Visitante
Arte (com)Ciência: o teatro como possibilidade de formação de público e de discussão/divulgação de conhecimentos científicos
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
valéria cristina da costa
2022102202216157
instituto de ciência, engenharia e tecnologia (icet)
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
educação
artes cênicas
regional
Não
Membros
vanessa juliana da silva
Voluntário(a)
andré luiz nascimento dias
Voluntário(a)
anna beatriz guimarães sicupira
Bolsista
Este projeto vem sendo realizado desde 2013 e consiste em promover possibilidades de ensino-aprendizagem e de formação de público por meio de espetáculos, performances e intervenções teatrais relacionados à discussão/divulgação de conhecimentos científicos e às questões social e ambiental. É desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural In-Cena, bastante reconhecido no Vale do Mucuri, constituído por atores e diretor profissional que muito contribuem para o avanço do projeto. Tal projeto está sendo proposto considerando-se o papel transformador que a arte pode desempenhar nas vidas dos sujeitos, abordado por diversos autores na atualidade. Dentre os principais resultados deste projeto podem ser destacados os seguintes: escrita de 22 dramaturgias curtas e 12 trabalhos de conclusão de curso de graduação; montagem de 04 espetáculos; realização de 22 apresentações teatrais, 16 intervenções e 04 oficinas; publicação de 01 livro e, em anais de eventos científicos, de 15 artigos, 01 resumo expandido, 01 resumo e 01 capítulo de livro. Entende-se que este projeto deve continuar, visto que tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica e externa, o que pode ser comprovado pelo número de convites que o mesmo tem recebido e, de fato, tem proporcionado um número significativo de momentos em que reflexões importantes podem ser feitas sobre temas diversos relacionados à ciência, ambiente e sociedade.
Ciência, Teatro, Educação
Este projeto vem sendo realizado desde 2013 e consiste em promover possibilidades de ensino-aprendizagem e de formação de público por meio de espetáculos, performances e intervenções teatrais relacionados à discussão/divulgação de conhecimentos científicos e às questões social e ambiental. É desenvolvido em parceria com o Instituto Cultural In-Cena, bastante reconhecido no Vale do Mucuri, constituído por atores e diretor profissional que muito contribuem para o avanço do projeto. Tal projeto está sendo proposto considerando-se o papel transformador que a arte pode desempenhar nas vidas dos sujeitos, abordado por diversos autores na atualidade. Serão beneficiados diretamente os estudantes da Rede Pública de Educação de Teófilo Otoni e região que participarão dos espetáculos teatrais (aproximadamente 1200 estudantes). Os estudantes universitários envolvidos no projeto também serão beneficiados diretamente, por terem a oportunidade de se aprofundarem nos temas que são discutidos nas peças, bem como pela aproximação com a cultura e a arte. De forma indireta, serão beneficiados os familiares dos estudantes participantes, que poderão ser “contagiados” pelos conhecimentos/reflexões trazidos pelos filhos a partir das peças produzidas no projeto. Nas oficinas de teatro, que ocorrem uma vez por semana, serão utilizados os jogos teatrais desenvolvidos pelo Teatrólogo Augusto Boal, descritos no livro Jogos Para Atores e Não Atores, com vistas à preparação dos estudantes para as construções e apresentações dos espetáculos do projeto. Para a elaboração dos textos, serão utilizadas técnicas do Storytelling, termo que significa a capacidade de construir histórias relevantes. Dentre os principais resultados deste projeto podem ser destacados os seguintes: escrita de 22 dramaturgias curtas e 12 trabalhos de conclusão de curso de graduação; montagem de 04 espetáculos; realização de 22 apresentações teatrais, 16 intervenções e 04 oficinas; publicação de 01 livro e, em anais de eventos científicos, de 15 artigos, 01 resumo expandido, 01 resumo e 01 capítulo de livro. Entende-se que este projeto deve continuar, visto que tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica e externa, o que pode ser comprovado pelo número de convites que o mesmo tem recebido e, de fato, tem proporcionado um número significativo de momentos em que reflexões importantes podem ser feitas sobre temas diversos relacionados à ciência, ambiente e sociedade.
