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DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO FORMATO E-HEALTH PARA O COMBATE Á RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA EM HOSPITAIS
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
josiane moreira da costa
202510120251721564
departamento de farmácia-bioquímica
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
desenvolvimento tecnológico
estadual
implementação do centro de informação e educação popular e profissional sobre o uso de medicamentos e plantas: em prol da ressignificação do uso dos medicamentos no vale do jequitinhonha
Sim
Membros
iasmin pereira dos santos
Bolsista
A resistência antimicrobiana (RAM) tornou-se uma temática prioritária no plano de ação global da Organização Mundial da Saúde e tem apresentado aumento crescente no contexto mundial, refletindo em maiores gastos em saúde e desfechos clínicos negativos, especialmente nos países em desenvolvimento. Entende-se que ações de prevenção das RAM devem possuir uma abordagem multiprofissional, com identificação de aspectos relacionados à cultura de segurança dos pacientes. Ações de cunho educacional favorecem a compreensão de como a resistência se desenvolve e espalha, auxiliando na compreensão das especificidades dos serviços de saúde. Dessa forma, o presente projeto propõe o desenvolvimento de uma estratégia educacional sobre RAM. Trata-se de um projeto de extensão que propõe a elaboração de uma e-health na modalidade avatar, direcionada a profissionais de saúde. O estudo será desenvolvido em um hospital do vale do Jequitinhonha, tendo como parceiros outra instituições hospitalares de Minas Gerais,. Os participantes da comunidade serão profissionais vinculados à assistência a pacientes internados nas instituições de estudo. O projeto será realizado considerando a parir das seguintes ações: Pré-elaboração da tecnologia: caracterização da população em estudo quanto aos aspectos sócio-demográficos e identificação das necessidades educacionais relacionadas à prevenção da RAM; Elaboração da tecnologia: Fase de desenvolvimento e validação do conteúdo (por meio de técnica de validação e adaptação de linguagem) e Finalização do protótipo. Espera-se que a seguinte proposta contribua para o processo da formação discente e para a construção de soluções para os "desafios do mundo real" a partir da interação universidade e comunidade.
Resistência microbiana, uso de medicamentos, tecnologia e-health
A ocorrência de resistência dos microorganismos aos antimicrobianos (RAM) tem se tornado uma importante preocupação para a saúde pública, destacando-se a ocorrência nos hospitais. Esse fenômeno está associado ao aumento do risco de morbimortalidade dos pacientes infectados (WHO, 2014). Destaca-se que como causa das RAM, o uso indiscriminado de antimicrobianos, e condutas dos profissionais de saúde no processo de cuidado e a formação deficiente dos profissionais de saúde. Entende-se que ações de prevenção das RAMs devem possuir uma abordagem multiprofissional com identificação de aspectos subjetivos e culturais que permeiam a tomada de decisão dos profissionais que trabalham no campo da saúde. Isso envolverá investimentos em ações de cunho educacional que favoreçam a compreensão de como a resistência se desenvolve e espalha, compreendendo especificidades dos serviços de saúde. Nesse contexto, destaca-se, especialmente nos países de baixa e média renda, a característica heterogênea dos profissionais que trabalham de forma direta e indireta no oferecimento de cuidado em saúde. Esses são compostos por profissionais com formação nível superior, que comumente utilizam linguagem técnico científica no processo de comunicação, assim como profissionais de formação em nível médio e fundamental (PADKE et al., 2021). Estes últimos muitas vezes encontram-se à margem do processo de tomada de decisão, podendo apresentar pouca participação nos processos, déficits relacionados ao letramento funcional em saúde, sendo denominados por alguns autores como “profissionais invisíveis”. O presente projeto propõe o desenvolvimento de uma estratégia educacional direcionada à profissionais com diferentes níveis de formação que possuirá como principal intuito, a mudança de comportamento desses profissionais em relação à RAM, considerada uma questão urgente no contexto da saúde pública. Isso contribuirá para uma melhoria no campo científico, por preencher uma lacuna nos campos científico, da prática profissional e da formação discente. .
