Detalhes da proposta

Alimentação de qualidade na melhor idade: um enfoque sobre a alimentação segura e saudável para idosos institucionalizados

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    chrystiellen ayana aparecida rodrigues

    Número de inscrição:

    20251012025482956

    Unidade de lotação:

    departamento de nutrição

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    saúde

    Linha de extensão:

    terceira idade

    Abrangência:

    municipal

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

pollyanna aparecida dias Vice-coordenador(a)

nisia andrade villela dessimoni pinto Voluntário(a)

jéfferson cristiano de carvalho Bolsista

luzia aparecida moreira cordeiro Voluntário(a)

maria imaculada da conceição da cruz moura Voluntário(a)

éric gabriel lima fagundes Voluntário(a)

mychele rezende meireles Voluntário(a)

Resumo

O envelhecimento é um processo natural, na qual ocorrem alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, que acarretam um aumento na suscetibilidade para o desenvolvimento de patologias. No que diz respeito aos idosos institucionalizados, há também uma preocupação relacionada aos fatores psicológicos e sociais, que podem acelerar estas alterações. Assim, a promoção de uma alimentação saudável nas ILPIs tem papel importante na modulação do processo do envelhecimento, uma vez que uma boa alimentação pode contribuir para um envelhecimento saudável. Portanto, esta proposta visa manter a parceria entre o curso de nutrição da UFVJM e a ILPI Casa Frederico Ozanam, no município de Diamantina, MG, a fim de continuar melhorando a qualidade de saúde nutricional de idosos acolhidos nesta instituição bem como continuar propiciando aos acadêmicos de nutrição a vivência no cuidado nutricional do idoso. A realização da primeira edição deste projeto de extensão permitiu a concretização de ações de Educação Alimentar com os idosos, a elaboração do cardápio, o treinamento das cozinheiras, a elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas e atualização dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs). Tais atividades contribuíram para o aprimoramento da qualidade alimentar na instituição, além de ter oportunizado aos acadêmicos a atuação com as complexidades inerentes à atenção nutricional da pessoa idosa. Porém, estas ações devem ser contínuas e atualizadas sempre que necessário. Na segunda edição do projeto, espera-se, portanto, dar continuidade às ações, bem como propor novas atividades, como a avaliação do cardápio proposto, a realização da avaliação nutricional dos idosos, das oficinas de aproveitamento integral dos alimentos e métodos de conservação de alimentos, a implantação de uma horta na instituição e a comemoração de datas e aniversariantes do mês, visando mais interação com os idosos.


Palavras-chave

Instituição de Longa Permanência para Idosos, idosos, alimentação, envelhecimento.


Introdução

O envelhecimento é um processo natural, na qual ocorrem alterações fisiológicas que acarretam um aumento na vulnerabilidade de doenças, sendo este, o maior fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônico degenerativas (Gruber; Halliwell, 2017). É um fenômeno inexorável e altamente heterogêneo, que pode cursar com saúde (envelhecimento fisiológico) ou com doenças (envelhecimento patológico). Porém, os indivíduos são extremamente heterogêneos no processo de envelhecimento, dependendo da herança genética e fatores ambientais, nutricionais, atividade física e abuso de substâncias (D’Avila et al., 2020). A nutrição tem papel importante na modulação do processo do envelhecimento, bem como no declínio funcional e surgimento de deficiências (Inzitari et al., 2011). Uma boa alimentação pode contribuir para um envelhecimento saudável. Porém, com o processo de envelhecimento surgem algumas peculiaridades, como alterações orgânicas, fisiológicas, metabólicas, psicológicas e sociais. Essas características podem estar relacionadas à perda de apetite, menor percepção de sabor, menor sensibilidade olfativa, acarretando em uma menor ingestão de alimentos, o que pode levar o idoso à desnutrição. Também, algumas alterações no processo digestivo, na boca, estômago e intestino, podem ter como consequência a desnutrição (Galesi, 2009; Young e Maguri, 2019), alterando a qualidade de vida e saúde dos idosos. No que diz respeito aos idosos institucionalizados, há também uma preocupação relacionada aos fatores psicológicos e sociais, que podem acelerar as alterações citadas. Assim, as Instituições de Lar Permanentes para Idosos (ILPI) devem buscar formas para prevenção de doenças e para conseguir um estilo de vida saudável a todos os seus internos. A alimentação adequada e a nutrição balanceada nas ILPIs contribuem para uma boa qualidade de vida, tanto social, como fisiológica e psicológica. Portanto, faz-se necessário estabelecer estratégias para melhorar a alimentação, e com isso aumentar a qualidade de vida dos moradores das ILPIs (ADA, 2005, Kamp, et al., 2012). A ILPI Casa Frederico Ozanam, está localizada no município de Diamantina, MG e atende atualmente 29 idosos. A instituição não conta com o serviço de um profissional nutricionista, devido às suas condições orçamentárias, já que se trata de uma instituição filantrópica. Desta forma, por uma demanda da instituição ao Departamento de Nutrição/UFVJM, concretizou-se a primeira edição do projeto de extensão universitária, “Alimentação de qualidade na melhor idade: um enfoque sobre a alimentação segura e saudável para idosos institucionalizados”, no ano de 2024. Assim, propõe-se a realização da segunda edição do projeto, onde será dado continuidade às ações, bem como proposta novas atividades.


