Visitante
Contextualização da Engenharia de Minas para estudantes de Ensino Fundamental e Médio Através de Maquetes e Jogos Interativos
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
jonatas franco campos da mata
202510120253139
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
engenharias
educação
tecnologia e produção
metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
regional
conheçendo a ufvjm - campus janaúba
Não
Membros
paulo henrique santana frança
Voluntário(a)
gerson ferreira da silva
Vice-coordenador(a)
jacqueline andrade nogueira
Voluntário(a)
joyce gabriele lopes silva
Voluntário(a)
angela maria da silva
Voluntário(a)
cleyton fernandes de souza
Voluntário(a)
léia gomes de sousa
Voluntário(a)
geane thauanne silva sousa
Voluntário(a)
wellen quézia bernardes durães
Voluntário(a)
joão pedro nogueira araújo
Voluntário(a)
otávio enzo teixeira dutra
Voluntário(a)
luiz thiago santos teixeira
Voluntário(a)
talívia rodrigues brito
Voluntário(a)
arthur teixeira dumont
Voluntário(a)
alessandra vitória de jesus
Voluntário(a)
luana alves de lima
Voluntário(a)
gisele conceição vieira de sousa
Bolsista
Em um mundo onde a comunicação se dá por formas digitalizadas e por uma rede virtual de computadores e dispositivos eletrônicos, a transmissão de conhecimento necessita de mudanças, com a aplicação de metodologias ativas e que desenvolvam o protagonismo dos alunos. O curso de Engenharia de Minas foi efetivamente implementado na UFVJM / Campus Janaúba somente em 2019, necessitando de trabalhos de divulgação e conscientização sobre o seu potencial. Nesse sentido, o presente projeto visa utilizar ferramentas tecnológicas para contextualizar o curso superior de Engenharia de Minas junto aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da rede municipal e estadual de Janaúba e cidades do entorno, na região Norte de Minas Gerais. Serão construídas e apresentadas maquetes, jogos físicos e jogos digitais, permitindo, aos estudantes, enxergar detalhes da complexidade da rotina da Engenharia de Minas e vivenciar experiências interativas, de forma a entenderem os desafios e o papel do (a) Engenheiro (a) de Minas. Pretende-se desenvolver, nos estudantes, o prazer em pesquisar e estudar. Além disso, há a possibilidade de identificar possíveis vocações de alguns alunos frente ao curso de Engenharia de Minas da UFVJM / Campus Janaúba. Espera-se, desta forma, que o projeto contribua para o aumento de matrículas no curso em breve futuro.
Maquetes, Atividades Interativas, Engenharia de Minas, Transmissão de Conhecimentos, Ensino Fundamental e Médio
Nos últimos anos, a educação formal de ciências exatas, incluindo-se a Engenharia, tem demandado metodologias mais atrativas para encantar os estudantes e transmitir conhecimentos concretos (SILVIA e CECÍLIO, 2007). Em um mundo onde as informações circulam de forma acelerada, o processo de ensino-aprendizagem precisa ser modernizado e reinventado para que o aluno passe a ser um sujeito ativo e protagonista (SANTOS e CASTAMAN, 2022). Segundo Vieira et al. (2019), os estudantes passam por uma transição importante no período da adolescência, onde faz-se necessário trazer abordagens mais contextualizadas e inovadoras para a transmissão dos conhecimentos. Tal período, normalmente, coincide com os últimos anos do ensino fundamental e os três anos do ensino médio. Nesta fase, os estudantes estão em fase de preparação para desenvolver suas vocações na sociedade e ingressar no ensino superior, demandando assim a intensificação de atividades práticas de ensino (JUNIOR, 2023). O curso de Engenharia de Minas foi efetivamente implementado na UFVJM / Campus Janaúba somente em 2019, sendo assim pouco conhecido na cidade e necessitando de trabalhos de divulgação e conscientização sobre o seu potencial (UFVJM, 2021). Nesse sentido, o presente projeto visa utilizar ferramentas tecnológicas para contextualizar o curso superior de