Detalhes da proposta

O Extensionista: a ponte digital entre a pesquisa e a comunidade rural (fase 2)

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    ezequiel redin

    Número de inscrição:

    202110120214007

    Unidade de lotação:

    instituto de ciências agrárias-unaì

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências agrárias

    Área temática principal:

    comunicação

    Área temática secundária:

    tecnologia e produção

    Linha de extensão:

    desenvolvimento rural e questão agrária

    Abrangência:

    nacional

    Vinculado a programa de extensão:

    este projeto está vinculado ao programa de extensão designado: “núcleo de desenvolvimento rural” do instituto de ciências agrárias (ica) da universidade federal dos vales do jequitinhonha e mucuri (ufvjm), campus unaí, registro sigproj n. 330992.1864.2285

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

gabriela melgaço de abreu Bolsista

romário da silva santana Voluntário(a)

janice queiroz de pinho gonçalves Voluntário(a)

giovani guilherme onzi Voluntário(a)

katia vieira souto lepesqueur Voluntário(a)

michele weber lorenzoni Voluntário(a)

maria eduarda cardoso ferrari Voluntário(a)

nelson manuel luís Voluntário(a)

thiago vasconcelos melo Voluntário(a)

diego azevedo mota Voluntário(a)

Resumo

O projeto denominado: “O Extensionista: a ponte digital entre a pesquisa e a comunidade rural” se propõe ser um projeto de extensão universitária em que se promove a divulgação, o intercâmbio, a popularização do conhecimento gerado no meio acadêmico, nas


Palavras-chave

Portal, TIC, Comunicação Rural, Assistência Técnica, Extensão Rural


Introdução

O presente projeto de extensão visa o fortalecimento de uma plataforma online de divulgação de experiências inovadoras da área de Extensão Rural no setor agropecuário no Noroeste de Minas Gerais, região em que a UFVJM – Campus Unaí, atua como promotora do desenvolvimento regional. Além disso, essa ação tem como potencial a tradução do conhecimento erudito do ambiente acadêmico para amplo acesso da sociedade, em especial, acadêmicos, famílias rurais, extensionistas de campo, técnicos de cooperativas e demais públicos responsáveis por fortalecer as ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para promoção do desenvolvimento rural no país. O Extensionista se constitui em um portal de divulgação sobre assuntos relacionados ao mundo da agricultura, da extensão rural e desenvolvimento e tem como proposta se consolidar como um meio de acesso a informação sobre as inovações, pesquisas e experiências do mundo rural. Tem por propósito ampliar e massificar o conhecimento técnico para os agricultores, com uma comunicação virtual que possa ser promotora de autonomia das famílias rurais, uma forma de suplantar a dependência dos agricultores das orientações técnicas que visam criar dependência de empresas e seus produtos, ou seja, essa proposta visa diminuir as relações de poder por intermédio da popularização do conhecimento. O portal é um espaço virtual que se propõe conectar extensionistas, pesquisadores, agências de desenvolvimento rural, gestão pública, agricultores e jovens rurais sobre informações dos agronegócios no Brasil e no mundo. Esse projeto surge com o objetivo de contemplar um elo nunca antes imaginável – a aproximação entre agricultores, jovens rurais, acadêmicos, formuladores de políticas públicas, professores e pesquisadores do mundo rural. É uma plataforma online para criar um espaço para um verdadeiro elo de troca de experiências, nunca antes possível de forma tão intensa, no meio rural brasileiro. O projeto se propõe consolidar um portal virtual em que a proposta alocará diversas fontes de informação: notícias, leis e diretrizes da extensão rural, casos de sucesso na agricultura, inovações no mundo rural, pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas universidades, sobretudo, um conteúdo de fácil acesso que possa realizar uma conexão entre o mundo da pesquisa, sobre as questões de acesso as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) relacionadas ao rural e comentários de profissionais da área, envolvendo o setor agropecuário, as ações das agências de pesquisa e extensão rural no país e as mais novas estratégias de desenvolvimento rural.


