Visitante
Atenção odontológica à puérpera: ações de promoção e prevenção à saúde
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
paula cristina pelli paiva
2021101202125392
departamento de odontologia
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
educação
saúde humana
municipal
programa de atenção integral a saúde registro: 345841.1864.301523.02102020
Sim
Membros
haroldo neves de paiva
Voluntário(a)
paulo messias de oliveira filho
Voluntário(a)
teresa cristina de souza cardoso vale
Voluntário(a)
bárbara maria jardim damasceno silva
Bolsista
gabriel barbosa viana
Bolsista
As Diretrizes Curriculares Nacionais preconizam interação entre ensino-pesquisa-extensão, e aponta a necessidade de interação com a rede de serviço para propiciar o perfil do egresso voltado para a realidade social, cultural e econômica da população. Nest
promoção da saúde, prevenção, saúde bucal, puérpera
A atenção básica (AB) objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas, através de um conjunto de ações de saúde no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção, a proteção e a recuperação da saúde (BRASIL, 2012). A saúde da criança, da mulher e a saúde bucal são três dos dez campos de ações estratégicas descritos na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). A saúde da mulher considera o puerpério uma fase de estremo cuidado, assim como acontece no pré-natal, a mulher deve manter alguns cuidados para atingir a completa recuperação e evitar problemas de saúde (NASCIMENTO et al., 2012; MINAS GERAIS, 2006). O Programa Saúde da Família começou a ser implementado na década de 90 com o objetivo de contribuir com a construção e consolidação do SUS, através da reorientação do modelo assistencial abordando atenção integral e interdisciplinar à saúde, mas no âmbito da saúde bucal, as metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças e o tratamento e reabilitação ainda está muito carente, com pouca participação do odontólogo nas Equipes de Saúde da Família, deixando assim uma grande defasagem nos cuidados bucais da população (BRASIL, 2012). Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade, pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes de Saúde da Família (ESF) (ALMEIDA et al., 2009). Segundo o Ministério da Saúde, as ações de cuidado precoce devem ser realizadas no contexto do trabalho multidisciplinar da equipe de saúde (BRASIL, 2004). As ações de saúde bucal são muito relevantes nos campos da saúde pública sendo a cárie dentária e a doença periodontal as doenças bucais mais prevalentes e com repercussão para a saúde (COSTA et al., 2013; PATRÍCIA et al., 2014). A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) e o Ministério da Saúde (MS), estabeleceram como estratégia principal de ação a implantação de redes de atenção à saúde publicando linhas guias normatizando os procedimentos (MINAS GERAIS, 2006). A Linha Guia de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério (BRASIL, 2012) determina que a puérpera seja acolhida pela equipe de saúde, e inserida no protocolo de atendimento/acompanhamento que preconiza ações de educação em saúde, consultas e encaminhamentos para outros serviços como atendimento psicológico e odontológico (MS, 2013). Assim, as atividades de saúde bucal previstas no protocolo estão inseridas nas ações de vigilância e promoção da saúde, assegurando ações educativas, em atendimento individual e coletivo e avaliação odontológica e o seguimento do tratamento odontológico necessário (MS, 2013; BRASIL, 2002). A atenção à saúde da mulher e a saúde bucal está prevista entre os campos principais de atuação pela Politica Nacional de Atenção Básica e esta deve acontecer de forma integral. As ações de saúde bucal são muito relevantes sendo a cárie dentária e a doença periodontal as doenças bucais mais prevalentes e com repercussão para a puérpera bem como para o bebê. Embora o Município de Diamantina tenha bem organizado à atenção a básica na área médica e da enfermagem, estas não estão conseguindo suprir à área Odontológica. Com o intuito de colocar em prática as ações de saúde bucal segundo as diretrizes da PNAB, objetivo deste projeto será realizar ações de prevenção e promoção da saúde através das redes sociais Istagran, Facebook e WhatSapp. Quando aos atendimentos odontológicos curativos das puérperas na Clínica Odontológica da UFVJM, serão postergados para serem realizado após o retorno as atividades presenciais. Assim, pretende-se desenvolver uma atenção integral efetiva que possa impactar na saúde e autonomia da mulher. Além disto propõe-se desenvolver uma atenção efetiva que possa impactar na situação de saúde e autonomia das puérperas.
