Detalhes da proposta

Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    edson da silva

    Número de inscrição:

    2022101202246919

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências básicas

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências da saúde

    Área temática principal:

    saúde

    Área temática secundária:

    saúde

    Linha de extensão:

    saúde humana

    Abrangência:

    municipal

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

janice sepúlveda reis Voluntário(a)

paulo messias de oliveira filho Voluntário(a)

cintia lacerda ramos Voluntário(a)

adriana nascimento bodolay Voluntário(a)

george sobrinho silva Voluntário(a)

marileila marques toledo Voluntário(a)

paola aparecida alves ferreira Voluntário(a)

luciana de freitas campos Voluntário(a)

rodrigo lellis santos Voluntário(a)

luís fernando de freitas reis Voluntário(a)

claudia maria andrade Voluntário(a)

maria fernanda gomes da silva Voluntário(a)

thales rodrigues pereira Voluntário(a)

ana luísa simões guedes Voluntário(a)

ana luisa paixao coelho Voluntário(a)

joão pedro viana dias Voluntário(a)

júlia tereza aparecida caldeira prates Voluntário(a)

mayara dumont cunha Voluntário(a)

maylza de fátima do nascimento Voluntário(a)

ana cláudia chaves Voluntário(a)

erica cristina santos rodrigues Voluntário(a)

elizabethe adriana esteves Voluntário(a)

isabela silva monteiro Bolsista

luciana neri nobre Voluntário(a)

Resumo

Este projeto dará continuidade ao desenvolvimento de ações de educação em saúde executadas pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) de Diamantina sob o apoio do CRDE da Santa Casa de Belo Horizonte (BH), para atuar junto às 9 escolas parceiras em Diamantina e região. O CRDE de Diamantina é constituído por uma equipe interdisciplinar composta por docentes e discentes de cursos de graduação e de pós-graduação que apoia os funcionários das escolas parceiras de Diamantina e de outros municípios da região em relação à assistência escolar do aluno que convive com diabetes, assim como de seus familiares. As ações educativas continuarão sendo desenvolvidas de forma não presencial on-line, nas escolas e/ou no CRDE de Diamantina (após a pandemia de COVID-19 e retorno presencial completo do ensino universitário e escolar). Tais ações terão a finalidade de capacitar os profissionais de escolas de ensino médio, fundamental e/ou creches, em relação aos cuidados necessários ao aluno com diabetes, para que pais e alunos tenham segurança com o tratamento durante o período escolar. As ações buscam desmistificar o diabetes, dando apoio necessário para prevenir o bullying contra estudantes com Diabetes Tipo 1, além de orientar os alunos sem diabetes e seus pais sobre prevenção do Diabetes Tipo 2, combate ao sedentarismo, alimentação saudável e controle do diabetes. Outro compromisso do projeto é alertar os profissionais de saúde e de educação quanto às necessidades do aluno com diabetes nas escolas. O CRDE de Diamantina conta com o apoio de 09 escolas parceiras, um Centro Referência em diabetes de BH vinculado ao Sistema Único de Saúde, uma Secretaria Municipal de Educação, dois departamentos e um programa de pós-graduação da UFVJM e uma Revista de diabetes de veiculação nacional.


Palavras-chave

Educação em saúde, Diabetes, Saúde Coletiva, Escola.


Introdução

A presente proposta visa dar continuidade às ações exitosas de educação em diabetes realizadas pelo Centro de Referência Diabetes nas Escolas (CRDE) de Diamantina desde o ano 2017. Desde agosto de 2020 o projeto atua na modalidade remota on-line em função da pandemia de COVID-19 e continuará nessa modalidade, pelo menos até o retorno presencial completo na UFVJM e nas escolas. Ele tem atingido todas as suas metas e continua com demanda crescente para continuação em 2022. Em 2017 o Grupo de Estudo do Diabetes (GED) da UFVJM estabeleceu uma parceria com o CRDE da Santa Casa BH (CRDE de BH) para trabalhar com o Projeto Diabetes nas Escolas em Diamantina. O referido projeto é um modelo de intervenção educativa que recebe apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e de outras instituições de saúde. O CRDE de Diamantina trata-se de uma referência ou apoio com que os funcionários de escolas de Diamantina e região podem contar para cuidar do aluno com diabetes mellitus (DM). O curso gratuito de capacitação em diabetes na modalidade EAD, resultante da parceria com o CRDE de BH continuará disponível aos funcionários das escolas, aos profissionais e estudantes das áreas de saúde e de educação, de forma permanente em 2022. Faremos 02 lives (1 por semestre), com especialistas das áreas de saúde e educação, 04 vídeos educativos, além da produção de 08 conteúdos educativos digital, os quais deverão ser liberados mensalmente nas redes sociais do projeto e das escolas. As ações educativas continuarão sendo desenvolvidas junto às escolas parceiras, a fim de capacitar os profissionais de escolas de ensino médio, fundamental e/ou creches, em relação aos cuidados necessários ao aluno com DM. Com esse apoio, pais e alunos passam a ter segurança em relação ao tratamento do DM durante o período escolar. O projeto busca ainda desmistificar a doença, dando apoio necessário para prevenir o bullying contra estudantes que possuem DM Tipo 1 (DM1). O projeto também orienta os demais alunos que não possuem DM e seus familiares sobre o conhecimento e a prevenção do Diabetes Tipo 2 (DM2), promovendo hábitos saudáveis de alimentação, prática de atividade física e melhor qualidade de vida, além de alertar profissionais de saúde e de educação em relação às necessidades do aluno com DM nas escolas. As principais atividades que têm sido desenvolvidas junto à PROEXC nos quatro primeiros anos deste projeto incluem um curso sobre diabetes (presencial e EAD), oficinas com alunos escolares, participação em eventos e feiras nas escolas, elaboração e distribuição de materiais educativos impressos e digitais, e uma comunicação mensal com um texto educativo para os pais/familiares e outro para os funcionários das escolas. Durante a pandemia, o material educativo está sendo oferecido via WhatsApp, e-mail, redes sociais das escolas parceiras e do CRDE de Diamantina (Facebook e Instagram), e do Blog do Projeto Criado em 2021. O CRDE de Diamantina conta com uma equipe interdisciplinar qualificada na oferta de treinamento em diabetes e na produção de material educativo impresso e digital, constituída por docentes da FCBS e FIH, discentes de graduação e de pós-graduação, bolsistas e voluntários internos e externos à UFVJM. Nesta proposta para 2022 o projeto trabalhará com pelo menos 9 escolas parceiras, sendo 04 de outros municípios. Futuramente, a médio e longo prazo, o desejo é expandir ainda mais a abrangência das ações para toda a rede de ensino do município e de instituições da microrregião.


