Detalhes da proposta

Construção +: Capacitação de Mão de Obra da Construção Civil

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    iara ferreira de rezende

    Número de inscrição:

    2025101202521306

    Unidade de lotação:

    instituto de ciência, engenharia e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    engenharias

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    trabalho

    Linha de extensão:

    educação profissional

    Abrangência:

    municipal

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

jackson gustavo ventura meira Voluntário(a)

deiziele vieira higino Voluntário(a)

lilia joana ribeiro Voluntário(a)

rayane oliveira fernandes Voluntário(a)

riquelme lourenço de matos Voluntário(a)

gabriela da silva costa Voluntário(a)

bernat vinolas prat Vice-coordenador(a)

frank alison de carvalho Voluntário(a)

leticia azevedo fernandes Bolsista

Resumo

O presente projeto visa ministrar cursos presenciais para a comunidade local, considerando como público-alvo, profissionais da construção civil, de forma que este seguimento da sociedade adquira maior conhecimento teórico sobre as atividades que desenvolvem ou pretendem desenvolver, bem como proporcionar uma integração dos discentes do curso de ciência e tecnologia do campus JK, com a comunidade externa.


Palavras-chave

Educação; construção civil; profissionalismo


Introdução

As ações de extensão universitária apresentam considerável visibilidade nas comunidades acadêmicas, uma vez que promovem um maior contato com a sociedade (DEUS, 2020; SILVA e MENDONZA, 2020; FARIA, 2022). Um dos exemplos, são cursos de capacitação que têm como intuito superar as tantas lacunas causadas pela desigualdade social e a pouca oferta de cursos técnicos, sem ônus para os cursistas (LOURENÇO et al., 2020). Diante desse cenário, o Construção + consiste em uma ação de extensão destinada a requalificar os trabalhadores braçais da construção civil (pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores, mestre de obras etc.), a partir do acesso desses profissionais as informações teóricas e práticas ministradas por discentes voluntários do curso de ciência e tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - campus JK. A proposta do projeto, na categoria presencial, é atender o público local, carente de formação técnica e até mesmo primária. Além das aulas, o projeto irá contar com uma comissão de marketing responsável por difundir informações acerca da construção civil por meio das suas redes sociais (Instagram e Facebook) e postagens no blog do projeto.


Justificativa

A indústria da construção civil é um dos setores mais importantes para a economia. No ano de 2021, o PIB da construção cresceu 9,7%, gerando 244.755 novas vagas com carteira assinada no país (CBIC, 2022). Apesar da nítida relevância do setor da construção para a economia brasileira, o investimento de muitas empresas em qualificação de seus profissionais é relativamente baixo. Alguns fatores como à alta rotatividade da mão de obra, a precisão em geral, menor na indústria da construção civil em relação a outros segmentos e as intervenções governamentais na economia, fazem com que as construtoras optem pela contratação de profissionais pouco especializados e com baixo nível de escolaridade. Segundo PEREIRA (2014), o setor da construção civil é bastante heterogêneo em termos de nível tecnológico de suas empresas, havendo ainda a prática de métodos de trabalho antiquados. Paralelo ao fato, o autor citado mostra que há considerável terceirização das atividades e subcontratações de mão de obra. O setor recruta na maior parte trabalhadores com baixo nível de instrução, que desempenham funções desgastantes e perigosas. A junção dessas características resulta em um cenário favorável para ocorrência de acidentes de trabalho. CRUZ (2009) afirma que cerca de 60% dos trabalhadores do setor da construção civil apresentam baixo índice de escolaridade e 10% apenas assinam o nome, o que prejudica as atividades no setor, pois a falta de conhecimento basal implica na ineficácia para a execução de serviços, muitas vezes simplórios, porém que determinam o mínimo de conhecimento, comprometendo o desempenho dos investimentos realizados. Portanto, a qualificação da mão de obra na construção civil, para profissionais considerados braçais, desencadeia melhorias nas etapas construtivas, na redução de desperdício de materiais nos canteiros de obra, diminuição do índice de acidentes e ganhos de produtividade. Considerando o panorama citado, a proposta do Construção + é auxiliar na qualificação desses profissionais, envolvendo os docentes e discentes dos cursos de ciência e tecnologia, sendo estes últimos os responsáveis em transmitir os conhecimentos adquiridos ao decorrer da graduação.


