Visitante
Animais, Educação e Comunidade: A relação existente entre Guarda Responsável e o conceito de Saúde Única
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
lízia colares vilela
20251012025208609
faculdade de medicina do mucuri - fammuc
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
desenvolvimento regional
regional
Não
Membros
anna julia hernandez guerreiro tavares
Bolsista
allyne aparecida dias da silva castro
Voluntário(a)
julia de mattos meirelles valbuena
Voluntário(a)
juliana reinders martins pereira da silva
Voluntário(a)
kercyane rodrigues araujo
Voluntário(a)
luana afonso da silva
Voluntário(a)
vinicius chaves silva
Voluntário(a)
larissa novais barroso
Voluntário(a)
O projeto se fundamenta na proposta de intervenção social pela educação com vistas à aplicação do conceito de Saúde Única, o qual perpassa pela compreensão de saúde enquanto o sistema que reúne saúde das pessoas, dos animais não humanos e do meio ambiente. Nesse contexto, a Saúde Única evoca diversos segmentos da sociedade para trabalhar em conjunto na promoção do bem-estar de todos, bem como no enfrentamento às ameaças aos ecossistemas. Assim, a mesma defende que a garantia e preservação de alimentos, água, energia e ar saudáveis são necessidades coletivas, além de atuar objetivando o desenvolvimento sustentável e a preservação da saúde e da dignidade de todos os seres, incluindo os animais domésticos. Sendo assim, o local de atuação do projeto será o Município de Teófilo Otoni, com foco tanto no fomento às práticas éticas no que tange à temática da Guarda Responsável de animais domésticos, quanto no acompanhamento transversal dos cães e gatos que adentram a UFVJM- Campus Mucuri, desde o início de sua construção. Tal ação irá perpassar a discussão e abordagem do tema Guarda Responsável, abarcando o incentivo ao cuidado para com os animais por meio do não abandono, da vacinação, esterilização e educação em saúde envolvendo prevenção de patologias animais nas quais o ser humano pode participar no contexto dos mais específicos ciclos propagadores.
Saúde Animal, Saúde única, Guarda responsável, Educação, Animais domésticos, Prevenção, Promoção à Saúde.
O Projeto tem como foco o diálogo com a comunidade no entorno do campus Mucuri da UFVJM com vistas a identificar os fatores que levam ao abandono dos animais domésticos e, com isso, desenvolver ações educativas que promovam a saúde única: a saúde ambiental, humana e dos outros animais. Para tanto, as ações serão desenvolvidas em fases, quais sejam: visitas às Unidades Básicas de Saúde, Programa de Saúde da Família, APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados) e Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso (oferece educação infantil e ensino fundamental I), todos localizados na Zona Sul da cidade de Teófilo Otoni, para mobilização da comunidade assistida por cada Instituição, bem como a equipe que trabalha nesses locais. Como são Instituições que atendem moradores da Zona Sul (unidades de saúde) e fora dela (APAC), são locais facilitadores do diálogo e das ações extensionistas, englobando o ensino e a pesquisa. Será feito o levantamento do perfil dos animais comunitários que vivem nesses locais (sexo, frequência de vacinação, se são castrados ou não, se são desparasitados) e como os moradores da Zona Sul, bem como as pessoas privadas de liberdade, lidam com seus animais domésticos. Após essa fase de levantamento, as ações serão conduzidas com o intuito de identificar as razões que levam ao abandono e como as ações podem fomentar a promoção da saúde única.