Justificativa

O DM é um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos resultantes de defeitos na ação e/ou secreção de insulina, que culminam em um estado de hiperglicemia. O DM pode ser classificado em quatro tipos principais, baseado na sua etiologia: Diabetes Tipo 1, Diabetes Tipo 2, DM Gestacional e outros tipos específicos de diabetes (ADA, 2020). Tanto o DM quanto a obesidade são consideradas pandemias que podem dizimar a saúde da população, a produtividade econômica e a capacidade do sistema de saúde em todo o mundo, se medidas de prevenção e controle não forem adotadas (MOZAFFARIAN, 2020). O Brasil é o 5º país do mundo em número de casos de diabetes em adultos, o 5º em número de idosos com diabetes e o 3º em número de crianças e adolescentes com diabetes (IDF, 2019). A prevalência e a incidência mundial DM1 estão aumentando (MOBASSERI et al., 2020) e a obesidade de crianças e adolescentes é um dos mais sérios desafios globais em saúde pública do século XXI. Essa crescente exposição à obesidade contribuirá para o desenvolvimento precoce de DM2 (CAPRIO, 2020). Assim, para obter sucesso no manejo do DM é necessário desenvolver parcerias sólidas entre órgãos governamentais, diversos setores da sociedade, além de envolver a família de pessoas que possuem DM. Para mudanças a médio e longo prazo, é urgente atuar hoje com o compromisso de toda a sociedade e de políticas públicas que criem ambientes propícios à atividade física e promovam uma alimentação saudável na escola e na mesa das famílias. Nesse contexto, a escola é o espaço promissor para realizar a educação em diabetes, uma vez que essa instituição precisa estar ciente da importância de um estilo de vida saudável para a prevenção da obesidade, do DM2 e de suas complicações. Diante disso, o ‘Projeto Diabetes nas Escolas’ oferecido pelo CRDE realiza atividades educativas no ambiente escolar, com foco no treinamento dos funcionários, e se estende a todos os alunos, com ou sem diabetes, seus pais, familiares e a comunidade onde a escola está inserida. Embora o DM1 seja uma das doenças crônicas mais comuns em crianças, funcionários e alunos das escolas sabem pouco sobre a doença (DE OLIVEIRA et al., 2015). É muito comum conceitos errôneos como: “a pessoa que o possui não pode comer açúcar” ou “é uma doença dos idosos”. Devido à falta de conhecimento, muitas escolas se recusam a aceitar alunos com DM, a ajudá-los em sua rotina de autocuidado, ou ainda, são incapazes de ajudar em uma emergência (DE OLIVEIRA et al., 2015). Nesse contexto, a educação em diabetes é a principal ferramenta para a garantia do autocuidado, permitindo o autocontrole por parte do paciente, e deve se estender a toda sociedade. É, portanto, o processo de facilitação de conhecimentos, habilidades e capacidades necessárias para este autocuidado (ADA, 2019). Nesse cenário, as atividades educativas do presente projeto são imprescindíveis para desmistificar a doença e colaborar para que a escola seja um ambiente mais seguro para crianças e adolescentes com DM. Considerando que a escola é um lugar no qual o aluno passa grande parte do seu tempo, torna-se necessário que os funcionários estejam devidamente capacitados em diabetes (ALOTAIBI et al., 2016; REIS et al., 2018; AMERICAN ASSOCIATION OF DIABETES EDUCATORS, 2019). Muitos pais de crianças com DM se sentem inseguros em levar seus filhos à escola devido à falta de preparo de grande parte dos funcionários para lidar com alguma emergência que seu filho possa apresentar (REIS et al., 2018). Assim, instituições e pesquisadores, incluindo os do CRDE de Diamantina, têm buscado estratégias de intervenção educativa em DM junto aos profissionais das escolas, para que estes saibam como se proceder nessas situações (ABRAHAM et al., 2018; BECHARA et al., 2018; CHINNICI et al., 2019; DE CARVALHO TORRES et al., 2016; GONÇALVES, 2019; GOSS et al., 2018; SILVA JUNIOR, et al., 2020). O Brasil tem contribuído ativamente nesse processo e na expansão de programas de educação em DM para auxiliar os profissionais das escolas (BECHARA et al., 2018; CHINNICI et al., 2019; REIS et al., 2018). Destaca-se a criação do CRDE da Santa Casa BH, em Belo Horizonte, MG (REIS et al., 2017; REIS et al., 2018). O CRDE foi criado no Sistema Público de Saúde para treinamento em diabetes das escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Com o apoio da SBD, de universidades e de outros parceiros, o CRDE encontra-se em fase de expansão para outras instituições, cidades e regiões do Brasil. Em 2017, a UFVJM tornou-se a primeira instituição brasileira a firmar parceria com o CRDE da Santa Casa BH, marcando o início da expansão e interiorização do Projeto Diabetes nas Escolas (SBD, 2019). O CRDE de Diamantina foi implantado na UFVJM em 2017, por meio de um projeto de extensão universitária com interface com a pesquisa. As ações educativas têm sido desenvolvidas por equipe interdisciplinar, constituída por enfermeiros, nutricionistas, cirurgião dentista, fisioterapeuta e discentes desses cursos, uma bióloga e uma psicóloga dentre outros colaboradores (SILVA JUNIOR, et al., 2020). A psicóloga afastou-se do projeto, mas a atual equipe recebeu outros membros da UFVJM, entre eles uma docente do curso de Letras com formação em Linguística, um discente da FAMED e duas doutorandas do PPGCS. Para continuidade do projeto em 2022 foram estabelecidas parcerias com 08 escolas públicas e com 01 da rede privada de Diamantina, Itamarandiba e Turmalina. Destas, três escolas de Diamantina já foram certificadas pela Sociedade Brasileia de Diabetes (SDB) com o ‘Selo Escola Amiga do Aluno com Diabetes ‘e são parceiras desde 2018. As outras 06 escolas terão a oportunidade de ter seus funcionários treinados em diabetes pelo presente projeto e receber o Selo da SBD. Existem 7 CRDE em 5 estados brasileiros e outros estão em fase de implantação. Nesse contexto, o CRDE de Diamantina tem sido uma referência para os novos CRDEs em expansão no país. O suporte à pessoa que possui DM e os programas de educação que contribuam com o autocuidado em diabetes são essenciais para o enfrentamento dos desafios impostos por essa condição (ADA, 2019). Ao considerarmos a escola como o local destinado à construção de conhecimentos, faz-se necessário que sejam desenvolvidas ações educativas para estimular a inclusão do aluno com diabetes e/ou obesidade, combatendo o bullying e promovendo saúde (BECHARA et al., 2018; MOURÃO et al., 2020). Diante do exposto, este projeto está em consonância com a Política Nacional de Extensão Universitária e suas diretrizes, incluindo: “Interação Dialógica, Interdisciplinaridade e interprofissionalidade, Indissociabilidade entre Ensino‐Pesquisa‐Extensão, Impacto na Formação do Estudante e, finalmente, Impacto e Transformação Social” (UFVJM, 2009), visto que a política de Extensão da UFVJM prevê “A ação cidadã das universidades não pode prescindir da efetiva difusão dos saberes nelas produzido,…”. Nesse sentido, os saberes construídos por discentes e docentes de vários cursos da UFVJM junto à comunidade têm atendido essa política. Continuar com as ações do CRDE de Diamantina é dar continuidade à construção desse valioso saber. Consideremos ainda que essa política prevê “A prestação de serviço deve ser produto de interesse acadêmico, científico, filosófico, tecnológico e artístico do ensino, pesquisa e extensão, devendo ser encarada como um trabalho social, ou seja, ação deliberada que constitui a partir da realidade e sobre a realidade objetiva, produzindo conhecimentos que visem à transformação social”. Destacamos que, antes da escrita deste projeto, a equipe de docentes discutiu com o Secretário Municipal de Educação e com diretorias de escolas do município. Foi-lhes apresentado o projeto Diabetes nas Escolas do CRDE de Diamantina e sua importância para garantia dos direitos da criança e do adolescente com DM. Portanto, esse projeto parte de uma realidade objetiva, ou seja, a comunidade escolar foi parceira na sua construção. Esta anseia-se compartilhar o conhecimento com a comunidade acadêmica da UFVJM, na busca de educar com segurança seus alunos acometidos por esta doença tão debilitante, além de melhor atender a todos os membros da comunidade escolar com DM. Além disso, não só a comunidade escolar tem se beneficiado do CRDE, mas o aluno com DM e seus familiares, além dos acadêmicos extensionistas e a equipe de pesquisadores e profissionais, uma vez que terão melhor conhecimento sobre prevenção e manejo do DM e a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos, com propósito de transformação social. Fortalece‐se, então, o outro pilar da tríade da Educação Universitária, o ensino. Ter a oportunidade de praticar os ensinamentos apreendidos em sala de aula enriquece não apenas o currículo dos discentes de graduação e de pós-graduação, mas desenvolve aptidões, de uma maneira que não seria possível apenas com o conteúdo visto em sala de aula. Além disso, uma dissertação (PPGCN) já foi concluída, uma tese (PPGCS) foi integrada a este projeto para construção e validação científica de material educativo para os CRDEs em 2021. Projeto de mais uma tese será submetida em processo seletivo almejando ingresso em 2022. Considerando os aspectos apresentados, este projeto de extensão dará continuidade às ações do CRDE de Diamantina construindo saberes interdisciplinares com a responsabilidade de dar suporte às escolas às parceiras, quanto aos cuidados necessários ao aluno com DM durante o período escolar.