A atenção básica objetiva desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde (BRASIL, 2012). A saúde da mulher considera o puerpério um período susceptível a algumas doenças e agravos devido às grandes alterações fisiológicas, físicas, psicológicas e hormonais que acontecem durante o período pós-parto e estas alterações pode impacta diretamente sobre a saúde do bebê (NASCIMENTO et al., 2012; MINAS GERAIS, 2006). Os programas de atenção primária à saúde, também no âmbito da saúde bucal, tem como metas a promoção da saúde, a prevenção de doenças, o tratamento e a reabilitação. Para tanto, necessitam da participação do indivíduo e da sociedade pressupondo a integração dos profissionais que compõem as Equipes Saúde da Família (ALMEIDA et al., 2009). O profissional da odontologia apresenta uma função essencial ao influenciar positivamente sobre a saúde sistêmica da puérpera. Há a necessidade de se concentrar esforços em medidas educacionais e preventivas para as mães e seu incentivo na aplicação para o bebê. Assim, o puerério é ainda o período ideal para se motivar e educar as mães que se encontra receptiva à incorporação de hábitos saudáveis que beneficiem a sua saúde e a do bebê. (MILLS e MOSES, 2002). A ênfase na atenção primária no Brasil, à partir da Reforma Sanitária, levou as instituições de ensino em saúde a discutirem sobre a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração docente-assistencial MEDEIROS JÚNIOR et al., 2005). Vários movimentos surgiram para discutir uma reforma curricular que vise aproximar mais o cirurgião-dentista da realidade nacional. As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS. A inserção do acadêmico no contexto social e sua capacitação propõem ações de maior abrangência como participação em estágios supervisionados e programas de extensão atuando junto a outros profissionais de saúde de forma interdisciplinar (BRASIL, 2002). Estes pressupostos foram ratificados no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (FORPROEX, 2010) salientando a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político. Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Assim, as ações propostas por este projeto de extensão visa incorporar extramuros os acadêmicos, atuando como facilitador nas interações com a comunidade de forma reflexiva, possibilitando a vivência com as dificuldades existentes em cada serviço e na comunidade. Baseado nestas primícias permite ainda intercâmbio de saberes para formulação de propostas com o intuito te auxiliar na resolução dos problemas o que impacta positivamente na formação acadêmica e na comunidade assistida. As ações de promoção de saúde inter, multi e transdisciplinar com as puérperas, bem como ações curativas odontológicas ainda são escassas. Assim, as ações educacionais e de promoção da saúde nesta etapa do pós-parto torna-se uma etapa favorável para a promoção de saúde pela possibilidade de estabelecimento, incorporação e mudanças de hábitos, pois esse período remete a uma série de dúvidas que podem estimular a mulher a buscar informações e, com isso, adquirir novas e melhores práticas de saúde geral e bucal tanto individual quanto para a criança. Assim, mães bem informadas e motivadas cuidam melhor da saúde bucal de seus filhos (HARRISON et al., 2012). Nesse sentido, o profissional de saúde tem papel fundamental, tanto para transmitir informações quanto para atuar perante as necessidades de tratamento apresentadas e propicia também a possibilidade de atuar multi e interprofissionalmente em atividades extramuros em ações educativas, de promoção da saúde ou curativas evitando a verticalização da saúde e consequentemente, promovendo intercâmbio de conhecimentos, saberes e do próprio serviço. A puérpera é um público alvo constante e renovável, pois a todo momento as gravidezes estão terminando. Assim, durante todos os meses de vinculação do projeto os acadêmicos realizarão contato com as UBS para a divulgação e captação das puérperas para a realização de ações educativas e preventivas. Estas poderão ser agendadas para serem realizadas pelos veículos digitais como google met ou whatzapp. Págian no Instagran e Facebook serão constantemente alimentadas trazendo informações importantes para o cuidado da saúde geral e bucal da puérpera e do bebè, bem como disponível os endereços para contato com o coordenador do projeto e com o bolsistas para interação com a púerpera, aprofundamento das informações e retiradas de dúvidas. Ciente de outros projetos institucionais que também tem como público alvo as puérperas, parcerias serão firmadas entre os cursos da saúde e realizado ações em conjunto voltado para este público alvo. Assim, o objetivo deste projeto de extensão será inserir o acadêmico de odontologia em atividades extramuro atuando em ações desenvolvidas para as puérperas, através de palestras educativas, promoção e prevenção da saúde. A interdisciplinaridade e multidisciplinaridade é imprescindível para a formação acadêmica e profissional e este projeto além das atividades realizadas propõe ainda realização de atividades on line conjuntas com os cursos da saúde (nutrição, enfermagem e medicina). O atual projeto de extensão abrange os pressupostos recomentados pelo FORPROEX, pois permite ao acadêmico vivenciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o que fortalecerá o processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade, interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. Portanto, as ações extensionistas planejadas abordando a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante e na qualidade da prestação de serviço à sociedade, suprindo necessidades inerentes a este setor carente de atenção.
