Visitante
Gestante em foco: o resgate da autoestima
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
liliane da consolacao campos ribeiro
2022101202217798
departamento de enfermagem
Caracterização da Ação
ciências da saúde
saúde
saúde
saúde da família
regional
programa de atenção integral a saúde
Não
Membros
maria da penha rodrigues firmes
Voluntário(a)
daisy de rezende figueiredo fernandes
Vice-coordenador(a)
ana carolina lanza queiroz
Voluntário(a)
george sobrinho silva
Voluntário(a)
jéssica sabrina costa
Voluntário(a)
gabriela de cássia ribeiro
Voluntário(a)
fabiana angélica de paula
Voluntário(a)
eliene pereira da silva
Bolsista
bárbara ribeiro barbosa
Voluntário(a)
heloisa helena barroso
Voluntário(a)
paulo henrique da cruz ferreira
Voluntário(a)
A gestação é conhecida como uma fase em que as mulheres sofrem modificações físicas, metabólicas, psicológicas, ou mesmo, sociais, as quais, muitas vezes, refletem na sua autoestima. Assim este projeto visa contribuir com o resgate da autoestima das gestantes cadastradas em equipes de saúde da família.
Gestante, Saúde da Família, Registro Fotográfico, Empoderamento, Autoestima
A gestação é conhecida como uma fase em que as mulheres sofrem modificações físicas, metabólicas, psicológicas, ou mesmo, sociais, as quais, muitas vezes, refletem na sua autoestima, podendo trazer consequências tanto para a mulher quanto para a criança (SILVA et al.,2015). A autoestima pessoal refere-se à percepção positiva ou negativa que o indivíduo faz de si, constituindo-se, assim, em um aspecto central do eu, que desempenha papel fundamental no processo de construção da identidade (SANTOS et al.,2015). As alterações ocorridas no corpo durante a gestação ocasionam, muitas vezes, certo desconforto entre as mulheres, principalmente em relação à aparência ( RIBEIRO et al., 2015). Nessa perspectiva, o período pré-natal é um momento de preparação tanto para o nascimento do bebê quanto para a maternidade, sendo, também, uma época de muito aprendizado. De acordo com RIOS, a gravidez é um dos momentos, na vida da mulher, em que ela vivencia uma gama de sentimentos, que se desejada, traz alegria, se não esperada, pode gerar surpresa, tristeza e, até mesmo, negação. Ansiedade, dúvidas, baixa autoestima com relação às modificações pelas quais vai passar, sobre como está se desenvolvendo a criança, medo do parto, de não poder amamentar, entre outros, são também sentimentos comuns presentes na gestante (RIOS, 2007). A realização de ações educativas no decorrer de todas as etapas do ciclo grávido-puerperal é muito importante, mas é no pré-natal que a mulher deverá ser mais bem orientada para que possa viver o parto de forma positiva, ter menos riscos de complicações no puerpério e mais sucesso na relação mãe e filho (Tomaschewski-Barlem, 2016). É imprescindível que os profissionais, atuem diretamente nesta fase, contribuindo na construção do binômio mãe e filho e ultrapassem os limites do modelo biomédico, visando atender às necessidades dos indivíduos como um todo (BARLEN et al.,2016). Trabalhar a mulher, a sua singularidade, a autoestima e a compreensão que cada uma é única, pode contribuir com maior aceitação, melhor relação da gestante com a família e o bebê. Algumas mulheres relataram um declínio significativo na satisfação da imagem corporal da pré-gravidez até a gravidez precoce ( SANTOS et al.,2019) e esta variação é estendida para o período pós-parto (BOSCAGLIA N, SKOUTERIS H, WERTHEIM ,2003). É nessa perspectiva que surgiu em 2017 o projeto de extensão: Gestantes em foco: o resgate da autoestima, que visa articular a utilização da fotografia na promoção da autoestima na gestação. Até o momento foram beneficiadas 240gestantes e seus familiares, nos municípios de Datas, Serro, Gouveia, Presidente kubstcheck, Felício dos Santos, Couto Magalhães de Minas, Santo Antônio do Itambé e de Diamantina, sendo aprovado em todos os editais de extensão da UFVJM durante este período.
