Detalhes da proposta

Desafios acerca das Feridas e Curativos: modificando a prática e melhorando o atendimento.

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    pamela braga alves

    Número de inscrição:

    202110120217143

    Unidade de lotação:

    departamento de enfermagem

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    não é vinculado a nenhum programa.

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

thabata coaglio lucas Voluntário(a)

maristela oliveira lara Voluntário(a)

germano martins coelho Voluntário(a)

marco fabricio dias peixoto Voluntário(a)

cláudia aparecida fernandes cordeiro Vice-coordenador(a)

ana gabriela silva souza Bolsista

thainá mendes lopes Voluntário(a)

danielle sandra da silva de azevedo Voluntário(a)

Resumo

As feridas constituem todas as lesões responsáveis pelo comprometimento da integridade da pele, sendo causadas por agentes físicos, químicos ou biológicos. Caso as lesões não sejam abordadas da maneira adequada e com assistência qualificada, podem não evo


Palavras-chave

ferida; curativo; capacitação; profissional


Introdução

As feridas constituem todas as lesões responsáveis pelo comprometimento da integridade da pele, sendo causadas por agentes físicos, químicos ou biológicos. São caracterizadas quanto ao tempo das feridas como: agudas ou crônicas. Feridas agudas são lesões traumáticas que possuem tratamento rápido e respondem facilmente às intervenções terapêuticas, tais como feridas cirúrgicas, lacerações, escoriações e lesões perfurantes. As crônicas, por sua vez, permanecem abertas por longa duração, geralmente, superior a seis meses e são comumente associadas a complicações advindas de doenças degenerativas, a exemplo, o pé diabético, as úlceras venosas, as arteriais e aquelas decorrentes de processos neoplásicos (EVANGELISTA et al., 2012; ROCHA et al., 2013; SILVA et al., 2017). Os índices de lesão tissular requerem abordagens nem sempre disponíveis nos serviços de saúde de nível terciário, tais como as lesões por pressão, que podem afetar até 12,8% dos pacientes acamados (LI et al, 2020; MOORE et al, 2019). As lesões/traumas nos tecidos moles, extremidades e em outros locais anatômicos constituem um problema devido à dificuldade de se reconstruir os tecidos lesados através do uso de coberturas convencionais, o que aponta para a possibilidade de se usar coberturas especiais e temporárias capazes de evitar ressecamento e infecção. Segundo Pereira, et.al (2019), caso as lesões não sejam abordadas da maneira adequada e com assistência qualificada, podem não evoluir para a cura, aumentando o risco de incapacidades físicas e/ou mentais, temporárias ou permanentes, e ainda levar ao óbito. Ressalta a necessidade da realização de educação continuada com esses profissionais, como estratégia para incorporar os novos conhecimentos, tecnologias e alternativas disponíveis para utilização em suas práticas e que seja estabelecida a responsabilidade e a atuação de cada profissional frente ao cuidado de feridas. Diante deste cenário, é extremamente necessária a realização de ações que permitam a capacitação e atualização dos profissionais envolvidos no cuidado das pessoas com feridas, permitindo o alinhamento das condutas de todos os membros da equipe. É importante que este profissional tenha um olhar mais crítico e uma conduta mais assertiva, uma vez que o paciente se encontra vulnerável e acredita que será lhe oferecido o que de melhor existe para seu tratamento e reabilitação. Para tal, é relevante e crucial um profissional capacitado e atualizado, atuante no tratamento e capaz de discutir casos clínicos e alinhar condutas com a equipe multiprofissional, abarcando nesse momento as diversas possibilidades de melhorias para o tratamento do paciente. A proposta deste projeto ressalta a necessidade de capacitações e treinamentos para profissionais da saúde, área em constantes mudanças e com novas descobertas e melhorias a todo o momento. Enfim, objetiva-se elaborar e aplicar cursos de capacitação para os profissionais de saúde, responsáveis pelo cuidado do paciente, acerca dos curativos e feridas, justificando-se mediante a necessidade de alinhar as condutas e garantir ao paciente um tratamento seguro e eficaz, onde todos os profissionais desenvolvam técnicas, discutam procedimentos e asseguram acima de tudo a segurança e bem estar do paciente.