A divulgação científica pode ser realizada de diversas maneiras e tem uma importância fundamental para o progresso da ciência e para que a sociedade possa usufruir dos avanços possíveis em função do desenvolvimento científico. Segundo Vogt (2011), “os eventos, como as feiras, os museus, os prêmios e as premiações, e os textos, as revistas, os jornais, enfim, a divulgação da ciência de uma forma geral, apresenta um papel de motivação e de mobilização da sociedade para o amor da ciência e do conhecimento, nos constituindo, não necessariamente como profissionais, mas como amadores da ciência” (VOGT, 2011). De acordo com Lordêlo e Porto (2012), “considerando que a divulgação científica é meio eficiente para disseminar o conhecimento sobre Ciência, Tecnologia e Inovação verifica-se que sem ela não haverá a construção de uma cultura científica e muito menos socialização de conhecimento e desenvolvimento da real cidadania.” O teatro tem se mostrado uma ferramenta muito importante para promover reflexões sobre diversos assuntos, inclusive na divulgação científica e popularização da ciência. Segundo Boal (2005), “o teatro deve trazer felicidade, deve ajudar-nos a conhecermos melhor a nós mesmos e ao nosso tempo. O nosso desejo é o de melhor conhecer o mundo que habitamos, para que possamos transformá-lo da melhor maneira. O teatro é uma forma de conhecimento e deve ser também um meio de transformar a sociedade. Pode nos ajudar a construir o futuro, em vez de mansamente esperarmos por ele” (BOAL, 2005). De acordo com Gardair e Schall (2009), “o espetáculo teatral, no campo da educação em ciências, deve funcionar como ponto de partida para gerar o debate sobre temas relacionados à prática científica”. Além disso, o teatro, enquanto ferramenta de divulgação científica, “democratiza a ciência, que deixa de ser só dos cientistas e passa a lembrar ao público de suas próprias responsabilidades diante dos rumos que o conhecimento científico pode gerar em nossa civilização” (THÜRLER, 2011). Ademais, conforme as palavras do Ator Carlos Palma sobre teatro e ciência, “o que o teatro faz é pensar a nossa existência, a nossa vida; se a ciência faz parte da nossa vida, então ela tem que estar no teatro” (MASSARINI e ALMEIDA, 2006). Além disso, segundo Eça (2010), “a arte pode levar ao desenvolvimento de um amplo leque de qualidades criativas e capacidades críticas”. Apesar da necessidade de pessoas criativas no mundo atual, Wechsler (2001), citado por Oliveira (2010), no entanto, afirma que “a criatividade ainda é um fenômeno pouco implementado nas escolas. Embora possa ser aplicada a qualquer disciplina, no cotidiano da sala de aula o professor não tem, de modo geral, estimulado a criatividade dos alunos, seja por deficiências em sua formação, desconhecimento de técnicas, procedimentos e metodologias incentivadoras da criatividade, seja pela extensão do currículo a cumprir” (WECHSLER, 2001 apud OLIVEIRA, 2010). Este projeto visa contribuir para que sejam alcançadas três metas do Plano Nacional de Cultura (PNC). A primeira delas é a 19, que consiste no “aumento em 100% no total de pessoas beneficiadas anualmente por ações de fomento à pesquisa, formação, produção e difusão do conhecimento”. Ainda segundo este documento, “o apoio à pesquisa acadêmica ou de linguagem torna possível desenvolver o conhecimento no campo da cultura, das linguagens artísticas e do patrimônio cultural. Entre as ações que podem incentivar a pesquisa estão o apoio para participação em congressos e outros encontros científicos, distribuição de bolsas e instituição de prêmios para pesquisa, residências artísticas e formação” (BRASIL, 2013). Outra meta do PNC é o “aumento em 60% no número de pessoas que frequentam museu, centro cultural, cinema, espetáculos de teatro, circo, dança e música” (META 28). De acordo com este documento, “no Brasil, a cultura ainda não é um direito usufruído pela maioria da população. Sendo assim, o aumento da frequência às práticas artísticas e culturais deve ser o reflexo de políticas que estimulem a fruição, a formação de público e que ampliem a oferta de bens culturais”. Neste sentido, este projeto pretende