Visitante
Capa da Invisibilidade: Desvendando a Magia da Tecnologia
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
fidel edson de souza
20251012025272348
universidade federal dos vales do jequitinhonha
Caracterização da Ação
ciências exatas e da terra
educação
comunicação
metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Sim
Membros
elém patrícia alves rocha
Vice-coordenador(a)
thaís de fátima araújo silva
Voluntário(a)
hélio oliveira ferrari
Voluntário(a)
leonardo azevedo sá alkmin
Voluntário(a)
joão pedro fialho santos
Bolsista
O projeto de extensão "Capa da Invisibilidade: Desvendando a Magia da Tecnologia" tem como objetivo apresentar um software desenvolvido para reproduzir o famoso efeito da capa da invisibilidade, inspirado no universo de Harry Potter. As atividades serão realizadas tanto durante as visitas de escolas ao campus Janaúba da UFVJM, no âmbito do programa "Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba", quanto em eventos promovidos pelas próprias escolas, como feiras de ciência. Com uma abordagem interativa e educativa, o projeto busca despertar o interesse de alunos da região pela ciência e tecnologia, demonstrando de forma lúdica como a tecnologia pode ser aplicada para criar efeitos surpreendentes. Além das demonstrações do software em funcionamento, haverá explicações dos princípios científicos envolvidos no efeito da invisibilidade e momentos em que os alunos poderão interagir com a tecnologia. A iniciativa pretende popularizar a ciência e tecnologia, inspirando os jovens a explorar inovações tecnológicas e incentivando o pensamento crítico e criativo.
Tecnologia, Python, Educação Científica, Ciência e Tecnologia.
O projeto "Capa da Invisibilidade: Desvendando a Magia da Tecnologia" busca explorar a interseção entre ciência, tecnologia e educação, com o objetivo de despertar o interesse de alunos do ensino básico pela ciência e inovação. No contexto de Janaúba e da região norte de Minas Gerais, onde o índice de evasão escolar no ensino médio é preocupante e o acesso a recursos tecnológicos muitas vezes é limitado, a aproximação com o conhecimento científico e tecnológico de forma acessível e interativa torna-se essencial para incentivar a permanência dos alunos no ambiente escolar e promover novas perspectivas educacionais. Inspirado pelo famoso efeito da capa da invisibilidade do universo de Harry Potter, este projeto utiliza um software desenvolvido com a linguagem Python e a biblioteca OpenCV para simular o fenômeno, apresentando aos estudantes os fundamentos da computação e os princípios científicos envolvidos, como a refração da luz e o processamento de imagens. Essa abordagem lúdica e inovadora não apenas facilita a compreensão de conceitos tecnológicos complexos, mas também promove o interesse pela ciência de maneira prática e estimulante. Além disso, o projeto desempenha um papel estratégico na divulgação científica e na promoção da UFVJM dentro de sua região de abrangência, fortalecendo a imagem da universidade como um centro de excelência em ciência e tecnologia. Através da realização de atividades tanto no campus da UFVJM em Janaúba, no âmbito do programa de extensão "Conhecendo a UFVJM", quanto em eventos escolares, como feiras de ciências, o projeto promove a visibilidade da instituição junto às escolas locais e suas comunidades. Essa interação é fundamental para criar um vínculo mais próximo entre a universidade e a sociedade, incentivando jovens a considerarem o ensino superior como um caminho possível para o futuro. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Regional de Educação (SRE) de Janaúba, fomenta a interdisciplinaridade e a integração de docentes, discentes e técnico-administrativos, promovendo não apenas o engajamento de alunos da rede pública, mas também fortalecendo a conexão entre a universidade e a comunidade local. Ao mesmo tempo, o projeto contribui para a popularização da ciência e a inclusão social, oferecendo aos estudantes uma oportunidade única de interação com o conhecimento científico e tecnológico, despertando neles o desejo de explorar o mundo da inovação e da pesquisa. Com essa iniciativa, o projeto reforça o compromisso da UFVJM em levar a ciência e a tecnologia para além dos muros da universidade, criando um impacto positivo na educação, no desenvolvimento regional e na promoção da cidadania.
