Detalhes da proposta

FISIOTERAPIA AQUÁTICA NO ALÍVIO DA DOR: INTERVENÇÃO PARA MULHERES COM FIBROMILGIA

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    sueli ferreira da fonseca

    Número de inscrição:

    202510120253741726

    Unidade de lotação:

    universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

vanessa gonçalves césar ribeiro Voluntário(a)

jousielle márcia dos santos Voluntário(a)

vike maria tamar leão de almeida Voluntário(a)

débora fernandes de melo vitorino Voluntário(a)

ana cristina rodrigues lacerda Vice-coordenador(a)

wellington fabiano gomes Voluntário(a)

kamila cristina souza Bolsista

Resumo

A Fibromialgia (FM) é uma condição crônica caracterizada por dor generalizada acompanhada por sintomas adicionais, que acomete principalmente a população feminina (estima-se que 80% a 90% das pessoas com FM sejam mulheres). A FM pode ter impacto negativo nos aspectos psicológicos, físico-funcionais e sociais das mulheres afetadas, com impacto na qualidade de vida. Evidências apontam que o exercício realizado em água aquecida promove melhora da função física, redução da dor, da depressão, da fadiga e melhora da qualidade de vida. Assim, o objetivo deste projeto é oferecer às mulheres com FM do município de Diamantina e região, a oportunidade de participar de um programa de fisioterapia aquática. As sessões de fisioterapia aquática serão realizadas 2 vezes por semana na piscina da Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM. O programa de treinamento aquático terá duração total de 60 minutos e serão divididos em aquecimento, exercícios aeróbicos, exercícios de fortalecimento e desaquecimento. Para verificar os benefícios do programa de fisioterapia aquática e a satisfação das participantes, serão utilizados questionários e testes amplamente reconhecidos na literatura para identificar o impacto do tratamento fisioterapêutico. Essa avaliação será essencial para identificar áreas de melhoria na proposta do projeto. Com esta proposta pretendemos minimizar o impacto da FM na qualidade de vida e nos diversos aspectos físicos-funcionais, emocionais e sociais das mulheres participantes.


Palavras-chave

FIBROMIALGIA, FISIOTERAPIA AQUÁTICA, DOR, QUALIDADE DE VIDA, PROEXT-PG.


Introdução

A Fibromialgia (FM) é uma condição reumática, caracterizada por dor crônica generalizada (Wolfe et al., 2016). Além disso, a FM pode estar associada a diversos sintomas como fadiga, ansiedade, depressão, sono não reparador, rigidez muscular e síndrome do intestino irritável, gerando grande impacto em aspectos funcionais, emocionais e sociais na vida dos indivíduos (Wolfe et al., 2016). Visto que o quadro clínico da fibromialgia está associado a uma variedade de sintomas e pode estar relacionado com outras doenças, não deve ser caracterizada como uma doença unicausal, mas como uma síndrome (Müller et al., 2007). Esta FM está associada a prejuízos na qualidade de vida, especialmente com relação à saúde física e mental (Hoffman & Dukes, 2008), sendo comuns as queixas de dificuldades para atividades de vida diária, de trabalho e relações interpessoais. Acomete principalmente a população feminina. Estima-se que 80% a 90% das pessoas com FM sejam mulheres (Wolfe et al., 2018). A FM acarreta altos custos econômicos anuais, que incluem consultas médicas, perda de produtividade, hospitalizações e uso de várias classes medicamentosas (Sun et al., 2014). Diante da complexidade clínica da FM, várias intervenções foram descritas. O tratamento farmacológico com múltiplas prescrições, caracterizando polifarmácia, pode levar a potenciais efeitos secundários e eventos medicamentosos adversos (Menzies et al., 2017). Como alternativa, o tratamento não farmacológico é comumente recomendado (Sousa et al., 2023). Neste contexto, o uso do treinamento aquático é amplamente documentado por melhorar a função física, reduzir a dor, a depressão, a fadiga e melhorar a saúde mental em pessoas com FM (Correyero-León et al., 2023).