colaborar com tal meta, já que objetiva, dentre outras coisas, fazer circular, em escolas públicas de Teófilo Otoni e região, um espetáculo teatral. Por meio da realização deste projeto, também se pretende colaborar com a META 24 do PNC, que visa “ter, em cada região do Brasil, mais cidades que produzem ou recebem espetáculos e atividades artísticas financiados com recursos públicos federais”. De acordo com o documento “As metas do PNC”, “projetos que se enquadram nesta meta são aqueles que envolvem festivais, mostras, exposições, espetáculos e atividades de artes visuais, teatro, dança, circo, música e outras linguagens artísticas” (BRASIL, 2013). Este projeto já se encontra em execução desde 2013, sendo o registro atual na PROEXC representado pelo seguinte número: 2021010220210188057. Dentre os principais resultados deste projeto podem ser destacados os seguintes: escrita de 22 dramaturgias curtas e 12 trabalhos de conclusão de curso de graduação; montagem de 04 espetáculos; realização de 22 apresentações teatrais, 16 intervenções e 04 oficinas; publicação de 01 livro e, em anais de eventos científicos, de 15 artigos, 01 resumo expandido, 01 resumo e 01 capítulo de livro. Entende-se que este projeto deve continuar, visto que tem sido muito bem recebido pela comunidade acadêmica e externa, o que pode ser comprovado pelo número de convites que o mesmo tem recebido. Tal projeto, de fato, tem proporcionado um número significativo de momentos em que reflexões importantes podem ser feitas sobre temas diversos relacionados principalmente à ciência, ambiente e sociedade.
GERAL: Promover possibilidades de ensino-aprendizagem e de formação de público por meio de espetáculos, performances e intervenções teatrais relacionados à discussão/divulgação de conhecimentos científicos e às questões social e ambiental. ESPECÍFICOS: a) Realizar pesquisas bibliográficas que fundamentem as ações a serem promovidas durante a realização do projeto; b) Redigir dramaturgia a ser usada na montagem de espetáculo teatral deste projeto; c) Realizar apresentações teatrais, seguidas de debates sobre aspectos referentes à Ciência Ambiental e aos seus temas transversais; c) Redigir livro infantojuvenil a partir do texto dramatúrgico do espetáculo teatral produzido no projeto; d) Preparar e postar semanalmente textos, no perfil do Arte e Ciência no FaceBook, relacionados a temas vinculados à relação arte-ciência e às questões social e ambiental, enquanto não for possível realizar as ações presenciais em função da pandemia de Covid19; e) Buscar estratégias para ampliar o acesso de jovens ao perfil do Arte e Ciência no FaceBook, enquanto esse perfil estiver em uso para a realização de ações do projeto; f) Elaborar Relatórios Parcial e Final do Bolsista e Relatório Final do Coordenador contendo todas as informações levantadas e a análise da metodologia implementada no projeto; g) Elaborar outros materiais para a divulgação do projeto (banner, relato e documentário); h) Elaborar trabalho científico a respeito do projeto e apresentá-lo em eventos acadêmicos. Entende-se que este projeto é relevante já que ele atende 04 dos 05 objetivos do PROCARTE, pois contribui com a formação dos discentes a partir da interação com as manifestações culturais e artísticas das regiões de abrangência da UFVJM (2.1.1), estimula, por meio do fazer cultural-artístico, a formação de público e a valorização dos espaços dedicados à cultura e às artes (2.1.2); proporciona e incentiva o respeito às diversas manifestações culturais e artísticas em suas múltiplas funções, identificando-as, relacionando-as e compreendendo-as em seu contexto histórico (2.1.3) e permite o estreitamento de relações com agentes culturais e artistas das regiões de abrangência da UFVJM e instituições públicas ou privadas com reconhecida experiência em artes (2.1.4). Estes objetivos são alcançados principalmente em virtude da parceria forte estabelecida com o Instituto Cultural In-Cena. Por meio desta parceria, tem-se significativo contato com as manifestações artísticas e culturais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, que são inclusive objetos de pesquisa deste grupo.