Justificativa

O processo natural de envelhecimento traz consigo modificações fisiológicas que alteram o funcionamento do organismo humano (Jafarinasabian et al, 2017), como por exemplo, a diminuição na produção e circulação de hormônios sexuais (Karvonen-Gutierrez e Kim, 2016; Calixto e Prazeres, 2019), a diminuição da massa muscular esquelética, a anorexia fisiológica do envelhecimento, provocada pela elevação plasmática do hormônio colecistoquinina (Landi, 2016); e alterações sensoriais. Este processo natural, somados a alguns fatores como a perda de dentes, o isolamento social, a depressão e baixo nível socioeconômico, pode interferir na ingestão alimentar e no estado nutricional do idoso (Stajkovic, 2011), sendo portanto, importante a realização da avaliação nutricional dos idosos. Além disso, podem surgir doenças crônicas que requerem um controle alimentar, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças renais e cardiovasculares. No que diz respeito aos abrigos geriátricos, os aspectos relativos à alimentação oferecida nestas instituições são essenciais, considerando o grande impacto dos hábitos alimentares do idoso no seu estado de saúde (Bublitz, Alencar, Andreo, 2016). Isso demonstra a importância da elaboração de cardápios saudáveis e o acompanhamento da aceitação do mesmo, já que, o consumo alimentar dos idosos tende a se alterar de acordo com o cardápio apresentado aliado às preferências pessoais. Desta forma, o cardápio nestas instituições deve ser planejado levando em consideração as necessidades, preferências e limitações deste público (Brom et. al., 2019). Apesar da importância da qualidade das refeições oferecidas nas ILPIs, diversos estudos apontam para inadequações alimentares nestas instituições. Neste sentido, Abrantes et. al. (2020) avaliaram a qualidade da refeição oferecida em uma ILPI em Belo Horizonte(MG) e observaram um resto ingestão relativamente alto. Segundo os autores, grande parte desse resto ingestão poderia ser diminuído com medidas simples, como pela alteração do cardápio. Neste mesmo município, Monteiro e Maia (2015), realizaram um estudo em uma ILPI e mostraram que havia inadequação no consumo em comparação com as recomendações diárias para idosos. No estudo de Brom et al. (2019), em 8 ILPIs localizadas em Belo Horizonte e Contagem (MG) foi observado que apenas duas instituições atingiram a recomendação energética esperada para mulheres, e apenas uma atingiu a recomendação energética recomendada para homens, sendo estas recomendações adequadas nas instituições que havia um nutricionista. Este mesmo estudo mostrou que a quantidade média de cálcio nos cardápios ofertada ficou abaixo do recomendado em 100% das instituições visitadas. Resultado também encontrado por Galesi et al (2008) e Jesus, Szczerepa (2017). No que diz respeito aos processos de execução das preparações alimentares, em todas as fases do processamento, os alimentos estão suscetíveis a processos deteriorantes e de contaminação, causadas principalmente por microrganismos, enzimas e reações do oxigênio com o ar, modificando suas estruturas primárias. Neste contexto, torna-se fundamental a utilização de métodos e processos que possam aumentar a disponibilidade de alimentos e a sua “vida de prateleira”, sem abrir mão da qualidade (Leonardi e Azevedo, 2018). Desta forma, propõem-se aqui a realização de oficinas com as cozinheiras sobre métodos de conservação e aproveitamento integral dos alimentos, para otimizar o aproveitamento dos alimentos que já chegam em estado de maturação avançado, bem como visando a redução de perdas. Outro aspecto relevante em todos os locais onde são fornecidas alimentação, diz respeito ás praticas de higiene na manipulação de alimentos. Esta é uma das principais preocupações no âmbito da saúde pública, principalmente por poder afetar a saúde dos grupos mais vulneráveis, como crianças, pessoas com necessidades especiais e idosos (Santos et al., 2014). Para evitar possíveis episódios de doenças causadas por alimentos contaminados em ILPIs devem ser adotados o cuidado em todo o processo produtivo com seus devidos controles, como o monitoramento do tempo e da temperatura, inclusive na distribuição dos alimentos, assim como as boas práticas de manipulação. Também são importantes, os procedimentos de escolha e compra dos produtos que serão utilizados para a preparação do alimento até a oferta ao consumidor (Brasil, 2004). Assim, sugere-se nesta edição do projeto, a continuidade do treinamento das cozinheiras do Frederico Ozanam, sobre higiene pessoal, de alimentos e ambiental, bem como o acompanhamento da implantação do Manual de Boas Práticas e POPs. Com o