Detalhes da proposta

Vagão Sustentável: Educação Ambiental nas Escolas de Teófilo Otoni-MG e na Conscientização Pública

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    everton costa santos

    Número de inscrição:

    20211012021106164

    Unidade de lotação:

    instituto de ciência, engenharia e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    outros

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    questões ambientais

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    programa de extensão intitulado ciêncearte – ciência, cultura educação e arte: diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade. registro n° to 001. 1. 001 – 2018, pela pró-reitoria de extensão e cultura (proex); programa de extensão intitulado

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

angela silva coelho Voluntário(a)

adolfo murilo santos oliveira Voluntário(a)

ana luiza coelho sena da silva Voluntário(a)

anna carolina de souza santos Voluntário(a)

camila almeida fernandes de souza Voluntário(a)

camila silva ferreira Voluntário(a)

daniel ferreira sgrancio Voluntário(a)

donizeti camargos ferreira junior Voluntário(a)

eliza cristina souza da silva Voluntário(a)

emanoele louani martins cordeiro Voluntário(a)

ester cordeiro dos santos Voluntário(a)

franklin rhuan cena martins Voluntário(a)

fábio augusto oliveira silva Voluntário(a)

giovani moreira fernandes de castro Voluntário(a)

graziele costa cardoso Voluntário(a)

isaac ramos soares Voluntário(a)

isabella silva borges Voluntário(a)

jheison barbosa goncalves Voluntário(a)

jose marcos silveira coutinho Voluntário(a)

joão gabriel fernandes frois Voluntário(a)

joão pedro cordeiro couy Voluntário(a)

joao victor raidan dias Voluntário(a)

jéssica fernanda sousa pinto Voluntário(a)

júlia fabiana santana amorim Voluntário(a)

karen viana soares Voluntário(a)

lorena luiz batista Voluntário(a)

luana gonzaga de carvalho silva Voluntário(a)

luan pereira salim Voluntário(a)

marivânia ferreira primo Voluntário(a)

mateus fellipe cordeiro moreira Voluntário(a)

myllena trindade silva Voluntário(a)

paula oliveira dantas Voluntário(a)

rafael alecrim pego Voluntário(a)

rander martins santos Voluntário(a)

rodrigo peixoto de paula e silva Voluntário(a)

tatiane burmann hirle Voluntário(a)

thiago oliveira de paula Voluntário(a)

yani staling murça Voluntário(a)

thais cristina oliveira do monte Voluntário(a)

alcino de oliveira costa neto Voluntário(a)

carlos henrique alexandrino Voluntário(a)

cristiano agenor oliveira de araújo Voluntário(a)

danilo bento oliveira Voluntário(a)

elton santos franco Voluntário(a)

francisco césar dalmo Voluntário(a)

gledsa alves vieira Voluntário(a)

jaqueline maria da silva Voluntário(a)

luan brioschi giovanelli Voluntário(a)

luiz henrique aparecido silvestre Voluntário(a)

luiz henrique aparecido silvestre Voluntário(a)

mariane rodrigues silva Voluntário(a)

thâmara vieira nepomucena Voluntário(a)

valéria cristina da costa Voluntário(a)

iane menezes barbosa Bolsista

izabel cristina marques Vice-coordenador(a)

ester de mattos lorentz portugal Bolsista

Resumo

O Vale do Mucuri sofre com processos de degradação ambiental, e o processo de urbanização acelerado, sem planejamento, no município de Teófilo Otoni-MG, ocasionou problemáticas ambientais que atualmente são foco de preocupação local. A população desta reg