O projeto de extensão "Capa da Invisibilidade: Desvendando a Magia da Tecnologia" surge em resposta aos desafios educacionais e socioeconômicos de Janaúba e do norte de Minas Gerais, regiões marcadas por baixos índices de desenvolvimento humano e altas taxas de evasão escolar no ensino médio. A falta de oportunidades para que os jovens se envolvam em atividades inovadoras nas áreas de ciência e tecnologia contribui para o desinteresse e evasão educacional (IBGE, 2020). Nesse contexto, o projeto visa atuar como uma ferramenta estratégica para reverter esse cenário, proporcionando uma abordagem lúdica e prática do ensino, aproximando os estudantes da tecnologia de forma acessível e motivadora. O objeto da ação extensionista, que é a apresentação de um software capaz de simular o efeito da capa da invisibilidade, fundamenta-se em princípios científicos e tecnológicos aplicáveis em várias áreas do conhecimento. Além de despertar o interesse dos alunos por esses campos de estudo, a proposta contribui para o desenvolvimento regional ao mostrar o potencial transformador da ciência e tecnologia no contexto socioeconômico local (Vygotsky, 1991). A ampliação da ação para eventos nas escolas, como feiras de ciências, potencializa o impacto, permitindo que o conhecimento circule amplamente e fortaleça o vínculo entre a UFVJM e as instituições de ensino da região. A fundamentação teórica do projeto se baseia na aprendizagem ativa e na interdisciplinaridade. De acordo com Dewey (1938), o aprendizado efetivo ocorre quando os estudantes são engajados em experiências práticas e significativas, e o projeto cumpre esse papel ao possibilitar que os alunos interajam diretamente com a tecnologia. A integração de ensino, pesquisa e extensão é uma diretriz fundamental do projeto, que se alinha à abordagem freiriana de que a educação deve ser uma prática de liberdade, permitindo que os indivíduos se tornem agentes de transformação (Freire, 1996). Ao proporcionar um espaço de interação entre o saber científico e a prática tecnológica, o projeto reforça a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O projeto está vinculado à Áreas Temáticas de "Educação" e “Comunicação” e a Linha de Extensão " Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem" , promovendo uma reflexão sobre a interação da comunidade universitária com a comunidade externa. A partir dessa interação, fomenta-se o intercâmbio de saberes e serviços, ao mesmo tempo em que se busca resolver problemas relacionados ao acesso limitado a atividades práticas nas escolas da região. A utilização de uma abordagem interdisciplinar, que envolve física, ciência da computação, design e comunicação visual, contribui para a superação de dificuldades locais e regionais, ao tornar acessível o conhecimento científico por meio de práticas inovadoras e envolventes (Morin, 2000). Ao problematizar o contexto educacional e econômico de Janaúba, o projeto reconhece que as taxas de evasão escolar estão relacionadas à desconexão entre o conteúdo teórico e as realidades vividas pelos alunos (Perrenoud, 1999). Dessa forma, ao oferecer uma abordagem interdisciplinar que explora conceitos de física e tecnologia de maneira interativa, o projeto cria novas oportunidades de engajamento para os alunos, fortalecendo o vínculo entre a educação formal e a aplicação prática do conhecimento. O impacto esperado é não apenas a redução da evasão escolar, mas também o incentivo ao desenvolvimento de competências científicas e tecnológicas, essenciais para o desenvolvimento da região (Santos, 2007). Cabe destacar que o software foi desenvolvido pela equipe extensionista utilizando a linguagem Python e a biblioteca OpenCV. Esse sistema já vem sendo utilizado em atividades do programa de extensão do Campus Janaúba, demonstrando sua eficácia e alinhamento com os objetivos de popularização da ciência e tecnologia na região. Portanto, o projeto é justificado pela necessidade de ampliar as oportunidades educacionais e tecnológicas para os jovens de Janaúba e do norte de Minas Gerais. Ao promover uma interação contínua entre a universidade e a comunidade externa, o projeto cumpre a função social da UFVJM, oferecendo conhecimento prático e interdisciplinar que pode gerar impactos transformadores tanto para os alunos quanto para a realidade socioeconômica local.
