Visitante
Conheça a UFVJM - Campus Janaúba
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
maria gisenilda barbosa
2021101202179140
divisão de ensino, pesquisa e extensão do campus janaúba
Caracterização da Ação
engenharias
educação
comunicação
desenvolvimento regional
regional
ufvjm - campus janaúba contribuindo para o desenvolvimento do norte de minas gerais
Não
Membros
anna paula da fonseca souza
Bolsista
alex joaquim choupina andrade silva
Voluntário(a)
luiz henrique soares barbosa
Voluntário(a)
giovana ribeiro ferreira
Voluntário(a)
fernanda guerra lima medeiros borsagli
Voluntário(a)
jader fernando dias breda
Voluntário(a)
elém patrícia alves rocha
Voluntário(a)
leonardo azevedo sá alkmin
Voluntário(a)
jonatas franco campos da mata
Voluntário(a)
lázaro chaves sicupira
Voluntário(a)
patricia xavier baliza
Voluntário(a)
edson do nascimento neres junior
Voluntário(a)
luana alves de lima
Voluntário(a)
eurivaldo nunes rodrigues
Voluntário(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
sandra lorena silva novais
Voluntário(a)
ana maria pedro cabral
Voluntário(a)
jose carlos de jesus nascimento
Voluntário(a)
Este projeto propõe a continuidade do trabalho de apresentação da UFVJM – Campus Janaúba para os estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas dos municípios que compõem o Território da Serra Geral do Norte de Minas, no intuito de socializar
Escolas públicas, realidade regional, bacharelado interdisciplinar, engenharias, formas de ingresso
Passados 6 anos de sua implantação no Norte de Minas, o Campus Janaúba continua com os menores índices de ocupação de vaga entre todos os cursos presenciais oferecidos nos 4 campi da UFVJM. Teve sua mudança para o prédio próprio em março de 2019, portanto este projeto, existente há dois anos é propício para a divulgação da universidade e dos cursos oferecidos em Janaúba. Asism, como um canal de comunicação com a comunidade externa para colher as percepções e demandas. Dessa forma, o presente projeto d é uma continuidade do convite feito à comunidade externa: “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba”, buscando assim a aproximação de acadêmicos do BC&T e dos cursos de engenharias com as instituições públicas e particulares de ensino médio da região do Território da Serra Geral do Norte de Minas, composto por 16 municípios. Percebe-se que os 6 anos de funcionamento do Campus, sendo 5 no prédio provisório do CAIC, aliado a oferta da modalidade de bacharelado interdisciplinar não contribuíram para que a UFVJM tivesse uma identidade na região e fosse (re)conhecida pelos estudantes como uma opção de ingresso. As ações propostas nesse projeto possibilitam tanto o aumento do número de candidatos que se inscrevem nos processos seletivos SASI e SISU quanto à criação de uma identidade institucional, uma vez que buscará sensibilizar servidores e alunos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos cursos terminais oferecidos, assim como suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, a equipe de execução do projeto (professores, técnicos e alunos) ouvirá dos estudantes seus saberes, suas dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido, provocando reflexões e ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida. Portanto, o presente projeto responde à necessidade de continuidade das ações de aproximação da UFVJM com a realidade regional, pois até então os projetos de extensões do Campus Janaúba não contemplavam as cidades do entorno. Sua abrangência regional envolve a realização de eventos conjuntos com as escolas estaduais e também com particulares, no intuito de socializar com a comunidade externa os conhecimentos que produz e tornar o Campus mais conhecido entre os estudantes da região. As ações propostas incentivam a integração entre docentes, discentes e técnico administrativos no planejamento e na realização de visitas nas escolas , recebimento de visitas no Campus e/ou de ações remotas por meio das redes sociais do Campus Janaúba e de outras ferramentas metodológicas que facilitem responder às necessidades do público atendido. Além de levar informações sobre a modalidade do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos terminais de engenharias oferecidos, o projeto contempla atividades de divulgação dos processos seletivos da UFVJM, visando incentivar os estudantes das escolas públicas a participar das seleções SASI e SISU/Enem, contribuindo assim com a superação da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes apresentem seus saberes, anseios, dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes das escolas públicas da região e provocando reflexões e ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida. Os princípios extensionistas da indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão; da interdisciplinaridade e da interação social estão presentes nesse projeto e pretende-se que ele seja canal de aproximação da UFVJM com a realidade regional, pois até o presente momento, somente este projeto de extensão do Campus Janaúba contempla as cidades do entorno. O fato de ser a primeira Universidade Federal do Território da Serra Geral e a segunda do Norte de Minas amplia ainda mais o desafio de ampliar o quantitativo de projetos e/ou ações de que sejam sensíveis aos problemas da região, que considerem suas maiores demandas e prioridades, tornando-o Campus Janaúba mais conhecido pelas atividades que realiza e não apenas pelas mídias sociais e realização de processos seletivos. Acredita-se que uma das formas de superar esse desafio é incentivar ações que conectem à UFVJM com as questões locais e regionais, sendo o projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba, um convite à comunidade externa, mas que carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente “Conheça os estudantes da região Norte de Minas, seus saberes, dificuldades e anseios”. Desse modo, esse projeto consiste em ações de mão dupla, onde a universidade amplia e aprofunda suas relações com a comunidade.
