Visitante
Pré-UFVJM Janaúba
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
patricia nirlane da costa souza
20211012021471130
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
educação
metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
municipal
não é vinculado a nenhum programa.
Sim
Membros
max pereira gonçalves
Vice-coordenador(a)
luiz roberto marques albuquerque
Voluntário(a)
fernanda guerra lima medeiros borsagli
Voluntário(a)
edson do nascimento neres junior
Voluntário(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
luciano pereira rodrigues
Voluntário(a)
lázaro chaves sicupira
Voluntário(a)
joão de deus oliveira júnior
Voluntário(a)
ananias borges alencar
Voluntário(a)
silas silva santana
Voluntário(a)
jonatas franco campos da mata
Voluntário(a)
marlon luiz hneda
Voluntário(a)
marcos júnio alves dos santos
Bolsista
jean carlos coelho felipe
Voluntário(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
luana alves de lima
Voluntário(a)
andrew murilo dorasio silva oliveira
Voluntário(a)
fernanda de paiva
Voluntário(a)
amanda evelyn miranda moraes
Voluntário(a)
maria fernanda de oliveira vicente
Voluntário(a)
gabriel antunes santos
Voluntário(a)
luis gustavo cunha nogueira
Voluntário(a)
dienes rodrigues dos santos
Voluntário(a)
héllen tatiane dias cordeiro
Voluntário(a)
luciana araujo lima
Voluntário(a)
bruna marcia matos alves
Voluntário(a)
hugo leonardo oliveira tomaz de aquino
Voluntário(a)
mavia martins costa
Voluntário(a)
mavia martins costa
Voluntário(a)
luiz henrique oliveira corcino vieira
Voluntário(a)
adriana nogueira dias
Voluntário(a)
zélia terezinha teixeira rossi
Voluntário(a)
O presente projeto visa ofertar, pelo quinto ano consecutivo, um cursinho pré-vestibular online nomeado “Pré-UFVJM” na cidade de Janaúba-MG, para alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio das escolas estaduais deste município. O cursinho pré-ves
pré-vestibular, cursinho, Enem
O presente projeto visa ofertar, pelo quinto ano consecutivo, um cursinho pré-vestibular nomeado “Pré-UFVJM” na cidade de Janaúba-MG, o qual foi primeiramente realizado no período de 24/04/2017 até 01/11/2017, sendo registrado na Proex sob o número 042.2.070- 017/Pibex002/2016. Posteriormente o projeto foi submetido ao Edital 01/2018, sendo contemplado com bolsa e registrado sob o número de protocolo 292110.1618.302747.29012018 e, em 2020 registrado no Edital03/2020 sob o número: 348537.1864.302747.01032020. Diante dos significativos resultados obtidos com a implantação desse curso gratuito em Janaúba, este projeto objetiva oferecer novamente aos estudantes desta comunidade uma oportunidade para se prepararem para o Enem e outros processos seletivos. Em 2021, devido à pandemia da Covid-19, o curso Pré-UFVJM oferecerá aulas online através dos aplicativos disponíveis no G-Suite aos alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio das escolas estaduais deste município. As aulas síncronas e assíncronas acontecerão durante o segundo semestre de 2021. Além disso, todo material didático desenvolvido no cursinho, incluindo as aulas gravadas, ficarão disponíveis na plataforma Google Classroom até a data do Enem 2021, para o acesso livre dos alunos matriculados. O cursinho pré-vestibular será organizado pelo aluno contemplado com a bolsa deste edital, sob supervisão da equipe de professores deste projeto e também contará com a participação voluntária de outros alunos de graduação do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (IECT/UFVJM), Campus Janaúba. Os alunos do IECT ficarão responsáveis por ministrar as aulas do cursinho pré-vestibular, de acordo com a área que apresentarem maior afinidade. Caberá aos professores envolvidos no projeto, selecionar e indicar, no mínimo, dois alunos por área de conhecimento, de acordo com o desempenho e facilidade dos mesmos em transmitir o conteúdo escolhido. Neste sentido, o projeto visa auxiliar na preparação de alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Janaúba e que objetivam ingressar no ensino superior, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino na comunidade local. Além disso, o presente projeto também irá impactar na formação dos estudantes dos cursos do IECT/UFVJM, do campus de Janaúba, uma vez que estes estudantes terão a oportunidade de iniciar a prática docente, além de serem estimulados a trabalhar com pesquisa, ensino e extensão, despertando nos mesmos o pensamento crítico. Por fim, o projeto colabora com a divulgação do campus de Janaúba para a comunidade local.
