Detalhes da proposta

Ambientes de Produção - conscientização sobre o uso dos solos para uma agricultura sustentável

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    alceu linares pádua junior

    Número de inscrição:

    202510120251161117

    Unidade de lotação:

    instituto de ciências agrárias

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências agrárias

    Área temática principal:

    tecnologia e produção

    Área temática secundária:

    meio ambiente

    Linha de extensão:

    desenvolvimento regional

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

anderson barbosa evaristo Voluntário(a)

leonardo barros dobbss Voluntário(a)

renata oliveira batista Voluntário(a)

lucas santos santana Voluntário(a)

sergio macedo silva Voluntário(a)

fabrício da silva terra Voluntário(a)

ingrid horak terra Voluntário(a)

joão vitor campos pires Bolsista

Resumo

O conhecimento dos atributos químicos, morfológicos, físicos e biológicos do perfil do solo associado as condições climáticas da região é definido como Ambiente de Produção. Nos últimos anos o estresse hídrico por excesso e falta de precipitação pluviométrica associado as oscilações de temperatura máxima e mínima afetaram o rendimento agrícola de muitas propriedades agrícolas do Brasil em especial o município de Unaí e municípios vizinhos localizados no noroeste mineiro de Minas Gerais. Nesta linha de raciocínio a presente proposta visa apresentar aos produtores sobre as vantagens de se conhecer os solos para a escolha de áreas para o cultivo de plantas com menor risco de produção e maior confiança agrícola e ambiental.


Palavras-chave

manejo, pedologia, aptidão agrícola e confiança agrícola


Introdução

O Brasil possui grande extensão de terras e condição pedoclimática favorável na maior parte do território, sendo assim o país ocupa posição de destaque no cenário agrícola mundial (MARIN & NASIFF, 2013). Poucos são os estudos que avaliam as potencialidades e limitações das diferentes classes de solos associados ao clima, sistema de cultivo e seu efeito sobre as culturas são escassos. As características pedogenéticas dos solos, geralmente, não são utilizadas como parâmetros na tomada de decisão para o manejo das plantas. Entretanto, Vasconcelos (2011) considera essas variáveis como fatores importantes na distribuição do sistema radicular e consequentemente na produção vegetal, caracterizando-se assim, como importante critério na escolha de variedades. Geralmente estudos com alguns atributos dos solos e seu efeito nas culturas são mais comuns , tal como o de Santos et al. (2008) que utilizaram a textura dos solos como parâmetro de produtividade para a cultura da soja e Cunha et al. (1999) que concluíram que a capacidade produtiva da seringueira está relacionada a capacidade hídrica da morfoestrutura do horizonte de subsuperfície do Argissolo. O conhecimento acerca das classes de solos e sua relação com as culturas da soja, milho e feijão na região do Cerrado da mesorregião Noroeste de Minas Gerais ainda é pouco explorado, porém fundamental para o planejamento agrícola. Neste contexto, destacam-se os levantamentos de reconhecimento de média intensidade de solos da região geoeconômica de Brasília-Minas Gerais realizados por Naomi et al. (1998), que, apesar de fornecerem informações mais completas sobre alguns pontos de amostragem da região de estudo, são desatualizadas e em escala pouco detalhada para o manejo adequado das culturas. Segundo dados (IBGE, 2023), Unaí foi considerado município maior produtor de grãos do estado de Minas Gerais, ocupando o sexto lugar no ranking nacional. Dada a importância da região para a produção de grãos no cenário nacional, torna-se fundamental estudos mais detalhados da relação solo-planta e clima na busca de um manejo mais racional das potencialidades dos solos e a convivência mais harmoniosa com suas limitações. Diante destes fatos, o município de Unaí e municípios vizinhos são considerados um ótimo objeto de estudo, pois incorpora a produção em larga escala, e, ainda, possui enraizadas grandes concentrações de agricultores familiares na região, o que expressa também à desigualdade de acesso à terra e à renda. (SABOURIN et al, 2007). Portanto, diante das dificuldades expostas sobre o manejo das culturas anuais em diferentes classes de solos, o presente projeto busca apresentar aos produtores a capacidade de aperfeiçoar o conhecimento técnico sobre o manejo dos distinto tipos de solos, possibilitando o melhor uso da terra no Noroeste de Minas Gerais.


