Visitante
Incentivo ao Controle Zootécnico da Caprinocultura Leiteira em propriedades nos municípios de abrangência da UFVJM – Campus de Diamantina em tempos de Pandemia
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
ana fabrícia braga magalhães
20211012021219166
departamento de zootecnia
Caracterização da Ação
ciências agrárias
tecnologia e produção
comunicação
desenvolvimento rural e questão agrária
regional
não é vinculado a nenhum programa.
Sim
Membros
aline gabrielly de oliveira freitas
Bolsista
lucas lima verardo
Voluntário(a)
geovana cristina santos
Voluntário(a)
julianna marie torres
Voluntário(a)
tânia fernandes martins
Voluntário(a)
talita andrade ferreira
Vice-coordenador(a)
A caprinocultura leiteira no Brasil tem sido uma boa alternativa para aumento da renda dos pequenos produtores, no entanto, a atividade ainda é encarada como secundária, e o cenário atual mostra baixa competitividade da produção de leite de cabras, quando
índices zootécnicos, leite, produção animal
A caprinocultura leiteira no Brasil tem sido uma boa alternativa para aumento da renda dos pequenos produtores, principalmente no Nordeste e Sudeste, onde a atividade é mais desenvolvida (PERDIGÃO et al. 2016). Uma das principais ferramentas para tornar o leite de cabra competitivo é através do monitoramento da produtividade do rebanho, que pode estar relacionada com fatores que interagem e influenciam no sucesso ou o fracasso da atividade, tais como genética, alimentação, controle de enfermidades, manejo, sistema de produção, gestação, estágio da curva de lactação, intervalo das ordenhas, idade, clima, habilidade do ordenhador, taxa de mortalidade, intervalo de partos, época de parição, período seco, condição corporal, dentre outros. Para monitorar a produtividade de um rebanho é necessário o desenvolvimento de índices zootécnicos nas propriedades, dentre eles, pode ser citado os abordados por Gonçalves et al. (2008), que são o consumo alimentar e composição da dieta por categoria animal; produção de leite; período de lactação; intervalo de partos; taxas de fertilidade; prolificidade e mortalidade; percentual de fêmeas nascidas; peso ao nascimento; idade e peso à desmama; idade e peso à primeira cobrição; idade e peso ao primeiro parto; porcentagem de cabras lactantes pelo total de cabras; e porcentagem de cabras lactantes pelo total de animais no rebanho. Para o desenvolvimento dos índices é indispensável à escrituração zootécnica da propriedade, por isso o intuito desse projeto é incentivar o controle zootécnico para os pequenos produtores de municípios que abrangem a UFVJM – Campus de Diamantina. Nesse sentido, a Universidade possui papel importante na transferência de conhecimento, através de projetos de extensão, que tem o objetivo de levar o aprendizado adquirido dentro do campus para os produtores.
A caprinocultura ainda é encarada como atividade secundária, e o cenário atual mostra baixa competitividade da produção de leite de cabras, quando comparada à produção de outros animais, como bovinos. Isso decorre, em grande parte, do desconhecimento de métodos de manejo e tecnologias de produção, além da falta de assistência técnica especializada e o baixo comprometimento por parte dos próprios criadores, além dos órgãos governamentais e privados. Portanto, faz-se necessário compreender e incentivar a caprinocultura leiteira. Diante destas perspectivas, é imprescindível o papel das instituições públicas de ensino e pesquisa no fomento à produção de caprinos de leite, com o objetivo de fortalecer e diversificar a economia regional. Deste modo, propõe-se que alunos, técnicos e professores do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri busquem alternativas para trabalhar com o produtor em tempos de pandemia, seja por meio de telefone, e-mail ou vídeos e desenvolvam um projeto de extensão que incentive o controle zootécnico para os pequenos produtores de caprinos de municípios que abrangem a UFVJM – Campus de Diamantina.
Objetivo Geral: O objetivo do trabalho é identificar junto ao pequeno produtor, os fatores que limitam o aumento da produtividade e da oferta de leite de cabra, transferindo tecnologias acessíveis e de baixo custo, estimulando-os a realizar coleta de dados zootécnicos para controle da propriedade e criando oportunidades no campo capaz de ampliar as perspectivas dos produtores de caprinos. Objetivos Específicos: Fazer um levantamento das propriedades de caprinos para produção de leite que abrangem a UFVJM - Diamantina. Convidar os produtores a fazer parte do projeto Realizar um questionário com os produtores participantes Realizar um relatório individual para cada propriedade, enfatizando os pontos positivos e os pontos de produção que precisam ser melhorados.
Por meio do projeto serão promovidas ações de extensão que visam buscar o envolvimento dos alunos com os produtores, sob a supervisão de técnicos e professores. Além disso, esse projeto levará conhecimento adquiridos dentro do campus para os pequenos produtores de leite de cabra, auxiliando-os na coleta de informações dos animais para posterior controle genético e descarte, de forma que seja obtida uma melhor produção de leite na propriedade.
