Visitante
Preparação Popular para o ENCCEJA
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
lara carlette thiengo
20251012025444796
departamento de química
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
direitos humanos e justiça
grupos sociais vulneráveis
local
programa de extensão popular na ocupação vitória
Não
Membros
nathanael junio alves cirino
Bolsista
evelyn alice de souza
Voluntário(a)
camila fernandes ferreira
Voluntário(a)
júlia jorge amorim
Voluntário(a)
victor hugo ferreira cunha
Voluntário(a)
maria luisa fernandes reis
Voluntário(a)
Trata-se de um projeto de apoio para preparação da classe trabalhadora para a finalização do ensino fundamental ou ensino médio via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As ações do projeto têm como referência uma perspectiva de educação crítica e popular e envolvem: planejamento; aulões informativos sobre inscrições, prazos e possibilidades; plantões para auxílio no processo de inscrição; organização de materiais didáticos. A proposta da ação parte da demanda de jovens e adultos da Ocupação Vitória, mas, será organizada de forma aberta ao público de Diamantina.
educação popular, movimentos sociais, direitos humanos
Trata-se de um projeto de apoio para preparação da classe trabalhadora para a finalização do ensino fundamental ou ensino médio via Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As ações do projeto têm como referência uma perspectiva de educação crítica e popular e envolvem: planejamento; aulões informativos sobre inscrições, prazos e possibilidades; plantões para auxílio no processo de inscrição; organização de materiais didáticos. A proposta da ação parte da demanda de jovens e adultos da Ocupação Vitória, mas, será organizada de forma aberta ao público de Diamantina.
Este projeto tem como justificativa central colaborar com a formação e certificação escolar da classe trabalhadora mais pauperizada e que vem sendo excluída dos processos formais de escolarização por diferentes motivações econômicas e sociais. Soma-se a essa justificativa a demanda real que surge de parcela dos moradores da Ocupação Vitória, território onde são desenvolvidos outros projetos educacionais via extensão. Ademais, é importante frisar que a extensão tem um papel fundamental na ampliação das pontes que colocam a universidade pública como possibilidade e também da “construção de experiências que possibilitem a inserção de docentes e discentes em vivências que questionem o status quo tenham no horizonte a construção de uma outra sociabilidade”. (DALTON E FARAGE, 2021, p.128). Neste sentido, compreendermos que a aproximação com os movimentos sociais e a luta pelo direito à educação são questões que impactam diretamente na formação dos acadêmicos, bem como nas suas trajetórias profissionais. A interação promovida pela extensão potencializa compreensão mais ampla da realidade brasileira e local, visão crítica acerca das desigualdades incorporação de novas práticas, trocas de experiências, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica. É importante destacar então que a participação dos graduandos ocorrerá em todas as etapas: desde a organização, preparação de materiais, organização de horários, local, divulgação até a análise e reflexão acerca da experiência desenvolvida (ao longo do processo e também ao final) a partir de uma de dinâmica participativa e crítica.
Objetivo Geral: Apoiar a classe trabalhadora na conclusão das etapas de educação formal (ensino fundamental e médio) a partir de aulas preparatórias para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) Objetivos Específicos: - Incentivar e colaborar com a preparação de jovens e adultos que buscam concluir o ensino fundamental e médio - Motivar esses jovens e adultos da classe trabalhadora a prosseguirem com os estudos; -Ampliar a compreensão sobre os direitos sociais, especialmente o direito à educação.
- Organizar aulas informativos sobre inscrições e possibilidades ( EncCeja) - - Planejar e organizar um curso popular condensado, de 2 meses, de forma a contemplar todas as áreas de conhecimento do Exame; - Preparar e socializar materiais didáticos que possam colaborar com a preparação para os exames; - Dinamizar plantões de dúvidas e correção de atividades - Dar suporte aos estudantes para lidarem com os procedimentos pós-exames;
As atividades serão conduzidas por equipe multidisciplinar e coordenada por professor supervisor e colaboradores, já que o projeto prevê a colaboração de bolsistas e coordenadores que atuam nos projetos vinculados ao Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória, o que configura o projeto interdisciplinar e interprofissional. Em um primeiro momento serão realizados aulões informativos sobre possibilidades, incrições, insenção de inscrição e etc. Nestes aulões, também é um objetivo incentivar os jovens e adultos a darem sequencia nas suas trajetórias escolares e acadêmicas, apesar das muitas barreiras que atravessam a vida da classe trabalhadora. Esse primeiro contato também é importante parar criar laços e diagnosticar melhor a demanda a partir de formulários sobre principais dificuldades escolares. Em um segundo momento, a partir de planejamento anterior, deverão ocorrer as aulas condensadas. O planejamento das atividades será realizado tendo em vista as principais necessidades dos educandos, bem como a produção de materiais didáticos específicos. As questões devem promover o debate sobre o conteúdo, a partir das principais dúvidas sobre o tema e também aspectos relacionados ao tempo de prova e especificidades das questões. Os acadêmicos deverão explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Coordenação, nas reuniões da equipe.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Autores Associados, 1982. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
O bolsista trabalhará em parceria com os demais bolsistas do Programa e voluntários sendo o responsável por articular as atividades (organização dos aulões informativos, preparação dos materiais e etc) . A proposta de ação é essencialmente interprofissional já que envolve acadêmicos de várias áreas do conhecimento, que precisarão trabalhar em equipe para planejar materiais e aulas, sendo afetados uns pelos outros, resultando na ampliação dos métodos de interpretação dos fenômenos e também na alteração das práticas, via colaboraçãoe compartilhamento. Também podemos considerar a ação interdisciplinar uma vez que estará orientada pela organização de conteúdos a partir da utilização de referenciais teóricos de diferentes disciplinas ou mesmo o próprio encontro de estudantes de cursos distintos discutindo sobre os mesmos temas e problemáticas. No que concerne à formação dos acadêmicos envolvidos, a proposta articula elementos de ensino visto que trata de uma ação educacional direcionada requerendo dos acadêmicos aproximação com referenciais que discutem o processo de ensino-aprendizagem e também a educação popular. Neste mesmo sentido, a proposta também levanta questões de pesquisa importantes no que tange às desigualdades sociais e educacionais; as especificidades da formação escolar da população mais pauperizada da cidade; a dinâmica dos exames e as barreiras sociais na trajetória escolar; a relevância da perspectiva de interação da universidade com os movimentos sociais e muitos outros.
O projeto é de expressiva relevância na emancipação dos sujeitos que, historicamente, vem sendo excluídos do processo educacional. É, pois, um pequeno elemento que visa colaborar com a ampliação dos direitos humanos.
Público-alvo
Moradores da Ocupação Vitória
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A Ocupação Vitória, organizada pelo MTST em Diamantina, não é apenas o público-alvo do projeto mas também é uma parceria fundamental, considerando a relação que defendemos de articulação (e não imposição) com os Movimentos sociais. A Ocupação tem um papel central no diálogo com a comunidade, na divulgação e promoção das atividades. Além disso, cederá o espaço para o desenvolvimento das atividades. A comunidade tem ciência do possível desenvolvimento do projeto.
Cronograma de Atividades
Reuniões de Planejamento
Aulão informativo sobre inscrições
Preparação de Materiais
Aulas condensadas
Avaliação coletiva após exames Atualização do formato e material