Visitante
Ciência na Escola
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
welyson tiano dos santos ramos
2022101202246575
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
ciências exatas e da terra
educação
educação
metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
regional
Sim
Membros
thiago antunes lages
Voluntário(a)
elém patrícia alves rocha
Voluntário(a)
fernanda guerra lima medeiros borsagli
Voluntário(a)
fidel edson de souza
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
luiz roberto marques albuquerque
Voluntário(a)
joão de deus oliveira júnior
Voluntário(a)
lívia gabriela de brito
Bolsista
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
carlos gabriel pankiewicz
Voluntário(a)
mateus afonso barbosa
Voluntário(a)
ana maria protasio santos
Voluntário(a)
murilo gabriel pereira alves
Voluntário(a)
jhefane lorrane mendes santos
Voluntário(a)
ana maria protasio santos
Voluntário(a)
émilly gabriele de oliveira silva
Voluntário(a)
lucas daniel nunes da silva
Voluntário(a)
murilo gabriel pereira alves
Voluntário(a)
jhefane lorrane mendes santos
Voluntário(a)
Esse projeto visa o desenvolvimento de materiais didáticos e metodologias para o ensino de ciência e tecnologia de forma interdisciplinar, voltado para educação básica e superior, ofertado para a comunidade via oficinas e palestras.
Física, Matemática, Química, Biologia, Geografia, História, computação, feira de ciência, ensino de ciências, ensino-aprendizagem
A ciência tem impacto profundo na melhoria da qualidade de vida da sociedade, ela promove mudanças no cenário educacional, cultural, social, econômico e tecnológico. Por esse motivo, faz-se necessário que a formação nos níveis básicos e superior seja adequada à realidade tecnológica e educacional atual, para que os egressos, em ambos os níveis, possam ter competitividade no cenário local/regional/estadual/nacional em diversos setores da sociedade, como na busca por empregos que exijam qualificação em áreas técnico-científicas. Em particular, os egressos do ensino médio se deparam com oportunidades como cursos profissionalizantes e/ou de graduação que necessitam de uma base “sólida” em conhecimentos relacionados a ciência, tais como matemática, física, química, biologia e computação. Contudo, ainda há uma grande dificuldade em proporcionar um ensino de ciência e tecnologia com qualidade, principalmente nas escolas públicas, e que conecte os conteúdos de sala de aula com o cotidiano e com as expectativas profissionais dos alunos. Nesse contexto, esse projeto surge para fomentar estratégias para o ensino de ciência e tecnologia, voltado tanto para o ensino superior quanto para a rede pública de ensino básico. Em princípio, este projeto está planejado para executar atividades na forma híbrida, presencial e online. Na forma online, é previsto o desenvolvimento de material didático em diferentes formatos, tais como audiovisual, textual, folder, ebook, disponibilizados à comunidade via mídias digitais como youtube, instagram e facebook. A ideia geral é planejar atividades multi e interdisciplinares, teóricas e práticas, dentro de uma temática. Para o ano de 2022, o projeto pretende trabalhar as temáticas: ciência e saúde, geração de energia, resíduos orgânicos e sustentabilidade. A construção dos materiais didáticos serão atividades dos discentes envolvidos no projeto, tendo como principal foco desenvolvimento de sua formação técnico-científica nas temáticas abordadas. Nesse sentido, pretende-se utilizar nas atividades deste projeto a técnica conhecida como “Problem based Leaning” (PBL), onde o estudo de um determinado conteúdo inicia-se a partir da proposição de um problema, em que os alunos devem tentar pensar em soluções antes mesmo de conhecer a teoria envolvida [1] e após isso desenvolver os materiais didáticos. A ideal central desse projeto é futuramente implementar uma plataforma online e gratuita, contendo principalmente material audiovisual interdisciplinar e e-books tratando de temáticas do cotidiano, incorporando na sua discussão os assuntos programáticos de ciência do ensino fundamental e médio, e disponibilizar para as escolas públicas de todo o Brasil. Por outro lado, utilizar o desenvolvimento dos materiais didáticos como metodologia ativa de ensino no nível superior. Ainda, no formato online, o projeto visa implementar ações de extensões que possam alcançar professores e alunos do ensino fundamental e médio de toda a região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, cerca