Detalhes da proposta

Projeto Caminhando Juntos pela Saúde

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    luciara leao viana fonseca

    Número de inscrição:

    20211012021127120

    Unidade de lotação:

    departamento de odontologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    grupos sociais vulneráveis

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

simone gomes dias de oliveira Vice-coordenador(a)

marta gomes da silva Voluntário(a)

ana laura pereira moreira Voluntário(a)

loren sousa gomes Bolsista

Resumo

O projeto “Caminhando Juntos pela Saúde” foi desenvolvido com o objetivo de atuar em caráter complementar às atividades desenvolvidas pela PROCAJ – Projeto Caminhando Juntos, buscando a melhora da qualidade de vida das comunidades rurais assistidas, sendo


Palavras-chave

Educação em saúde, saúde bucal, promoção de saúde


Introdução

Desde os tempos antigos, as concepções acerca da saúde vêm passando por uma série de mudanças, dentre elas houve o desenvolvimento por parte das comunidades, de uma maior valorização e atenção para a saúde bucal. Isso se deve ao fato da falta de conhecimento, por parte das populações antigas, do impacto que a saúde bucal exerce no nosso corpo. Porém, apesar dessa mudança, nem todas as pessoas possuem acesso a informações e serviços básicos de saúde bucal, ficando expostos a diversos fatores de risco e susceptíveis ao desenvolvimento de patologias graves. Nesse contexto, esse Projeto de Extensão, busca desenvolver indivíduos autônomos no sentido de cuidar da sua higiene oral e serem capazes de prevenir doenças bucais, além de cidadãos capazes de transmitir os conhecimentos adquiridos a outras pessoas, tal como prega a pedagogia da autonomia” de Paulo Freire- “propostas de práticas pedagógicas necessárias à educação como forma de construir a autonomia dos educandos, valorizando e respeitando sua cultura e seu acervo de conhecimentos empíricos junto à sua individualidade.” Para isso, irá atuar em conjunto com o PROCAJ- Projeto Caminhando Juntos, uma ONG que atua em parceria com a ChildFund/Brasil, uma Fundação norte-americana que atua na América Latina desde 1966 com apadrinhamento voluntário de crianças em situações precárias. Seus objetivos também estão associados à melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes, trabalhando em parceria com escolas rurais municipais e estaduais dos municípios em que atua, de forma direcionada a cada grupo e suas principais necessidades, aspirações e demandas. Nos municípios abrangidos pelo trabalho social da PROCAJ: Maria Nunes, Senador Mourão, Sopa, Algodoeiro, Mão Torta, Extração, Baixadão, Pinheiro e Inhaí, o acesso à informação e ao atendimento odontológico não são uma realidade de todos e por isso, o número de crianças e adolescentes com cárie pode ser elevado. Inserindo-se nesta realidade, o projeto busca através de conversas, atividades práticas, brincadeiras, palestras e eventos transmitir a esses indivíduos informações sobre prevenção de problemas bucais, para despertar neles próprios e em seus familiares e/ou responsáveis a consciência acerca da importância da higiene bucal para a saúde e autoestima dos indivíduos, incluindo o valor dos dentes na alimentação e vida saudável, bem como sua valia estética no aspecto “sorriso” e seu valor social. Propõem-se ainda, a realização do levantamento de riscos e necessidades de tratamento, e como medida interventiva a realização do Tratamento Restaurador Atraumático (ART) - devido à mais fácil execução e possibilidade de realização em locais nos quais a infraestrutura não é totalmente satisfatórias - em crianças e adolescentes inscritos no PROCAJ – Projeto Caminhando Juntos - nos distritos e comunidades rurais de Maria Nunes, Senador Mourão, Sopa, Algodoeiro, Mão Torta, Extração, Baixadão, Pinheiro e Inhaí.