Palavras-chave

Ações Ambientais, Vagão Sustentável, Educação Ambiental


Introdução

Há décadas que a educação ambiental já se manifesta como indispensável processo de ensino aprendizagem, por ser uma poderosa ferramenta de sensibilização e de motivação à adoção de posturas em favor da preservação e da conservação do meio ambiente. Isso ocorre especialmente em virtude dos desastres ambientais que estão ocorrendo no planeta e, por outro lado, pelo despertar da humanidade para uma reflexão global (PEREIRA E BESSA, 2008 p. 435). A inquietação que incentiva a promoção de um desenvolvimento sustentável está intimamente relacionada a processos que vinculam a educação ambiental e a ciência e a tecnologia (MADEIRA; MADEIRA; MADEIRA, 2013). As Instituições de Ensino Superior devem contribuir para a transformação da sociedade por meio da efetivação de atividades que promovam a troca de saberes e a relação entre instituições, professores, estudantes e profissionais. A Universidade pode participar desse processo trabalhando por meio da educação ambiental, que busca resgatar a participação da sociedade na procura por uma resposta conjunta para os problemas ambientais. Ações que vislumbrem a educação ambiental nas instituições de ensino têm o propósito de reestruturar a educação em direção à sustentabilidade (SOUZA, 2013). O projeto “Vagão Sustentável: Educação Ambiental nas Escolas de Teófilo Otoni-MG e na Conscientização Pública” teve início a partir de um movimento organizado por instituições e organizações da cidade de Teófilo Otoni-MG, que procuram executar ações em benefício da sociedade, em especial do Vale do Mucuri, na construção de uma cultura sustentável. A ideia do Projeto surgiu na semana do meio ambiente, realizada em junho de 2013. O trabalho de Matta e Schmidt (2014) mostra que a busca por formas e ações para a manutenção de uma sociedade socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável, pode ser o caminho para a construção de práticas sustentáveis. É nesse sentido que o Vagão Sustentável pretende trabalhar, impulsionando a gestão escolar dinâmica, estimulando a implementação de tais práticas. Bem como impulsionando a sociedade como um todo a conhecer e participar dos aspetos legais e institucionais da política de meio ambiente local, e as atuações dos mesmos. Este projeto já encontra-se em andamento desde 2013 fora da instituição. Foi submetido, aprovado e registrado em 2014, 2016, 2017 e 2018, junto a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Tem gerado resultados científicos como trabalhos de conclusão de cursos, bolsas, artigos foram submetidos e publicados em congressos. Muitas ações foram e ainda são realizadas por este projeto que possui meios de comunicação, e é apoiado e reconhecido por toda comunidade acadêmica e externa. Este projeto possui vínculo com dois programas de extensão registrados: Programa de Extensão intitulado CiênCEarte – Ciência, Cultura Educação e Arte: diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade. REGISTRO N° TO 001. 1. 001 – 2018; Programa de Extensão intitulado Governança Territorial na Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri: Juntos pelo Mucuri. REGISTRO N° TO 001. 1. 067 – 2019. Assim, as ações tomaram rumos mais complexos, e os objetivos foram modificados nesta nova proposta, abrindo um leque de atuação e novas parcerias para a realização da Educação Ambiental de maneira formal e informal, e para adequar-se ao Período da Pandemia do COVID 19. É relevante informar sobre a participação e submissão trabalhos, de membros do projeto, em eventos de cunho científico, valendo destacar, o Simpósio de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (V e VI SINTEGRA) da UFVJM e o Congressos Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (IV e V COBEAI). Neste sentido, as intervenções presenciais, a partir dos objetivos propostos, foram adequadas para este período, e dentro planejamento previsto enquanto durar a Pandemia.


Justificativa

No Brasil é possível perceber a preocupação com a problemática ambiental, que pode ser evidenciada por meio do processo que levou à Política Nacional de Meio Ambiente – PNMA – no país. Toaldo e Meyne (2013) evidenciam que foram criadas as Leis nº 6.902/1981 e 6.938/1981, alteradas pelas leis 7.804/1989 e 8.028/190, instituindo o Sistema Nacional do Meio Ambiente – SISNAMA –, o Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA – e ainda, a Lei que estabeleceu a Política Nacional de Educação Ambiental (Lei 9.795/1999). O município de Teófilo Otoni é uma cidade de médio porte, considerada o centro de maior expressão hierárquica urbana da Região do Jequitinhonha e Mucuri, responsabilizando-se ainda que precariamente, pela articulação da rede urbana regional, em especial no Vale do Mucuri (PRADO E NOGUEIRA, 2010). O processo de urbanização acelerado, sem planejamento, ocasionou problemáticas ambientais que atualmente são foco de preocupação local. Além disso, o Vale do Mucuri está inserido, quase que na totalidade do seu território, no domínio original do bioma Mata Atlântica, e sofre com processos de degradação ambiental (ALMEIDA, 2009, p.14). E apesar da existência e surgimento de políticas públicas e aspectos legais e institucionais de planejamento ambiental, nacional e local, a população desta região ainda não possui conhecimento e consciência ambiental, suficientes, para cobrar e apoiar, de maneira efetiva, o desenvolvimento das práticas sustentáveis. Tem-se, na educação ambiental, uma oportunidade de proporcionar melhores condições de vida a partir de ações educativas que possibilitem mudanças nas relações entre o homem e o meio socioambiental (TEIXEIRA; TOZONI-REIS; TALAMONI, 2011). Desse modo, ao se pensar em educação ambiental, pode-se inseri-la no horizonte educativo, que não pode ser desassociado da escola. Por outro lado, o trabalho de Moro e Grabauska (2001) mostra que este processo não se inicia nem se esgota no espaço escolar, e afirma que a escola não é o único local de aprendizado, apesar de certamente ser o lugar mais adequado à sistematização do conhecimento e do desenvolvimento do estudante quanto à humanização e cidadania. Trata-se de uma nova maneira de construir uma concepção de vida, onde a educação ambiental deve ir além da sensibilização, e os responsáveis por esse processo devem refletir seu compromisso perante a sociedade. A Universidade precisa fazer parte desse processo e contribuir para que práticas educacionais divididas entre a teoria e a prática, sejam suprimidas (TEIXIERA; TOZONI-REIS; TALAMONI, 2011). Os estudantes universitários têm condições de trabalhar em escolas possibilitando que os alunos sejam conscientes e dispostos a conduzirem ações que visem a transformação. A educação ambiental constitui-se “os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade” (BRASIL, 1999). Nesse sentido, a educação ambiental, com a colaboração da Universidade, pode ser considerada uma condição necessária difundir a consciência ambiental e modificar um quadro crescente de degradação socioambiental na região de atuação do projeto.