Justificativa

A fisioterapia aquática é definida como o uso externo da água com propósitos terapêuticos. É uma modalidade de terapia muito utilizada no processo de reabilitação, especialmente em pacientes reumáticos, por possuir algumas vantagens devido às propriedades físicas e efeitos fisiológicos propiciados pelo meio aquático. A fisioterapia aquática promove melhora da circulação periférica, beneficiando o retorno venoso, além de proporcionar relaxamento muscular, diminuição dos espasmos musculares e redução da sensibilidade à dor, propiciando também um aumento da tolerância ao exercício e do nível de resistência física, ocorrendo à melhora do condicionamento geral (Ferreira et al., 2008). Durante a imersão em água aquecida, os estímulos sensoriais competem com os estímulos dolorosos, cessando ou minimizando o ciclo de dor-espasmo-dor. Além do alívio da dor e diminuição do espasmo muscular, a literatura evidencia outros efeitos benéficos deste recurso terapêutico, a saber: relaxamento muscular, aumento da amplitude de movimento, aumento da circulação sanguínea, fortalecimento muscular, aumento da resistência muscular e melhora na autoestima (Silva et al, 2012). Tomas-Carus et al (2007) conduziram um estudo com mulheres diagnosticadas com FM, divididas em grupo controle e grupo que realizou o protocolo de exercícios em água aquecida, durante 12 semanas, e demonstraram melhora significativa na função física, dor, percepção geral de saúde, vitalidade, função social, problemas emocionais, saúde mental e equilíbrio. Além disso, a prática de exercícios em água aquecida pode ser especialmente benéfica para mulheres com FM, uma vez que a imersão na água reduz as forças gravitacionais e a resposta neuromuscular, como destacado por Zamunér e cols (2019). A melhoria da dor pode ser atribuída, em parte, ao calor da água, que proporciona alívio imediato para dores musculares ou rigidez, frequentemente limitando a capacidade de realizar exercícios em solo (Bender, 2005). Mulheres com FM podem apresentar composição corporal desfavorável, associada a pior apresentação clínica e inatividade física (Segura-Jimenez et al., 2015). Dessa forma, o exercício realizado na água aquecida emerge como uma opção atraente para iniciar a pratica de atividade física, sem exacerbar a dor para esses indivíduos. Ademais, a sensação de bem-estar relacionada a água aquecida pode ajudar na adesão ao tratamento (Bidonde et al., 2014). Nesse contexto, a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri possui um espaço para ofertar atendimentos de fisioterapia aquática, os quais são realizados desde 2006. A estrutura do espaço de atendimento de fisioterapia aquática é bastante completa e conta com uma variedade significativa de equipamentos a serem usados na fisioterapia aquática. Considerando a disponibilidade deste espaço para o desenvolvimento de ações de extensão à comunidade, e a literatura vigente bem documentada da fisioterapia aquática na redução do impacto da FM, as mulheres do município de Diamantina e região diagnosticadas com essa condição, poderão se beneficiar com essa modalidade de tratamento.


Objetivos

Geral - Proporcionar às mulheres com FM do município de Diamantina e região, a oportunidade de participar de um programa de fisioterapia aquática, minimizando o impacto na qualidade de vida das participantes. Específicos - Minimizar os impactos nos aspectos físico-funcionais, emocionais e sociais de mulheres com FM; - Possibilitar aos discentes da graduação a oportunidade de obter vivência profissional através do contato com mulheres com FM e da responsabilidade de construir, organizar e desenvolver um plano terapêutico voltado para essas mulheres; - Promover a integração entre alunos, docentes e técnicos dos diferentes cursos da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.


Metas

Impacto direto - Reduzir significativamente os sintomas causados pela FM. Espera-se atingir a diferença clínica minimamente importante (MCID – minimum clinically important difference) (Copay et al., 2007) nas pontuações de questionários e testes tipicamente utilizados para avaliação de resultados do tratamento fisioterápico; - Promover a colaboração interdisciplinar e interprofissional na UFVJM; - Oferecer aos discentes experiências práticas e possibilitar o aprimoramento das habilidades, competências e atitudes; - Capacitar os discentes para planejar, implementar e monitorar ações de saúde de forma eficaz; Impacto indireto - Reduzir o número de afastamentos do trabalho por incapacidade gerada pela FM; - Reduzir o número de consultas médicas ou hospitalizações relacionadas à FM; - Reduzir a dosagem e o número de medicações; - Melhorar o convívio familiar e social.