Justificativa

O município de Unaí localizado no noroeste de Minas Gerais, tem lugar de destaque no setor agropecuário no âmbito estadual, nacional e internacional. Essa característica do município, aliada ao perfil empreendedor do produtor rural, permite que Unaí seja o maior produtor de grãos (1.155 mil toneladas) e possuísse o quarto maior rebanho bovino (274,37 mil cabeças) de Minas Gerais, em 2023. Em 2022, o município manteve o primeiro lugar no grupo dos municípios mineiros com melhor desempenho no Produto Interno Bruto (PIB) sendo considerado o 23º município mais rico da agropecuária nacional (IBGE, 2023). A produção de grãos nas regiões de chapada tem aumentado a cada safra com a adoção de novas tecnologias e implantação de barragens e sistemas de irrigação. Na região de baixa altitude, denominado popularmente como “vão” a agropecuária tem avançado de maneira pujante com adoção de lavouras em sistema de sequeiro e irrigada. Não obstante, a estrutura de armazenamento e beneficiamento da produção tem crescido, com destaque para a Cooperativa Agrícola de Unaí (COAGRIL), que com capacidade de armazenamento superior a 200.000 toneladas, recebe e comercializa soja, milho, feijão, sorgo, trigo e café. O município apresenta ainda, uma das maiores áreas irrigadas por pivô central do Brasil com mais de 72 mil hectares, conforme o levantamento da agricultura irrigada realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA, 2022). De acordo com ANA (2022), os três principais municípios irrigantes, Unaí e Paracatu, em Minas Gerais, e Cristalina, em Goiás, são limítrofes e formam a maior concentração de pivôs do Brasil, com mais de 218 mil hectares de áreas irrigadas com pivô central. Apesar de ser uma região com boa disponibilidade hídrica, atualmente tem-se observado o aumento das áreas de conflito pelo uso da água, dispondo do maior número de Declaração de Áreas de Conflito em Minas Gerais (SISEMA, 2022). As potencialidades da região são inúmeras, especialmente as que apontam para a transformação da sua produção, pois dispõe de situação privilegiada e proximidade da capital federal, bem como de outros centros importantes, como Goiânia/GO, Anápolis/GO, Triângulo Mineiro/MG e Belo Horizonte/MG. De acordo com números do IBGE (2017), do total de 22.146 estabelecimentos agropecuários localizados no noroeste mineiro, 15.903 (72,0%) são de agricultura familiar, a qual desempenha um papel de grande importância no cenário agropecuário da região. Além de aspectos econômicos, ressalta-se que o município de Unaí está situado numa região que conta com mais de 206 Projetos de Assentamentos, atendendo cerca de 12 mil famílias, beneficiando todo o noroeste mineiro, bem como, a capital federal. Destes 206 projetos de assentamentos, o município de Unaí conta com 26, abrangendo cerca de 80.000 hectares. Com todas as potencialidades e fragilidades apresentadas acima O conhecimento das potencialidades e limitações dos solos torna-se de fundamental importância para a agricultura familiar, principalmente em Unaí e municípios vizinhos que podem aumentar de forma significativa seu potencial produtivo, com grande capacidade de expansão de sua atividade agropecuária. A região da presente proposta destaca-se, pelo grande número de agricultores familiares e assentamentos de reforma agrária no país (SABOURIN et al., 2007). A adoção de atividades pedagógicas teóricas e práticas serão úteis como agente facilitador no processo de ensino. Além disso, o projeto aproximará o acadêmico às atividades de ensino e extensão e oportunizará ao aprimoramento de habilidades relacionadas ao tema. O projeto proposto encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população.


Objetivos

Como objetivos gerais: Demonstrar como o conhecimento do tipo de solo auxilia na escolha da aptidão das espécies vegetais e do manejo dentro da propriedade agrícola. Como objetivos específicos: Integrar os alunos e a sociedade (produtores e técnicos) para a promoção de novas práticas baseadas nas perspectivas trazidas pelo manejo correto do solo, desenvolvimento sustentável e ética social; Posicionar as variedades e ou híbridos nas diferentes Ambientes de Produção; Demonstrar o efeito produtivo do ciclo das culturas (precoce, médio e tardia) em diferentes classes de solos;