Importante destacar que durante o pré-natal deve-se preparar a mulher e a família tanto para o nascimento da criança quanto para o maternar, sendo um período de muitas mudanças e aprendizados. Assim, a equipe de saúde deve aproveitar este momento e promover a educação em saúde como dimensão do cuidado, assumindo a condição de educadores que trocam e compartilham saberes, buscando estimular na mulher a sua autoconfiança e autoestima para viver a gestação, o parto e o puerpério(RIBEIRO et al.,2015).É necessário que os profissionais de saúde ultrapassem os limites do modelo clínico visando atender as necessidades dos indivíduos na sua integralidade(SANTOS et al.2019), estimulando sua relação saudável com o meio, nos diferentes ciclos de vida. É fundamental que a gestante e a família sejam acolhidas em sua totalidade. Os avanços tecnológicos possibilitam aos profissionais de saúde a utilização de inúmeros recursos digitais, fazendo-se necessária uma reflexão crítica acerca dos potenciais benefícios e limites da inclusão da tecnologia no cotidiano profissional. A fotografia, entre esses avanços, destaca-se como uma importante ferramenta nas ações dos profissionais de saúde (TOMASCHEWSKI-BARLEM et al.,2016). Barlem et al.,2016 ressaltaram ainda que a fotografia é uma das abordagens utilizadas atualmente, para incentivar as gestantes a participarem das consultas, por permitir o reconhecimento do corpo, a valorização da mulher e a interação entre a família e a criança. As imagens ajudam a construir relações entre a aparência e a realidade, entre o singular e o comum e entre o visível e a significação (FREISLEBEN, 2015). Acreditando nisto que este projeto iniciou-se em 2017 sendo aprovado com financiamento e registrado na extensão em todos os editais entre os anos de 2017 e 2020. Aproximadamente 240 mulheres e suas famílias de alguma forma foram beneficiadas , além de alunos dos cursos de Graduação, residência em enfermagem e obstetrícia e Mestrado participaram das ações. Alguns resultados parciais foram apresentados por meio de trabalhos no Congresso Brasileiro de Enfermagem Obstétrica, no SINTEGRA UFVJM, e no evento do Mestrado Ensino em Saúde da UFVJM. Foi realizado uma parceria com outros docentes das Faculdades de Ciências Biológicas e da Saúde da UFVJM, com o Mestrado Profissional Ensino em Saúde, e com vários projetos de Extensão da UFVJM. Participamos de atividades nas cidades de Datas, Gouveia, Serro, Presidente kubstcheck, Felício dos Santos, Couto Magalhães de Minas, Santo Antônio do Itambé e de Diamantina por demanda dos municípios, que tem percebido um maior estimulo das gestantes com o pré-natal. Este projeto tem permitido um novo olhar sobre as mulheres e suas famílias, incentivado a participação delas nos grupos de pré-natal e um conhecimento holístico dos acadêmicos e equipe do projeto, pois podemos constatar que ainda na assistência pré-natal as principais temáticas abordadas pelos profissionais de saúde junto às mulheres, tanto no atendimento individual quanto em grupo, ainda se restringem às questões fisiológicas da gestação, parto e pós-parto, destacando os cuidados com o bebê. Este tipo de abordagem é necessária, sem dúvida também favorece o vínculo e consiste em avanço. Entretanto, ainda é limitada, visto que enfatiza o bebê e sua saúde durante gestação e puerpério, em detrimento das necessidades da mãe como ser individual. Há mais de vinte anos, Szejer e Stewart já afirmavam que deixar de lado as necessidades da mulher é uma das coisas que mais contribuem para a baixa autoestima e vinculo mãe e filho (SZEJER; STEWART, 1997). Por estarmos em uma região muito carente do estado de Minas Gerais, algumas mulheres nunca tinham tirado uma foto e recebido ela impressa, demonstrando gratidão ao projeto e na mudança dos olhares para si.
Realizar atividades de registro fotográfico das gestantes cadastradas em Equipes de Saúde da Família. Contribuir com o resgate da autoestima das gestantes por meio de ações de educação em saúde e registro fotográfico. Possibilitar aos estudantes envolvidos, ampliar a visão sobre gestação e puerpério e potencializar suas práticas em saúde comprometidas com o social. · Acompanhar as gestantes do município de Diamantina e Gouveia a partir da pedagogia dialógica, possibilitando a estas e aos extensionistas adquirirem novos conhecimentos, assim como despertar a busca pela autonomia.· Compartilhar dúvidas e inseguranças no enfrentamento da gravidez e puerpério pela gestante e pela família. Promover a parceria com outros projetos da UFVJM.
