Detalhes da proposta

A arte na animação de torcidas - Movimentos que integram, ações de promoção e desenvolvimento artístico e cultural através do esporte

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    haroldo neves de paiva

    Número de inscrição:

    2022102202230595

    Unidade de lotação:

    departamento de odontologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    saúde

    Linha de extensão:

    artes integradas

    Abrangência:

    municipal

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

paula cristina pelli paiva Vice-coordenador(a)

gabriela larissa soares pereira Bolsista

thais amanda azevedo Voluntário(a)

Resumo

A rotina, a falta de tempo e de oportunidades, enfatizam a individualização, sedentarismo, a desvalorização da criatividade e da arte, fatores imprescindíveis que nos proporciona bem-estar físico e emocional. Nesta perspectiva o projeto “A a


Palavras-chave

saúde; cuidados; arte; educação


Introdução

A inserção na vida acadêmica, vem marcada por intensa transformação psicossocial e nesta transição o estudante enfrenta vários desafios destacando-se o novo ambiente de ensino/aprendizagem, novos vínculos emocionais e sociais, distanciamento dos familiares e amigos, algumas vezes associado à dificuldade de adaptação à nova rotina, acompanhada de novas cobranças e desafios o que pode culpminar em retenção, evasão além de alterações emocionais e físicas (Almeida & Soares, 2003). A reforma universitária prioriza as ações que envolvem a tríade ensino, pesquisa e extensão além de incentivar a inserção do estudante em atividades extra muro que ampliam seu horizonte de formação. Também é incentivado a atuação em equipes multi-trans e intradisciplinar, aproximando mais o discente da comunidade e sua realidade social, cultural e econômica. Desta forma permite um processo formativo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que beneficia simultaneamente a universidade, o profissional e a comunidade (MALTA et al., 2016). Também a integração dialógica deve ser incentivada neste contexto, integrando comunidade/universidade/serviço, cujas práticas devem envolve o conhecimento científico (universidade) e o conhecimento comum (comunidades locais, não acadêmicas), Este projeto tem como objetivo utilizar a animação de torcida como intercepto para cumprir os pressupostos das diretrizes curriculares nacionais. A animação de torcida é um esporte de competição baseado em rotinas e coreografias com elementos artísticos envolvendo dança, ginástica, acrobacias, saltos, pirâmides e elevações (DIAS et al, 2015). Essa modalidade esportiva pode ser considerada instrumento de inclusão social por meio da prática coletiva do esporte, desenvolvendo atividades administrativas, trabalho corporal, confiança e espírito de equipe, assim como ocorre em outros esportes coletivos (Schwaickardt,2018). A proposta da criação e divulgação da Arte de Torcida na UFVJM, possui caráter multi-transdisciplinar uma vez que possibilitará o desenvolvimento de uma modalidade esportiva que une perfeitamente a arte, a cultura e o desenvolvimento esportivo dos participantes, promovendo ainda um vínculo entre a universidade e comunidade. Também permitirá quebrar barreiras culturais, integrar a universidade e a sociedade e auxiliar os discentes no desenvolvimento de várias habilidades e competências que podem impactar positivamente em sua qualidade de vida e no aprendizado.