PREVISÃO DE IMPACTO DIRETO: De forma direta, pretende-se atingir, com a realização das ações nos municípios alvo do projeto, um público de 650 pessoas. PREVISÃO DE IMPACTO INDIRETO: Os participantes das ações deste projeto poderão agir como promotores de reflexão nos espaços em que atuam, em especial na família e na escola. Sendo assim, de forma indireta, poderão ser beneficiados também outros sujeitos que convivem com o público direto do projeto. INDICADORES NUMÉRICOS: a) Escrita de 01 texto dramatúrgico a ser usado em espetáculo do projeto; b) Realização de 06 apresentações teatrais, seguidas de debates sobre aspectos referentes à Ciência Ambiental; c) Redação de 01 livro infantojuvenil a partir do texto dramatúrgico produzido no projeto; d) Elaboração de 01 texto semanal para postagem no FaceBook, enquanto não for possível realizar esse projeto de forma presencial; e) Elaboração de 01 Relatório Parcial do Bolsista do projeto; f) Elaboração de 01 Relatório Final do Bolsista do projeto; g) Elaboração de 01 Relatório Final do Coordenador do projeto; h) Elaboração de 01 trabalho científico para apresentação em eventos institucional e externo; i) Elaboração de 01 banner, 01 relato e 01 documentário para divulgação do projeto.
A primeira etapa do projeto consistirá na escrita do texto dramatúrgico para a montagem das apresentações teatrais. Na elaboração deste texto, serão utilizadas técnicas do Storytelling, termo que significa a capacidade de construir histórias relevantes, descritas por Andrighetti e Freitas (2017). Inicialmente, será definida a premissa da história. Uma premissa é a ideia inicial, o ponto de partida para se construir o Storytelling. A etapa seguinte consistirá na caracterização dos personagens, conferindo a eles atributos físicos e psicológicos. Posteriormente, a escrita será iniciada por meio da elaboração do plot, que é a síntese da história em uma frase. Para tal, será considerado o seguinte esquema: Personagem + Desejo + Conflito. A partir do plot, a premissa começará a ser desenvolvida e avançar-se-á também para a redação do storyline, que é basicamente um resumo da história contendo, no máximo, cinco linhas. No storyline, estarão os conflitos principais da trama e como serão resolvidos (ANDRIGHETTI e FREITAS, 2017). A partir do storyline, será redigida a primeira versão da história. Com vistas à escrita do texto dramatúrgico, e à preparação dos estudantes para as apresentações do espetáculo do projeto, serão realizadas oficinas semanais com aproximadamente uma hora e meia de duração, com a presença de um membro do Instituto Cultural In-Cena. Como metodologia, nessas oficinas, serão empregados os jogos teatrais desenvolvidos pelo Teatrólogo Augusto Boal, descritos no livro Jogos Para Atores e Não Atores (2015). Além dos ensaios da peça, nesta etapa, serão preparados os figurinos e produzido o cenário da apresentação. A etapa seguinte do projeto consiste em promover a circulação do espetáculo teatral produzido no projeto. Após as apresentações do espetáculo, serão promovidos debates com o público presente. Nos debates, serão propostos questionamentos e os participantes serão fortemente estimulados a se manifestarem pois, conforme Paulo Freire (1987), “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” O nível de aprofundamento nos debates será diretamente relacionado às características do público alvo, ou seja, quanto maiores os conhecimentos prévios sobre os temas envolvidos, maior aprofundamento de tais temas será realizado pelo mediador, por meio de questionamentos feitos ao público ou por meio de socialização de informações pertinentes aos temas. Durante todo o período de realização da proposta, serão efetuadas pesquisas bibliográficas que fundamentem a equipe na mediação dos debates e na construção do texto dramatúrgico. Após os espetáculos teatrais, serão realizados, pelos estudantes envolvidos neste projeto, registros relatando o desenvolvimento dos mesmos, que serão discutidos posteriormente por toda a equipe responsável pelo projeto. Serão promovidas 06 apresentações da peça, a princípio, nos seguintes municípios: Bertópolis, Itaipé, Monte Formoso, Ouro