Fotografar 100% das gestantes cadastradas no projeto. Promover integração entre os alunos do curso de graduação da UFVJM com as gestantes e os serviços de saúde. Realizar no mínimo 10 encontros com as gestantes. Apresentar 1 trabalho em evento científico. Produzir 1 livro para as Gestantes sobre cuidados com a família. Produzir 1 livro de vacina . Produzir 1 artigo científico.
As intervenções juntamente com as gestantes serão planejadas, implementadas e realizadas pelos estudantes de graduação e pós graduação da UFVJM, que compõem o projeto, com apoio e participação da equipe das Unidades Básicas de Saúde. O projeto atenderá as gestantes cadastradas em equipes de saúde da família do município de Diamantina e Gouveia e que aceitarem participar das atividades. Consistirá em discutir e promover no grupo de Gestantes, a autoestima, e depois realizar o ensaio fotográfico. Primeiramente será realizado um convite a ser divulgado pelos Agentes Comunitários de Saúde para cada gestante. Haverá uma reunião com elas, respeitando os protocolos de segurança da COVID 19, para a apresentação da equipe e dos objetivos propostos pelo projeto e assinatura de autorização do termo de uso de imagem, o termo de consentimento livre e esclarecido, respeitando os aspectos éticos. Mensalmente elas serão convidadas para participar do grupo em que serão trabalhadas questões de autoestima e valorização da mulher nas unidade básicas de saúde. Nestes encontros, elas também serão estimuladas a participarem das consultas de pré-natal e esclarecidos assuntos como aleitamento materno, cuidados na gestação, parto e puerpério, informações sobre a evolução da gestação, sobre exames realizados, sexualidade e outras dúvidas que vierem a surgir. Haverá um ensaio fotográfico na própria unidade básica de saúde, ou outro lugar em comum acordo entre gestante e equipe. Sendo este estúdio fotográfico montando pela equipe, com materiais do Programa de Reorientação em Formação Profissional do Curso de Enfermagem da UFVJM, para confecção de um book fotográfico, sendo este disponibilizado ás gestantes em CD . Cada gestante será convidada a ser fotografada pelo menos uma vez durante a sua gestação. Haverá reunião quinzenal, com a equipe do projeto, semanalmente com os alunos voluntários e bolsistas, para avaliação, monitoramento do trabalho e estudo do tema a ser trabalhado com as gestantes. Durante todo o projeto haverá a busca de fundamentação teórica para o desenvolvimento do projeto. Será elaborado, impresso e entregue as gestantes e equipe, o livro sobre as vacinas para as crianças e o livro sobre o cuidado da família e da criança. A equipe desenvolverá um artigo sobre a experiência do projeto.
BARLEN, J.G.T et al. 2016 Promovendo a autoestima na gestação foco no acolhimento. Enferm.Foco 2016;7 (2)83-86. BOSCAGLIA N, SKOUTERIS H, WERTHEIM Alterações na satisfação da imagem corporal durante a gravidez: uma comparação do exercicio elevado e do exercício físico baixo. Australian and New Zealand Journal of Obstetrics and Gynecology 2003; 43: 42-45. FREISLEBEN, A.P. Como os professores usam a fotografia no ensino de geografia. 2015, 930-942. HARRIS HE, ELLISON GT, CLEMENT S. As mudanças psicossociais e comportamentais que acompanham a maternidade influenciam o impacto da gravidez no aumento de peso a longo prazo? J Psychosom Obstet Gynaecol 1999 ;20: 65-79. MAÇOLA L, NOGUEIRA V.I, CARMONA E.V. Avaliação da autoestima de gestantes com uso da Escala de Autoestima de Rosenberg. Rev Esc Enferm USP. 2010; 44(3):570-7. MENEZES, K. K. P., AVELINO, P. R.; Grupos operativos na Atenção Primária à Saúde como prática de discussão e educação: uma revisão; Caderno de Saúde Coletiva, 2016, Rio de Janeiro, 24 (1): 124-130. SILVA, R.A, ORES, L.C, MONDIN, T.C, RIZZO, R.N.R, MORAES, I.G.S, JANSEN, K, PINHEIRO, R.T. Transtornos mentais comuns e autoestima na gestação: prevalência e fatores associados. Cad Saúde Pública. 2010; 26(9):1832-8. RIBEIRO et al. Diagnóstico Administrativo e Situacional de Datas MG. 256p. RIOS, C. T. F.; VIEIRA, N. F. C.; Ações educativas no pré-natal: reflexão sobre a consulta de Enfermagem como um espaço para a educação em saúde. Revista Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 12, n.2, mar/abr. 2007.