Objetivos

Objetivos Objetivo Geral: Continuar as ações extensionistas do CRDE de Diamantina junto às escolas com ensino médio, fundamental e/ou creches para desenvolver o Projeto Diabetes nas Escolas. Objetivos Específicos: a) Dar continuidade às ações do CRDE de Diamantina e à estruturação continuada de sua equipe interprofissional composta por docentes, discentes e profissionais de saúde e de educação para desenvolver ações integradas de educação em diabetes e promoção da saúde. b) Oferecer capacitação aos profissionais de 6 escolas da rede pública em relação aos cuidados necessários ao aluno com diabetes: Escola Estadual Professora Isabel Motta (Diamantina), Escola Estadual Jalira Lucchesi de Miranda (Diamantina), Escola Estadual São João Batista (Itamarandiba), Escola Estadual Padre São João Afonso (Itamarandiba), Escola Estadual Professora Edite Gomes (Turmalina), Escola Estadual São Joaquim (Conceição do Mato Dentro). c) Empoderar os profissionais de pelo menos 9 escolas parceiras para atuarem como membros da equipe de tratamento do diabetes nas escolas; d) Oferecer treinamento para desmistificar o DM e combater o bullying nas escolas; e) Orientar os alunos em geral e os seus pais sobre importância da prevenção do diabetes e da obesidade, e da adoção de um estilo de vida mais saudável; f) Treinar profissionais de saúde e de educação em relação às dificuldades do aluno com diabetes nas escolas; g) Utilizar a internet e as redes sociais como ferramentas complementares de informação, comunicação e educação em diabetes para a comunidade escolar; h) Divulgar ações do CRDE de Diamantina em outras escolas locais e regionais para estimular novas parcerias visando expansão do CRDE. i) Produzir 02 lives, sendo 01 por semestre, com especialistas das áreas de saúde e educação; j) Produzir 04 vídeos educativos e 08 conteúdos educativos digitais, os quais deverão ser liberados mensalmente no blog e nas redes sociais do projeto e das escolas.