Justificativa

No Brasil, aproximadamente 3% da população do país têm algum tipo de lesão, independente de sexo, idade ou etnia, sendo as feridas crônicas as prevalentes. Essas lesões são um desafio para os profissionais da saúde em sua prática clínica, haja vista que causam dor, imobilidade, incapacidade, alterações psicológicas e emocionais relacionadas à autoestima e à autoimagem gerando mudanças sociais decorrentes da hospitalização, isolamento social e, muitas vezes, a perda do emprego (SOARES et al., 2013; OLIVEIRA et al., 2016). O tratamento e a prevenção do desenvolvimento de feridas é atualmente parte inerente a rotina das instituições hospitalares. Considera problema de saúde uma vez que envolve diversos fatores, relacionados ao paciente, fatores externos e do sistema de saúde. Segundo Paula, et. al (2019) cuidar de Feridas é um processo dinâmico, complexo, que requer conhecimento específico. Segundo a autora, uma avaliação sistemática e contínua tem potencial para qualificar a assistência e tornar o tratamento adequado acarretando uma reabilitação rápida e eficaz do paciente. Para o manejo correto das feridas, se faz necessário um conjunto de ações como: a indicação correta das coberturas de acordo com a fase de evolução da ferida, assim como avaliação de todas as suas características. O Enfermeiro, enquanto membro e coordenador desta equipe, possui diversas funções, dentre elas e não menos importante, a função de capacitar por meio de educação permanente a sua equipe. Essa qualificação e atualização dos profissionais de saúde da sua equipe têm como conseqüência um atendimento eficaz e de qualidade oferecido à população, considerando que o embasamento teórico, aliado à prática, é extremamente necessário para uma assistência segura e de qualidade. Segundo a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (2006), a Educação Permanente refere-se à aprendizagem no trabalho, onde o aprender e o ensinar se inserem nesse contexto. Esta política baseia-se na aprendizagem significativa e na possibilidade de transformar as práticas profissionais, iniciando pelos problemas enfrentados na realidade e considerando os conhecimentos e experiências prévios das pessoas. Os processos de educação permanente têm como objetivos a transformação das práticas profissionais e da própria organização do trabalho. Segundo Oliveira (2020), existe a necessidade de diferentes níveis de capacitação para os diversos profissionais da área da saúde, com a finalidade de suprir a deficiência de sua formação e melhorar a gestão no tratamento de feridas, consequentemente, promovendo a saúde e prevenindo as doenças. Ao qualificarem-se, os profissionais da equipe de enfermagem aumentam seu conhecimento científico, passam a dominar técnicas embasadas no conhecimento científico e a conhecer as tecnologias do ramo no mercado. Além de ampliar os conhecimentos, as qualificações profissionais, proporcionam ao profissional de enfermagem, seja ele técnico ou graduado, a conquista da autonomia no espaço em que atua. Na área da saúde, e mais diretamente na área da enfermagem, essa educação em serviço é realizada com o intuito de atualizar os conhecimentos, associada à importância de relacionar o saber teórico e a prática profissional, resultando na minimização de erros, promovendo maior qualidade no cuidado aos usuários. As feridas caracterizam um problema de saúde pública, o qual poderá se agravar caso não ocorra continuidade nas melhorias das condições socioeconômicas e educativas, qualidade do atendimento hospitalar e pré-hospitalar, assim como controle primário e secundário dos fatores de risco (Oliveira, 2020). Neste contexto, considerando as mudanças freqüentes nos conhecimentos e saberes tecnológicos na área da saúde, torna-se necessário que a educação permanente em saúde seja baseada nessa realidade mutável das ações e dos serviços de saúde e sua ligação com a formação de perfis profissionais e de serviços. Englobando esse vasto campo de práticas, o tratamento de feridas constitui um campo enorme de investigação, o qual tem sido pouco explorado pelos enfermeiros. Esse fenômeno assume relevância na medida em que o enfermeiro é responsável por avaliar e indicar a cobertura, e a equipe de enfermagem como um todo de realizar o procedimento. Portanto, percebe-se a necessidade de capacitar os profissionais para práticas julgadas como simples, mas que demandam uma grande habilidade e uma atualização constante, devido às mudanças que ocorrem como conseqüência de novos estudos. Desta forma, a educação permanente é uma estratégia capaz de manter a qualidade do serviço de enfermagem. Nesse contexto, os profissionais de Unidades Hospitalares, com a rotina exaustiva e tumultuada possuem dificuldade na elaboração e realização de treinamentos com a equipe como um todo. Portanto, é extremamente pertinente que sejam realizadas capacitações on-line, o que facilitaria a adesão do público-alvo, que tem uma rotina de plantões muito corrida. Além disso, percebe-se que os profissionais de saúde possuem um déficit de conhecimento em várias áreas, inclusive na área de feridas e curativos. O tratamento de feridas requer uma atualização constante dos profissionais envolvidos no processo de cuidado aos pacientes, uma vez que as técnicas e coberturas mudam, devido ao desenvolvimento rápido das pesquisas científicas A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri tem como missão contribuir para o desenvolvimento nacional e regional, principalmente dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, fundamentada na ética, na responsabilidade socioambiental, na democracia, na liberdade e solidariedade. Portanto, ela tem a função e deve contribuir de forma significativa no desenvolvimento desta instituição, com a integração de docentes, funcionários técnico-administrativos e acadêmicos de graduação, que dessa forma serão inseridos precocemente nos cenários de prática. A área temática principal deste projeto é “Saúde”, uma vez que a proposta é capacitar profissionais desta área. A área temática secundária é “Educação”, uma vez que a capacitação é o enfoque deste projeto. A linha de extensão que o projeto está vinculado é a “Saúde Humana”, que contempla exatamente o que o projeto prevê: capacitação e qualificação de pessoas que atuam na área.