objetivo de promover a educação alimentar, utiliza-se ações de Educação Alimentar Nutricional (EAN). A realização de atividades de EAN com idosos é de extrema importância pois atua como forma da promoção de sua saúde e prevenção de doenças, uma vez que pode auxiliar na recuperação, prevenção e tratamento de patologias, bem como, fomentar a promoção de práticas alimentares saudáveis (Brandão et. al 2010) podendo promover mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida dessa população (Casagrande et al., 2018). Apesar de ainda ser limitada a publicação de trabalhos de EAN com este público, alguns estudos demonstram resultados favoráveis de ações de EAN na alimentação evidenciando-se o papel da EAN como meio de problematização e geração de conhecimento acerca da alimentação adequada e saudável (Almeida, Souza, Ribeiro, 2018; Casagrande et al., 2018; Oliveira et al., 2021). Posto isso, as ações propostas neste projeto podem propiciar melhorias na qualidade de vida dos idosos por meio da promoção de hábitos alimentares saudáveis tanto advindos da educação nutricional, quanto da oferta de alimentos mais adequados a este estágio de vida, além de promover a melhoria na qualidade higiênico sanitária dos alimentos através do treinamento contínuo dos manipuladores de alimentos da instituição bem como do acompanhamento da implantação do Manual de Boas práticas de Fabricação, das oficinas de aproveitamento integral de alimentos e dos métodos de conservação. Além disso, o projeto “Alimentação de qualidade na melhor idade: um enfoque sobre a alimentação segura e saudável para idosos institucionalizados” visa dar a oportunidade para que estudantes de Nutrição interajam e sociabilizem com os idosos acolhidos e com os funcionários da instituição. As ações propostas buscam também, criar oportunidades e espaços para encontros e atividades nos quais os idosos possam participar de dinâmicas, momentos de descontração, cultura, lazer e, principalmente, promover a interação social e intergeracional. Ademais, é de extrema importância que o profissional de saúde esteja capacitado ao cuidado do idoso. Para os acadêmicos de Nutrição, a atuação frente à alimentação dos idosos residentes na ILPI Casa Frederico Ozanam, traz a possibilidade de colocarem em prática toda a teoria ministrada na graduação de nutrição, sendo também grande oportunidade para entender melhor a realidade, despertando a empatia pelo próximo e a habilidade em lidar com as diferenças. Ressalta-se que as atividades propostas neste projeto partem de uma demanda apresentada pela ILPI Casa Frederico Ozanam ao Departamento de Nutrição da UFVJM. Uma vez que a instituição possui caráter filantrópico, sendo escassa a sua arrecadação e recurso financeiro, apesar de se conhecer a importância do nutricionista, a instituição não consegue arcar financeiramente com a contratação deste profissional. De acordo com Rodrigues et al.(2005) os trabalhos de educação envolvendo a nutrição e alimentação saudável, exercem de forma mais plena o seu papel de promoção à saúde, e, portanto, deveria fazer parte das principais estratégias de promoção à saúde em ILPI’s. Assim, uma forma de amenizar os impactos advindos da ausência deste profissional na IPLI Frederico Ozanam é a manutenção da parceria entre a UFVJM, através do Departamento de Nutrição e a instituição. A realização da primeira edição deste projeto, respeitando as diretrizes nacionais da extensão universitária, permitiu a concretização de ações de educação alimentar, a elaboração do cardápio, o treinamento das cozinheiras, a elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas e atualização dos Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs). Tais atividades contribuíram para o aprimoramento da qualidade alimentar na instituição, além de ter oportunizado aos acadêmicos a atuação com as complexidades inerentes à atenção nutricional da pessoa idosa. Porém, estas ações devem ser contínuas e atualizadas sempre que necessário. Na segunda edição do projeto, espera-se, portanto, dar continuidade às ações, bem como propor novas atividades, como por exemplo, realizar a avaliação do cardápio proposto, a avaliação nutricional dos idosos, realizar as oficina de aproveitamento integral e métodos de conservação dos alimentos às cozinheiras da instituição, bem como da implantação de uma horta na instituição. Espera-se também que, a continuação destas ações possam contribuir com a difusão de ações de extensão universitária, assim como à formação cidadã de acadêmicos do curso de Nutrição, e, em especial, com a qualidade de vida dos idosos, por meio de ações voltadas às práticas alimentares promotoras de saúde.