Para realização do trabalho, inicialmente entraremos em contato por e-mail e/ou telefone com as secretarias de agricultura das prefeituras da região de Diamantina para um levantamento dos produtores de leite de cabra. Posteriormente, os produtores serão contatados e convidados a participar do projeto. Após a aceitação destes, será feita a aplicação de um questionário por telefone ou via internet com o intuito de obter um diagnóstico da produção de leite de cabra das propriedades avaliadas, levando em conta aspectos sociais, produtivos e econômicos. Com base nestas informações, serão elaborados relatórios individuais e enviados por e-mail, de acordo com a realidade encontrada em cada uma delas, enfatizando os pontos positivos e os pontos de produção que precisam ser melhorados, com objetivo de incentivar a continuação de manejos acertados e a correção das carências. Os produtores que aceitarem participar do projeto serão incentivados a coletar dados e monitorar índices zootécnicos, tais como: produção de leite; período de lactação; intervalo de partos; taxas de fertilidade; prolificidade e mortalidade; percentual de fêmeas nascidas; peso ao nascimento; idade e peso à desmama; idade e peso à primeira cobrição; idade e peso ao primeiro parto; porcentagem de cabras lactantes pelo total de cabras; e porcentagem de cabras lactantes pelo total de animais no rebanho. Esse incentivo/conversa será realizado por telefone, por e-mail e/ou por meio de vídeos. Em comum acordo, e em confidencialidade, os alunos poderão trabalhar com os dados coletados, realizando a escrituração zootécnica com suporte do software Sistema de Gerenciamento de Rebanhos (SGR), disponibilizado pela Embrapa Caprinos e Ovinos (http://srvgen.cnpc.embrapa.br/sgr/).
GONÇALVES, A. L.; LANA, R. DE P.; VIEIRA, R. A. M.; HENRIQUE, D. S.; MANCIO, A. B.; PEREIRA, J. C. Avaliação de sistemas de produção de caprinos leiteiros na Região Sudeste do Brasil. R. Bras. Zootec., v.37, n.2, p.366-376, 2008. PERDIGÃO, N. R. DE O. F.; OLIVEIRA, L. S.; CORDEIRO, A. G. P. C. Sistemas de Produção de Caprinos Leiteiros. In: Anais do 13º Workshop sobre Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica. 2016.
Os estudantes que participarão do projeto serão beneficiados diretamente pelo aprendizado nas ações de campo, tais como lidar com o produtor, aprender a atuação prática do zootecnista no melhoramento da produtividade do rebanho. Além disso, esse contato da Universidade com produtores servirá não somente para transferir conhecimento, mas de possíveis inserções do estudante no campo profissional.
Esse projeto teve inicio com dois pontos essenciais que o tornam relevante e imprescindível: o primeiro diz respeito ao conhecimento de produção animal que será levado para fora do campus, com o objetivo de melhorar a produção de leite dos pequenos produtores da região. O segundo está relacionado com o aprendizado prático dos alunos de zootecnia, que terá convivência com produtores e será treinado por técnicos e professores para atuação extensionista junto à comunidade. Agora, nos deparamos com uma pandemia e nos vimos perdidos sem o contato direto com o produtor, mas cabe a nós, nos adaptar a esse novo cenário e não deixar de atuar nesse projeto e buscar o contato com o produtor por outros meios, seja pode telefone, e-mail, chama de vídeos. Por isso, esse é um momento de desafios e de mostrar para a sociedade que mesmo com todas as dificuldade nós não paramos e continuamos a trabalhar junto com o produtor.
Público-alvo
Os produtores de caprinos leiteiros de municípios que abrangem a UFVJM, campus de Diamantina, serão diretamente beneficiados com essa ação de extensão e terão auxílio técnico dos alunos, técnicos e professores da UFVJM.
Os alunos envolvidos no projeto terão aprendizado prático com relação ao desenvolvimento de índices zootécnicos das propriedades, além da convivência extensionista, que será essencial para a formação profissional.
Municípios Atendidos
Diamantina
Curvelo
Serro
Belo Horizonte (municípios Próximos A Capital)
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Será realizado uma pesquisa dos produtores de leite de cabra que estão localizados próximo da UFVJM - Diamantina. Após isso, esses produtores serão convidados via telefone e/ou e-mail a participarem do projeto.
Será enviado por e-mail um questionário que nos possibilitará entender os pontos a serem melhorados na produção de leite de cabras. Para os produtores que não tem acesso a internet será feito ligações por telefone para aplicação do questionário.
Com as respostas dos produtores, os alunos, técnicos e professores irão elaborar um relatório para cada propriedade, incentivando-os no manejo acertado.
Nesse período estraremos em contato com os produtores para apresentar o relatório e incentiva-los no controle dos índices zootécnicos.
Estabelecer uma comunicação entre produtores, técnicos e alunos para corrigir manejos, bem como discutir possíveis resultados do projeto no melhoramento da produção de leite de cabras. A depender do acesso dos produtores a internet poderemos executar lives e/ou reuniões online. Para aqueles que não tem acesso a internet a comunicação será realizada por telefone.