A interação do ser humano com cães e gatos, um fenômeno de caráter mundial, remonta a milênios e institui-se como uma das mais importantes relações sociais entre as espécies. A maneira de como se dá tal relação repercute de forma importante dentro do contexto da saúde das pessoas e dos animais, gerando impactos na sustentabilidade da biosfera de maneira completa. Apresenta-se entre animais domésticos e seres humanos, portanto, um sistema social no qual cães e gatos são considerados parte integrante e essencial da família humana. Entretanto, se por um lado os animais domésticos promovem bem-estar e representam apoio emocional para as pessoas, por outro lado, participam do ciclo de várias doenças e podem trazer riscos à saúde do ser humano, se não tratados no escopo da Guarda Responsável e nos pilares da promoção da saúde única. Compreender tal relação entre as espécies, bem como a demografia e a dinâmica populacional, é de suma importância dentro da elaboração de ações que objetivam o equilíbrio populacional e a promoção da saúde no âmbito da comunidade, em consonância com a Lei Estadual nº 21.970, a qual afirma : “Art. 3º Compete ao município, com o apoio do Estado: I – implementar ações que promovam: a) a proteção, a prevenção e a punição de maus-tratos e de abandono de cães e gatos; b) a identificação e o controle populacional de cães e gatos; c) a conscientização da sociedade sobre a importância da proteção, da identificação e do controle populacional de cães e gatos” (MINAS GERAIS, 2016). Nesse contexto, a comunidade acadêmica da UFVJM, campus Mucuri, em especial a Faculdade de Medicina, tem responsabilidade social e educacional quanto à promoção da saúde única. Observada a importância de tais ações que promovem a saúde das pessoas, ambiente e animais não humanos, e para avançarmos na elaboração de políticas públicas assertivas, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019) publicou que o Brasil conta com, ao menos, 54 milhões de cães e 24 milhões de gatos e o mercado pet deve crescer 26% até 2030. Diante de tais dados, é possível compreender o contexto atual de busca por melhorias na relação homem e animal, a exemplo da cartilha intitulada “Guarda Responsável e bem-estar de cães e gatos” produzida pelo Ministério do Meio Ambiente, Ministério Público de Minas Gerais, bem como da criação de Comissões Permanentes de Animais Comunitários nos mais variados campi das Instituições Federais e Estaduais de Ensino, como na UFPE, UEPE, UFLA, UFBA e UFMG, dentre tantas outras. Nas últimas três décadas, importantes estudos foram realizados no sentido de comprovar os benefícios para a saúde mental, física e na área comportamental humana, consequentes do contato entre animais domésticos e os seres humanos. Exemplos desse novo vínculo positivo entre homem-animal não humano, são os “cães de assistência” (termo geral utilizado para designar os cachorros que auxiliam no bem-estar ou na independência das pessoas), como os cães-guia (que acompanham deficientes visuais), cães-ouvintes (que auxiliam deficientes auditivos) e cães de serviço (que dão assistência a pessoas com deficiências motoras e também crianças autistas), assim como os gatos de assistência emocional. Assim, tais grupos de animais possuem autorização para acompanhar o tutor nos mais diversos meios, levando em consideração o fato de que esses animais são treinados para perceber alterações neuro-hormonais em seus tutores, podendo agir em uma ampla gama de casos como nas eminências de crises ansiosas, convulsivas e nervosas, tornando evidente a indissociável a relação humano-animal. Por outro lado, fatores como a biologia reprodutiva dos cães e gatos, as condições socioeconômicas das comunidades negligenciadas, a falta de ações para prover a guarda responsável, as dificuldades para realização do controle reprodutivo, a cobertura vacinal deficiente, o desmatamento, os desastres naturais e artificias fortalecem a problemática dos animais errantes/abandonados presenciada hoje em quase todos os centros urbanos (ARAMBULO; BERAN; ESCUDERO, 1972; JÖCHLE, 1991; NASSAR; FLUKE, 1991, TABANEZ, 2023). Ainda nesse contexto, as estimativas são de que, no Brasil, temos por volta de 185 mil animais abandonados ou resgatados após maus-tratos que estão sob tutela de Organizações Não Governamentais (ONGs) ou de grupos de protetores e, infelizmente, o número de animais abandonados cresce a cada ano, contrariando o disposto na Constituição Federal. Ademais, seguindo a lógica da Guarda Responsável, temos que, para a Saúde Única, a esterilização cirúrgica