Objetivos

Geral Realizar educação ambiental nas escolas de Teófilo Otoni-MG. Bem como para promover ações de cunho socioambiental e conscientização pública. Específicos • Cadastrar escolas da cidade de Teófilo Otoni-MG para realização das ações de educação ambiental, com o uso de formulário eletrônico; • Articular ações de mobilização e educação ambiental com organizações e instituições públicas/privadas de forma remota não presencial; • Realizar a educação ambiental por meios de comunicação digital, (redes sociais do projeto); • Apoiar na promoção e execução de eventos online de cunho socioambiental; • Realizar e apoiar ações de enfrentamento ao COVID 19, durante a Pandemia.


Metas

Impacto direto:  Cadastramento de 100% das escolas de Teófilo Otoni;  Educação ambiental por meios de 04 meio de comunicação digital;  Apoio a promoção e execução de 12 eventos, de cunho ambiental, por ano;  Articulação de ações de mobilização e educação ambiental junto a acima de 10 organizações e/ou instituição;  Conscientização pública, por meio da Educação Ambiental, em cerca de 20000 mil pessoas, com os diferentes meios. Impacto indireto:  Desenvolvimento da consciência ambiental estudantes das escolas trabalhadas no Projeto, assim como da comunidade adjacente, capaz de influenciar, de forma geral, toda a sociedade local;  Desenvolvimento da consciência ambiental da comunidade acadêmica inserida nas atividades do projeto;  Promoção da conscientização ambiental pública no contexto regional;  Fortalecimento da atuação de instituições e organizações que realizam atividades para implementação de políticas públicas ambientais.


