Visitante
Projeto “Rádio Zói d’Água”: memória, música e poesia dos Vales
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
jose carlos freire
20211022021200159
departamento de ciências humanas e sociais
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
educação
música
regional
não é vinculado a nenhum programa.
Não
Membros
nathália petrocelio fonseca
Bolsista
herena reis barcelos
Voluntário(a)
gheidlla jheynnata mendes nogueira
Voluntário(a)
rafael lucas santos avelino
Voluntário(a)
O presente Projeto se baseia na experiência pessoal do proponente realizada ao longo do ano de 2020 intitulado “Rádio Zói d’Água”, uma singela homenagem aos velhos programas de rádio. Nesse sentido, o Projeto de extensão de apoio à cultura e a arte que or
Música, cultura, Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri
O presente Projeto se baseia na experiência realizada ao longo do ano de 2020 intitulado “Rádio Zói d’Água”, uma singela homenagem aos velhos programas de rádio. A inciativa partiu de uma proposta pessoal, produzida e apresentada pelo proponente do presente Projeto e se configurou no formato de um Programa semanal, divulgado nas redes sociais aos domingos pela manhã. O objetivo inicial era modesto: a partir de uma imitação dos programas de rádio, alegrar um pouco as manhãs de pessoas mais próximas durante o período da pandemia. A partir do retorno positivo, firmou-se o “Prosa de Domingo”, com roteiro variado, abordando, inicialmente, as aspectos da música caipira que eram a grande marca dos antigos programas matinais de rádio. Após oito semanas, houve um passo importante: o conteúdo, antes enviado por lista de contatos como áudio de whatsapp, passou a ser disponibilizado em um canal do youtube (www.youtube.com/radiozoidagua). A primeira temporada, com dezesseis programas, encerrou-se com grande sucesso, tendo o canal atingido mais de 100 inscritos em distintas regiões de Minas Gerais, além de ouvintes de outros estados. Destacou-se naquela temporada o quadro “Lembranças do Rádio”, em que os participantes narravam sua memória afetiva do rádio. Foi possível perceber a relevância da discussão feita por autores como Theodor Adorno (2003) e Walter Benjamin (1987) a respeito da narração e da memória e o quanto tais elementos se tornam desafiadores a partir dos processos de modernização da sociedade. A segunda temporada se iniciou em agosto com uma proposta definida: apresentar nomes contemporâneos da música de viola. O roteiro dos programas passaram a seguir um padrão, com três partes: após a tradicional introdução, uma música do universo caipira, seguido de uma poesia ou um causo e, por fim, o nome de um violeiro ou uma violeira. Nesse processo, evidenciou-se a ideia de uma experiência emancipadora propiciada pelo encontro entre cultura popular e estudo (BONDÍA, 2002). Atualmente o canal do youtube “Rádio Zói d’Água” conta com mais de 180 inscritos, tendo o programa “Prosa de Domingo” a média de 100 a 250 visualizações por semana. É desse histórico que surge o propósito deste Projeto: transformar essa iniciativa em uma atividade de extensão universitária, enfocando, na próxima etapa, a música e a cultura da região dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Compreende-se que o Projeto contribuirá para o fortalecer o sentimento de pertencimento dos habitantes da região de abrangência da UFVJM, visto que a música, em seu contexto histórico, expressa sentimentos e valores de um povo. Devido ao processo de mercantilização e padronização do que se convencionou nomear de indústria cultural (HORKHEIMER & ADORNO, 1997), é muito comum que a chamada música regional fique em segundo plano. Nesse sentido, um projeto como o aqui proposto tem como intuito divulgar a musicalidade dos Vales que encontra dificuldade de veiculação mesmo nas rádios convencionais presentes nestas regiões. É importante lembrar que existe uma relação direta entre a história, a formação social e o tipo de música encontrada em uma região (LEANDRO, 2011). É o que pesquisadores sobre a música em geral, como Tinhorão (2010) ou sobre o horizonte da viola caipira de modo específico (VILELA, 2004/5; 2010; 2017) enfatizam. Há um processo educativo de gerações novas que aprendem com as mais antigas (DIAS, 2010). Elementos como o instrumento, a música/texto e o público configuram uma elaboração permanente (GARCIA, 2007; VILELA, 2010). Desse modo, o Projeto se afina com a proposta do Plano Nacional de Cultura, preconizado de forma sintética em sua 4ª. meta, em que se propõe uma Política nacional de “proteção e valorização dos conhecimentos e expressões das culturas populares e tradicionais” (BRASIL, 2011, p.11). Ao se inspirar nos programas de rádio, pretende ser uma é uma forma de manutenção do enraizamento que a música faz (VILELA, 2017). Além disso, coloca-se em sintonia com a Política Cultural da UFVJM ao promover a interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência/tecnologia e arte.