Justificativa

Embora as plataformas digitais fazerem parte do mundo rural, ainda faltam informações claras, confiáveis e de fácil acesso ao produtor, falta a conexão direta e clara entre a pesquisa e o produtor. Nesse contexto, o projeto surge para tornar informações, pesquisas e notícias do mundo agrícola mais acessíveis aos produtores rurais do Noroeste de Minas e com potencial de atingir agricultores em todo o país. Diante da necessidade da inserção da população rural de uma forma mais amigável ao mundo virtual, este projeto pode facilitar e fortalecer as informações necessárias para as pessoas do campo, bem como, consolidando as experiências desenvolvidas pelos grupos sociais rurais. Desta forma o marco referencial das ações do tripé: ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Campus Unaí, está fundamentado na produção do conhecimento, no seu ensino e na divulgação para a comunidade, em especial, aos agricultores, uma vez que o Instituto de Ciências Agrárias (ICA) se propõe a focar suas atenções para o campo das ciências rurais. Além disso, o projeto de extensão universitária se coaduna com o projeto para a Extensão Rural no Brasil designado de “Ater Digital”, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) que tem por iniciativa oferecer novas ferramentas de assistência técnica digital aos agricultores. Nesse sentido, o projeto está em forte relação com os princípios da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, uma vez que a Extensão Rural é a ponte entre a pesquisa e a comunidade rural. A ação respalda-se na crescente preocupação sobre a importância de fortalecer dois componentes: a coesão social da comunidade universitária e a coesão da comunidade rural. Movido pelos princípios da popularização do conhecimento – tradução, divulgação, acesso e emancipação dos agricultores – este projeto de extensão pretende atuar como elo entre a comunidade universitária, os agentes de desenvolvimento e as famílias agricultoras estimulando os atores na construção social de experiências e divulgação de suas ações no território em questão. Com isso, a universidade potencializará ações na mobilização e na ativação de recursos entre as redes de circulação locais, centrais e periféricas, promovendo o mapeamento virtual, o intercâmbio de conhecimentos e o fortalecimento do capital social neste espaço. Tudo isso, a partir de um projeto de Extensão encampado pela UFVJM, Campus Unaí, ancorados nas diretrizes da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão. Para tanto, envolverá um corpo docente com diversas formações e distintas áreas, discentes de diversos cursos e agentes de desenvolvimento da região e do Estado brasileiro, bem como, as inúmeras famílias rurais que terão acesso as informações. É um projeto que visa a emancipação das pessoas no meio rural brasileiro. Vale ainda destacar que o projeto está em segunda fase e já colhe resultados frutíferos. O portal abarca uma série de notícias relacionadas a Extensão Rural, agricultura familiar, possui informações relacionadas a pesquisa, casos de sucesso da agricultura, uma série de divulgação de políticas públicas de extensão rural, uma série indicações de livros, artigos científicos e também há uma produção audiovisual para ensino de extensão rural para estudantes, agricultores e demais públicos interessados.


Objetivos

Objetivo geral O projeto objetiva a consolidação de um Portal Online de divulgação de informação que se propõe dar visibilidade as ações de Extensão Rural e Desenvolvimento da universidade, bem como, colocar em evidência experiências inovadoras dos agricultores, a partir de ações de assessoria técnica, capacitação e extensão universitária, articulação social, e de gestão participativa, visando iniciativas de desenvolvimento rural sustentável na Mesorregião Noroeste de Minas Gerais e em todo o país. Objetivos específicos • Consolidar um portal extensionista para divulgação de informações de extensão rural e desenvolvimento, sejam elas relacionadas a comunidade universitária local, de instituições de pesquisa ou agências de desenvolvimento rural. • Apresentar experiências inovadoras que trouxeram sucesso para agricultores, tornando viável para todos o acesso a informação. • Compartilhar pesquisas desenvolvidas por Instituições de Ensino e Pesquisa para produtores rurais e estudantes da área de agrárias do Noroeste de Minas Gerais e no Brasil. • Fortalecer um canal de comunicação que propicie a troca de saberes, onde as famílias rurais tenham voz e possam se tornarem protagonistas do desenvolvimento rural com depoimentos de histórias de sucesso. • Despertar na comunidade universitária (acadêmicos, técnicos e professores) o gosto pela área da Extensão Rural e pelo compartilhamento virtual de conhecimento gerado na Instituição de Ensino Superior. • Desenvolver nos estudantes, futuros profissionais das Ciências Agrárias, e em toda a comunidade universitária, a capacidade de multiplicar conhecimentos por plataformas digitais. • Facilitar o acesso a informações, pesquisas e notícias do mundo rural por meio de conteúdos virtuais para agricultores familiares de uma forma simplificada.