Metodologia

O município de Teófilo Otoni está localizado no estado de Minas Gerais, entre as coordenadas 17° 51' 32'' Sul e 41° 30' 32'' Oeste. Faz parte da região Sudeste do Brasil, e está inserido na Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri (ANA, 2017).É considerado um polo econômico, social e educacional de toda essa região (BARROSO e BARROSO, 2014, p. 1-2). As ações de educação ambiental, no âmbito do projeto, serão realizadas de maneira formal em escolas urbanas deste município, e por meio da conscientização pública na Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri. Segundo o Ministério da Educação (BRASIL, 2012), a cidade de Teófilo Otoni MG, possui 89 escolas de ensino fundamental, sendo 16 particulares, 37 estaduais e 36 municipais e 22 escolas de ensino médio, 5 privadas e 17 estaduais. São cerca de 28 mil estudantes que podem ser diretamente atingidos pelas ações do Projeto Vagão Sustentável. A bacia supracitada está localizada entre os paralelos 16°48’21’’ e 18°02’30’’ de latitude sul e os meridianos 40°11’33’’ e 42°03’36’’ de longitude oeste e possui cerca de seus 340.378 habitantes. As temáticas a serem desenvolvidas nas ações do projeto estarão relacionadas com as questões ambientais, e irão abordar de maneira mais específica sobre: políticas de gestão ambiental; planejamento ambiental; preservação, conservação e/ou recuperação ambiental, gestão de recursos hídricos e gestão de resíduos sólidos. A partir do levantamento e listagem de todas as escolas urbanas públicas (municipais e estaduais) e privadas, localizadas na malha urbana do município de Teófilo Otoni-MG, será realizado o cadastramento das instituições. Este cadastramento será realizado com aplicação de duas fichas, uma de inscrição (Apêndice 01) e outra para análise da infraestrutura (Apêndice 02). A realização da atividade e de educação ambiental nas escolas será em três fases: definição da escola de interesse, contato com escola, planejamento das ações, divulgação da ação do projeto na escola, aplicação do questionário 01 para avaliação da conscientização dos alunos (Apêndice 03 e 04), realização da educação ambiental e aplicação do questionário 02 para a avaliação dos impactos ocasionados pelas atividades (Apêndice 05 e 06). Para a realização da educação ambiental será utilizado um trailer reciclado, que deu origem ao nome do projeto “vagão sustentável”. No ensino básico e fundamental, faixa etária de 4 a 12 anos, serão realizadas atividades lúdicas com temáticas ambientais: oficinas, brincadeiras, teatro, gincanas, vídeos educativos, entre outros. Para os alunos com idade acima dos 12 anos, tais temáticas serão trabalhadas com palestras, seminários e/ou capacitações.A promoção da conscientização pública será com ações de educação ambiental por meios de comunicação digital, promoção e execução de eventos de cunho socioambiental e articulações de ações de mobilização e educação ambiental com organizações e instituições públicas/privadas. Os meios de comunicação digital a serem utilizados para educação ambiental serão: Instagram e Facebook. Com o intuito de divulgar conteúdos relacionados com as temáticas de cunho ambiental, de forma geral e específicas da região de abrangência do projeto, como forma de informação e difusão do conhecimento aos interessados e população civil em geral. Além de difundir a agenda e ações realizadas pelo Vagão Sustentáveis e seus parceiros, fortalecendo a sua imagem do projeto, a partir da criação de uma identidade visual marcante e única, que possa ser adotada aos demais meios de comunicação. Outra ação prevista pelo projeto é o apoio e execução de eventos de cunho socioambiental. Esta se dará pela realização de educação ambiental em espaços estratégicos com palestras, Workshops, oficinas, minicursos, dentre outros, que apresentem assuntos relacionados à temáticas ambientais. Bem como apoio aos principais eventos ambientais que ocorram em datas comemorativas. As ações do projeto, também estarão vinculadas as atividades do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri (CBH MU 01), da Área de Preservação Ambiental (APA) do Alto do Mucuri e a Secretaria Municipal de Educação e Desenvolvimento de Teófilo Otoni-MG (SMEDTO). O Vagão Sustentável terá ações estabelecidas junto ao CBH MU 01, atuando de forma direta no eixo 02 do “Programa Governança Territorial na Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri: Juntos pelo Mucuri”, com mobilização e educação ambiental. Além disso, apoiará ações junto de educação ambiental definidas nos planos de ações, anuais, das demais organizações citadas acima. O plano de ação da SMETO, para o ano de 2019, junto às escolas do município de Teófilo Otoni, propõe a rede de ensino pública e privada, de acordo com sua realidade, trabalhar o tema: “Aprendendo com a Mata Atlântica: conhecendo a APA do Alto Mucuri”. O planejamento das atividades é realizado pela coordenação do projeto, colaboradores e estudantes, e para tanto serão divididos grupos de planejamento: Grupo Mídia que irá trabalhar com as atividades de divulgação e mobilização das ações do projeto e educação ambiental por meio da comunicação digital, fará também o contato com as escolas e organizações parceiras; Grupo Infraestrutura que fará além da análise dos espaços, a aplicação dos questionários nas escolas e captação de recursos para as ações; Grupo Recreação que ficará responsável pelo planejamento das ações. Todos os grupos serão responsáveis pela execução das