Metodologia

O projeto será desenvolvido na área da piscina da Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM (Campus JK) que oferece infraestrutura adequada, em relação à privacidade, comodidade e equipamentos adequados para o desenvolvimento das atividades. A área da piscina conta com espaço de duas arquibancadas, vestiários, cadeiras, e uma piscina raia profunda com 10 metros de comprimento, 2 metros de largura e 2,5 metros de profundidade, com água em temperatura de 28ºC, e uma piscina terapêutica com 10 metros de comprimento, 6 metros de largura e 1,3 metros de profundidade, com água aquecida à 34ºC, onde serão realizadas as sessões de fisioterapia aquática. Existe uma variedade de equipamentos a serem usados na fisioterapia aquática, como, bicicleta estacionária, halteres, caneleiras, espaguetes, pranchas, hidromassagem, entre outros. A equipe do projeto será composta por estudantes dos cursos de Fisioterapia e professores colaboradores do Departamento de Fisioterapia. Inicialmente serão realizadas reuniões com a equipe para aprimorar o embasamento teórico sobre a FM e a terapia proposta, a fisioterapia aquática. Nessa fase ocorrerá também a preparação dos alunos que irão atuar no projeto com o treinamento das avaliações, do programa de fisioterapia aquática e as ações de educação em saúde. Antes do início do programa de fisioterapia aquática, será realizada uma palestra seguida de roda de conversa para discussão e esclarecimento de dúvidas. A palestra abrangerá, definição, etiologia, incidência, sinais e sintomas, para que as participantes do projeto possam conhecer e assim entender melhor a FM. Além disso, a Farmácia Escola JK da UFVJM será convidada para participar do momento para realizar orientações em relação a automedicação, polifarmácia e uso adequado das medicações. As sessões de fisioterapia aquática serão realizadas duas vezes por semana, com duração de 60 minutos na piscina da Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM. As sessões terão duração total de 60 minutos e serão norteadas por protocolo baseado na literatura: Tempo Atividade 10 minutos Aquecimento: caminhada lenta e alongamento global 10 minutos Exercício aeróbio 20 minutos Exercícios de força para membros inferiores usando a água e macarrão de piscina como resistência (3 séries de 12 repetições). Exercícios de força para membros superiores usando a água e halteres de piscina como resistência 10 minutos Exercício aeróbio 10 minutos Desaquecimento (relaxamento) Para monitorar a intensidade do exercício, serão usados a escala de Borg modificada (Borg, 1982) e o teste de fala, com o objetivo de aumentar a efetividade do programa de fisioterapia aquática, bem como aumentar a segurança das participantes durante a prática do exercício aquático. Com relação à escala de Borg modificada, uma intensidade moderada a intensa de exercício corresponde a uma percepção subjetiva do esforço de 3 a 6. Com relação ao teste de fala, as atividades de intensidade moderada são definidas como “atividades que exigem esforço físico, fazendo a respiração ficar mais rápida que o normal e aumentando moderadamente os batimentos do coração. O participante consegue completar uma frase sem pausas enquanto se movimenta, mas não consegue cantar" (Brasil, 2021). A intensidade dos exercícios deverá ser realizada em concordância com o uso da escala de percepção subjetiva do esforço (Borg) e teste de fala. Para verificar os benefícios do programa de fisioterapia aquática, serão utilizados questionários amplamente reconhecidos para identificar o impacto do tratamento fisioterapêutico. Essa avaliação é essencial para identificar áreas de melhoria na proposta do projeto. Esses questionários são: Questionário de impacto da FM (QIF): abrange questões relacionadas à capacidade funcional, situação profissional, distúrbios psicológicos e sintomas físicos. Quanto maior o escore, maior é o impacto da FM na qualidade de vida (Marques et al., 2006). Escala visual analógica para a dor (EVA): a escala avalia a intensidade da dor. Consiste em uma linha reta de 10 centímetros, sem números exibidos, com as palavras "sem dor" na extremidade esquerda e "dor insuportável" na extremidade direita. A participante será instruída a marcar um ponto em uma linha que indica a intensidade da dor que ela está sentindo no momento. Escores mais altos indicam maior intensidade da dor (Jensen et al., 1999). Questionário genérico de avaliação de qualidade de vida SF-36 (Brasil SF-36): trata-se de um questionário subdivididos em 8 componentes: capacidade funcional, aspecto físico, dor, estado geral de saúde, vitalidade, aspecto social, aspecto emocional e saúde mental. Este questionário apresenta um escore final de 0 a 100, no qual zero corresponde ao pior estado geral de saúde e 100 ao melhor estado de saúde (Sañudo et al.,2010). Inventário de depressão de Beck: as questões referem-se a sintomas e atitudes, cuja intensidade varia de 0 a 3. A classificação de escores de depressão envolve: 0-16 (sem depressão), 17-27 (depressão leve), 28-34 (depressão moderada), 35-63 (depressão grave) (Gomes-Oliveira et al., 2012). Índice de qualidade do sono de Pittsburgh (IQSP): o instrumento avalia a qualidade subjetiva do sono durante o mês anterior. Um escore global do IQSP > 5 indica que o indivíduo está apresentando grandes dificuldades em pelo menos 2 componentes, ou dificuldades moderadas em mais de 3 componentes (Bertolazi et al., 2011). Teste de sentar e levantar da cadeira: O teste será iniciado com a participante sentada no meio de uma cadeira, com as costas eretas, os pés apoiados no chão e os braços cruzados contra o tórax. A um sinal sonoro, a participante deverá levantar ficando totalmente em pé e então retornar à posição completamente sentada, repetindo este movimento o mais rápido possível durante 30 segundos. O número de repetições completas é registrado (Collado-Mateo et al., 2017). A satisfação das participantes será avaliada periodicamente por meio da disponibilização de um formulário anônimo com perguntas sobre a satisfação em relação as atividades do projeto e sugestões. Essa avaliação será essencial para identificar possibilidade de melhorias. Todos os resultados das avaliações serão disponibilizados em formato digital e/ou impressos para as participantes. Orçamento: - Lanches para as participantes R$ 1.000,00 reais - Garrafinhas personalizadas para as participantes: R$ 1.500,00 reais - Toucas para uso da piscina: R$ 1.500,00 reais - Custos com publicação de artigo: R$ 6.000,00 reais É importante ressaltar que o presente projeto possui apoio financeiro da CAPES PROEXT-PG (nº 88881.926996/2023-01).