Engenharia de Minas junto aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas da rede municipal e estadual de Janaúba e cidades do entorno, na região Norte de Minas Gerais. Serão construídas e apresentadas maquetes representativas de locais, atividades e equipamentos de mineração, bem como serão elaborados e utilizados jogos interativos para desenvolver habilidades relacionadas à profissão da Engenharia de Minas. Serão utilizados, na confecção das maquetes e jogos físicos, materiais recicláveis e de baixo custo, tais como: papelão, madeira, plástico e metais. Alguns equipamentos de laboratório, como peneiras e microscópio óptico, podem ser utilizados durante os jogos físicos. Para os jogos digitais, serão utilizados programas gratuitos, destacando-se o Kahoot, entre outros. As maquetes permitirão, aos estudantes, enxergar detalhes da complexidade da rotina da Engenharia de Minas, entre outras: lavra a céu aberto, lavra subterrânea, beneficiamento mineral, reabilitação de áreas mineradas e atividades de apoio. Por sua vez, os jogos permitirão aos estudantes entender melhor sobre as rochas e minerais, hidrogeologia, pesquisa mineral, sustentabilidade ambiental e outros aspectos essenciais à referida profissão. Tanto as maquetes quanto os jogos serão confeccionados pelo discente bolsista e os discentes voluntários, sob a orientação do professor coordenador, além dos membros docentes e técnicos administrativos. A apresentação das maquetes e jogos será conduzida pela equipe do projeto, em escolas de ensino fundamental e médio de Janaúba e cidades do entorno. Os alunos destas instituições vivenciarão experiências divertidas e criativas, de forma a entenderem os desafios e o papel do (a) Engenheiro (a) de Minas em um mundo globalizado e impactado pelas mudanças climáticas. Pretende-se desenvolver, nos estudantes, o prazer em pesquisar e estudar. Além disso, há a possibilidade de identificar, em partes destes jovens, o interesse futuro em ingressar no curso de Engenharia de Minas da UFVJM / Campus Janaúba. Com isso, o projeto poderá contribuir para a elevação das matrículas no curso em médio prazo.
O projeto “Contextualização da Engenharia de Minas para estudantes de Ensino Fundamental e Médio Através de Maquetes e Jogos Interativos” visa preencher algumas lacunas de conhecimentos importantes para Janaúba e cidades do entorno, inseridas na região Norte de Minas Gerais. Nossa região apresenta carência de profissionais da Engenharia de Minas, pois por muitos anos as universidades mais próximas, que ofereciam este curso (UFOP e UFMG), se situavam em um raio acima de 550 km a partir de Janaúba. O curso de Engenharia de Minas do IECT - UFVJM / Campus Janaúba foi efetivamente implementado há apenas 5 anos, trazendo novas perspectivas para esta área. Ao mesmo tempo, a região possui uma rica diversidade de recursos geológicos (EGGER, 2006; CROCCO et al., 2006), minerais (LEITE e SILVA, 2014) e hidrológicos (LEITE et al., 2015; SILVA, 2021), que constituem um grande potencial para trabalho deste profissional. O curso de Engenharia de Minas do IECT - UFVJM / Campus Janaúba apresenta docentes e discentes capazes de transmitir conhecimentos consistentes, por meio do presente projeto de extensão, para estudantes de ensino fundamental e médio de escolas situadas em Janaúba. Através de maquetes e jogos interativos, os alunos aprenderão, com muita criatividade e de forma divertida, sobre várias disciplinas importantes da Engenharia de Minas e como elas se interligam com o trabalho na sociedade. Serão utilizadas metodologias ativas, consagradas no ambiente educacional e utilizadas com frequência na UFVJM (MARQUES et al., 2021; UFVJM, 2021), como: aprendizagem baseadas em problemas, trabalhos em equipe, design thinking, educação maker e gamificação. Serão trabalhados, além dos conteúdos técnicos, aspectos importantes como: conscientização ambiental, ética no trabalho, empreendedorismo