atividades de Educação Ambiental no âmbito escolar ou nos demais espaços de ações. Os estudantes e outros membros da equipe colaboradora serão capacitados para realização das atividades e desenvolver outras habilidades. A avaliação do processo será permanente por meio de reuniões com a equipe do projeto, participação ativa no planejamento e execução das ações com registros fotográficos e listas de presença. É importante acompanhar o pós-execução do Projeto, observando seus impactos e ainda definindo os pontos que precisam ser trabalhados para melhorar a execução das próximas intervenções. Além dos relatórios, serão elaborações trabalhos de cunho científicos que podem ser apresentados em eventos e/ou publicados em periódicos, a fim de divulgar o trabalho e estimular a realização de projetos semelhantes, e torna-se a materialização dos resultados das ações realizadas. Proposta para o Período da Pandemia: Educação ambiental e conscientização pública de forma remota Utilizando um aplicativo de gerenciamento de pesquisas lançado pelo Google, Google Forms, será elaborado um formulário a ser enviado por e-mail a diversas instituições. Neste, deverá constar uma sucinta apresentação do projeto e o objetivo da obtenção dos dados abaixo descritos: a) Nome da Instituição; b) Categoria (poder público, iniciativa privada ou sociedade civil organizada), localização (município/vale do Jequitinhonha, Mucuri ou outro) c) Abrangência (nacional, estadual, municipal, regional ou local) d) Possui setor de comunicação (sim ou não); e) Contatos para comunicação, específico do setor, se for o caso (Telefone e E-mail); f) Mídias digitais (Canal no Youtube, Facebook, Instagram, Site, Blog ou Outros) e links correspondentes. Após o preenchimento do formulário, pelas instituições, será elaborada uma planilha de contatos, com o instituto de formar uma rede de colaboradores para troca contínua de informações sobre questões socioambientais e de enfrentamento ao COVID 19, na área de abrangência de atuação, em especial nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Além disso, serão realizadas buscas em plataformas digitais e redes sociais específicas. As informações solicitadas e de busca, deverão estar relacionadas às seguintes especificidades, dentro das temáticas de cunho socioambiental e enfrentamento ao CONVID 19: • Apresentação dos projetos e suas ações; • Resultados de programas, projetos e ações, realizadas; • Datas comemorativas e importantes; • Dicas sustentáveis; • Comunicados de urgência; • Boletins informativos; • Dados científicos; • Problemáticas; • Potencialidades • Acontecimentos; • Curiosidades; • Dentre outras que o grupo responsável julgar necessário. À medida que as informações supracitadas forem obtidas, serão triadas para a divulgação, e, contudo, a realização da EA e conscientização pública de forma remota com o uso das mídias digitais de comunicação do projeto, que se encontram abaixo listadas: • Instagram: @vagaosustentavel • Facebook: Vagão Sustentável • E-mail: vagaosustentavelmg@gmail.com • Blog: www.vagaosustentavel.blogspot.com • Grupo de Whatzapp Realização e apoio a eventos online de cunho socioambiental e relacionados ao enfrentamento ao COVID 19 Os eventos online, cujos tipos estão abaixo listados, deverão ser propostos utilizando como padrão o Modelo de Roteiro de Evento Online (anexo 01): • Cursos e/ou minicursos online; • Wokshop online; • Oficinas online; • Seminários online; • Palestras online; • Meetups e/ou Transmissões ao Vivo; • Lives; • Webnars. Quando os eventos online forem planejados, organizados e executados por terceiros, o apoio será realizado com a mobilização e divulgação, utilizando mídias digitais de comunicação anteriormente citados, bem como a participação nos mesmos. Campanhas de arrecadações e doações de produtos, materiais e/ou equipamentos A pandemia de Covid-19, vem produzindo repercussões não apenas de ordem biomédica e epidemiológica em escala global, mas também repercussões e impactos sociais, econômicos, políticos, culturais e históricos sem precedentes na história recente das epidemias. Ou seja, afetando de forma negativa o tripé da sustentabilidade. Neste sentido, visando atender algumas demandas sociais, diante da essência da sua essência, o projeto irá realizar campanhas de arrecadações e doações de produtos, materiais e/ou equipamentos, de acordo com a necessidade da população da região de abrangência. O planejamento para a realização das campanhas será realizado em três etapas (Figura 02). E os dados serão estabelecidos, mediante o preenchimento do Roteiro de Organização de Campanhas (anexo 02) 1. Levantamento da necessidade; 2. Divulgação e mobilização; 3. Distribuição. Primeiramente é fundamental definir para que e para quem será destinada a campanha. Para divulgação e mobilização é necessário a arte do panfleto digital, para listagem das pessoas que precisam da doação, realizando o levantamento de contatos e endereços, e as arrecadações. As arrecadações serão realizadas por meio da doação de dinheiro, usando como ferramenta a plataforma Vaquinha Online (https://www.vakinha.com.br/), para a compra do produto, material e/ou equipamento. Exceto nos casos em que o doador optar pela entrega do mesmo, e, portanto, será definido o local e horário da ação. Ou quando houver uma instituição de apoio que irá financiar a campanha. Para a distribuição das doações, é importante organizar a entrega definindo: calendário, mapeamento, equipe e o transporte.