A etapa de expansão da UFVJM, que contemplou o município de Janaúba, ampliou ainda mais a capacidade de inserção regional da universidade e privilegiou as regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais constituindo importantes oportunidades para as pessoas cursarem o ensino superior (UFVJM, 2013). O débito social que existia com a região é evidenciado pelo baixo percentual da população que possuía curso superior em 2010, o correspondente a 3,21% (IBGE, 2010) e também pelas desigualdades socioeconômicas existentes. Segundo Serra e Rolim (2013), o engajamento regional das universidades é um desafio que assume um papel extremamente relevante e envolve uma ampla gama de ações e, sobretudo, a construção de uma parceria com as autoridades regionais/locais. Nesse sentido, é oportuno que a UFVJM explore o potencial de influência que as escolas de ensino médio exercem nas escolhas de seus alunos, pois a influência dos professores e dos profissionais das escolas que o aluno do BC&T – JAN frequentou é bem mais significativa do que por exemplo a influência de familiares e amigos (BARBOSA, 2018), portanto a realização deste projeto de extensão nesses espaços poderá contribuir significativamente para o estabelecimento de parcerias com as escolas públicas, iniciando assim uma relação que poderá ser aprofundada por meio de outros projetos que possam vir a ser criados, a partir do contato com a realidade regional. A proposta de continuidade desse projeto é reflexo dos bons resultados já alcançados por meio das ações já realizadas, pois novos projetos e eventos de extensão surgiram a partir do contato dos servidores com os estudantes da região. Além disso, em pouco mais de 6 meses no novo Campus, o projeto já recebeu visitas de 5 escolas, contemplando diretamente 263 estudantes, professores e diretores que puderam conhecer a estrutura dos prédios e participar dos experimentos em laboratórios.Houve ainda visitas em escolas de Janaúba para divulgação do processo seletivo SASI. Sabe-se que 80% dos alunos matriculados no BC&T são egressos de escolas públicas e em sua maioria (57,5%) oriundos de Janaúba ou de alguma cidade do Território da Serra Geral, outros 19% de outra cidade do Norte de Minas e somente 17,5% de outra cidade do Estado e 6% de outros Estados (BARBOSA, 2018). Esses dados reforçam que a UFVJM tem potencial para ser reconhecida como universidade da região e para isso é importante que mesmo aqueles que não escolhem o Campus Janaúba para cursar a sua graduação saibam da sua existência e conheçam os cursos e serviços oferecidos. Sabe-se também que o processo seletivo SISU é o que capta maior quantidade de alunos para ingresso nos cursos do Campus Janaúba (BARBOSA, 2018). No entanto, em todas as etapas do SISU, desde o 2014/1 até o 2020/2, todos os candidatos inscritos no processo foram convocados, independente da nota obtida e, mesmo assim, em todos os semestres ainda houve a sobra de vagas por falta de estudantes interessados em realizar a matrícula. Vale registrar que a concorrência do processo seletivo SASI do BC&T – JAN apresentou nos últimos anos um quantitativo de candidatos inferior ao número de vagas nas 9 modalidades/grupo do processo. Isso já indica que o primeiro semestre de cada ano tem baixa entrada e a outra forma de aumentar o preenchimento de vagas para compensar é o processo seletivo do SISU. Mesmo após a mudança para o novo prédio, sede do Campus, continua sendo preocupante o baixo índice de ocupação de vagas dos cursos do Campus Janaúba, eles possuem os menores índices de preenchimento de vaga entre todas as graduações oferecidas nos 4 campi da UFVJM. No 2º semestre 2019, o percentual de ocupação de vagas foi: Ciência e Tecnologia 49%; Engenharia Física 5% e Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas 15% cada. , já no 1º semestre 2020, estes índices apresentaram melhorias, sendo que o curso Ciência e Tecnologia ocupou 61,6% das vagas ofertadas, Engenharia Física 20%, Engenharia de Materiais 27,5% e Engenharia de Minas permaneceu com ocupação de 15% de