e gestão financeira. Portanto, o projeto de extensão desenvolverá as seguintes áreas temáticas: Educação, Meio Ambiente, Tecnologia e Produção e, finalmente, Trabalho. As principais linhas de extensão a serem trabalhadas são: Desenvolvimento de Produtos, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Tecnológico, Educação Profissional e Empreendedorismo. Ressalta-se que o projeto proposto considera a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Isto se justifica por dois aspectos: 1) os docentes e discentes da equipe do projeto deverão pesquisar novas metodologias e abordagens, no sentido de disseminar adequadamente os conhecimentos para estudantes do ensino fundamental e médio; 2) durante as atividades interativas com maquetes e jogos, os alunos serão estimulados a pesquisar sobre os assuntos abordados, visando dinamizar os aprendizados obtidos. As atividades previstas no projeto podem apoiar na identificação e desenvolvimento de habilidades não somente para o curso de Engenharia de Minas, mas também para os demais cursos do Campus Janaúba: Ciência e Tecnologia, Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia Elétrica. Afinal, a utilização de metodologias ativas permite a prática da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade de forma natural e lúdica. Desta forma, o projeto de extensão contribuirá, em médio prazo, para a melhoria da percepção dos alunos participantes sobre os cursos do IECT, permitindo o aumento progressivo do número de matriculados nos nossos cursos.
Objetivo Geral O objetivo geral deste projeto é a realização de atividades extensionistas junto a alunos do ensino fundamental e médio de escolas situadas em Janaúba e cidades do entorno, utilizando-se maquetes e jogos para a contextualização e transmissão de conhecimentos sobre o curso de Engenharia de Minas e sua importância. Objetivos Específicos Os objetivos específicos são: 1) Planejar as maquetes e os jogos físicos a serem confeccionados, definindo os materiais e o contexto de cada um destes dispositivos; 2) Definir os aplicativos a serem utilizados para a elaboração de jogos digitais, bem como a abordagem destes jogos; 3) Organizar as equipes de docentes, discentes e técnicos administrativos, coordenando a produção das maquetes, jogos físicos e digitais; 4) Utilizar as maquetes e jogos nas ações de extensão, de forma interativa com os alunos de ensino fundamental e médio, de forma a contextualizar e explicar aspectos relacionados a diversas disciplinas da Engenharia de Minas; 5) Avaliar os resultados alcançados com a utilização das maquetes.
As metas do projeto de extensão “Contextualização da Engenharia de Minas para estudantes de Ensino Fundamental e Médio Através de Maquetes e Jogos Interativos” são direcionadas ao alcance dos conhecimentos sobre o curso de Engenharia de Minas para estudantes do ensino fundamental e médio de escolas de Janaúba e cidades vizinhas. Em relação a impactos indiretos, espera-se: 1) que os alunos participantes elevem a sua motivação para o estudo e pesquisa, apresentando elevação do desempenho em suas respectivas escolas; 2) que os eventos realizados pelo projeto tragam ganhos em visibilidade sobre o IECT, bem como dos demais cursos do Campus Janaúba. Relativamente a impactos diretos do processo ensino-aprendizagem conduzido nas escolas, espera-se que parte dos alunos participantes se motive para participação posterior nas provas do ENEM e SASI, e caso sejam aprovados tenham interesse em efetivar sua matrícula no curso de Engenharia de Minas ou em outros cursos oferecidos pelo IECT. Numericamente, as metas que serão assumidas pela equipe de projeto são definidas a seguir: 1) Realização, no mínimo, de 10 eventos de extensão do projeto em escolas de ensino fundamental e médio; 2) Participação, no mínimo, de 500 pessoas, considerando alunos, professores e servidores das escolas visitadas nos eventos de extensão.
