Visitante
e-SARAU: pílulas poéticas para isolad@s
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
patrik aparecido vezali
2021102202176156
faculdade interdisciplinar em humanidades
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
comunicação
artes integradas
regional
não é vinculado a nenhum programa.
Sim
Membros
fernanda valim côrtes miguel
Vice-coordenador(a)
deivid andrew otoni pereira
Bolsista
guilherme mateus do carmo
Voluntário(a)
luana caroliny bispo
Voluntário(a)
tarcila ferreira leao
Voluntário(a)
Este projeto visa ampliar o acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e divulgação cultural através do incentivo à criação artítica com a apresentação de declamações/gravações de áudio de poemas autorais inéditos via aplicativo WhatsAp
Criação Literária, Antologia Poética, Sarau Virtual,
Considerando as novas medidas de biossegurança adotadas no combate à pândemia do Corona Vírus (COVID-19), que nos abateu neste ano de 2020, foi necessária nossa adaptação à vários “novos” espaços de interação, de ensino, de reflexão e de cultura, seja em nossa vida pessoal, seja no âmbito acadêmico da UFVJM do qual fazemos parte. Assim, nossas interações cotidianas que eram basicamente atuais/presenciais, passaram a ser prioritariamente virtuais dado a necessidade de isolamento social demandado para tentar diminuir a incidência de contágio do vírus. A virtualidade, da internet em geral e as interações pessoais através das redes sociais em específico, assumiu papel fundamental para os ajustes sociointeracionais que ocorreram efetivamente neste período. Dessa forma, o agregar e o cooperar tipicamente humanos (Tomaselo, 2019), mesmo que barrados no isolamento, foram potencializados nos diversos ambientes virtuais da internet, ocasionando até o surgimento e/ou consolidação de gêneros textuais expecíficos com a live. Observa-se, também, que a maioria dos estudantes de nossa IFES encontra-se interagindo e produzindo cultura nas diversas plataformas virtuais como PodCast, Youtube, Instagram, WhatsApp, TikTok, etc., o que demonstra que suas rotinas permanecerão invariavelmente ligadas a esses ambientes, uma vez que não há previsão para o fim da pandemia. Considerando esse cenário, apresentamos o e-Sarau, que se propõe a realizar encontros quinzenais via grupo de WhatsApp, no qual artistas da comunidade acadêmica da UFVJM e das regiões de abrangência de todos os campi de nossa IFES poderão declamar e compartilhar seus poemas em gravações de áudio. O intuito é que seja editorado e publicado, ao final do projeto, um audiolivro com antologia de poemas autoriais de artistas/poetas da região declamados no e-Sarau da UFVJM. Estudantes, artistas e amantes da literatura que vivem nos campos de abrangência da UFVJM são nosso primeiro público-alvo. Contudo, os benefícios deste projeto não atingirão apenas o vinculados diretamente a ele, já que, por conta de objetivo final, teremos um produto de fácil e livre circulação social. Assim, evidenciamos que nosso público beneficiário também são as pessoas que conseguirmos alcançar pela publicação e divulgação do audiolivro na internet. Os integrantes poderão participar como ouvintes e/ou declamadores. A avaliação de engajamento do grupo partirá de uma análise coletiva quanto à efetividade do projeto na contribuição do bem-estar e amparo de cada indivíduo. Os Centros Acadêmicos da FIH/UFVJM contribuirão na divulgação do e-Sarau. As demais parcerias com o Cambar Coletivo e com LAC – Grupo de Pesquisa em Literatura, Arte e Cultura (UFVJM/CNPq) ficarão responsáveis pelo argumento, pela fundamentação teórico-metodológica do projeto e pelo apoio logístico na execução dos encontros do e-Sarau. É vetado a todos os associados qualquer tipo de plágio ou manifestação literária/discursiva que vá contra os direitos básicos ou éticos dos outros participantes. A partir disso, o grupo poderá funcionar como um depósito artístico-literário, no qual os autores e/ou intérpretes poderão deixar suas contribuições pessoas através de suas obras apresentadas e da participação nas discussões/reflexões propostas para os diversos encontros ao longo do ano.
