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Estabelecimento de modelos de produção agropecuária sustentável a partir do conceito de fazenda escola
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
hermes soares da rocha
20251012025116165
instituto de ciências agrárias
Caracterização da Ação
ciências agrárias
educação
meio ambiente
desenvolvimento regional
regional
fazenda escola do instituto de ciências agrárias
Não
Membros
robert pereira campos
Bolsista
O projeto ora apresentado foi idealizado com o intuito de dar suporte à implementação do projeto de desenvolvimento institucional Fazenda Escola do Instituto de Ciências Agrárias da UFVJM. Este, por usa vez, visa estruturar a Fazenda Experimental Santa Paula (FESP) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)/Campus Unaí-MG, para que ela possa atender, simultaneamente, as áreas de produção vegetal e animal, fortalecendo a infraestrutura de ensino, pesquisa e extensão da UFVJM, em consonância com a missão institucional descrita no Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI/UFVJM. De modo geral, o projeto visa integrar educação, agropecuária sustentável e comunidade; promover um ambiente que potencialize o processo de ensino-aprendizagem de forma prática e interdisciplinar, consolidando-se como um modelo para o desenvolvimento da educação superior em Ciências Agrárias no Noroeste de Minas Gerais. Adicionalmente, será priorizada a organização e o planejamento da realização de eventos e treinamentos voltados para a formação profissional ligada a atividades agropecuárias, o que pode trazer uma série de benefícios específicos para a comunidade acadêmica e a região circundante. Dias de campo com minicursos serão planejados para os diferentes setores de ensino da FESP, com atividades realizadas de modo simultâneo para as diferentes áreas. Espera-se, com isso, viabilizar a transferência de tecnologias e difusão de conhecimentos sobre produção agropecuária sustentável, impactando positivamente aspectos sociais, econômicos e ambientais dos sistemas de produção local.
Formação profissional; Ciências Agrárias, Produção agropecuária sustentável
A presente proposta visa integrar educação em Ciências Agrárias, agricultura sustentável e comunidade e promover um ambiente que potencialize o processo de ensino-aprendizagem de forma prática e interdisciplinar, caracterizando um modelo para o desenvolvimento da educação superior em Ciências Agrárias no Noroeste de Minas Gerais. A proposta foi idealizada com o intuito vincular as atividades ao projeto de implementação de um modelo de Fazenda Escola no ICA, o qual será executado na Fazenda Experimental Santa Paula (FESP)/Campus Unaí-MG, e já se encontra em andamento na UFVJM na modalidade de projeto de desenvolvimento institucional. A intenção é atender, simultaneamente, as áreas de produção vegetal e animal, fortalecendo a infraestrutura de extensão do ICA/UFVJM, trabalhando os setores de forma integrada e, garantindo, assim, o atendimento à demanda dos diferentes processos de educação continuada, envolvendo cursos, treinamentos, workshops, seminários e outras atividades formativas aos quatro cursos de graduação (Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia), além da comunidade externa (produtores, profissionais e estudantes). Contextualiza-se e evidencia-se a importância da sustentabilidade ambiental no âmbito da educação superior, uma vez que a ideia se propõe a ser um modelo inspirador de desenvolvimento rural sustentável e educação transformadora, mediante o desenvolvimento de atividades formativas para o setor produtivo agropecuário, envolvendo produtores rurais, técnicos e estudantes, com atividades como dias de campo, workshops, seminários e treinamentos diversos a serem desenvolvidos na Fazenda Experimental Santa Paula.