O Projeto tem como objetivo geral divulgar a produção musical de artistas oriundos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, cujo conteúdo se oriente pela conservação e desenvolvimento da cultura dessas regiões. Como objetivos específicos apresentam-se os seguintes: a) Propiciar a interlocução entre artistas e população dos Vales por meio de programa semanal veiculado pela internet; b) Realizar mapeamento e documentação de expressões musicais das regiões dos vales; c) Promover a memória da música popular destas regiões já registradas em trabalhos gravados em disco ou CD; d) Divulgar a produção musical recente que esteja em sintonia com o objeto geral do Projeto; e) Utilizar a da internet para a produção e a difusão da crítica cultural por meio de programa mensal de entrevistas com artistas dos Vales. Os objetivos estão intimamente articulados, visto que o levantamento e o mapeamento possibilitarão dar visibilidade ao que já existe em torno da música das regiões, bem como incentivar a população a reconhecer e valorizar essa produção musical.
O Projeto terá as seguintes metas: a) Organizar um acervo em formato digital com as principais produções musicais de artistas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri afinadas com o Projeto; b) Promover o programa semanal “Prosa de Domingo” durante os meses de fevereiro a novembro de 2021, com a estimativa de 40 (quarenta) edições; c) Promover o programa mensal “Prosa Cultural” durante os meses de março a dezembro de 2021, com a estimativa de 10 (dez) edições.
Serão adotados os seguintes procedimentos: a) Mapeamento e levantamento da produção musical de artistas dos Vales: terá como referência a produção registrada em trabalhos gravados em disco ou CD, cujo conteúdo se oriente pela conservação e desenvolvimento da cultura dessas regiões, com indicação da autoria de composição e interpretação; b) Divulgação musical: serão realizados programas semanais nas manhãs de domingo com conteúdo musical, poesia e agenda cultural dos Vales utilizando-se de canal do youtube. c) Difusão da crítica cultural: serão realizados programas mensais de entrevista com artistas e produtores culturais dos Vales, bem como com pesquisadores das humanidades que se dediquem ao tema da cultura. O público-alvo participará da programação por meio do canal do projeto, que disponibilizará permanentemente a forma de contato. Haverá acompanhamento quantitativo do número de inscritos no canal e de mensagens enviadas e também acompanhamento qualitativo a partir da avaliação feita pelo público-alvo. O Projeto prezará pela indicação da autoria de composição e gravação do conteúdo musical divulgado nos programas. Ao longo de sua execução o Projeto buscará estreitar contatos com associações e iniciativas no campo da música dos Vales com o intuito de, numa segunda edição, estabelecer parcerias que fortaleçam e aperfeiçoem os objetos propostos para o ano de 2021.