sua oferta. Nota-se também que a baixa taxa de ocupação de vagas no curso Ciência e Tecnologia (BC&T) reflete no segundo ciclo de formação, denominados cursos terminais ou engenharias. De acordo com Barbosa (2018), os cursos do Campus Janaúba possuem fragilidades como: baixo número de candidatos nos processos seletivos, consequentemente baixo número de ingressantes por semestre, somente 45,5% dos estudantes do BC&T querem permanecer nas engenharias do próprio Campus e alto índice de evasão no primeiro ciclo de formação. É também perceptível que a modalidade de Bacharelado Interdisciplinar ainda é pouco conhecida na região Norte de Minas e que os cursos terminais ofertados se diferenciam bastante das engenharias tradicionais conhecidas pela população (Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas). Para Ferreira et. al (2016) muitos estudantes ainda não sabem qual a conduta a ser tomada para ter acesso ao ensino superior, pois ainda há escassez de informação. Observa-se que uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) é estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo na Educação superior pública (BRASIL, 2014). Dessa forma, a proposta apresentada nesse projeto está em consonância com as estratégias do PNE. Cabe ressaltar que a percepção dessa proposta se deu pelo baixo número de ingressantes nos 4 cursos já implantados no Campus e também pela falta de informação diagnosticada por meio de relatos dos próprios servidores do Campus, que escutaram da comunidade externa falas como: “arruma uma bolsa para mim”; “UFVJM, onde fica isso?”; “quanto é a mensalidade?”; “você trabalha no Instituto Federal?” Incomodados com a falta de identidade da UFVJM-Campus Janaúba e com a baixa ocupação de vagas nos processos seletivos é que a comunidade acadêmica percebeu a necessidade de criar ações de divulgação, que pudessem contribuir com a resolução desse problema e, ao mesmo tempo, contribuir com a superação das dificuldades dos estudantes de escolas públicas em ingressar na universidade pública. Essas fragilidades reforçam a importância da UFVJM estabelecer relações mais profundas com a comunidade externa e revelam um cenário favorável a implementação desse projeto, pois ele proporcionará aos estudantes conhecimentos quanto aos processos seletivos da UFVJM; às formas de inscrição e isenção de taxas; a ampla opção de cursos, distribuídos nos 4 campi; ao sistema de reservas de vagas adotado; a assistência estudantil oferecida; à nova estrutura que o campus sede oferecerá; além de esclarecimentos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos seus cursos terminais. Ao mesmo tempo que proporcionará aos professores, técnicos, alunos e terceirizados envolvidos na execução do projeto, conhecer a realidade regional, aproximando-os das demandas externas da instituição. Portanto, o projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba” é uma iniciativa que promove tanto a integração entre a comunidade acadêmica quanto entre a UFVJM e os estudantes das escolas estaduais. Considerando que um dos objetivos do PIBEX é “ampliar e aprofundar as relações entre a UFVJM e outros setores da sociedade”, percebe-se que para os novos campi, um dos caminhos para atingi-lo é tornar-se mais conhecidos, pois para se aprofundar relações é necessário que antes elas existam e uma das alternativas simples e práticas encontrados pelo Campus Janaúba é fazer um trabalho de divulgação nas mídeas digitais, principalmente fortalecendo a presença nas redes sociais oficiais do Campus já existentes (facebook, instagram e YouTube) e/ou, se possível for, dentro das escolas públicas de ensino médio da região onde a Universidade está inserida, que objetive não somente a captação de novos candidatos para os processos seletivos, mas conhecer a realidade regional, promover reflexões e provocar ideias de novas ações que revelem o compromisso social da UFVJM com a região. Desta forma, compreende-se que o projeto envolve bem mais que práticas destinadas à solução de problemas do Campus Janaúba referente ao