Detalhes da proposta

PanificAção do Bem

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    marcio schmiele

    Número de inscrição:

    20211012021432160

    Unidade de lotação:

    instituto de ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências agrárias

    Área temática principal:

    tecnologia e produção

    Área temática secundária:

    trabalho

    Linha de extensão:

    desenvolvimento regional

    Abrangência:

    municipal

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

tatiana nunes amaral Vice-coordenador(a)

irene andressa Voluntário(a)

michelle santos silva Bolsista

nathália de andrade neves Voluntário(a)

daniela de oliveira teotônio Voluntário(a)

Resumo

O projeto “PanificAção do Bem” é uma proposta de disseminação de conhecimento técnico na área de panificação para desenvolvimento econômico de pessoas com vulnerabilidade socioeconômica no município de Ouro Preto (MG). O contato será através da Rede do Be


Palavras-chave

Alimentos. Desenvolvimento de produto, Economia, Ensino, Panificação


Introdução

Movimentos particulares e governamentais vêm tratando de problemas gerais como a pobreza no mundo. Neste contexto a Agenda 2030 traz como um dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável, o mais desafiador sendo a erradicação da pobreza (AGENDA 2030, 2020). A Rede do Bem é uma organização de pessoas no município de Ouro Preto (MG) que organiza o recebimento das necessidades de pessoas com vulnerabilidade socioeconômica e administra via grupo de Transmissão do Whatsapp uma rede de mais de 100 pessoas dispostas a ajudar. Atualmente a Rede do Bem conta com uma sede onde recebe e distribui as doações. No ano de 2021 a Rede do Bem vai utilizar o espaço da sede como ponto de elaboração de oficinas com o objetivo de capacitar as pessoas assistidas. Neste contexto, considerando que o desenvolvimento econômico pode-se dar com a capacitação, dando oportunidade pelo repasse de conhecimento e auxílio no início das atividades, o projeto PanificAção do Bem propõe colaborar com a Rede do Bem oferecendo oficinas de produção de alimentos na área de panificação na modalidade online.


Justificativa

A capacitação profissional é uma das possibilidades no combate à pobreza das pessoas de baixa renda. Segundo Ceratti (2016) o alcance deste público com informações confiáveis é um desafio pela falta de acesso à educação formal, mas cursos com apresentação prática são uma boa possibilidade. O repasse de conhecimentos que agreguem valor a produtos alimentícios, por exemplo, é uma estratégia aplicada e eficaz. Na área de alimentos os produtos de panificação têm destaque tanto no consumo quanto na popularidade da tecnologia. Bolos, pães e biscoitos são alimentos com possibilidades de produção com ingredientes de fácil acesso como farinha de trigo, ovos, açúcar e uma fonte de gordura, além de fazerem parte da cultura da alimentação brasileira (SENAR, 2016). As formulações base podem ser adaptadas de acordo com a demanda e permitem a produção com equipamentos domésticos. Estas características trazem a viabilidade do desenvolvimento socioeconômico de populações pobres a partir de capacitação. A produção de alimentos é regida por normas de higiene e boas práticas de fabricação (BRASIL, 2002). Estas normas norteiam as práticas para evitar contaminações física, químicas e\ou microbiológicas nos alimentos comercializados através de condutas que passam desde atitudes pessoais dos manipuladores até estruturais do local de produção. O presente projeto segue as diretrizes pactuadas pelo Forproex como descrito: Interação dialógica: desenvolvimento de relações sociais entre a UFVJM e a comunidade; Interdisciplinaridade e interprofissionalidade: com o objetivo de superar a dicotomia entre intervenções sociais muito generalistas ou muito específicas, o grupo de discentes e docentes do projeto será formado por pessoas de distintas formações e aptidões; Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: os discentes terão atividades de ensino na supervisão dos docentes e quando apresentarem as oficinas de forma remota para o público-alvo, atividades de pesquisa nas etapas de referencial teórico e testes em laboratório da tecnologia de panificação, além de abrangerem a extensão com as atividades de interação com a comunidade; Impacto na formação do estudante: os discentes terão a possibilidade de absorção de conhecimento teórico e convívio com realidades distintas de cunho social, vivendo as realidades da comunidade; Impacto e transformação social: o projeto terá impacto no público-alvo e nas suas famílias sobre o conhecimento acerca de tecnologias e panificação, auxiliando no desenvolvimento socioeconômico.