Objetivos

Objetivo geral Desenvolver um projeto integrado, que contemple ações conjuntas e inter-relacionadas nas áreas de Nutrição do idoso, Educação Alimentar e Nutricional, Higiene dos Alimentos e Técnica dietética, a fim de melhorar a qualidade nutricional de idosos acolhidos na ILPI Frederico Ozanam e propiciar aos acadêmicos de nutrição a vivência no cuidado nutricional do idoso. Objetivos específicos - Avaliar o estado nutricional dos idosos na ILPI Frederico Ozanam e monitorar seu progresso ao longo do projeto -Desenvolver cardápios adequados às necessidades nutricionais dos idosos, considerando preferências alimentares e condições de saúde e avaliar a sua aceitação pelos idosos. -Implementar oficinas de educação alimentar e nutricional para idosos e funcionários da ILPI, visando melhorar a compreensão sobre alimentação saudável. -Capacitar as cozinheiras da ILPI em técnicas de higiene dos alimentos, higiene pessoal e ambiental e para o preparo de refeições mais nutritivas e atrativas. -Promover a interação social entre os idosos, estudantes e funcionários, -Estimular a valorização do papel do nutricionista e proporcionar experiências práticas aos acadêmicos de nutrição no cuidado de idosos. -Garantir a sustentabilidade das ações por meio de parcerias contínuas entre a ILPI Frederico Ozanam e a UFVJM.


Metas

Metas com Impactos Diretos: Meta 1- Melhorar a qualidade e aceitação das refeições oferecidas aos 29 idosos residentes na ILPI Frederico Ozanam e prevenir sobras e desperdícios: através do acompanhamento da execução do cardápio proposto, bem como de modificações propostas sempre que necessário, para que as refeições sejam adequadas aos 29 idosos e às patologias ou limitações existentes, e que sejam de acordo com a aceitação e disponibilidade de alimentos na ILPI, uma vez que, devido ao caráter filantrópico, não há previsibilidade de oferta de alimentos. Meta 2- Assegurar a qualidade higiênico sanitária das refeições servidas aos 29 idosos: Através da realização contínua de treinamento às 2 cozinheiras da instituição para garantir que as práticas adotadas na produção e distribuição de alimentos estejam em conformidade com as exigências legais e sanitárias, minimizando riscos e promovendo a qualidade e a segurança dos produtos ou serviços oferecidos, bem como maior eficiência operacional. Também será realizado o acompanhamento das atividades indicadas no Manual de Boas Práticas de Higiene na manipulação de Alimentos, confeccionado para a instituição. Meta 3 - Implementar práticas educativas sobre alimentação saudável: por meio da realização de atividades de Educação Alimentar e Nutricional para 29 idosos institucionalizados e às 2 manipuladoras de alimentos da instituição. Meta 4 - Promover a saúde dos idosos Meta 5- Promover a integração social e intergeracional: através do contato dos acadêmicos, idosos e funcionários durante todas as atividades propostas. Metas com Impactos Indiretos: Meta 6- Incentivar e fortalecer a integração entre docentes, discentes e técnicos administrativos: a equipe do projeto é formada por membros destes 3 segmentos. Será organizado 2 encontros por semestre com a equipe do projeto e a comunidade da ILPI, promovendo discussões sobre os resultados e desafios Meta 7 - Formação cidadã e valorização do profissional nutricionista: Possibilitar aos acadêmicos de nutrição a vivência da prática nutricional com idosos e capacitá-los para um atendimento nutricional diferenciado neste grupo que apresenta distintas limitações, contribuindo assim na formação desses discentes. Será possibilitado a este alunos a pratica nas áreas de nutrição clínica, Unidades de Alimentação e Ntrição (UAN), Educação Alimentar e Nutricional, Técnica dietética e nutrição coletiva com atuação em ILPIs. Meta 8 - Difusão de ações de extensão universitária: através da publicação de artigos ou resumos em eventos acadêmicos ao longo do projeto, bem como da disponibilização online dos materiais confeccionados, para que possam servir de embasamento à outras ILPIs Meta 9: Aumentar o conhecimento dos estudantes sobre nutrição do idoso