Objetivos

Gerais - Elaborar e aplicar Cursos de Capacitação para os profissionais de saúde (enfermeiros e técnicos em enfermagem) de uma Unidade Hospitalar referência em ortopedia e traumatologia (abrangência de 32 municípios da Macro Diamantina) com a finalidade de promover a troca de conhecimentos e orientações atualizadas sobre feridas e curativos; - Promover orientações introdutórias, classificação de feridas, prevenção de feridas (enfoque nas lesões por pressão), técnica para realização de curativos (enfatizando as técnicas assépticas), coberturas e curativos especiais. - Avaliar a eficácia dos Cursos de Capacitação. Específicos - Promover a troca de conhecimento teórico-prático e experiência entre os membros da equipe do projeto durante a busca de referencial teórico, elaboração e realização dos cursos de capacitação e reuniões de equipe. - Realizar a capacitação da equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos de enfermagem), para promover a atualização contínua. - Melhorar e qualificar o atendimento prestado a todos os pacientes, diminuindo tempo de internação e o índice de infecções. - Permitir a inserção precoce do discente nos cenários de prática, através das capacitações on-line, para que ele consiga aplicar os conhecimentos adquiridos previamente em sala de aula e laboratórios de ensino. - Permitir que o discente consiga interligar os conhecimentos adquiridos nas diversas disciplinas do curso até o momento.


Metas

- Possibilitar que a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri esteja inserida na sociedade, uma vez que as atividades de extensão são extremamente necessárias para o desenvolvimento da região onde está inserida, os Vales do Jequitinhonha e Mucuri. - Estimular a participação de servidores técnico-administrativos, docentes e discentes em atividades de extensão, fortalecendo o vínculo entre eles. - Contribuir para a formação do aluno de graduação em enfermagem, uma vez que por meio do projeto ele será inserido nos cenários de prática de forma remota, o que permite a aplicação dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, aliando a teoria à prática. - Contribuir para o alinhamento de condutas e técnicas de realização de curativos entre os membros da equipe de saúde que estão envolvidos no cuidado com feridas, uma vez que essa uniformidade permite que o desenvolvimento de pesquisas científicas (nível de graduação, mestrado e doutorado) com os referidos pacientes aconteça com menos viés na sua metodologia. - Permitir que no mínimo 80% da equipe de enfermagem receba atualização acerca do tema feridas e curativos e possa realizar os procedimentos desenvolvendo técnicas atualizadas e seguras. - Permitir que o usuário do serviço receba um atendimento de excelência, pautado na segurança do paciente e no desenvolvimento de técnicas seguras e eficazes.