Objetivo Geral: Promover o interesse pela ciência e tecnologia entre estudantes da região de Janaúba e do norte de Minas Gerais por meio de atividades extensionistas que utilizam um software interativo, capaz de reproduzir o efeito da capa da invisibilidade, incentivando a interação entre docentes, discentes, técnico-administrativos e a comunidade externa, contribuindo para o intercâmbio de conhecimentos e a superação de desafios educacionais. Objetivos Específicos: 1- Incentivar a integração entre docentes, discentes e técnico-administrativos da UFVJM no desenvolvimento e execução de ações extensionistas, promovendo a troca de saberes e a aplicação prática dos conhecimentos em ciência e tecnologia. 2- Realizar atividades práticas e interativas com o uso do software da capa da invisibilidade tanto nas visitas ao campus quanto em eventos realizados nas escolas, como feiras de ciências, promovendo a participação ativa dos estudantes e a compreensão de conceitos científicos de forma lúdica. 3- Fortalecer a interação entre a universidade e a comunidade externa, proporcionando aos alunos do ensino médio experiências tecnológicas inovadoras que os motivem a permanecer no ambiente escolar, diminuindo as taxas de evasão e promovendo o desenvolvimento social e educacional da região. 4- Incentivar a interdisciplinaridade, articulando áreas como física, ciência da computação, design e comunicação, para proporcionar uma abordagem integrada no desenvolvimento e na apresentação das atividades extensionistas. 5- Promover o impacto e transformação social por meio da popularização da ciência e tecnologia, incentivando os jovens a explorar novas possibilidades de carreiras em áreas científicas e tecnológicas que possam contribuir para o desenvolvimento regional. 6- Assegurar a viabilidade logística, técnica e operacional do projeto, utilizando os recursos disponíveis na UFVJM para a implementação das atividades, garantindo que a infraestrutura e o suporte técnico-administrativo atendam às necessidades do projeto de maneira eficaz e sustentável.
(1) Previsão de Impacto Direto: O projeto terá impacto direto sobre os estudantes de escolas da região de Janaúba e do norte de Minas Gerais, proporcionando-lhes acesso a experiências interativas que combinam ciência e tecnologia de maneira lúdica. Considerando a experiencia na atuação do programa de extensão CONHECENDO A UFVJM - CAMPUS JANAÚBA , a participação ativa desses alunos em atividades como demonstrações no Campus Janaúba e feiras de ciências espera: -> Engajamento de 400 a 500 alunos diretamente nas atividades extensionistas ao longo de um ano. -> Aumento do interesse por cursos de graduação na área de tecnologia, como medido por um crescimento de 15% nas consultas e inscrições em cursos correlatos da UFVJM. (2) Previsão de Impacto Indireto: O impacto indireto se dará na comunidade escolar, nas famílias dos alunos e no corpo docente das escolas participantes. Espera-se que o projeto: -> Amplie o interesse pela ciência e tecnologia entre os professores, incentivando-os a replicar abordagens práticas e interativas em sala de aula, com potencial de atingir até 500 alunos indiretamente. -> Aumente a visibilidade da UFVJM como um centro de educação e inovação na região, promovendo o fortalecimento do vínculo entre a universidade e as escolas do entorno, gerando novas parcerias e projetos colaborativos. -> Impacte até 10% da comunidade escolar, ao trazer novas atividades para as feiras de ciência e eventos educacionais locais. (3) Indicadores Numéricos: -> Número de alunos impactados diretamente: 400 a 500 por ano. -> Número de atividades realizadas (visitas ao campus, feiras de ciências, oficinas): 10 a 14 eventos por ano. Isso considerando a experiência extensionista do grupo proponente. Aumento previsto no interesse por cursos de ciência e tecnologia: 15% nas consultas e inscrições de alunos para cursos na área. Número de professores envolvidos: 10 a 15 professores de diferentes disciplinas. Número de alunos impactados indiretamente: até 1000, considerando o efeito multiplicador nas escolas.