Metas

1) Manter as atividades do CRDE de Diamantina e o vínculo com as escolas em 2022; 2) Oferecer suporte à capacitação em diabetes, na modalidade EAD (Santa Casa BH), aos novos funcionários de escolas parceiras e aos demais funcionários de novas escolas que não receberam o treinado do CRDE de Diamantina nem o EAD. Tais profissionais pertencem à comunidade escolar de escolas na sede de Diamantina (redes municipal, estadual e privada) e microrregião. O projeto aborda os cuidados necessários ao aluno com diabetes, para que pais e alunos tenham mais segurança no tratamento desta doença durante o período escolar. 3) Elaborar e ofertar 01 texto educativo digital mensal para as escolas encaminharem aos seus funcionários e 01 para as famílias dos alunos em geral, com ou sem diabetes, e assim promover saúde e estimular comportamentos que contribuem com a qualidade de vida. 4) Elaborar e postar quinzenalmente nas redes sociais e sites vinculados ao projeto, 01 conteúdo educativo digital (texto, vídeo, ilustrações etc.) para a comunidade escolar e o público interessado no tema. 5) Se houver demanda das escolas, o CRDE de Diamantina avaliará a viabilidade de ofertar treinamento em diabetes para os funcionários de escolas parceiras, na modalidade on-line ou presencial (para escolas de Diamantina, pós-pandemia de COVID-19 e com autorização do retorno ao ensino [escolar e universitário] 100% presencial pelas autoridades sanitárias). 6) Produzir três resumos para apresentação em eventos de extensão/pesquisa/ensino, e 01 artigo científico ou capítulo de livro sobre ações do projeto em 2022. 7) Realizar duas lives com participação de convidados representantes de outros CRDE, das escolas parceiras do CRDE de Diamantina e de outros parceiros e profissionais com expertise no tema. Ao final do projeto espera-se que a manutenção de apoio da PROEXC ao CRDE de Diamantina estimule cada escola a não se desvencilhar de sua função social e política, exercendo seu papel transformador da sociedade, especialmente neste momento de pandemia, de trabalho remoto na educação básica e superior.


Metodologia

Antes de iniciar as ações com as escolas, novos membros da equipe de extensionistas deverão realizar treinamento para nivelamento do conhecimento em DM entre membros da equipe executora do projeto. Será utilizada a metodologia do CRDE de BH, a qual inclui treinamentos on-line gratuitos e de acesso aos cursos a serem oferecidos via plataforma EAD desenvolvida para o Projeto Diabetes nas Escolas. O treinamento on-line e EAD têm apresentado seus conteúdos com linguagem de fácil entendimento, uso de vídeos, apostilas on-line, gibis, teleaulas e recursos do programa de educativo Kids Diabetes nas Escolas da International Diabetes Federation, o qual foi devidamente traduzido e validado para a cultura brasileira, além de conteúdos complementares validados pelo CRDE de BH e de Diamantina (SILVA, 2021), e diretrizes do Ministério da Saúde, da SBD, entre outros (REBERTE et al., 2012; SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES, 2019). Assim, as ações serão desenvolvidas inicialmente no primeiro mês com a preparação dos novos extensionistas e levantamento de demandas escolares atualizada para 2022 por meio de reuniões on-line com as escolas, seguidas por agendamento de treinamentos dos funcionários, divulgação suporte às escolas para realização do curso EAD do CRDE de BH e oferta de curso on-line pelo CRDE de Diamantina para os funcionários das escolas interessadas. Tais cursos são extensivos a todos os funcionários (cozinheiras, motorista, vigilantes, monitores, diretoria e outros) e não apenas aos professores e a equipe pedagógica, pois todos são protagonistas na vivência escolar do aluno com diabetes. Serão utilizados recursos on-line mediados por tecnologias educacionais digitais em Ambientes Virtuais de Aprendizagem e plataformas digitais como: Google Meet, Google Classroom, Moodle, YouTube, Wordwall, Canva, Padlet e/ou outras (SILVA, 2021b). Os recursos utilizados para os treinamentos incluirão oficinas on-line, jogos educativos, vídeos, dinâmicas em grupos e “roda de conversa on-line”. Textos educativos digitais mensais serão elaborados e enviados para a direção escolar encaminhar aos funcionários e outros aos pais dos alunos como forma de estimular vínculo e levar informação sobre o DM à família. Além disso, os conteúdos educativos digitais serão compartilhados nas redes sociais e blog do projeto (Fanpage e Instagram [@crdediamantina], e Fanpage, Instagram e Blog @diabetesdiamantina). Os textos abordarão os seguintes conteúdos: a). Conceitos gerais em diabetes e obesidade: técnica de monitorização glicêmica; orientações sobre insulinas e aplicações de insulinas; conduta nas hipoglicemias (glicemia < 70 mg/dL, risco de morte da criança) e hiperglicemias (glicemia alta, uma situação de descontrole glicêmico que coloca em risco o bem-estar da criança); b). Alimentação: dieta saudável, desmistificação da alimentação para quem tem diabetes, importância do controle do peso; não exclusão de quem tem diabetes das atividades escolares como festas de aniversário, excursões etc.; c). Atividade física: importância na prevenção e no tratamento do diabetes; cuidados na prática de exercício com o aluno com diabetes; estímulo à prática de esportes como parte do tratamento. d). Direitos e deveres das escolas em relação ao diabetes. Organização e funções do Centro de Referência Diabetes nas Escolas e das parcerias neste projeto: a) Centro de Referência Diabetes nas Escolas da Santa Casa de BH: Manutenção ou novo cadastro de escolas para treinamento presencial na UFVJM; Avaliação do conhecimento prévio através de postagens, lives e vídeos; Orientações e treinamento on-line para os funcionários das escolas, professores e estudantes membros do GED-UFVJM; Disponibilização gratuita de acesso à plataforma de EAD com curso e materiais educativos para o GED se estruturar para o treinamento permanente dos membros do projeto e dos funcionários das escolas parceiras; Contato bimestral do centro com o GED e as escolas para esclarecimento de dúvidas e envio de atualizações, e feedback sobre o projeto; b). Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina Manutenção e busca ativa por parcerias com as escolas, recebimento e envio de cadastros das escolas para o CRDE de BH; Acolhimento dos funcionários das escolas para treinamento on-line nas escolas; Feedback dos treinamentos realizados pelo CRDE de Diamantina; Contato com o CRDE de BH sempre que necessário; Solicitação de material educativo do Centro de BH sobre bullying, alimentação, atividade física, etc; Elaboração de novos treinamentos para universitários, pais, professores, alunos e funcionários na escola, pelo menos uma vez ao ano e sempre que necessário; Produção e compartilhamento de material educativo digital nas redes sociais vinculadas ao projeto e materiais impressos para as escolas. Escolas Parceiras: Atualização ou cadastro das escolas junto ao CRDE; Convite e cadastro dos funcionários para treinamento EAD (www.diabetesnasescolas.com.br) e/ou remoto pelo CRDE de Diamantina (Google Meet e WhatsApp); Feedback semestral do treinamento; Contato com o CRDE de Diamantina sempre que necessário; Solicitação de material educativo digital, notificação de suspeita de bullying ou cyberbullying e etc; Agendamento para treinamento remoto on-line de professores e demais funcionários da escola, pelo menos uma vez ao ano e sempre que necessário. Pais de crianças com diabetes Estimular o contato com a escola solicitando treinamento de funcionários; Incentivo ao feedback aos CRDE de Diamantina e BH sobre ambiente escolar após capacitação das escolas; Relatar aos CRDE de Diamantina e de BH eventuais situações desfavoráveis à saúde da criança. Secretaria Municipal de Educação Autorizar e/ou mediar contato com as escolas solicitando treinamento de funcionários; Incentivar o feedback aos CRDE de Diamantina sobre ambiente escolar após capacitação das escolas; Relatar aos CRDE de Diamantina e de BH eventuais situações desfavoráveis à escola, aos pais ou à criança, se houver. Além disso, serão promovidas discussões mensais no GED para estreitar as relações e o vínculo entre os extensionistas e outros professores que trabalham com DM em ações de extensão, ensino e/ou pesquisa na graduação e na pós-graduação, além de profissionais externos à UFVJM. Ao longo do projeto, os extensionistas serão estimulados quanto ao potencial para publicação em livros e periódicos científicos nacionais e/ou internacionais para divulgação dos resultados e fortalecimento das suas habilidades científicas. Serão motivados à participação em eventos técnico-científicos locais, nacionais e/ou internacionais e a realização de relatórios semestral e final do projeto, bem como identificar as demandas de pesquisas na área e incentivar a integração da iniciação científica e da pós-graduação em futuras ações do CRDE. Serão respeitados todos os aspectos éticos, incluindo a prévia aprovação de projetos de pesquisa em interface com a extensão pelo CEP/UFVJM e a obtenção do Termo de Cessão de Imagem do público-alvo quando pertinente.