de animais domésticos possui relevância não somente para a questão de controle numérico, mas também para reduzir o número de mordeduras a seres humanos, uma vez que os animais esterilizados mordem três vezes menos do que os não esterilizados (SACKS; LOCKWOOD; HORNEICH, 1996). Assim, os preceitos de uma posse adequada praticada com os animais são essenciais para que a tríade animal, ser humano e ambiente entre em equilíbrio e culmine em melhores condições de vida locais e globais, desenvolvendo a saúde única. Nesse sentido, o desequilíbrio populacional animal se afirma como um problema social de diversos determinantes, necessitando de políticas públicas multissetoriais e valendo- se dos mais variados atores sociais para a obtenção de um controle efetivo. Segundo Bortoloti (2003), o desenvolvimento de estratégias de trabalhos participativos nas intervenções para o equilíbrio de populações de cães e gatos é de extrema importância para a promoção do senso de responsabilidade social da comunidade pelo controle dessas populações. Diante do exposto, temos que a inserção de ações de educação em saúde única, com foco na guarda responsável, associadas ao manejo ético populacional de cães e gatos devem ser pautadas para estabelecimento do diálogo com a comunidade do entorno do campus Mucuri, pretendendo-se compreender as dificuldades para a execução da Guarda Responsável, de forma a incitar a reflexão sobre as razões pelas quais se observa um grande número de animais errantes na Zona Sul da cidade de Teófilo Otoni. A intenção principal é abordar tal problemática, para que das discussões surjam as ideias e, também, para que a comunidade se envolva no planejamento, na coordenação e na execução das atividades que se idealizam desenvolver objetivando um meio sadio, o que deve incluir, ainda, uma construção de conhecimentos acerca das doenças infecto- parasitárias que se relacionam à Guarda Responsável e com a Saúde Única, a exemplo das Leishmanioses, Giardíases, Erliquiose, Escabiose e Raiva, tópicos que serão abordados em participação conjunta com a LADIP-Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina do Mucuri. Além disso, pensando dentro do contexto da parceria firmada com a Atenção Básica Municipal, com a APAC-Associação de Proteção e Assistência aos Condenados e com a Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso, será instituída uma pesquisa no momento de cada atividade, a qual possui como finalidade realizar o levantamento de dados acerca da compreensão da comunidade no que tange aos tópicos da Guarda Responsável, trazendo à tona o pilar Ensino-Pesquisa-Extensão. Para tanto, aumentar a capacidade da comunidade e o poder dos acadêmicos em expandir e consolidar alianças são componentes indispensáveis dentro deste projeto, abarcando a máxima disposta na Resolução Nº. 06-CONSEPE, de 17 de Abril de 2009, a qual dispõe sobre as atividades extensionistas e afirma enquanto objetivo do Plano Nacional de Extensão “Inserir a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável como componentes da atividade extensionista”. Assim, a Guarda Responsável apresenta-se como uma urgente questão a ser debatida pela totalidade do corpo social, uma vez que a Saúde Única encontra fundamentos no cultivo de um maior senso de cuidado com o meio em que habitamos. Tal conceito de saúde implica, conforme dita o material de divulgação científica elaborado pela FIOCRUZ- Paraná em parceria com o Ministério da Saúde, na busca pelo equilíbrio socioecológico, o qual consiste no reconhecimento da interdependência e necessidade de interação harmoniosa entre humanos, animais e meio ambiente. Desse modo, tem-se que a saúde humana está diretamente ligada à saúde animal e ambiental, portanto, é imperativa a busca pela integração dessas diversas áreas de estudo para um melhor enfrentamento dos desafios de saúde global, integração esta que encontra fundamento direto na Política de Extensão da UFVJM. Tal colaboração entre distintas áreas de conhecimento é essencial para prevenir zoonoses, monitorar surtos e diminuir os impactos negativos das atividades humanas no meio ambiente, cujas consequências envolvem direta ou indiretamente toda a biosfera. Diante desse contexto, observamos a necessidade de transpor o conceito de saúde até então trabalhado, de maneira a convergir com as ações globais que estão em andamento para tornar viável a existência harmônica entre as diversas espécies, possibilitando, dentro deste Projeto de Extensão, a formação de agentes transformadores da realidade social, econômica e ambiental.