Os diversos fatores consequentes da pandemia como a queda da renda básica familiar, o ensino remoto, o distanciamento social, o abalo da saúde psicológica, entre outros estão levando os estudantes a questionarem suas determinações referentes à conclusão da própria graduação. Isso se dá principalmente porque outras urgências lhes foram impostas. Contudo, “a atitude de evadir pode ser uma resposta à falta, na universidade, de um ambiente receptivo aos problemas que surgem ao longo da formação. Se existissem alternativas para os problemas percebidos, os alunos tenderiam à permanência” (BARDAGI E HUTZ, 2005). Assim, um dos objetivos deste projeto é propor o sarau como um lugar de acolhimento ao relacionar cultura, cotidiano e refletir sobre as inquietações do brasileiro durante uma crise nacional. O e-Sarau nasce em concordância com as estratégias da Política Cultural da Universidade, ao considerarmos que ele propõe ações ampliação do “acesso da comunidade acadêmica da UFVJM aos meios de produção e fruição cultural” (2012, p. 2), e que auxilia “na proteção e na promoção da diversidade cultural” (2012, p. 2). Destacamos que a escolha do aplicativo WhatsApp como plataforma/palco virtual para o e-Sarau advém do entendimento de que grande parte do público-alvo não possui uma boa internet. Como a proposta é alcançar o maior número de artistas possível, essa plataforma mostra-se popular e acessível. Observamos também, que a atividade aqui proposta promove “a comunicação e a viabilização da troca entre os diversos agentes culturais, difundindo bens, conteúdos e valores” (2012, p. 2), além de incentivar o “uso da mídia eletrônica e da internet para a produção e a difusão da crítica artística e cultural” (2012, p. 3). Sobretudo, este projeto objetiva, em sua essência, oferecer um espaço de discussão, onde a cultura é interpretada como “área de conhecimento importante para a formação universitária” (2012, p. 3). O e-Sarau também estimulará, “(...) por meio do fazer cultural-artístico, a formação de público e a valorização dos espaços dedicados à cultura e às artes” (Objetivo 2.1.2 do Edital Proexc 02/2021). Outro grande alvo é a produção do audiolivro com antologia de poemas selecionados das declamações no WhatsApp. Após dez meses de encontros virtuais, estipula-se concentrar mais de trezentos áudios de poesias, e vinte desses serão selecionados para compor o Audiobook. O que vai ao encontro do objetivo 2.1.5 do Edital Proexc 02/2021 que pretende “promover o registro, a valorização e a divulgação de expressões culturais das regiões de abrangência da UFVJM” (2020, p. 2). Este material será disponibilizado para toda a comunidade, como o produto de uma ação estudantil que intenta levar arte ao dia a dia das pessoas. Espera-se que ao longo do ano de vigência do projeto, através das parcerias estabelecidas, que o grupo amplie seu número de apoiadores, tornando-se um espaço tão plural quanto a própria literatura.
O objetivo geral desse trabalho é o incentivo à produção literária e superação das distâncias físicas ocoasionadas pelo distanciamento social através de encontros virtuais via WhatsApp para a promoção e divulgação de poemas autorais inéditos, constituindo o e-Sarau. Por seu turno, os objetivos específicos são: - Promover o incentivo à criação literária ao oferecer plataforma e suporte para a divulgação artística; - Proporcionar acolhimento artístico-cultural de isolad@s a partir de uma comunidade literária virtual específica; - Divulgar de criações artísticas através dos saraus virtuais. - Selecionar, editorar e publicar/divulgar de audiolivro com antologia poética de artistas da região e da comunidade acadêmica da UFVJM com textos criados no contexto da pandemia.