Metas

• Fortalecimento de um portal extensionista para a popularização de informações na área de Extensão Rural. • Fortalecer uma linha de pesquisa no ICA/UFVJM referente ao tema extensão rural em plataforma digital e o seu benefício para os agricultores e a sociedade. • Aproximar e estabelecer parcerias entre agências de Extensão Rural para divulgação de notícias, bem como, se aproximar dos produtores rurais do município de Unaí, professores, pesquisadores e estudantes das Universidades, em especial da UFVJM; • Envolver os estudantes da graduação do ICA/UFVJM de forma a despertar o interesse da comunidade universitária para a transferência de informações e experiências, bem como, da população de Unaí. • Divulgar os estudos do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM, Campus Unaí. • Disseminar o conhecimento sobre novidades do mundo agropecuário ao maior número de produtores rurais do município de Unaí e da região, de forma a atingir o maior número de pessoas da sociedade. • Debater e incentivar caminhos para a prática de divulgação de estudos e pesquisas, utilizando plataformas digitais, buscando assim promover a utilização dos recursos virtuais como ferramenta complementar da extensão rural.


Metodologia

O projeto “O Extensionista: a ponte digital entre a pesquisa e a comunidade rural” envolverá a manutenção e consolidação do website onde será postado semanalmente notícias, pesquisas e histórias de sucesso do meio agropecuário em um único portal com linguagem fácil e de simples acesso. Semanalmente os estudantes e professores farão uma análise e seleção dos assuntos relevantes para a divulgação, em seguida, serão montados textos de linguagens simples para a abordagem dos temas escolhidos. Objetiva-se também com o portal, fortalecer uma série de parcerias com a equipe de comunicação das agências de Extensão Rural no Brasil para que encaminhem informações relevantes que possam ser passíveis de publicação no site e de acesso a toda a comunidade. Em seguida serão postados no website e divulgados pelos alunos, técnicos-administrativos e professores e sociedade. A Extensão Rural, por si só, é uma área interdisciplinar no meio acadêmico e este projeto contempla os princípios da multidisciplinariedade e interdisciplinaridade, portanto, também realizando o tripé da indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão com potencial de promover o impacto e transformação social de toda a comunidade acadêmica, bem como, das famílias agricultoras. A divulgação será feita por meio de plataformas digitais, bem como em redes sociais. Para tanto, serão usadas três redes sociais para divulgação das notícias postadas: Facebook, Instagram e LinkedIn. O portal também contará com um Canal no Youtube para divulgação de vídeos educativos, notícias, lives sobre o ensino de Extensão Rural e o campo prático de profissionais que se dedicam as atividades de ATER. Em relação, as notícias publicadas no portal, para garantir a ética e a autoria, caso não sejam de produção própria do coordenador e do bolsista envolvido, serão devidamente creditadas com as devidas referências e com autorização prévia. As atividades do projeto sempre serão analisadas e monitoradas pelo coordenador. Durante as ações desenvolvidas busca-se obter um impacto relevante, direto e indireto, envolvendo as comunidades internas (discentes, docentes e técnicos) e externas, de forma interdisciplinar. Em razão da situação de emergência em saúde decorrente da pandemia da COVID-19, com restrição de contato pessoal, o projeto buscará sua operacionalização de forma não presencial. Desse modo, como o projeto se configura, em sua grande maioria, no meio digital, é possível realizar as atividades de extensão de forma remota. Portanto, as atividades que envolvem a criação de conteúdo digital e a sistematização de experiências, bem como, a produção de conhecimento na extensão rural acontecerão por meio de websites, redes sociais e as reuniões serão realizadas por aplicativos de videoconferência. Nesse sentido, a sua viabilidade logística, técnica e operacional está garantida para o seu desenvolvimento. Reforça-se, ainda, que as atividades estão em consonância com as metodologias participativas de Extensão Rural, bem como, orientadas pelas novas ações da Extensão Rural em tempos de pandemia que indica aos extensionistas o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) para realização de suas atividades.