de 18 municípios. As ações incluem oficinas, minicursos e palestras, de forma isolada e ou por meio de eventos científicos. Nessas ações o foco é provocar reflexões sobre o sistema de ensino atual e discutir diferentes formas de ensinar os conteúdos de disciplinas como matemática, física, química, biologia, geografia e história, de maneira integrada/interdisciplinar, visando despertar nos alunos o interesse pelas áreas de ciência e tecnologia e fomentar melhorias no processo de ensino aprendizagem, além de discutir a importância de incluir atividade de computação e eletrônica no currículo básico, que são áreas latentes da sociedade atual. As atividades presenciais são planejadas para ocorrer em principio de forma itinerante. ideia geral é planejar atividades interdisciplinares teóricas e práticas, esta última com materiais de baixo custo, e oferta-las por meio de oficinas e ou exposições em escolas públicas nos municípios próximos a UFVJM, campus janaúba, e da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais. Contudo, havendo a autorização da UFVJM, em 2022, para atividades presenciais continuas, o projeto tem a pretensão também de introduzir atividades de pesquisa no cotidiano de algumas escolas públicas das regiões supracitadas. Nesse caso, o objetivo é levar a filosofia da Universidade (ensino, pesquisa e extensão indissociado) para dentro da escola. Se possível, considerando os efeitos da pandemia, ocorrerá a seleção de um grupo de estudantes do ensino médio que serão estimulados a desenvolverem atividades de pesquisa, sob a supervisão de professores das escolas públicas e da UFVJM. Essa atividade visa também fomentar a troca de experiência entres os professores da rede pública de ensino básico e os professores da UFVJM, campus Janaúba, unindo esforços para melhorar a qualidade de ensino local/regional. De maneira geral, pode se afirmar também que esse projeto busca promover divulgação científica e divulgação da própria UFVJM na região a qual ela está inserida. Busca-se também com esse projeto atrair mais alunos para a UFVJM, Campus Janaúba, e aumentar a competitividade nos exames de admissão da instituição.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é o principal parâmetro nacional que tenta identificar e comparar, de maneira objetiva, a qualidade do ensino na educação básica no Brasil, ou medir o nível de qualificação dos alunos no ensino básico. Além disso, o Ideb busca dar um indicativo da taxa de aprovação. No caso do ensino médio, há um sistema vinculado ao Ideb chamado SAEB que realiza as avaliações. Tomando como base o Ideb 2017 [3], segundo o INEP, o Brasil avançou 0.1 pontos no Ideb quando comparado as últimas três edições. A nota nacional (incluindo a rede estadual e privada) no Ideb em 2017 [2] foi de 3.8, sendo que ao fazer a análise por regiões e estados, Minas Gerais obteve 0.1 pontos acima da média nacional, mas a nota foi muito inferior à meta estabelecida para aquele ano (5.1 pontos). No entanto, em Minas Gerais o desempenho ainda foi pior na rede estadual de ensino, com nota de 3.6 pontos. Em particular, quando se atenta para a cidade de janaúba - região em que há um campus da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – o Ideb registrado em 2017 foi de 3.5. Entendendo que é papel da Universidade propor estratégias de intervenção, para melhorar a qualidade da educação tanto no âmbito local como regional/nacional, nota-se que é de extrema urgência o desenvolvimento de políticas universitárias para auxiliar a região a qual a UFVJM está inserida. Particularmente, a região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, necessita de um olhar mais atento, por parte da UFVJM, às suas necessidades regionais de desenvolvimento educacional, para poder se adequar as metas proposta pelo governo federal. Na realidade o problema vai além disso, impacta diretamente a UFVJM. Os efeitos da má formação dos discentes no ensino médio tem sido notado nos primeiros anos dos cursos iniciais da UFVJM, campus Janaúba. Como consequência, impactos negativos como múltiplas reprovações e as dificuldades de os alunos terminarem seus cursos no tempo estabelecido pela instituição têm sido observados. Ainda, vale ressaltar, que a carência de uma boa formação em ciência nos níveis básicos também prejudica a absorção desses alunos para áreas de Ciência e Engenharia [3-9]. Em outras palavras, isso significa que as universidades (em particular a UFVJM, Campus Janaúba) estão