Objetivos

>> Objetivo Geral: Requalificar trabalhadores braçais da construção civil, proporcionando acesso a informações teóricas e práticas, visando a melhoria das suas habilidades profissionais e a superação das lacunas causadas pela desigualdade social. >> Objetivos Específicos: - Oferecer capacitação técnica: ministrar aulas teóricas e práticas sobre técnicas de construção civil, abrangendo áreas como pedreiro, carpinteiro, almoxarife, ajudante, pintor, armador e mestre de obras. - Promover a inclusão social: facilitar o acesso à formação técnica para trabalhadores locais em situação de vulnerabilidade, sem ônus para os cursistas. - Fomentar a integração universidade-comunidade: estabelecer um vínculo mais forte entre os alunos do curso de ciência e tecnologia da UFVJM e a comunidade, por meio do envolvimento de discentes como voluntários. - Integrar docentes, discentes e técnicos administrativos, em especial, da área de laboratórios para o desenvolvimento das aulas práticas do cursos. - Difundir os cursos de graduação, em especial, o ciência e tecnologia e as engenharia da UFVJM, dado a redução do número de ingressantes nos últimos anos; - Divulgar informações relevantes: criar e gerenciar uma comissão de marketing para disseminar conhecimento sobre a construção civil, utilizando redes sociais e um blog do projeto. - Avaliar o impacto da capacitação: implementar mecanismos de avaliação para mensurar o impacto da formação oferecida na vida dos trabalhadores participantes e na comunidade em geral.


Metas

- Permitir que os profissionais qualificados pelo Construção + diversifiquem suas funções, ampliando sua capacidade de prestação de serviços e possibilitando melhorias na renda e a realização de novos empreendimentos. Esses profissionais também se tornam multiplicadores de conhecimento em seus locais de trabalho, expandindo a influência do projeto. A previsão é que o projeto possa alcançar durante o seu tempo de vigência cerca de 100 cursistas. - Produzir conteúdo digital sobre a construção civil, visando gerar um impacto indireto e significativo na disseminação de informações e conhecimentos relevantes, ampliando a conscientização e capacitação dentro da comunidade. No momento, a conta no Instagram do projeto já conta com mais de 1000 seguidores. - Posicionar-se como um mediador entre aqueles que desenvolvem novas tecnologias e os profissionais que aplicam essas inovações no dia a dia de suas atividades. - Proporcionar aos alunos extensionistas a oportunidade de vivenciar as experiências dos cursistas em canteiros de obras, enriquecendo sua formação com uma bagagem de conceitos práticos mais abrangente. A ideia é que o projeto possa envolver mais de 30 discentes extensionistas. - Contribuir para o desenvolvimento das habilidades de comunicação escrita e oral dos integrantes do projeto. - Promover a interdisciplinaridade por meio das diversas disciplinas oferecidas, como física, matemática, informática, prevenção a incêndios e projetos arquitetônicos. A proposta será concretizada através da interação dos facilitadores, que são discentes do projeto, com profissionais da construção civil, permitindo também um ambiente de interprofissionalidade. - Fomentar a indissociabilidade do tripé universitário - ensino, pesquisa e extensão. O projeto se configura como uma oportunidade de integração dessas três dimensões.