Justificativa

Atualmente, a rotina, a falta de tempo e a falta de oportunidades, enfatizam a individualização pessoal, a barreira para o desenvolvimento de atividades de cultura e lazer, esportivas, e a desvalorização da criatividade e da arte, fatores imprescindíveis que nos proporciona bem-estar geral físico e emocional. Diante disso, o projeto “A arte na animação de torcidas - Movimentos que integram” possui caráter multidisciplinar e transdisciplinar uma vez que possibilitará o desenvolvimento de uma modalidade esportiva que une perfeitamente a arte a cultura e o desenvolvimento esportivo dos participantes, promovendo ainda um vínculo entre a universidade e comunidade com a valorização dos conhecimentos tradicionais e culturais incorporando-os a essa modalidade esportiva ainda em crescimento no Brasil. Este projeto pretende promover a descoberta, o despertar e a disseminação da arte dentro do esporte para várias pessoas que nunca tiveram acesso a esse tipo de modalidade, além de proporcionar outras experiências através da prática da dança sincronizada, construções coreográficas, noções de ritmo e compasso musical, efeitos de movimentos em grupos, fundamentos teatrais gestos e expressões para aplicar durante uma apresentação, e construção de elementos de palco incluindo montagem de figurinos, músicas personalizadas, efeitos luz e sombra, e maquiagem artística explorando também aspectos das artes visuais. A animação de torcida além de trazer a arte em diversos aspectos é capaz de promover o desenvolvimento físico, corporal e mental (concentração) dos integrantes da equipe através da prática da ginástica esportiva, exercícios posturais e de fortalecimento integrado trabalhados em todos os treinos. Outro aspecto relevante na animação de torcidas está na possibilidade de mesclar os gêneros dentro da modalidade sendo a equipe então composta por homens e mulheres sem distinções, o que ajuda a quebrar o estigma imposto sobre a animação como sendo “coisa de mulher”. Em consonância a esta reflexão entende-se que não basta apenas formar discentes com a fundamentação teórica habitual, é necessário que estes tenham a oportunidade de desenvolver outras aptidões que promovam o bem-estar pessoal, a identificação e valorização da arte no dia a dia, o autoconhecimento, a socialização, e o olhar para a comunidade. Sendo assim, o projeto “A arte na animação de torcidas - Movimentos que integram” justifica-se pela importância da existência de uma modalidade artística-esportiva na faculdade UFVJM, onde alunos, técnicos, docentes e a comunidade de Diamantina terão a oportunidade de participar, conhecer, praticar e se descobrir dentro de todas as possibilidades que a modalidade oferece, podendo incluir aspectos regionais, artísticos e culturais a pratica, e permitindo a configuração de situações mediante a realização dessas formas artísticas. Através deste projeto os participantes poderão alcançar o bem-estar fazendo arte, expressando sentimentos, expressando quem são, o que pensam e o mais importante poderão enxergar mais uns aos outros. Além disso, como é uma modalidade ainda vem ganhando espaço na nossa cultura, necessita de mais incentivo e divulgação, para popularização da mesma no Brasil, contribuindo assim no aumento de oportunidades para a população, afim de descobrir novos atletas. Portanto este projeto também busca contribuir na promoção desta modalidade que concilia a arte com o esporte, através do ensino e pesquisa gerada com o trabalho realizado.


Objetivos

OBJETIVO GERAL Integrar a Universidade com a comunidade de Diamantina através de uma modalidade de esporte capaz de despertar o bem-estar e estimular o desenvolvimento de novas competências, tornando ainda mais ativa a participação dos alunos em atividades que promovam o desenvolvimento artístico e o despertar cultural e esportivo dentro da faculdade, possibilitando maior interação social, com consequente desenvolvimento multidisciplinar. OBJETIVOS ESPECÍFICOS ● Estimular o despertar para novas práticas artísticas e culturais ● Incentivar o desenvolvimento de expressões artísticas e físicas dos participantes através de rotinas criadas constantemente contemplando várias áreas de interesse; ● Estimular o desenvolvimento de novas competências; ● Incentivar a pratica de uma nova modalidade esportiva pela comunidade acadêmica e de toda Diamantina; ● Incentivar novos atletas através da oportunidade de praticar um esporte artístico ainda em desenvolvimento na cidade de Diamantina; ● Quebrar preconceitos e paradigmas com relação a pratica do esporte de animação de torcidas. ● Promover essa modalidade esportiva inclusiva que permite a participação de homens e mulheres na mesma equipe além de não seguir outros tipos de parâmetros, e que ainda é pouco difundida no Brasil; ● Participar de eventos esportivos e competições a nível municipal, estadual e nacional; ● Incentivar a criatividade e participação dos discentes em mais atividades de extensão, com maior contato com a comunidade de Diamantina; ● Levar a toda comunidade interna e externa á UFVJM ações que incentivem as práticas de esportes, o fortalecimento cultural e o desenvolvimento da arte. ● Fixar a arte da animação em Diamantina, deixando um legado para outros estudantes e moradores da cidade.