Abaixo estão listadas as Etapas de desenvolvimento do Projeto "Capa da Invisibilidade: Desvendando a Magia da Tecnologia" Etapa 1 - Planejamento e Preparação 1.1 Reunião com o Programa de Extensão Conhecendo a UFVJM – Campus Janaúba e a Secretaria Regional de Educação (SRE) de Janaúba: Nessa fase, será feita a articulação inicial entre o projeto e esses órgãos para a escolha das escolas que serão atendidas, considerando a realidade das instituições de ensino da região. Também será estabelecido um cronograma de ações, incluindo visitas ao campus e participação em eventos nas escolas, como feiras de ciência. 1.2 Definição da Equipe: Seleção e capacitação de docentes, discentes e técnico-administrativos da UFVJM para a execução do projeto, reforçando a interdisciplinaridade ao incluir profissionais das áreas de ciência da computação, física, design e comunicação. Isso incentivará a integração entre os diferentes setores da universidade. 1.2 Capacitação da Equipe: Treinamento para garantir que todos compreendam os processos e métodos de extensão universitária, com foco na aplicação prática do software da capa da invisibilidade e na abordagem pedagógica para engajar o público-alvo. 1.3 Desenvolvimento de Materiais: Criação de materiais didáticos interativos para facilitar a compreensão dos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem acessível e conectada aos interesses dos estudantes. Isso inclui vídeos, cartilhas, e apresentações de apoio. Etapa 2 - Divulgação e Mobilização 2.1 Divulgação nas Escolas e na Comunidade: Serão realizadas campanhas de divulgação nas escolas e na comunidade, informando sobre as atividades, de modo a promover o interesse e participação efetiva dos alunos e professores. A mobilização busca estimular a interação social e aproximar a universidade da sociedade, promovendo o intercâmbio de saberes. 2.2 Convite a Escolas e Feiras de Ciência: Durante a mobilização, as escolas serão convidadas a participar das atividades do projeto tanto no campus quanto em eventos escolares, possibilitando que os alunos sejam protagonistas no aprendizado, engajados em um ambiente lúdico e científico. (3) Execução das Atividades Cabe destacar que o software foi desenvolvido pela equipe extensionista utilizando a linguagem Python e a biblioteca OpenCV. Esse sistema já vem sendo utilizado em atividades do programa de extensão do Campus Janaúba, demonstrando sua eficácia e alinhamento com os objetivos de popularização da ciência e tecnologia na região. E com os uso do software desenvolvido, são definidas as atividades: 3.1 Oficinas Interativas no Campus: Durante as visitas, os alunos terão a oportunidade de interagir diretamente com a tecnologia, utilizando o software da capa da invisibilidade, aplicando conceitos científicos e tecnológicos de forma prática. As atividades promoverão a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que esses conceitos serão discutidos e aplicados ao longo do projeto. 3.2 Demonstrações em Feiras e Escolas: Participação em eventos externos, como feiras de ciências, com demonstrações do software e explicações sobre os princípios científicos envolvidos, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar e acessível. Aqui, busca-se incentivar a transformação social através do acesso democrático à ciência e tecnologia. (4) Monitoramento e Avaliação 4.1 Acompanhamento Sistemático, com base: -> Número de alunos participantes e número de alunos que manifestaram enteresse em enteder o sistema do sofware. -> Número de eventos realizados. -> Regitro de feedback dos participantes das ações. Cabe destacar que todas as atividades serão conduzidas respeitando os direitos dos alunos e professores, assegurando um ambiente seguro e inclusivo. (5) Relatório Final e Disseminação 5.1 - Documentação e Relatório Final: Ao final do projeto, será elaborado um relatório detalhado com todas as atividades realizadas, incluindo indicadores numéricos, impacto social e pedagógico, e análise de resultados com base nos questionários aplicados. 5.2 - Disseminação dos Resultados: Os resultados do projeto serão compartilhados internamente na UFVJM e com a comunidade externa, por meio de eventos acadêmicos, redes sociais e relatórios para as escolas parceiras, buscando consolidar a relação entre a universidade e a comunidade local. Conformidade com as Diretrizes do Regulamento: (1) Integração Docente-Discente-Técnico: O projeto incentiva a participação de todos os segmentos da universidade, promovendo a troca de conhecimentos e experiências. (2) Métodos e Processos Extensionistas: As oficinas e demonstrações nas escolas e no campus proporcionam um aprendizado prático sobre métodos de extensão universitária, tanto para os envolvidos quanto para o público. (3) Indissociabilidade Ensino-Pesquisa-Extensão: O projeto conecta o ensino (compreensão dos conceitos científicos), a pesquisa (uso de novas tecnologias como o software de invisibilidade) e a extensão (atividades práticas com a comunidade externa). (4) Impacto e Transformação Social: Ao despertar o interesse pela ciência, espera-se que o projeto contribua para a redução da evasão escolar e para a transformação do cenário educacional local. (5) Viabilidade Operacional: O projeto será desenvolvido utilizando a infraestrutura já disponível na UFVJM, com recursos humanos e técnicos adequados ao seu desenvolvimento.