Objetivos

O objetivo geral do projeto é o repasse de conhecimento técnico sobre produtos de panificação via Rede do Bem em Ouro Preto (MG) para desenvolvimento econômico. Os objetivos específicos são: estudo teórico sobre produtos de panificação; montagem de oficinas de produtos de panificação em formato online; aplicação das oficinas de forma remota; desenvolvimento dos discentes da UFVJM envolvidos com o projeto em relação ao conhecimento técnico e à experiência com Extensão.


Metas

Meta 1: Levantamento bibliográfico sobre temas acerca de produtos de panificação como bolos, pães e biscoitos. Meta 2: Definição sobre as tecnologias escolhidas para as oficinas. Meta 3: Elaboração do roteiro (apostilas) de 02 oficinas abrangendo 02 tecnologias cada considerando a impressão de 50 exemplares de cada. Meta 4: Elaboração de material digital com o conteúdo das 02 oficinas. Meta 5: Aplicação das oficinas online. Meta 6: Elaboração do relatório final do projeto.


Metodologia

Metodologia por meta: Meta 1: Os discentes realizarão pesquisa bibliográfica utilizando livros, artigos científicos e informações confiáveis de sites especializados sobre tecnologia de panificação. Meta 2: Elaboração de formulários para definição das formulações selecionadas para escolha das mais adequadas. Meta 3: Escrita dos roteiros de cada produto selecionado, explicitando cada etapa de elaboração e os motivos tecnológicos, além de uma introdução sobre higiene na produção de alimentos. Meta 4: Montagem dos vídeos baseados na Meta 3. Meta 5: Disponibilização dos vídeos e espaço para discussão online. Meta 6: Escrita do relatório final do projeto.


Referências Bibliográficas

AGENDA 2030. Plataforma Agenda 2030. Disponível em: <http://www.agenda2030.org.br/> . Acesso em: 20/10/2020 BRASIL. Resolução RDC nº 275, de 21 de outubro de 2002. Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. D.O.U. - Diário Oficial da União; Poder Executivo, de 23 de outubro de 2003. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/5125403/4132350/ResoluuoRDC27521.10.2002.pdf . Acesso em: 20/11/20. CERATTI, M. K. A agricultura que combate a pobreza é assim. El País, 11/11/2016. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2016/11/11/politica/1478883712_261766.html . Acesso em: 20/10/2020. SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Agroindústria: panificação caseira / Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR). — 1. ed. Brasília: SENAR, 2016. 76p. Disponível em: https://www.cnabrasil.org.br/assets/arquivos/175-PANIFICA%C3%87%C3%83O.pdf . Acesso em: 20/10/2020


Inserção do estudante

Os discentes envolvidos no projeto terão contato direto com o público-alvo na realização das oficinas de forma remota, o que contribuirá para o crescimento pessoal e profissional dos discentes. Estas atividades vão contribuir com a formação cidadã, comprometida com questões reais da sociedade de forma crítica e ativa. O desenvolvimento do conhecimento técnico também será focado no desenvolver das atividades de forma remota.


Observações

O projeto tem a missão de contribuir com a redução da pobreza através de capacitação técnica na área de panificados, trazendo possibilidades de desenvolvimento socioeconômico para o público-alvo.


Público-alvo

Descrição

População com vulnerabilidade socioeconômica de Ouro Preto (MG) vinculada à Rede do Bem

Municípios Atendidos

Município

Ouro Preto

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Rede do Bem será a via de contato com o público-alvo, oferecendo e administrando o espaço para a realização das oficinas de panificação de forma remota.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Revisão de literatura acerca dos temas a serem abordados nas oficinas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Estruturação teórica e elaboração de formulários sobre os temas das oficinas. Montagem dos materiais digitais e físicos.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Disponibilização das oficinas online e espaço para discussão em grupo de forma remota.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final da atividade.