As universidades são instituições reconhecidas como formadoras e disseminadoras da educação e apresentam o papel de ampliar o conhecimento cognitivo e cultural dos indivíduos, além de contribuir para formação cidadã dos mesmos e preparar para a inserção no mercado de trabalho (BATISTA, 2016). No entanto, historicamente, o acesso a essas instituições estava restrito a uma parcela da população, principalmente indivíduos de classes médias e superiores, especialmente aqueles estudantes egressos de escolas privadas. A entrada no ensino superior para alunos oriundos de escolas públicas, ficou relegado a uma pequena minoria que conseguia passar nos processos seletivos, como as provas de vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médido (ENEM) (D’AVILA, 2006). Entre os fatores que mais tem corroborado para a manutenção dos níves de desigualdade no ingresso em Universidades, estão a condição socioeconômica dos estudantes e problemas geográficos e étnico-racionais (PAULA; LAMARRA, 2011). Esta desigualdade promoveu nos últimos anos uma onda de ações políticas, que objetivaram a expansão do ensino superior gratuito no país e consequentemente a democratização deste ensino. Entre estas ações, pode-se destacar a isenção da taxa de inscrição para o vestibular, a criação de cotas para alunos negros e também para alunos de escolas públicas, entre outras. A partir de então, foi possível observar um aumento na procura pelo Ensino Superior entre os jovens de baixa renda (ZAGO, 2008). Porém, apesar das políticas de expansão, os alunos que dependem, essencialmente, do ensino básico público do país, ainda são os que menos ingressam no ensino superior, uma vez que contam com uma educação de qualidade inferior comparada a dos alunos que cursam o ensino médio em escolas particulares, ficando assim à margem de uma boa preparação para os exames que dão entrada às Universidades (D’AVILA, 2006). Diante disto, cresce a necessidade de políticas e programas que aumentem o acesso desses alunos ao ensino superior. Um dos programas que vem sendo executado por muitas instituições é a criação de cursinhos pré-vestibulares populares (PVP). Muitos destes cursos gratuitos são oferecidos pelas próprias universidades e são destinados a estudantes socioeconomicamente menos favorecidos, principalmente aqueles que estão cursando ou que terminaram o ensino médio em escolas públicas do país (D’AVILA, 2006). Os cursinhos populares são iniciativas sem fins lucrativos que visam a democratização do ensino superior gratuito, proporcionando a preparação e o incentivo aos alunos, principalmente egressos de escolas públicas, a entrarem no Ensino Superior gratuito, sendo portanto, um bom exemplo de transformação social da realidade (ZAGO, 2009). Estes cursos PVP apresentam uma perspectiva de promoção gratuita da educação, uma vez que a procura pelo Ensino Superior público no Brasil aumenta a cada ano e, consequentemente, a relação candidato-vaga para entrada nas universidades públicas é cada vez maior, fazendo-se cada vez mais necessária uma melhor preparação dos estudantes para os processos seletivos, entre eles o Exame Nacional do Ensino Médio (BRAGA et al., 2015). Diante do exposto, a partir do ano de 2017, uma equipe de professores do IECT/UFVJM- Janaúba, juntamente com seus alunos, ofertaram à comunidade local um curso pré-vestibular popular (PVP) em Janaúba. No primeiro ano, o cursinho funcionou nas instalações do IFNMG-Janaúba, cuja parceria foi estabelecida nesses termos, com aulas de segunda a quinta-feira no período de 16:00 e 18:00 h. Em 2018, o cursinho aconteceu na Escola Estadual Mauricio Augusto de Azevedo, de segunda à sexta-feira das 13:50 às 17:30h e em 2019, as aulas também aconteceram na escola referida, porém, no período de 18:00 h às 20:00h. Em 2020, devido à pandemia da Covid-19, as aulas presenciais foram suspensas. Porém, o cursinho foi posteriormente reformulado para ofertar aulas online. As aulas foram ministradas pelos docentes (em alguns casos) ou por discentes do IECT, previamente selecionados, com o acompanhamento, fora de sala, dos docentes do IECT em suas respectivas matérias. Devido à característica do IECT ser voltado às ciências naturais, foram ofertadas, aulas de Biologia, Química, Física e Matemática. Em seus quatro anos de funcionamento, o cursinho teve apoio da Superintendência Regional de Ensino e de diversas escolas estaduais do município de Janaúba-MG. Foi distribuído, gratuitamente, um material didático aos alunos do cursinho, que versa sobre todas as 4 disciplinas supracitadas. Este material foi