Metas

Gerar oportunidade para que alunos de graduação criem vínculos com a comunidade de Diamantina além dos muros da UFVJM; Proporcionar aos envolvidos diretamente ao projeto a possibilidade de desenvolver novas aptidões artísticas e esportivas; Desenvolvimento físico, psicológico, artístico e emocional dos participantes através do incentivo a criatividade, ao autodescobrimento, superação, o trabalho em coletividade, e o respeito; Ajudar na divulgação e disseminação dessa modalidade artística esportiva na comunidade de Diamantina e região. Incentivar um maior número de discentes a ingressar em atividades de extensão que promovam a cultura, a arte, e o bem-estar, aprimorando sua passagem pela universidade UFVJM; Beneficiar indiretamente a população de diamantina que não tem oportunidade de participar das aulas através de outras ações e projetos sociais como doações de alimentos, rodas de bate papo, bazar voluntários, entre outros. Propagar o esporte dentro da comunidade de maneira que ele se vincule a Diamantina e permaneça como legado a outros estudantes. Evoluir a equipe tanto na teoria quanto na prática para participação em competições que acontecem em todo estado; Proporcionar impacto direto na qualidade de vida dos participantes da equipe através da pratica de uma modalidade em que eles se sintam aceitos, e sintam que possam evoluir.