A região Noroeste de Minas Gerais se destaca pela forte vocação para a agropecuária, com atuação desde produtos da agricultura familiar em pequenas propriedades até a cadeia de produção da carne e leite em larga escala, bem como os cultivos de grãos irrigados, ampla e facilmente encontrados em várias fazendas da região. O município de Unaí possui o terceiro maior rebanho bovino, conforme dados da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA-MG) e Censo Agropecuário 2017 (IBGE, 2017), além do terceiro maior rebanho equino do Estado (IBGE, 2022a). Isso reflete a tradição e o potencial da atividade pecuária na região, destacando-se ainda como o maior produtor de grãos do Estado, bem como um importante polo de produção de carne bovina e leite. Esse aspecto adiciona uma camada adicional à relevância agrícola de Unaí, reforçando sua posição como um dos principais atores do setor agropecuário em Minas Gerais. Buritis e Paracatu, municípios também pertencentes ao Noroeste de Minas Gerais, da mesma forma, destacam-se na produção de grãos, enquanto que João Pinheiro apresenta o quinto maior rebanho bovino do estado, estando todos estes entre os cinco principais produtores de Minas Gerais. A realização de eventos de treinamentos e formação profissional voltados para atividades agropecuárias pode trazer uma série de benefícios específicos para a comunidade acadêmica e a região circundante. Desta maneira, a seguir são destacadas algumas das principais motivações para a presente iniciativa: Ø Contexto regional: A região Noroeste de Minas Gerais, na qual o Campus Unaí da UFVJM está inserido, é tradicionalmente reconhecida por sua relevância agrícola e pecuária. Neste contexto, um projeto que contemple a implementação de modelos de produção em diferentes setores de uma fazenda poderá explorar essa vocação regional, oportunizando aos estudantes o aprendizado prático, no âmbito das realidades locais. Ressalta-se que o Campus Unaí é o segundo maior campus da UFVJM em termos territoriais, com uma área de 16% em relação ao total, quando considerada a área da Fazenda Experimental Santa Paula (FESP). Ø Integração curricular: Oportunizar a realização de atividades vinculadas ao projeto de desenvolvimento institucional da Fazenda Escola permitirá a integração, de forma orgânica, dos currículos dos cursos ofertados no ICA/UFVJM (Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia), de acordo com as diretrizes curriculares específicas de cada um destes. Além disso, o compartilhamento de experiências com estudantes de pós-graduação, servidores e produtores da região pode enriquecer e potencializar o desenvolvimento da educação superior em Ciências Agrárias no Noroeste de Minas Gerais, proporcionando-lhes uma compreensão mais abrangente e prática das abordagens teóricas ministradas em sala de aula, em cada curso. Ø Extensão universitária: A proposta desempenhará papel fundamental como palco para a realização de atividades diversas, evidenciando-se eventos técnico-científicos e culturais (dias de campo, palestras, treinamentos e cursos). É consenso também o relevante papel da FESP para fins da creditação da extensão, que constitui tema imprescindível para todas as IFES devido à necessidade de implementação da Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024). A creditação é importante para garantir a qualidade dos créditos curriculares da extensão universitária, de modo a construir um processo de creditação pela atuação conjunta das pró-reitorias de Graduação (Prograd), Extensão e Cultura (Proexc) e das coordenações dos cursos do ICA. Ainda, poderão ser oferecerecidos serviços de assistência técnica, capacitação e transferência de tecnologia para agricultores familiares e comunidades rurais, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região. Ø Vivência prática e criação de vínculos com a comunidade: A participação em atividades diversas permite aos alunos a oportunidade de aplicar e experienciar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula. Os estudantes dos diferentes cursos do ICA poderão participar de atividades agrícolas, pecuárias, agroflorestais e de conservação, desenvolvendo habilidades práticas essenciais para suas futuras carreiras. Além disso, a FESP poderá se tornar um ponto de encontro para a comunidade universitária e local, promovendo a integração social e fortalecendo os laços entre a UFVJM