Os estudantes engajados no projeto terão a função de preparar os grupos, devendo sempre buscar atualizações científicas na literatura sobre os temas e assuntos tratados. Eles também poderão as desenvolver, entrar em contato com as gestantes além de procurar os locais para a realização das fotos, bem como na edição e encaminhamento para as gestantes. Deverá ainda providenciar os materiais e certificados de conclusão dos eventos realizados. Será incentivada a participação de discentes voluntários das diversas áreas do conhecimento da UFVJM para que possa haver interação e integração entre eles e possam ampliar a visão interdisciplinar sobre a temática. A equipe de coordenação supervisionará todas as atividades e as discutirá com os estudantes envolvidos (bolsista e voluntários) a fim de alinhar o conhecimento e promover competências e habilidades como comunicação, liderança, tomada de decisão e outras . Assim, tanto as metodologias como os conteúdos serão trabalhados com todos, permitindo que possam, futuramente, atuar em conjunto no cuidado a gestante e a família na atenção primária à saúde, bem como tenham um olhar integral e humanizado sobre o individuo e saibam conduzir atividades com grupos. O bolsista será acompanhado quanto ao seu interesse, iniciativa, pontualidade, organização e atuação nas nos encontros em acordo com as datas acordadas com os grupos. O projeto será avaliado por meio de uma ficha de avaliação, preenchida anonimamente pelos participantes, ao final de cada evento, permitindo a manutenção e a reestruturação das diretrizes estabelecidas, quando necessárias. Este instrumento será consolidado, organizado e analisado por toda equipe e permitirá aos discentes conhecimento nas áreas de criação de banco de dados e análises estatísticas. Ao final de todos os 12 meses, será apresentado à Pró- Reitoria de Extensão e Cultura uma produção audiovisual em vídeo, documentário, demonstrando as atividades promovidas pelo projeto, juntamente com os depoimentos do bolsista, do coordenador e debeneficiários. Além de um relato digital com fotos.
O Projeto Gestante em foco realiza atividades na área de promoção a saúde e cuidado a gestante deste de 2017, sendo contemplado em todos os editais PIBEX, os quais financiam a disseminação de conhecimento adequado sobre os temas de pré-natal autoestima e gestação, não só em Diamantina, mas em diversas cidades da região . É com este recurso que vamos até os municípios, imprimimos nossas cartilhas, manuais, livros, convites e organizamos os encontros. Além disso, tem contribuído com a formação acadêmica do aluno e com a integração da UFVJM com os serviços de saúde. Já foram publicados trêss livros, um artigo, trabalhos em eventos científicos e mais de 240 mulheres e suas famílias foram assistidas, bem como diversos alunos dos cursos de saúde da UFVJM.
Público-alvo
Gestantes cadastradas em equipes de saúde da família dos municípios de Diamantina e Gouveia MG e suas famílias.
Acadêmicos dos cursos da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Municípios Atendidos
Diamantina
Gouveia
Parcerias
Liberação da máquina fotográfica, empréstimo de material para os eventos, guardar os materiais.
O município ira autorizar a realização do projeto, liberar o espaço para desenvolvimento das atividades, convidar as gestantes por meio dos agentes comunitários de saúde, divulgar as atividades.
O município ira autorizar a realização do projeto, liberar o espaço para desenvolvimento das atividades, convidar as gestantes por meio dos agentes comunitários de saúde, divulgar as atividades.
Cronograma de Atividades
Será realizada a busca de material cientifico para fundamentar o trabalho
Reunião da equipe para discutir o andamento do projeto
Capacitação da equipe para o desenvolvimento da atividade
Reunião e registro fotográfico com as gestantes
Escrita de trabalhos para apresentação em evento científico, escrita de artigo e capítulo de livro
Elaboração do Relatório Parcial e Relatório final para apresentar a Pró- Reitoria de Extensão da UFVJM.
Semanalmente o aluno bolsista reunirá com a coordenação do projeto para analisar o andamento do projeto.