Metodologia

Todas as etapas desse projeto serão realizadas pelos alunos extensionistas, com a supervisão da coordenadora e demais profissionais colaboradores. Meta 1: Na meta 1 será realizado o acompanhamento da implantação do cardápio já proposto, bem como realizada sugestões de modificações sempre que necessário, para que as refeições sejam adequadas aos 29 idosos e às patologias ou limitações existentes. Para realizar a avaliação dos cardápios oferecidos, será utilizado o método de Avaliação Qualitativa de Preparações do Cardápio (AQPC). Este consiste em um método de avaliação global e permite uma análise geral das técnicas de cocção empregadas nas preparações (Veiros, 2003). Já para realizar a avaliação da aceitação das preparações oferecidas aos idosos na ILPI, será utilizado o cálculo de resto ingestão, durante o período de três meses, entre os meses de março e maio de 2025. Para isso, será utilizada a metodologia sugerida por Proença (2005), no qual as preparações serão primeiramente divididas em quatro grupos: carnes, acompanhamentos - à base de arroz, massas, tubérculos e raízes ou à base de legumes e verduras quentes-,saladas e sobremesas. A avaliação de aceitação dos cardápios oferecidos, será realizada pelo índice de resto-ingesta conforme descritos por VAZ (2006), a partir da recolha e pesagem dos pratos de todos os idosos. Essa avaliação consiste, basicamente, na observação da relação entre a quantidade de alimentos oferecidos, e a quantidade de sobras no prato. Quando o índice for maior que 10%, será caracterizada uma baixa aceitação alimentar e a preparação será excluída e o cardápio será reajustado. Uma vez que a instituição apresenta caráter filantrópico, não há previsibilidade de oferta de alimentos. Isso leva à perdas de alimentos, uma vez que a maior parte destes já chegam em estágio avançado de maturação, muitas das vezes não dando tempo de realizar os métodos de seleção, assepsia, e preparo, pois há apenas 1 cozinheira por dia. Como forma de minimizar estas perdas, será realizada oficinas com as cozinheiras sobre técnicas culinárias, bem como técnicas de conservação dos alimentos com abordagem dos seguintes temas: -Métodos de conservação de alimentos a baixas temperaturas: refrigeração, congelação e branqueamento. -Métodos de conservação de alimentos a altas temperaturas: fervura, esterilização e pasterirização. -Métodos de conservação dos alimentos, modificando a sua quantidade de água: desidratação e secagem As oficinas serão realizadas pelos acadêmicos com a supervisão do coordenador, de forma lúdica e expositiva. Os métodos de conservação que empregam a utilização de aditivos ou substâncias prejudiciais à saúde dos idosos, bem como de tecnologias impraticáveis na ILPI, não serão abordados. Meta 2: Nesta etapa ocorrerá o treinamento contínuo das 2 manipuladoras de alimentos da instituição através de atividades educativas, visando o aperfeiçoamento de técnicas que promovam o fornecimento de alimentos com qualidade higiênico sanitária. Também realizaremos a orientação do processo de compras, preparo e distribuição dos alimentos. Nos encontros os temas serão apresentados por meio de exposição dialogada, atividades práticas, exposição de documentários, orientações in loco e aulas expositivas aliadas às atividades de dinâmicas de grupo. Também será realizado o acompanhamento das atividades indicadas no Manual de Boas Práticas de Higiene na manipulação de Alimentos, confeccionado para a instituição e realizado o esclarecimento, sempre que surgir dúvidas. Os temas abordados serão relacionados à higiene pessoal, ambiental, de equipamentos e utensílios e higiene dos alimentos. Meta 3: Os acadêmicos de nutrição da UFVJM desenvolverão atividades educativas, que visam a promoção de hábitos alimentares saudáveis. Dentre as atividades inicialmente programadas estão: - Palestras e atividades lúdicas sobre alimentação saudável -Produtos ultraprocessados x alimentos in natura, jogo de escolhas para consumo; -Dinâmica “Laboratório dos Gostos”; -Nutri Bingo; - Reaproveitamento integral dos alimentos com as funcionárias cozinheiras Serão desenvolvidos materiais didáticos interativos (cartilhas, vídeos, dinâmicas) para facilitar a compreensão dos idosos e funcionários. Meta 4 - Os acadêmicos extensionistas realizarão semestralmente, sob supervisão, a avaliação nutricional dos 29 idosos através da mensuração do peso corporal, altura, circunferência abdominal e cálculo do IMC. Serão utilizados balança e adipômetros portáteis advindos do Departamento de Nutrição/UFVJM. Após classificado o Estado Nutricional será realizado o aconselhamento nutricional e implementado planos alimentares individualizados, considerando as condições de saúde de cada idoso (desnutrição, sobrepeso, diabetes, etc.). Sempre que necessário as intervenções serão ajustadas. O