Detalhes da proposta

Eficiência Energética: Conscientização e Pré-Diagnóstico Energético em Escolas da Cidade de Janaúba

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    thaís de fátima araújo silva

    Número de inscrição:

    202510120254641017

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    engenharias

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    meio ambiente

    Linha de extensão:

    educação profissional

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    conheçendo a ufvjm - campus janaúba

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

jader fernando dias breda Vice-coordenador(a)

hélio oliveira ferrari Voluntário(a)

fidel edson de souza Voluntário(a)

rossini leite de oliveira Voluntário(a)

lucas soares de morais Bolsista

Resumo

O crescente consumo de energia coloca em pauta a necessidade do uso racional da energia. Neste contexto, o uso racional e eficiente da energia pode ser considerado como uma alternativa que pode impactar na forma com usuários de prédios públicos, como escolas, utilizam a energia elétrica. Sendo assim, o desenvolvimento de projetos de extensão com essa temática permite que sejam realizados diagnósticos de unidades consumidoras, promovendo o uso racional e seguro da energia elétrica. Além do diagnóstico energético de unidades consumidoras, propõe-se ações de extensão com intuito de conscientizar a comunidade acadêmica e local sobre os riscos da utilização de instalações elétricas, apresentando alternativas simples que levam ao uso racional e seguro da mesma.


Palavras-chave

Uso consciente e seguro da energia elétrica. Pré-diagnóstico energético. Escolas públicas.


Introdução

A eficientização de sistemas energéticos tem por finalidade reduzir o desperdício de energia. Tratando-se da energia elétrica, essa economia pode representar a redução de investimentos no sistema de geração, transmissão e distribuição de energia, promovendo a preservação do meio ambiente e a diminuição do custo da energia nesses sistemas, isto é, no consumidor direto (Nepomuceno et al., 2003). O pré-diagnóstico energético é a primeira etapa de um projeto de eficiência energética. Segundo (Procel, 2001), o prédiagnóstico consiste em uma avaliação preliminar de um sistema energético que tem por objetivo determinar o potencial de economia de energia. Para isso, faz-se necessário a realização de uma coleta de dados da instalação elétrica e dos equipamentos a ela ligados. Essa é apenas uma das etapas do projeto que propõe, após a análise e avaliação da instalação elétrica, a organização de um relatório técnico com os principais indícios de má utilização da instalação elétrica, riscos relacionados, o perfil de consumo e ações simples que promovam a utilização segura e racional da energia elétrica. Sendo assim, o projeto culmina com ações de conscientização como palestras, jogos educativos, oficinas que apresentem o assunto de forma simples e acessível à comunidade escolar e/ou local.


Justificativa

Geralmente, soluções em eficiência energética possuem tempo e custo oneroso. Assim, apesar de suas vantagens, ações de eficiência energética apresentam suas dificuldades de disseminação apesar de suas vantagens devido á utilização de tecnologias mais caras e falta de consciência da população. Neste contexto, campanhas informativas em escolas e a conscientização em relação à forma de utilização da energia, principalmente a elétrica, de forma seguro e eficiente são importantíssimas. Sendo assim, projetos de extensão desenvolvidos neste contexto além de indicarem a necessidade de intervenções em instalações consumidoras, também são uma forma eficiente da disseminação da informação. Ações de eficiência energética, como os pré-diagnósticos energéticos podem indicar diferentes formas de otimização de sistemas e uma maior consciência dos usuário final da instalação, permitindo, através de ações simples, a redução do consumo de energia pela mudança de hábitos desses usuários e pequenas adequações nas instalações. Neste contexto, este tipo de ação permite promover o uso eficiente da energia elétrica nas salas de aula e demais dependências da escola pública torna-se extremamente importante, pois gera consciência e aprendizado que pode ser difundido no âmbito das famílias de alunos e funcionários. Além disso, a participação de alunos do primeiro período do curso de Engenharia Elétrica permite a esses a construção de conhecimento sobre eficiência energética, que são fundamentais para a formação de um engenheiro eletricista nos tempos atuais, tempos de promoção da sustentabilidade e aplicação de governança ambiental, social e corporativa (ESG) nas empresas. Assim, além de beneficiar a sociedade consegue-se contribuir com a formação de profissionais conscientes da seu papel na sociedade.