Objetivo Geral: Trabalhar conceitos em Guarda Responsável de forma conjunta com a comunidade na qual o Campus Mucuri está inserido, fortalecendo a Saúde Única. Objetivos específicos: Fortalecer a relação e o diálogo dos acadêmicos com a comunidade, de modo a inseri-los no manejo da questão animal da região. Promover o acompanhamento dos animais que vivem no Campus Mucuri. Promover maior integração entre a comunidade acadêmica e a rede de atenção à saúde municipal, com enfoque no nível regional. Desenvolver uma ação de capacitação acerca do tema “O conceito de Saúde Única e a atual relação com a Guarda Responsável de animais domésticos” através de uma apresentação dinâmica com os integrantes do projeto e com a participação de docentes e técnicos administrativos da universidade. Elaborar cartilhas educativas direcionadas ao público infantojuvenil da Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso, abordando a discussão dos cuidados com os animais domésticos e o combate aos maus-tratos. Elaborar banners a serem afixados nos PSF 's da cidade direcionados à efetivação da Guarda Responsável. Executar, em parceria com a LADIP-Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias e com os PSF's da região Sul de Teófilo Otoni, atividades sobre Guarda Responsável, abarcando as doenças infecto-parasitárias relacionadas aos animais domésticos. Realizar pesquisas dentro de cada ação na comunidade, para levantar dados acerca dos saberes populares no que tange à Guarda Responsável. Executar atividades educativas na unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), proporcionando discussão dentro do tema Guarda Responsável. Publicar os materiais elaborados em Rede Social (Instagram) próprio do projeto.
Realização de 02 (dois) momentos de reuniões científicas sobre o tema “O conceito de Saúde Única e a atual relação com a Guarda Responsável de animais domésticos” com a presença de integrantes do projeto e com a participação de docentes e técnicos-administrativos da universidade. Distribuir 200 (duzentas) cartilhas educativas para o público infantojuvenil da Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso, contendo ilustrações e explicações sobre o manejo adequado dos animais domésticos, bem como sobre o combate aos maus-tratos. Realizar 8 (oito) reuniões com a finalidade de planejamento das ações, bem como para o alinhamento a partir dos feedbacks coletados em cada ação que for sendo feita, contando com a presença de todos os participantes do projeto e da professora orientadora. Executar 05 (cinco) ações com a dinâmica de “Mito ou Verdade?” acerca da conscientização da Guarda Responsável em salas de espera dos PSF's da região Sul de Teófilo Otoni. Executar 03 (três) atividades educativas dentro da temática Guarda Responsável na unidade da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), buscando ofertar um espaço que proporcione discussão em torno da questão da Saúde Única para os recuperandos do local. Elaborar relatório parcial e relatório final do projeto "Animais, Saúde e Comunidade: A relação existente entre Guarda Responsável e o conceito de Saúde Única". Participação e apresentação de 1 (um) acervo sobre o projeto em evento científico. Produtos Acadêmicos: Banner; Publicações no Instagram envolvendo Guarda Responsável e o acompanhamento dos animais do Campus Mucuri; Pesquisa acerca dos conhecimentos populares sobre Guarda Responsável, de modo a reafirmar a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão; Cartilha sobre Guarda Responsável.
Como meio para se alcançar os objetivos desse projeto, elencam-se 4 etapas de execução. São elas as seguintes: Primeira Etapa: Capacitação dos membros do projeto. Inicialmente, os discentes membros do projeto passarão por uma capacitação acerca do tema Guarda Responsável e sua relação com a Saúde Única, bem como acerca de seus temas satélites (Doenças Infecto-Parasitárias: Leishmanioses, Giardíases, Raiva, Escabiose e Erliquiose; Adoção Responsável; Maus tratos aos animais). Para tanto, serão organizadas 02 (duas) reuniões científicas trazendo à tona os conteúdos que serão utilizados ao longo deste Projeto, sendo a primeira com foco em discutir de que forma a Guarda responsável é preconizada segundo as diretrizes contidas na cartilha “Guarda Responsável e bem-estar de cães e gatos”, elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente, além da relação com as prerrogativas em Saúde Única e com as doenças Infecto-Parasitárias. A segunda reunião científica, por sua vez, deverá abordar as temáticas de Adoção Responsável e Maus tratos aos animais, valendo-se do material “Guarda responsável: que bicho é esse?”, elaborado pelo Instituto Vivendi em parceria com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais. Para a elaboração do material teórico a ser exposto nas reuniões, os discentes devem se dividir em dois grupos, sendo cada qual responsável por uma das