concebido, compilado e desenvolvido pela equipe do projeto, o qual encontra-se em fase de revisão e expansão (foi realizado o acréscimo da teoria de cada disciplina) para sua utilização no cursinho e possível publicação futura. Em 2018 e 2019, o cursinho contemplou teoria e resolução de exercícios. Assim, totalizou mais de 6 meses de aulas em cada ano, durante as quais também foram aplicados testes de avaliação de conhecimentos (com 40 questões de múltipla escolha cada) das respectivas disciplinas, através dos quais foi possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos e adaptar os procedimentos didáticos. Ao final do projeto em 2018, por exemplo, pode-se constatar os efeitos positivos das aulas, como aprovação de alunos do projeto em vestibulares de instituições particulares e públicas, além de pontuações bastante apreciáveis de alguns alunos no ENEM de 2017 nas disciplinas que foram ofertadas pelo curso Pré-UFVJM. Em 2019, entre os alunos do cursinho, 30% foram aprovados em instituições públicas de ensino superior, sendo uma estudante aprovada no curso de direito da UEMG, campus Diamantina e 10 estudantes aprovados no Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFVJM, Campus Janaúba, representando uma ocupação de 18,33% das vagas deste curso. Neste sentido, este projeto visa ofertar pelo quinto ano consecutivo o cursinho “Pré-UFVJM” à comunidade de Janaúba, nos mesmos moldes daquele realizado em 2020, devido à pandemia da Covid-19, com a ministração de aulas teóricas online e distribuição de apostilas completas, com teoria e exercícios. Assim, projeto visa contribuir mais um ano para a preparação de alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Janaúba e que objetivam ingressar no ensino superior, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino na comunidade local. Por fim, este projeto também atende às diretrizes pactuadas pelo Forproex, sendo elas a interação dialógica, na medida que favorece o estabelecimento do diálogo e da troca de saberes entre a universidade e os setores sociais locais; a diretriz de interdisciplinaridade e interprofissionalidade, uma vez que envolverá diversas áreas dos saberes, assim, como seus diversos profissionais; a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; o impacto na formação do estudante, uma vez que permite aos graduandos do IECT/UFVJM a experiência ímpar do exercício profissional da docência e da formação humanística. Além disso, este projeto atende ainda a diretriz do impacto e transformação social, um vez que estabelece a inter-relação da universidade com a comunidade de Janaúba, visando uma colaboração com o ensino local e proporcionando aos estudantes locais uma oportunidade de se prepararem melhor para os processos seletivos universitários. Portanto, esse projeto pretende unir ensino, pesquisa e extensão com o intuito de levar conhecimento e serviço à comunidade, através de práticas acadêmicas que envolvam professores e alunos de graduação, visando contribuir com o aprendizado de todos os envolvidos e ampliar o olhar para as necessidades da comunidade que os cerca.
Objetivos O presente projeto visa ofertar pelo quinto ano consecutivo um cursinho pré-vestibular gratuito, que neste ano será online, para alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais do município de Janaúba-MG, oferecendo-lhes uma preparação complementar para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como outros processos seletivos para o ingresso no ensino superior. Objetivos específicos - Ofertar um cursinho pré-vestibular gratuito e online para alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas estaduais do município de Janaúba-MG. - Proporcionar aos alunos de graduação do IECT/UFVJM, campus Janaúba, envolvidos neste projeto, a iniciação da prática docente, ministrando aulas online teóricas e de resolução de exercícios das disciplinas de física, química, biologia e matemática. - Distribuir, gratuitamente, material didático elaborado pelo corpo docente deste projeto, contendo teoria e exercícios, aos alunos matriculados no cursinho. - Proporcionar uma preparação complementar gratuita para estudantes de escolas públicas prestarem o ENEM, bem como outros processos seletivos, visando aumentar o índice de ingresso dos mesmos em instituições de ensino superior. - Estender o conhecimento adquirido na universidade para a comunidade local. - Contribuir para a melhoria do currículo acadêmico dos alunos de graduação do IECT/UFVJM, campus Janaúba. - Divulgar a UFVJM, principalmente o campus de Janaúba, para comunidade local.