Objetivos

O objetivo principal deste projeto é o desenvolvimento de ações extensionistas realizadas pelos alunos da disciplina “Eletricidade Aplicada”. Essas ações visam identificar e sugerir formas de eliminação dos principais fatores de desperdício de energia em instituições de ensino da cidade de Janaúba. Para que esse objetivo seja cumprido os objetivos específicos enumerados devem ser alcançados. a) Treinamento dos alunos que irão participar do projeto sobre Eficiência Energética tendo como respaldo materiais disponibilizados pelo Procel. b) Execução do pré-diagnóstico energético nas instituições de ensino selecionadas. Durante esse processo deve ser observado pontos como: documentação sobre as instalações elétricas; horário de funcionamento, número de estudantes, e outras informações relevantes da instituição; levantamento da carga instalada; levantamento e quantificação dos equipamentos e lâmpadas; cálculo dos valores da luminosidade das dependências, dentre outros. c) Análise dos dados obtidos: avaliação do rendimento dos equipamentos e verificação da viabilidade de substituição dos mesmos (apresentação de sugestões). d) Análise tarifária da instituição. e) Submissão de trabalhos na 1ª Semana de Ciências e Saberes do Norte de Minas Gerais e Sintegra. f) Realização de ações de conscientização no ambito das escolas parceiras para divulgação do relatório e de ações que promovem a eficiência energética.


Metas

As metas estabelecidas na ação de extensão, no escopo da disciplina ELET001 - Eletricidade Aplicada corroboram para o processo de avaliação dos alunos. Sendo assim, as seguintes metas foram estabelecidas: 1) Treinamento dos alunos sobre os conceitos sobre eficiência energética e práticas envolvidas em um pré-diagnóstico energético . 2) Elaboração da revisão bibliográfica sobre eficiência energética e diagnóstico energético. 3) Definição da instituição de ensino e dos dados que serão coletados no sistema elétricos e equipamentos. 4) Organização e análise dos dados e elaboração de práticas de minimização de desperdício de energia que deverão ser sugeridas à instituição de ensino. 5) Elaboração de um texto científico que deve ser submetido em pelo menos um evento institucional. 6)Apresentação do relatório à escola parceira (direção, professores, alunos e outros colaboradores). 6) Realização de ações de extensão que promovam a conscientização da comunidade escolar através de palestras, teatros, oficinas, dentre outros.


Metodologia

Tomando como referência os objetivos elencados, a metodologia apresentada visa associar a teoria vista na disciplina “Eletricidade Aplicada” com a execução do projeto. Para isso, os alunos deverão formar equipes de 3 a 4 participantes. O desenvolvimento desse projeto deve ser embasado no cronograma de atividades, apresentado a seguir: A) Estudo e discussão do tema: apresentação do conceito e discussão sobre eficiência energética através de artigos acadêmicos que apresentem resultados da aplicação do processo de diagnóstico energético em instituições de ensino e afins. Nessa etapa os alunos deverão elaborar um texto acadêmico que apresente uma revisão bibliográfica sobre o tema. Este texto pode servir de base ou ser utilizado para submissão de trabalhos. B) Definição da instituição de ensino: nesta etapa será firmada a parceria com alguma instituição de ensino na cidade de Janaúba. Além disso, deverá ser organizada pelos alunos uma tabela que servirá como instrumento na aquisição dos dados necessários para o desenvolvimento do diagnóstico energético da instituição. C) Análise dos dados coletados e discussão sobre os resultados: de posse dos dados coletados na etapa anterior os alunos deverão elaborar um texto científico, cujo conteúdo apresente ações que podem ser aplicadas para minimizar o desperdício de energia e promover a eficiência no uso da energia elétrica. D) Submissão de trabalhos em eventos da instituição: Nesta etapa os alunos deverão escrever e submeter a conclusão do trabalho nos eventos acadêmicos da instituição de acordo com o edital de submissão.


