Detalhes da proposta

Título: História e reflexões digitais

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    áthila rocha trindade

    Número de inscrição:

    20211012021465158

    Unidade de lotação:

    departamento de computação

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências exatas e da terra

    Área temática principal:

    cultura

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    espaços de ciência

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

pedro henrique figueiredo salim Bolsista

Resumo

Dentre as várias atividades que a humanidade desenvolveu durante sua trajetória, a ciência é sem dúvida uma das mais fascinantes, devido ao fato dela permitir a descoberta sobre como são os mecanismos que regem os processos naturais do universo em que vi


Palavras-chave

História da Computação, Evolução dos Computadores, Vida Digital


Introdução

Os últimos dois séculos foram marcados por uma ampla evolução científica, com avanços em várias áreas do conhecimento; e numa velocidade inédita. Particularmente, os avanços obtidos pelo esforço científico da humanidade, no sentido de criar máquinas capazes de realizar tarefas e cálculos complexos de forma automática (os computadores), nestes dois últimos séculos, foram especialmente notáveis. Desde as idéias do tear “programável” de Joseph Mariae Jacquard, ou a máquina analítica (Analytical Engine) de Charles Babbage (Dementshuk & Henriques, 2019), inúmeros foram os avanços científicos e tecnológicos que nos trouxeram até a nossa realidade atual: uma vida intensamente relacionada com o uso dos computadores e conectada ao “mundo virtual” da Internet, em que a realização de muitas tarefas de caráter profissional e pessoal passam pela utilização de dispositivos computacionais conectados neste mundo virtual. Neste cenário, é essencial que o ser humano, enquanto utilizador e criador da tecnologia, não seja um sujeito acrítico em relação às consequências do uso dos computadores e/ou em relação ao esforço científico empreendido para que o patamar atual da computação fosse alcançado. É preciso refletir sobre o passado para entender o presente e projetar o futuro. Tal postura é crucrial para que as pessoas façam um uso mais consciente dos recursos computacionais disponíveis na vida cotidiana, minimizando riscos à saúde mental e física, que possam advir de uso excessivo ou indevido dos dispositivos computacionais. Além disso, a percepção dos avanços científicos que foram necessários para que, ao longo do tempo, a humanidade pudesse conceber o nível atual de avanço computacional/vida digital, torna o sujeito mais capaz de refletir acerca do futuro da evolução da computação (e consequentemente do uso destes) e de nossa relação com este futuro. Por fim, mas não menos importante, uma releitura histórica deste processo de evolução da computação permite às pessoas conhecer os vários personagens importantes desta empreitada do conhecimento humano, e inclusive os fatores econômicos, sociais e políticos que possam ter influenciado os rumos dos feitos de cada um deles. Neste sentido, o presente projeto visa apresentar aos discentes da UFVJM (especialmente os discentes do curso de Sistemas de Informação) e à comunidade em geral de Diamantina e região (especialmente aos alunos de ensino médio) uma narrativa histórica da evolução da computação, basicamente utiilizando-se de dois mecanismos: 1) A organização e apresentação de um rico acervo de equipamentos relacionados à evolução dos computadores, com itens variados (memórias, processadores, computadores de modelos variados, etc), datados de desde o início da década de 1980 até os dias de hoje; e 2) Exibição e debate aberto à comunidade interna e externa da UFVJM de documentários/filmes relacionados à história da computação, bem como à reflexões sobre a vida em meio aos computadores e o mundo virtual.