Metodologia

O projeto será desenvolvido com os profissionais de saúde (29 enfermeiros, 94 técnicos de enfermagem e 05 auxiliares de enfermagem) que prestam assistência direta aos pacientes, de diferentes clínicas de internação, em um hospital filantrópico no interior de Minas Gerais, no período de janeiro a dezembro de 2021. Os encontros e atividades ocorrerão quinzenalmente, de forma on-line, por meio da plataforma Google meet. O link de acesso será enviado aos participantes previamente via e-mail e grupo do Whatsapp. Este grupo será criado com todos os participantes e a equipe do Projeto, com o objetivo de repassar informações importantes. Caso seja necessário, outras plataformas digitais poderão ser utilizadas, com a comunicação prévia com o público-alvo. A lista de presença será disponibilizada em todos os encontros, e serão utilizadas para elaboração dos certificados ao final do projeto. O hospital terá uma grande importância na divulgação das capacitações, estimulando a equipe sobre a importância da participação para atualização contínua na área de feridas e curativos. A abordagem dos profissionais acontecerá por meio de encontros on-line, no qual ocorrerá o Curso de Atualização em Curativos e Feridas. Além disso, outros recursos serão utilizados durante os encontros, com o objetivo de enriquecer e aprofundar oo assunto: estudos de casos clínicos fictícios e reais, apresentação de vídeos, lives com profissionais da área e rodas de conversas. Durante os encontros serão utilizadas metodologias ativas de ensino e aprendizagem que utilizam a problematização como estratégia. Inicialmente será discutida a realidade da instituição, principais condutas, técnicas e coberturas utilizadas, permitindo assim aos profissionais expressarem suas percepções, identificar pontos-chave do problema e dentro das possibilidades propor mudanças/melhorias para o transcorrer do tratamento e das condutas. Os encontros serão dividido em etapas, interligadas entre si, e poderão acontecer de forma alternada, ou seja, apresentação teórica e o próximo encontro alguma atividade mais interativa (ex: roda de discussão), para fixação do conteúdo abordado. Parte 1 - Diagnóstico da realidade da instituição para facilitar a contextualização do tema. Partes 2, 3 e 4 - Abordagem teórica do tema por meio de apresentação em slides. Parte 5 – Estudos de casos clínicos fictícios e reais, Apresentação de vídeos, Lives com profissionais da área e Rodas de conversas. A integração do projeto com a pesquisa acontecerá mediante a aplicação de questionário que será elaborado para avaliar o conhecimento dos profissionais acerca do assunto em questão. O mesmo questionário será aplicado a todos os participantes das capacitações, anteriormente e posteriormente à realização das mesmas, para fazer uma avaliação da eficácia das capacitações. Estes questionários serão enviados via Google Forms e não haverá identificação do participante, respeitando a privacidade do sujeito. Além disso, serão elaborados artigos científicos, cartilhas, capítulos de livros e trabalhos/resumos também poderão ser apresentados em eventos de pesquisa e extensão, externos e internos (ex: Semana de Enfermagem, SINTEGRA, Simpósio de Extensão, dentre outros). Etapas dos Curso de atualização em feridas e curativos para profissionais de saúde Parte 1 - Diagnóstico da realidade local Parte 2 - Abordagem teórica do tema por meio de apresentação em slides. – Introdução, Classificação de feridas e Prevenção 1. Objetivos: - Promover a troca de conhecimentos a partir do conhecimento e experiências prévias de cada profissional. - Realizar uma breve introdução sobre o assunto, contextualizando com a realidade da instituição e orientar acerca da classificação das feridas, fases da cicatrização e prevenção de lesões por pressão. 2. Resultados esperados: - Os profissionais identifiquem as falhas e por meio do conhecimento adquirido, as modifiquem, permitindo que o atendimento prestado seja atualizado, eficaz e seguro. Parte 3 - Abordagem teórica do tema por meio de apresentação em slides. - Técnica para realização do curativo (Limpeza, debridamento, técnica de mensuração, escalas de avaliação, enfaixamento, assepsia) 1. Objetivos: - Orientar e capacitar os profissionais de saúde quanto à técnica de realização do curativo, enfatizando a importância da assepsia em todo o processo. 2. Resultados esperados: - Os profissionais adquiram conhecimentos teórico-práticos e tenham habilidades na técnica de realização do curativo. Parte 4 - Abordagem teórica do tema por meio de apresentação em slides. - Coberturas 1. Objetivos: - Apresentar as coberturas, enfatizando a sua indicação para cada tipo de ferida e os resultados esperados com a sua utilização. 2. Resultados esperados: - Permitir que os profissionais enfermeiros saibam realizar a avaliação de cada paciente, a indicação de uma cobertura específica e a mudança de conduta quando necessário. - Permitir que os profissionais enfermeiros e técnicos em enfermagem saibam como utilizar as coberturas. Parte 5 - Estudos de casos clínicos fictícios e reais, Apresentação de vídeos, Lives com profissionais da área e Rodas de conversas.


