brasil, 2011). A linguística cognitiva, um campo relativamente recente da linguagem, surgiu na década de 1980, impulsionada pelo interesse na questão do significado e pela crescente investigação psicolinguística da época (Rosch, 1978). Esta abordagem considera a linguagem como um meio de conhecimento, conectado à experiência humana no mundo. As unidades e estruturas da linguagem são vistas não como entidades isoladas, mas como expressões de capacidades cognitivas gerais, organização conceitual, princípios de categorização e processamento, além da experiência social, cultural e individual. Os principais temas de estudo da linguística cognitiva incluem: categorização linguística (prototipicidade, polissemia, modelos cognitivos, metáforas e imagens mentais), princípios funcionais da organização linguística (iconicidade e naturalidade), a relação entre sintaxe e semântica, a base pragmática da linguagem e a conexão entre linguagem e pensamento, discutindo tanto o relativismo quanto os universais conceituais (Silva, 2019). Com o tempo, a linguística cognitiva consolidou-se em torno de conceitos como categorização, metáforas e metonímias conceituais, esquemas imagéticos, modelos cognitivos e culturais, além dos processos cognitivos da gramática (Silva, 2019). Nas últimas décadas, avanços nas neurociências têm proporcionado maior compreensão sobre a relação entre música e o sistema nervoso central. Estudos com imagens de ressonância magnética mostram que a música influencia diversas áreas do cérebro, como o cerebelo, corpo caloso, córtex motor e auditivo. A música evoca emoções e registra momentos na memória, e pesquisas indicam que, ao ativar áreas como o hipocampo, ela pode ajudar no resgate de memórias aprendidas, contribuindo para intervenções em doenças como o Alzheimer (Rocha et al., 2013). A relevância da comunicação radiofônica nos dias de hoje tem sido evidenciada por estudos que mostram a convergência entre o rádio tradicional e as plataformas digitais, como Facebook, YouTube, Spotify e portais de rádios online, permitindo que emissoras sejam ouvidas ao vivo em qualquer lugar do mundo. O termo "rádio hipermidiático" refere-se às estações que integram diferentes linguagens e formatos, mantendo o áudio como foco principal (Bertoncello, 2019). No projeto Palavra Saúde, criado em 2020, foram produzidos 10 mini-programas no primeiro ano de sua existência. O objetivo foi conectar novo conhecimento com memória afetiva, contribuindo para a promoção da saúde entre os ouvintes da região do Vale do Jequitinhonha. Essa realização foi publicada em 2021 na revista de extensão da Universidade Federal de Goiás e já recebeu diversas citações (Machado et al., 2021). Com base nessas referências atuais, o projeto visa continuar explorando temas de promoção da saúde, utilizando uma abordagem que combina verbetes ecológicos, antropológicos e humanos de saúde, em linguagem acessível e contemporânea, seguindo princípios da linguística cognitiva. A proposta é associar esses verbetes a músicas populares, gerando memória afetiva e ajudando a fixar o conteúdo através das emoções despertadas pela música, promovendo a reflexão sobre autocuidado e incentivando mudanças nos hábitos de vida.
Desde sua criação, a Faculdade de Medicina de Diamantina (Famed) da UFVJM tem mantido um forte vínculo com a região, integrando ensino, pesquisa e extensão de forma indissociável. Reafirmando esse compromisso, o projeto PALAVRA SAÚDE utiliza a Rádio 98,5 FM de Diamantina e um canal de podcast no Spotify como veículos para promover educação em saúde junto à população regional. O objetivo do projeto é incentivar hábitos saudáveis de autocuidado e saúde coletiva, por meio da criação de uma memória afetiva, vinculando conceitos importantes em saúde a músicas conhecidas. A ampla audiência regional da Rádio 98,5 FM, que alcança as áreas do Alto Jequitinhonha e Vale do Jequitinhonha, faz desse meio de comunicação um canal essencial, com grande inserção tanto na comunidade acadêmica quanto na não acadêmica, e que precisa ser fortalecido. O projeto trabalha com verbetes em linguagem simples, que sintetizam conceitos fundamentais em saúde, e visa despertar nos ouvintes uma reflexão sobre os determinantes gerais das condições de saúde, evocando sentimentos a partir das memórias musicais. O projeto também incentiva a participação ativa do público, ouvindo opiniões e recebendo sugestões de temas e músicas por meio das redes sociais. Além disso, os estudantes envolvidos na produção dos mini-programas desenvolvem habilidades de comunicação e linguagem adequadas à realidade da população local. A interdisciplinaridade é uma característica central do projeto, conectando estudantes de Medicina e Letras, assim como os professores e técnicos participantes. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é uma marca deste projeto. Professores e alunos (atualmente 20 estudantes em 2023) participam de reuniões periódicas voltadas para a formação em escrita, orientada pela linguística cognitiva, com a pesquisa sendo discutida regularmente, a fim de consolidar a metodologia científica por meio da leitura de artigos sobre os temas abordados em cada mini-programa. A extensão, que é o carro-chefe do projeto, se concretiza sempre que algum ouvinte, seja pela rádio ou pelo Spotify, consome os conteúdos gerados. Nesse momento, a comunidade está aprendendo sobre saúde de forma eficaz, o que pode levá-la a modificar seus hábitos de vida, atingindo o principal objetivo do projeto.