Justificativa

A idéia deste projeto nasceu a alguns anos atrás, quando numa conversa informal houve a decisão de tentar resgatar e narrar, de uma forma mais realística, a história da computação (pelo menos a história recente da evolução dos computadores). Como consequência, foram coletadas doações diversas, de pessoas físicas e jurídicas, de artefatos tecnológicos/computacionais. O acervo atualmente conta com inúmeras peças, podendo ser dividido da seguinte forma: 1) computadores inteiros, de variadas épocas (MSX e CP-500, do início da década de 80, computadores das famílias 286, 386, 486, Pentium, Notebooks); 2) computadores desmontados, com os componentes à mostra (286, 386, 486, Pentium, Notebooks); 3) Dispositivos de armazenamento externo de variadas épocas (disquetes 5 ¼, 3 ½, zipdrives, pendrives); 4) Dispositivos de memória de variadas épocas; 5) Dispositivos de armazenamento permanente (Hard Disks) de variadas épocas; 6) Equipamentos de rede de variadas épocas (modens, cabos de rede dos tipos “coaxial” e “par trançado”, placas de rede, amostras de fibras óticas); 7) Video Games de variadas épocas (Mega Drive I, Nintendo, manetes, etc); 8) Outros equipamentos de variadas épocas (Máquina fotográfica, Walkman, Scanners, Aparelho de fax, Máquina de cartao de crédito manual, etc). Todo o acervo será catalogado, com a descrição de cada tipo de peça, sendo que a idéia é manter um espaço para visitação permanente (presencial ou de forma online) de parte do acervo na UFVJM (já existe uma sala contendo todo acervo, no Departamento de Computação da UFVJM) e da utilização de outra parte do acervo para realizar exposições itinerantes (presenciais ou online) nas escolas de nível médio de Diamantina e região. A ocorrência da visitação presencial ao acervo permanente e das realizações das exposições itinerantes de forma presencial ocorrerão somente quando forem permitidas pelas autoridades sanitárias, em razão da pandemia de COVID-19. Este tipo de inicitiva - de resgate histórico da evolução da computação – já encontra alguns exemplos no Brasil, seja de forma institucional ou por iniciativas individuais. Alguns exemplos são: o Museu do Computador (https://museudocomputador.org.br/), o Museu da Informática (https://www.tecmundo.com.br/brasil/85078-museu-informatica-inaugurado-sp-faca-tour-online.htm), o 1o Museu da Informática e do Video Game (http://jornalrazao.com/entretenimento/variedades/o-primeiro-museu-da-inform%C3%A1tica-e-do-videogame-do-brasil-1.2043312), o Museu de Informática da UNICAMP (https://www.ccuec.unicamp.br/museu/) e o Museu da Computação e Informática (https://www.facebook.com/mci.org/). Fora do Brasil existem inúmeras iniciativas neste sentido, como: The National Museum of Computing (https://www.tnmoc.org/), Computer History Museum (https://computerhistory.org/), Museum of Computing (https://www.museumofcomputing.org.uk/) Aliado à exposição do acervo, o presente projeto também propõe a veiculação e debate para comunidade interna da UFVJM e externa (online ou presencial, a depender do que for permitido pelas autoridades sanitárias) de vários filmes/documentários acerca de personagens, equipamentos e/ou idéias que marcaram a evolução da computação ao longo do tempo, bem como de temas que remetem à uma reflexão sobre os impactos da vida digital na vida real, e possíveis caminhos futuros da evolução da computação, como narrado por Branco Di Fatima (Di Fatima, 2019) e Dementshuk e Henriques (Dementshuk e Henriques, 2019). Tais ações fazem do projeto uma ação de extensão com aderência à área temática de Cultura, e na linha de extensão de Espaço de Ciência. Embora o presente projeto não trate da implementação do que poderia ser chamado de um “Museu da informática”, (pois a presente proposta não se adequa à Lei nº 11.904, de 14/01/2009, que regulamenta os Museus no Brasil), pode-se afirmar que o presente projeto possui, em sua prática, contribuições à sociedade que são similares à este tipo de empreendimento: as ações de organizar, conservar e expor; para fins de preservação, pesquisa e educação uma coleção de valor histórico e científico faz do projeto uma ação de extensão com importante valor museológico. Quando se adiciona à atividade de exposição do acervo tecnológico a reflexão sobre a evolução da computação e a vida digital, através de filmes/documentários, têm-se um conjunto de práticas que, para o público em geral, proporcionam a ampliação do conhecimento sobre a temática envolvida, cumprindo uma ação educativa de induzir um melhor entendimento do passado, que implica numa melhor compreensão do presente e melhor construção do futuro, tornando o projeto um potencial instrumento de impacto e transformação social, no que se refere à formação de indivíduos mais conscientes acerca do uso do mundo tecnológico. Especialmente para os alunos do curso de Sistema de Informação (principalmente os envolvidos diretamente no projeto) o projeto poderá auxiliar os alunos em sua formação, mais especificamente quanto ao desenvolvimento de suas habilidades humanas, no sentido de: 1) ter uma visão contextualizada da área de Sistemas de Informação em termos políticos, sociais e econômicos (através do estudo da evolução histórica da computação); e 2) atuar social e profissionalmente de forma ética (através da reflexão constante sobre os impactos do uso da tecnologia na vida); o que está em consonância com o que diz o Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação da UFVJM, mais especificamente no que se refere ao desenvolvimento das habilidades dos egressos do curso. Por fim, o projeto provê aos alunos do curso de Sistemas de Informação uma visão mais clara da responsabilidade deles, enquanto futuros agentes construtores da continuação da evolução dos computadores e do mundo virtual. E para a UFVJM, será uma oportunidade de levar à comunidade externa uma visão mais esclarecedora sobre de onde e como surgiu o mundo interconetado de hoje, além de realizar a divulgação do curso de Sistemas de Informação. Analisando o projeto segundo uma perspectiva da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, têm-se que a relação das atividades do projeto com Ensino e Extensão se dará quando as pessoas envolvidas diretamente no projeto (coordenador e discentes) coordenarem uma exposição (seja ela presencial ou online) do acervo sobre a evolução da computação, ou quando coordenarem a exposição e o debate sobre algum filme/documentário. Em ambas ações, as pessoas que estiverem coordenando-as terão que explicar para o público presente questões relativas ao acervo ou ao filme/documentário; e certamente haverão questionamentos e/ou complementações dos ouvintes, num contexto que caracteriza um ambiente de ensino-aprendizagem. O caráter de extensão se identifica na medida em que tais ações promovem à comunidade externa uma ampliação do conhecimento acerca do mundo tecnológico, além de servir como oportunidade de divulgação do curso de Sistemas de Informação à comunidade externa. No que se refere à pesquisa, ela ocorrerá em dois momentos: quando da organização e catalogação do acervo tecnológico, há que se fazer toda uma pesquisa histórica sobre as características de cada tipo de peça do acervo; e quando da pesquisa sobre os filmes/documentários, há que se fazer uma pesquisa de um conjunto inicial de filmes/documentários relevantes, inclusive havendo a pesquisa por filmes/documentários de conteúdo interdisciplinar, para abordar a relação do mundo tecnológico com todos os aspectos da vida humana.