Justificativa

Atualmente sabe-se que, a área da saúde bucal no Brasil, como parte integrante da atenção primária à saúde e das ações de vigilância em saúde, depara-se com desafios importantes para responder com efetividade às situações e problemáticas que exigem enfrentamento cotidiano. Tais desafios, de natureza teórico-metodológica, prática e avaliativa, manifestam-se tanto na necessidade de demonstrar resolutividade na assistência clínica (tão necessária à maioria dos brasileiros), como na formulação de políticas intersetoriais sustentáveis, de natureza mais abrangente e que possam impactar positivamente os principais indicadores epidemiológicos de saúde bucal (KUSMA, S. Z.; MOYSÉS, S. T.; MOYSÉS, S. J., 2012). Considerando a grande desigualdade social existente em todo o território brasileiro, e mais especificamente a desigualdade enfrentada pelo Vale do Jequitinhonha, região onde o índice de Gini- instrumento usado para medir a concentração de renda, em que quanto mais os valores estão próximos de zero, menor é a desigualdade da região- ainda era de 0,540 no ano de 2010 (fonte: PNUD, Ipea e FJP), é possível entender a necessidade de desenvolvimento de projetos que lidem com os principais problemas da região. Como era de se esperar, diante da situação de extrema pobreza em que vivem a maior parte da população do Vale do Jequitinhonha, os problemas bucais estão incluídos no rol de necessidades em saúde dessas pessoas. A miscigenação populacional e o caráter desigual da sociedade brasileira criam a necessidade de uma oferta de saúde heterogênea e baseada no princípio de equidade, para que seja capaz de abranger e incluir as diversas culturas e realidades existentes no país, ou seja, o enfrentamento desse panorama é um desafio complexo. Ademais, segundo o modelo teórico de Andersen e Davidson, características do ambiente externo, o sistema de prestação serviços odontológicos e as características pessoais da população, denominados determinantes primários da saúde bucal, influenciam o comportamento em saúde bucal, que inclui o uso de serviços odontológicos e as práticas de higiene bucal e estão diretamente associadas às condições sociais e econômicas e ao nível de informação que os indivíduos possuem acerca desses assuntos. Nesse contexto, levando-se em consideração que o Brasil é o décimo país mais desigual do mundo (Relatório de Desenvolvimento Humano- Nações Unidas, 2018) é possível perceber porque o acesso à saúde bucal ainda não é realidade de grande parte da população. Visando sanar as demandas apresentadas pelas localidades acompanhadas pelo PROCAJ, no que tange saúde bucal, o projeto em questão visa realizar oficinas de educação e promoção de saúde bucal e tratamento das condições apresentadas, onde possa ser utilizado o Tratamento Restaurador Atraumático (ART) - devido à mais fácil execução e possibilidade de realização em locais nos quais a infraestrutura não são totalmente satisfatórias - em crianças e adolescentes inscritos no PROCAJ – Projeto Caminhando Juntos - nos distritos e comunidades rurais de Maria Nunes, Senador Mourão, Sopa, Algodoeiro, Mão Torta, Extração, Baixadão, Pinheiro e Inhaí. Vigente desde de 01/02/2019 o presente projeto, em parceria com o PROCAJ do município de Diamantina vem realizando ações de promoção e prevenção em saúde bucal nas comunidades assistidas pela ONG. Dentre as localidades já abrangidas por essas ações, estão as comunidades de São João da Chapada, Pinheiro e os bairros Cidade Nova e Palha de Diamantina. Em todos esses locais, foram realizadas oficinas sobre odontologia, que buscaram abordar a importância da manutenção de uma boa saúde bucal, como faze-la e como passar aos próximos os conhecimentos adquiridos. O intuito das ações já realizadas é criar vínculos com as crianças, adolescentes e cuidadores, para que se crie uma confiança mutua entre as partes, para que posteriormente, possam ser feitos levantamentos de necessidades das crianças e adolescentes para que possam ser atendidos com base no ART, caso seja indicada a técnica. O ART consiste em uma técnica adotada em locais onde não é possível ou é dificultado ao aceso de equipamentos odontológicos que exigem energia elétrica, além de ser menos invasiva do que as técnicas tradicionais, uma vez que não necessita do uso de anestesia e é realizado com instrumentos manuais como colher de dentina para remoção do tecido cariado, seguida da restauração do dente com cimento ionômero de vidro (NAVARRO, et al. 2015). É um procedimento difundido mundialmente, com reconhecimento de sua eficácia no controle da cárie, e recomendado pela OMS como forma de ampliar o acesso da população em situação de vulnerabilidade econômica e social aos cuidados odontológicos. Espera-se a continuidade de ações desse cunho nas comunidades, uma vez que representam a porta de entrada as comunidades para que se tornem receptivas a saúde bucal e futuros tratamentos quando necessário. Isso porque sabe-se que os fatores sociodemográficos, socioeconômicos e socioculturais de cada região, impedem que sejam realizadas abordagens diretas que não respeitem a individualidade e costumes de cada povo. Além disso, vale ressaltar que o projeto extensionista em questão, representa, sem sombra de dúvidas, uma importante ferramenta da Universidade, para atender as comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri que mais necessitam de sua atenção e dessa forma se formam profissionais empáticos e humanistas, assim como prega as diretrizes que norteiam o SUS – Sistema Único de Saúde.


