Detalhes da proposta

Brinquedoteca Inclusiva - UFVJM

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    elém patrícia alves rocha

    Número de inscrição:

    2022101202235128

    Unidade de lotação:

    instituto de engenharia, ciência e tecnologia

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    engenharias

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    meio ambiente

    Linha de extensão:

    resíduos sólidos

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    olimpíada brasileira de soluções sustentáveis para água e energia -obssae

    Gera propriedade intelectual:

    Sim

Membros

welyson tiano dos santos ramos Voluntário(a)

fernanda guerra lima medeiros borsagli Voluntário(a)

fidel edson de souza Voluntário(a)

max pereira gonçalves Voluntário(a)

jacqueline andrade nogueira Voluntário(a)

jose carlos de jesus nascimento Voluntário(a)

brenda lorena alves Bolsista

ana maria pedro cabral Voluntário(a)

Resumo

Diante das várias barreiras existentes na sociedade atual para a adoção de atitudes sustentáveis, o gerenciamento inadequado de resíduos sólidos urbanos pode ser destacado como um problema crescente. Com cenário marcado pelo intenso consumo dos recursos naturais, a uma velocidade muito superior à capacidade de recuperação da natureza, estamos conduzindo o Planeta à escassez e ao esgotamento dos recursos. Considerando a demanda por práticas de conscientização e educação ambiental na região norte de Minas Gerais, o projeto de extensão Brinquedoteca Inclusiva - UFVJM apoiando-se na ludicidade como uma importante ferramenta para formação das crianças, no propósito de desenvolver consciência ecológica. O projeto, por meio de oficinas e exposições, a inclusão e conscientização ambiental para escolas da região do Vale do Gorutuba, propoe: sensibilizar a comunidade para a responsabilidade individual e coletiva sobre o impacto ambiental do lixo; incentivar a reciclagem através da confecção de brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis; e promover a interação das comunidades interna e externa no intercâmbio de saberes. Para as ações online, o projeto vai produzir materiais em 2 formatos: cartazes e vídeos, considerando as linhas:tutoriais de construção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis; história e orientações associadas ao brinquedo ou jogo; conscientização ambiental. Caso as ações presenciais sejam permitidas, serão realizadas junto a comunidade ações de exposição e confecção de brinquedos e jogos com os materiais recicláveis.


Palavras-chave

Educação, Reciclagem, Brinquedo, Jogos, Meio ambiente


Introdução

O descarte inadequado dos resíduos sólidos urbanos ainda é um desafio às políticas públicas de gestão ambiental no Brasil. O relatório de 2017 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) aponta que a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos coletados pelos municípios pouco avançou, enquanto o volume enviado para lixões apresentou um crescimento de 3% de 2016 para 2017. Assim, torna-se importante investir em práticas educativas que estimulem a formação de cidadãos engajados em minimizar o impacto do consumo sobre o ambiente. Com o intuito de levar às escolas e à comunidade o conhecimento necessário para a construção da cidadania e conscientização ambiental, o projeto Brinquedoteca inclusiva UFVJM propoe desenvolver ações de sensibilização da comunidade para a responsabilidade individual e coletiva sobre o impacto ambiental do lixo. Dentre as ações propostas estão: planejamento, implantação e divulgação em midias sóciais de oficinas e tuturiais de confecção de brinquedos e jogos educativos com materiais reciclaveis; incentivar interações familiares e as brincadeiras; mostrar como a reciclagem, brinquedos e jogos e são mediadores de aprendizagem; divulgar materiais educativos direcionados a educação ambiental. O trabalho de construção de brinquedos e jogos favorece o desenvolvimento da linguagem, diferentes processos de raciocínio e de interação familiar. Cabe destacar que o Campus de Janaúba da UFVJM está localizado em uma região com escassez de mão de obra qualificada e uma alta vulnerabilidade econômica e social e o desenvolvimento do projeto apresenta oportunidades para a integração dos acadêmicos, técnicos e professores com o universo criativo em prol das necessidades sociais e ambientais e a construção de uma relação de cumplicidade e troca de experiências/vivências com a comunidade.