• Proporcionar aos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas estaduais do município de Janaúba uma preparação complementar para prestarem o ENEM, bem como outros processos seletivos, visando o ingresso dos mesmos no ensino superior; • Aumentar o interesse dos discentes do ensino básico pelas disciplinas e conteúdos do ensino médio, facilitando a compreensão dos conteúdos pelos mesmos; • Auxiliar no preparo dos estudantes, que devido à pandemia da Covid-19, ficaram impedidos de ter aulas presenciais, o que comprometeu, em parte, o aprendizado e o interesse dos mesmos pelos conteúdos do ensino médio. • Aumentar os índices de aprovação dos estudantes locais em processos seletivos para o ingresso no ensino superior. • Envolver os discentes universitários em atividades de ensino-aprendizagem, de modo a ampliar os seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática docente; • Realizar um levantamento do perfil dos alunos que participaram do curso pré-vestibular, bem como do nível de aprovação dos mesmos após o curso. • Atuar de forma significativa na comunidade local, colaborando com o ensino das escolas públicas do município de Janaúba, ampliando a visão dos estudantes desta cidade e despertando neles o interesse em ingressar no ensino superior; • Publicação dos resultados obtidos com o desenvolvimento do cursinho na forma de trabalhos científicos em eventos de extensão e outros. • Distribuição gratuita de material didático contendo teoria e exercícios de cada disciplina ministrada
O curso pré-vestibular contará com a participação de docentes e discentes do IECT/UFVJM e será realizado utilizando a plataforma do Google Classroom. O cursinho será realizado à partir do meio do ano de 2021 até dezembro deste ano, ou até a data do Enem 2021 (se acontecer antes de dezembro deste ano). No primeiro semestre de 2021, o aluno contemplado com a bolsa deste Edital, ficará responsável por selecionar os interessados no cursinho, atualizar o material didático (este está sendo reescrito, atualizado e colocado no formato LATEX), imprimir todas as apostilas, deixando todo material pronto para o início das aulas. Além disso, o aluno bolsista poderá gravar videoaulas com conteúdos motivacionais e metodologias de aprendizagem para disponibilizar aos estudantes do ensino médio matriculados no Pré-UFVJM. 1- Preparação de material didático para ministração das aulas no curso pré-vestibular Caberá aos professores participantes deste projeto, juntamente com o bolsista e demais alunos de graduação por eles escolhidos para ministração das aulas, atualizar a apostila com teoria e questões selecionadas do ENEM, bem como de outros processos seletivos de anos anteriores, que servirá como roteiro para as aulas do curso pré-vestibular. Este material foi inicialmente confeccionado em 2018, porém está sendo revisado, atualizado e colocado no formato LATEX para ser reproduzido em cópias suficientes e distribuídos aos alunos matriculados no curso de 2021. Esta distribuição será realizada em parceria com a Superintendência Regional de Ensino, possivelmente através das escolas estaduais. Vale destacar que esta distribuição seguirá todos os protocolos de biossegurança e todas as recomendações da município e das autoridades de saúde do país. 2- Seleção de estudantes Como as aulas em 2021 serão ministradas no modo remoto, o número de vagas ofertados será maior este ano, em comparação com 2019, que ofertou 42 vagas de forma presencial. A ideia é ofertar o número máximo de vagas que a plataforma Google meet permite para aulas online. Assim, a seleção dos alunos do 3º ano do Ensino Médio será realizada pela direção das Escolas Estaduais, sendo o número de vagas dividido igualmente entre as instituições públicas locais. Caberá à direção destas instituições escolherem seus alunos, de acordo com critérios por elas estabelecidos. Uma vez que o número de vagas será limitado, instituição poderá fazer uma lista de espera com nome de vários alunos e, se houver desistência ou inadimplência de algum aluno, o próximo aluno da lista poderá ser chamado para participar das aulas no cursinho pré-vestibular. 