ADORNO, Theodor W. “Posição do narrador no romance contemporâneo”. In: Notas de literatura I. Tradução de Jorge M. B. Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34: 2003, p. 55-64. BENJAMIN, Walter. “Experiência e pobreza”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 114-119. _________. “O narrador. Considerações sobre a obra de Nicolai Leskov”. In: Obras Escolhidas. Vol. I. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987, p. 197-221. BONDÍA, Jorge Larrosa. “Notas sobre experiência e o saber da experiência”. In: Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr 2002. BRASIL. Ministério da Cultura. Metas do Plano nacional de cultura. 2011. DIAS, Saulo Sandro Alves. O processo de escolarização da viola caipira: novos violeiros (in)ventano moda e identidades. 2010. 244 p. Tese (Doutorado), Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. GARCIA, Rafael Marin da Silva. A volta que o mundo dá. Monografia (Bacharelado em Instrumento). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2007. HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997. LEANDRO, José Dário. Da poesia épica à moda-de-viola : uma aliança inseparável entre literatura e música. Dissertação (Mestrado em Literatura). Universidade de Brasília, Brasília, 2011. TINHORÃO, José Ramos. História Social da Música Popular Brasileira. Editora 34, Ed. 1, 1990. VILELA, Ivan. “Na toada da viola”. REVISTA USP. São Paulo, n.64, p. 76-85, dezembro/fevereiro 2004-2005. __________. “Vem, viola vem tocando”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 24 (69), p. 323-347, 2010. __________. “Caipira: cultura, resistência e enraizamento”. In: Revista Estudos Avançados. São Paulo, nr. 31 (90), p. 267-282, 2017.
Quanto ao discente bolsista, seu processo de seleção levará em conta a afinidade com o projeto, bem como em que medida sua formação na graduação ou experiência prévia à Universidade podem contribuir para o Projeto. O discente será capacitado para o trabalho de pesquisa e levantamento da produção musical da região de abrangência do Projeto, bem como de domínio de técnicas de mídia digital para o suporte na construção dos programas semanal e mensal. Desse modo, suas principais atividades serão: a) levantamento da produção musical das regiões; b) organização do acervo; c) atualização da agenda cultural das regiões para o Programa semanal; d) preparação das músicas para o Programa semanal, com a indicação dos respectivos créditos autorais; e) contato com os convidados para o Programa mensal e organização da agenda; f) elaboração de trabalho para apresentação em evento acadêmico com os resultados parciais do Projeto; g) participação em evento acadêmico para a apresentação de trabalho relacionado ao Projeto; h) elaboração do relatório parcial no final do primeiro semestre e do relatório final no término do prazo do Projeto. Quanto aos demais discentes da Universidade, bem como demais integrantes da comunidade acadêmica, receberão divulgação das atividades do Projeto, a fim de que possam acessar o conteúdo produzido, bem como participar da programação.
Entendemos que a divulgação da música dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri pode ser um fator de grande relevância social, promovendo, por meio da arte, a integração do indivíduo na sociedade. Lançando mão de um veículo contemporâneo como a internet, o Projeto busca resgatar o princípio que norteava os antigos programas de rádio: a interlocução entre artistas e público.
Público-alvo
a) Quantidade de pessoas, do público beneficiário, que participaram da construção da proposta: a equipe inicial é formada por 4 (quatro) integrantes; b) Quantidade de pessoas que serão envolvidas diretamente: haverá articulação com artistas das regiões
Municípios Atendidos
Desconhecido
Municípios Dos Vales Do Jequitinhonha E Do Mucuri
Parcerias
Em sua fase inicial o Projeto ainda não conta com parcerias com grupos artístico-culturais, no entanto, ao longo de sua execução pretende-se construir estas parcerias para a continuidade dos trabalhos no ano de 2022, aperfeiçoando a proposta e ampliando o
Cronograma de Atividades
a) Levantamento da produção musical: Janeiro, Fevereiro; b) Contato com artistas e produtores culturais para agendamento do programa mensal: Janeiro e Fevereiro; c) Preparação dos programas: durante todo o ano; d) Gravação e postagem do programa semanal no canal do Projeto: Fevereiro a Novembro; e) Gravação e postagem dos programa mensal no canal do Projeto: Março a Dezembro; f) Avaliação processual do Projeto pela Equipe: Março, Junho, Setembro e Dezembro; g) Elaboração do Relatório Parcial: Junho; h) Elaboração de trabalho para apresentação dos resultados parciais em evento científico: Agosto i) Apresentação de trabalho em evento científico: Setembro; j)Elaboração do relatório final e entrega: Novembro e Dezembro.