apresentações. Para a elaboração do material, os discentes contarão com o apoio das bibliografias citadas e da Coordenadora do Projeto. Durante as reuniões científicas, todos os discentes participantes do Projeto devem estar presentes, assim como técnicos administrativos convidados e docentes, de modo a estimular a discussão de tais temas e a construção conjunta dos conhecimentos, além de maior interdisciplinaridade. Segunda Etapa: Ações educativas voltadas para a discussão dos temas de Guarda Responsável, Adoção Responsável, Doenças Infecto-Parasitárias (Leishmanioses, Erliquiose, Giardíases, Raiva e Escabiose) e Maus tratos aos animais domésticos, valendo-se da parceria com a Estratégia de Saúde da Família (ESF) e com a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Teófilo Otoni). Essas ações são direcionadas para dois focos: 1) fortalecimento e sistematização do fluxo de abordagem pelas equipes de profissionais de saúde dos PSF's e 2) Ações oportunistas de educação em saúde com os usuários que frequentam os PSF' s e com os recuperandos da APAC, em conjunto com as pesquisas acerca dos saberes populares dentro do contexto da Guarda Responsável. Essas ações irão ocorrer nos PSF's e na APAC (ambos em Teófilo Otoni-MG) mediante agendamento prévio, sendo destinadas tanto à equipe de profissionais quanto à comunidade. Como modo de execução, será feita uma pesquisa para que haja um levantamento de dados sobre os pensamentos da população em Guarda Responsável, seguida de um momento de troca de saberes com os usuários do PSF e da APAC por meio da Dinâmica Mitos e Verdades, e, em seguida, será realizada a apresentação de um banner, o qual terá conteúdo relacionado à Dinâmica realizada. O banner será focado na temática da Guarda Responsável de Animais Domésticos e sua relação com a Saúde Única, ou seja, a mesma trabalhada dentro da Dinâmica Mitos e Verdades, e serão distribuídas cópias do mesmo em todos os 17 (dezessete) PSF's da cidade de Teófilo Otoni. A equipe fará uma abordagem clara e objetiva com os usuários e com a equipe da atenção primária, bem como com os recuperandos da APAC, em data e intervalo de horário estratégicos (orquestrado previamente com as equipes responsáveis). Em conjunto com a pesquisa, será disponibilizado o TCLE (Termo de Consentimento Livre e Esclarecido) em devida conformidade com os moldes estabelecidos pela UFVJM, e a pesquisa será composta das seguintes questões: 1)Qual é seu entendimento sobre Guarda Responsável de animais domésticos? 2)Quantos animais residem junto com sua família? 3)Destes, quantos machos e quantas fêmeas? 4)Quais são as espécies destes animais? 5)Eles ficam soltos, ou restritos às dependências da residência? 6)Foram adotados ou comprados? 7)São vacinados e protegidos contra parasitas? Terceira Etapa: Ações educativas voltadas para a discussão dos temas de Guarda Responsável, Adoção Responsável, Doenças Infecto-Parasitárias (Leishmanioses, Erliquiose, Giardíases, Raiva e Escabiose) e Maus tratos aos animais domésticos, valendo-se da parceria com a Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso. Como modo de execução, será feita inicialmente uma Dinâmica de Mitos e Verdades abordando toda a temática, adaptando este processo e trazendo o tema de forma lúdica e clara. Para o fechamento, serão distribuídas cópias de uma Cartilha preparada diretamente para a população infantojuvenil, de maneira a sedimentar o conhecimento acerca da responsabilidade para com os animais. A Cartilha deve adequar-se aos moldes que já vêm sendo feitos em todo o país, os quais buscam abranger o público infantil e ensinar o correto manejo dos animais domésticos, objetivando a mitigação dos maus-tratos e a transformação social. Quarta Etapa: Acompanhamento dos efeitos do projeto. O acompanhamento dos efeitos do projeto no território adscrito dos PSF' s selecionados se dará pela coleta de Feedback preenchidos pelo público participante da ação desenvolvida no projeto. O mesmo deve ser respondido sem identificação, prezando pela ética e humanização das atividades desenvolvidas no projeto. Acerca do que deve ser avaliado no Feedback: clareza das explicações, comportamento humanizado e ético dos discentes, pontos a serem melhorados, pontos a serem reforçados, tempo de apresentação e envolvimento dos participantes. De modo paralelo ao desenvolvimento das quatro etapas, será criada uma conta no Instagram para postagens exclusivas do projeto, as quais serão compostas pelos temas abordados em toda a extensão do mesmo (Guarda Responsável e sua relação com a Saúde Única, Doenças Infecto-Parasitárias: Leishmanioses, Giardíases, Raiva, Escabiose e Erliquiose; Adoção Responsável; Maus tratos aos animais). Ademais, a ferramenta da rede social será também utilizada para acompanhar a demografia dos animais residentes do Campus, uma vez que serão amplamente divulgados os animais residentes como candidatos à adoção responsável.