Referências Bibliográficas

Além das referências definidas no plano de ensino da disciplina e os documentos disponibilizados pelo Programa de Nacional de Conservação de Energia Elétrica, sugerem-se os seguintes textos científicos: NEPOMUCENO, Erivelton Geraldo et al. Eficiência Energética: Um Estudo de Caso na Realização de Pré-Diagnóstico Energético em Estabelecimentos de Ensino da Região de São João Del-Rei. I Seminário em Sistemas de Potência, Automação e Controle, 2003. NETO, Oriane M.; NEPOMUCENO, Erivelton G. EFICIENTIZAÇÃO ENERG ÉTICA EM INSTITUIÇÕE S DE ENSINO. 2005. PROCEL. Orientações Gerais Para Conservação de Energia em Prédios Públicos. Brasília, 2001.


Inserção do estudante

Tendo em vista a obrigatoriedade da integralização da carga horária de extensão pelos curso de Engenharia Elétrica, os projetos de extensão desenvolvidos no âmbitos de disciplinas tem como objetivo permitir que os alunos do curso desenvolvam projetos em área de formação e futura área de atuação. Além de contribuir para a sua formação, esse projeto permite que o aluno tenha persepção de seu papel na sociedade de forma geral. Além disso, durante o desenvolvimento do projeto, habilidades necessárias à formação do futuro egresso são desenvolvidas, o que mostra que a ação de extensão propõe que a contribuir na formação do profissional, mas também, do cidadão. Dentre as habilidade trabalhadas, destaca-se a liderança, boa comunicação, percepção da realidade e cultura local.


Observações

As ações projeto irão contemplar diretamente a comunidade acadêmica do Campus Janaúba e, principalmente a comunidade escolar parceira. De forma indireta, a UFVJM- campus Janaúba será beneficiada devido à divulgação não somente do curso de Engenharia Elétrica, mas também dos outros cursos do e projetos desenvolvidos no IECT. Além de levar informações específicas do curso, o projeto tem parceria com outros projetos de extensão do Programa Conhecendo a UFVJM Campus Janaúba. Quanto às escolas parceiras, estas terão a a mobilização dos estudantes e professores pode permitir o desenvolvimento de atividades de divugação científica sobre os conceitos de eficiência energética e uso racional da energia elétrica de acordo com as diferentes faixas etárias de seus estudantes. Além disso, através do desenvolvimento, acredita-se que haverá o reconhecimento do papel social da universidade. Destaca-se também neste projeto, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que é o princípio fundamental da universidade. Essa tríade é considerada a base para a construção do conhecimento de qualidade, que contribui para a formação acadêmica integral dos estudantes e para o desenvolvimento social. Durante o desenvolvimento do projeto, essa indissociabilidade pode ser explorada de diversas maneiras, enriquecendo a participação dos alunos e professores da comunidade acadêmica e escolar. A ação de extensão é organizada de forma a integrar os três pilares, através de desafios os e atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e a extensão. No pilar do ensino, por exemplo, pode-se promover atividades que estimulem aprendizagem de técnicas de realização de diagnósticos energéticos nos prédios e o estudo de diferentes formas de utilização racional e economia da energia elétrica. Dessa forma, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades dentro de suas áreas de estudo. A pesquisa também desempenha um papel fundamental no projeto, pois a avaliação de equipamentos da instalação, das luminosidade nas salas de aula, requer conhecimentos específicos. Já a extensão permeia todas as fases do projeto, que incorporada por meio da realização de atividades/visitas técnicas a divulgação científica e dos saberes da comunidade escolar.