Objetivo Geral: Gerar reflexão e consolidar um conceito relevante para a saúde humana, despertando ou criando uma memória afetiva por meio da música. Objetivos Específicos: Formar uma equipe de discussão ativa sobre os temas de Saúde e Ecologia Humana, tanto individual quanto coletiva, com a participação de estudantes, técnicos e professores das Faculdades de Medicina e Letras da UFVJM, para realizar ações de extensão universitária. Desenvolver definições contemporâneas para palavras-chave (verbetes) relevantes à Saúde Humana e Ambiental, com até 200 palavras, baseadas nos princípios da linguística cognitiva. Associar essas definições a letras e melodias de músicas populares, criando uma conexão entre os conceitos e a música. Produzir mini-programas de áudio de curta duração, nos quais as definições dos verbetes sejam vinculadas a poesias e melodias de canções conhecidas. Veicular os mini-programas em rádios regionais e plataformas digitais, como podcasts. Receber sugestões de temas para serem abordados, a partir de verbetes propostos pelos ouvintes. Promover a recategorização semântica de palavras que normalmente não são associadas diretamente a temas de saúde, criando novos significados. Participar de atividades de promoção e educação em saúde nas comunidades do Alto Jequitinhonha, divulgando os programas e conteúdos por meio de saraus itinerantes. Avaliar a efetividade da recategorização das palavras e da criação de memórias afetivas, considerando os efeitos sobre as reflexões e os hábitos de vida e saúde dos ouvintes.
1- Construir uma equipe multidisciplinar para discussão e formação coletiva do conceito de Linguagem cognitiva para educação em saúde entre estudantes, professores e técnicos das faculdades de Medicina e Letras da UFVJM. Impacto direto: Equipe 20 pessoas Impacto indireto: convívio da equipe com colegas 60 pessoas 2 - Produzir ao menos 10 mini programas no formato mp3 de no máximo 7 min, sobre ecologia e saúde humana . Impacto direto: Equipe 20 pessoas aperfeiçoando a escrita orientada pela linguística cognitiva e meios digitais de divulgação. Impacto indireto: convívio da equipe com colegas – 60 pessoas 3 Veicular esses mini programas, em série, em plataformas digitais (“Spotify”) e rádio comunitária regional, recebendo sugestões de temas e músicas. Impacto direto: Equipe 20 pessoas Impacto indireto: 10 mil ouvintes 4 - Avaliar, a partir do envio de questionários aos ouvintes, a efetividade e qualidade do projeto. Impacto direto: Equipe 20 pessoas Impacto indireto: respostas ao questionário - 50 pessoas 5 - Obter exito na comunicação cognitiva efetiva e recategorização de palavras importantes para a saúde e ecologia humana. Impacto direto: 10 mil ouvintes. Impacto indireto: pessoas do convívio dos ouvintes - 20 mil. 6 Gerar uma memória afetiva musical, ligando o conteúdo trabalhado ao sentimento que a música desperta na pessoa ouvinte promovendo mudanças atitudinais de promoção á saúde. Impacto direto: 10 mil ouvintes. Impacto indireto: família e convives do ouvinte - mil pessoas. 7 - A detenção do conhecimento pelo ouvinte o fará em diálogos com os seus próximos, multiplicar o aprendizado disponibilizado em cada mini programa. Impacto direto: 10 mil ouvintes. Impacto indireto: família e convives do ouvinte – 20 mil pessoas. 8 - Divulgar os programas e conteúdos na forma de saraus itinerantes. Impacto direto: 100 pessoas poetas/artistas convidados Impacto indireto: 1000 pessoas participantes ouvintes dos saraus