Metodologia

FORMAÇÃO DA EQUIPE E CAPACITAÇÃO: A equipe de trabalho será composta pelo docente coordenador do projeto, discente bolsista e voluntários da UFVJM, e colaboradores (parcerias, professores, alunos de graduação e pós-graduação). A equipe de Animação de torcida será formada por discentes, técnicos e docentes da universidade além de ser aberta a qualquer pessoa da comunidade de diamantina que queira participar da equipe ou que queira conhecer o esporte frequentando as aulas, sendo o principal requisito apresentar interesse pela modalidade esportiva e comprometimento com as atividades que serão realizadas. Após a formação inicial serão delegadas 5 diretorias dentre os membros do time contando com o aluno bolsista em sua composição, para melhor desenvolvimento das atividades, serão elas: Presidência: Responsável por coordenar as atividades do time e das demais diretorias, fechar parcerias com academias e patrocinadores, propor mecanismos de arrecadação para investimento no time em equipamentos, custo de competições e afins. Presidir reuniões semanais, deliberar termos de consentimento quando necessário, integrar as diretorias e motivar toda a equipe, para a evolução conjunta dos membros do time. Diretoria de esportes: Responsáveis por procurar competições, eventos ou acampamentos de treinamento intensivo que o time possa participar, organizar rotinas de treinamentos junto ao profissional de ginástica parceiro, estudar as regras de cada competição em que o time for inscrito e repassa-las aos demais, auxilio dos treinos semanais e responsáveis pelas aulas teóricas sobre a História do surgimento do esporte e como ele chegou ao brasil, os movimentos principais considerados na modalidade, pontuações, regras padrão e afins. Diretoria de Marketing: Responsáveis pela administração das redes sociais vinculadas ao projeto, seu principal objetivo é fazer com que o time e o que ele proporciona tenha um grande alcance dentro de Diamantina, através de criação de artes e logos, divulgação dos eventos sociais para toda a comunidade, recrutamento de integrantes para o time, seletivas, auxilia, busca por patrocinadores, planejamento e desenvolvimento de produtos vinculados ao time, e atua juntamente com a diretoria de projetos na produção e promoção de eventos de arrecadação. Diretoria de Eventos: Planejamento de ações e projetos de cunho social que beneficiem toda população de forma direta e indireta. Tais como, doações, visitas a instituições com o intuito de disseminar arte e cultura através de apresentações, ou mesmo grupos de conversa para trocas de conhecimentos, aulas práticas temáticas, entre outros que acrescentem valores na formação de todo o time. Também é de responsabilidade desta diretoria, o planejamento de eventos para arrecadações de dinheiro para ser convertidos ao time, como rifas, sorteios, cursos, eventos e afins. Diretoria Criativa: Responsável por propor, elaborar e coordenar coreografias na ausência do professor de ginástica responsável, coordenar os treinos, criar um plano de atividades semestral para o treinamento dos animadores de torcida, criar atividades de interação para autodesenvolvimento dos integrantes e do time como um todo, favorecendo o trabalho em grupo, e desenvolvendo a confiança entre os mesmos. Essa diretoria também é responsável pelas aulas que incluem a parte artísticas do esporte. O projeto se baseia em três fases: FASE 1 Divulgação do projeto e captação do público alvo: elaboração um plano de divulgação pelo estudante bolsista juntamente com os estudantes voluntários. Após a divulgação haverá uma seletiva que servirá para que todos os interessados se conheçam. Estudo e aprofundamento do tema: Neste momento serão formados grupos de estudos para aprofundamento no tema e nas práticas relacionadas com o esporte dede Animação de torcidas. Estes encontros ocorrerão semanalmente e contarão com a presença de um colaborador para mediar os debates. Planejamento: após a formação da equipe e distribuição das atribuições será consolidado o cronograma de trabalho, envolvendo as várias etapas das atividades previstas no projeto, bem como a apresentações para a comunidade e ações de divulgação. FASE 2 Treinamentos: Os ensaios serão divididos em módulos com aulas teóricas antes de iniciar a pratica em todas as competências (Dança, ginastica artística, ritmo e afins). Os treinamentos físicos que necessitem de maior proteção dos atletas como movimentos de ginástica avançados, elevações, pirâmides, e saltos serão realizados nas instalações do prédio de educação física onde conta com todo suporte para a modalidade, com uma quadra especializada com tatames para ginasticas e acrobacias, sendo o espaço solicitado na coordenação, e o treino realizado conforme disponibilidade do mesmo, para segurança e preservação dos atletas, até que o tatame seja adquirido pela equipe. Os demais treinos preparatórios que incluem outras competências como aulas de ritmo, dança, montagem coreográfica, aspectos teatrais, e atividades físicas de baixo impacto como alongamento, condicionamento físico, flexibilidade, e princípios acrobáticos serão realizados na quadra ou gramado do campos I da UFVJM, mediante agendamento prévio, podendo o local ser definido também de acordo com a disponibilidade e atividades a serem realizadas. Posteriormente serão adquiridos tatames próprios para o treino, ampliando a possibilidade de locais para a prática do esporte. O preparo semanal da equipe será realizado por um profissional qualificado de ginástica, com o apoio da diretoria de esportes que na ausência do mesmo ficará encarregada de coordenar o as atividades. As durações dos treinos semanais são de no mínimo 2 horas cada, e os acampamentos intensivos a cada 15 dias durante os finais de semana com duração mínima de 4 horas cada. O último horário de treinamento de cada mês será utilizado para reunião geral, onde todas as diretorias repassarão os planejamentos, faturamento, desenvolvimento das atividades, e para levantamento de opiniões sobre o andamento geral da equipe. Durante esta reunião geral no fim de cada mês destinada a repasses do time também serão discutidos e escolhidos ações e eventos a serem executados de forma conjunta que aproximem ainda mais o time a comunidade de Diamantina. FASE 3: Na Terceira fase do projeto o time começará a realizar apresentações e competir com o que foi adquirido nos treinos. Em caso de competições onde o número de participantes permitidos for menor que o número de integrantes do time, será realizado um levantamento de todos os interessados e caso o número de pessoas ainda exceda o teto de participantes, será realizado um sorteio. Porém todos os integrantes poderão ir nas competições e ficar como reserva. REPOSIÇÃO DOS MEMBROS A cada início de semestre serão realizadas inscrições oficiais para novos discentes que queiram fazer parte como membros do projeto para renovação da equipe. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS A cada final de mês os serão realizados relatórios que constarão os planejamentos do próximo mês tal como feedback da equipe, evolução dos participantes, valores adquiridos por arrecadação com vendas de produtos, rifas e eventos e a expectativa geral do andamento, que será repassado para toda equipe e para o coordenador responsável. Também serão formulados questionários semi estruturados para que a comunidade externa possa contribuir na avaliação do projeto.