Referências Bibliográficas

Este projeto se ampara nas estratégias de tradução do conhecimento erudito proposto por Boaventura de Souza Santos, eminente intelectual que sustenta que a ciência precisa se aproximar da sociedade e operacionalizar seus conceitos e práticas (SANTOS, 2002). Freire (2002) demonstra em sua obra: “Comunicação ou Extensão” que o mais adequado seria comunicar-se e não estender o conhecimento. Em suas palavras propõe: “a educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é a transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores, que buscam a significação dos significados” (FREIRE, 2002, p.69). No século XX, a comunicação era presencial, de pessoa para pessoa, e exigia grandes deslocamentos para que a informação chegasse. Neste século XXI, a comunicação ganhou um impulso especial pelas novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em especial, o computador, a internet e o smartphone. Nesse sentido, a informação tornou-se muito mais acessível pelo acesso da população as mídias digitais, em especial, boa parte das famílias rurais entram em contato com a internet e se tornam protagonistas de sua própria informação. A comunicação rural é um esforço interativo de organizações governamentais e não-governamentais com a população rural com o propósito de promover mudanças sociais (CALLOU, 1999). A comunicação está diretamente vinculada a sociedade e formadora da cultura local quando as pessoas compartilham experiências, ideias e sentimentos (BORDENAVE, 1985). A comunicação atua na vida das pessoas enquanto construção social da realidade e se ela está em todas as atividades práticas cotidianas da vida, portanto, implica em uma transformação de paradigma com relação às pesquisas (DUARTE, 2014). Nesse contexto que esse projeto se vincula a UFVJM, em especial, ao município de Unaí, em que será consolidada a estrutura do projeto do Portal Extensionista. Unaí está localizado na Mesorregião Noroeste de Minas Gerais sendo, atualmente, o maior produtor de soja do estado produzindo 341.344,920 toneladas, e representa um dos principais municípios do estado na área agropecuária, no PIB agropecuário nacional alcançou o décimo primeiro lugar no ano de 2011, na comparação estadual ocupou o segundo lugar (IBGE, 2017). Além disso, vale mencionar que Unaí é uma das regiões com maior número de assentamentos rurais no país, fato que mostra a importância desse projeto para o acesso a informação que qualifique as ações das famílias rurais com informações em tempo real sobre os projetos e ações que acontecem sobre Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) no Brasil. Em 2017, os dados do Censo Agropecuário revelaram que 80,24% dos estabelecimentos agropecuários declararam que não recebem assistência técnica no Brasil. O município de Unaí, MG possui 3.848 estabelecimentos rurais e as principais atividades econômicas envolvem a produção agrícola e pecuária. Nesse sentido, são 2.840 produtores no município que declararam não receber nenhum tipo de Assistência Técnica (IBGE). Desse modo, é possível anotar que o município apresenta carência em profissionais de Extensão Rural, sendo este um problema que paira no país inteiro dado a necessidade de grande investimento na área. Essa é mais uma justificativa coerente e sólida para a criação de um portal que seja o elo entre a pesquisa e o agricultor, dada essa carência de informação que existe no meio rural em pleno século XXI. No Brasil, o sistema de assistência técnica aliado com políticas de crédito rural representa um papel extremamente relevante para estratégias de desenvolvimento do meio rural (PINTO, 2015). Uma pesquisa, realizada no Caribe, apontou que os extensionistas que usaram as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tiveram um aumento da produtividade profissional e com potencial de promover relacionamentos mais produtivos entre os extensionistas e as partes agrícolas interessadas (STRONG et al, 2014). Nesse contexto, o extensionista rural age como um elo facilitador entre o rural e o urbano, entre as notícias e as inovações do mundo rural, entre a academia e o produtor, com o intuito de aperfeiçoar o processo de produção, viabilizando melhores condições para o produtor e sua família, produzindo produtos de melhor qualidade com viés de sustentabilidade. Nesse panorama o portal surge para ajudar o produtor a possuir acesso a informações e notícias do ramo de uma forma clara, rápida e acessível a todos. No entanto, é importante anotar uma pesquisa realizada na Grécia, onde apontou que as TIC são formas de complemento, mas não de substituição dos métodos tradicionais de extensão (ANASTASIOS; KOUTSOURIS; KONSTADINOS, 2010). Uma pesquisa da Nigéria sobre o uso das TIC pelos extensionistas rurais concluiu que as condições socioeconômicas dos extensionistas da área de estudo influenciam no nível de uso das TIC e recomendou que fornecer as tecnologias e capacitá-los tem potencial de aumentar a comunicação eficaz com as famílias agrícolas para melhorar a produtividade (UMAR et al., 2015). Uma revisão científica sobre os serviços de extensão rural na Nigéria apontou que as TIC exercem diversos papéis importantes na prestação de serviços de extensão rural, tais como: a) auxiliar no alcance de um grande número de agricultores; b) oferecer uma solução para problemas de recursos e capacidade dentro do setor agrícola; c) melhorar o fluxo de informações e conectar as pessoas nas áreas rurais; d) responder as perguntas relacionadas com