perdendo alunos que poderiam ter grande potencial para as áreas citadas. Isso porque, a má formação muitas vezes exclui esses alunos da universidade, ou, às vezes, estes ingressam, mas “acham” os cursos muito difíceis. Por exemplo, na UFVJM, campus Janaúba, tem sido constatado grande deficiência nos conhecimentos considerados “básicos” para um adequado início aos cursos relacionados à ciência e tecnologia, como o bacharelado interdisciplinar em ciência e Tecnologia (BC&T). Por esse motivo, entende-se que é necessária uma intervenção da Universidade no Ensino básico. Esse projeto deseja intervir de maneira ativa em escolar públicas da região da Serra Geral. Segundo Paulo freire [10], “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”, e nesse processo, “ Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender”. Nessa perspectiva, o projeto “Ciência na escola” tem como finalidade auxiliar as escolas públicas da região da Serra Geral a buscarem melhorias nos parâmetros de avaliação do governo federal, por meio de uma estratégia multidisciplinar envolvendo os conteúdos básicos, como matemática, física, química, biologia, história, geografia. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB 9394/96), no seu Artigo 35, Inciso IV, diz: “É essencial a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina”. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece 10 competências gerais que deverão ser trabalhadas da educação infantil ao ensino médio, entre elas está o desenvolvimento do Pensamento científico, crítico e criativo, que se relaciona diretamente ao ensino das Ciências da Natureza e à Matemática, e tem como diretriz “exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.” Em oposição ao que está proposto nas legislações e documentos orientadores, as instituições de ensino não estão estruturadas, equipadas e nem organizadas para atender às demandas da Educação atual. Especificamente nas áreas da Ciências da Natureza e da Matemática é fundamental, para a concretização de uma aprendizagem efetiva, a existência de laboratórios didáticos e de pesquisa. De acordo com Censo Escolar/2018, divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o laboratório de Ciências é encontrado em apenas 44,1% das escolas de Ensino Médio, sendo 38,8% em escolas de Ensino Médio da rede pública e 57,2% na rede privada. Nesta perspectiva, surge a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), campus Janaúba, como disseminadora de conhecimento e propulsora do desenvolvimento do ensino básico regional da Serra Geral, por meio da proposição e fomento de atividades práticas graduais para consolidar as estratégias utilizadas na rede básica de ensino. As atividades itinerantes desse projeto permitirão a UFVJM interagir ativamente com as escolas da rede pública, fomentando estratégias de ensino a serem desenvolvidas nas escolas da rede pública, ajudando as escolas públicas a transpor barreiras no processo de ensino aprendizagem e melhorarem seus índices educacionais, como o Ideb. Deve se levar em conta que a UFVJM, campus Janaúba, está inserida na região do Norte de Minas Gerais conhecido como Serra Geral, que é um laboratório natural de fácil acesso e que pode ser explorado para o estudo e demonstrações de processos minerais e ocorrências geológicas, por exemplo. Essa região é atraente por abrigar importantes jazidas de minérios de ferro, calcário, zinco, manganês e ouro, e tem atraído empreendimentos de mineração. Atividades de estudo e caracterização desses elementos podem ser incluídas como atividades curriculares por envolver conhecimentos de física, química e geografia, bem como análise de solos, vegetação e dos impactos socioeconômicos e ambientais oriundos da exploração desses minerais. Além disso, a região faz parte da Depressão Sanfranciscana, caracterizada por apresentar clima tropical semiárido e ofertar baixo recursos hídricos superficiais em períodos menos chuvosos. Outro tema interessante, relacionado a sustentabilidade energética, é a geração de energia elétrica por células fotovoltaicas ou por sistemas de geração eólico, temas de interesse na região do Norte de Minas, pois a região tem um potencial enorme para esse tipo de produção de energia limpa e já tem atraído muitas empresas. Além disso, o norte de Minas Gerais, nas regiões irrigadas pelos projetos de irrigação, Gorutuba e Jaíba, é um grande produtor de frutas. Como toda cultura, as mesmas são impactadas por pestes geradas por fungos e