Referências Bibliográficas

1. ABRAHAM, Mary B. et al. ISPAD Clinical Practice Consensus Guidelines 2018: Assessment and management of hypoglycemia in children and adolescents with diabetes. Pediatric Diabetes, v. 19, p. 178-192, 2018. 2. ALOTAIBI, Mohammed; ALIBRAHIM, Lamia; ALHARBI, Nouf. Challenges associated with treating children with diabetes in Saudi Arabia. Diabetes Research and Clinical Practice, v. 120, p. 235-240, 2016. 3. AMERICAN ASSOCIATION OF DIABETES EDUCATORS. Management of children with diabetes in the school setting. The Diabetes Educator, v. 45, n. 1, p. 54-59, 2019. 4. AMERICAN DIABETES ASSOCIATION - ADA. Children and adolescents: standards of medical care in diabetes. Diabetes Care, v. 43, n. Supplement 1, p. S163-S182, 2020. 5. BECHARA, Glaucia Margonari et al. “KiDS and Diabetes in Schools” project: Experience with an international educational intervention among parents and school professionals. Pediatric Diabetes, v. 19, n. 4, p. 756-760, 2018. 6. CAPRIO, Sonia; SANTORO, Nicola; WEISS, Ram. Childhood obesity and the associated rise in cardiometabolic complications. Nature Metabolism, v. 2, n. 3, p. 223-232, 2020. 7. CHINNICI, Daniela et al. Improving the school experience of children with diabetes: Evaluation of the KiDS project. Journal of Clinical & Translational Endocrinology, v. 15, p. 70-75, 2019. 8. DE CARVALHO TORRES, Heloísa, et al. Tradução, adaptação e validação de conteúdo do Diabetes Medical Management Plan para o contexto brasileiro. Revista Latino-Americana de Enfermagem, n. 24, p.e2740, 2016. 9. DE OLIVEIRA, Matheus Chaluppe et al. Young leaders doing diabetes education in a school. In: Diabetology & Metabolic Syndrome. BioMed Central, p. A185, 2015. 10. GONÇALVES, Sofia Paula Ferreira Oliveira Brás. A Criança, a Diabetes e a Escola: Capacitação de Professores e Profissionais não docentes. 2019. Tese de Doutorado. Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Saúde. 11. GOSS, P. W. et al. ISPAD Position Statement on Type 1 Diabetes in Schools. Pediatric Diabetes, v. 19, n. 7, p. 1338-1341, 2018. 12. INTERNATIONAL DIABETES FEDERATION. IDF Diabetes Atlas. 9th Edition. 2019. 13. MOBASSERI, Majid et al. Prevalence and incidence of type 1 diabetes in the world: a systematic review and meta-analysis. Health Promotion Perspectives, v. 10, n. 2, p. 98, 2020. 14. MOZAFFARIAN, Dariush. Dietary and policy priorities to reduce the global crises of obesity and diabetes. Nature Food, v. 1, n. 1, p. 38-50, 2020. 15. REBERTE, Luciana Magnoni; HOGA, Luiza Akiko Komura; GOMES, Ana Luisa Zaniboni. El proceso de construcción de material educativo para la promoción de la salud de la gestante. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 20, n. 1, p. 101-108, 2012. 16. REIS, A. P. G. Criação de um centro de referência em diabetes para treinamento das equipes de escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Orientador: Janice Sepúlveda Reis. 2017. 88 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Diabetes) - Instituto de Ensino e Pesquisa, Grupo Santa Casa de BH, Belo Horizonte, 2017. 17. REIS, APG et al. Implementation of the diabetes reference center at schools in Minas Gerais. Diabetology & Metabolic Syndrome, v.10, Supp 1, p. A214, 2018. In: Vencio S, Caiado A, Morgental D, & Bufaiçal N. 21st Brazilian Diabetes Society Congress. 18. SILVA JUNIOR, H. et al. Implantação de um centro de referência diabetes nas escolas no interior de Minas Gerais. In. Extensão universitária nas ciências da saúde no Brasil. Organizador Edson da Silva. Ponta Grossa, PR: Atena, p. 1388-416, 2020. 19. SILVA MF, SOARES ERS, MACIEL GR, SILVEIRA JC, REIS NMP, SILVA NR et al. Canva for Education como ferramenta didática no ensino superior na era da COVID-19: Relato de experiência. In: Solange Aparecida de Souza Monteiro. (Org.). Educação a Distância na Era COVID-19: Possibilidades, Limitações, Desafios e Perspectivas 2. 1ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2021b. 20. SILVA, R.S. Elaboração e validação de tecnologia educacional para promoção da saúde e educação em diabetes para familiares de escolares. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Ciências da Nutrição (PPGCN) - Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, p. 112. 2021. 21. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2019-2020). 2019. 22. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Anexo da Resolução Nº 06, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, de 17 de abril de 2009, p.9.