e a sociedade. Conforme dados da Produção Agrícola Municipal (IBGE, 2022b), Unaí, Paracatu e Buritis, todos no Noroeste de Minas Gerais, figuram entre os 100 municípios com maior valor de produção no País, ocupando as posições 23°, 43° e 79°, respectivamente. É válido ressaltar que a referida região apresenta alta tecnificação em suas atividades agropecuárias, com a maior concentração de áreas irrigadas por pivô central do Brasil, conforme o levantamento da agricultura irrigada realizado em parceria pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), sendo 2.243 pivôs ocupando 177 mil hectares (ANA, 2021). Paracatu e Unaí ocupam, em termos de área irrigada por pivôs centrais no Brasil, a primeira e segunda posições, com 79,9 mil e 72,7 mil ha, respectivamente (ANA, 2022). A participação da agricultura familiar também é destaque, sendo que nesta região concentra-se o maior número de assentamentos rurais do estado (INCRA, 2024). Contudo, apesar de se tratar de uma região com tamanha aptidão para atividades agropecuárias, que movimenta a economia nacional, ainda assim, necessita-se de qualificação da mão-de-obra, pesquisa e extensão aplicadas que garantam eficiência técnica/econômica e sustentabilidade ambiental. Não obstante, o Campus ainda demanda infraestrutura que dê suporte às atividades de ensino, pesquisa e extensão em projetos voltados à qualificação dos recursos humanos envolvidos nos sistemas agropecuários. Neste contexto, a Fazenda Experimental Santa Paula (FESP) surge como um importante palco para o desenvolvimento de atividades de extensão voltadas à qualificação dos recursos humanos envolvidos nos sistemas agropecuáriosdestas, as quais deverão ser desenvolvidas de forma integrada entre os 04 cursos do ICA/UFVJM e a comunidade externa.
Diante do exposto acima e considerando a grande vocação agropecuária da região em que o ICA/UFVJM está inserido, motivou-se o envio desta proposta, com o intuito de realizar dia de campo na Fazenda Experimental Santa Paula, com atividades em seus diferentes setores de ensino, visando aproximar a comunidade acadêmica das unidades produtivas, estreitar as parcerias através da troca de saberes e de tecnologias, contribuindo de forma participativa para o crescimento da agropecuária local. A proposta está alinhada à missão da Universidade, que é ser uma Universidade Cidadã, aproximando e fortalecendo a relação do universo acadêmico com a realidade da agricultura brasileira, contribuindo para a formação de futuros profissionais capazes de dar respostas às demandas da sociedade, em especial, do setor produtivo agrícola e pecuário. De modo geral, o projeto poderá promover um ambiente que potencialize o processo de ensino-aprendizagem de forma prática e interdisciplinar, consolidando-se o projeto de desenvolvimento institucional da Fazenda Escola do ICA como um modelo para o desenvolvimento da educação superior em Ciências Agrárias no Noroeste de Minas Gerais.
As metas previstas para o projeto estão abaixo relacionadas, estando diretamente associadas aos objetivos específicos e atreladas às atividades que serão desenvolvidas em cada setor de ensino previsto para a Fazenda Experimental Santa Paula: 1) Realização de 01 dia de campo sobre manejo do pastejo em sistema de lotação rotativa 2) Oferta de 01 curso teórico-prático para treinamento e aperfeiçoamento de mão de obra pecuária com assuntos relacionados à doma/treinamento equestre, equitação, casqueamento/ferrageamento, manejo alimentar de equídeos, manejo de potros, comportamento e manejo reprodutivo e bem estar animal 3) Oferta de 01 curso de casqueamento em bovinos de leite 4) Realização de 01 oficina e treinamento para realização de voos com drones imageadores e processamento dinâmico de dados multiespectrais, obtenção de informações biofísicas de culturas anuais, manejo de irrigação para produção de grãos e modelagem 3D de equipamentos mecânicos em ensaios de máquinas agrícolas 5) Realização de 01 encontros na FESP para visitação e capacitação sobre uso da tecnologia social de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS), com sistema para Horta Mandala 6) Realização de 01 dia de campo e minicurso sobre técnicas construtivas e materiais alternativos em construção rurais Ressalta-se que as metas foram estabelecidas e estão vinculadas à proposta do Projeto de Desenvolvimento Institucional Fazenda Escola do ICA/UFVJM.