Metas

Durante o desenvolvimento do projeto, entre o mês de janeiro a dezembro de 2025, esperam-se as seguintes impactos diretos: 1. Divulgação do conhecimento sobre a importância de reconhecer os tipos de solos para sua correta utilização e conservação entre aproximadamente mais de 2000 pessoas envolvidas em empresas agrícolas de pequeno, médio e grande porte. 2. Capacitar 4 pessoas de cada empresa agrícola para torna-los professores colaboradores e disseminadores do conhecimento entre os moradores e colaboradores da empresa agrícola. 3. Treinamento dos professores colaboradores (aproximadamente 40 pessoas), por meio de minicurso e oficina, para que a difusão do conhecimento sobre o tema possa ter continuidade nas empresas agrícolas. 4. Conscientização sobre o tema das 2000 pessoas envolvidas no agronegócio. 5. Inclusão dos discentes do ICA-UFVJM participantes do projeto ao tema “Ambientes de Produção - conscientização sobre o uso dos solos para uma agricultura sustentável” na forma mais abrangente e às técnicas de ensino e extensão utilizadas na proposta. 6. Realização de dias de campo durante o ciclo das culturas, para que os produtores possam identificar os efeitos do ajuste da variedade em função das classes de solos. 7. Divulgação e apresentação de trabalhos referentes ao projeto no Sintegra/UFVJM, SINMCA/UFVJM e Workshop de integração/UFVJM. Após o projeto, a partir do mês de setembro de 2022, esperam-se as seguintes impactos indiretos: 1. Difusão, por parte dos professores colaboradores, das ideias apresentadas no projeto para as os demais membros da comunidade. 2. Difusão do projeto “Ambientes de Produção - conscientização sobre o uso dos solos para uma agricultura sustentável” entre as escolas públicas dos municípios de Unaí e municípios vizinhos para que esse possa ter continuidade e durabilidade. 3. Formação do “Grupo de Extensão em Manejo do Ambiente de Produção no ICA/UFVJM, para que a ideia proposta neste projeto possa ser difundida entre outros setores da sociedade. Com a continuidade das atividades do grupo de extensão, outros discente do ICA, além dos 8 participantes iniciais, podem ser integrados ao projeto e, dessa forma, aprofundarem seus conhecimentos sobre a importância na identificação das classes de solos e nas técnicas de ensino e extensão utilizadas. 4. Divulgação dos resultados obtidos mediante ações como dias de campo, para que outras comunidades possam manter firmes as raízes da tecnologia dos Ambientes de Produção. 5. Reconhecimento da comunidade agrícola em geral ao trabalho prestado pelo projeto. 6. Como meta principal do projeto, espera-se a conscientização da comunidade na escolha e no manejo dos solos e consequentemente sua preservação, principalmente com o apoio continuo e duradouro dos professores colaboradores nas comunidades.