baixo número de ingressantes no BC&T, a falta de identidade das engenharias e a divulgação de informações. Acredita-se que, se for possível, realizar as visitas nas escolas e/ou recebimento de visitas no Campus elas serão momento propício para que docentes, técnicos administrativos e discentes, membros da equipe do projeto, reflitam sobre a realidade dos estudantes das escolas públicas da região e também conheçam onde as escolas estão localizadas, troquem informações com diretores e professores da rede estadual e juntos encontrem soluções e/ou ideias para outros projetos e ações que promovam a superação das dificuldades, o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Acredita-se também que a divulgação da UFVJM – Campus Janaúba nas mídias digitais e as interações com a comunidade externa, por meio das redes sociais, possibilitará o alcance da comunidade externa e não só dos estudantes do ensino médio, como proposto inicialmente. Nesse aspecto, pode-se afirmar que esse projeto de extensão, na forma remota contribuirá para a afirmação da UFVJM perante a comunidade e também para a disseminação dos cursos oferecidos. Além disso, ao buscar o público - alvo do projeto, o quantitativo de seguidores das redes sociais do Campus poderá aumentar significativamente, ampliando assim a participação da comunidade regional em outros eventos virtuais que venham acontecer por esses canais de comunicação. Desse modo, os estudantes não serão meros recebedores das informações dos cursos e dos processos seletivos, mas sim atores ativos que poderão externar suas maiores dificuldades, dúvidas e também expectativas em relação aos serviços prestados pela universidade. Assim, espera-se que as ações propostas possam continuar contribuindo para a maior inserção da UFVJM na comunidade externa. São os resultados das ações já realizadas que justificam a continuidade do projeto, pois em pouco mais de 6 meses no novo Campus, o Conheça a UFVJM já recebeu 263 estudantes distribuídos em 5 eventos com palestras, apresentação de experimentos e outras atividades e visitou escolas públicas para divulgação da SASI. Para a divulgação nas redes sociais, optou-se por continuar utilizando os perfis já existentes, utilizados no período remoto, em virtude da pandemia, por considerar que o objetivo do presente projeto é fortalecer a imagem na UFVJM na região do Território da Serra Geral, no Norte de Minas, onde está inserida há mais de 6 anos. Além disso, é notável a diferença da página do facebook, do instagram e do YouTube em relação a quantidade de postagens, curtidas e seguidores, desde que esse projeto se tornou remoto. No entanto, mesmo com os avanços obtidos em 2020, ainda é necessário melhorar o engajamento nas redes sociais do Campus e a exploração a presença da instituição na internet.
Objetivo geral: Aproximar a UFVJM – Campus Janaúba da realidade regional do Território do Serra Geral do Norte de Minas. Objetivos específicos: Sensibilizar docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados para envolvimento nas ações de divulgação da UFVJM e de seus cursos; Conhecer a realidade dos estudantes do ensino médio das escolas públicas e identificar suas principais dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido e aos processos seletivos SASI e SISU; Organizar e executar atividades que integrem as 3 categorias da comunidade acadêmica e ainda valorize e envolva a participação dos prestadores de serviços terceirizados; Levar os docentes, técnicos administrativos e discentes para conhecer in loco as escolas públicas, sua localização, estrutura física e colocá-los em contato com direções, professores e alunos; Divulgar as formas de ingressos, principalmente os processos seletivos SISU, SASI, Transferência e Obtenção de Novo Título; Apresentar a modalidade do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e os cursos terminais implantados e previstos; Despertar o interesse da comunidade acadêmica em idealizar novos projetos de extensões que atendam a realidade percebida durante as visitas as escolas.