Objetivos

- Oferecer à comunidade interna da UFVJM em geral e à comunidade externa um maior conhecimento sobre a evolução histórica dos computadores e da computação. - Oferecer à comunidade interna da UFVJM em geral e à comunidade externa um maior conhecimento sobre os grandes cientistas e as grandes descobertas ao longo da história, que possibilitaram o avanço computacional até os nossos dias - Incentivar o debate e reflexão das pessoas sobre as implicações, em todos os aspectos de nossa vida, do avanço do mundo da computação e do uso dos computadores e da vida digital - Incentivar a reflexão sobre os rumos futuros da computação e suas implicações no cotidiano das pessoas


Metas

No que se refere às metas do presente projeto, como metas diretas espera-se: 1) atingir um quantitativo de pelo menos 340 pessoas atingidas/participantes do projeto (como mecionado no item anterior) 2) Realizar a organização e catalogação, bem como acondiconamento das peças do acervo, deixando-as prontas para exposição mesmo após o término do projeto 3) Realizar a organização de uma 1a coleção de filmes/documentários relacionados à evolução dos computadores/vida digital ao final do projeto (o que pode ser posteriomente melhorado/atualizado) Como impacto indireto espera-se que, ao final do projeto, tais ações realizadas possam ser publicadas em eventos de extensão na forma de artigos e/ou exposições orais, e disponibilizado para a comunidade acadêmica em geral