Inserção do estudante

Para a execução deste projeto serão necessários estudantes regularmente matriculados em qualquer um dos cursos de graduação e de pós-graduação da UFVJM nas áreas de saúde, educação, tecnologia da informação e áreas a fins, uma vez que esses cursos oferecem formação acadêmica no contexto da utilização de estratégias de educação em saúde e uso das tecnologias digitais na comunicação. Os estudantes extensionistas (bolsistas e voluntários) deverão buscar em livros, artigos, diretrizes da SBD, manuais do Ministério da Saúde e sites técnico-científicos da área, toda a fundamentação necessária para produção e utilização do material educativo do CRDE de Diamantina. Na sequência, os estudantes serão capacitados por docentes membros da equipe executora do projeto e especialistas em educação em diabetes, tecnologia e inovação na educação e em diferentes áreas de assistência à pessoa com DM (nutrição, enfermagem, atenção primária à saúde, odontologia, endocrinologia, farmácia etc.). Além disso, serão realizadas reuniões científicas mensais on-line com discussões de artigos, vídeos e relatos de experiência de profissionais para atualização, nivelamento do conhecimento e integração da equipe de extensionistas. Algumas reuniões terão a participação de coordenadores e membros de outros CRDEs para promover a integração e compartilhamento de vivências com o Projeto Diabetes nas Escolas. Ao final do projeto, os estudantes terão a oportunidade de elaborar resumos para apresentação em eventos da área e pelo menos um artigo científico e/ou capítulo de livro para publicação. Dessa forma, poderão aprender ou aprimorar a linguagem científica e acadêmica no contexto da Educação em Saúde com foco no DM. Os estudantes serão corresponsáveis pela preparação das atividades educativas digitais e/ou treinamentos on-line que seguirão as diretrizes do CRDE de BH, juntamente com outros estudantes já inseridos em trabalhos de educação em DM no projeto vigente em 2021 e demais projetos executados pelos extensionistas docentes. Além disso, serão responsáveis pela elaboração de relatórios parcial e final, relatório de imagens do projeto exigidos pelo edital, podendo ainda, colaborar em pesquisa integradas ao CRDE de Diamantina. Os estudantes terão a oportunidade de enviar trabalhos e/ou participar de eventos, além de colaborar com o treinamento de futuros extensionistas a serem inseridos em outros projetos dessa linha de trabalho do GED ao longo do período de vigência das ações referentes ao edital Pibex 01/2022. A avaliação dos extensionistas será realizada continuamente pelos coordenadores e demais docentes do projeto, pelos diretores das escolas parceiras e demais profissionais colaboradores. Para isso, serão realizadas reuniões com a diretoria de cada escola, discussões individuais e em grupo com a equipe executora, apresentações de resultados parciais e discussões nas reuniões científicas do GED, apresentação de resultados trimestrais do projeto, reavaliação das ações e propostas de melhorias para as etapas subsequentes até a conclusão do trabalho e elaboração do relatório final. Por fim, utilização de um formulário on-line com questões de autoavaliação.