Público-alvo

Descrição

Diretores, professores e funcionários que estejam disponíveis durante as visitas realizadas na escola.

Descrição

Alunos do ensino médio e alunos do ensino fundamental da escola parceira,

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Agendamento junto aos diretores das escolas para realização de workshops, palestras, participação em feiras de ciências na comunidade escolar da cidade de Janaúba.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

As aulas ministradas no intervalo desta etapa devem ser utilizadas para apresentação do projeto e a formação das equipes que irão conduzir o projeto junto à escola. O número de equipes deve ser formado de acordo com o número de alunos matriculados na disciplian ELET001. Sendo assim, espera-se a formação de pelo menos 4 (quatro) equipes a saber: a) Iluminação; b) Avaliação da condição da instalação elétrica da escola; c) Avaliação do perfil de utilização (dos usuários) da energia elétrica da escola; d) Levantamento da potência de equipamentos e avaliação de atendimento a NBR5410. Após a formação das equipes cada uma delas deve realizar uma apresentação com foco nas estratégias que serão adotadas por cada equipe para obtenção dos dados e informações necessárias para a realização do dignóstico energético da unidade consumidora.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Durante essa etapa cada equipe deve elaborar um roteiro detalhado das atividades que devem ser realizadas na escola para que as informações sejam coletadas de forma organizada. Para que essa etapa seja realizada de acordo com a realizada da escola, sugere-se que uma visita seja realizada para que os alunos conheçam o tamanho da instalação e recolham as primeiras informações sobre as condições do local onde a escola está instalada.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Nesta etapa, os alunos deverão realizar a simulação da visita que irão fazer na escola nas dependências do próprio campus Janaúba. Esta etapa justifica-se pelo fato do projeto ser desenvolvido com alunos, em sua maioria, matriculados no primeiro período do curso de Engenharia Elétrica, que não possuem experiência nesse tipo de ação. Sendo assim, é fundamental avaliar como as equipes se organizaram para realizar a visita e fazer os ajustes necessários. Nesta etapa, além da observação técnica, os alunos também serão observados em relação à cordialidade e educação no tratamento com as pessoas envolvidas na atividade.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Nesta etapa foram realizados os ajustes necessários para a visita na escola parceira. Nesta visita, os alunos devem colher informações específicas sobre a características dos equipamentos conectados a rede, fazer uma inspeção visual nas instalações elétricas e físicas do prédio que abriga e escola, fazer medições referentes a iluminação das salas de aula e outros ambientes da escola e conversar com os usuários da escola para conseguirem compreender de forma mais clara qual o perfil de utilização da unidade consumidora.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Após a análise das fotos e dados coletados, as equipes podem julgar necessário que seja realizada uma segunda visita ao prédio da escola. Esta etapa é bastante importante pois permitirá que o relatório do pré-dignóstico energético contenha informações efetivas e que contribuam para a minimização do desperdício de energia elétrica, contribuindo para seu uso de forma segura e racional.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Nesta etapa os alunos deverão organizar e analisar os dados coletados o que os permitirá realizar um diagnóstico sobre a forma de utilização da energia elétrica na instalação, o chamado pré-diagnóstico energético. Além do diagnóstico, os alunos deverão propor soluções para as questões e hábitos de utilização que podem danificar e aumentar o desperdício de energia.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Nesta etapa os alunos deverão organizar além do material para apresentação do relatório com o pré-diagnóstico energético da unidade consumidora, diferentes formas de abordagem para que os alunos, funcionários e professores da escola parceira consigam identificar quais os hábitos podem aumentar o desperdício de energia elétrica ou até provocarem acidentes mais graves. O formato da abordagem deve observar a faixa etária dos alunos da escola, e pode ser organizada de acordo com o número de turmas da escola parceira.