Metodologia

A Metodologia de execução do projeto será baseada nas 4 grandes atividades a serem feitas: 1) Organização do acervo de equipamentos; 2) Elaboração de Portal para visitação online do acervo; 3) Coordenação de visitas e debates; 4) Exposição do acervo nas escolas. Para a atividade 1 estão planejados os meses de Janeiro, Fevereiro e Março para sua execução. Caberá ao bolsista, com a supervisão do coordenador do projeto, executar as seguintes tarefas: 1.1 – Separar e limpar as peças do acervo por tipo 1.2 – Para cada tipo de peça, fazer uma pesquisa histórica para elaborar uma descrição técnica mínima da mesma 1.3 – Criar um banco de dados com informações das peças 1.4 – Organizar as peças para exposição do acervo (sala 22 do Decom), bem como aquelas que poderão fazer parte de exposições fora em escolas Para a atividade 2, estão planejados os meses de Março, Abril, Maio, Junho e Julho. Caberá ao bolsista, em conjunto com o coordenador do projeto, executar as seguintes tarefas: 2.1 – Definir as funcionalidades do portal do projetos 2.2 – Realizar a Análise, Projeto e Implementação do Portal Para a atividade 3, estão planejadas exibição à partir de Janeiro, e as visitações à partir de Abril. O coordenador do projeto, em conjunto com o bolsista, irão fazer um planejamento de filmes/documentários a serem exibidos para debate. Caso a exibição seja presencial, o espaço do anfiteatro do DECOM será utilizado para tal. Já estão pré-selecionados os seguintes filmes/documentários: Filmes/Documentários pré-selecionados Nome O jogo da Imitação A rede Social Matrix Jobs – O filme 2001 – Uma odisséia no espaço O quinto poder Blade Runner – O caçador de androides O homem bicentenário Dilema Social Minidoc - O primeiro computador do mundo – Charles Babbage e Ada Lovelace Minidoc - A História de Ada Lovelace Documentario – George Boole, criador da lógica booleana Minidoc - História – A evolução dos computadores Documentário – meio século de Internet A história da Internet - Tecmundo A história da Internet no Brasil Ao final de exibição do filme/documentário, o coordenador, em conjunto com o bolsista, vão mediar um debate sobre o conteúdo do filme, inicialmente colocando questões a serem discutidas e no decorrer do tempo estimulando o público naturalmente para que este dirija o debate. Caso seja possível que as visitas ao acervo possam ocorrer presencialmente no ano de 2021, planeja-se que o local onde está o acervo fique aberto 2 dias da semana, 4 horas por dia, sendo que o coordenador do projeto e o bolsista irão dividir tal carga horária igualmente, orientando os visitantes sobre a história das peças do acervo e registrando a visitação. Caso não haja essa possibilidade, as visitações serã feitas de forma online, não estando definido ainda se serão visitações sem o apoio de alguém do projeto ou se serão visitações onlines guiadas. Para a atividade 4, o coordenador do projeto irá estabelecer as parcerias com as escolas e definir a organização da visitação das escolas ao acervo. Caberá ao bolsista e ao coordenador a execução da visitação, seja ela in loco ou online.


Referências Bibliográficas

DEMENTSHUK, M; HENRIQUES, P. Pássaros Voam em Bando. 1ª Edição. João Pessoa: Editora Anid, 2019. DI FATIMA, B. Dias de Tormenta. 1ª Edição. São Paulo: Geração Editorial, 2019. BRASIL. Ministério do Turismo. Instituto Brsileiro de Museus – IBRAM. Lei nº 11.904, de 14 de Janeiro de 2019. Institui o Estatuto de Museus e dá outras providências UFVJM. DECOM/FACET – Projeto Pedagógico do Curso de Sistemas de Informação. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/prograd/projetos-pedagogicos.html