Observações

1) Este projeto é vinculado ao Programa de Extensão 'Programa de atendimento nutricional – PROAN'. Registro Proexc nº: 050.1.088-2011. Diante da fundamental importância do plano alimentar e do estímulo às práticas alimentares de hábitos saudáveis no tratamento da pessoa com diabetes, a presente proposta inclui diretamente ações de educação alimentar para prevenção e controle do diabetes. Por isso justifica-se a vinculação deste projeto ao referido Programa de Extensão que é coordenado por um membro do presente projeto. 2) A presente proposta beneficiará diretamente cerca de 450 funcionários e 4.270 estudantes escolares e seus respectivos familiares vinculados às 9 escolas parceiras. O público poderá atingir mais de 11 mil pessoas, considerando as escolas parceiras e os seguidores de suas redes sociais e daquelas usadas pelo projeto: CRDE de Diamantina (Facebook, Instagram e Blog) e Diabetes Diamantina (Facebook, Blog Diabetes Diamantina). Serão beneficiados ainda, pelo menos 16 discentes (bolsistas Pibex/Integração-PROACE e voluntários) de diferentes cursos de graduação (FCBS e FAMED) e de pós-graduação (PPGCN, SaSA, PPGCS) da UFVJM. Eles serão qualificados e terão a oportunidade de aprimorar habilidades para o desenvolvimento de ações de extensão, ensino e aprendizagem em saúde, e pesquisa em interface com a extensão focadas no manejo do diabetes e na promoção da saúde. Alguns discentes estiveram e continuarão envolvidos com a interface de pesquisa do projeto de extensão, dando continuidade às publicações de produtos de uma dissertação de mestrado do PPGCN-UFVJM (SILVA, 2021) e às atividades de uma tese de doutorado no PPGCS-UFVJM, ambas com a finalidade de construção, adaptação cultural e validação de conteúdos educativos para utilização pela comunidade escolar do CRDE de Diamantina e de outras regiões do país. Os discentes estarão envolvidos em ações junto aos professores, funcionários internos e externos à UFVJM e receberão treinamento contínuo para elaboração de material educativo sobre saúde e DM. Isso poderá resultar diversos trabalhos técnico-científicos para divulgação em eventos locais, nacionais e/ou internacionais que enriquecerão a formação acadêmica e profissional dos extensionistas. Oito docentes da UFVJM poderão ser beneficiados, visto que, ao orientarem os acadêmicos nas ações extensionistas, manter-se-ão atualizados no tema diabetes. Além disso, a experiência vivida nas ações poderá auxiliar quando eles estiverem lecionando conteúdos associados à interdisciplinaridade e ao tema em questão, uma vez que o DM é uma doença complexa e de causa multifatorial que envolve vários órgãos e sistemas do corpo humano, com impactos negativos em aspectos biopsicossociais, os quais são alvos de múltiplas abordagens profissionais nos cursos da saúde. A Universidade será beneficiada por ser mediadora de ações extensionistas que integram a educação básica, o ensino superior e a pós-graduação que ultrapassam as fronteiras locais na busca de soluções para o manejo de uma epidemia que é um problema mundial de saúde, o DM. Esta proposta tem estimulado e continuará o incentivo ao desenvolvimento de trabalhos em conjunto com prestadores de serviços em saúde e educação ao divulgar informações que poderão contribuir para minimizar o agravamento do estado de saúde de pessoas com diabetes dependentes dos serviços públicos de educação e de saúde. O CRDE da Santa Casa de BH, integrado a um hospital do SUS que é referência estadual, vinculado ao Instituto de Ensino e Pesquisa e parceiro da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) também será beneficiado, uma vez que representamos o marco da expansão do Projeto Diabetes nas Escolas para o Interior do país. Nosso trabalho tem sido compartilhado em revistas científicas, sites e eventos nacionais e internacionais. Com isso, outras instituições de ensino estão se espelhando na UFVJM para firmar novas parceiras com o CRDE de BH e com a SBD. Outro público indireto do projeto trata-se de milhares de internautas seguidores da ‘Momento Diabetes’, uma revista educativa de veiculação nacional , com publicação bimestral impressa e on-line. A revista tornou-se parceira do CRDE de Diamantina desde 2020, atuando em prol da educação em saúde da pessoa com diabetes. Em suas redes sociais é frequente a divulgação do CRDE de Diamantina, ampliando nosso público e dando mais visibilidade ao projeto. Todas os nossos conteúdos educativos apresentam a logomarca da revista e reforça o apoio e credibilidade na pareceria. Os conteúdos educativos digitais produzidos pelo presente projeto serão cedidos gratuitamente a para todos os CRDEs do Brasil, estimulando a interação entre eles e contribuindo com a promoção e criação de novos CRDEs. Atualmente, os 7 CRDEs estão localizados nos estados de MG, SP, Bahia, PR e ES. O apoio da Sociedade Brasileira de Diabetes com a honria 'Selo Escola Amiga do Aluno com Diabetes' para as escolas que treinam seus funcionários dá visibilidade, credibilidade e torna a presente proposa inovadora e de credibilidade local, regional e nacional. Por todos estes motivos supracitados, justifica-se a continuidade do apoio da PROEXC concedendo aprovação a esta proposta submetida ao Edital Pibex 01/2022. Assim esperamos e agradecemos o apoio.


Público-alvo

Descrição

Funcionários de equipes escolares (equipes pedagógicas, diretorias, professores, tutores, profissionais dos serviços gerias, motoristas, vigilantes, cozinheiras entre outros) de todas as 09 escolas parceiras.

Descrição

Estudantes escolares e seus respectivos familiares vinculados às escolas parceiras do projeto.

Descrição

Serão beneficiados ainda, cerca de 16 discentes (bolsistas Pibex/Integração-PROACE e voluntários) de diferentes cursos de graduação (FCBS e FAMED) e de pós-graduação (PPGCN, SaSA, PPGCS) da UFVJM. Alguns serão recrutados e todos terão a oportunidade de aprimorar habilidades para o desenvolvimento de ações de extensão, ensino e aprendizagem em saúde, com ênfase no diabetes. Alguns discentes estiveram e continuarão envolvidos com a interface de pesquisa do projeto de extensão, dando continuidade às publicações de produtos de uma dissertação de mestrado do PPGCN-UFVJM (SILVA, 2021) e às atividades de uma tese de doutorado no PPGCS-UFVJM, ambas com a finalidade de adaptação cultural e validação de conteúdos educativos para utilização pela comunidade escolar do CRDE de Diamantina e de outras regiões do país. Os discentes estarão envolvidos em ações junto aos professores, funcionários internos e externos à UFVJM e receberão treinamento contínuo para elaboração de material educativo sobre saúde. Isso poderá resultar diversos trabalhos técnico-científicos para divulgação em eventos locais, nacionais ou internacionais que enriquecerão a formação acadêmica e profissional dos envolvidos.

Descrição

Cerca de 08 docentes da UFVJM poderão ser beneficiados indiretamente, visto que, ao orientarem os acadêmicos nas ações extensionistas, manter-se-ão atualizados no tema diabetes. Além disso, a experiência vivida nas ações poderá auxiliar quando eles estiverem lecionando conteúdos associados à interdisciplinaridade e ao tema em questão, uma vez que o DM é uma doença complexa e de causa multifatorial que envolve vários órgãos e sistemas do corpo humano, com impactos negativos em aspectos biopsicossociais, os quais são alvos de múltiplas abordagens profissionais nos cursos da saúde.

Descrição

A Universidade será beneficiada por ser mediadora de ações extensionistas que integram a educação básica, o ensino superior e a pós-graduação que ultrapassam as fronteiras locais na busca de soluções para o manejo de uma epidemia que é um problema mundial de saúde, o DM. Esta proposta tem estimulado e continuará o incentivo ao desenvolvimento de trabalhos em conjunto com prestadores de serviços em saúde e educação ao divulgar informações que poderão contribuir para minimizar o agravamento do estado de saúde de pessoas com diabetes dependentes dos serviços públicos de educação e de saúde.

Descrição

O CRDE da Santa Casa BH, vinculado ao Instituto de Ensino e Pesquisa e a Sociedade Brasileira de Diabetes também será beneficiado, uma vez que representamos o marco da expansão do Projeto Diabetes nas Escolas para o Interior do país. Nosso trabalho tem sido compartilhado em revistas científicas, sites e eventos nacionais e internacionais. Com isso, outras instituições de ensino estão se espelhando na UFVJM para firmar novas parceiras com o CRDE de BH e com a SBD.