Objetivos Gerais Programa de Atenção Odontológica à Puérpera tem como objetivo geral inserir o acadêmico em ações extensionista, favorecendo a reflexão sobre a interação academia/comunidade de forma interdisciplinar, propiciando a construção dos saberes e a formulação de soluções baseado nas necessidades observadas em cada setor. Objetiva também fortalecer as práticas educativas e da promoção de saúde. Objetivos Específicos: • Inserir o acadêmico em atividades extensionistas, possibilitando assim o desenvolvimento de habilidades e saberes, trabalhando interdisciplinarmente; • Realizar ações educativas (individuais e coletivas) em puérperas do Município de Diamantina; • Participar dos eventos realizados pelos cursos da saúde da UFVJM quando voltados para as puérperas; • Desenvolver através de orientações educacionais a melhoria na higiene bucal; • Proporcionar ao acadêmico através das atividades extensionistas, experiências e habilidades para atuar interdisciplinarmente.
• Inserir o acadêmico em atividades extensionistas, • Possibilitar nos discentes extensionistas o desenvolvimento de habilidades e saberes, trabalhando interdisciplinarmente; • Realizar ações educativas (individuais e coletivas) em puérperas do Município de Diamantina; • Promover a melhoria na higiene bucal nas puérperas; • Impactar positivamente na saúde das puérperas através da atenção integral a saúde; • Proporcionar ao acadêmico visão crítica de seu aprendizado.
Características da População O presente estudo será realizado em Diamantina, município com aproximadamente 48.095 habitantes, localizado ao nordeste do estado de Minas Gerais, sudeste do Brasil (IBGE, 2016). A população do estudo incluirá puérperas, residentes na zona urbana do município de Diamantina, MG, que receberão ações preventivas e assistenciais. Também as captadas pelos outros cursos da saúde da UFVJM que terão ações desenvolvidas em parceria com os respectivos cursos. Alunos bolsistas e voluntários que terão a oportunidade de atuarem em atividades extensionistas conjuntamente com outros acadêmicos, docentes, agentes de saúde e profissionais de forma interdisciplinar. Professores da UFVJM que terão a oportunidade de estimular o aprendizado interdisciplinar através da orientação dos alunos (bolsista e voluntários) participantes do projeto. Planos de recrutamento, período, critérios de inclusão e exclusão dos indivíduos; Esse é um projeto de extensão, tem como objetivo realizar ações preventivas nas puérperas, verificar a condição de saúde bucal, através do exame clínico e realizar o tratamento odontológico quando necessário, agendando a consulta no consultório odontológico da clínica integrada do Campus 1 da UFVJM. Assim, propõe-se capitação das puérperas através da divulgação do projeto nas UBS e nas redes sociais para realizar palestras educativas sobre o cuidado de saúde bucal da puérpera e do bebê, incentivo à amamentação, esclarecimentos sobre as vantagens desta para o desenvolvimento afetivo e corporal do bebê. Quando do retorno as atividades presenciais as puérperas que necessitares atenção curativa será agendado para tratamento odontológico na clínica da UFVJM. Assim, o recrutamento das puérperas será realizado pela divulgação do projeto nas UBSs e nas redes sociais. Critérios de Elegibilidade Critérios de Inclusão Todas as puérperas que consentirem em participar do projeto. Critérios de Exclusão Puérperas com síndromes e alterações cognitivas; Descrição dos procedimentos para a execução do projeto (materiais, instrumentos de coleta das informações e como essas serão obtidas); Formação da equipe e capacitação A equipe de trabalho será composta pelo coordenador do projeto e colaboradores (professores, alunos de graduação e pós-graduação e bolsista). Posteriormente à formação da equipe será realizada a capacitação da equipe de trabalho. Essa capacitação será feita por meio de aulas demonstrativas ministradas pelo coordenador e colaboradores do projeto e através da organização de grupos de estudo do tema abordado no projeto, mesa redonda com a participação de profissionais da rede e docentes de outros cursos e grupo de discussões. Material educativo como cartilhas, panfletos e cartazes, vídeos, entrevistas serão organizados e postados semanalmente . Sensibilização e Implementação do Projeto Os meio digitais serão utilizados para divulgação do projeto, capacitação das puérperas e realização das ações educativas e de promoção da saúde. Contato com o bolsista e coordenador será disponibilizado para