Verde de Minas, Setubinha e Teófilo Otoni. Além desses, serão realizadas apresentações em outros municípios que demonstrarem interesse em receber o espetáculo. Outra etapa do projeto consiste na redação de um livro infantojuvenil a partir do texto dramatúrgico produzido. Para tal, serão feitas pesquisas bibliográficas para que a adaptação desse texto seja a mais adequada possível ao público alvo da obra. Além disso, ao longo do projeto, serão também elaborados materiais para a divulgação do mesmo (banner, relato e documentário). Serão redigidos também os relatórios parcial do bolsista e final (do bolsista e do coordenador) contendo todas as informações levantadas e a análise da metodologia implementada no projeto. Ademais, será redigido trabalho científico para apresentação em eventos institucional e externo. Enquanto estiverem mantidas, durante a vigência do projeto, as restrições impostas pelas medidas preventivas adotadas pelos Governos Federal e Estaduais com vistas ao enfrentamento à pandemia do Coronavírus, sendo tais medidas responsáveis pela suspensão das aulas presenciais em instituições de ensino e das atividades com potencial de aglomerar pessoas, nesse projeto, serão realizadas as seguintes ações: preparação e realização de postagens semanais de textos, no perfil do Arte e Ciência no FaceBook, relacionados a temas vinculados à relação arte-ciência e às questões social e ambiental. Para ampliar o acesso de jovens a esses textos, serão estabelecidas parcerias com professores da rede pública de ensino de Teófilo Otoni e adjacências que possam contribuir na disseminação do perfil Arte e Ciência no FaceBook. Para a avaliação das atividades pelo público, será criado formulário simples e objetivo, em que os participantes poderão emitir parecer sobre a importância da ação, o acréscimo de conhecimento promovido por ela, o desempenho do mediador e a dinâmica da atividade. Também haverá espaço para outras sugestões e críticas. A equipe também avaliará as ações, na primeira reunião subsequente à realização das mesmas. Nesta reunião da equipe, também serão analisadas as avaliações feitas pelos participantes das ações. Desta forma, se forem identificadas mudanças necessárias a partir da análise da equipe e dos formulários de avaliação preenchidos pelos participantes, as mesmas serão empreendidas antes da ação seguinte.
ANDRIGHETTI, M., FREITAS, T. Os 7 passos para criar uma história. Disponível em: https://sites.google.com/site/ebookescoladeroteiro/os-7-passos. Acesso em: 21 out. 2020. BOAL, Augusto. Teatro do Oprimido e outras poéticas políticas. 7. ed. revisada e ampliada. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005. BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 1. ed. São Paulo: Cosac & Naify, 2015. BRASIL. As Metas do Plano Nacional de Cultura, outubro de 2013, 3 ed. EÇA, T. T. P. Educação através da arte para um futuro sustentável. Caderno Cedes, v. 30, n. 80, p. 13-25, 2010. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GARDAIR, T. L. C.; SCHALL, V. T. Ciências possíveis em Machado de Assis: teatro e ciência na educação científica. Ciência e Educação, v.15, n.3, p. 695-712, 2009. LORDÊLO, F. S.; PORTO, C. M. Divulgação científica e cultura científica: Conceito e aplicabilidade. Revista Ciência em Extensão, v. 8, n. 1, p. 18, 2012. MASSARANI, L.; ALMEIDA, C. Arte e ciência no palco. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.13, supl., p.233-246, 2006. OLIVEIRA, Z. M. F. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estudos de Psicologia, v. 27, n. 1, p. 83-92, 2010. THÜRLER, D. A ciência não é só dos cientistas. In. PORTO, C.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. (Org.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: Edufba, 2011. VOGT, C. De Ciências, divulgação, futebol e bem-estar cultural. In. PORTO, C.; BROTAS, A. M. P.; BORTOLIERO, S. T. (Org.). Diálogos entre ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas. Salvador: Edufba, 2011. WECHSLER, S. M. A educação criativa: possibilidade para descobertas. In S. Castanho, S. & M. E. Castanho (Orgs.), Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas: Papirus, 2001.