MINAS GERAIS (Estado). Lei 21970, de 15/01/2016 . Dispõe sobre a proteção, a identificação e o controle populacional de cães e gatos. Belo Horizonte, MG: Diário Oficial do Estado, 2016. ARAMBULO, P. V.; BERAN, G. W.; ESCUDERO, S. H. Eradication of rabies in the Philippines. Health Services and Mental Health Administration Health Report, v. 87, n. 1, p. 87-92, 1972. Proteção Animal Mundial. Cartilha de Guarda Responsável. Disponível em: https://dkt6rvnu67rqj.cloudfront.net/cdn/ff/zUbK8XLXAY0wpu6jiQ9bNm8lsIBkdZOgYhQteRx7tNA/1615386337/ public/media/guia_guarda_respons%C3%A1vel_WAP.pdf AMPARA. Cartilha “Bem-estar animal”. Disponível em: https://amparanimal.org.br/downloads/ cartilha-bem-estar/ GARCIA, Rita de Cássia Maria; MALDONADO, Nestor Alberto Calderón; & BRANDESPIM, Daniel, 2019. Medicina Veterinária do Coletivo: fundamentos e práticas. Editora Vet. JORGE, Sheila et al. Guarda responsável de animais: conceitos, ações e políticas públicas. Enciclopedia Biosfera, v. 15, n. 28, 2018. DOMINGUES, Lídice Rodrigues et al. Guarda responsável de animais de estimação na área urbana do município de Pelotas, RS, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 20, n. 1, p. 185-192, 2015. DOS SANTOS SOUSA, Fábio et al. Maus tratos e guarda responsável de animais de estimação no Paraná. Peer Review, v. 5, n. 6, p. 181-194, 2023. CATAPAN, Dariane Cristina et al. Percepção e atitudes de amostra populacional sobre guarda responsável, zoonoses e cães em vias públicas. Revista Brasileira de Ciência Veterinária, v. 22, n. 2, 2015.
O Projeto Político Pedagógico do curso de Medicina da Faculdade de Medicina do Mucuri – FAMMUC (2018), assim como as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação de Medicina, propagam o ideal de que o estudante necessita desenvolver capacidade crítica e reflexiva perante o meio em que se insere, sendo efetivo agente transformador do espaço, analisando também suas demandas de conhecimento para, por meio da educação permanente, manter-se atualizado e transformar de maneira contínua sua prática, para, incorporar em seu cotidiano conhecimentos baseados em evidências científicas, sendo, portanto, um profissional com uma visão ampla acerca dos problemas do meio social e ambiental. Diante disso, é fundamentada a participação de discentes do curso de Medicina e da Liga Acadêmica de Doenças Infecciosas e Parasitárias neste projeto, movidos pelo compromisso com a formação de uma Universidade Cidadã, com respaldo nas diretrizes extensionistas da UFVJM. Os acadêmicos irão planejar e executar atividades que integram o ensino, a pesquisa e a extensão, pilares imprescindíveis para uma formação humanizada, de modo a aplicar o tripé ensino-pesquisa-extensão, largamente defendido pela UFVJM. Os estudantes serão relacionados e capacitados dentro do contexto de todas as etapas de trabalho do projeto, perpassando desde o levantamento bibliográfico para os estudos conjuntos, planejamento detalhado de cada ação a ser realizada, análise das necessidades da questão elencada pelo projeto em âmbito regional, discussão e integração com a comunidade no momento efetivo das ações, diálogo com os colaboradores envolvidos no projeto, como técnicos administrativos e docentes, até a chegada da confecção de todos os materiais previstos dentro daquilo que a pesquisa propõe. Ademais, as ações a serem desenvolvidas prezam pela postura humanista e ética postulada na formação do acadêmico inserido na FAMMUC, sendo que, frente ao público alvo selecionado, devem ser aplicadas. Em contrapartida, o projeto deve ampliar a percepção do estudante acerca dos problemas de tal comunidade de um ponto de vista diferenciado, no qual o discente pode obter novos conceitos acerca do problema, além