Metodologia

>> O material didático será elaborado pelos discentes facilitadores do projeto, sob a supervisão dos professores tutores e técnicos administrativos, em formato de apresentação (PPT), seguindo um modelo padrão estabelecido. Para cada disciplina, haverá um conjunto de discentes facilitadores, técnicos e professores tutores envolvidos. Durante as aulas, os cursistas do Construção + receberão gratuitamente o material didático em formato PDF. >> A frequência dos alunos será monitorada, sendo exigida uma presença mínima de 75% para aprovação. Haverá uma prova ao final de cada curso, com carga horária de 2,0 horas. >> A UFVJM ficará responsável pelo fornecimento do espaço físico para as aulas presenciais em suas instalações no Campus I. >> A divulgação do Construção + ocorrerá por meio das mídias sociais do projeto, transmissões em rádios locais e visitas presenciais a canteiros de obras no município. >> Para a avaliação do curso presencial, serão aplicados questionários ao final de cada disciplina, visando coletar feedback sobre a adequação do conteúdo às expectativas do público-alvo, além de sugestões e críticas. >> O acompanhamento interno do projeto incluirá reuniões bimestrais, cronogramas elaborados antes de cada período, produção de relatórios parciais, além de grupos de comunicação em aplicativos de mensagem e pastas no Google Drive, facilitando a coordenação entre todos os integrantes. >> A estrutura curricular do curso presencial será composta pelas seguintes disciplinas e respectivas cargas horárias: - Matemática Básica Aplicada à Construção (30 horas) - Física Básica Aplicada à Construção (30 horas) - Noções de Informática (40 horas) - Noções de Projetos Arquitetônicos (30 horas) - Introdução a Projetos de Instalações Hidrossanitárias (20 horas) - Introdução a Projetos de Instalações Elétricas (20 horas) - Noções sobre Prevenção e Combate a Incêndio (20 horas) - Técnicas e Materiais da Construção Civil (30 horas) - Higiene e Segurança no Trabalho (20 horas) - Ética e Legislação Trabalhista (10 horas) >> Em relação ao marketing, será elaborado um cronograma detalhando as postagens a serem realizadas, incluindo tema, responsável, data e hora da publicação. Toda a produção de marketing será feita pelos discentes facilitadores, com supervisão dos professores e técnicos tutores.


Referências Bibliográficas

>> CBIC Câmara Brasileira da Indústria da Construção, 2022. https://cbic.org.br/pib-da-construcao-fecha-oano-com-crescimento-de-97-a-maior-alta-em-11-anos/#:~:text=04%2F03%2F2022- ,PIB%20da%20constru%C3%A7%C3%A3o%20fecha%20o%20ano%20com%20crescimento%20de%209,sexta%2Dem 07 de outubro de 2024. >> CRUZ, L. T. G., 2009. Análise de processo de certificação do sistema de gestão da qualidade com base na NBR ISO 9001:2000 em empresas de Construção Civil. 2009. 72 f. Monografia (Graduação em Engenharia Civil), Universidade Federal do Ceará, Fortaleza. >> PEREIRA, E. S., 2014. Análise das estatísticas de acidentes do trabalho na construção civil. Informe de Previdência Social: Brasília, 44p. >> FARIA, C. S. DE. A extensão universitária como prática de ensino aprendizagem. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v.26, e25, 2022. Disponível em: 10.5902/2236499467771. Acesso em: 04 jul. 2024. >> LOURENÇO, G.J.; COSTA, I.F.R.; COSTA NETO, A.O.; RODRIGUES , J.A.; CARVALHO, S.L.S; FERREIRA, A. L.S.; SALES, D.C.L. Requalificação da mão de obra: atuação do Programa Construção +. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, Blumenau, v. 7, n. 14, p. 154–169, 2020. DOI: 10.21166/rext.v7i14.1225. Disponível em: https://publicacoes.ifc.edu.br/index.php/RevExt/article/view/1225. Acesso em: 9 jul. 2024. >> SILVA, M. F.;MENDONZA, C.C.G. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 06, Vol. 08, pp. 119- 133. Junho de 2020. ISSN: 2448-0959. >> DEUS, S. Extensão Universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria: Ed. PRE-UFSM, 2020.