Objetivos

O objetivo geral é transmitir às crianças e adolescentes assistidas pelo PROCAJ orientações que promovam melhoria da qualidade de vida e saúde. Os objetivos específicos são: - Repassar às comunidades ensinamentos adquiridos na graduação em Odontologia que incluem orientação de higiene bucal, técnicas de escovação e uso do fio dental, para capacitá-los a cuidar da maneira mais adequada dos seus dentes; - Instruí-los sobre alimentação saudável e seu impacto na saúde, inclusive bucal, buscando recursos que respeitem seus costumes e hábitos alimentares regionais, incentivando-os a ser tornarem mais saudáveis; - Estimular o desenvolvimento da autonomia, pela apropriação do conhecimento, no quesito de higiene bucal e que os permita capacitarem outras pessoas; - Tratamento de cáries através do método ART (Tratamento Restaurador Atraumático) para que a qualidade de vida dos indivíduos melhore, a função e estética dos dentes seja reestabelecida e, consequentemente o incide de cárie no município seja reduzido, bem como o de pessoas sem acesso à atenção básica.


Metas

- Visitar todas as localidades assistidas pela ONG, incluindo distritos e comunidades rurais, somando cerca de 200 crianças e adolescentes; - Realizar o levantamento de necessidades das crianças e adolescentes das comunidades visitadas; - Realizar oficinas de educação e promoção de Saúde em todas as comunidades; - Distribuir kits de escovação para todas as crianças e adolescentes visitados durante as ações do Projeto, para que possam fazer a manutenção de uma boa saúde bucal; - Realizar o ART em crianças/adolescentes de pelo menos duas comunidades, elencadas conforme escala de prioridades definida após levantamento.