As principais metas do e-Sarau visam, prioritariamente, diminuir índice de evasão que tende a aumentar neste contextual atual de isolamento social. Dessa forma, a primeira é que a divulgação alcance todos os cursos da UFVJM, para que o grupo tenha uma composição plural. Com esse ganho, entende-se que os estudantes poderão difundir a ideia a seus círculos sociais não associados à academia, aumentando cada vez mais a abrangência do projeto. A partir da propagação do grupo, surge a segunda meta. Esta consiste no estabelecimento de parcerias a outros coletivos artísticos/literários como o Cambar Coletivo, que nos apoiará com base teórico-metodológica para incentivar e promover a criação artística. Em terceiro, espera-se estimalar à produção e declamação de mais de 300 poemas por membros da comunidade acadêmica e moradores da região da UFVJM. Por fim, nossa meta principal é divulgar as produções realizadas através da publicação do audiolivro, subindo-o para plataformas virtuais como o PodCast, o YouTube, o Instagram, etc. Também pretende-se realizar evento virtual de lançamento antologia poética do e-Sarau.
A metodologia de trabalho deste projeto está baseada especificamente na noção de “programas per-formativos” (cf. Rabelo, 2014), visando subsidiar, principalmente, os processos criativos do corpo-em-arte, bem como sustenta-se pelas pesquisas do Cambar Coletivo, grupo artítico que, em suas ações: (...) buscam reforçar o aspecto lúdico inerente as relações humanas e a manei-ra como podemos ocupar os espaços e o tempo onde vivemos. Os interesses que impulsionam nossas ações envolvem um questionamento ininterrupto so-bre os acordos, os limites e as convenções em que os eventos artísticos são negociados entre seus participantes. Atrelados a estes interesses, priorizamos ainda a subversão de espaços para uso como território da arte. (CAMBAR COLETIVO, 2020, s/p). Assim, o apoio do grupo ao e-Sarau, conforme carta de anuência em anexo, servirá de alicerce para o desenvolvimento de ações de incentivo à criação artística propriamente dita e, também, de compartilhamento dos procedimentos de pesquisa e criação. Visamos, dessa maneira, unir acadêmia e sociedade na construção de conhecimento, na superação das dificuldades dos contexto atual e na sensibilização pela vida através da arte poética. Primeiramente, após montagem da equipe e divulgação do projeto, será criado um grupo de WhatsApp com o título “e-Sarau UFVJM”. A divulgação das ações do projeto se darão pelos meios de comunicação da instituição e das redes sociais relacionadas à comunidade estudantil, bem como terá o apoio dos Centros Acadêmicos de Letras e de História da FIH. O grupo ficará silenciado até o momento de cada encontro, que ocorrerá com uma frequência de duas vezes ao mês, ao longo de dez meses. Os últimos dois meses de projeto serão dedicados à seleção, à editoração e à publicação/divulgação do audiolivro com antologia poética. No início de cada encontro do e-Sarau será passada uma lista de ouvinte e outra de inscrição para as apresentações. O eSarau seguirá a ordem de inscrição. Cada áudio a ser declamado/postado no grupo deverá obedecer à seguinte estrutura: • Nome do intérprete. • Caso seja vinculado à UFVJM, apresentar o curso ou categoria. • Caso não seja vinculado à UFVJM, apresentar cidade. • Nome do autor da obra. • Texto. Ao final de cada apresentação o moderador do grupo (bolsista/coordenados das ações) abrirá o espaço para o momento dos “estalinhos”, que consiste no agradecimento/aclamação dos demais integrantes ao autor ou intérprete da obra. Terminada as apresentações, iniciaremos o espaço de discussão livre, no qual os membros poderão comentar e refletir sobre os poemas apresentados, como também apresentar e/ou comentar sobre seus respectivos processos de criação artística. Após cada encontro, a equipe do e-Sarau organizará os conteúdos autorais em arquivo, para facilitar a seleção a ser realizada em novembro de 2021. O audiolivro conterá vinte faixas que serão dispostas de acordo com o teor do material reunido. Os critérios de seleção para as obras que poderão compô-lo obedecem à seguinte sequência: • Texto autoral. • Proximidade do texto à realidade das áreas de abrangência dos diversos campi da UFVJM. • Produção realizada no período de pandemia. • Texto de grande impacto entre os participantes do grupo. Para o encerramento do projeto será promovido evento virtual de lançamento do audiolivro que contará com a participação da comunidade acadêmica, terá espaço para falas dos integrantes da equipe e para depoimentos de autores com texto(s) publicados no audiolivro.
ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de. Oficina de criação literária: o experimentalismo do texto. Letras de Hoje, Porto Alegre, n. 23, p. 141-148, 1988. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/16972/11002>. Acesso em /11/2020. BARTHES, Roland. Escritor e escrevente. In: ______. Crítica e verdade. Tradução de Geraldo Gerson de Souza. São Paulo: Perspectiva, 1982. p. 31-39. BRASIL. Metas do Plano Nacional de Cultura. 2020. Brasília: Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura. Disponível em: http://pnc.cultura.gov.br/category/metas/4/ Acesso em: set. 2020. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ___. Vários Escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul / São Paulo: Duas Cidades, 2011. CHARTIER, Roger. A aventura do livro. Do leitor ao navegador. Conversações com Jean Lebrun. 1a reimpressão. Tradução Reginaldo Carmello Corrêa de Moraes. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo/Editora UNESP, 1998. FREUD, Sigmund. Escritores criativos e devaneios (1908). In:______. Obras completas de Sigmund Freud: edição standart brasileira. Trad. de Jayme Salomão. Rio de Janeiro: Imago, 1996. V. IX. FREUD, Sigmund. O escritor e a fantasia. In: ____. Obras completas, volume 8: O delírio e os sonhos na Gradiva, Análise da fobia de um garoto de cinco anos e outros textos (1906-1909). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Cia das Letras, 2015. MARTINS, Leda. Performances da oralitura: corpo, lugar da memória. In: Revista letras nº 26 – Língua e Literatura: Limites e Fronteiras. Programa de Pós-Graduação em Letras – PPGL/UFSM, 2003. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/letras/index>. Acesso em: out de 2020. MAY, Rollo. A coragem de criar. Tradução de Aulyde Soares Rodrigues. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982. MOSCOVICH, Cíntia. A Oficina de Criação Literária na formação do escritor. In: ASSIS BRASIL, Luiz Antonio de (Coord.); DOVAL, Camila Canali; SILVA, Camila Gonzatto da; SILVA, Gabriela (Org.). A escrita criativa: pensar e escrever literatura. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 22-24. OLIVEIRA, Nelson de. A oficina do escritor: sobre ler, escrever e publicar. Cotia: Ateliê, 2008. RABELO, Antonio Flávio Alves. Cartografia do Invisível: paradoxos da expressão do Corpo-em-Arte. 2014. 322 p. Tese (doutorado) – Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: <http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/285254>. Acesso em: set. 2020. SILVA FILHO, Cunha e. Oficinas literárias: validade, fins, limites. Disponível em: <http://www.portalentretextos.com.br/colunas/letra-viva/oficinas-literarias-validade- fins-limites,212,2197.html>. Acesso em: 18 maio 2015. THIONG´O, Ngugi wa. Writers in politics, a re-engagement with issues of literature and society. A revised and enlarged edition. Oxford: James Currey/Nairobi: EAEP/ Ports Mouth: Heineman, 1997. UFVJM. RESOLUÇÃO Nº. 26 do CONSEPE – Política Cultural. Pró-reitoria de Extensão e Cultura, 2012. UFVJM. Edital Proexc 02/2021. Diamantina: Pró-reitoria de Extensão e Cultura, 2020. WISNIK, José Miguel. Ficção ou não: literatura, fake news, ativismo identitário. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HENDHvUutK0. Acesso em: set. 2020.