Referências Bibliográficas

Atualmente, a rotina, a falta de tempo e a falta de oportunidades, enfatizam a individualização pessoal, a barreira para o desenvolvimento de atividades de cultura e lazer, esportivas, e a desvalorização da criatividade e da arte, fatores imprescindíveis que nos proporciona bem-estar geral físico e emocional. Neste contexto várias atividades tem sido propostas para quebrar a rotina, desestressar e aproximar as pessoas, sendo que atualmente tem crescido a valorização da arte, dança, música e esporte. A animação de torcida é um esporte de competição baseado em rotinas e coreografias com elementos artísticos envolvendo dança, ginástica, acrobacias, saltos, pirâmides e elevações (DIAS et al., 2015). Originado nos Estados Unidos da América (EUA) em 1980, por Jonhy Campbell, e posteriormente integrado por outros pesquisadores, com o intuito inicial de apoiar os times durante os jogos através do “cheer”, que significa a incentivar por meio de cantos e gritos, e posteriormente se tornando um esporte majoritariamente feminino pelo contexto histórico de guerra na época, onde a maioria dos homens tinha que se alistar tornando inviável as participações nas equipes (SOUZA & MIRANDA, 2018; DIAS et al., 2015). O esporte foi Introduzido no Brasil oficialmente em 2008 pela Comissão Paulista de animação de torcida, sendo devidamente regulamentado no país (DIAS et al., 2015). Essa modalidade esportiva pode ser considerada instrumento de inclusão social por meio da prática coletiva do esporte, sendo praticada por homens e mulheres no mesmo time, desenvolvendo trabalho corporal, confiança e espírito de equipe, prática comum em esportes coletivos (SCHWAICKART, 2018). O esporte foi dividido em classes, entre elas a colegial e universitária onde o time se apresenta e participa de competições representando seu colégio ou sua faculdade respectivamente. Dentro dessas classificações existem os níveis 1,2,3,4,5,6; sendo o nível 1, equipes que executam os movimentos básicos dos animadores, e o nível 6 movimentos mais avançados. As 2 modalidades não competem entre si, e nas demais competições as equipes são divididas pelos níveis, tornando as competições justas (WRIGHT, 2011). Uma rotina de apresentação de equipes de animação dura no máximo 2 minutos e meio, no qual são realizados movimentos rítmicos de acordo com o nível da equipe. Cada rotina conta com músicas modificadas e combinadas para realização da apresentação, mais 30 segundos de gritos de torcida, também personalizado para a equipe e competição específica (WRIGHT, 2011). O esporte de animação de torcida vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil, permitindo maior integração e despertado grande interesse entre outras modalidades artísticas e esportivas. Porém sua prática não recebe muito incentivo e sofre grande estigma pela sociedade em geral, que enxerga o esporte como uma dança realizada por meninas para animar uma torcida, quando na verdade trata-se de um esporte complexo que exige não apenas aptidões físicas como também foco, concentração, treino, e muita disciplina, além de englobar homens e mulheres à mesma equipe (FERNANDES, 2016). Diante disso, o projeto “A arte na animação de torcidas - Movimentos que integram” possui caráter multidisciplinar e transdisciplinar uma vez que possibilitará o desenvolvimento de uma modalidade esportiva que une perfeitamente a arte, a cultura e o desenvolvimento esportivo dos participantes, promovendo ainda um vínculo entre a universidade e comunidade. A partir da implementação desta modalidade de esporte, animação de torcida, na faculdade UFVJM será possível gerar oportunidades para que novas pessoas conheçam e se descubram na prática do mesmo, será possível gerar integração, ampliar visões, e proporcionar trocas de experiência pessoais, artísticas, esportivas, sociais e culturais. Também permitirá quebrar barreiras culturais, integrar a universidade e a sociedade e auxiliar os discentes no desenvolvimento de várias habilidades e competências que podem impactar positivamente em sua qualidade de vida e no aprendizado. DIAS, Jhenifer Pereira et al. O CHEERLEADER NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Educare XII congresso nacional de educação, [S. l.], p. 1-8, 26 set. 2015. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2015/21404_10450.pdf Acesso em: 19 ago. 2021 DE SOUZA, Everton Schulter; MIRANDA, Antonio Carlos Monteiro. O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO COREOGRÁFICA DE UMA EQUIPE CHEERLEADING NA CIDADE DE MARINGÁ. 27º encontro anual de iniciação científica, Maringá, PR., p. 1-4, 2 out. 2018. Disponível em: http://www.eaic.uem.br/eaic2018/anais/artigos/2803.pdf Acesso em: 19 ago. 2021. International Cheer Union. (ICU). History of The Sport of Cheer. Disponível em: http://cheerunion.org.ismmedia.com/ISM3/std-content/repos/Top/docs/ICU_History_2018.pdf Acesso em: 19 ago. 2021 Wright, Jaclyn, "THE GUIDE TO CHEERLEADING". Outstanding Honors Theses. University of South Florida Scholar Commons. p. 1-75 4 jan 2011. Disponível em: https://digitalcommons.usf.edu/cgi/viewcontent.cgi?article=1072&context=honors_et Acesso em: 19 ago. 2021 FERNANDES, Yasmin Emanuelle. Preconceito e diferença de gênero no âmbito esportivo. 2016. 41 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado -Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, 2016. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/155677 Acesso em: 19 ago. 2021