Este projeto contará com a participação de um estudante bolsista e de estudantes voluntários. A dinâmica de participação de estudantes no referido projeto passa pela concepção de Paulo Freire (1987), que diz que ”ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”, ou seja, o estudante terá a oportunidade de contribuir socializando seus conhecimentos, conciliando-os com os conhecimentos dos demais e, a partir da realidade vivenciada, poderá contribuir para a transformação da realidade. Ainda de acordo com Paulo Freire (1977), “conhecer é tarefa de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer”. Sendo assim, é imperativo que os estudantes sejam de fato sujeitos no processo. Desta forma, pretende-se que o projeto possa contribuir com a formação pessoal e profissional dos estudantes e com a atuação dos mesmos dentro do ambiente acadêmico, já que eles terão oportunidade de trabalhar em equipe, conhecer a realidade de outros municípios dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, conhecer os desafios e potencialidades da realização da divulgação científica por meio do teatro e terão contato ainda com a dinâmica de escrita de textos dramatúrgicos e de livros infantis. Este projeto não pretende ser uma ferramenta de “levar e trazer” conhecimentos, mas uma proposta de construção coletiva a partir da vivência de cada participante. Todas as atividades dos estudantes serão feitas sob orientação da coordenação e/ou de outro membro da equipe devidamente habilitado para tal. O bolsista obrigatoriamente participará das reuniões semanais; da preparação, mobilização, e apresentação do espetáculo teatral nos municípios alvo do projeto e da adaptação do texto dramatúrgico do espetáculo para livro infantojuvenil. Também deverá realizar pesquisas bibliográficas sobre os temas que serão debatidos nas ações, de forma que possa contribuir nas discussões. Ele deverá elaborar formulário para a avaliação das ações pelos participantes e sistematizar os resultados obtidos nestas avaliações. Deverá ainda redigir os Relatórios Parcial e Final do Bolsista e colaborar na elaboração do banner, relato e documentário referentes ao projeto, bem como na redação de resumo para divulgação do projeto em eventos institucional e externo. Caso seja necessário realizar esse projeto, ou parte dele, de forma online, o bolsista se responsabilizará pela preparação e realização de postagens semanais de textos, no perfil do Arte e Ciência no FaceBook, relacionados a temas vinculados à relação arte-ciência e às questões social e ambiental. O bolsista será avaliado pela participação efetiva nas reuniões semanais, pelo interesse demonstrado no preparo das atividades, pelo esforço feito no cumprimento do cronograma de trabalho e pela autonomia na realização das tarefas.