O projeto envolve a criação de um ambiente educativo que integre práticas agrícolas sustentáveis com a educação formal e prática dos alunos, técnicos e produtores beneficiados pelas atividades propostas. Assim, será utilizado o espaço da Fazenda Experimental Santa Paula (FESP), pertencente ao Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM, Campus Unaí-MG. A FESP possui 132,30 ha e encontra-se entre as latitudes 16,45° S e 16,43° S e longitudes 46,91° O e 46,89° O (datum WGS 84), sendo composta por solos de diferentes classes, quais sejam: LATOSSOLO VERMELHO, LATOSSOLO AMARELO, NITOSSOLO VERMELHO, NEOSSOLO LITÓLICO, CAMBISSOLO HÁPLICO, PLINTOSSOLO PÉTRICO, PLINTOSSOLO HÁPLICO E GLEISSOLO MELÂNICO. De acordo com a classificação de Köppen, o clima da região é do tipo tropical com estação seca de inverno (Aw) (Naime et al., 2014). O regime de precipitação apresenta média anual que varia entre 1400 e 1500 mm, dividindo-se em um período chuvoso de outubro a março (de 770 a 810 mm) e um período seco de maio a setembro (de 5 a 49 mm) (Naime et al., 2014). As médias anuais de temperatura e umidade relativa variam de 21 °C a 23 °C e de 65% a 72%, respectivamente. O relevo da FESP caracteriza-se como plano e suave ondulado, apresentando uma altitude média de 621 metros e declives que variam de 0,08 a 16% (Embrapa, 2018). Toda a área da fazenda está localizada na região cujo bioma predominante é o Cerrado. No local, serão realizados dias de campo nos diferentes setores de ensino e áreas experimentais abaixo relacionados, constituindo ações de extensão que visam a vivência prática dos profissionais de Ciências Agrárias e o intercâmbio com o setor produtivo agropecuário: Ø Setor de Forragicultura: Consta setor já em atividade na FESP. No entanto, haverá necessidade de adubação para reposição dos nutrientes do solo e substituição de aspersores com defeito visando a irrigação do campo agrostológico, bem como realizar a reposição de nutrientes em pastagem do setor de pastejo de lotação rotativa do Setor de Forragicultura da FESP, dando condições adequadas de crescimento e manejo das forrageiras. O material de irrigação e fertilizantes a serem adquiridos serão utilizados para ajustes e manutenção do setor, com consequente aperfeiçoamento do funcionamento do mesmo. Os recursos para aquisição desses materiais serão provenientes do Projeto de Desenvolvimento Institucional Fazenda Escola. Neste Setor, de forma escalonada, deverão ser realizadas adubação e irrigação da vitrine de forrageiras do campo agrostológico, adubação da pastagem do sistema de pastejo de lotação rotativa do Setor de Forragicultura, abastecimento do reservatório de água e irrigação do campo agrostológico, de modo a propiciar condições adequadas para o crescimento e manejo da forrageiras. Com isso, será possível a realização de dia de campo sobre manejo do pastejo em sistema de lotação rotativa. Ø Setor de Bioconstruções Rurais: O Setor de Bioconstruções Rurais da FESP deverá ser revitalizado para o desenvolvimento de atividades na área, mediante aplicação de recursos do Projeto de Desenvolvimento Institucional Fazenda Escola. Serão implementadas técnicas de marcenaria e carpintaria, as quais serão adotadas para construção de "módulos bioconstrutivos rurais" utilizando materiais alternativos, tais como taipas, adobes, bambu, entre outros. Neste local, deverá ser realizado dia de campo, com minicursos e exposições sobre técnicas construtivas e materiais alternativos em construção rurais. Além disso, prevê-se a disponibilização de material didático demonstrativo (cartilhas, manuais e folders), além do desenvolvimento de pesquisas aplicadas. Ø Área Experimental de Produção de Grãos e Silagem: Nesta área, deverá ser realizado um dia de campo, que permitirá a apresentação dos ensaios regionais de