Inserção do estudante

A inserção dos alunos da UFVJM no projeto Construção + pode ser estruturada da seguinte maneira: >> Capacitação Os alunos interessados em participar como discentes facilitadores devem passar por um processo de seleção, que pode incluir entrevistas e análise de perfil. Oferecer capacitação inicial sobre metodologias de ensino, conteúdos a serem abordados e dinâmica do projeto. >> Atuação nas Aulas Os alunos atuarão como facilitadores nas aulas, apresentando conteúdo teórico e auxiliando na prática, sempre sob a supervisão dos professores tutores. Cada discente facilitador pode ser designado a uma ou mais disciplinas, onde atuarão como mentores, ajudando a esclarecer dúvidas e a aplicar atividades práticas. >> Produção de Material Didático Os alunos contribuirão na criação de materiais didáticos, como apresentações em PPT e apostilas em PDF, colaborando para o desenvolvimento de um conteúdo rico e adequado às necessidades dos cursistas. >> Acompanhamento e Avaliação Participar da avaliação do progresso dos alunos cursistas, coletando feedback sobre as aulas e o material didático. Engajar-se em reuniões bimestrais para discutir os resultados, sugerir melhorias e ajustar o andamento do projeto. >> Atividades de Marketing e Divulgação Integrar a equipe responsável pela divulgação do projeto, criando conteúdos para as redes sociais e participando da divulgação em rádios locais e visitas a canteiros de obras. >> Desenvolvimento Pessoal e Profissional Os alunos facilitadores terão a oportunidade de aplicar conhecimentos teóricos em situações reais, desenvolvendo habilidades de comunicação, liderança e trabalho em equipe. A participação no projeto proporcionará o desenvolvimento de uma rede de contatos com profissionais da área, além de fortalecer laços com a comunidade e a empresa parceira do projeto. >> Relato de Experiências Os discentes poderão compartilhar suas experiências em forma de relatórios ou apresentações, contribuindo para a troca de conhecimento e a evolução do projeto. Essa inserção não apenas enriquecerá a formação acadêmica dos alunos, mas também fortalecerá o impacto do projeto na comunidade, promovendo a troca de saberes entre universidade e sociedade


Observações

A proposta do projeto é se estabelecer como um meio de aprendizagem mútua, promovendo a troca de experiências entre a comunidade acadêmica e a sociedade. O objetivo é permitir que os cursistas do Construção + diversifiquem suas funções, ampliem suas capacidades técnicas e reduzam o número de acidentes de trabalho, ao mesmo tempo em que se tornam multiplicadores de conhecimento em seus ambientes de trabalho. Considerando a indissociabilidade do tripé universitário—ensino, pesquisa e extensão—o projeto terá um caráter de ensino ao oferecer aulas que serão elaboradas pelos discentes facilitadores. Essa abordagem contribui para a revisão de conteúdos já abordados na graduação e no ensino médio. Na esfera da pesquisa, o projeto se compromete a desenvolver questionários para os cursistas e facilitadores, visando coletar feedback sobre as disciplinas e informações essenciais para a construção do perfil da construção civil em Diamantina. Esses dados serão fundamentais para a elaboração de artigos e resumos que serão desenvolvidos em paralelo. No âmbito da extensão, haverá um intercâmbio de informações técnicas e experiências entre os discentes facilitadores e o público-alvo do projeto, que é a comunidade externa à universidade. Essa interação enriquecerá tanto os alunos quanto os cursistas, fortalecendo o vínculo entre a universidade e a sociedade.


Público-alvo

Descrição

Pedreiros, carpinteiros, almoxarifes, ajudantes, pintores, armadores, mestres de obras e outros profissionais da construção civil.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

1. Participação de profissionais: disponibilizar profissionais qualificados da equipe para compartilhar experiências práticas com os participantes do projeto. 2. Recursos materiais: fornecer materiais e equipamentos necessários para a execução das atividades de capacitação, sempre que possível. 3. Apoio logístico: oferecer apoio logístico para a realização de aulas e eventos promovidos pelo projeto em nossas instalações ou em locais convenientes. 4. Inserção de cursistas: considerar os alunos capacitados para estágios e oportunidades de emprego dentro da construtora, priorizando a formação prática e a inserção no mercado.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Estudo e reuniões com a equipe para definir as atividades e estratégias, bem como com a empresa parceira Galgar Engenharia.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Preparação, montagem e estudo das aulas. Arquivos a serem disponibilizados em ppt.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Divulgação dos cursos na comunidade externa, por meio de redes sociais, rádios e visitas em obras. Além da divulgação, período de inscrições para os cursistas.

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Execução das aulas ministradas pelos discentes facilitadores para o público-alvo.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Publicação de conteúdo sobre a construção civil no blog e redes sociais do projeto.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Avaliação da ação de extensão, tanto pelos membros internos como os cursistas por meio de formulários.