bactérias, como por exemplo a Sigatoka Negra. Existem vários insumos agrícolas que são utilizados para combater diversos tipos de pragas, porém, os tratamentos convencionais causam grandes danos ao meio ambiente e a saúde do ser humano, de maneira direta, na hora de aplicar um fungicida, ou indireta, durante o consumo de frutas com pesticidas. Os alunos da rede básica podem participar de maneira ativa na busca por soluções a estes problemas. Tipicamente, estudos como esses têm características interdisciplinares, envolvendo áreas de ensino como biologia, química, matemática e a Física. Por fim, vale destacar que este projeto constitui um pedido de continuação. É importante destacar, a seguir, os principais resultados obtidos até o presente momento na execução do projeto no ano de 2021 (considerando que o projeto foi adaptado para atividades remotas): i) Produção de 4 vídeos sobre ciência e tecnologia, que foram publicados no youtube, a saber: a) panorama do lixo mundial; b) composteira; c) lixo eletrônico; d) pilhas de cloro. E estão em desenvolvimento atualmente 5 roteiros, nos seguintes tópicos: 1 - circuito serie paralelo; 2 - fermentação; 3 - história da energia nuclear; 4 - energia nuclear; 5 - motores de indução eletromagnética. Esses vídeos serão convertidos em vídeos até o final da vigência de 2021. A produção desses materiais trouxe novas direções para o projeto, como a possibilidade de fomentar uma maior interação e integração acadêmica na UFVJM. O projeto permitiu a inclusão de alunos de diferentes campus (atualmente possui alunos de janaúba, diamantina e Teófilo Otoni) e cursos, tornando efetivamente um projeto com características multidisciplinar e multicampi. Além disso, o modelo remoto também nos mostrou as dificuldades de desenvolver esse tipo de material didático (audiovisual), principalmente pela falta de recurso, contudo a equipe comprou a licença da ferramenta videoscribe para auxiliar na construção dos vídeos. ii) Produção de folders/cartazes para publicação no instagram, baseados nós tópicos dos vídeos do item i. iii) Participação em eventos científicos, tais como: o ii cobicet; IX congresso Nacional e VIII jornada de extensão do Mercosul; 10º SIEPE - Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação da Unochapecó. iv) Inicio do desenvolvimento de 2 (três) trabalho de conclusão de curso (TCC) na temática do projeto, ensino de ciência e tecnologia. v) Organização do I workshop de ensino interdisciplinar em ciência e tecnologia a ser realizado entre os dias 17 a 19 de novembro vi) Elaboração de um projeto de pesquisa, que está em vias de ser submetido ao comitê de ética, para investigar o grau de satisfação de docentes e discente de universidade públicas sobre interdisciplinaridade e integração acadêmica em suas instituições. Nesse caso, além do texto do projeto, já foram elaborados construído 2 formulários e os Termos de Consentimento Livre e Esclarecidos (TCLE). Assim, considerando as ações do projeto, a continuação deste trabalho é relevante para o desenvolvimento de conhecimento na UFVJM nessa temática. Além disso, há a necessidade de manutenção do bolsista no projeto, que é essencial para dar prosseguimento no que tem sido feito até o presente momento.
Objetivo Geral: Fomentar estratégias para melhorar o ensino de ciências e tecnologia no nível básico e superior. Objetivos específicos: 1 – Promover a interação entre UFVJM e a comunidade externa, por meio da propagação de atividades de ensino e pesquisa fora do campus. 2 – Gerar melhorias na educação básica da região na qual a UFVJM está inserida. 3 – Ofertar cursos e oficinas de ciência na modalidade remota online, incluindo a organização de eventos científicos. 4 - Promover atividade itinerantes em escolas públicas sobre ciência e tecnologia, no modelo de oficinas e ou exposições. 5 - Promover atividades pesquisa, ensino e extensão com alunos de escolas públicas (nesse caso, ocorrendo a possibilidade de atividades presenciais continuas no ano de 2022). 6 – Realizar pesquisa descritiva sobre integração acadêmica e interdisciplinaridade em universidade públicas brasileiras: 7 – Divulgar a UFVJM na região na qual está inserida e a nível nacional. 8 – Proporcionar a interação entre docentes, discentes e técnicos, por meio do planejamento das atividades de ensino 9 - Proporcionar aos alunos do BC&T e dos cursos terminais o contato com diferentes atividades - ensino, pesquisa e própria extensão - para auxiliar na formação profissional.