A realização do presente projeto apoia-se em um trabalho conjunto e articulado dos docentes, técnicos administrativos e discentes participantes. Ademais, serão trabalhados, durante todo o evento, meios digitais para divulgação do projeto, quais sejam: Instagram e Facebook do curso de Engenharia de Minas e da UFVJM. 8.1 Revisão da literatura técnica Será conduzida via consulta à Biblioteca do IECT e documentos disponíveis na internet. Serão pesquisadas as plataformas relacionadas a publicações, como o Google Acadêmico e a Capes. Nestes documentos, incluem-se artigos científicos e monografias, entre outros. 8.2 Planejamento individual de cada evento extensionista do projeto Antes de iniciar o planejamento de cada evento de extensão, o coordenador do projeto conversará com a supervisão e/ou coordenação pedagógica da escola, visando entender o perfil dos alunos participantes e definir as atividades de forma mais adequada possível. O planejamento de cada evento será conduzido pelo coordenador, junto com a equipe do projeto. Serão definidas as maquetes, jogos físicos e digitais a serem aplicados, bem como a abordagem a ser adotada. O planejamento e realização do evento deve estar de acordo com o perfil do público alvo e os objetivos definidos com a supervisão e/ou coordenação pedagógica da escola. 8.3 Desenvolvimento e utilização de maquetes Tais maquetes serão baseadas em equipamentos, edificações e atividades típicas do curso de Engenharia de Minas. As maquetes englobam diferentes disciplinas, como: lavra a céu aberto, desenvolvimento de mina, mecânica aplicada e outras. Para a confecção das maquetes, serão utilizados materiais recicláveis, como papel, metal, plástico, madeira e outros. 8.4 Desenvolvimento e utilização de jogos físicos Nesta fase, serão confeccionados os jogos físicos, que abordarão de forma lúdica os conteúdos de diversas disciplinas da Engenharia de Minas, como: mineralogia e petrografia, geologia geral e estrutural, hidrogeologia e outros. Tais jogos consistem de experimentos que serão trabalhados através de demonstrações práticas de algum fenômeno e, em seguida, desafios ou perguntas/respostas para fixar o conhecimento. Os jogos serão confeccionados utilizando-se materiais recicláveis, como papel, metal, plástico, madeira e outros. Onde for necessário, tais jogos serão complementados com amostras de rocha e minerais, além de equipamentos de laboratório, como: peneiras, microscópios ópticos e outros equipamentos. A seguir, são elencados alguns dos jogos já planejados. a) Apresentação de conceitos básicos para a Engenharia de Minas e ilustração das formações ferríferas bandadas (FFBs). Este jogo abrange amostras de rocha e minerais, seguido de questões a serem respondidas pelos alunos. Essa atividade tem por objetivo também fomentar o interesse dos alunos para conceitos e modelos de áreas como biologia, geologia e geotecnia. b) Utilização de microscópios ópticos para observação de características externas de rochas e minerais. A equipe explicará, durante a atividade, as particularidades das amostras, além de realizar experimentos de dureza dos minerais e outras propriedades. Ao final, os alunos deverão colocar suas impressões e conhecimentos. Essa atividade trabalhará algumas disciplinas, como mineralogia e geologia. c) Apresentação de noções básicas da hidrogeologia, apresentando tipos de rochas e solicitando, ao grupo de alunos, avaliar a melhor tipologia para ampliar o armazenamento e captação de água. Este jogo trabalha questões essenciais para o Norte de Minas Gerais, no qual a utilização sustentável é uma necessidade premente devido ao escasso regime anual de chuvas. d) Apresentação de um modelo figurativo de uma mineradora e implementação da prática analítica do Kanban, a fim de que cada grupo anote seus resultados nos relatórios para avaliação posterior. Essa atividade visa fomentar alunos