Detalhes da proposta

Construindo um Futuro através da Matemática

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    fabiano alan serafim ferrari

    Número de inscrição:

    20211012021194103

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências exatas e da terra

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    cultura

    Linha de extensão:

    grupos sociais vulneráveis

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    ufvjm - campus janaúba contribuindo para o desenvolvimento do norte de minas gerais

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

fabrício figueredo monção Voluntário(a)

fabiano alan serafim ferrari Voluntário(a)

luana alves de lima Voluntário(a)

carlos henrique alves costa Voluntário(a)

jacqueline andrade nogueira Voluntário(a)

leila de cássia faria alves Voluntário(a)

bruna caroline barbosa sousa Voluntário(a)

claudiny fabiane farias Voluntário(a)

gustavo da silva garcia Voluntário(a)

isaque gabriel dos santos oliveira Voluntário(a)

joão pedro de oliveira nunes Voluntário(a)

leonardo vinicius nascimento da silva Voluntário(a)

nicoly gabriele almeida santos Voluntário(a)

lára francine de paiva vieira Bolsista

Resumo

Este projeto propõem-se a desenvolver aulas de complementação escolar em matemática, com a finalidade de corrigir eventuais deficiências e despertar o interesse pela disciplina, que é a base para todas as ciências exatas. Através de atividades lúdicas e d


Palavras-chave

combate a retenção e evasão, matemática, reforço escolar, abrigo de adolescentes


Introdução

O abrigo municipal de Janaúba existe há 08 anos e abriga atualmente 06 adolescentes. Deste grupo de adolescentes, dois deles iniciaram o ensino médio no ano de 2020. No abrigo, os adolescentes desenvolvem diversas atividades como: roda de conversas com a equipe técnica, natação, cursos de artesanatos e curso de informatica. Apesar das diversas atividades, observa-se um alto índice de retenção escolar nesses adolescentes. A retenção e evasão são problemas que atingem tanto a escola básica quanto a universidade. Conforme verifica-se na literatura, o abandono escolar está diretamente ligado ao seu contexto social. O baixo desempenho escolar observado em Janaúba é similar ao observado em outras instituições de acolhimento ao redor do mundo. Para corrigir estes problemas, estudos mostram que a inclusão de práticas como tutorias são eficientes para elevar o aproveitamento escolar. Além disso, em pesquisas realizadas com adolescentes em abrigos, foi constatado que a maioria possui boas expectativas com relação ao futuro. Essa característica aliada a grupos de apoio, como este que pretendemos formar, pode contribuir significativamente para o desenvolvimento pleno destes adolescentes. A matemática é uma ciência com potencial libertador, o domínio da matemática é fundamental para o domínio de qualquer outra ciência exata. Através do domínio da matemática, famílias conseguem adminstrar seus lares, empreendedores administram seus empreendimentos, e governos planejam a administração pública. Recentemente a matemática passou e ser acusada de racista, sexista e propagadora de desigualdades. Apesar das acusações parecerem injustas, elas são observadas no desempenho dos estudantes por classe social, por raça e por gênero. Também se verificam na baixa quantidade de negros e mulheres que já receberam a medalha Field, prêmio equiparado ao prêmio Nobel para a matemática. Essas distorções podem ser resolvidas através de políticas educacionais que atuem para corrigir e compensar eventuais desigualdades. No presente projeto iremos atuar com os adolescentes do abrigo municipal buscando desperatar o interesse pela matemática. O projeto não será um reprise dos conteúdos vistos em sala de aula. Será um projeto que buscará identificar as limitações e dificuldades dos adolescentes e irá utilizar metodologias ativas para corrigir eventuais deficiências do processo de aprendizagem. Os encontros serão planejados de modo que os adolescentes percebam que a matemática está presente em tudo e que o seu aprendizado não precisa ser sofrido ou difícil. Por exemplo, na edição anterior realizamos uma discussão sobre com o que os adolescentes gostariam de trabalhar no futuro. Descobrimos que uma adolescente gostaria de ser fotógrafa. Entre as habilidades de um fotógrafo está o conhecimento da geometria e proporções. A partir disso, iniciamos uma discussão sobre razão áurea e como a razão áurea está presente no cotidiano. De forma similar buscamos explorar todos os conceitos matemáticos fundamentais e trabalhá-los de forma complementar ao ensino escolar.


Justificativa

O projeto pretende aprimorar os conhcecimentos de matemática dos adolescentes do abrigo municipal de Janaúba, através de encontros periódicos. Conforme verificado na literatura, esse tipo de abordagem causa impactos positivos na educação dos adolescentes. Durante os encontros é realizado uma discussão sobre temas gerais, buscando descobrir os interesses dos adolescentes e a partir disso é explorado como a matemática se manifesta nos temas de interesse dos adolescentes. A temática principal do projeto é a 'educação', mas também a 'cultura', pois a troca de experiência entre professores, alunos do ensino superior e alunos do ensino médio produz conhecimentos que vão além do âmbito da educação. O presente projeto já está em execução, na modalidade fluxo contínuo, sem bolsa . Foi planejado para acompanhar a evolução dos adolescentes do abrigo municipal através do ensino médio, possuindo uma duração total de 3 anos. O projeto deveria ter iniciado em abril de 2020, porém, em função da pandemia iniciou apenas em agosto de 2020 de forma remota. Atualmente são realizados encontros quinzenais com os adolescentes do abrigo, intercaladas por reuniões quinzenais com a equipe do projeto para avaliação do encontro anterior e planejamento do próximo encontro. Esta forma de trabalho foi escolhida para evitar sobrecarga com o projeto. Esperamos no próximo ano poder realizar pelo menos algumas ações presenciais, respeitando os critérios sanitários. Como queremos avaliar o efeito das ação de extensão na retenção e evasão dos adolescentes, a continuidade do projeto é fundamental. Outro fator importante sobre o projeto é seu impacto sobre a equipe executora. Além de contribuir para que a universidade cumpra seu papel social, também contribui para o desenvolvimento da responsabilidade social dos discentes da UFVJM que participam do projeto. O uso de metodologias ativas também contribui para o aprimoramento das habilidades didáticas dos docentes envolvidos.