Estudo realizado em 30 hospitais de Minas Gerais em 2021 identificou que, apesar da existência de protocolos (Mello & Oliveira, 2021), cerca de 83% dos profissionais apresentou adesão intermediária aos procedimentos de prevenção da infecção, o que mostra os desafios relacionados à mudança de comportamento nesse contexto. Além disso, um documento publicado pela secretaria estadual de saúde de Minas Gerais (SES) apontou que “as infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) são um dos principais eventos adversos vinculados à assistência, tornando-se um grave problema de saúde pública, na medida em que aumentam a morbimortalidade e os custos assistenciais”. Esse mesmo documento apresenta que as taxas de IRAS aumentaram mais de 100% em 2021 quando comparadas à 2017 (SES, 2022).Trata-se de projeto de extensão relevante, com potencial de gerar conhecimento científico e tecnológico, destacando-se a identificação de barreiras relacionadas à implementação de ações de identificação e prevenção de RAM no contexto hospitalar. Além disso, como resultado direto, têm-se o desenvolvimento de uma tecnologia educacional e-health, considerando o contexto do mundo real no qual os participantes encontram-se envolvidos, para disseminação do conhecimento científico relacionada à temática em estudo. Destaca-se que esse material terá como público alvo não somente os profissionais de nível superior, mas também profissionais de formação média e fundamental, para os quais as práticas educacionais relacionadas às RAM normalmente encontram-se negligenciadas ou fora do escopo das necessidades de aprendizagem. Isso contempla lacunas da literatura científica relacionadas não somente a necessidade do estabelecimento de estratégias de maior equidade no acesso às e-healths, mas também relacionadas ao estabelecimento de estratégias educacionais que contribuam para a identificação de barreiras e mudanças de comportamentos relacionados à prevenção de RAM. Para transposição dos desafios relacionados à sensibilização dos profissionais de saúde em relação à RAM, entende-se que o uso de e-healths pode ser uma estratégia a ser adotada. Sobre as e-healths, essas envolvem o uso da internet associada às demais tecnologias digitais para prover a qualificação do cuidado e informações em saúde (HIMSS, 2001). A literatura aponta como possíveis contribuições do uso de e-healths: possibilidade de desenvolver ferramentas educacionais com adaptadas a nível linguístico e cultural para engajar diferentes subgrupos; promoção da colaboração entre academias e instituições para avaliação as ferramentas digitais; possibilidade de implementação de ferramentas digitais de forma equitável (Rodriguez et al., 2020). A elaboração da tecnologia exigirá intensa articulação entre universidade e profissionais de saúde que trabalham nos hospitais. A identificação das experiências e necessidades dos profissionais necessita ser o principal condutor da elaboração da tecnologia, para que essa possa respeitar as singularidades do campo de trabalho. O desenvolvimento da tecnologia também exigirá intensa articulação entre profissionais e discentes de diferentes áreas de saber, o que contribuirá para a formação docente a partir da "re" significação do aprendizado na prática. Esse projeto está vinculado ao projeto "Uso de avatar como estratégia educacional sobre resistência microbiana", o que representa uma indissociabilidade entre a pesquisa e a extensão.
Objetivo geral: Desenvolver uma tecnologia no formato e-heath que contribua para o combate à resistência microbiana em hospitais. Objetivos específicos: Identificar as vivências dos profissionais de saúde que trabalham em hospitais no que tange â resistência microbiana; Identificar as necessidades desse profissionais no que tange ao processo de formação sobre resistência microbiana, Desenvolver a tecnologia educacional, Realizar validação da tecnologia junto aos profissionais, Apresentar o protótipo da tecnologia, Contribuir para a formação discente no que tange â articulação multiprofissional e desenvolvimento de tecnologias.
Realizar ao menos 3 grupos focais para identificação das vivências até 3 meses do projeto, Realizar análise dos relatos e ter a proposta de tecnologia em até 5 meses de projeto, Desenvolver e validar a tecnologia em até 10 meses de projeto, Finalizar o protótipo em até 12 meses de projeto.
Trata-se de um projeto de extensão que propõe uma solução tecnológica do TRL 2 (pesquisa aplicada) ao TRL5 (prototipagem).O estudo será desenvolvido em um hospital do vale do Jequitinhonha, tendo como parceiros outra instituições hospitalares de Minas Gerais,. Os participantes da comunidade serão profissionais vinculados à assistência direta e indireta aos pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) da instituição, além da participação de discentes dos cursos de farmácia, medicina e enfermagem.. Para viabilização da execução, propõe-se as seguintes etapas: A pesquisa seguirá as seguintes fases: Fase Pré elaboração da Tecnologia Educacional I) Caracterização da população em estudo); II) Identificação das necessidades educacionais e aspectos culturais e subjetivos relacionados à prevenção da RAM; III) Desenvolvimento e validação proposta pedagógica, conteúdo a ser disponibilizado e formato da tecnologia educacional; IV) Validação da tecnologia educacional por meio de um comitê de juízes constituído por profissionais de saúde com expertise em educação em saúde e infectologia, que não tiverem participado em fases prévias; A caracterização da população em estudo ocorrerá por meio de coleta de aplicação de um protocolo de coleta de dados para caracterização sóciodemográfica dos participantes do estudo. A identificação das necessidades educacionais e aspectos culturais e subjetivos relacionados à resistência