de agir por meio da ciência. Outrossim, o público terá a oportunidade de fornecer seu feedback para os estudantes e para o projeto, após a realização das ações, o que será viabilizado pelo preenchimento de um formulário impresso preparado pelos estudantes, assim como os funcionários dos serviços em questão também terão o momento de evidenciar os efeitos das ações realizadas em um formulário próprio. Dessa maneira, o projeto irá possibilitar aos estudantes que obtenham habilidades de comunicação com a população, além da promoção à saúde através da realização de orientações acerca do manejo adequado dos animais domésticos. Em suma, pretende-se, com a execução desta proposta, promover a saúde da população valendo-se da preservação da saúde animal, no município de Teófilo Otoni.
A relevância das ações apresentadas se fundamenta no princípio da Saúde Única, a qual possui como base a indissociabilidade entre saúde humana, animal, e ambiental. A proposta busca integrar, portanto, o aluno dentro do contexto da transformação ambiental, humana e social por meio da aplicação deste conceito de saúde. Observação: no item "Produtos Acadêmicos" foram inseridos os produtos Pôster, "Outros" e Produto Audiovisual-outro.
Público-alvo
Público-alvo atendido de forma direta: Usuários dos PSF's da Região Sul de Teófilo Otoni. De maneira indireta, pode-se afirmar que toda a região que compreende os PSF's será beneficiada, uma vez que a ação pretende diminuir o número de abandonos de animais, além de promover a saúde única.
Os profissionais de saúde da Atenção Básica dos PSF’ s Jardim São Paulo, Nova Esperança, Taquara e Vila Barreiros terão amplo contato com todas as ações e capacitações realizadas pelo projeto, de modo a aprimorar os conceitos em saúde comunitária.
Os recuperandos e funcionários da APAC estarão envolvidos em todas as ações direcionadas ao local, participando da troca de saberes.
Os alunos regularmente matriculados na Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso estarão envolvidos em todas as ações direcionadas ao local, participando das atividades e refletindo sobre conceitos em Guarda Responsável.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni
Parcerias
A Secretaria Municipal de Saúde é uma parceria essencial para que o projeto possa abarcar os PSF’ s dentro do contexto das discussões dos acadêmicos com a comunidade, propondo uma maior abrangência efetiva. A instituição está ciente da parceria e apresenta carta de Anuência,tornando possível o desenvolvimento da saúde coletiva.
A APAC conta com infra-estrutura adequada e toda a equipe disposta a fomentar e estabelecer parcerias com as instituições educacionais, de modo que a mesma irá viabilizar o diálogo entre os estudantes e a comunidade. Está ciente dos trabalhos e apresenta, também, carta de Anuência de Parceria.
A Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso também apresenta-se como importante instituição parceira do projeto, uma vez que será o setor onde iremos abordar os escolares, tornando-os agentes de transformação do meio ambiente.
Cronograma de Atividades
Reunião de planejamento para início das atividades do projeto, contando com todos os membros da equipe e com a coordenação do projeto.
Reunião Científica com todos os integrantes do projeto.
Dinâmicas de "Mito ou Verdade" e coleta de pesquisa nos PSF' s da Região Sul de Teófilo Otoni (PSF Jardim São Paulo, Nova Esperança, Taquara e Vila Barreiros).
Atividades Educativas e em pesquisa na APAC- Associação de Proteção e Assistência aos Condenados
Reunião de Controle e Feedback do Projeto.
Dinâmicas de "Mito ou Verdade" e coleta de pesquisa na Escola Municipal Honorinda Ferreira Cardoso.
Postagens Educativas no Instagram do Projeto.