A equipe do e-Sarau será composta por discentes que estejam matriculados em algum dos cursos da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades – FIH/UFVJM, já que suas ações demandam esforço interdisciplinar conjunto por estarem alicerçadas em habilidades e competências que vão desde os estudos do corpo-em-arte, passando por pontos específicos como a curadoria, o tratamento de arquivos de áudio, a editoração, etc., chegando na própria divulgação em si. Assim, a formação multidisciplinar encontrada nessa unidade acadêmica, sugere que haja capital humano hábil e capacitado para o denvolvimento no projeto. Por seu turno, participar do projeto contribuirá para uma formação mais ampla de nossos estudantes que aprofundarão suas habilidades e competências para a própria pesquisa acadêmica ao utilizarem metodologias diversas e/ou externas ao próprio fazer científico. Também a parceria com grupos com o Cambar Coletivo possibilitarão o aprofundamento do conhecimento em áreas de certa forma negligenciadas em nossos currículos. A seleção dos estudantes colaboradores e do bolsista que ficará responsável por coordenar as ações de equipe de estudantes colaboradores considerará conhecimentos prévios de produção cultural, de curadoria, de tratamento de dados em áudio, bem como de revisão e editoração. Tendo essas habilidades de base, eles serão capacitados para a gerência e desenvolvimento das ações propostas através de cursos e reuniões de trabalho com os apoiadores deste projeto. Os integrantes dos projeto reunirão-se quinzenalmente após os encontros do e-Sarau para discussão/reflexão sobre as ações realizadas, para aprofundamento teórico e para cursos de capacitação que forem necessários. A avaliação da participação será contínua e global e visa obervar o desenvolvimento de habilidades e competências nas várias frentes de atuação deste projeto. A atividades a serem realizadas pelos participantes são referentes à divulgação, promoção e execução do e-Sarau e, ao final do processo, de seleção dos textos, de tratamento dos áudios recebidos, de editoração do material e de divulgação do resultado final.
A relevância primordial deste projeto reside no fato incontestável de que a poesia sempre estabelece diálogo primordial com o contexto atual de incertezas, fornecendo-nos mecanismos de reflexão e de superação das adversidades da vida, como o isolamento social advindo com a pandemia. A literatura desestabiliza a normas, apresentando, assim, grande potencial de humanização da vida ao dar vazão aos nossos sentimentos mesmo que isso ainda dê-se no nível da propriocepção ou de categorias semióticas primárias como a percepção da cor e do cheiro. Também, o projeto vale como oportunidade aos artistas da região e outras áreas de criarem e divulgarem seus trabalhos, como apoio na manutenção da saúde mental tão abalada pelo isolamento social. Valoriza-se a criação literária como parte de identidade social acolhimento e promoção dos artistas de nossa região. Enfim, intenta-se a criação de oportunidade de a comunidade universitária e região poderão declamar seus poemas, discutir suas criações e estabelecer relações no cotidiano pandêmico. Ao mesmo tempo, objetiva estimular a conservação de espaços de partilha artística, através da cultura. -
Público-alvo
Estudantes da UFVJM, artistas e amantes da literatura em geral que moram nas regiões de abrangência da UFVJM constituem nosso primeiro público-alvo. Contudo, os benefícios deste projeto são mais amplos e ultrapassarão nossos limites regionais através da p
Municípios Atendidos
Diamantina
Teófilo Otoni
Unaí
Janaúba
Parcerias
O apoio do grupo servirá de alicerce para o desenvolvimento de ações de incentivo à criação artística propriamente dita e, também, de compartilhamento dos procedimentos de pesquisa e criação. Visamos, dessa maneira, unir acadêmia e sociedade na construção
A parceria se constituirá através do diálogo entre seus colaboradores, participação nasações do projeto, troca de experiências, oficinas e divulgação.
Cronograma de Atividades
Criação de grupo no WhatsApp.
Condução do e-Sarau no aplicativo
01/02/2021
31/10/2021
Conduzir as ações do grupo no aplicativo como manter a ordem de apresentação e moderar a discussão ao final.
Tarefas de seleção, editoração e publicação de audiobook com antologia poética.