problemas agrícolas com as vantagens de obter feedback por telefone; e) obtenção de informações de preços de mercado e previsões do tempo (OKEKE; NWALIEJI; UZUEGBUNAM, 2015). A propagação de plataformas digitais, o avanço das tecnologias da informação e comunicação (TIC), aliadas ao desenvolvimento de novas técnicas estão modificando significativamente a forma do produtor rural ter acesso a informação, antes somente acessada por técnicos de extensão rural, impactando diretamente no seu modo de produzir e na qualidade dos seus produtos. A ascensão das TIC mudou a dinâmica do mundo rural, acelerando a propagação de notícias, aproximando relações sociais tanto para os assuntos relacionados a produção como para lazer e entretenimento (REDIN; COSTA, 2013). Segundo Redin et al. (2013), as TIC tais como rádio, televisão, computador, internet e smartphones possibilitam a troca de informações entre pessoas, gerando a interação com a sociedade global mudando a perspectiva da população rural pelo acesso a informação. Desse modo, as TIC representam novas possibilidades de sociabilidade, permitindo que os jovens rurais se conectem com a sociedade globalizada, redimensionando suas relações sociais e redefinindo as bases do seu processo identitário. Além do âmbito da sociabilidade, os jovens também acessam informações que podem auxiliar no desenvolvimento da família no meio rural, fato este que reforça a importância da criação deste projeto de extensão para agregar informações para fácil acesso das famílias agricultoras. De acordo com pesquisas desenvolvidas pelo IBGE, o acesso à internet no meio rural está aumentando significativamente. Em 2016, foi possível anotar que 33,6% da população rural tinha acesso à internet, já em 2017, 41% da população acessavam a internet, ou seja, um aumento de 7,4%. Estes resultados mostram como as plataformas digitais já fazem parte do cotidiano do produtor rural. Nesse sentido, esse projeto se coloca como um elo de comunicação entre a universidade, a pesquisa, os extensionistas rurais e a população rural. Referências bibliográficas ANASTASIOS, M.; KOUTSOURIS, A.; KONSTADINOS, M. Information and communication technologies as agricultural extension tools: a survey among farmers in West Macedonia, Greece. The Journal of Agricultural Education and Extension, v. 16, n.3, p.249-263. Available at: 10.1080/1389224X.2010.489767. Access in: 10 oct. 2020. BORDENAVE, J. D. O que é comunicação rural. São Paulo: Brasiliense, 1985. CALLOU, A. B. F. Comunicação rural e o novo espaço agrário. 8. ed. São Paulo: INTERCOM, 1999. v. 8. 205p. DUARTE, R. Populações rurais e estudos sobre a comunicação na recepção midiática. Extensão Rural, Santa Maria, v.21, n.3, jul./set. 2014. Acesso em: https://doi.org/10.5902/231817967628. Acesso em: 10 out. 2020. FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo agropecuário 2017: agricultura – soja. 2017. Rio de Janeiro. Disponível em: https://censoagro2017.ibge.gov.br/templates/censo_agro/resultadosagro/agricultura.html. Acesso em: 10 out. 2020. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo agropecuário 2011: agricultura 2011. Rio de Janeiro. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/unai/pesquisa/24/0. Acesso em: 17 out. 2020. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Censo Agropecuário: resultados. Rio de Janeiro. 2017. Disponível em: https://censos.ibge.gov.br/agro/2017. Acesso em: 10 out. 2020. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA – IBGE. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Trabalho e Rendimento, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua 2016/2017. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv101631_informativo.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. OKEKE, M. N.; NWALIEJI, H. U.; UZUEGBUNAM, C. O. Emerging role of information communication technologies in extension service delivery in Nigeria: a review. Journal of Agricultural Extension, v. 19, n. 1, june 2015. Available at: http://journal.aesonnigeria.org/index.php/jae/article/view/446. Access in: 10 oct. 2020. PINTO, A. G. Extensão rural: panorama atual e desafios. In: PINTO, A. G. (Org.). Assistência Técnica e Extensão Rural. Casa da Agricultura, São Paulo, v. 18, n.4 out./dez. 2015. Disponível em: http://www.cati.sp.gov.br/revistacasadaagricultura/24/RevistaCA_ATER_Ano18_n4.pdf. Acesso em: 10 out. 2020. REDIN, E. et al. Juventude rural e as novas formas de sociabilidade mediadas pelas TICs. RDE. Revista de Desenvolvimento Econômico, Salvador, v. 15, n. 28. p. 154-163, dez. 2013. REDIN, E.; COSTA, E. V. O rural na mídia impressa da Região Centro Serra, Rio Grande do Sul. Temática, João Pessoa, v.9, n. 8, p. 1-15, 2013. REDIN, E.; SILVEIRA, P. R. C. Extensão universitária e extensão rural: diferenças e desafios. Vivências, Erechim, v. 9, p. 153-158, maio. 2013. SANTOS, B. S. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 63, p.237-280, out. 2002. STRONG, R. et al. Exploring the use of information communication technologies by selected Caribbean extension officers. The Journal of Agricultural Education and Extension, v. 20, n. 5, p. 485-495, 2014. Available at: https://doi.org/10.1080/1389224X.2014.927373. Access in: 10 oct. 2020. UMAR, S. et al. Awareness and use of information and communication technologies among extension agents in Kaduna State of Nigeria. Journal of Agricultural Extension, v. 19, n. 1, jun. 2015. Available at: http://journal.aesonnigeria.org/index.php/jae/article/view/363. Access in: 10 oct. 2020.