Etapas do Projeto PALAVRA SAÚDE 1- Preparação dos programas PALAVRA SAÚDE - Realização de reuniões semanais com a equipe de professores e pelo menos 20 alunos da FAMED e do curso de Letras UFVJM para discussão e seleção de verbetes a serem descritos como termos de relevância para a saúde humana e ambiental. - Divisão da equipe em SUB-EQUIPES para preparação de textos de até 200 palavras sobre os verbetes a serem conceituados e descritos, sendo que serão descritos um total de 2 a 4 verbetes por mês. - seleção pela equipe da musica popularmente conhecida para associação e vinculação com o tema em questão, a ser proposta por cada sub-equipe em reunião semanal. - antes iniciarmos as gravações dos mini programas devemos ter pelo menos 4 verbetes preparados. 2- Execução do Programa PALAVRA SAÚDE - Cada mini-programa terá a duração de 6-7 minutos e constará das seguintes etapas: (1) 'Dingle' inicial produzido pela própria equipe, uma rápida apresentação do projeto de extensão e seus objetivos - 20'; (2) leitura de texto de até 100 a 200 palavras conceituando, definindo e exemplificando o contexto daquele verbete, sua importância e interação com a Saúde Humana - 2'; (3) declamação de um pequeno trecho de poema letra de música que se relacione com o verbete descrito - 20'; (4) execução da música a qual teve seu trecho declamado - 3-5'; (5) execução do 'dingle' final e finalização com oferecimento e agradecimentos do programa e projeto - 20'. A leitura que vai ao ar do texto do verbete deverá ser feita pela sub-equipe responsável por sua escrita com os alunos se identificando antes da leitura. A proposta inicial é de que sejam veiculados na Rádio a 98,5 FM diamantina um mini programas semanais com reprises duas ou três vezes por semana. Alem de disponibilizados como Podcasts na plataforma Spotify e Instagram (@palavra.saude). (6) Avaliação do Projeto - A avaliação da efetividade do programa de rádio na criação de memórias afetivas será realizada a partir de questionário aplicado junto a população de Diamantina Minas Gerais, submetido por e-mail. Tal questionário será aplicado no quinto mês e no décimo mês de execução do projeto. Adequações no formato e conteúdo deverão ser realizadas a partir das sugestões e avaliações no sexto e o décimo primeiro mês com o objetivo de melhorar sua efetividade. Nas reuniões semanais da equipe do projeto, avaliações constantes serão realizadas e documentadas no intuito de melhor adequar os resultados parciais aos objetivos pretendidos. Os ouvintes poderão enviar a numero de Whatsapp disponibilizado pela radio, sugestões de verbetes e feedbacks sobre efeitos e formatos dos programas.
Bertoncello, Marcos Notari. A convergência no radiojornalismo : uma análise das transmissões da rádio Jovem Pan de São Paulo através do facebook. Dissertação, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, PUC-RS, 2019. Acessado 20/09/2019 em:http://tede2.pucrs.br/tede2/handle/tede/8566Brasil, 2011. MACHADO, A. S. D. .; ARRUDA, N. L.; CUNHA, G. A. S. da . Palavra saúde: podcasts, linguística cognitiva, saúde e ecologia humana. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. DOI: 10.5216/revufg.v21.70422. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70422. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise de Situação de Saúde. Plano de ações estratégicas para o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) no Brasil 20112022. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2011. PELLEGRINI FILHO, A.; BUSS, P. M.; ESPERIDIÃO, M. A. Promoção da Saúde e seus fundamentos: determinantes sociais da saúde, ação intersetorial e políticas saudáveis. In: PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (Org.). Saúde coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Med Book. 2014. p. 305-326. ROCHA, Viviane Cristina da; BOGGIO, Paulo Sérgio. A música por uma óptica neurocientífica. Per musi, Belo Horizonte , n. 27, p. 132-140, June 2013 . Available from <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517- 75992013000100012&lng=en&nrm=iso>.access on 30 Sept. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1517- 75992013000100012. Silva, Augusto Soares. A LINGUÍSTICA COGNITIVA UMA BREVE INTRODUÇÃO A UM NOVO PARADIGMA EM LINGUÍSTICA. Universidade Católica - Faculdade de Filosofia de Braga. Fonte:http://www.facfil.ucp.pt/lingcognit.htm TEIXEIRA, C. F.; VILASBÔAS A. L. Q. Modelos de Atenção à Saúde no SUS: Transformação, Mudança ou Conservação? In: PAIM, J. S.; ALMEIDA FILHO, N. (org.). Saúde Coletiva: teoria e prática. Rio de Janeiro: Med Book. 2014. Pag. 287- 302.