Metodologia

Para o início do projeto será considerado o saber acumulado por grupos sociais como fonte de pesquisa. De acordo com Ellen (1984) e Alfonso (1990), para que o projeto tenha êxito, é fundamental a escolha as empresas agrícolas que serão estudadas. Dentro desta exigência dois são os critérios fundamentais para o desenvolvimento das atividades: a) a empresa tem que ser representativa na região, pois servirá de modelo para a aquisição da tecnologia pelas demais comunidades ao seu entorno; e b) os moradores têm que aceitar que o estudo seja realizado com eles. Portanto, busca-se trabalhar com comunidades que estejam pouco afetadas pelo processo de modernização agropecuária e que ainda conservem a experiência de seus antepassados, sendo fundamental que estes agricultores possuam algum nível de organização social como, por exemplo, fazer parte de uma associação de produtores, ou equivalente. Com as empresas de médio a grande porte será considerado o nível tecnológico empregado e ajustado de acordo com as metodologias do projeto. Aquisição de dados Após a escolha das empresas, os moradores e colaboradores serão entrevistados para elaboração do perfil agrícola da propriedade em Unaí e municípios vizinhos que venham a participar da ação de extensão. A obtenção de dados como: divisão das áreas na propriedade em função de sua experiência prática, as culturas geralmente cultivadas, correções e adubações, tratos culturais, histórico de cultivos e produtividades, dados climáticos, doenças, pragas, interesse no plantio de espécies vegetais não comuns na região, dentre outras informações que se tornarem pertinentes. Levantamento de Solos Os ambientes de produção serão delimitados em função dos atributos do perfil dos solos que mais tornam as áreas aptas, mediamente aptas, a inaptas para os cultivos vegetais. Informações simples e de fácil identificação serão levantadas e discutidas com os agricultores para melhor ajuste das culturas nas áreas. Parâmetros como: profundidade efetiva, presença de cascalho, nódulos ou concreções ferruginosas, áreas de planícies denominadas muitas vezes de terras de cultura, muito em função da presença de rochas calcárias presentes na região que tornam as áreas com aptidão para várias culturas extremamente viáveis, mas que na situação atual não são utilizadas. Serão designadas quatro pessoas de cada empresa além de quatro acadêmicos, sendo um bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (Pibex) da UFVJM para acompanhar os levantamentos de solos e desenvolvimento das culturas. A ideia de incluir os membros das empresas selecionadas no projeto é a aproximação do conceito técnico e sua aplicação prática, pois esses serão agentes disseminadores do projeto dentro da comunidade. Análise da fertilidade do solo Serão abertas trincheiras e ou cortes em barrancos para descrição e coleta de amostras para caracterização morfológica, química e física. Determinada os ambientes de produção em cada variação estabelecida na propriedade, serão coletados os solos nas camadas de 0-20 cm para o diagnóstico de aplicação de corretivos e adubos e 80-100 cm para utilização de condicionador de solo quando for o caso, principalmente para a implantação de culturas mais exigentes em fertilidade do solo, sendo as recomendações baseadas no boletim técnico de recomendação para uso de corretivos e fertilizantes em Minas Gerais (Ribeiro et al., 1999). Escolha de espécies vegetais e variedades As variedades serão escolhidas quanto a capacidade de gerar sementes viáveis para posteriores plantios e seu ciclo de desenvolvimento, pois essa característica genética tem alta relação com o perfil do solo, culturas de ciclo tardio possuem um sistema radicular mais agressivo podendo se recomendadas para área mais limitantes quanto a água disponível e fertilidade do solo; por outro lado, culturas de ciclo precoce são mais exigentes necessitando um perfil de solo corrigido, principalmente na superfície, posição de maior volume de raízes para esse grupo de plantas. A escolha da espécie vegetal será determinada em função das potencialidades e limitações dos solos mapeados, pois culturas como feijão, mandioca e citrus são pouco tolerantes a solos com barreiras físicas em profundidade, muito comuns nos municípios de Unaí e região) ou mesmo a rocha de origem, proporcionando ambiente moderadamente drenado e favorável a fungos e bactérias que vivem no solo e reduzem a produtividade das culturas acima mencionadas. Planejamento do Plantio Definida a espécie vegetal a se cultivar em função da classe de solo presente na área, serão consideradas informações específicas da cultura, quanto ao ciclo de desenvolvimento (espécies de ciclo anual, médio ou tardio), espaçamento, orientação do plantio em nível em função do relevo da propriedade, posição do sol, dentre outras informações que se julgarem necessárias. Monitoramento O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das culturas alocadas em função do potencial agrícola dos solos será realizado durante os estádios vegetativos e reprodutivos da cultura, com enfoque principalmente nos 15 dias antes e 15 dias após o período de enchimento de grãos ou frutos, considerado período crítico da produtividade das plantas onde características e propriedades químicas, físico-hídricas e morfológicas dos solos são mais atuantes. Para critério comparativo será preservada uma parte da área para que se aplique o manejo convencional e escolha das sementes tradicionalmente adotada pela comunidade, como forma de apresentar resultados visíveis e consistentes aos agricultores, para manutenção e expansão do projeto para comunidades vizinhas.


Referências Bibliográficas

ALFONSO, J.M. La investigation em antropologia social. Barcelona, Editorial Ariel, 1990, 237p. ANA - Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico. ANA lança mapeamento com dados atualizados sobre agricultura irrigada por pivôs centrais no Brasil. Disponível em: https://www.gov.br/ana/pt-br/ana-lanca-mapeamento-com-dados-atualizados-sobre-agricultura-irrigada-por-pivos-centrais-no-brasil. Dados referentes ao ano de 2022. Acesso em 29-09-2024. CUNHA, J. E.; CASTRO, S. S.; SALOMÃO, F.X.T. Comportamento erosivo de um sistema pedológico de Umuarama, noroeste do estado do Paraná. Revista Brasileira de Ciência do Solo, v. 23, p. 943–951, 1999. ELLEN, R.F. Ethnographic research a guide to general conduct. London. Academic Press. 1984, 403 p. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Agropecuário, 2017. SIDRA–Sistema IBGE de Recuperação Automática: banco de dados agregados. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/pesquisa/censo-agropecuario/censo-agropecuário - 2017. Acesso em: 30 set. 2024. IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Rebanho de bovinos (Bois e vacas). 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas/economicas/agricultura-e-pecuaria/9107-producao-da-pecuaria-municipal.html. Acesso em: 29 set. 2024. MARIN, F.; NASSIF, D. S. P. Mudanças climáticas e a cana-de-açúcar no Brasil: Fisiologia, conjuntura e cenário futuro. Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental, v. 17, n. 2, p. 232-239, 2013. NAIME, U. J., MOTTA, P.E.F.da., SILVA, D.C., SIMÃO, M.L.R., SANTOS, A.J.R. Solos e Avaliação do potencial agrossilvipastoril das microrregiões Paracatu e Unaí, Minas Gerais. EPAMIG. Belo Horizonte, 2014. RIBEIRO et al. RECOMENDAÇÃO PARA O USO DE CORRETIVOS E FERTILIZANTES EM MINAS GERAIS: 5ª. Aproximação. Viçosa: Comissão de Fertilidade do Solo do Estado de Minas Gerais, 1999. 359p. SABOURIN, E.; OLIVEIRA, M.N.; XAVIER, J.H.V. Lógica familiar e lógica coletiva nos assentamentos de reforma agrária: o caso do município de Unaí, MG. Revista Estudos sociais agrícolas. Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, 2007, p. 23-61. Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SISEMA. Disponível em https://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/webgis. 2022. Acesso em: 10 de setembro de 2023. VASCONCELLOS, A.C.M. Dinâmica do Desenvolvimento radicular de cana-de-açúcar. In: VASCONCELLOS, A.C.M.; MIRANDA, L.D. Dinâmica do desenvolvimento radicular da cana-de-açúcar e implicações no controle de nematoides. Campinas. 2ª edição revisada e ampliada, 2011, p. 10-43.