cultivares e novas técnicas de fenotipagem de alto rendimento. As atividades a serem desenvolvidas na área tem por objetivo central a realização de treinamentos sobre operação de drones para obtenção de imagens aéreas, com minicurso sobre processamento de dados e obtenção de informações biofísicas de culturas anuais e aplicação desses dados na diagnose antecipada de doenças, deficiências nutricionais, incidência de pragas e plantas daninhas e desenvolvimento de logaritmos e equações que se aproximem de uma estimativa da produtividade dos grãos. Ø Área com Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS) – Horta Mandala: Implementar-se-á uma Horta Mandala Agroecológica, a qual deverá ser cultivada e mantida para constituir recurso de prática pedagógica de extensão e ensino das aulas de agroecologia, olericultura e áreas afins. Para a execução e instalação desse sistema de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS), serão necessárias as seguintes etapas: seleção e preparação de terreno na FESP com área de 500 m2, escolha das culturas de hortaliças a serem cultivadas, demarcação e implementação de galinheiro e/ou tanque de peixes e dos canteiros circulares, preparação dos canteiros, disponibilização de energia e água para uso em sistema de irrigação por gotejamento ou microaspersão e compostagem para produção de adubos naturais a serem utilizados durante a operação. A Horta Mandala Agroecológica servirá como vitrine de um modelo de agricultura de base sustentável para visitações de agricultores, escolas e público geral interessados na tecnologia social, promovendo interação entre universidade e comunidade. Ø Eventos e treinamentos: Segundo o Projeto de Desenvolvimento Institucional Fazenda Escola, os espaços da FESP devem ser utilizados para a realização dos eventos técnico-científicos, culturais e extensão universitária propostos, tais como dias de campo, oficinas, cursos, palestras ou outras atividades. Assim, de maneira resumida, a presente proposta integra a disponibilização de pessoal (docentes, técnicos e bolsistas) para suporte à implementação do projeto Fazenda Escola do ICA. As atividades possuem foco na capacitação de recursos humanos e serão realizadas de forma conjunta para as diferentes subáreas do projeto, podendo ocorrer no num mesmo dia de forma simultânea e integrada. A proposta estará vinculada ao programa de extensão 202104000077 - Fazenda Escola do Instituto de Ciências Agrárias.
ANA, 2021 – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Brasil). Atlas irrigação: uso da água na agricultura irrigada / Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. - 2. ed. -- Brasília: ANA, 2021. 130 p.: il. ISBN: 978-65-88101-10-0. Disponível em: https://portal1.snirh.gov.br/ana/apps/storymaps/stories/a874e62f27544c6a986da1702a911c6b. Acesso em 05 de junho de 2024. ANA, 2022 – Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (Brasil). Mapeamento Atualizado da Agricultura Irrigada por Pivôs Centrais no Brasil. - Boletim do SNIRH nº 4. Disponível em: https://portal1.snirh.gov.br/ana/home/webmap/viewer.html?webmap=c734b838a157487db5600f161ea827e0. Acesso em 05 de junho de 2024. EMBRAPA. Centro Nacional de Pesquisas de Solos. Sistema brasileiro de classificação de solos. Brasília: Embrapa-SPI; Rio de Janeiro: Embrapa-CNPS, 2018. 306 p. IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Resultados definitivos. Censo Agropecuário 2017. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/index.html. Acesso em 05 de junho de 2024. IBGE, 2022b - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Produção Agrícola Municipal. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/acervo#/S/PA/A/25/T/Q. Acesso em 05 de junho de 2024. INCRA - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. Superintendência Minas Gerais (SR 06). Painel dos assentamentos do INCRA - Incra nos Estados - Informações gerais sobre os assentamentos da Reforma Agrária (06/06/2024). Disponível em: https://painel.incra.gov.br/sistemas/index.php. Acesso em: 06 de junho de 2024. IPCC, 2023a: Climate Change 2023: Synthesis Report. Contribution of Working Groups I, II and III to the Sixth Assessment Report of the Intergovernmental Panel on Climate Change [Core Writing Team, H. Lee and J. Romero (eds.)]. IPCC, Geneva, Switzerland, pp. 35-115, doi: 10.59327/IPCC/AR6-9789291691647. Acesso em 05 de junho de 2024. IPCC, 2023b: MUDANÇA DO CLIMA 2023: Relatório Síntese. Um Relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima. PAINEL INTERGOVERNAMENTAL SOBRE MUDANÇA DO CLIMA - IPCC. Disponível em: https://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/sirene/publicacoes/relatorios-do-ipcc/arquivos/pdf/copy_of_IPCC_Longer_Report_2023_Portugues.pdf. Acesso em 05 de junho de 2024. NAIME, U.J.; Motta, P.E.F.; Silva, D.C.; Simão, M.L.R.; Santos, A.J.R. Solos e avaliação do potencial agrossilvipastoril das microrregiões Paracatu e Unaí - Minas Gerais. Belo Horizonte: EPAMIG, 2014. 106p.: il. UN - UNITED NATIONS. Take Action for the Sustainable Development Goals. Disponível em: https://www.un.org/sustainabledevelopment/sustainable-development-goals/. Acesso em 05 de junho de 2024.
A inclusão de atividades de extensão no currículo dos cursos do ICA visa a formação integral dos estudantes para sua atuação profissional, bem como a promoção da transformação social. Os estudantes possuem diversas disciplinas que abrangem a área temática do projeto (Ciências Agrárias), de forma que poderão empregar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, integrand o ensino, pesquisa e extensão. A equipe de execução do projeto (professores, técnicos, estagiários, bolsistas e alunos matriculados nas disciplinas), será responsável por reuniões, treinamentos e capacitações a serem oferecidos aso produtores atendidos. A inter-relação estudante-comunidade colabora para a formação discente, pois o mesmo consegue enxergar seu papel como agente ativo na melhoria socioeconômica e ambiental da sociedade, contribuindo para o seu crescimento profissional. Além disso, estimula o trabalho em equipe, o que possibilita uma visão interdisciplinar do aluno, promovendo situações de aprendizagem que propiciem o desenvolvimento da cultura investigativa e a postura ativa que permita ao aluno avançar frente ao conhecimento. O processo de avaliação será realizado em reuniões periódicas entre os alunos participantes do projeto e a equipe responsável pelo mesmo. Nessas reuniões serão discutidos e levantados os resultados parciais obtidos no planejamento das atividades acadêmicas vinculadas ao projeto Fazenda Escola do ICA e definidos os próximos passos a serem dados. Os estudantes participantes do projeto e, especificadamente o aluno bolsista juntamente com os professores, irão compor o corpo técnico do projeto. Os alunos serão avaliados por meio do acompanhamento do professor junto as ações desenvolvidas, seu nível de comprometimento com o projeto e com os produtores. Os próprios produtores também poderão avaliar os estudantes por meio de fichas de avaliação a respeito das ações desenvolvidas no projeto. Espera-se os seguintes impactos decorrentes da execução da proposta de ação de extensão: Impactos sociais: Ø Interação com a comunidade local para difusão de conhecimento técnico e científico; Ø Incentivo à qualificação profissional; Ø Apoio e capacitação a produtores locais; Ø Oportunidades de estágio e aprendizado prático para os estudantes; Ø Capacitação de estudantes em práticas agrícolas sustentáveis, gestão rural e empreendedorismo, propiciando melhor preparação para os desafios do mercado de trabalho; Ø Educação continuada com oferta de