METAS DE IMPACTOS DIRETO Promover pelo menos 2 ações de sensibilização que contemplem os 43 docentes, 373 discentes, 36 técnicos administrativos e 24 terceirizados para conhecimento da realidade da baixa ocupação de vagas do Campus Janaúba; Realizar uma capacitação para os membros da equipe do projeto, com os coordenadores de cada um dos 4 cursos oferecidos para maior esclarecimentos sobre o curso: tempo de duração, perfil do egresso, mercado de trabalho, entre outros; Visitar e/ou receber visitas das 39 escolas públicas que oferecem o ensino médio da região; Estabelecer contato com as direções das referidas escolas e, juntos, definir o melhor formato do evento e das atividades para o dia da visita; Criar pequenas equipes de trabalho, com membros da equipe do projeto e voluntários das 3 categorias, para que fiquem responsáveis por cada ação de divulgação da UFVJM e de seus cursos (equipe de palestra, equipe de mostra de experimentos, equipe de organização etc); Identificar as principais dúvidas dos estudantes em relação aos editais dos processos seletivos SASI e SISU e elaborar um relatório a ser enviado a PROGRAD para melhoria dos processos; METAS DE IMPACTOS INDIRETO Criar mecanismos que incentivem a participação dos estudantes nos processos seletivos da UFVJM; Popularizar e fortalecer a marca da UFVJM na região; Estimular a elaboração de novos projetos e ações de extensão de forma a contribuir com o aumento do número de ações no Campus Janaúba, que recebam a participação da comunidade externa; Aumentar em pelo menos 30% o quantitativo de candidatos inscritos nos processos seletivos para o BC&T do Campus Janaúba.
METODOLOGIA A execução do projeto contemplará a realização de diversas atividades de forma a alcançar os objetivos propostos e necessitará de diferentes métodos: capacitação, sensibilização, rodas de conversas, palestras expositivas e interativa, demonstrações de experimentos de laboratórios, registros, entre outros. CAPACITAÇÃO DA EQUIPE DO PROJETO: Inicialmente será realizada a capacitação da equipe envolvida no projeto e discussão do plano de trabalho e cronograma, no intuito de captar ideias e, de forma participativa, encontrar as melhores alternativas para o trabalho de sensibilização da comunidade acadêmica. Com a capacitação tanto o estudante bolsista e os demais estudantes voluntários, quanto os servidores membros do projeto terão a oportunidade de aprofundar os seus conhecimentos sobre a UFVJM e seus cursos. Através de reuniões semanais com os organizadores do projeto, os integrantes serão orientados quanto aos objetivos e metas a serem atingidas. Semanalmente, o aluno bolsista fará um relatório das atividades realidades e dos encaminhamentos realizados, de forma que suas anotações poderão subsidiar novas capacitações, correções e/ou melhorias. REUNIÕES DE SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA: Após a capacitação, a equipe desenvolverá ações presenciais e também em meios eletrônicos (e-mail e redes sociais) para sensibilização dos docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados quanto à realidade da baixa ocupação de vagas do Campus Janaúba e a importância do projeto. CAPACITAÇÃO COM OS COORDENADORES DE CURSO: Após a sensibilização, pretende-se oferecer uma capacitação ministrada pelos coordenadores de cursos para que os mesmos possam dar esclarecimentos sobre seus cursos. Essa etapa é de fundamental importância para que os membros da equipe de execução estejam seguros para apresentar a modalidade do BC&T e dos cursos terminais à comunidade externa. ARTICULAÇÃO JUNTO ÀS ESCOLAS: O contato com as escolas e a articulação das visitas ocorrerão durante todo o ano de 2019 e acontecerão através de contato telefônico, e-mail e/ou presencial. Em caso de dificuldades, contar-se – á com a colaboração e apoio da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba. O formato do evento e o tempo de duração será definido junto à direção das escolas, podendo ocorrer na forma de feira de ciências, mostra de profissões, palestras, rodas de conversas, entre outras metodologias que atendam as demandas apontadas pelos gestores locais. PREPARAÇÃO DO MATERIAL E ORGANIZAÇÃO DO EVENTO: Após a definição do formato do evento, o bolsista coordenará a etapa de preparação de material e a organização do evento. É o momento que possibilita o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos na preparação de experimentos. Sabe-se que os conteúdos estudados no BC&T contemplam conhecimento básicos das áreas de química, física, biologia e matemática e permitem a criação de atividades práticas que despertem o interesse dos estudantes. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO: Cada visita em escola contará com uma equipes de trabalho, formada por no máximo 20 membros, o correspondente a capacidade máxima do transporte (carro Sprinter), garantindo a participação de docentes, discentes e técnicos administrativos e poderá contar com o apoio dos prestadores de serviços terceirizados (motoristas e pessoal da limpeza). Já as equipes que receberão as visitas das escolas no Campus poderão ser formadas por um quantitativo maior de membros, uma vez que não terá limitação do transporte. Em ambos os casos, as equipes serão montadas considerando as habilidades e afinidades de cada membro e/ou voluntário com o formato de evento definido. VISITAS ÀS ESCOLAS E/OU RECEBIMENTO DE VISITANTES NO CAMPUS: As datas das visitas às escolas serão definidas por meio do diálogo da coordenação do projeto e aluno bolsista com as direções das escolas, conforme já autorizado pela Superintendência Regional de Ensino de Janaúba e respeitando o calendário letivo da Secretaria Estadual de Educação – SEE/MG, que compreende o período de 4 de fevereiro a 13 de dezembro de 2019 (MINAS GERAIS, 2018). As atividades a serem desenvolvidas propiciarão a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades tanto por parte da equipe do projeto quanto dos estudantes das escolas públicas e poderão contemplar métodos diversos: rodas de conversas, mostra de profissões, demonstrações de práticas de laboratório, dentre outros. Poderão ser realizadas palestras expositivas e interativas com participação de técnicos administrativos, docentes e acadêmicos veteranos do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos de engenharias do Campus Janaúba. Cada visita a escola será dividida em 2 momentos: a primeira com a exposição do conteúdo, apresentação de relatos de experiências e demonstrações de experimentos das áreas de química, física e biologia e a segunda para ouvir os estudantes, conhecer seus saberes, suas dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior e/ou ao processo seletivo. Ressalta-se que as referidas visitas possuem viabilidade logística de transporte que será custeado com recursos da Unidade Acadêmica, uma vez que a Congregação do IECT aprovou em 2018, a proposta de visitas às escolas e seus membros encontram-se sensibilizados para reservar parte dos recursos financeiros do orçamento de 2019 para efetivação destas viagens. Possui viabilidade técnica, uma vez que já conta com a adesão de docentes e técnicos administrativos em quantitativo satisfatório para realização das diversas ações, podendo fazer alternância entre as equipes de cada ação e evitando a sobrecarga de trabalho. Além disso, conta com a viabilidade operacional tanto para o recebimento de visitas no novo Campus, que possui infraestrutura suficiente para recebimento de visitantes, quanto para realização de visitas que conta com a boa receptividade das escolas e com o apoio da SRE - Janaúba. Para melhor organização e também para divulgação da UFVJM, pretende-se que toda a equipe de trabalho de cada evento esteja trajada com a camiseta do projeto. E sempre que possível, portanto itens que reforçam a marca da universidade: boné, squeze, bolsa e/ou outro produto que o participante já possua. AVALIAÇÃO: A avaliação tanto do bolsista e dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto, quanto das visitas realizadas e/ou recebida será contínua, no intuito de intervir e melhorar para as ações do mês subsequente. Para padronizar o formato de avaliação e torná-la participativa, envolvendo os membros daquelas ações, será elaborado um formulário padrão, que facilite para que registro dos pontos positivos, negativos e sugestões de cada ação. A direção da escola e/ou o professor responsável pelo recebimento da visita na escola, responderá a um pequeno questionário após a realização do evento para avaliação, da mesma forma será registrado os pontos positivos, negativos e sugestões. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS POR MUNICÍPIO: A participação dos estudantes, as demandas e a percepção da direção das escolas serão compiladas e registradas em relatório por município, mas que contemple as especificidades de cada escola. Será elaborado um formulário padrão para registro de cada atividade, que ficará sob a responsabilidade de preenchimento do bolsista. As atividades do projeto também poderão ser registradas através de fotografias e síntese do conteúdo abordado. AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO: No último mês de execução do projeto será destinado um momento para avaliação das ações realidades e análise das metas atingidas. O relatório final também será encaminhado à DEPEX do Campus Janaúba e a PROGRAD para que possam elaborar outras ações, a partir da experiência desse projeto.