Metodologia

O PROCAJ já apresenta uma rotina de visitas semanais às localidades acima referidas. Propõe-se que o Projeto seja complementar às atividades desenvolvidas pela instituição, classificando-se em: AÇÕES DE PLANEJAMENTO Construção de uma proposta conjunta e de um cronograma de atividades, baseados na logística institucional e disponibilidade dos acadêmicos envolvidos. Essas ações incluem reuniões, visitas às localidades para diagnóstico e planejamento situacional. AÇÕES DE EDUCAÇÃO: É importante que todos os assuntos sejam transmitidos de forma clara e simples para que todos os indivíduos, mesmo que leigos acerca dos temas, possam compreender o que lhes é passado. - Saúde bucal de bebês (0 a 1 ano): As ações deverão estar direcionadas à gestante, aos pais e/ou responsáveis para incentivar os cuidados com a higiene bucal precocemente, antes mesmo da erupção dos primeiros dentes. Os principais pontos a serem trabalhados são: Sensibilização, aleitamento materno, higiene bucal, erupção dentária, afecções bucais, portadores de fissura labial e/ou palatinas e pacientes com necessidades especiais, higiene geral relacionada à saúde bucal, dieta, traumatismo dentário e fluorose dentária. As atividades de educação em saúde bucal serão: demonstração, nos próprios bebês, de como higienizar a cavidade oral corretamente e orientações orais sobre os aspectos acima descritos. - Crianças de 2 a 5 anos: A atenção em saúde bucal nessa faixa etária é essencial, pois é o período de formação de hábitos. Temáticas a serem abordadas, além das já citadas para bebês: .Deglutição atípica; .Postura incorreta: relacionadas à boca ou à face. .Onicofagia e hábitos de morder objetos. É importante abordar a criança juntamente à família, conhecendo e entendendo seus hábitos e condição socioeconômica para que as orientações e informações transmitidas sejam coerentes a essa realidade e possam ser seguidas. As atividades poderão estar associadas à leitura de histórias, desenhos para colorir e macro modelos ou fantoches para demonstração das técnicas de escovação. Visando garantir a assimilação das informações passadas, será adotada a seguinte estratégia: FALE, MOSTRE e FAÇA. FALE – Usar de uma linguagem simples que possa ser compreendida por qualquer faixa etária, para que as crianças assimilem e consigam se lembrar na hora de fazer a escovação. MOSTRE – Durante a explicação das técnicas de escovação os movimentos descritos devem ser ilustrados em macromodelos ou pelúcias. FAÇA – Após a demonstração, deve ser solicitado que as crianças e adolescentes repitam o que foi feito, para garantir a efetividade da técnica. - Crianças de 6 a 12 anos: As atividades devem ser coletivas, por serem idades cujas ações promovem um grande impacto sobre a prevalência de cárie e gengivite. Os dentes permanentes recém-erupcionados são altamente susceptíveis à cárie. Assim sendo, a importância da escovação deve ser reforçada aos pais, além de alertá-los sobre o início da dentição permanente. A partir dos oito anos de idade, a criança já pode assumir a responsabilidade pela sua higiene bucal e, dessa forma, devem aprender a técnica correta de escovação e uso do fio dental. Os pais devem ser orientados, de acordo com seu horário de trabalho, a monitorar a escovação feita pela criança e a quantidade de creme dental utilizado pelo menos uma vez durante o dia. Evidenciadores de placa bacteriana podem ser usados para a motivação à limpeza dos dentes, visto que essa fase é crítica para o desenvolvimento da cárie. O traumatismo dentário deve ser sempre trabalhado nessa faixa etária através de alertas quanto à prevenção dos acidentes. - Adolescentes (12 a 19 anos): É necessário que seja estabelecida uma relação amistosa e pessoal, com diálogos honestos e maduros, sem atuação paternalista ou autoritária, para criação de um vínculo e encorajamento do jovem quanto a realização de perguntas e confiança nas informações recebidas. É muito importante escutar o que o adolescente tem a dizer, valorizar suas qualidades e tentar desenvolver nele a responsabilidade pelo autocuidado. A equipe deve ser capacitada para abordar os principais problemas que afetam essa faixa etária, tais como violência, problemas familiares, depressão, distúrbios alimentares, uso de drogas, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis, de forma a atuar de forma multiprofissional e identificar casos que necessitam de encaminhamento para a equipe de saúde ou outros profissionais. Pontos específicos a serem trabalhados: Periodontite juvenil, uso de aparelhos ortodônticos, mau hálito, erupção do terceiro molar, erosão dentária, traumatismo dentário, fumo, álcool e outras drogas lícitas e ilícitas e piercings. Pode-se usar, para esta faixa etária, demonstração de escovação e utilização do fio dental em manequins, realização de “Quiz”, dinâmicas interativas e eventos sociais com rodas de conversa para facilitar a consolidação do conhecimento repassado. AÇÕES PREVENTIVAS: Além das ações educativas, que por si integram o elenco de ações de Promoção de Saúde e Prevenção de doenças, algumas ações específicas para a prevenção das doenças bucais deverão ser instituídas, conforme a necessidade de cada comunidade, como a escovação dental supervisionada e o uso racional de fluoretos. Bem como palestras, rodas de conversa e oficinas que abordem os mais diversos assuntos da saúde bucal e como, por que e quando preveni-los. AÇÃO DE INTERVENÇÃO E CONTROLE DE CÁRIE DENTAL Aliado as ações educativas, durante as visitas às localidades deverá ser realizado nas crianças e adolescentes um levantamento de risco às doenças bucais e de necessidades de tratamento. De acordo com os resultados desse levantamento, serão propostas medidas individuais e coletivas para controle da doença cárie, que incluirão o controle da lesão de cárie pela técnica de ART.