Inserção do estudante

As Ciências Agrárias é um campo muito amplo, onde abrange diversas áreas envolvendo o meio ambiente, biodiversidade, climatologia, solos, genética animal e vegetal, microrganismos, patógenos, atmosfera, bem como, preceitos relacionados as questões sociais e humanas das pessoas que vivem e se reproduzem no meio rural. Todas as áreas têm relação direta com os cursos de ciências agrarias do ICA/UFVJM. Neste campus, a disciplina de Extensão Rural é ministrada para os cinco cursos: Ciências Agrárias, Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental, Medicina Veterinária e Zootecnia. Esse fato tem despertado o interesse de muitos acadêmicos pela área da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Diante disso, o estudante ao cursar a disciplina também poderá ter acesso ao portal da área, produzido pela própria comunidade universitária do campus. Além disso, os estudantes terão a oportunidade de organização de eventos online através do canal do Youtube do Portal “O Extensionista”. É uma experiência que enriquecerá os momentos didáticos. Nesse sentido, ao longo do desenvolvimento do projeto, a busca por informação e a sua divulgação é uma grande oportunidade para fortalecer o desenvolvimento científico pela ascensão do ensino, pesquisa e extensão, buscando a promoção do indivíduo e da sociedade. Os estudantes envolvidos poderão compreender e trabalhar a interdisciplinaridade de diferentes áreas de conhecimento. O projeto ainda possibilitará ao aluno a troca de saberes, estimulará a capacidade de pensamento crítico, o contato com a ciência e tecnologia, a autonomia intelectual e o espírito inovador. O discente bolsista terá a oportunidade de entrar em contato com diferentes grupos de pesquisas, formadores de opiniões, produtores rurais fazendo assim uma rede de contatos e troca de saberes. O bolsista extensionista participará de todas as reuniões, grupos de estudos para debater os temas, dividirá da elaboração e alimentação da website e participará ativamente dos textos que serão divulgados. O projeto será capaz de fortalecer a formação acadêmica do aluno em teorias, metodologias e práticas que fundamentam os processos de produção científica e social, aperfeiçoando todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e no campo. Os membros da equipe serão avaliados mensalmente de acordo com conhecimento adquirido ao longo do projeto, bem como assiduidade, proatividade, dinamismo, criatividade, entre outros aspectos relevantes.