DEWEY, John. Experience and Education. New York: Kappa Delta Pi, 1938. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. IBGE. Indicadores Sociais Municipais: Uma Análise dos Resultados do Censo Demográfico 2020. Rio de Janeiro: IBGE, 2020. MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000. PERRENOUD, Philippe. Construir as Competências desde a Escola. Porto Alegre: Artmed, 1999. SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no Século XXI: Para uma Reforma Democrática e Emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2007. VYGOTSKY, Lev S. A Formação Social da Mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991
(1) A formação do estudante no contexto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) favorece sua participação ativa no projeto ao proporcionar uma base teórica sólida e habilidades práticas essenciais. Ao integrar conceitos de ciência da computação, engenharia e tecnologia, os estudantes estarão melhor preparados para contribuir efetivamente nas atividades do projeto. Além disso, o projeto se alinha com as diretrizes de formação do curso Ciência e Tecnologia (BC&T), permitindo que os estudantes apliquem seus conhecimentos em um ambiente real, promovendo um aprendizado mais significativo e conectado com as necessidades da comunidade. (2) Os estudantes serão capacitados nas metodologias do projeto por meio de: -> Treinamentos e Workshops: Serão realizados encontros regulares para ensinar as funcionalidades do software desenvolvido, bem como as abordagens pedagógicas adequadas para a interação com alunos de escolas públicas. -> Supervisão Contínua: Os estudantes contarão com a supervisão de docentes e técnicos-administrativos durante as atividades, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativa e interdisciplinar. (3) Os estudantes participarão das seguintes atividades no âmbito do projeto: 3.1 Demonstrações Práticas 3.2 Preparação de Materiais Didáticos 3.3 Avaliações e Feedback 3.4 Acompanhamento e Avaliação (4) O acompanhamento e a avaliação da participação dos estudantes no projeto ocorrerão por meio de: 4.1 - Reuniões de Feedback: Serão agendadas reuniões periódicas para discutir o progresso das atividades, permitindo ajustes nas metodologias e abordagens utilizadas. 4.2 - Registro de Atividades: Os estudantes deverão manter um diário de atividades, documentando suas experiências e reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem.
Observações Relevantes Impacto social: A proposta busca causar uma transformação na percepção dos estudantes em relação ao papel da ciência e da tecnologia em suas vidas, além de estimular o interesse por carreiras nessas áreas. Ao focar na divulgação científica, o projeto contribui para a formação de uma cultura científica na região, promovendo a inclusão social por meio do acesso ao conhecimento. Integração universidade-comunidade: O projeto incentiva a participação ativa de docentes, discentes e técnico-administrativos, promovendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Ao trabalhar em colaboração com escolas da região, a iniciativa fortalece a interação da comunidade acadêmica com a comunidade externa, criando um ambiente propício para o intercâmbio de saberes e a promoção de uma educação mais inclusiva e contextualizada. Interdisciplinaridade: A proposta é interdisciplinar por natureza, envolvendo áreas como física, computação, educação e tecnologia. Essa característica é fundamental para estimular nos alunos uma visão ampliada da ciência, destacando a interconexão entre diferentes campos do conhecimento. Viabilidade: A viabilidade logística, técnica e operacional do projeto está assegurada pela infraestrutura existente na UFVJM e pelas parcerias estabelecidas com a SRE de Janaúba, que garantem o acesso às escolas e a mobilização necessária para o sucesso das atividades. A metodologia do projeto já foi aplicada anteriormente com êxito, o que reforça a sua capacidade de ser replicada e ampliada em outras oportunidades. Esses aspectos demonstram a importância e o potencial da proposta em criar um impacto duradouro na educação científica e tecnológica da região, contribuindo para a formação de uma geração mais consciente e preparada para os desafios do mundo contemporâneo.
Público-alvo
Estudantes do ensino básico (fundamental e médio) das escolas de Janaúba e região, atendidas pela Secretaria Regional de Educação (SRE) de Janaúba;
Professores das escolas participantes do projeto, que poderão utilizar a tecnologia e o conhecimento adquirido em suas práticas pedagógicas;
->Alunos de graduação da UFVJM, especialmente dos cursos de Engenharias e do Curso Ciência e Tecnoloiga, envolvidos no desenvolvimento e execução do projeto; -> Docentes e técnico-administrativos da UFVJM, que participarão na orientação e apoio técnico, reforçando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; -> Comunidade acadêmica da UFVJM, que se beneficiará das ações de extensão voltadas para a divulgação científica e tecnológica;
Comunidade externa, especialmente famílias e outros membros da sociedade regional, que poderão ser indiretamente impactados pelo fortalecimento da educação científica e tecnológica em suas localidades
Municípios Atendidos
Janaúba
Jaíba
Capitão Enéas
Montes Claros
Espinosa
Espinosa
Parcerias
A parceria com a Secretaria Regional de Educação (SRE) de Janaúba é crucial para o sucesso do projeto, pois facilitará a articulação com as escolas da região e permitirá a seleção das instituições participantes. A SRE auxiliará na mobilização de professores e alunos, promovendo um maior engajamento nas atividades propostas. Para garantir a eficácia do projeto, serão realizadas reuniões regulares entre a equipe do projeto, representantes da SRE e diretores das escolas, a fim de planejar e ajustar as atividades conforme as necessidades e feedbacks dos participantes. Além disso, a SRE contribuirá para a divulgação das atividades, incentivando a participação dos alunos e ressaltando a importância da ciência e tecnologia na educação. O projeto promove um estreito diálogo entre a UFVJM e as escolas, contribuindo para a resolução de problemas e o intercâmbio de saberes. As atividades incentivam a interação entre estudantes universitários e alunos do ensino básico, possibilitando uma troca de experiências enriquecedora. Ao engajar os jovens em atividades científicas e tecnológicas, o projeto visa estimular o interesse pela educação e promover mudanças positivas na percepção da ciência na comunidade. A parceria estabelecida garante que o projeto possua a infraestrutura necessária para sua execução, compatível com os recursos disponíveis na UFVJM e nas escolas participantes.