De maneira objetiva, o projeto prevê: a) a produção de 10 vídeos animados e ou experimentais - no primeiro caso, usando a ferramenta vídeoscribe ou outra similar - para publicação no youtube, e 10 folders com conteúdo associados aos vídeos para publicação no instagram do projeto. O material escrito utilizado para construção do roteiro serão utilizados para da continuidade na produção de um e-book do projeto. Esse estratégia tem potencial de impacto a nível nacional, não sendo possível quantificar o impacto direto nesse caso. b) 10 oficinas/exposições itinerantes em escolas públicas do norte de Minas Gerais, em diferentes cidades, entre elas: Nova Porteirinha, Janaúba, Capitão Enéas, Jaíba, Montes Claros, Porteirinha, Montezuma, . Essa meta está condicionada a situação sanitária em 2022 em relação a pandemia do Covid-19. Nesse caso, é previsto um impacto direto de 200 alunos, considerando as oficinas para um público de 20 alunos cada. c) Organização de evento científico - o II workshop em ensino interdisciplinar em ciência e tecnologia (estima-se um público de 400 participante). d) Atividades de pesquisa, ensino e extensão com estudantes do ensino médio (impacto direto de 40 alunos aproximadamente). e) Realização de pesquisa sobre integração acadêmica e interdisciplinaridade em cerca de 5 universidade públicas brasileiras (impacto direto aproximado de 1500 pessoas, considerando uma taxa de 300 pessoas por universidade a responderem os questionários) Logo, o projeto estima um impacto direto de cerca de 2140 pessoas. Indiretamente, busca-se atingir cerca de 12 alunos dos cursos de graduação da UFVJM dos diferentes campus contribuindo na formação destes por meio do incentivo ao processo de ensino, pesquisa e extensão. Ainda, busca-se a interação entre cerca de 6 professores (de várias áreas do conhecimento), 1 técnicos e 1 membro externo para planejar as oficinas de maneira interdisciplinar, permitindo a troca de conhecimento. O projeto buscará recrutar docentes de outros campus da universidade, mas esse número não possível estimar num primeiro momento.
A estruturação do projeto se dará em diferentes etapas: 1 - Oficinas/minicurso/exposição itinerantes e material didático: Os participantes inicialmente serão alocados em grupos. Cada grupo desenvolverá material didático para as oficinas e para o youtube e instagram. Para as oficinas itinerantes serão pesquisados e implementados experimentos lúdicos, feitos preferencialmente com material de baixo custo. Associada a parte experimental será desenvolvido o conteúdo teórico. Os estudantes de cada grupo deverá realizar o levantamento bibliográfico referente a cada conteúdo envolvido nos experimentos e montar atividades teóricas também, que poderá ser no formato de quiz, por exemplo. Além disso, os discentes ficarão responsáveis pela montagem do material audiovisual a ser publicado nas mídias sociais. 2 - A equipe do projeto organizará um o II workshop em ensino interdisciplinar em ciência e tecnologia, buscando na administração publica os convênios necessários para implementar o evento na versão com submissão de trabalho. 3 - Intervenção regular direta nas escolas públicas (atividade de pesquisa e ensino com os alunos do ensino médio): Primeiramente, será combinado com a(s) escola(s) um horário e local disponível durante a semana para as atividades. Em seguida, em conjunto com a(s) escola(s) será(ão) selecionado(s) os docentes e discentes participantes das atividades regulares semanalmente/quinzenalmente. Posteriormente, a equipe do projeto apresentará uma lista com alguns problemas regionais "simples", que os alunos escolherão para trabalhar ao longo do ano, executando uma atividade de pesquisa. Para auxiliar os alunos, semanal ou quinzenalmente a equipe se encontrará com os participantes da escola para orientar e avaliar as atividades, além de oferecer aulas no formato de oficina sobre a temática de pesquisa, com base nos conteúdos que estão sendo estudados na escola. Ao final do projeto, a equipe solicitará dos participantes a apresentação dos resultados no formato de artigo e ou produto. Nessa ação do projeto é importante destacar que inicialmente, durante os primeiros meses de implantação do projeto na escola, os estudante da(s) escola(s) escolhida(s) irão desenvolver as atividades proposta e já estabelecidas pela equipe, como o manuseio/construção de experimentos, resolução de exercícios proposto, quiz e realização de redação sobre o que foi abordado na oficina, por exemplo. No entanto, a ideia central é permitir que os próprios alunos por meio do desenvolvimento da pesquisa possam direcionar as futuras atividades, bem como exposições de ciência na escola. Por esse motivo, um dos públicos de interesse são alunos de 9° ano do ensino fundamental e de 1° ano do ensino médio, para que seja possível um acompanhamento a longo prazo (até o 3° ano), para que possamos quantificar de maneira mais objetiva o impacto do projeto na vida desses alunos. Ainda, reforçando, esse item 3 só será possível se houver autorização da UFVJM e das autoridades locais para atividades presenciais nas escolas. 