ocorrerá por meio da realização de grupos focais e complementação com entrevistas, conforme necessidade. Como técnica de coleta de dados, optou-se por entrevistas com roteiro semiestruturado. Os grupos focais serão conduzidos por pesquisadora com experiência prévia e que seguirá um roteiro semiestruturado, sendo que serão gravados. Essa gravação ocorrerá para garantir a confiabilidade das informações, tomando-se o cuidado de confirmar essa confidencialidade. Após a gravação, o arquivo receberá uma codificação. O término da realização dos grupos ocorrerá mediante a saturação de dados. Assim, após a finalização do processo de coleta de dados e a transcrição de todos os grupos, os dados serão submetidos à análise de conteúdo temática, segundo Bardin (2008). De acordo com a autora supracitada, seguiram-se as seguintes etapas de análise: 1) orde-nação dos dados, quando foram realizadas leituras exaustivas dos relatos, para estabelecer um sentido para o conjunto de proposições; 2) leituras sistematizadas com o objetivo de encontrar semelhanças ou contradições nos relatos, organizando os achados em “unidades de significados”; 3) organização das unidades de significados em temas, buscando um aprofundamento do conteúdo das mensagens; 4) interpretação dos temas e discussão com a literatura existente; 5) elaboração de relatório final com a interpretação realizada, sabendo que “o produto final é sempre provisório”. Após identificação as demandas será realizada ampla revisão de literatura, seguido da elaboração da proposta da tecnologia educacional no formato e-health. A avalidação por comitê de juízes ocorrerá medicante identificação de profissionais e ou pesquisadores com experiência no desenvolvimento de tecnologias. Eles serão convidados a utilizar e avaliar a tecnologia mediante os seguintes critérios: relevância, adequação e clareza do conteúdo, capacidade de responder à demanda apresentada,. Avaliação ocor-rerá mediante uma escala likert, seguido do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC). O IVC é definido pela soma das frequências relativas das respostas três e quatro estrelas, será calculado para verificação do nível de concordância dos juízes em relação à adequação dos itens avaliados. Será considerado um IVC maior ou igual a 0,78 como indicativo de adaptação/adequação, tanto para avaliação de cada item quanto para avaliação geral do instrumento. Quanto maior o IVC menor alterações serão necessárias para aprimorar o estilo do texto. Todos os dados serão codificados e armazenados, anonimamente, em uma planilha eletrônica, que foi exportada para análise no ambiente de programação estatística R.
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Estudantes de cursos de graduação de diferentes áreas da saúde, estudantes de pós graduação poderão ser inseridos no projeto, o que possibilitará a vivência de um processo de formação participativo e que proporciona a ressignificação não somente dos discentes , mas também dos docentes envolvidos no projeto. Além disso, os encontros diretos entre estudantes e profissionais de saúde de diferentes áreas contribuirá para a ampliação da vivência dos estudantes sobre a prática de trabalho a partir do aprendizado da escuta e entendimento do olhar do "outro". Isso pode contribuir para a formação de um profissional de saúde mais crítico e capaz de contribuir com mudanças positivas na sua prática de trabalho. e vivência em sala de aula. Defesa de trabalhos de conclusão de cursos e posteres também poderão ser apresentados como formas de publicação das vivências. Além disso, ressalta-se que o local em estudo é campo de estágio de residência de graduandos e profissionais que futuramente poderão atuar em diferentes regiões do estado. Dessa forma entende-se que o projeto contribuirá para a qualificação científica de profissionais que poderão atuar como disseminadores da experiência em outros serviços de saúde.
Apesar dos benefícios em saúde decorrentes dos avanços tecnológicos em saúde nas últimas décadas, o uso e implementação dessas ainda são vistos como desafios diante de realidades sóciais e culturais complexas e heterogêneas, como evidenciado no Brasil. O Programa de Gestão de Antimicrobianos é uma estratégia fundamental para otimizar o uso dos antimicrobianos, reduzindo seus efeitos adversos, aumentando a segurança do paciente e reduzindo a resistência microbiana O produto tecnológico proposto disponibilizará a equipe assistencial do hospital ferramentas de suporte à decisão clínica , além de propiciar otimização e integração de dados clínicos e administrativos relevantes. A tecnologia será um produto direto que poderá ser adotado por diferentes instituições do país e nortear desenvolvimento de outras pesquisas nessa subárea. Outro diferencial do projeto é que o método de execução em si (subsidiado na elaboração de uma intervenção sobre RAM considerando os relatos/experiências profissionais) poderá ser adotado pelas instituições participantes como uma nova técnica educacional modelo que poderá ser utilizada em intervenções de diferentes escopos.
Público-alvo
O estudo será desenvolvido em um hospital do vale do Jequitinhonha, tendo como parceiros outra instituições hospitalares de Minas Gerais,. Os participantes da comunidade serão profissionais vinculados à assistência aos pacientes internados no Centro de Tratamento Intensivo de um hospital referência para o Vale do Jequitinhonha.
Municípios Atendidos
Diamantina
Belo Horizonte
Parcerias
Contribuição na validação da tecnologia
Mobilização dos atores envolvidos, contribuição an elaboração e validação da tecnologia
Participação na validação da tecnologia e interesse no protótipo.
Cronograma de Atividades
Realização dos grupos focais
Desenvolvimento, validação com participantes e elaboração do protótipo