3 - Matrícula dos estudantes selecionados para participar curso pré-vestibular da UFVJM/Campus Janaúba. Os alunos selecionados pelas instituições públicas deverão realizar matrícula no curso Pré-UFVJM-Janaúba, através de um formulário do Google formulários, que será enviado para estes estudantes. Além disso, todos os estudantes selecionados para o cursinho serão convidados à assinar eletronicamente, no ato da matrícula, o Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), para que se seja possível o uso dos seus dados como aprovação em vestibulares, notas em provas, entre outras, bem como o Termo de cessão de direitos para o uso de imagem. 4- Estrutura do curso pré-vestibular O curso pré-vestibular contará com a participação dos alunos do IECT/UFVJM do Campus de Janaúba-MG. O aluno possivelmente contemplado com a bolsa do presente projeto ficará responsável pela organização do cursinho pré-vestibular, cumprindo a carga horária de no mínimo 12 horas semanais, como previsto do Edital PROEXC 01/2021. As disciplinas oferecidas, pelo curso pré-vestibular do IECT/UFVJM-Janaúba serão Matemática, Física, Biologia, Química e Geografia. Estas serão ministradas pelos próprios alunos de graduação e professores do IECT, bem como outros colaboradores externos, se for o caso, de segunda à sexta-feira em horário a ser definido posteriormente. Os alunos do IECT serão selecionados pelos professores que fazem parte da equipe deste projeto, sendo escolhidos, pelo menos dois alunos para cada conteúdo de uma disciplina, de acordo com a afinidade dos mesmos por cada matéria. Cada disciplina será ministrada em um ou dois dias da semana, através de videoaulas, que podem ser síncronas ou assíncronas. As aulas online serão ministradas seguindo o material didático, previamente elaborado, contendo a teoria e as questões de processos seletivos de anos anteriores, por meio do qual, os alunos de graduação poderão resolver as questões e explicar a teoria que embasa cada questão. Os professores envolvidos no presente projeto, serão divididos por área e ficarão responsáveis pela orientação dos alunos envolvidos, colaborando com a elaboração das aulas, a seleção e resolução das questões que serão trabalhadas no curso pré-vestibular, bem como pela preparação destes alunos que ministrarão as aulas, dando o devido suporte em toda condução desde projeto. A frequência dos alunos matriculados no curso pré-vestibular, será acompanhada chamadas realizadas durante as aulas síncronas. A ausência não justificada destes alunos em 25% das aulas ministradas no período de um mês, acarretará na perda do direito à vaga, sendo automaticamente cancelada sua matrícula. 5-Avaliação do projeto Serão realizadas reuniões periódicas entre o coordenador, professores, bolsista e os demais graduandos voluntários participantes do projeto, a fim de se avaliar o andamento do curso pré-vestibular, a frequência e o interesse dos alunos matriculados. Além disso, nestas reuniões, o bolsista deverá repassar as listas de chamadas destes alunos, afim de que o coordenador possa conferir a frequência dos mesmos nas aulas e tomar as devidas providências, quando necessário. Ao final do projeto, o aluno bolsista deverá realizar um levantamento do perfil dos alunos do ensino médio que participaram das aulas, bem como as notas dos mesmos no ENEM e a porcentagem de alunos que ingressaram no ensino superior, afim de se elaborar um relatório final, além da elaboração de trabalhos científicos para divulgação em eventos de extensão, artigos, entre outros.