retirada de dúvida e orientações individuais quando requisitado. Encontros via meet serão agendadas com as puérperas para maior integração. Atividades como mesa redonda, vídeos educativos serão disponibilizadas nas redes sociais. Devido ao constante fluxo de pacientes/gestantes/parturientes serão realizadas divulgação do projeto, capitação das puérperas e as ações educativas e preventivas. Intervenção As puérperas serão abordadas através das mídias sociais para as ações educativas, sobre os cuidados de higiene bucal, técnica de escovação, uso do fio dental e adoção de uma dieta saudável e incentivo à amamentação. Durante as palestras a importância do cuidado da saúde bucal dos bebês também será abordada, bem como a sua orientação. Serão desenvolvidas cartilhas educativas, vídeos, entrevistas e reportagens ressaltando a importância da prevenção nas doenças bucais e sua interrelação com a saúde geral. Caso ainda no ano de 2021 ocorra o retorno das atividades presenciais, as puérperas serão convidadas para o atendimento clínico na clínica integrada da UFVJM onde as necessidades bucais acumuladas serão avaliadas e realizado às ações curativas. Serão realizadas também ações preventivas: evidenciação de placa bacteriana, profilaxias e aplicações tópicas de flúor. Neste momento será também reforçado a orientação de forma individualizada. Sistemática de acompanhamento e indicadores de avaliação Nas páginas das redes sociais Instagran e Facebook serão disponibilizados links para interação, chat e bate papo com as puérperas, estes veículos serão utilizados para além da interação, troca de saberes e retirada de dúvidas, também realizada a avaliação das ações pelo fedbacck das participantes de forma de entrevistas e/ou questionario. Local de realização das várias etapas Educação e promoção de saúde bucal. Primeira etapa: As ações sobre educação e promoção de saúde serão realizadas através das midias sociais (Instagran, Facebook) através de palestras educativas, vídos, entrevistas, mesa redonda, enfatizando a importância da higienização bucal e do controle da dieta e sua repercussão na saúde geral e bucal tanto da parturiente como do bebê; orientando e estimulando a higiene bucal associando escovação ao uso do fio dental, destacando assim o enfoque preventivo; orientando quanto ao correto domínio da técnica de escovação, bem como orientação sobre a frequência da escovação, uso do fio dental e adoção de uma dieta saudável. Estas ações poderão também ser realizadas em conjunto com outros acadêmicos da saúde que também atuam com o objetivo de promover a saúde das puérperas, os discentes do curso de fisioterapia, nutrição, enfermagem e medicina que também tiverem ações planejadas para este grupo. Ações educativas e preventivas interativas a critério das participantes poderão ser realizadas on line, por video chamada ou meet. Ações curativas realizadas na clínica integrada (quando do retorno das atividades presenciais) Atendimento odontológico na clínica odontológica do curso de Odontologia da Universidade Federal dos Vales de Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) com realização de evidenciação da placa bacteriana, profilaxia, aplicação tópica de flúor, adequação do meio bucal, restaurações diretas; Estas ações serão repetidas regularmente e simultaneamente incluindo novas puérperas. As ações curativas só serão iniciadas após o retorno das atividades presenciais, seguindo as recomendações de biossegurança preconizadas pelos órgão de vigilância e de biossegurança. Explicitação das responsabilidades de cada um dos envolvidos no projeto de extensão Os custos e despesas com este projeto serão arcados pelo Proexc. Os riscos do projeto são mínimos, uma vez que será realizado ações preventivas e educativas. O atendimento clínico somente ocorrerá quando do retorno das atividades presenciais e será realizado mediante supervisão direta do coordenador e colaboradores do projeto e os riscos serão inerente aos próprios vinculados ao tratamento odontológico. Por estarem diretamente sobre supervisão caso estes ocorram serão diagnosticado imediatamente e o procedimento suspenso. Todas as medidas de biossegurança serão tomadas para evitar a contaminação cruzada entre os participantes. Relação Ensino, Pesquisa e Extensão A ênfase na atenção primária no Brasil, à partir da Reforma Sanitária, levou as instituições de ensino em saúde a discutirem sobre a necessidade de desenvolver atividades extramuros, procurando articulação e integração com os serviços de saúde