Cronograma de Atividades
Reunião com o Programa de Extensão Conhecendo a UFVJM – Campus Janaúba e a Secretaria Regional de Educação (SRE) de Janaúba: Nessa fase, será feita a articulação inicial entre o projeto e esses órgãos para a escolha das escolas que serão atendidas, considerando a realidade das instituições de ensino da região. Também será estabelecido um cronograma de ações, incluindo visitas ao campus e participação em eventos nas escolas, como feiras de ciência. 1.2 Definição da Equipe: Seleção e capacitação de docentes, discentes e técnico-administrativos da UFVJM para a execução do projeto, reforçando a interdisciplinaridade ao incluir profissionais das áreas de ciência da computação, física, design e comunicação. Isso incentivará a integração entre os diferentes setores da universidade. 1.2 Capacitação da Equipe: Treinamento para garantir que todos compreendam os processos e métodos de extensão universitária, com foco na aplicação prática do software da capa da invisibilidade e na abordagem pedagógica para engajar o público-alvo. 1.3 Desenvolvimento de Materiais: Criação de materiais didáticos interativos para facilitar a compreensão dos conceitos científicos, promovendo uma aprendizagem acessível e conectada aos interesses dos estudantes. Isso inclui vídeos, cartilhas, e apresentações de apoio.
2.1 Divulgação nas Escolas e na Comunidade: Serão realizadas campanhas de divulgação nas escolas e na comunidade, informando sobre as atividades, de modo a promover o interesse e participação efetiva dos alunos e professores. A mobilização busca estimular a interação social e aproximar a universidade da sociedade, promovendo o intercâmbio de saberes. 2.2 Convite a Escolas e Feiras de Ciência: Durante a mobilização, as escolas serão convidadas a participar das atividades do projeto tanto no campus quanto em eventos escolares, possibilitando que os alunos sejam protagonistas no aprendizado, engajados em um ambiente lúdico e científico.
3.1 Oficinas Interativas no Campus: Durante as visitas, os alunos terão a oportunidade de interagir diretamente com a tecnologia, utilizando o software da capa da invisibilidade, aplicando conceitos científicos e tecnológicos de forma prática. As atividades promoverão a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que esses conceitos serão discutidos e aplicados ao longo do projeto. 3.2 Demonstrações em Feiras e Escolas: Participação em eventos externos, como feiras de ciências, com demonstrações do software e explicações sobre os princípios científicos envolvidos, promovendo uma aprendizagem interdisciplinar e acessível. Aqui, busca-se incentivar a transformação social através do acesso democrático à ciência e tecnologia.
Acompanhamento Sistemático, com base: -> Número de alunos participantes e número de alunos que manifestaram enteresse em enteder o sistema do sofware. -> Número de eventos realizados. -> Regitro de feedback dos participantes das ações. Cabe destacar que todas as atividades serão conduzidas respeitando os direitos dos alunos e professores, assegurando um ambiente seguro e inclusivo.
5.1 - Documentação e Relatório Final: Ao final do projeto, será elaborado um relatório detalhado com todas as atividades realizadas, incluindo indicadores numéricos, impacto social e pedagógico, e análise de resultados com base nos questionários aplicados. 5.2 - Disseminação dos Resultados: Os resultados do projeto serão compartilhados internamente na UFVJM e com a comunidade externa, por meio de eventos acadêmicos, redes sociais e relatórios para as escol