Referências Bibliográficas

EVANGELISTA, DG et al. Impacto das feridas crônicas na qualidade de vida de usuários da estratégia de saúde da família. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 2, n. 2, p. 254-63, 2012. ROCHA, IC et al. Pessoas com feridas e as características de sua lesão cutaneomucosa. Journal of Nursing and Health, v. 3, n. 1, p. 3-15, 2013. SILVA, PLN et al. Importância da comissão de curativos no tratamento das lesões cutâneas: um relato de experiência. Revista Eletrônica Acervo Saúde/Electronic Journal Collection Health ISSN, 2017. v. 2178, p. 2091, Sup. 7, S310-S315, 2017. LI Zhaoyu, LIN Frances, THALIB Lukman, CHABOYER Wendy. Global prevalence and incidence of pressure injuries in hospitalised adult patients: A systematic review and meta-analysis. Review Int J Nurs Stud. 2020 May;105:103546. doi: 10.1016/j.ijnurstu.2020.103546. Epub 2020 Jan 31. MOORE Zena, AVSAR Pinar, CONATY Laura, MOORE David Hugh, PATTON Declan, O'CONNOR Tom. The prevalence of pressure ulcers in Europe, what does the European data tell us: a systematic review. J Wound Care. 2019 Nov 2;28(11):710-719. doi: 10.12968/jowc.2019.28.11.710. PEREIRA, Priscila Sampaio de Lima; BARRETO, Francisca Adriana; NASCIMENTO, Ellany Gurgel Cosme do. A assistência de enfermagem no tratamento de pessoas com feridas cirúrgicas decorrentes de acidentes de Trânsito. Revista de Enfermagem. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, Faculdade de Ciências da Saúde. RN – Brasil.2019. SOARES, PPB et al. Impact of arterial ulcers in the quality of life through the perception of patients. Revista de Enfermagem UFPE, v. 7, n. 8, p5225-31, 2013. OLIVEIRA, FP et al. Nursing interventions and outcomes classifications in patients with wounds: crossmapping. Revista Gaúcha de Enfermagem, v. 37, n. 2, p. 55033. 2016. PAULA, Vanessa Albuquerque Alvim de; SOUZA, Irene Duarte; ALMEIDA, Regina Lúcia Muniz de; SANTOS, Kelli Borges dos. O conhecimento dos enfermeiros assistenciais no tratamento de feridas / Wound care knowledge of assistant nurses. HU rev ; 45(3): 295-303, 2019. BRASIL.Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Departamento de Gestão da Educação em Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde/Ministério da Saúde, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Brasília: Ministério da Saúde, 2009. OLIVEIRA, Lanielle de Sousa Brito; COSTA, Elaine Carininy Lopes da; MATIAS, Jucileide Gomes; AMORIM, Lidiane Lindinalva Barbosa. Os efeitos da capacitação da equipe de enfermagem sobre avaliação e cuidado de pacientes com feridas. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 5, p.29707-29725, may. 2020.