Referências Bibliográficas

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Inserção do estudante

Participarão do desenvolvimento deste projeto alunos de graduação do curso de Fisioterapia da UFVJM. Os discentes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na sala de aula e aprofundar seus conhecimentos sobre os temas abordados. Ao ter contato direto com as participantes diagnosticadas com FM, os estudantes desenvolvem habilidades clínicas essenciais para sua formação, e compreensão aprofundada da complexidade dessa condição de saúde, o que abrange um conceito mais amplo de cuidado, focado também no bem-estar geral e qualidade de vida. O projeto proposto contribuirá para a formação dos discentes por meio da aproximação e estreitamento dos laços com a comunidade, além da experiência de lidar com mulheres diagnosticadas com a FM, e desse modo contribuir para a vivência da relação profissional-paciente. Além disso, a atuação dos estudantes no projeto desempenha papel importante na sua jornada acadêmica ao aprimorar suas habilidades acadêmicas e profissionais, os preparando para os cenários com os quais atuarão durante os estágios e após a conclusão da graduação. Essa troca de conhecimentos e experiências enriquece o ambiente de aprendizado e fortalece os laços com a comunidade. A ação de extensão proposta também permitirá conhecer a realidade dessas mulheres, o que contribuirá para o planejamento de ações de pesquisa, ensino e extensão, e proporcionará aos estudantes a oportunidade de produzir conhecimento científico e participar de eventos científicos.