Referências Bibliográficas

AGENCIA NACIONAL DE ÁGUAS – ANA. Região Hidrográfica Atlântico Leste. 2017. Disponível em: < http://www2.ana.gov.br/Paginas/portais/bacias/AtlanticoLeste.aspx>. Acesso em agosto de 2017; ALMEIDA, L. G. F. Caracterização do solo com diferentes usos e composição florística no Vale do Mucuri – MG. Teófilo Otoni – MG. Brasil, 2009; BARROSO, L. C.; BARROSO, M. M. A. Teófilo Otoni e demais municípios do Vale do Mucuri – Brasil: uma abordagem interdisciplinar. Sistemas, Cibernética e Informática, v. 11, n. 1, 2014; BRASIL. LEI 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a política nacional de educação ambiental e dá outras providências. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em agosto de 2014; BRASIL. Ministério da Educação, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – INEP – Censo Educacional 2012. Ensino, Matrículas, Docentes e Rede Escolar, 2012; INSTITUTO MINEIRO DE GESTÃO DAS ÁGUAS – IGAM. Bacia Hidrográfica do Rio Mucuri (MU1). Disponível em: <http://www.igam.mg.gov.br/component/content/158?task=view>. Acesso em agosto de 2017; MADEIRA, L. E.; MADEIRA, J. C.; MADEIRA, C. G. Desafios à educação ambiental: algumas considerações sobre a efetividade da Lei 9.795/99. Revista Eletrônica do Curso de Direito. Santa Maria, RS, I Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política - UFSM, III Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina, p. 674-684, 2013; MATTA, C. R.; SCHMIDT, E. B. O paradigma da sustentabilidade: o que pensam pesquisadores em educação ambiental sobre as sociedades sustentáveis. Conjectura: Filos. Educ. Caxias do Sul, RS. v.19, n. 2, p. 108-119, 2014; MORO, C. R.; GRABAUSKA, C. Educação ambiental e cidadania – uma prática escolar. Educação. Santa Maria, RS, v.26, n. 1, p.35-48, 2001; PEREIRA, A. G.; BESSA, N. G. F. Educação ambiental formal e não formal praticada pelo PEAPA: análise quanto aos procedimentos metodológicos utilizados. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. 21, p. 434 – 449, 2008; PRADO, G. A.; NOGUEIRA, A. H. A importância do ZEP de Teófilo Otoni como instrumento de política de desenvolvimento regional em Minas Gerais. p. 1-18, 2010; SANTOS, Á. P.; HOFFMANN, T. L. C. Zonas de inundação e sistemas de drenagem em Teófilo Otoni-Mg. Monografia apresentada ao curso de Engenharia Hídrica da Universidade Federal do Vales do Jequitinhonha e Mucuri. ICET, Téofilo Otoni –MG, p. 88, 2017; SOUZA, V. O.; et al. Práticas ecológicas e coleta seletiva na Universidade Estadual da Paraíba. REUNIR - Revista de Administração, Contabilidade e Sustentabilidade. v. 3, n. 3, Edição Especial, p. 83-98, 2013; TEIXEIRA, L. A.; TOZONI-REIS, M. F. C.; TALAMONI, J. L. B. A teoria, a prática, o professor e a educação ambiental: algumas reflexões. Olhar de Professor. Ponta Grossa, RS, v.14, p. 227-237, 2011. Disponível em <http://www.revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor>. Acesso em agosto de 2014; TOALDO, A. M.; MEYNE, L. S.A educação ambiental como instrumento para a concretização do desenvolvimento sustentável. Revista Eletrônica do Curso de Direito. Santa Maria, RS, I Congresso Internacional de Direito Ambiental e Ecologia Política - UFSM, III Seminário Ecologia Política e Direito na América Latina, p. 661, 2013.