com interesses na área de análise e gestão de processos, gestão de pessoas ou processos. Este jogo permite trabalhar com diversas disciplinas, como: pesquisa operacional, engenharia econômica, processos gerenciais e outras. e) Apresentação de EPIs para utilização em mineração, em consonância com a Norma Regulamentadora 22. Após a apresentação, os alunos deverão avaliar algumas imagens reais e apontar os erros quanto à segurança do ambiente de mineração. Este jogo permitirá discutir diversos conceitos da disciplina Engenharia de Segurança do Trabalho. f) Experimento de erupção de um vulcão com bicarbonato de sódio, onde a equipe irá explicar o que acontece no processo. O aluno deverá entender a atividade para posterior resposta na etapa final. Neste jogo, serão trabalhados conhecimentos de algumas disciplinas, como: geologia geral e estrutural e geologia econômica. 8.5 Desenvolvimento e utilização de jogos digitais . Para os jogos digitais, serão utilizados programas gratuitos, destacando-se o Kahoot, entre outros. No final das atividades, será apresentada no projetor uma atividade avaliativa com um destes programas, na qual os estudantes deverão colocar suas respostas. Em seguida, as respostas serão avaliadas automaticamente, de forma a evidenciar o grau de aprendizado obtido pelos alunos. Estes jogos permitirão trabalhar a gestão do tempo, automação de processos e capacidade de concentração. 8.6 Submissão e apresentação de artigos e pôsteres em seminários e congressos A equipe do projeto fará a submissão e apresentação de artigos científicos e pôsteres para contextualização do projeto de extensão em congressos e seminários, como a I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas/V Semana de Engenharias da UFVJM (Campus Janaúba) e Sintegra (Campus JK). 8.7 Avaliação dos resultados obtidos Ao longo do projeto, serão monitorados os resultados dos eventos de extensão nas escolas. Após cada evento, os alunos e professores de cada escola receberão um formulário de avaliação. Tal formulário contemplará a opinião de cada participante, na forma de conceitos numéricos (1 a 5), do grau de satisfação com relação a determinados quesitos. Haverá também um campo de observações, para sugestões ou críticas ao processo. Com estes feedbacks, será possível efetuar ajustes na dinâmica destas ações extensionistas para elevar o grau de aprendizado e motivação dos alunos. O preenchimento do formulário de avaliação pelos professores é essencial, pois eles conhecem de perto as necessidades de cada turma participante do projeto. Além disso, será feita uma análise quantitativa detalhada dos eventos realizados, permitindo o acompanhamento do alcance das metas numéricas planejadas. 8.8 Elaboração e submissão do relatório final das atividades do projeto de ensino O relatório final do projeto de ensino deverá apresentar, de modo detalhado e fidedigno, todo o processo desenvolvido, contemplando: planejamento, execução das maquetes e jogos, utilização efetiva nas atividades de extensão e, por fim, os resultados e lições aprendidas.
CROCCO, Fernando Antônio; ABREU, Francisco Robério de; TEIXEIRA, Noevaldo; CANÇADO, Fernando Luis Lucena; MACIEL, Juliano Duarte; SENA, Florivaldo; RAMOS, Maurício Moacir. Mineralizações de Zinco e Chumbo do Depósito Salobro,, Porteirinha (MG). UNESP, Geociências, v. 25, n. 3, p. 359-378. São Paulo, 2006 EGGER, Valdinei Alves. O Supergrupo Espinhaço entre Serranópolis de Minas e Mato Verde (MG): Estratigrafia e Implicações para o Entendimento dos Depósitos Aluvionares de Diamantes da Região. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2006. JÚNIOR, João Fernando Costa. A Importância da Educação como Ferramenta para Enfrentar os Desafios da Sociedade da Informação e do Conhecimento.Revista Convergências: estudos em Humanidades Digitais – v. 01, n. 01, p. 127-144, jan./abr. 2023. LEITE, Marcos Esdras; DIAS, Lucimar Sales; ROCHA, André Medeiros. Análise da ocupação no entorno da Barragem Bico da Pedra, no Município de Janaúba/MG. Caderno de Geografia, v.25, n.44, 2015. LEITE, Marcos Esdras; SILVA, Rita Mariana Nogueira. A Mineração no Contexto do Norte de Minas Gerais. Departamento de Geociências da Unimontes. Revista Cerrados v. 12, n. 1. 2014. MARQUES, Humberto Rodrigues; CAMPOS, Alyce Cardoso; ANDRADE, Daniela Meirelles; ZAMBALDE, André Luiz. Inovação no ensino: uma revisão sistemática das metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas). 26 (03). Sep-Dec 2021 SANTOS, Danielle Fernandes Amaro dos; CASTAMAN, Ana Sara. Metodologias ativas: uma breve apresentação conceitual e de seus métodos. Revista Linhas. Florianópolis, v. 23, n. 51, p. 334-357, jan./abr. 2022. SILVA, Alcimere Soares da. Impactos Ambientais da Ocupação na Paisagem do Projeto Lagoa Grande no Município de Janaúba-MG. Dissertação de Mestrado. Unimontes. Montes Claros, 2021. SILVA, Leandro Palis; CECÍLIO, Sálua. A mudança no modelo de ensino e de formação na engenharia. Educação em Revista. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/qbYWGSQ6CpXCWqLs65Fvsvy/?lang=pt. Acesso em 16/10/2024. jun. 2007. SRE JANAÚBA. Listas de Escolas. Disponível em: https://srejanauba.educacao.mg.gov.br/index.php/home/lista-de-escolas. Acesso em 16/10/2024. 2019. UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Engenharia de Minas. 2021. VIEIRA, Vânia Maria de Oliveira; SANTOS, Gustavo Resende; RESENDE, Marilene; CUNHA, Valeska Guimarães Resende; VIEIRA, Camilla de Oliveira. Aprendizagem na Adolescência e Práticas Pedagógicas: as Representações Sociais de Professores da Educação Básica. Cadernos da Fucamp, v.18, n.33, p.83-104/2019.
Os docentes e estudantes extensionistas participarão, ativamente, de todas as etapas do projeto. Tais discentes se desenvolverão nos campos do ensino, pesquisa e extensão. Com relação ao ensino, estes atuarão ativamente na confecção e apresentação das maquetes, jogos físicos e jogos digitais, transmitindo conhecimentos e interagindo com os alunos participantes. Desta forma, irão desenvolver e aperfeiçoar técnicas de ensino. O projeto favorecerá a interdisciplinaridade, uma vez que diversos conteúdos de diferentes disciplinas serão abordados e trabalhados. Relativamente à pesquisa, os docentes e discentes participarão da revisão bibliográfica do projeto, pesquisando metodologias eficientes para produzir as maquetes e jogos. Com respeito à extensão, este é o pilar mais importante para o presente projeto. Os contatos dos docentes e discentes com os alunos das escolas será frequente, fortalecendo assim o sentido de prestação de serviços qualificados à comunidade externa no entorno da universidade. Estas experiências permitirão, a estes docentes e discentes, a visão real da sociedade, de forma especial das comunidades onde está inserido o IECT - UFVJM / Campus Janaúba. Os discentes envolvidos estarão, assim, mais preparados para os desafios em sua carreira profissional, além de desenvolverem valores importantes, como: senso crítico, ética e cidadania. Os conhecimentos previamente obtidos pelos estudantes extensionistas serão aproveitados para a realização dos eventos. Ao mesmo tempo, cada discente aprenderá, com maior profundidade, sobre cada assunto abordado durante os eventos de extensão. As metodologias do projeto serão explicadas, com detalhe, durante o planejamento anterior a cada evento, de forma a dar segurança aos discentes durante a interação com os alunos das escolas. A avaliação dos discentes será efetuada após cada evento, embasando-se nos formulários de avaliação preenchidos pelos alunos e professores das escolas e a percepção dos docentes do projeto. Serão dados feedbacks para a melhoria da atuação dos membros do projeto, bem como serão feitos ajustes nas abordagens e metodologias quando necessário.