Observações

Trata-se de uma proposta que, ao integrar a universidade e a comunidade potencializa as ações de cuidado para mulheres diagnosticadas com fibromialgia. Sabe-se que esta é uma condição de saúde complexa, associada a prejuízos nas dimensões física, emocional, cognitiva, afetiva e social, o que resulta em afastamentos do trabalho por incapacidade gerada pela fibromialgia, bem como impacto no convívio familiar e social. Além disso, o caráter de cronicidade associado a outras condições de saúde limita o acesso a tratamento prolongados e profissionais especializados, especialmente em indivíduos com dificuldades socioeconômicas. Desta forma, o projeto proposto visa oferecer às mulheres com FM do município de Diamantina e região, a oportunidade de participar de um programa de fisioterapia aquática amplamente documentado por melhorar a função física-funcional, reduzir a dor, a depressão, a fadiga e melhorar a saúde mental nesta população, associado a ações de educação em saúde e serviços clínicos farmacêuticos. Além disso, a sociedade em geral será beneficiada, uma vez que essas mulheres terão um convívio social mais agradável. Há ainda a possibilidade de se obter redução dos gastos públicos com a redução de consultas médicas, uso de medicamentos e automedicação e afastamentos do trabalho. Em adição, a fisioterapia aquática é uma modalidade de tratamento amplamente procurada na Clínica Escola de Fisioterapia, e a adesão a essa modalidade terapêutica é relevante. Além disso, é importante destacar que esta proposta visa a continuidade de ações anteriores (Registro nº 064.2.073-2015) e em andamento (Registro nº 20231012023418404) que já beneficiaram mais de 40 mulheres com FM.


Público-alvo

Descrição

O projeto beneficiará diretamente mulheres da população de Diamantina e região que apresentem o diagnóstico de fibromialgia. Indiretamente os familiares serão beneficiados, pois obtendo melhorias na qualidade de vida destes pacientes, o dia a dia na família será mais harmonioso e tranquilo. Além disso, a sociedade em geral será beneficiada, uma vez que esses indivíduos terão um convívio social mais agradável. Há ainda a possibilidade de se obter redução dos gastos públicos com a redução do uso de medicamentos, consultas médicas e afastamentos do trabalho. Os acadêmicos envolvidos no desenvolvimento do projeto terão a oportunidade de obter uma vivência profissional através do contato com mulheres com fibromialgia e da responsabilidade de construir e organizar um plano terapêutico voltado para essas mulheres.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Datas

Município

Gouveia

Município

Guinda

Município

Sopa

Município

Couto De Magalhães De Minas

Município

São Gonçalo Do Rio Preto

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Educação em saúde com palestras sobre meditação e oportunidade de participar do projeto de Yoga.

Participação da Instituição Parceira

Todos os procedimentos já descritos serão realizados na área da piscina da Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Campus JK) que oferecem infraestrutura adequada, em relação à privacidade, comodidade e equipamentos adequados para o desenvolvimento das atividades.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Atividades de revisão bibliográfica serão realizadas durante todo o período de execução do projeto para melhorar continuamente o conhecimento do bolsista sobre os temas envolvidos no mesmo.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Mulheres com FM serão convidadas a participar do projeto a partir da lista de espera da clínica escola de fisioterapia da UFVJM, além de cartazes afixados na instituição. Mulheres que já haviam participado de um projeto anterior desenvolvido pela equipe serão novamente convidadas a participar deste novo projeto. Também pretendemos utilizar estratégias de saúde digital como o uso de redes sociais para divulgação do projeto, compartilhamento e disseminação de informações.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Execução do projeto: o aluno deverá participar de todas as etapas dos projeto. Incluindo os encontros de educação em saúde e as sessões de fisioterapia aquática. o bolsista deverá preparar o local, receber as participantes, acomodá-las, e realizar as tarefas que forem designadas. As sessões de fisioterapia aquática deveráo ser realizadas 2 vezes por semana, na piscina da Clínica Escola de Fisioterapia da UFVJM.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Verificar a satisfação das pacientes e implementar melhorias da proposta. Verificar e acompanhar os resultados das avaliações por meio dos questionários amplamente utilizados para avaliação de resultados do tratamento fisioterápico.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Auxílio na elaboração e entrega de relatórios. O bolsista deverá cumprir prazos de entregas dos relatórios

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Apresentação do projeto em eventos científicos: o bolsista auxiliará na preparação de resumos e posteres para apresentação em eventos de ensino, pesquisa e extensão. Bem como na redação do artigo científico.