4 - Realização da pesquisa sobre integração acadêmica e interdisciplinaridade em universidade públicas brasileiras. Acreditamos que nos primeiros meses do projeto já será possível ter concluído o processo de aprovação da pesquisa junto ao comitê de ética. Após essa etapa, no ano de 2022 pretende aplicar os questionário em pelo menos 5 universidade públicas e realizar a análise destes. Avaliação do projeto O projeto poderá ser avaliado pelos participantes das oficinas, minicursos, exposições, evento científico, e pelo alunos das escolas publicas que participarem das atividades regulares. Ao final de cada ação será solicitado aos participantes que respondam a um questionário de satisfação, com questões objetivas acerca da ação e nota de 0 (zero) a (10). Nesse questionário haverá perguntas abertas referente a opinião do participante sobre os pontos positivos e negativos da oficina e possíveis comentários sobre o que pode ser melhorado. De modo semelhante, para a equipe do projeto haverá um questionários autoavaliação.
[1]. Cavalcante, A. N., Lira, G. V., Neto, P. G. C., Lira, R. C. M. Rev. bras. educ. med. vol.42 no.1 Brasília jan./mar. 2018 [2] http://portal.inep.gov.br, acessado em 30/09/2019 às 2 horas e 37 minutos. [3]. F. Santos, F. Ostermann, and G. Ferraz, Rev. Bras. Ensino Física 32, 1402 (2009) ed., São Paulo: Paz e Terra, 2011. [4]. T. C. Menestrina, A. P. Kolaceke, and V. L. Soethe, in 6o Encontro extensão da UDESC (2011) [5]. F. Damasio and H. Steffani, Rev. Bras. Ensino Fisica 30, 4503 (2008) [6]. D. Ausubel, J. Novak and H. Hanesian, Educational Psychology; A Cognitive View (Holt, Rinehart Winston, New York, 1978), p. 685. [7]. L. S. Vigotski, Pensamento e linguagem (Martins fontes, São Paulo, 2008), p. 194. [8]. S. R. Singer, M. L. Hilton, and H. A. Schweingrube, America',s Lab Report: Investigation in High School Science (The National Academies Press, Washington, DC, 2005), p. 254. [9]. A. Hofstein and V. N. Lunetta, Sci. Educ. 88, 28 (2004). [10]. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43.
Como na UFVJM há diversos cursos de Engenharia e o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia, em geral, esses alunos estudam as principais disciplinas que pretendem ser abordadas nas oficinas/minicursos/exposição e nos materiais didáticos. Assim, a formação dos alunos é de grande valia para esse projeto, assim como as atividades deste projeto é importante para os estudantes, tanto para desenvolver o projeto em si, como para “solidificar” a formação do próprio estudante, uma vez que este terá que estudar, ou reestudar os tópicos para prepara as ações do projeto. Ainda, os temas de pesquisas, serão o suficientemente simples para permitir os estudantes participarem na orientação dos alunos do ensino médio. A capacitação dos estudantes ocorrerá durante o processo de preparação das ações, onde os estudantes levarão suas dúvidas os professores responsáveis do grupo no qual ele estiver inserido. Além disso, os alunos estarão em contato direto com os docentes, via ferramentas digitais como whatsapp, googlem meet, instrumento que serão utilizados de maneira regular para orientar os estudantes. Além disso, o projeto prevê reuniões bimestrais com toda equipe para discussão do andamento do projeto De maneira resumida, as atividades dos estudantes serão: 1 – Fazer levantamento bibliográfico dos conteúdos a serem abordados nas ações 2 – Prepara os diferentes materiais didáticos. 3 - Estruturas as oficinas 4 – Ministrar as aulas nas oficinas itinerante e ou online. 5 – Preparar as avaliações da oficina e avaliações do projeto. 6 – Participar das reuniões em grupo. Obs. Os alunos integrantes do projeto serão avaliados observando sua desenvoltura em cada uma das atividades atribuídas a eles, principalmente durantes as reuniões e durante a realização das ações que tiver sob sua tutela. Em particular, esse projeto também tem como propósito complementar a formação dos discentes de graduação do BC&T e dos cursos terminais da UFVJM campus Janaúba. Além disso, busca-se promover a participação dos discentes no processo educacional regional, bem como ampliar sua participação nas atividades relativas ao Ensino, pesquisa e extensão da UFVJM. Espera-se que a participação do discente contribua de maneira sólida para sua formação Acadêmica-profissional.