O presente projeto é bastante relevante, pois agregará conhecimentos e experiências tanto para a equipe de projeto quanto para os alunos das escolas de ensino fundamental e médio de Janaúba e cidades do entorno. Tais alunos obterão informações importantes sobre o curso de Engenharia de Minas do IECT - UFVJM / Campus Janaúba, permitindo aos mesmos entender a complexidade do campo de atuação e sua importância na sociedade. Futuramente, quando estivem finalizando o ensino médio, poderão optar pelo ingresso em nossa universidade, caso identifiquem este curso como possível vocação para trabalho na sociedade. Além disso, os discentes do projeto se desenvolverão nos três pilares do ensino superior, ou seja: ensino, pesquisa e extensão. A vivência da transmissão de conhecimentos do curso através de contextualização por maquetes e jogos trará maior embasamento técnico para estes estudantes, bem como aguçará a sua capacidade de pesquisa e visão crítica sobre o seu papel como futuro profissional da Engenharia de Minas perante a sociedade e, principalmente, a comunidade do entorno.
Público-alvo
Estudantes de ensino fundamental e médio de escolas públicas de Janaúba e cidades do entorno.
Professores do ensino fundamental e médio de escolas públicas de Janaúba e cidades do entorno.
Profissionais especializados em educação fundamental e média em escolas públicas de Janaúba e cidades do entorno, como: - Pedagogos - Coordenadores pedagógicos - Supervisores pedagógicos
Municípios Atendidos
Janaúba
Nova Porteirinha
Porteirinha
Pai Pedro
Jaíba
Mato Verde
Monte Azul
Verdelândia
Parcerias
O projeto contempla uma parceria com a Secretaria Regional de Ensino (SRE) de Janaúba, a qual abrange 17 municípios do Norte de Minas Gerais e 93 escolas estaduais (SRE JANAÚBA, 2019). Tal parceria permitirá a realização do presente projeto de extensão em uma gama diversificada de instituições e alunos de diferentes perfis. Portanto, o projeto terá um alcance potencializado, gerando experiências ricas tanto para a equipe do projeto quanto para os alunos participantes. A referida carta de anuência encontra-se em anexo a este projeto.
Cronograma de Atividades
Será conduzida via consulta à Biblioteca do IECT e documentos disponíveis na internet. Serão pesquisadas as plataformas relacionadas a publicações, como o Google Acadêmico e a Capes. Nestes documentos, incluem-se artigos científicos e monografias, entre outros.
Antes de iniciar o planejamento de cada evento de extensão, o coordenador do projeto conversará com a supervisão e/ou coordenação pedagógica da escola, visando entender o perfil dos alunos participantes e definir as atividades de forma mais adequada possível. O planejamento de cada evento será conduzido pelo coordenador, junto com a equipe do projeto. Serão definidas as maquetes, jogos físicos e digitais a serem aplicados, bem como a abordagem a ser adotada. O planejamento e realização do evento deve estar de acordo com o perfil do público alvo e os objetivos definidos com a supervisão e/ou coordenação pedagógica da escola.
Tais maquetes serão baseadas em equipamentos, edificações e atividades típicas do curso de Engenharia de Minas. As maquetes englobam diferentes disciplinas, como: lavra a céu aberto, desenvolvimento de mina, mecânica aplicada e outras. Para a confecção das maquetes, serão utilizados materiais recicláveis, como papel, metal, plástico, madeira e outros.