Inserção do estudante

A inserção do estudante no projeto se dará de diferentes formas, como descrito na Metodologia de trabalho que será adotada. Atuará na organização e pesquisa histórica sobre o acervo do projeto, na implementação do portal do projeto e na organização dos debates e exposições. A formação do estudante será enriquecida, tendo em vista que este poderá, através das tarefas inerentes ao projeto, intensificar seu conhecimento sobre a evolução dos computadores, de seus diversos componentes, questões históricas, sociais e políticas envolvidas com a evolução dos computadores, etc; além de desenvolver sua formação humana, através do constante contato e interação com o público-alvo do projeto. Por outro lado, o conhecimento do estudante em tecnologias de desenvolvimento Web será crucial para que este possa trabalhar na tarefa do desenvolvimento do portal do projeto. A avaliação do estudante se dará através da observação do cumprimento das tarefas estabelecidas em cronograma.


Observações

A proposta se apresenta relevante, no sentido de que o projeto representaria um mecanismo de intensificação do conhecimento histórico da evolução da computação para os estudantes do curso de Sistemas de Informação, para estudantes de Diamantina e para as pessoas em geral. Para os estudantes do curso de Sistemas de Informação (principalmente para os calouros), o contato com o acervo histórico e os debates seria um momento para aguçar a curiosidade e esclarecer melhor os ingressantes no Curso sobre os principais eventos causadores do surgimento de sua área de atuação profissional, e sobre sua responsabilidade como um sujeito que num futuro próximo vai atuar como construtor desta evolução. Para o púbico em geral, seria uma oportunidade para conhecer melhor a história que nos trouxe ao mundo de hoje (mundo no qual estes já nasceram), a importância do esforço científico de homens e mulheres para tal, os fatores econômicos, sociais e políticos relacionados á esta trajetória. Além disso, refletir sobre como o mundo virtual influencia em nossas relações no mundo real; usando esta reflexão para utilizá-lo melhor. Adicionalmente, para a UFVJM seria uma forma de também divulgar o curso de Sistemas de Informação; curso este que é fruto direto desta evolução computacional/tecnológica.


Público-alvo

Descrição

Nos 3 primeiros meses iniciais, planeja-se organizar o acervo e preparar o espaço do Museu (sala 22 do Departamento de Computação da UFVJM), não ocorrendo visitações. Nestes 3 primeiros meses, então, haveriam somente a exibição de filmes, documentários.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Para a atividade 1 estão planejados os meses de Janeiro, Fevereiro e Março para sua execução. Caberá ao bolsista, com a supervisão do coordenador do projeto, executar as seguintes tarefas: 1.1 – Separar e limpar as peças do acervo por tipo 1.2 – Para cada tipo de peça, fazer uma pesquisa histórica para elaborar uma descrição técnica mínima da mesma 1.3 – Criar um banco de dados com informações das peças 1.4 – Organizar as peças para exposição do acervo (sala 22 do Decom), bem como aquelas que poderão fazer parte de exposições fora em escolas

Periodicidade Diariamente
Descrição da Atividade

Para a atividade 2, estão planejados os meses de Março, Abril, Maio, Junho e Julho. Caberá ao bolsista, em conjunto com o coordenador do projeto, executar as seguintes tarefas: 2.1 – Definir as funcionalidades do portal do projetos 2.2 – Realizar a Análise, Projeto e Implementação do Portal

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Para a atividade 3, estão planejadas exibição à partir de Janeiro, e as visitações ao acervo à partir de Abril. O coordenador do projeto, em conjunto com o bolsista, irão fazer um planejamento de filmes/documentários a serem exibidos para debate

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Estão inicialmente planejadas duas exposições do acervo nas escolas; 1 ao final do 1o semestre de 2021, e outra ao final do 2o semestre de 2021, num formato similar ao de uma feira de ciências. Caso as condições sanitárias não permitam a atividade presencial, serão planejadas visitas online guiadas, através do portal que será construído para o projeto.