BATISTA, Nilcione Maciel Lacerda. Trajetórias de sucesso escolar dos jovens oriundo de escolas públicas no ensino superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. BRAGA, A. W. V., ABREU, L. D. P., SOUZA, L. A., IBIAPINA, M. L., SILVA, R. M. G. Extensão universitária e educação: contribuições do projeto prevest/uva à formação acadêmica e social. SANARE - Revista de Política Públicas, Sobral, v.14, n.01, p.93-103, jan./jun. 2015 D’AVILA, Geruza Tavares. O ensino superior como projeto profissional para“ser alguém”: repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes. 2006 (Dissertação em Psicologia), Universidade Federal de Santa Catarina. PAULA, M.F.C da, LAMARRA, N.F. Reformas e democratização da educação superior no Brasil e na América Latina. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2011. ZAGO, N. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 149-174, jan./jun. 2008 ZAGO, N. Pré-vestibular popular e trabalho docente: caracterização social e mobilização. Revista Contemporânea de Educação. v. 4, n. 8, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v4i8.1585
Uma vez que a formação dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do IECT/UFVJM envolve disciplinas das áreas de biologia, química, matemática, física e ciências humanas, estes podem atuar, sob orientação dos professores locais, na ministração de aulas destas áreas no curso pré-vestibular. Os alunos universitários, selecionados para participar do projeto, devem apresentar afinidade com estas áreas e facilidade em ensinar e transmitir o conteúdo escolhido. Os estudantes estarão envolvidos em todas as etapas do projeto e os mesmos serão orientados pelos professores da específica área. Além de executar todas as atividades descritas acima, o estudante contemplado com a bolsa através do presente edital, será responsável por organizar a logística do cursinho, controlar as listas de frequência, repassar as dificuldades para o coordenador, ajudar na elaboração dos horários de cada disciplina, ficará responsável pela entrega do material didático aos estudantes matriculados (seguindo os protocolos de biossegurança das autoridades de saúde), além da elaboração do relatório final e outros trabalhos de divulgação dos resultados obtidos com esta atuação. Assim, o presente projeto contribuirá para a formação desses discentes, dando a oportunidade aos mesmos de iniciar a prática docente, tornando-os mais comunicativos, criteriosos, autênticos e ampliando o seu conhecimento. Os alunos serão avaliados de acordo com as etapas cumpridas, verificando sua responsabilidade, interesse, criatividade em passar os conteúdos para os alunos de ensino médio, bem como pelo comprometimento com o aprendizado dos mesmos
Este projeto acontece desde o ano de 2017 e tem alcançado significativos resultados, pois além da aprovação dos estudantes nos vestibulares, houve um aumento pelo interesse dos mesmos em ingressar nos curso oferecidos pela UFVJM/Campus de Janaúba. Isso pode ser comprovado pelo fato de 18% das vagas de 2019 do curso BC&T terem sido preenchidas por alunos do Pré-UFVJM. Assim, este projeto é de grande relevância para a região, principalmente no momento atual de pandemia, que acentuou as dificuldades na transmissão de um ensino de qualidade, bem com as dificuldades de um aprendizado significativo. Além disso, o projeto também se mostra importante para os estudantes do IECT, que tem a oportunidade de iniciar a prática docente e de olhar para as necessidades da comunidade que os cerca, além do benefício de maior divulgação do campus e dos cursos por ele oferecidos, o que aumenta o interesse dos alunos locais pela UFVJM.
Público-alvo
Como a plataforma do Google meet permite o acesso de 100 pessoas em uma reunião, serão selecionados um número de 95 estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas estaduais de Janaúba que desejam uma preparação complementar para prestarem o Enem 2
Municípios Atendidos
Janaúba
Parcerias
A Superintendência Regional de Ensino de Janaúba tem apoiado este projeto, estabelecendo o vínculo deste com as escolas estaduais do município. Além disso, foi a responsável por ceder uma sala de aula para realização do Pré-UFVJM nos anos de 2018 e 2019.
Cronograma de Atividades
O primeiro semestre de 2021 ficará destinado para o bolsista e voluntários do projeto realizarem a seleção dos estudantes das escolas estaduais que participarão do cursinho, bem como dos alunos do IECT que ficarão responsáveis por ministrar aulas no mesmo. Neste período, os alunos do IECT selecionados deverão preparar todas as suas aulas com o acompanhamento do professor responsável pela disciplina. Além disso, os conteúdos teóricos, bem como os exercícios da apostila que será distribuída aos alunos matriculados no Pré-UFVJM, serão revisados e atualizados para posterior impressão e distribuição ao público-alvo deste projeto. A justificativa para que as aulas do Pré-UFVJM só aconteçam no segundo semestre, é devido a revisão do material didático, que está sendo reescrito e reformatado pelos docentes do projeto. Além disso, a equipe terá mais tempo para preparação de todos para as aulas online que iniciarão no segundo semestre.
O bolsista deverá elaborar mensalmente vídeos com conteúdos motivacionais e metodologia de aprendizagem para distribuir aos estudantes matriculados no cursinho. Além disso, deverá criar uma turma no Google Classroom, plataforma que será utilizada para ministração de aulas síncronas e assíncronas, bem como divulgação do material didático.
Período das aulas no curso pré-vestibular. O cursinho terá carga horária de 10 horas por semana (2 horas por dia). Vale ressaltar que elas ocorrerão até a semana anterior ao Enem 2021 ou até dia 23/12/2021, caso o Enem 2021 seja ministrado em 2022.