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, n. 7, p. 1-8. Edição extra. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e a interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. FERREIRA, Rodrigues Elisamara et. al. Divulgação sobre a Universidade Federal de Minas Gerais para alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Conexão UEPG, vol. 12, n. 3, p. 504-513, set.-dez., 2016. MINAS GERAIS. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEE Nº 3.999,de 8 de novembro de 2018. Estabelece, para a Rede Pública Estadual de Educação Básica, Calendário Escolar para o ano de 2019. Diário do Executivo. Caderno 1. p. 14. Belo Horizonte, 14 nov. 2018. SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio. Desenvolvimento e engajamento regional: o papel das universidades. In: SILVEIRA, Rogério L. L. da (org). Observando o desenvolvimento regional brasileiro: processo, políticas e planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Resolução nº 8 – CONSU, de 1 de junho de 2012. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, 2012. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10>. Acesso em: 17 nov. 2018. ______. Resolução nº 10 – CONSU, de 6 de setembro de 2013c. Aprova a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Janaúba-MG da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2013. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 >. Acesso em: 17 nov. 2018. ______. SASI 2018. Concorrência. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2018.
Inserção do Estudante A inserção do estudante de um dos cursos do Campus Janaúba neste projeto objetiva contribuir para que a sua formação seja mais comprometida com a realidade regional e desde a graduação tenha a possibilidade de desenvolver habilidades e de utilizar seus conhecimentos teóricos na prática. A formação dos estudantes do curso bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, como a própria modalidade do curso já revela em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), deve ser generalista, crítica e reflexiva e que permita desenvolver a capacidade de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, portanto o presente projeto de extensão contribui diretamente para sua formação porque contempla uma diversidade de atividades para atender às diferentes demandas que forem surgindo por parte das direções das escolas. O bolsista a ser selecionado preferencialmente deve estar matriculado em um dos cursos de engenharias e já ter passado pela experiência do bacharelado interdisciplinar, assim terá em seu currículo experiências vivenciadas ao longo do curso que poderão ser compartilhadas com os membros da equipe do projeto e também com os estudantes, futuros candidatos ao BC&T. Além disso, pode-se afirmar que a contribuição será de mão dupla, o bolsista e/ou os discentes voluntários contribuem com o projeto, através de suas experiências e o projeto contribui na sua formação e no desenvolvimento de habilidades necessárias a boa comunicação, percepção da realidade local, reflexões sobre as dificuldades que o Campus enfrenta, ao mesmo tempo que ajudará a desempenhar competências ligadas ao planejamento e organização de eventos, articulação e sensibilização dos envolvidos, avaliação, entre outras. Dessa forma, entende-se que a contribuição do projeto na formação do discente não é apenas em competências profissionais, mas, sobretudo cidadã, uma vez que as escolas públicas de ensino médio são locais privilegiados que possibilitam o discente da UFVJM contribuir na democratização do acesso ao ensino superior, despertando nos estudantes das escolas públicas o interesse por exercer seu direito ao acesso ao ensino superior gratuito. O bolsista e os demais discentes voluntários envolvidos serão capacitados pelos técnicos administrativos sobre as formas de ingresso e editais SASI e SISU e pelos docentes para fazer demonstrações, através de experimentos, da relação das questões teóricas com as práticas. O bolsista, junto com a equipe do projeto terão contato com a comunidade externa (direção, professores e alunos do ensino médio) ampliando as relações com as escolas públicas, ao mesmo tempo em que aprofundarão o conhecimento sobre o próprio curso em que estejam matriculados, terão momentos de estudar o projeto pedagógico, ouvir profissionais das áreas das engenharias falando sobre a área de atuação de seus cursos, preparando