favorecendo a emersão de propostas de integração docente-assistencial (CÓRDON; BEZERRA, 1994; MEDEIROS JÚNIOR et al., 2005). As atividades de extensão universitária foram criadas com a finalidade de reorientar os projetos pedagógicos na formação do profissional em saúde e formar profissionais com conduta adequada para trabalhar frente às necessidades da população e do sistema de saúde vigente no país, o SUS. A inserção do acadêmico no contexto social e sua capacitação propõem ações de maior abrangência como participação em estágios supervisionados e programas de extensão atuando junto a outros profissionais de saúde de forma interdisciplinar (BRASIL, 2002). Estes pressupostos foram ratificados no Fórum de Pró-reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior (FORPROEX, 2010) salientando a importância do princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, sendo um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político. Essa interação entre universidade e a sociedade valorizando e desenvolvendo a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante que atuará na prestação de serviço para a sociedade, atuando no desenvolvimento social e regional, assim como na possibilidade do aprimoramento das políticas públicas. Assim, as ações propostas por este projeto de extensão visa incorporar extramuros os acadêmicos, atuando como facilitador nas interações com a comunidade de forma reflexiva, possibilitando a vivência com as dificuldades existentes em cada serviço e na comunidade. O atual projeto de extensão abrange os pressupostos recomentados pelo FORPROEX, pois permite ao acadêmico vivenciar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, o que fortalecerá o processo de aprendizagem ao mesmo tempo em que permitirá atuar em interdisciplinaridade e interprofissionalidade, interagindo com outros setores da sociedade e dentro de suas realidades. Assim, as atividades realizadas na Maternidade do Hospital Nossa Senhora da Saúde proporcionarão a interação dialógica pela troca de saberes entre o acadêmico, os profissionais e agentes de saúde e o público alvo. Portanto, as ações extensionistas planejadas abordando a interação dialógica, a interdisciplinaridade e interprofissionalidade impactarão positivamente na formação do estudante e na qualidade da prestação de serviço à sociedade, suprindo necessidades inerentes a este setor carente de atenção. Avaliação Realizada pelo público alvo Puérperas da cidade de Diamantina/MG avaliação o projeto através de preenchimento de questionário semi-estruturado sem identificação da participante, disponibilizado através de link na página das midias sociais utilizadas para as ações. Realizada pela Equipe As ações serão acompanhadas pela coordenação, com encontros periódicos on line, para a realização das avaliações em relação as ações realizadas, o desempenho dos discentes e abordagem e capitação do público alvo e grau de satisfação das usuárias.
ALMEIDA, T. F.; CANGUSSU, M. T. C.; CHAVES, S. C. L.; CASTRO-SILVA, D. I.; SANTOS, S. C. Condições de saúde bucal de crianças na faixa etária pré-escolar, residentes em área de abrangência do PSF em Salvador, Bahia. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. v. 9, n. 3, p. 247-252, 2009. BARAK. S.; OETTINGER-BARAK, O.; OETTINGER, M.; MACHTEI, E. E.; PELED, M.; OHEL, G. Common oral manifestations during pregnancy: a review. Obstet Gynecol Surv v. 58, n. 9, p. 624-628, 2003. BRASIL. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Odontologia. CNE/CES 3/2002. Diário oficial (da) República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 4 mar 2002. Seção 1, p.10. Brasil. Conselho Nacional de Secretários de Saúde. Atenção Primária e Promoção da Saúde. Brasília: CONASS, 2007. 232 p. Brasil. Coordenação Nacional de Saúde Bucal, Ministério da Saúde. Projeto SB Brasil 2010. Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília: Ministério da Saúde; 2004. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência à Saúde. Departamento de Descentralização da Gestão da Assistência. Regionalização da Assistência à Saúde: aprofundando a descentralização com equidade no acesso: Norma Operacional da Assistência à Saúde: NOAS-SUS 01/02 e Portaria MS/GM nº 373, de 27 de fevereiro de 2002 e regulamentação complementar. Brasília: Ministério da Saúde, 2002. 108 p. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica. Brasília: Ministério da Saúde, 2012.110 p. CORDÓN, J.; BEZERRA, A.C.B. A inserção da odontologia no Sistema de Saúde e no envolvimento comunitário: primeira aproximação. Divulgação em Saúde para Debate, Londrina v. 9, p. 50-51, 1994. FERREIRA, R. C.; GOMES, V. E.; PAIVA, P.C. P.; MALHEIROS, K.; VASCONCELOS, M.percepções e práticas de mães sobre o cuidado em saúde bucal de seus filhos: um estudo qualitativo. Apresentação de trabalho. XXIV SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA. UFMG. Belo Horizonte, MG. HARRISON, R. L,. VERONNEAU, J,. LEROUX, B. Effectiveness of maternal counselling in reducing caries in Cree children. J Dent Res n. 91; p. 1032–1037, 2012. MEDEIROS JUNIOR, A.; ALVES, M. S. C. F.; NUNES, J. P.; COSTA, I. C. C. Experiência extramural em hospital público e a promoção da saúde bucal coletiva. Revista da Saúde Pública. v. 39, n. 2, p. 305-310, 2005. MEDEIROS, P. B. V.; OTERO, S. A. M.; FRENCKEN, J. O. E.; BRONKHORST, E. M.; LEAL, S. C. Effectiveness of an oral health program for mothers and their Infants. International Journal of Paediatric Dentistry, v. 25, n. 1, p. 25: 29–34, 2015. MILLS, L. W.; MOSES, D. T. Oral health during pregnancy. MCN – The American Journal of Maternal/Child Nursing, v. 27, n. 5, p. 275-80, 2002. MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais. Atenção ao pré-natal, parto e puerpério: protocolo Viva Vida. 2ed. Belo Horizonte: SAS/SES, 2006. 84 p. MINISTÉRIO DA SAÚDE, SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE. Departamento de Atenção Básica. Coordenação Nacional de Saúde Bucal. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, 2004.
Serão convidados a participar do projeto estudantes do curso de odontologia matriculados do primeiro ao nono períodos. O bolsita discente realizará estudos contínuos sobre o tema para aprofundamento dos conhecimentos o que permitirá o desenvolvimento das ações educativas e preventivas. Também estará em contato com discentes e docentes dos cursos da saúde para discussão e aprofundamento do tema. Também será necessário desenvolver atividades relacionadas à criação, alimentação e atualização de redes sociais, mídias digitais, sowtware necessários para a realização das ações de forma on line. Válido pontuar que estes estudantes estarão em contínuo processo de capacitação técnica e científica. Eles serão continuamente capacitados por meio das aulas teóricas, grupo de discussão, seminários, palestras e mini cursos. O bolsista sob supervisão realizará as atividades educacionais e de promoção de saúde previstas no protocolo preconizado na Linha Guia de Atenção ao Pré-Natal, Parto e Puerpério (BRASIL, 2012) onde estão inseridas nas ações de vigilância e promoção da saúde da gestante. Quando do retorno das atividades presenciais o bolsista realizará exame clínico das pacientes avaliando as necessidades acumuladas após treinamento e calibração. O diagnóstico será conferido pelos professores/colaboradores no momento do atendimento clínico e discutido para reforçar seus conhecimentos e a adoção do plano de tratamento. As atividades realizadas pelos alunos serão acompanhadas e avaliadas pela coordenadora/colaboradores do projeto e incluem: • Elaboração material educativo sobre saúde bucal e prevenção; • Estudo e treinamento para explanação às puérperas sobre prevenção, saúde bucal e lactação; • Palestras direcionadas para os agentes de saúde sobre a importância dos cuidados de saúde bucal da puérpera e do bebê; • Confecção de vídeos educacionais sobre os temas, alimentação e atualização constante das redes sociais. Atendimento das gestantes na Clínica de Odontologia da UFVJM, segundo as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica; será implementado somente após o retorno as atividades presenciais. • Familiarização dos estudantes com ações extensionistas, salientando a importância do trabalho Inter e multiprofissional; • A realização de ação conjunta com os outros cursos da saúde fortalecerá o intercâmbio dos saberes, o trabalho interdisciplinar e a interação com a comunidade externa. O projeto pode contribuir para a formação profissional do aluno através: • Do conhecimento adquirido com a capacitação e estudo do tema abordado; • Da experiência e habilidade obtida na realização das atividades; • Da experiência de lidar com os questionamentos da comunidade durante as palestras ministradas, dentro de suas realidades, superando as dificuldades e formulando proposta para a solução de problemas; • Da oportunidade de se envolver com a universidade e com a comunidade de uma forma mais aprofundada ultrapassando os limites da grade curricular do curso de graduação.