acompanhamento nutricional será mensal para os idosos que apresentarem alguma classificação do estado nutricional diferente de eutrofia e a reavaliação do estado nutricional destes, ocorrerá a cada trimestre. Meta 5- Será mantido o contato dos acadêmicos, idosos e funcionários durante todas as atividades propostas. Serão organizados eventos sociais temáticos trimestrais (ex.: festas culturais, dia da saúde, feira de nutrição, aniversariantes do mês), com a participação ativa dos idosos e estudantes. Os idosos serão envolvidos na preparação dos eventos, incluindo atividades como preparação de pratos típicos e jogos interativos. Os acadêmicos serão estimulados a socializar e interagir diretamente com os idosos durante os eventos, criando um ambiente de troca de experiências. Os eventos serão documentados com fotos e relatos para análise de impacto e possível divulgação acadêmica, respeitando-se o direito de imagens de todos os envolvidos. Também serão publicados na rede social do Projeto, quando autorizado pela direção da instituição. Meta 6- Os acadêmicos desenvolverão, sob supervisão, todas as atividades propostas neste projeto, podendo assim, vivenciar a prática nutricional com idosos. Através deste trabalho, alunos, professores e técnicos da UFVJM envolvidos propiciarão a integração em prol da melhoria da qualidade de vida dos idosos institucionalizados na ILPI Casa Frederico Ozanam, de Diamantina, MG. Serão programadas reuniões semestrais com a equipe de docentes, discentes e técnicos administrativos para discutir o andamento do projeto e os desafios encontrados. Isto promoverá também reflexões sobre o impacto das ações realizadas na ILPI e na formação acadêmica dos estudantes. Todas as ações realizadas serão registradas e documentadas nos relatórios parciais e finais enviados à PROEXC/UFVJM. Isso possibilitará a revisão e planejamento de atividades futuras. Uma vez que a IPI Frederico Ozanam possui espaço físico apropriado, e considerando-se a necessidade social de interação dos idosos, será criada uma horta na instituição. Inicialmente será realizado pelos acadêmicos um mutirão de limpeza no local destinado à horta. Posteriormente, será realizado o preparo do canteiro, com adição de compostagem oriundas da UFVJM e por fim o plantio de plantas medicinais como hortelã (Mentha spicata), cana cidreira (Cymbopogon citratus), mil em ramas (Achillea millefolium L.), boldo do chile (Peumus boldus), tanchagem (plantago major), e também algumas hortaliças como espinafre (Spinacia oleracea), tomate cereja (Solanum lycopersicum var. cerasiforme), couve verde (Brassica oleracea), alface e também temperos como cebolinha (Allium fistolosum) e salsinha (Petroselinum crispum). Grande parte das mudas, serão oriundas da horta do Departamento de Nutrição. Na etapa de plantação e cuidado das plantas, motivaremos a participação dos idosos. Meta 7 - A atuação do acadêmico sob supervisão do coordenador, em todas as atividades propostas neste projeto (avaliação nutricional, no planejamento das refeições, Atividades de EAN, treinamento das cozinheiras, etc) possibilitará a vivência prática do profissional nutricionista em diversas áreas de atuação. Como mencionado anteriormente, serão criados momentos de reflexão e discussão entre os estudantes sobre os desafios e aprendizados vivenciados no cuidado nutricional de idosos. Também será incentivado a participação e interação dos estudantes em atividades interdisciplinares com outros profissionais e estagiários dentro da ILPI, como enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas. Meta 8 - Através da publicação de artigos ou resumos em eventos acadêmicos ao longo do projeto, bem como da disponibilização online dos materiais confeccionados, para que possam servir de embasamento à outras ILPIs Meta 9: Todas as atividades propostas serão realizadas pelos acadêmicos extensionistas, proporcionando vivência prática. Também serão promovidas reflexões e discussões periódicas entre os estudantes sobre os desafios e aprendizados durante o acompanhamento dos idosos. As ações deste projeto serão avaliadas durante e ao término do mesmo. Na metade da sua vigência, será realizado o relatório parcial no sistema de gerenciamento de projetos (SIEXC-UFVJM), sinalizando os objetivos já alcançados e/ou justificando o não atendimento dos objetivos traçados de acordo com cronograma apresentado no cadastro da ação. Aqui será feita uma avaliação do sobre o cumprimento do cronograma proposto bem como o acompanhamento do alcance dos objetivos propostos. Caso seja necessário, será proposta nesta fase, alguma readequação ou replanejamento de novas estratégias com vista ao alcance do objetivo proposto na ação de extensão. No final da ação de extensão será realizado o relatório final de atividade, apresentando a Proex os resultados alcançados na ação.