Inserção do estudante

Durante a sua formação na Universidade, o estudante cursa disciplinas relacionadas as ciências do meio ambiente e humanas. Ao fazer essas disciplinas no próprio estudante universitário é despertado para a necessidade de conservação do meio ambiente e equidade social, independentemente do curso. Recebem embasamento teórico durante a formação, desenvolvendo consciência socioambiental, sendo capazes, portanto, de disseminar essa filosofia. Estas questões devem ser consideradas, conduzindo-o a prática de um desenvolvimento sustentável que deve fazer parte da sua rotina profissional. Assim, em relação a fundamentação teórica, admite-se que estudantes possuam os conhecimentos necessários para realizar trabalhos de educação ambiental, sendo indispensável capacitá-los para o trabalho com o público. Nesse sentido, faz-se necessário realizar atividades para desenvolver suas habilidades de comunicação, eloquência e traquejo. Habilidades essas, que não auxiliarão apenas o trabalho de campo do Projeto, mas também demais atividades que envolvem a vida estudantil e, futuramente, profissional dos alunos envolvidos. Os estudantes irão realizar as seguintes atividades no âmbito do projeto: planejamento das ações, divulgação da ação do projeto na escola, aplicação das fichas e dos questionários, realização da educação ambiental nas escolas, sistematização e difusão dos meios de comunicação digital do projeto, execução de ações previstas nos eventos de cunho ambiental e as propostas por organizações e/ou instituições parceiras. Além disso, os resultados das atividades do projeto serão analisados por discentes vinculados ao mesmo, que também irão elaborar e apresentar trabalhos ao público, e submetê-los a eventos e/ou revistas de extensão e/ou pesquisa. Estes serão orientados e supervisionados pelo coordenador do Projeto e com o auxílio da equipe colaboradora. Quanto ao acompanhamento e avaliação do estudante, o coordenador do Projeto ponderará frequência, envolvimento e cumprimento do plano de trabalho dos estudantes, observando se as atividades têm sido desenvolvidas e as metas alcançadas. São muitos os envolvidos, e o papel do estudante bolsista é organizar o trabalho da equipe, juntamente com o coordenador do Projeto: comunicando os envolvidos das reuniões de planejamento, estudando e preparando os locais de intervenção e liderando os estudantes que trabalharem no Projeto voluntariamente. As reuniões com o grupo completo acontecem bimestralmente, enquanto com o estudante bolsista aconteceriam semanalmente, possibilitando mais tempo de planejamento e organização das fases que demandam a participação da rede de colaboradores. Desse modo, é possível acompanhar as atividades que têm sido desenvolvidas no campo e garantir a análise dos resultados, a fim de se atingir os objetivos do Projeto.


Observações

O projeto proposto encontra-se em execução há seis anos, registrado na em 2014 na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Campus do Mucuri, pela PROEXC, e vem sendo renovado como “Vagão Sustentável: Educação Ambiental e Implantação de Coleta Seletiva nas Escolas de Teófilo Otoni-MG’, pois a temática mais difundida era a gestão de resíduos sólidos, com foco em reciclagem. Durante o período de vigência, realizou-se diversas ações previstas e não previstas no plano de trabalho anterior, das quais podem ser destacadas abaixo: 1. Listagem das escolas: 10 municipais, 26 estaduais e 12 particulares; 2. Cadastramento: 50% das escolas listadas; 3. Criação da logomarca do projeto: Figura 03; 4. Ações de educação ambiental em sete escolas (15%) cerca de 3500 alunos: Escola Estadual Tristão da Cunha, Escola Estadual Alberto Barreiros, Colégio Tiradentes, Escola Estadual São Sebastião, Escola Municipal São Cristóvão e Escola Estadual Dr. Waldemar Neves da Rocha (Oficinas, brincadeiras, teatro, palestras, gincanas, concursos, etc) (Figura 01-A) 5. Criação de dois meios de comunicação digital: instagram (https://instagram.com/vagaosustentavel?igshid=oboijz69z3b2) e facebook (https://www.facebook.com/vagaosustentavel e https://www.facebook.com/Vag%C3%A3o-Sustent%C3%A1vel845686302130601) com cera de 900 seguidores no total. 6. Apoio e promoção a eventos de cunho ambiental: III Conferência InfantoJuvenil de Educação Ambiental, Dia Mundial da Água, Palestra Reciclagem de Resíduos Sólidos no SESC – Serviço Social do Comércio e CEBRAC – Centro Brasileiro de Cursos em Teófilo Otoni-MG, Dia Mundial do Meio Ambiente (Circuito de Meio Ambiente é preservar o ser humano) e Projeto Vida no Campus (Educação Ambiental e Plantio de Mudas, uma ação com escoteiros mirins de Teófilo Otoni-MG) (Figura 01-B) com um total de cerca de 400 participantes. É relevante a participação e submissão trabalhos, de membros do projeto, em eventos de cunho científico, valendo destacar, o Simpósio de Integração de Ensino, Pesquisa e Extensão (V e VI SINTEGRA) da UFVJM e o Congressos Brasileiro de Educação Ambiental Interdisciplinar (IV e V COBEAI). O projeto não será prejudicado em sua totalidade pelo período da Pandemia, de acordo com as adequações realizadas. O presente planejamento será relevante para realização das ações, e alcance dos objetivos propostos pelo Projeto “Vagão Sustentável: Educação Ambiental nas Escolas de Teófilo Otoni-MG e na Conscientização Pública”, durante o tempo que perdurar a pandemia de Covid-19. A organização e execução das ações e suas atividades serão realizadas, de forma remota e não presencial, pelos discentes, com auxílio e orientação da coordenação do projeto e docentes colaboradores, de acordo com a Planilha de Acompanhamento de Ações cuja atualização e monitoramento será feito pelo coordenador.