Esse projeto busca desenvolver material didático, metodologias e estratégias para o ensino de ciência e tecnologia. Em particular, tem um olhar especial voltado a melhorar a qualidade de ensino na região da Serra Geral, no Norte de Minas Gerais, onde está localizado o campus Janaúba da UFVJM. Esse projeto é de grande relevância para a região por ter como meta a disseminação de conhecimento científico e tecnológico ao mesmo tempo que será feito divulgação da UFVJM, visando melhorar os índices de entrada na UFVJM campus Janaúba.
Público-alvo
Alunos prioritariamente do 9° ano do ensino fundamental e alunos do ensino médio (1, 2 e 3° ano).
Alunos de escolas publicas do ensino fundamental e médio. Esse público será abordado via atividade itinerantes, caso seja possível no ano de 2022.
Estudantes e profissionais da educação interessados no ensino interdisciplinar em ciência e tecnologia. Esse público está associado a previsão de participação desse público no II workshop de ensino interdisciplinar em ciência e tecnologia.
Alunos de universidade públicas brasileiras que participarão da pesquisa sobre integração acadêmica e interdisciplinaridade.
Estudantes interessados em participar no desenvolvimento do projeto e execução das ações.
Municípios Atendidos
Nova Porteirinha
Janaúba
Capitão Enéas
Jaíba
Montes Claros
Porteirinha
Montezuma
Parcerias
Escola Estadual que possui ensino médio e fundamental. Essa instituição disponibilizará espaço para a realização das atividades regulares. Ainda, docentes e estudantes dessa escola serão selecionados para a participação das atividades regulares
Cronograma de Atividades
Organização de evento científico, no formato de workshop: Montagem da programação, convite aos palestrantes, organização da plataforma, criação de templates para as submissões, realização de convênios, entre outras.
Produção de material didático para o projeto: revisão bibliográfica, construção de roteiros; gravação de vídeos animados e videos experimentais; edição e publicação nas mídias digitais; e produção de material textual para a montagem de um ebook sobre as temáticas do projeto e folder para o instagram. Os materiais produzidos poderão ser uitlizados nas oficinas/exposições itinerantes, além das atividades regulares presenciais nas escolas escolhidas pelo projeto. Enfatizando, que as atividades presenciais só serão possíveis caso autorizadas pela UFVJM e pelas autoridades locais.
Havendo a possibilidade de atividade presenciais, presumindo que isso ocorra, o projeto prevê algumas visitas itinerantes em escolas publicas, para desenvolver atividade educativas no formato de oficinas e ou exposições. Cerca de duas escolas por mês!
Levantamento de dados de maneira remota junto a comunidade interna de algumas universidade públicas brasileiras. A definição da ordem de aplicação dos questionários (a sequencia das universidade abordadas), ainda não foi definida. Isso porque o processo ainda esta em fase de submissão ao comitê de ética, e pode ocorrer de algumas universidade que a equipe pretende avaliar não possa sequer participar da pesquisa. Assim, a ordem de aplicação ficará condicionada ao projeto final aprovado pelo comitê de ética.
Realização de encontros regulares com alunos do ensino médio para desenvolver trabalhos de pesquisa acerca de problemas regionais. Nesses encontros serão realizadas aulas, usando metodologias ativas de ensino aprendizagem dentro das temáticas de pesquisa escolhidas pelos estudantes.