Esse projeto está vinculado ao Programa de Extensão “CienCEArte – Ciência, Cultura, Educação e Arte: diálogos transdisciplinares entre universidade e sociedade”, registrado na PROEXC sob o número TO 001.1.001-2018, cujo formulário de registro se encontra depositado fisicamente no Campus do Mucuri, na sede da Proexc. Em função da pandemia de Covid-19 enfrentada pelo Brasil no momento, nesse projeto, estão previstas ações presenciais e ações online, sendo que as ações online serão realizadas somente enquanto não for possível realizar as ações presenciais. Esse projeto possui os dois tipos de parceria previstos no Roteiro para elaboração de projetos e critérios de avaliação referentes ao Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte (Procarte). O Instituto Cultural In-Cena é um parceiro que se encaixa na parceria definida no Item 11 do documento citado anteriormente (Parcerias com grupos artístico-culturais existentes) e a Superintendência Regional de Ensino de Teófilo Otoni é uma parceira que se encaixa no Item 12 (Outras Parcerias). Caso esse projeto seja aprovado, os recursos financeiros serão utilizados da seguinte forma: despesas com transporte (R$2996,00), o que possibilitará o deslocamento da equipe até os municípios em que as atividades serão realizadas; e despesas com serviços da gráfica UFVJM (R$4,00), para a impressão de cartaz colorido em tamanho A3 com informações sobre o projeto, com vistas a ser utilizado durante a realização das atividades, conforme determina o edital. Ao longo do ano de 2022, caso seja aberto pregão para impressão de banners, esse cartaz será substituído por banner, o que implicará no uso de um valor menor do que o previsto no item “despesas com transporte”, para que não seja o extrapolado o valor máximo permitido pelo edital (R$3000,00).
Público-alvo
De forma direta, o público-alvo serão estudantes de escolas estaduais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e estudantes de escolas municipais de Teófilo Otoni, que podem agir como promotores de reflexão na família e na escola.
Municípios Atendidos
Bertópolis
Itaipé
Monte Formoso
Ouro Verde De Minas
Setubinha
Teófilo Otoni
Outros Municípios Dos Vales Do Jequitinhonha E Mucuri Que Manifestarem Interesse Em Participar Do Projeto
Parcerias
Participará das oficinas semanais do projeto e contribuirá na montagem do espetáculo teatral do projeto. Emprestará materiais para as atividades artísticas de campo. A instituição está ciente do projeto e enviou carta de anuência que se encontra em anexo.
Indicará e realizará contato inicial com escolas estaduais alvo deste projeto, de forma a contribuir na articulação e participação das mesmas nas ações a ele vinculadas; Colaborará na definição de calendário de ações do projeto; Colaborará na avaliação das ações realizadas pelo projeto; Contribuirá no levantamento de demandas das escolas que poderiam ser atendidas pelo projeto em etapas futuras de sua realização. A instituição está ciente do projeto e enviou carta de anuência que se encontra em anexo.
Cronograma de Atividades
Realização de pesquisas bibliográficas que fundamentem a realização do projeto
Elaboração de banner para divulgação do projeto
Realização de oficinas teatrais do projeto
Escrita de texto dramatúrgico para a peça a ser apresentada no projeto
Montagem cênica e ensaios do espetáculo teatral vinculado ao projeto
Redação do Relatório Parcial do Bolsista do projeto
Mobilização, organização e realização da primeira apresentação teatral vinculada ao projeto
Mobilização, organização e realização da segunda apresentação teatral vinculada ao projeto
Mobilização, organização e realização da terceira apresentação teatral vinculada ao projeto
Mobilização, organização e realização da quarta apresentação teatral vinculada ao projeto
Escrita e apresentação de trabalhos com resultados do projeto em eventos institucional e externo
Mobilização, organização e realização da quinta apresentação teatral vinculada ao projeto
Mobilização, organização e realização da sexta apresentação teatral vinculada ao projeto
Redação de livro infantojuvenil a partir do texto dramatúrgico produzido neste projeto
Elaboração de relato para divulgação do projeto
Redação do Relatório Final do Bolsista do projeto
Redação do Relatório Final do Coordenador do projeto
Elaboração de documentário para divulgação do projeto
Outras apresentações do espetáculo teatral, conforme demanda dos municípios e disponibilidade da equipe do projeto
Preparação e postagens semanais de textos no FaceBook, somente enquanto não for possível realizar as ações presenciais em função da pandemia de Covid-19