Inserção do estudante

A grade curricular do Bacharelado em Agronomia, Engenharia Agrícola e Ambiental e Zootecnia do ICA/UFVJM possibilita ao estudante desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudo do solo no que se referem às suas características, potencialidades e precauções, tendo em vista que quatro disciplinas específicas sobre o assunto são contempladas na grade curricular do curso. São essas: “Introdução a Ciência do Solo” (BCA 054); “Gênese, Morfologia e Classificação de Solos” (BCA 053), Fertilidade dos Solos e Nutrição de Plantas (BCA200) e Agricultura Geral (BCA 303). Todos os discentes listados como integrantes da equipe executora da proposta já cursaram ou estão cursando as duas primeiras disciplinas (BCA 053 e 054). Sendo assim, todas as informações recebidas sobre solos capacitam o discente do curso a participar e, acima de tudo, contribuir com ideias úteis e inovadores ao bom desenvolvimento do projeto de extensão em questão. O desenvolvimento do projeto trará ao estudante a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. O treinamento e capacitação dos discentes sobre a metodologia a ser utilizada será realizado pelo docente coordenador do projeto mediante apresentações internas para os integrantes, onde aspectos relacionados à postura durante a exposição do conteúdo as comunidades, adequação da linguagem ao público, entre outros aspectos serão observados. A atividade será facilitada, os discentes da equipe tem grande interesse pela área de manejo de solos. Além disso, outros professores do ICA/UFVJM com experiência comprovada em projetos de extensão, e colaboradores nesse, também auxiliarão no treinamento e capacitação dos discentes. O discente envolvido no projeto participará ativamente de todas as atividades mencionadas: elaboração dos materiais pedagógicos teóricos e práticos, apresentações nas comunidades rurais, minicurso e dias de campo. As participações serão acompanhadas e avaliadas pelo coordenador do projeto. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento, assiduidade e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto.


Observações

O projeto proposto busca apresentar aos produtores rurais que as oscilações climáticas tornam os diferentes tipos de solos aptos, moderadamente aptos ou até inaptos conforme a escolha da planta que se pretende produzir. Entender sobre o solo da propriedade permite maior interação do ser humano com a natureza e assim com maiores certezas frente a um clima de constantes mudanças. A ideia principal que ao conhecer os solos os produtores sejam difusores do conhecimento para com seus familiares e que esta ciência de entender e cuidar dos solos respeitando seus limites aumente o cuidado na preservação do meio ambiente e que a produção se torne sustentável.


Público-alvo

Descrição

:A ideia é que o projeto contemple pelo menos 1800 agricultores de pequeno, médio e grande porte e 180 cooperados e 20 técnicos.

Municípios Atendidos

Município

Unaí

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Os técnicos da EMATER estão cientes sobre a importância deste projeto e serão parceiros na capacitação dos envolvidos e na escolha das propriedades de pequeno, médio e grande porte.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião com bolsista e demais envolvidos sobre o projeto e fornecimento de material para a capacitação do bolsista.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Reunião com bolsistas demais membros do projeto e parceiro para definir quais serão apresentadas a proposta do trabalho de extensão.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reunião com produtores para explicar o projeto e aceite para a aplicação deste.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Correção e adubação das áreas

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Plantio das culturas determinadas por ambiente de produção

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Monitorar as culturas quanto o seu desenvolvimento por ambiente de produção.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Dia de campo para apresenta a técnicas para produtores e funcionários das fazenda do projeto e fazendas vizinhas

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Final da Coleta de dados e divulgação de resultados prévios

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Entrega do relatório final