experimentos, apresentando aos alunos do ensino médio a aplicação de conhecimentos nas áreas de cálculo, física, química e biologia e respondendo às dúvidas da comunidade sobre os processos seletivos, entre outros momentos de troca de saberes. Como o projeto também se vincula à pesquisa, pois cada visita propiciará o estudo da realidade local e regional, assim como das demandas da comunidade e do perfil dos estudantes atendidos, os estudantes (bolsista e voluntários) serão incentivados a construir relatos de experiência e escrever artigo científico, que poderá ser submetido a eventos científicos e/ou a revistas especializadas da área. Além das atividades já descritas que exigem do bolsista a interação com os demais membros da equipe, ele desempenhará atividades administrativas como: elaborar relatórios de cada visita, organizar as avaliações por escola e município, monitorar o recebimento das avaliações a serem realizadas pelas direções das escolas, controlar as listas de presença demais discentes voluntários envolvidos no projeto, manter o material do projeto organizado, entre outras. O discente será acompanhado pelo docente na preparação de experimentos e/ou conteúdo expositivo e pelo técnico administrativo na realização das atividades que exigem habilidades administrativas. A avaliação tanto do bolsista e quanto dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto será contínua e junto com a emissão do atestado de frequência será emitido feedback's mensais, no intuito de intervir e corrigir falhas para o mês subsequente.
O presente projeto já está em funcionamento no Campus Janaúba desde 2019. Passados 5 anos de sua implantação no Norte de Minas, o Campus Janaúba continua com os menores índices de ocupação de vaga entre todos os cursos presenciais oferecidos nos 4 campi da UFVJM. Teve sua mudança para o prédio próprio em março de 2019, portanto o projeto foi propício divulgação da universidade e dos cursos oferecidos em Janaúba. Além disso, percebe-se que os 5 anos de funcionamento no prédio do CAIC, aliado a oferta da modalidade de bacharelado interdisciplinar não contribuíram para que a UFVJM tivesse uma identidade na região e fosse (re)conhecida pelos estudantes como uma opção de ingresso. As ações propostas nesse projeto possibilitam tanto o aumento do número de candidatos que se inscrevem nos processos seletivos SASI e SISU quanto à criação de uma identidade institucional, uma vez que buscará sensibilizar servidores e alunos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos cursos terminais oferecidos, assim como suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, a equipe de execução do projeto (professores, técnicos e alunos) ouvirá dos estudantes seus saberes, suas dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido, provocando reflexões e ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida. Portanto, o presente projeto responde à necessidade de continuidade das ações de aproximação da UFVJM com a realidade regional, pois até então os projetos de extensões do Campus Janaúba não contemplavam as cidades do entorno.
Público-alvo
As ações irão contemplar diretamente a comunidade acadêmica do Campus Janaúba (docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados) e a comunidade externa (direção, professores e alunos das escolas públicas e privadas de ensino médio da região)
Municípios Atendidos
Janaúba/mg
Porteirinha/mg
Nova Porteirinha/mg
Verdelândia
Jaíba
Riacho Dos Machados
Pai Pedro
Mato Verde
Monte Azul
Espinosa
Catuti
Gameleiras
Mamonas
Manga
Matias Cardoso
Parcerias
Apoio na articulação dos eventos presenciais, se for possível de realizá-los, em virtude das restrições da pandemia COVID-19.
Cronograma de Atividades
Reunião da coordenação do projeto e equipe executora para planejamento e organização das ações presenciais e/ou remotas
Elaboração de conteúdos específicos para as redes socais
Realização de lives no canal do YouTube sobre temas diversos: cursos, formas de ingresso, dicas de estudo, etc
Avaliação contínua das ações realizadas tanto por parte da equipe executora quanto por parte dos participantes
Sensibilização da comunidade acadêmica ocorrerá na forma presencial, se já for possível ou de forma remota, caso persista as restrições sanitárias da pandemia COVID-19, que será por meios eletrônicos (e-mail e redes sociais) com fechamento com uma reunião/encontro para sensibilização dos docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados quanto à realidade da baixa ocupação de vagas do Campus Janaúba e a importância do projeto.
Realização e/ou recebimento de visitas no campus