cursos de capacitação e atualização para estudantes, profissionais e produtores locais; Ø Fortalecimento da agropecuária (familiar e empresarial) através da disponibilização de conhecimento técnico e acesso a recursos educacionais avançados e tecnológicos aos estudantes dos cursos do ICA; e Ø Potencialização do turismo rural educativo através de visitas guiadas e atividades educativas na fazenda. Impactos econômicos: Ø Aumento da oferta de profissionais qualificados; Ø Estímulo à abertura de novos empreendimentos agropecuários; Ø Transferência de tecnologia e inovação para introdução de técnicas agrícolas modernas e sustentáveis para sistemas agropecuários de produção; e Ø Capacitação e empreendedorismo com produtores locais em práticas sustentáveis e gestão agropecuária, incentivando o empreendedorismo rural e a diversificação de atividades. Impactos ambientais: Ø Estímulo ao uso de técnicas de produção agroecológica; Ø Divulgação de modelos para implementação de práticas agrícolas sustentáveis que preservam o solo, a água e a biodiversidade local, com técnicas conservacionistas, tais como uso de cobertura vegetal e práticas de rotação de culturas; Ø Educação e sensibilização ambiental da comunidade sobre a importância da conservação ambiental e do uso responsável dos recursos naturais; Ø Vitrine para estímulo à implantação de sistemas de irrigação mais eficientes, visando o uso sustentável da água na agricultura irrigada; Ø Realização de atividades educativas e de capacitação que sensibilizem estudantes, agricultores e comunidade local sobre a importância da conservação ambiental; e Ø Promoção de eventos e visitas guiadas que destacam práticas sustentáveis e os benefícios da agropecuária responsável. Outros impactos: Ø Aumento da visibilidade da UFVJM como uma instituição comprometida com o desenvolvimento sustentável e a educação agrícola; Ø Parcerias e colaborações com outras instituições de ensino e pesquisa, além de órgãos governamentais e ONGs; e Ø Realização de eventos acadêmicos e científicos para compartilhar os resultados das pesquisas com a comunidade acadêmica e externa à UFVJM.
A proposta visa dar suporte à execução do Projeto de Desenvolvimento Institucional Fazenda Escola do ICA. Este, por sua vez, possui recurso para financiamento das despesas de custeio provenientes da emenda parlamentar individual registrada sob número 44390012 no PLN 29/2023 – Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2024, no valor de R$ 301.000,00. No entanto, foram priorizadas despesas com MATERIAL DE CONSUMO e SERVIÇOS DE TERCEIROS - PJ. Assim, a vinculação de um plano de trabalho que contemple atividades de servidores e estudantes (bolsistas e voluntários) poderá potencializar a implementação da proposta, o que motivou o presente projeto. Ressalta-se ainda que diversas atividades e em diferentes áreas deverão ser realizadas, caracterizando um projeto interdisciplinar que envolve todas as áreas de atuação e cursos ofertados pelo ICA.
Público-alvo
Professores, técnicos administrativos e de laboratório, estudantes (graduação e pós-graduação) - membros destes grupos poderão participar das ações de extensão na modalidade de cursistas nos dias de campo que estarão sendo realizados em cada setor de ensino da Fazenda Experimental Santa Paula.
Produtores rurais, profissionais e técnicos atuantes na área de Ciências Agrárias - membros destes grupos poderão participar das ações de extensão na modalidade de cursistas nos dias de campo que estarão sendo realizados em cada setor de ensino da Fazenda Experimental Santa Paula.
Instituições públicas governamentais federais, estaduais e/ou municipais, além de empresas privadas poderão participar, por meio de seus representantes e colaboradores, das atividades de formação e treinamento profissional a serem executadas.