Referências Bibliográficas

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Inserção do estudante

O discente constitui o principal protagonista do Projeto, ao atuar como promotor e multiplicador dos conhecimentos adquiridos na graduação. O projeto permitirá sua inserção e vivência em realidades locais diversos, e a troca de saberes formais e informais, mediante a interação com comunidades rurais e os desafios que podem proporcionar. Será capacitado pelos professores para realizar os procedimentos de levantamento de necessidades e do ART. Terá a oportunidade de elaborar materiais e técnicas educativas, que possam ser utilizadas nas comunidades envolvidas. Será acompanhado e terá supervisão direta dos professores envolvidos. Os estudantes que farão parte deste projeto de inserção terão possibilidade de conhecer e lidar com realidades culturais e sócio-econômicas diferentes das suas, o que ajuda a desenvolver maneiras de lidar com diferentes públicos, habilidades oratórias e a reconhecer o indivíduo como um ser social e pensante e não um mero “paciente”. Além disso, irão expandir seus conhecimentos em saúde pública e atenção primária e desenvolver formas e atividades didáticas. Vale ainda comentar que os estudantes envolvidos terão uma maior aproximação com a área científica por meio da apresentação das ações promovidas nas comunidades pelo projeto em congressos e encontros científicos como o SINTEGRA (Semana da Integração), podendo elaborar trabalhos e outros projetos e dessa maneira, se desenvolver nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Tudo isso irá enriquecer sua formação. Em virtude da pandemia da COVID-19, as primeiras atividades serão desenvolvidas virtualmente, a fim de se evitar colocar em risco os discentes, professores e comunidades acompanhadas pelo Projeto. Nesse contexto, serão desenvolvidas atividades com base em fundamentação teórica sobre os temas que serão trabalhados em cada faixa etária, dessa forma serão realizadas reuniões e grupos de discussão para que os discentes tenham segurança ao abordar os assuntos em comunidade. Ademais, pode-se dizer que é de extrema importância que os jovens participem de ações sociais para que façam a diferença na saúde e na existência das pessoas afetadas pela desigualdade social que nem sempre têm acesso à formas dignas de atendimento. É indubitável o crescimento pessoal e a visão crítica adquirida com esse tipo de trabalho, necessárias para a formação de profissionais humanos que trabalhem de acordo com os princípios do SUS: integralidade, equidade e universalidade.


Observações

As atividades desenvolvidas pelo Projeto giram em torna da premissa de que toda e qualquer ação a ser desenvolvida em uma comunidade, deve ser precedida de um vasto conhecimento da mesma, dentre o qual se enquadra os aspectos socioculturais, sociodemográficos e socioeconômicos, dessa forma consegue promover uma troca de conhecimentos e experiências entre os membros discentes, coordenador e as comunidades rurais assistidas pelo PROCAJ. Com as ações já realizadas pelo projeto durante seu período de vigência, foi possível perceber a grande necessidade por parte das crianças, adolescentes e de seus familiares de serviços básicos de saúde bucal que estimulem o autocuidado e possam ter uma repercussão positiva na qualidade de vida dessas pessoas.


Público-alvo

Descrição

Diretamente as ações irão beneficiar as crianças e adolescentes dos distritos e comunidades rurais de Maria Nunes, Senador Mourão, Sopa, Algodoeiro, Mão Torta, Extração, Baixadão, Pinheiro e Inhaí, assistidas pelo PROCAJ e indiretamente as suas famílias e

Municípios Atendidos

Município

Diamantina, Minas Gerais

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A instituição parceira do Projeto é o PROCAJ – Projeto Caminhando Juntos do município de Diamantina, ela é responsável por auxiliar o bolsista e coordenador na elaboração dos cronogramas e ações em cada comunidade, uma vez que representam a ponte entre o

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões com os membros, coordenador e parceiro do Projeto, para elaboração de um cronograma de ações dentro da logística da instituição acadêmica, dos discentes, coordenador e comunidades atendidas pelo PROCAJ.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Reunião via plataforma virtual (como o Google Meet) para acompanhando do andamento das ações e elaboração de propostas de eventos culturais a serem desenvolvidas com o público-alvo.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Reuniões para discussão e acompanhamento das ações realizadas e as que estão agendadas segundo o cronograma elaborado com o PROCAJ, bem como a elaboração de propostas de eventos culturais que visem agregar conhecimento para as comunidades e a equipe do projeto.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Realização de palestras, seminários e grupos de discussão acerca dos assuntos que serão abordados nas comunidades.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Confecção de cartilhas em uma linguagem objetiva e de fácil compreensão para servir de apoio para reforçar as informações transmitidas durante as ações e abordar os temas propostos para cada faixa etária.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Elaboração de instrumentos de reforço de aprendizado, que possam reforçar visualmente a assimilação dos temas trabalhados e que possam servir como estímulo para a agregação do público.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Exposição oral dos temas propostos para as diferentes idades por meio de palestras, rodas de conversa, vídeos educativos e demonstração em fantoches e macro modelos.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Coleta dos dados referentes às principais demandas em saúde bucal das crianças e adolescentes.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Realização do Tratamento Restaurador Atraumático naquelas crianças e adolescentes em que a técnica for indicada, como preconiza a OMS.