Embora a atenção à saúde da gestante seja prevista entre os campos principais de atuação pela Politica Nacional de Atenção Básica ela ainda não acontece como definido na cidade de Diamantina, principalmente em relação à saúde bucal. Este projeto de extensão, que funciona desde 2019, tem como objetivo principal suprir esta necessidade, realizando ações relacionadas à saúde bucal do público alvo que impactam diretamente na lactação. Assim, o projeto complementa as ações de saúde para integralizar o cuidado e propicia também a possibilidade de engajamento dos discentes em equipes multidisciplinares atuando na rede de saúde do município. As atividades propostas neste projeto de extensão foram adaptadas para serem realizadas durante a pandemia pelo COVID 19, desenvolvendo atividades de forma remota adotando o uso das redes sociais para englobar o discente no universo de ações multiprofissionais, incluindo também a integração do ensino, com a pesquisa e a extensão Para isso, serão realizadas ações de promoção da saúde, prevenção e ações curativas. As ações de promoção de saúde, serão realizada em conjunto com os cursos de enfermagem, nutrição e fisioterapia de forma virtual, até que as atividades presenciais retornem.
Público-alvo
Puérperas durante o período de vigência do projeto (02/01/2021 à 31/12/2021).
Os bebês nascidos no período de vigência do projeto . Este serão beneficiados diretamente pela orientação dos cuidados às suas mães, avaliação de sua condição bucal e intervenção/encaminhamento quando se fizerem necessário.
Municípios Atendidos
Diamantina
Parcerias
A equipe participante do referido projeto, atuará na condução de palestras para a formação e capacitação da equipe, bem como na colaboração de ação conjunta entre os cursos da saúde da UFVJM voltada para o público alvo.
A equipe participante do referido projeto, atuará na condução de palestras para a formação e capacitação da equipe, bem como na colaboração de ação conjunta entre os cursos da saúde da UFVJM voltada para o público alvo.
A equipe participante do referido projeto, atuará na condução de palestras para a formação e capacitação da equipe, bem como na colaboração de ação conjunta entre os cursos da saúde da UFVJM voltada para o público alvo.
Cronograma de Atividades
Após a formação da equipe, capacitação sobre a saúde da mulher, puérperio, lactação e cuidados com o bebê serão desenvolvidos através de aulas expositivas, grupos de discussão, palestras, mesas redondas com periodicidade quinzenal para atualização e aprofundamento sobre os temas, capacitando os discentes a realizar as ações de educação em saúde, promoção, prevenção e intervenção no público alvo.
Confecção de materiais educativos
02/01/2021
20/12/2021
Material educativo utilizado nas ações serão constantemente confeccionados pela equipe. Além de ilustrar as ações, também propiciarão o maior engajamento do discente e aprofundamento sobre o tema trabalhado.
Após a criação da redes sociais Instagran e Facebook o projeto será divulgado para a capitação das puérperas. Estas mídias digitais serão utilizadas para a realização das ações educativas e de promoção de saúde com as puérperas. As páginas serão alimentadas semanalmente com informações e links para chat e sala de bate papo para interação com as puérperas, retiradas de dúvidas ou aprofundamento do tema. Aquelas participantes que preferirem também poderão receber estas ações de forma virtual através de video chamada agendada previamente.
Atendimento clínico odontológico:
01/09/2021
19/12/2021
Após o retorno as atividades presenciais, os atendimentos clínicos odontológicos serão realizados todas as sextas feiras na parte da manhã para as ações preventivas e curativas na clínica de odontologia da UFVJM, sob supervisão do coordenado do projeto.
Mensalmente os participantes do projeto se reunirão para estudos, grupos de discussão e avaliação dos resultados .
Serão confeccionados relatórios parcial e final com as ações realizadas, dados obtidos e o impacto das ações, para serem disponibilizados tanto para a PROEXC (segundo o edital), como também para as entidades parceiras. Este resultados também serão apresentados em congressos e simpósios tais como o Sintegra da UFVJM.
No final de cada semestre será realizado um evento conjunto entre os vários cursos da saúde para aprofundamento e integração das ações voltadas para o público alvo.