Municípios Atendidos
Unaí
Cristalina
Arinos
Bonfinópolis De Minas
Uruana De Minas
Brasília
Formosa
Paracatu
Buritis
Brasilândia De Minas
Parcerias
A Irriganor - Associação dos Produtores Rurais e Irrigantes do Noroeste de Minas Gerais será parceira na execução da proposta como organização da iniciativa privada e terá participação na intermediação do acesso aos produtores rurais dos municípios atendidos pela proposição, bem como divulgação dos cursos e treinamentos a serem realizados durante os dias de campo entre seus associados. Estes, por suas vez, se enquadram como os principais beneficiários da comunidade externa a serem beneficiados pela ação. A Irriganor já é parceira em diversa atividades realizadas no Campus Unaí, está ciente da proposição ora feita e manifestou anuência à mesma em carta anexa.
A Emater será parceira na proposta e terá participação na orientação quanto ao acesso aos produtores da agricultura familiar, divulgação entre os mesmos e suporte no planejamento e organização dos cursos e treinamentos a serem ofertados durante o dia de campo, para os diferentes setores de ensino e áreas experimentais da FESP. A Unidade Regional da Emater-MG em Unaí está ciente da proposição ora feita e manifestou anuência à mesma em carta anexa.
A Unidade Planaltina-DF da Corteva Agriscience já é parceira em diversas outras atividades realizadas no Campus Unaí, está ciente da proposição ora feita e manifestou anuência à mesma em carta anexa. Sua participação e contribuição se dará, essencialmente, no sentido de disponibilização de colaborador (Pesquisador de Campo) para ministrar palestra em dia de campo a ser realizado com atividades na área experimental de cultivos de grãos na FESP.
Cronograma de Atividades
Preparação do setor de ensino na FESP para receber uma Horta Mandala, a qual será planejada e construída em sistema de produção agroecológia integrada e sustentável (PAIS). Neste local, deverão ser realizados treinamentos e oferta de capacitação até o final da execução do projeto, por meio da realização de dia de campo.
Recebimento da comunidade externa (produtores da agricultura familiar) para visitação e capacitação sobre uso da tecnologia social de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS), com sistema para Horta Mandala.
Elaboração e impressão de manuais, cartilhas e folders sobre técnicas construtivas e materiais alternativos em construção rurais, para distribuição em minicurso sobre técnicas construtivas e materiais alternativos em construção rurais, a ser realizado durante dia de campo.
Oferta de minicurso sobre técnicas construtivas e materiais alternativos em construção rurais, a ser realizado durante dia de campo.
Suporte ao planejamento e preparação para oferta de curso de casqueamento no setor de ensino de bovinocultura de leite. O curso será ministrado a estudantes, profissionais e produtores rurais durante dia de campo.
Auxílio no planejamento para oferta de curso teórico-prático para treinamento e aperfeiçoamento de mão de obra pecuária com assuntos relacionados à doma/treinamento equestre, equitação, casqueamento/ferrageamento, manejo alimentar de equídeos, manejo de potros, comportamento e manejo reprodutivo e bem estar animal.
Curso - Setor de cultivo de grãos
06/01/2025
31/12/2025
Auxílio no planejamento para realização de oficina e treinamento para realização de voos com drones imageadores e processamento dinâmico de dados multiespectrais, obtenção de informações biofísicas de culturas anuais, manejo de irrigação para produção de grãos e modelagem 3D de equipamentos mecânicos em ensaios de máquinas agrícolas. A ação deverá ser realizada no setor de ensino de cultivo de grãos, durante dia de campo. Para tanto, auxiliará na instalação e manejo dos ensaios regionais de campo com cultivares para produção de grãos e silagem.
Suporte ao planejamento para realização de dia de campo sobre manejo do pastejo em sistema de lotação rotativa. Levantamento e aquisição de itens necessários para adubação e irrigação da vitrine de forrageiras do campo agrostológico. Adubação e irrigação da pastagem do sistema de pastejo de lotação rotativa do Setor de Forragicultura