Visitante
Preparação Popular para o ENCCEJA
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
lara carlette thiengo
20251012025444796
departamento de química
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
direitos humanos e justiça
grupos sociais vulneráveis
local
programa de extensão popular na ocupação vitória
Não
Membros
nathanael junio alves cirino
Bolsista
Trata-se de um projeto de apoio para preparação da classe trabalhadora para a finalização do ensino fundamental ou ensino médio via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As ações do projeto têm como referência uma perspectiva de educação crítica e popular e envolvem: planejamento; aulões informativos sobre inscrições, prazos e possibilidades; plantões para auxílio no processo de inscrição; organização de materiais didáticos. A proposta da ação parte da demanda de jovens e adultos da Ocupação Vitória, mas, será organizada de forma aberta ao público de Diamantina.
educação popular, movimentos sociais, direitos humanos
Trata-se de um projeto de apoio para preparação da classe trabalhadora para a finalização do ensino fundamental ou ensino médio via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As ações do projeto têm como referência uma perspectiva de educação crítica e popular e envolvem: planejamento; aulões informativos sobre inscrições, prazos e possibilidades; plantões para auxílio no processo de inscrição; organização de materiais didáticos. A proposta da ação parte da demanda de jovens e adultos da Ocupação Vitória, mas, será organizada de forma aberta ao público de Diamantina.
Este projeto tem como justificativa central colaborar com a formação e certificação escolar da classe trabalhadora mais pauperizada e que vem sendo excluída dos processos formais de escolarização por diferentes motivações econômicas e sociais. Soma-se a essa justificativa a demanda real que surge de parcela dos moradores da Ocupação Vitória, território onde são desenvolvidos outros projetos educacionais via extensão. Ademais, é importante frisar que a extensão tem um papel fundamental na ampliação das pontes que colocam a universidade pública como possibilidade e também da “construção de experiências que possibilitem a inserção de docentes e discentes em vivências que questionem o status quo tenham no horizonte a construção de uma outra sociabilidade”. (DALTON E FARAGE, 2021, p.128). Neste sentido, compreendermos que a aproximação com os movimentos sociais e a luta pelo direito à educação são questões que impactam diretamente na formação dos acadêmicos, bem como nas suas trajetórias profissionais. A interação promovida pela extensão potencializa compreensão mais ampla da realidade brasileira e local, visão crítica acerca das desigualdades incorporação de novas práticas, trocas de experiências, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica. É importante destacar então que a participação dos graduandos ocorrerá em todas as etapas: desde a organização, preparação de materiais, organização de horários, local, divulgação até a análise e reflexão acerca da experiência desenvolvida (ao longo do processo e também ao final) a partir de uma de dinâmica participativa e crítica.
Objetivo Geral: Apoiar a classe trabalhadora na conclusão das etapas de educação formal (ensino fundamental e médio) a partir de aulas preparatórias para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Objetivos Específicos: - Incentivar e colaborar com a preparação de jovens e adultos que buscam concluir o ensino fundamental e médio - Motivar esses jovens e adultos da classe trabalhadora a prosseguirem com os estudos; -Ampliar a compreensão sobre os direitos sociais, especialmente o direito à educação.
- Organizar aulas informativos sobre inscrições e possibilidades ( EncCeja) - - Planejar e organizar um curso popular condensado, de 2 meses, de forma a contemplar todas as áreas de conhecimento do Exame; - Preparar e socializar materiais didáticos que possam colaborar com a preparação para os exames; - Dinamizar plantões de dúvidas e correção de atividades - Dar suporte aos estudantes para lidarem com os procedimentos pós-exames;
As atividades serão conduzidas por equipe multidisciplinar e coordenada por professor supervisor e colaboradores, já que o projeto prevê a colaboração de bolsistas e coordenadores que atuam nos projetos vinculados ao Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória, o que configura o projeto interdisciplinar e interprofissional. Em um primeiro momento serão realizados aulões informativos sobre possibilidades, incrições, insenção de inscrição e etc. Nestes aulões, também é um objetivo incentivar os jovens e adultos a darem sequencia nas suas trajetórias escolares e acadêmicas, apesar das muitas barreiras que atravessam a vida da classe trabalhadora. Esse primeiro contato também é importante parar criar laços e diagnosticar melhor a demanda a partir de formulários sobre principais dificuldades escolares. Em um segundo momento, a partir de planejamento anterior, deverão ocorrer as aulas condensadas. O planejamento das atividades será realizado tendo em vista as principais necessidades dos educandos, bem como a produção de materiais didáticos específicos. As questões devem promover o debate sobre o conteúdo, a partir das principais dúvidas sobre o tema e também aspectos relacionados ao tempo de prova e especificidades das questões. Os acadêmicos deverão explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Coordenação, nas reuniões da equipe.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados, 1982. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
O bolsista trabalhará em parceria com os demais bolsistas do Programa e voluntários sendo o responsável por articular as atividades (organização dos aulões informativos, preparação dos materiais e etc) . A proposta de ação é essencialmente interprofissional já que envolve acadêmicos de várias áreas do conhecimento, que precisarão trabalhar em equipe para planejar materiais e aulas, sendo afetados uns pelos outros, resultando na ampliação dos métodos de interpretação dos fenômenos e também na alteração das práticas, via colaboraçãoe compartilhamento. Também podemos considerar a ação interdisciplinar uma vez que estará orientada pela organização de conteúdos a partir da utilização de referenciais teóricos de diferentes disciplinas ou mesmo o próprio encontro de estudantes de cursos distintos discutindo sobre os mesmos temas e problemáticas. No que concerne à formação dos acadêmicos envolvidos, a proposta articula elementos de ensino visto que trata de uma ação educacional direcionada requerendo dos acadêmicos aproximação com referenciais que discutem o processo de ensino-aprendizagem e também a educação popular. Neste mesmo sentido, a proposta também levanta questões de pesquisa importantes no que tange às desigualdades sociais e educacionais; as especificidades da formação escolar da população mais pauperizada da cidade; a dinâmica dos exames e as barreiras sociais na trajetória escolar; a relevância da perspectiva de interação da universidade com os movimentos sociais e muitos outros.
O projeto é de expressiva relevância na emancipação dos sujeitos que, historicamente, vem sendo excluídos do processo educacional. É, pois, um pequeno elemento que visa colaborar com a ampliação dos direitos humanos.
Público-alvo
Moradores da Ocupação Vitória
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A Ocupação Vitória, organizada pelo MTST em Diamantina, não é apenas o público-alvo do projeto mas também é uma parceria fundamental, considerando a relação que defendemos de articulação (e não imposição) com os Movimentos sociais. A Ocupação tem um papel central no diálogo com a comunidade, na divulgação e promoção das atividades. Além disso, cederá o espaço para o desenvolvimento das atividades. A comunidade tem ciência do possível desenvolvimento do projeto.
Cronograma de Atividades
Reuniões de Planejamento
Aulão informativo sobre inscrições
Preparação de Materiais
Aulas condensadas
Avaliação coletiva após exames Atualização do formato e material