Inserção do estudante

Os acadêmicos de enfermagem tem em sua grade curricular o conteúdo de feridas e curativos, mas a abordagem desse conteúdo também aparece de forma transversal em outras disciplinas do curso e também no último ano durantes os estágios curriculares na área hospitalar e na atenção primária. Desta forma, esse acadêmico está apto a contribuir durante a execução de todo o projeto, participando ativamente na busca de embasamento teórico-científico, preparo, realização (palestrante) e avaliação das capacitações. Em contrapartida, o projeto na sua área de atuação permite que ele seja inserido precocemente nos cenários de prática, de forma remota, por meio do intercâmbio com a equipe de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem), que é o público-alvo do projeto. Esse contato permite que o aluno aplique os conhecimentos teórico-práticos aprendidos em salas de aula e laboratórios de ensino, estabelecendo a interlocução entre teoria e prática. Além disso, a troca de conhecimentos com a equipe do projeto (técnicos-administrativos, docentes, médico e enfermeira) é extremamente importante para a formação do aluno. Inicialmente, na primeira reunião com a coordenação, serão apresentadas ao acadêmico as metodologias que serão utilizadas, para que ele possa estar apto a executá-las. O aluno apresentará o conteúdo da capacitação elaborado por ele à coordenação do projeto, para que sejam realizadas as adaptações e ajustes necessários. Mensalmente, o acadêmico deverá preencher um Relatório (documento interno do Projeto), com todas as atividades realizadas e observações importantes, para que possa servir como direcionamento para a próxima reunião. Serão realizadas reuniões mensais da equipe do projeto, para que possa ser feita uma avaliação das atividades anteriores, identificação de falhas e realização de ajustes necessários, planejamento das próximas etapas, atualização, discussão de casos, etc. O discente bolsista será responsável pela busca de referencial teórico, confecção, elaboração e produção de todo o conteúdo que será abordado nas capacitações, além de conduzir a capacitação, sob supervisão da equipe. Todas os encontros serão conduzidos pelo discente juntamente com um ou mais membros da equipe. Ele também será responsável pela tabulação dos dados dos questionários apresentados. O projeto será supervisionado e acompanhado diretamente e continuamente pela coordenação, durante todas as atividades desenvolvidas. Cada encontro será programado com antecedência e agendados previamente com o referido hospital, e comunicados ao público-alvo via e-mail e grupo de Whatsapp. Além disso, os relatórios mensais (documento interno do projeto), mensal, semestral e anual (PIBEX) serão avaliados criteriosamente.


Observações

Considerando as constantes mudanças em todas as áreas do conhecimento e não diferentemente na área da saúde, é extremamente necessária a atualização da equipe de enfermagem da área hospitalar no tema feridas e curativos, com o objetivo de qualificar a equipe e uniformizar as condutas, de forma que o atendimento prestado ao paciente portador de feridas seja mais eficaz e seguro. O hospital onde será desenvolvido o projeto se enquadra na classificação de nível 2, ou seja, hospital distrital ou estadual com capacidade de 100 - 300 leitos, salas de cirurgias de porte pequeno e grande, equipadas adequadamente, no qual são realizados tratamentos a curto prazo de 95 a 99% das condições mais importantes que ameaçam a vida. O mesmo realiza uma média de 220 cirurgias ao mês, aproximadamente 2640 cirurgias ao ano, além de partos normais e cesáreas que totalizaram 1056 no ano de 2019. Além disso, é referência em Ortopedia e Traumatologia, e admite pacientes com diversos casos de feridas complexas advindas de traumas em geral. Portanto, a capacitação da equipe de enfermagem, como forma de uniformizar a avaliação e conduta nesta área, é extremamente necessária. O acadêmico de enfermagem está apto a participar desse projeto, e tem muito a contribuir, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em diversas disciplinas do curso.


Público-alvo

Descrição

O público beneficiado diretamente será os profissionais de saúde (29 enfermeiros, 94 técnicos de enfermagem e 05 auxiliares de enfermagem) de um hospital no interior de Minas Gerais. Os pacientes usuários dos serviços serão beneficiados indiretamente.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina/mg

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O projeto será desenvolvido e possível mediante a parceria com o Hospital Nossa Senhora da Saúde. A provedora do hospital, representante legal da instituição, está ciente e de acordo com mesmo, assim como o enfermeiro responsável técnico.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Realização de reuniões mensais da equipe do projeto, para que possa ser realizada uma avaliação das atividades anteriores, identificação de falhas e realização de ajustes necessários, planejamento das próximas etapas, atualização, discussão de casos, etc.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Busca de embasamento teórico-científico para elaboração do conteúdo abordado nas capacitações do projeto e também confecção de produção científica. Organização de todos os encontros do projeto.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Realização das Capacitações