Objetivos

Objetivos Gerais (i) Diminuir a retenção e evasão escolar no ensino médio dos adolescentes do abrigo municipal. (ii) Construir perscpectivas para os adolescentes do abrigo municipal. Objetivos Específicos (i) Propor e realizar encontros para desenvolver as habilidades matemáticas dos adolescentes, como estratégia de combate a retenção e evasão. (ii) Promover a interação dos adolescentes com estudantes de ensino superior. (iii) Realizar um estudo sobre as causas da retenção escolar dos adolescentes.


Metas

Curto Prazo: - Garantir a aprovação dos adolescentes atingidos pelo projeto. Médio Prazo: - Garantir a conclusão do ensino médio dos adolescentes atingidos pelo projeto. Longo Prazo: - Assegurar a integração social plena dos adolescentes do abrigo municipal de Janaúba - Replicar a experiência em outros locais.


Metodologia

A presente atividade poderá ser realizada tanto na forma presencial como de forma remota. I) Encontros com os Adolescentes Serão realizados de forma quinzenal com duração de aproximadamente uma hora. Durante os encontros serão realizados jogos educativos, música, apresentações e discussões. As discussões servem para conhecer os adolescentes com questões sobre hobbies, planos futuros, habilidades. A partir dessa discussão, durante as reuniões de reflexão e planejamento são extraídos os temas de matemática que podem ser trabalhados. Após a definição do tema é definido uma atividade dinâmica para o encontro seguinte com os adolescentes. Os adolescentes também podem propor atividades para os encontros futuros. II) Reuniões de Reflexão e Planejamento Serão realizadas quinzenalmente, do forma alternada com a semana de encontro com os adolescentes. Durante a reunião são feitas as avaliações do encontro anterior e a partir das impressões coletas são propostas e planejadas as atividades do próximo encontro com os adolescentes. III) Avaliações A satisfação dos adolescentes serão verificadas de forma verbal ao fim de cada encontro. Ao final do projeto será fornecido um formulário para que os adolescentes apresentem suas impressões sobre o projeto, apresentem um relato sobre sua interação com a equipe e seus conhecimentos adquiridos. As informações servirão de base para planejamento e execução de atividades futuras.


Referências Bibliográficas

P. N. da Fonseca.O Impacto do Acolhimento Institucional na Vida dos Adolescentes. Revista Pscicopedagogia,v.34(105), p. 285-96, 2017. G. D. de Lira. Dissertação de mestrado:Fracasso Escolar: Visão de Professores das Séries Iniciais do Ensino Fundamental da Cidade de Cajazeiras PB, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, 2008. L. R. Trigo.Fatores Críticos na Promoção do Sucesso Escolar de Crianças e Jovens em Acolhimento Institucional.Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano: Atas do I Seminário Internacional, Vol. II –Comunicações Livres, p. 462-469, 2015. M. A. Anderson. How Does Race Affect a Student's Math Education? The Atlantic, 25/04/2017. Acessado em 22 de outubro de 2020 (https://www.theatlantic.com/education/archive/2017/04/racist-math-education/524199/).


Inserção do estudante

Estudantes Voluntários: Os bolsistas voluntários irão contribuir da mesma forma que os docentes. Durante as reuniões de reflexão e planejamento são responsáveis por ajudar a planejar as atividades. Para cada atividade é escolhido um membro do projeto , que é responsável por apresentá-la no encontro com os adolescentes. Estudante Bolsista (caso houver): - Será responsável pelo acompanhamento dos adolescentes do abrigo municipal, realizará atividades como o agendamento das reuniões e esclarecimento de dúvidas. - Será responsável pela elaboração de eventuais materiais que possam ser necessários para os encontros quinzenais. - Será responsável pelo acompanhamento das atividades do projeto, tais como, número de atividades executadas, quantidade de presentes, e coisas do tipo.


Observações

Mais do que simplesmente trabalhar conceitos matemáticos com adolescentes do abrigo municipal, este projeto pretende contribuir para diminuir desigualdades no ensino da matemática. Através desta ação, esperamos também contribuir para reduzir o índice de aversão a matemática, causado muitas vezes por deficiências no processo de aprendizagem.


Público-alvo

Descrição

Adolescentes do abrigo municipal de Janaúba que estejam cursando o ensino médio.

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A instituição parceira é responsável pelos adolescentes do abrigo municipal, irá contribuir com o projeto promovendo o contato com os adolescentes e quando houver atividades presenciais poderá ajudar no fornecimento de espaço física e eventualmente transp

Cronograma de Atividades

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Durante a atividade serão realizados jogos, música e discussões sobre temas relacionados com a matemática.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Durante esta atividade serão realizadas análises do desempenho do projeto e o planejamento de atividades.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Durante esta atividade serão realizadas reuniões para definir o plano de ação e a elaboração de materiais que poderão ser usados nos encontros.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Nesta atividade será feita a avaliação das atividades e elaborado o relatório final.