Referências Bibliográficas

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Inserção do estudante

No desenvolvimento das atividades de extensão propostas, haverá a interação dialógica da comunidade acadêmica com a comunidade local através da troca de conhecimentos dos alunos com os funcionários e idosos residentes na instituição, bem como da interação deste com profissionais e estagiários que estejam desenvolvendo trabalho na ILPI. O caráter indisciplinar das ações propostas, promoverá vivências que permitem a relação entre teoria e prática. Através das mesmas será possível visualizar de forma prática, toda a teoria ensinada em sala de aula. Considerando que seja compromisso e missão da universidade pública socializar conhecimentos, é de extrema relevância o desenvolvimento de atividades com a comunidade externa, como é o caso dos idosos acolhidos na casa Frederico Ozanam. Este projeto integrará ações que promoverão reflexões éticas da dimensão profissional e social, e essas trocas profissionais ampliam conhecimentos relacionados à sociedade, especialmente nos extensionistas. Além do mais, a contribuição social, na ação de ajudar pessoas, traz consigo, um desenvolvimento pessoal e melhor desempenho acadêmico. Frente às limitações enfrentadas pelos idosos, como dificuldade motora, dificuldade de deglutição, incapacidade ou dificuldade do auto cuidado, etc, fica evidente a necessidade da formação de profissionais humanos, com sensibilidade para entender o sofrimento e as frustrações , e com competência para orientar e intervir de forma adequada nesta população. Este projeto traz como proposta a sensibilização dos acadêmicos envolvidos para estas questões. Além do mais, a realização da primeira edição do projeto em 2024, trouxe bastante reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pela instituição para garantir uma alimentação de qualidade aos idosos, sendo uma dessas, a ausência de um profissional nutricionista na instituição. Isso permite que os acadêmicos vivenciem a valorização profissional de um nutricionista. Também, em atividades de educação alimentar e nutricional, o profissional nutricionista atua como conselheiro nutricional assumindo o papel de educador. Dessa forma, o acadêmico, com o auxílio de seu coordenador irá vivenciar na prática como se dá este processo de “educar”, e promover a alimentação saudável. O presente projeto apresenta grande relevância social e acadêmica, tanto para os docentes, técnicos administrativos e discentes que participarão do mesmo, bem como para a ILPI Frederico Ozanam, uma vez que se propõe a contribuir para melhoria da saúde dos idosos residentes, bem como para difundir maiores conhecimentos sobre alimentação e nutrição entre os funcionários. Todos os acadêmicos participantes deste projeto serão treinados pelos docentes e técnicos administrativos nos dois primeiros meses, sendo este treinamento realizado através de aulas expositivas e atividades práticas, como aferição de peso, mensuração de altura e circunferência abdominal. Todo o material utilizado será produzido juntamente com os acadêmicos e os mesmos serão acompanhados em todas as atividades realizadas. Os acadêmicos desenvolverão, sob supervisão, todas as atividades propostas neste projeto, podendo assim, vivenciar a prática nutricional com idosos. A avaliação dos alunos será realizada através do controle de frequência em todas as atividades propostas bem como pela sua interação e interesse demonstrado no decorrer do projeto. Os estudantes de nutrição possuem conhecimento prévio em áreas como Nutrição do Idoso, Educação Alimentar e Nutricional, Técnica Dietética e Higiene dos Alimentos, o que os prepara para realizar atividades práticas no projeto sob supervisão.Assim, a formação acadêmica oferece as bases teóricas e práticas para a participação no projeto, enquanto o projeto contribui diretamente para o desenvolvimento de competências profissionais e sociais dos estudantes.