Observações

A proposta possui alto impacto na área de Extensão Rural no Brasil, em especial, nas novas estratégias de Desenvolvimento Rural, considerando que 80,24% dos estabelecimentos agropecuários no Brasil declaram não possuir assistência técnica, segundo dados do Censo Agropecuário em 2017. Nesse sentido, essa proposta respalda-se no caráter inovador da Extensão Rural digital em consonância com o Programa de ATER digital lançado em outubro de 2020 pelo Ministério da Agricultura no Brasil. A ação da comunidade universitária em busca de objetivos tangíveis para o acesso a informação da comunidade rural e da sociedade em geral envolve um princípio muito caro para a universidade, ou seja, a popularização do conhecimento e o acesso e apropriação da sociedade. Tudo isto amarado a estratégias de mobilizem o capital cultural da população rural e os incitem a serem protagonistas de seu próprio desenvolvimento. É uma ação altamente inovadora e que a universidade poderá colher frutos futuros com a emancipação das pessoas no meio rural brasileiro.


Público-alvo

Descrição

Os discentes (entorno de 600) do Instituto de Ciências Agrárias (UFVJM) também serão beneficiados indiretamente, com a divulgação de suas pesquisas, depoimentos de suas experiências no campo e com acesso aos conteúdos divulgados.

Descrição

Serão beneficiados uma vez que sua participação despertará motivação em suas pesquisas e trabalhos evidenciando que a ação desenvolvida pode transformar a vida dos agricultores na região, bem como no país, ao popularizar o conhecimento gerado na universid

Descrição

Envolvidos na ação serão protagonistas e estimulados a pensar estratégias para a ação extensionista.

Descrição

De maneira direta serão beneficiadas famílias rurais da região que tem acesso à internet, com foco em agricultores familiares e jovens rurais buscando estimular o interesse nas temáticas sociais rurais e o fortalecimento da sucessão familiar.

Descrição

Extenisionitas Rurais que trabalham em Instituições de Extensão Rural públicas no Brasil.

Descrição

Toda a sociedade em geral que tem interesse na temática.

Municípios Atendidos

Município

Unai, Minas Gerais

Município

Estado De Minas Gerais

Município

Brasil

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Essa parceria solidificada é decisiva para promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na produção de conteúdo.

Participação da Instituição Parceira

Produção de notícias e informações direto do principal orgâo de extensão rural do país.

Participação da Instituição Parceira

Envio de notícias e informações sobre Extensão Rural no Estado de Santa Catarina.

Participação da Instituição Parceira

Fornecimento de informações para elaborção de notícias de Extensão Rural para a sociedade.

Participação da Instituição Parceira

Esta parceria é naturalizada pelo apoio da Direção do Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFVJM. Esse apoio dá condições de todo o aparato tecnológico e acadêmico para a realização do projeto.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Consolidação do Portal, requisitos e manutenção.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Organização das atividades de elaboração de conteúdo.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realização de levantamentos das agências de extensão rural para parcerias.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Produção de conteúdos

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Divulgação do Portal nas redes sociais

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Continuação da sistematização das experiências de sucesso na extensão rural e na agricultura familiar.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Diálogo via comunicação com as instituições envolvidas no projeto, para angariar mais informação da área, bem como, sistematizar em forma de conteúdo digital para acesso da sociedade, em especial, aos especialistas da área e agricultores.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de conteúdo digital para das redes socais sobre a temática do projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realização de seminários de compartilhamento de experiências na Extensão Rural para formação ampliada da equipe, dos agricultores, extensionistas e jovens estudantes das ciências agrárias.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de audiovisuais sobre a temática da Extensão Rural.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de um audiovisual do projeto com depoimentos do bolsista, do coordenador e de beneficiários da ação, contendo duração mínima de 3 (três) minutos e máxima de 5 (cinco) minutos.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de banner virtual das ações do projeto com registro digital das ações para apresentação no Relatório Final.