Descrição

Outro público indireto do projeto trata-se de 17.538 (dados da Fanpage em 16.09.2021) internautas seguidores da ‘Momento Diabetes’, uma revista de veiculação nacional, com publicação bimestral impressa e on-line. A revista tornou-se parceira do CRDE de Diamantina em 2021 em prol da educação em diabetes e sempre divulga nosso CRDE, o que atrae seus seguidores às nossas redes sociais, ampliando a abrangência da informação e educarção em saúde que desenvolvemos on-line.

Descrição

Os conteúdos educativos digitais produzidos pelo projeto serão cedidos gratuitamente a para todos os CRDEs do Brasil, estimulando a interação entre eles e contribuindo com a promoção para a criação de novos CRDEs. Atualmente, os 7 CRDEs ativos estão localizados nos estados de MG, SP, Bahia, PR e ES.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Itamarandiba

Município

Turmalina

Município

Conceição Do Mato Dentro

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022, apoia a expansão local/microrregional do CRDE de Diamantina; manterá a oferta do curso EAD em Diabetes ao público-alvo; coorientação em pesquisas de mestrado e doutorado vinculadas à presente proposta; emitirá o Selo Escola Amiga do Aluno com Diabetes junto à SBD. Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022 para treinamento em diabetes aos novos funcionários e/ou os que não o realizaram; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e presencialmente pós-pandemia.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022. OColégio Diamantinense: 17 funcionários da escola receberam treinamento interdisciplinar gratuito presencial pelo CRDE de BH em dezembro de 2017. Em 2018, mais 19 profissionais foram treinados pelo CRDE de Diamantina. O referido colégio foi a 1ª escola Brasileira a receber o “Selo Escola Amiga do Aluno com Diabetes”, concedido pela SBD via CRDE de BH, marcando a interiorização e expansão do Projeto Diabetes nas Escolas pelo Brasil.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022 para treinamento em diabetes aos novos funcionários e/ou os que não o realizaram; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e presencialmente pós-pandemia.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022 para treinamento em diabetes aos novos funcionários e/ou os que não o realizaram; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e presencialmente pós-pandemia.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022, apoia a renovação da parceria com as Escolas Municipais Belita Tameirão e Jalira Lucchesi de Miranda, assim como a divulgação do projeto nas demais escolas e creches do município para expansão do projeto em Diamantina.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022, disponibiliza o Laboratório Interdisciplinar de Diabetes (LID), apoia o GED para o desenvolvimento de ações deste projeto, assim como a participação de três docentes neste projeto.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022, disponibiliza o Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional utilizado para o desenvolvimento de ações do projeto, assim como a participação de dois docentes neste projeto.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022, apoia a participação de quatro docentes neste projeto e a divulgação dos produtos de uma pesquisa de dissertação que criou e validandou conteúdos educativos para o público-alvo do CRDE. Um desses produtos é o e-book "Conhecendo o diabetes tipo 1" que se trata de um material desenvolvido para os familiares de alunos com diabetes.

Participação da Instituição Parceira

Estabeleceu a parceria para treinamento em diabetes aos funcionários; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e/ou presenciais (pós-pandemia).

Participação da Instituição Parceira

Estabeleceu a parceria para treinamento em diabetes aos funcionários; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e/ou presenciais (pós-pandemia).

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022 para treinamento em diabetes aos funcionários; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e presencialmente pós-pandemia.

Participação da Instituição Parceira

Estabeleceu a parceria para treinamento em diabetes aos funcionários em 2022; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e/ou presenciais (pós-pandemia).

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022 para treinamento em diabetes aos funcionários; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e presencialmente pós-pandemia.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022 para oferecer: a) 50 revistas digitais por bimestre da edição 30 a 35 para os professores e coordenadores dos grupos do projeto se informar sobre o assunto e poderem usar como material de apoio; b) 05 livros 100 Anos de Insulina para serem doados ou sorteados a professores e/ou famílias com diabetes; Em contrapartida, o Centro de Referência Diabetes nas Escolas de Diamantina terá o compromisso de: a) Divulgar a marca da Momento Diabetes como apoio no site e todo material de divulgação do projeto, com link de redirecionamento para o site a Momento Diabetes; b) Publicar foto de cada um dos ganhadores dos livros nas redes sociais, marcando a Momento Diabetes; c) Marcar a Momento Diabetes em todos os posts referentes ao texto; d) Enviar um relatório semestral sobre a quantidade de pessoas que tiveram contato com a revista e o projeto em si para podermos acompanhar os trabalhos; e) Compartilhar um cronograma de atividades do projeto com a Momento Diabetes, para a divulgação nas redes sociais/site da Revista.

Participação da Instituição Parceira

Renovou a parceria com o CRDE de Diamantina para 2022 para treinamento em diabetes aos funcionários; encaminhará nossos materiais educativos aos funcionários, alunos e seus familiares: WhatsApp, redes sociais, e-mails e presencialmente pós-pandemia.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Seleção de novos membros da equipe executora do projeto, com prévia divulgação da referida seleção, a fim de contemplar os vários cursos da e unidades da UFVJM.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Capacitação e atualização dos membros da equipe executora do projeto.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Contato com as escolas para agendar reuniões on-line com a comunidade escolar e/ou acompanhamento das atividades desenvolvidas junto às escolas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Participação da equipe executora nas reuniões científicas mensais do Grupo de Estudo do Diabete (GED).

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Suporte à capacitação da comunidade escolar com o curso EAD (CRDE de BH) sobre diabetes.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Desenvolvimento de atividades educativas remotas junto às escolas: treinamentos, lives, vídeos, textos em redes sociais, e-mails etc.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Desenvolvimento e oferta de conteúdo educativo digital com orientações para os alunos, seus pais e o público em geral.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Divulgação do CRDE de Diamantina em outras escolas do município de Diamantina e da região em busca de novas parcerias.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório semestral (parcial) do projeto e relatório de imagens do projeto.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração de resumos e apresentação de trabalhos em eventos científicos internos e/ou externos à UFVJM.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração de artigo científico e/ou capítulo de livro

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Organização e realização de lives CRDE .

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração e submissão de relatório final, relatório de conclusão do projeto para as escolas parceiras e divulgação dos resultados.