Observações

Este projeto trata-se de uma solicitação da ILPI ao departamento de Nutrição. Apesar de reconhecer a necessidade de um profissional nutricionista na instituição, por seu caráter filantrópico, não possui condições financeiras para contratação. Assim, esta parceria tem sido de extrema relevância, sendo benéfica para ambas as partes.


Público-alvo

Descrição

Trata-se dos idosos institucionalizados que serão beneficiados com a melhoria dos cardápios com maior segurança alimentar dos cardápios ofertados, uma vez que confeccionaremos o manual de boas práticas além de participarem também das atividades de educação nutricional.

Descrição

Têm-se como publico alvo os funcionários manipuladores de alimentos da instituição Casa Frederico Ozanam, que participarão do treinamento relacionado à higiene dos alimentos e segurança alimentar, da execução do cardápio e de algumas atividades de Educação Alimentar e Nutricional.

Descrição

Detalhe:Aproximadamente 10 acadêmicos de distintos períodos do curso de nutrição terão a oportunidade de vivenciar na prática aspectos relacionados à alimentação, segurança alimentar e educação nutricional de idosos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Este projeto tem como parceira a ILPI Casa Frederico Ozanam, que de acordo com carta de anuência anexada, encontra-se de acordo com as atividades programadas, sendo estas, uma demanda da própria instituição. Tal instituição participará propiciando o acesso aos funcionários, bem como aos idosos institucionalizados. Ressalta-se que a organização dos horários para as atividades propostas ocorrerão de forma que não prejudique a rotina na instituição. Também é importante relatar que as atividades propostas neste projeto, partem de uma demanda desta instituição ao Departamento de Nutrição/UFVJM.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Semana 1 a 3: Treinamentos dos acadêmicos para as atividades propostas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Mês 2 Semana 1 e 2: Preparo do material sobre higiene pessoal e higiene dos alimentos e sobre a avaliação do cardápio pelo método AQPC. Semana 3 e 4: Preparo do material e planejamento das atividades sobre Aproveitamento integral dos alimentos e métodos de conservação Semana 4: Comemoração aniversariantes do mês

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Mês 3: Semanas 1 a 4: aplicação do método de Avaliação Qualitativa de Preparações do Cardápio (AQPC) realização das pesagens para o cálculo do índice de resto-ingesta. Semana 2: Atividade de EAN

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

A avaliação nutricional dos idosos ocorrerão semestralmente e casos algum idoso seja classificado fora da eutrofia, a avaliação deste será realizada de trimestralmente. O aconselhamento nutricional destes, será realiza mensalmente.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Comemorar os aniversariantes do mês na instituição.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realizar mensalmente atividades de EAN com os idosos.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Criação da horta na ILPI e cuidados com a mesma. Limpeza do local destinado à horta, plantação e cuidado com a mesma.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Confecção de relatório semestral e planejamento dos materiais para as intervenções educativas

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Oficinas sobre Técnicas culinárias e métodos de conservação dos alimentos com as cozinheiras

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião com direção e coordenação da ILPI e Reunião Geral dos membros do projeto

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Oficinas sobre Técnicas culinárias e Aproveitamento integral dos alimentos

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Acompanhamento da execução do cardápio e adequações necessárias.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Treinamento das cozinheiras de acordo com a necessidade observada

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Confecção do relatório final

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Reunião Final de equipe e coordenação da ILPI e encerramento do projeto.