Inserção do estudante

A inserção do acadêmico deve perpassar por todas as etapas do projeto, incluindo também o contexto social e econômico no qual se insere a UFVJM, bem como os locais onde poderão atuar. Neste sentido pretende-se inserir os discentes na administração do projeto, planejamento e execução das ações, realização de grupos de estudo (ensino), apresentação da proposta (Arte de torcida) para a comunidade acadêmica e externa), através de eventos, feiras e apresentações culturais (extensão) e avaliação dos resultados e feedback da população (pesquisa) incorporando a tríade universitária em sua rotina, além de possibilitar a atuação junto a outros profissionais das mais variadas áreas.


Observações

Os acadêmicos têm várias obrigações e cobranças que muitas vezes podem culminar em sentimentos negativos que podem se transformar em problemas como a depressão, baixa autoestima, a solidão, baixo rendimento escolar e evasão. A partir de uma visão unidimensional da saúde, o projeto tenciona promover a aproximação social com o intuito de aproximar ações relacionadas as condições orgânicas, considerando também a socialização, a afetividade, os aspectos psicológicos e socioambientais através da prática esportiva associando arte, música, coreografia, dança e buscando sempre a aproximação da comunidade acadêmica com a externa de forma dialógica.


Público-alvo

Descrição

Discentes regulamente matriculados nos cursos de graduação da UFVJM. Serão apresentado para os cursos o projeto para dissemina lo e incentivar sua prática junto a comunidade acadêmica.

Descrição

Serão realizadas apresentações nas escolas de ensino médio da zona urbana da cidade para divulgação do projeto e incentivar a introdução da arte de torcida junto aos escolares, apresentando suas vantagens e possibilidades.

Descrição

Serão realizadas apresentações artísticas pelo grupo em praças esportivas, ginásios e competições estaduais para integração com a comunidade externa além de divulgar a UFVJM e suas práticas de ensino/aprendizagem

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Realização de ritmos artísticos para os ensaios, treinos e apresentações

Participação da Instituição Parceira

Orientações na administração e organização das competições.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

A equipe de Animação de torcida será formada por discentes, técnicos e docentes da universidade. Serão formados grupos de estudos para aprofundamento no tema e nas práticas relacionadas com o esporte de Animação de torcidas. Estes encontros ocorrerão semanalmente e contarão com a presença de um colaborador para mediar os debates.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Será realizada visitas as várias escolas de ensino médio de Diamantina, bem como aos cursos de graduação da UFVJM apresentando o projeto, seus objetivos e ações. Além da criação de midias sociais para abarcar uma parcela maior da população.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Reuniões semanais para treinar os exercícios corporais, desenvolver coreografia e ritmificar a dança serão realizados por todos os membros da equipe

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Serão realizadas apresentações nas escolas, ginásios e praças públicas demonstrando as atividades relacionadas com a arte de torcida. Estes encontros ocorrerão uma vez por mês

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Encontros serão realizados para discutir os resultados alcançados, e propor estratégias de melhorias. Também serão realizadas enquete para a comunidade externa para avaliar o resultado e estes serão analisados nestes encontros.