A equipe do projeto é composta por professores e técnicos dos cursos de Medicina e Letras, que atuarão como orientadores dos estudantes em todas as fases da iniciativa. No entanto, o projeto promove a integração entre docentes, discentes e técnicos-administrativos na execução das ações de extensão universitária. Sob a supervisão do coordenador, os estudantes serão responsáveis por todas as etapas do projeto, incluindo a criação e seleção dos verbetes, elaboração dos textos em equipes, leitura e gravação (sempre com a participação de uma aluna e um aluno), escolha da música tema e envio ao coordenador para a finalização dos mini-programas. Os estudantes terão seus nomes divulgados em cada programa e acompanharão as avaliações feitas pelos ouvintes. Este projeto de extensão tem como base a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, uma vez que os alunos envolvidos participarão ativamente da elaboração dos textos, que serão revisados e orientados pelo coordenador docente. Além disso, a interação entre estudantes de diferentes áreas do conhecimento ampliará a compreensão sobre a importância do diálogo interdisciplinar na solução de questões tanto de saúde quanto de educação. A pesquisa em revistas científicas, livros atuais e bibliografias, tanto médicas quanto não médicas, será fundamental para a definição dos verbetes, exigindo dedicação ao método científico por parte da equipe, o que pode, futuramente, servir de base para publicações dos resultados alcançados. O aspecto extensionista do projeto é o seu maior legado, já que o público-alvo das rádios, plataformas digitais e outros meios de comunicação receberá educação e orientações em saúde que ultrapassam os limites da universidade. Além disso, os ouvintes poderão contribuir com sugestões para o projeto.
A integração entre as ciências da Linguística e Letras com a área da Saúde é uma iniciativa inusitada, mas extremamente relevante, especialmente neste período pós-pandemia, em que a comunicação eficaz sobre hábitos saudáveis se tornou essencial. A aplicação da linguística cognitiva à educação em saúde tem o potencial de trazer benefícios tanto para a equipe envolvida quanto para a população ouvinte. A principal relevância do projeto, em execução desde 2023, é sua capacidade de promover uma inovação no entendimento e na recategorização semântica e imagética de palavras. Avaliações iniciais já demonstram que muitas palavras, antes não associadas à área da saúde, passaram a ser compreendidas dentro desse novo contexto após a escuta dos mini-programas. O maior ganho do projeto Palavra Saúde é justamente essa recategorização. Um exemplo claro é a palavra “varanda”, que, inicialmente, é associada à construção civil. Contudo, após ouvir o podcast onde se discute a importância de uma varanda para se expor ao sol, cultivar plantas, respirar ar fresco ou realizar exercícios, a pessoa passa a relacionar esse termo também com saúde. Esse novo entendimento pode gerar mudanças positivas nos hábitos de vida e saúde. Atualmente, há 32 podcasts em execução nas rádios e plataformas digitais. Em 2023, o projeto lançou uma nova atividade: os saraus itinerantes chamados "Desengaveta", que contaram com a participação de poetas e artistas, tanto do projeto quanto externos. Esses eventos permitiram a divulgação dos mini-programas e trouxeram um valioso retorno do público. Já em 2024 ocorreram várias ações de promoção a saúde das comunidades dos Vales do Jequitinhonha, levando estudantes de diversos cursos da saúde para conversar com a população local. Para o próximo ano, a proposta é aprimorar essa atividade, resultando em mais visitas e mais ações que associam tanto saúde quanto a arte.
Público-alvo
Pessoa ouvinte da cidade ou região. Sendo que cada um dos miniprogramas passam 2 vezes por semana.
Ouvintes do canal no Spotify e seguidores do Instagram que de forma ativa buscam ouvir os miniprogramas, o buscando ou encontrando no Instagram ou postagens de whatsapp e clicando no link ou buscano por Palavra saude no Spotify e Google streaming.
Equipe multidiciplinar para discussão e formação coletiva do conceito de Linguagem cognitiva para educação em saúde. Professores, técnicos e estudantes das faculdades de Letras eMedicina da UFVJM.
Residentes das comunidades do Alto Jequitinhonha que participarão das atividades empregadas em suas cidades.
Municípios Atendidos
Diamantina
Serro
Mendanha
Turmalina
Senador Mourão
Caçaratiba
Parcerias
Divulgação dos miniprogramas de forma semanal além de centralizar as sugestões dos ouvintes.
Contribuir para que possamos levar melhores condições de assistência à saúde concomitantemente a institucionalização do Ensino, Pesquisa e Extensão da UFVJM participando em uma comunidade de grande potencial.
Trabalhar junto à promoção da saúde em comunidades do alto Jequitinhonha.
Apoiar as atividades do Projeto, ajudando na divulgação de atividades presenciais, bem como em auxílios nas atuações, desde que previamente combinado.
Realizar a busca de demandas sociais em saúde nessas comunidades e, posteriormente, realizar ações de promoção por meio de atividades com propostas recreativas e lúdicas, grupos operativos, visitas domiciliares e tendas itinerantes de educação em saúde.
Cronograma de Atividades
Criação e seleção da equipe nas faculdades de Medicina e Letras da UFVJM
Escrita, correção, gravação dos miniprogramas
Veiculação periodica dos miniprogramas no radio e spotify.
Escrita dos relatórios, resumo oi artigos cientificos e avaliações do projeto
Participar e realizar ações de promoção e educação em saúde junto a comunidades do municipio e do alto jequitinhonha divulgando os programas e conteúdos na forma de Saraus itinerantes.