Nesta fase, serão confeccionados e utilizados os jogos físicos, que abordarão de forma lúdica os conteúdos de diversas disciplinas da Engenharia de Minas, como: mineralogia e petrografia, geologia geral e estrutural, hidrogeologia e outros. Tais jogos consistem de experimentos que serão trabalhados através de demonstrações práticas de algum fenômeno e, em seguida, desafios ou perguntas/respostas para fixar o conhecimento. Os jogos serão confeccionados utilizando-se materiais recicláveis, como papel, metal, plástico, madeira e outros. Onde for necessário, tais jogos serão complementados com amostras de rocha e minerais, além de equipamentos de laboratório, como: peneiras, microscópios ópticos e outros equipamentos. A seguir, são elencados alguns dos jogos já planejados. a) Apresentação de conceitos básicos para a Engenharia de Minas e ilustração das formações ferríferas bandadas (FFBs). Este jogo abrange amostras de rocha e minerais, seguido de questões a serem respondidas pelos alunos. Essa atividade tem por objetivo também fomentar o interesse dos alunos para conceitos e modelos de áreas como biologia, geologia e geotecnia. b) Utilização de microscópios ópticos para observação de características externas de rochas e minerais. A equipe explicará, durante a atividade, as particularidades das amostras, além de realizar experimentos de dureza dos minerais e outras propriedades. Ao final, os alunos deverão colocar suas impressões e conhecimentos. Essa atividade trabalhará algumas disciplinas, como mineralogia e geologia. c) Apresentação de noções básicas da hidrogeologia, apresentando tipos de rochas e solicitando, ao grupo de alunos, avaliar a melhor tipologia para ampliar o armazenamento e captação de água. Este jogo trabalha questões essenciais para o Norte de Minas Gerais, no qual a utilização sustentável é uma necessidade premente devido ao escasso regime anual de chuvas. d) Apresentação de um modelo figurativo de uma mineradora e implementação da prática analítica do Kanban, a fim de que cada grupo anote seus resultados nos relatórios para avaliação posterior. Essa atividade visa fomentar alunos com interesses na área de análise e gestão de processos, gestão de pessoas ou processos. Este jogo permite trabalhar com diversas disciplinas, como: pesquisa operacional, engenharia econômica, processos gerenciais e outras. e) Apresentação de EPIs para utilização em mineração, em consonância com a Norma Regulamentadora 22. Após a apresentação, os alunos deverão avaliar algumas imagens reais e apontar os erros quanto à segurança do ambiente de mineração. Este jogo permitirá discutir diversos conceitos da disciplina Engenharia de Segurança do Trabalho. f) Experimento de erupção de um vulcão com bicarbonato de sódio, onde a equipe irá explicar o que acontece no processo. O aluno deverá entender a atividade para posterior resposta na etapa final. Neste jogo, serão trabalhados conhecimentos de algumas disciplinas, como: geologia geral e estrutural e geologia econômica.
Para os jogos digitais, serão utilizados programas gratuitos, destacando-se o Kahoot, entre outros. No final das atividades, será apresentada no projetor uma atividade avaliativa com um destes programas, na qual os estudantes deverão colocar suas respostas. Em seguida, as respostas serão avaliadas automaticamente, de forma a evidenciar o grau de aprendizado obtido pelos alunos. Estes jogos permitirão trabalhar a gestão do tempo, automação de processos e capacidade de concentração.
A equipe do projeto fará a submissão e apresentação de artigos científicos e pôsteres para contextualização do projeto de extensão em congressos e seminários, como a I Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas/V Semana de Engenharias da UFVJM (Campus Janaúba) e Sintegra (Campus JK).
Ao longo do projeto, serão monitorados os resultados dos eventos de extensão nas escolas. Após cada evento, os alunos e professores de cada escola receberão um formulário de avaliação. Tal formulário contemplará a opinião de cada participante, na forma de conceitos numéricos (1 a 5), do grau de satisfação com relação a determinados quesitos. Haverá também um campo de observações, para sugestões ou críticas ao processo. Com estes feedbacks, será possível efetuar ajustes na dinâmica destas ações extensionistas para elevar o grau de aprendizado e motivação dos alunos. O preenchimento do formulário de avaliação pelos professores é essencial, pois eles conhecem de perto as necessidades de cada turma participante do projeto. Além disso, será feita uma análise quantitativa detalhada dos eventos realizados, permitindo o acompanhamento do alcance das metas numéricas planejadas.
O relatório final do projeto de ensino deverá apresentar, de modo detalhado e fidedigno, todo o processo desenvolvido, contemplando: planejamento, execução das maquetes e jogos, utilização efetiva nas atividades de extensão e, por fim, os resultados e lições aprendidas.