Público-alvo

Descrição

As escolas de ensino básico, fundamental e científico, beneficiadas diretamente. Alunos, professores e funcionários, poderão vivenciar a conscientização, advinda das práticas de educação ambiental, e consequente melhoria da qualidade de vida.

Descrição

A população residente na região de deslocamento do Projeto, localizada no entorno das escolas de intervenção, também serão beneficiadas. A conscientização dos estudantes, pode modificar os hábitos dos moradores do bairro, promovendo transformações na regi

Descrição

Como público indireto, entende-se que a comunidade acadêmica, autarquias, entidades governamentais e sociedade civil vinculados ao projeto, também serão beneficiados pelas ações do mesmo.

Municípios Atendidos

Município

águas Formosas, Caraí, Carlos Chagas, Catuji, Crisólita, Fronteira Dos Vales, Itaipé, Ladainha, Malacacheta, Nanuque, Novo Oriente De Minas, Pavão, Poté, Serra Dos Aimorés, Teófilo Otoni, Umburatiba.

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Este encontra-se ciente do projeto. Ações estabelecidas junto ao CBH MU 01, atuando no eixo 01, de Mobilização e Educação Ambiental, do “Programa Governança Territorial na Bacia Hidrográfica dos Afluentes Mineiros do Rio Mucuri: Juntos pelo Mucuri".

Participação da Instituição Parceira

Este encontra-se ciente do projeto. A participação da ONG MPRTS se dará por meio da articulação das ações ambientais planejadas junto as atividades exercidas pelo Vagão Sustentável.

Participação da Instituição Parceira

Esta encontra-se ciente do projeto. Auxílio ao contato, mobilização e articulação junto as escolas. Atividades de educação ambiental, previstas nos Planos de Ações anuais desta secretaria.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Planejamento, orientações, acompanhamento das ações e análise dos resultados.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Levantamento e Cadastramento das Escolas: Contatos e Aplicação das fichas

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Listagem das Escolas Cadastramento (Ficha de Inscrição e Infraestrutura) Aplicação de Questionário (antes) Educação Ambiental: Realização de atividades lúdicas com temáticas ambientais: oficinas, brincadeiras, teatro, gincanas, vídeos educativos, entre outros, nas escolas pré-estabelecidas. Aplicação de Questionário (depois) Análise dos Resultados.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Ações de educação ambiental por meios de comunicação digital, promoção e execução de eventos de cunho socioambiental e articulação de ações de mobilização e educação ambiental com organizações e instituições públicas/privadas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Os eventos, cujos tipos estão abaixo listados, deverão ser propostos utilizando como padrão o Modelo de Roteiro de Evento: • Cursos e/ou minicursos online; • Wokshop online; • Oficinas online; • Seminários online; • Palestras online; • Meetups e/ou Transmissões ao Vivo; • Lives; • Webnars. Quando os eventos forem planejados, organizados e executados por terceiros, o apoio será realizado com a mobilização e divulgação, utilizando mídias digitais de comunicação anteriormente citados, bem como a participação nos mesmos.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

O planejamento para a realização das campanhas realizados em três etapas: 1. Levantamento da necessidade; 2. Divulgação e mobilização; 3. Distribuição.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração de Trabalhos e Apresentação em Eventos .

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Análise de Resultados de Ações e Elaboração de Relatório Parcial

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Análise de Resultados de Ações e Elaboração de Relatório Final