Justificativa

A gestão dos resíduos sólidos urbanos no Brasil é um desafio ambiental de largas proporções. O lixo urbano apresenta-se como mais um dos grandes problemas ambientais porque atinge o planeta, ao lado da questão do aquecimento global, da escassez dos recursos hídricos, do desflorestamento, dentre outros (SANTOS, 2008). O relatório de 2017 da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE) aponta que a destinação adequada dos resíduos sólidos urbanos coletados pelos municípios pouco avançou, enquanto o volume enviado para lixões apresentou um crescimento de 3% de 2016 para 2017. Segundo a ABRELPE (2017), considerando o volume total de resíduos, houve um aumento de 1% na destinação inadequada em 2017, com mais de 29 milhões de toneladas depositadas em lixões e aterros controlados. Entre os impactos ambientais negativos que podem ser originados a partir do lixo produzido estão os efeitos decorrentes da prática de disposição inadequada de resíduos sólidos em fundos de vale, às margens de ruas ou cursos d’água. Essas práticas habituais podem provocar, entre outras coisas, contaminação de corpos d’água, assoreamento, enchentes, proliferação de vetores transmissores de doenças. Some-se a isso a poluição visual, mau cheiro e contaminação do ambiente (MUCELIN; BELLINI, 2008). A reciclagem de resíduos surge como uma medida econômica, social e ambientalmente viável para se tentar reverter esse quadro. Segundo Lomasso et al. (2015) , a reciclagem é o processo no qual, resíduos de produtos que já foram consumidos e objetos que seriam descartados no meio ambiente, por serem considerados inutilizáveis; são reinseridos no ciclo produtivo através da sua utilização como matéria-prima para a fabricação de novos produtos. Existem vários tipos de processo de reciclagem, variando de acordo com o material a ser reaproveitado, dentre os quais se destacam: o de papel, de metal, de plástico, de vidro e de lixo orgânico. A temática ambiental vem sendo introduzida na escola brasileira nas últimas décadas, em decorrência de iniciativas de diferentes organizações, que vêm promovendo debates. No entanto, a aplicação da reciclagem no Brasil ainda está longe de ser tão abrangente quanto seria o ideal. Isto ocorre, principalmente, devido à pouca divulgação das iniciativas de incentivo ao reaproveitamento de resíduos, e dos projetos desenvolvidos com enfoque sobre esse tema; além do aspecto cultural, já que, o pensamento socioambiental está pouco presente no dia-a-dia e na educação do povo brasileiro. Assim, torna-se importante investir em práticas educativas que estimulem a formação de cidadãos engajados em minimizar o impacto do consumo sobre o ambiente. Neste contexto, a proposta da “Brinquedoteca Inclusiva UFVJM” de implementação de ações votadas a construção de brinquedos e jogos com materiais reciclados poderá contribuir para formação de cidadãos engajados em minimizar o impacto do consumo sobre o ambiente. Além disso, através do brincar a criança desenvolve sua criatividade, estabelece vínculos e princípios de relacionamento social e aprimora as habilidades motoras, o que lhe propicia dar significado a tudo que está ao seu redor. Desta forma, a ludicidade é uma importante ferramenta para a formação do educando. Cabe destacar que o fato de nossa sociedade estar organizada para a produção e consumo de mercadorias faz com que brinquedos confeccionados de materiais reciclados muitas vezes sofram discriminação. Portanto é importante incentivar a criação do brinquedo artesanal, pois, além de seu valor intrínseco, é mais acessível às classes menos favorecidas. Entendemos então, que o desenvolvimento do projeto pode ser um instrumento de inclusão social das camadas menos favorecidas do Norte de Minas. Segundo KISHIMOTO (2008), dependendo do contexto em que é utilizado, o objeto brinquedo pode adquirir dois sentidos: brinquedo - se a função desse objeto for para entretenimento, ludicidade ou de livre exploração chama-se brinquedo, material pedagógico - se por meio dele busca-se resultados em relação à aprendizagem de conceitos e habilidades. Ele deverá fazer o brinquedo ou o jogo educativo com o uso de materiais recicláveis cujo destino final é o lixo. Assim, contribuirá com a redução do acúmulo de materiais descartados como lixo e ao mesmo tempo proporcionará brinquedos e jogos que auxiliam o desenvolvimento biopsicossocial e cognitivo das crianças de baixa renda. Além da confecção do jogo educativo e brinquedo, durante as oficinas os implementadores do projeto organizarão atividades de sensibilização sobre a relevância da responsabilidade que cada ser humano, independentemente da idade, deverá ter com a sustentabilidade. Cabe destacar projeto foi idealizado e inicialmente desenvolvido no ano de 2019 em formato presencial, onde foram realizadas ações de valorização de brinquedos e jogos construídos com materiais recicláveis. O projeto desenvolveu, por meio de oficinas e exposições, a inclusão e conscientização ambiental para escolas da região do Vale do Gorutuba. No ano de 2020, devido à pandemia da COVID-19 o projeto iniciou atividades online (Edital Pibex 2020) com publicação de tutoriais de confecção de brinquedos com materiais reciclados. Em 2021, os extensionistas do projeto (Edital Pibex 2021) passaram a explorar mais o tema das publicações e os alunos extensionistas tiveram que trabalhar mais com ferramentas tecnológicas, a fim de produzir um bom conteúdo audiovisual de forma didática, objetiva, porém sem esquecer da linguagem acessível direcionada ao público alvo. Porém considerando necessidade desenvolvimento continuo de práticas educativas que estimulem a formação de cidadãos engajados em minimizar o impacto do consumo sobre o ambiente é importante para região a atuação continua do projeto.


Objetivos

- Sensibilizar a comunidade para a responsabilidade individual e coletiva sobre o impacto ambiental do lixo; - Incentivar a reciclagem através da confecção de brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis; - Mostrar para crianças, jovens e adultos a importância na redução da geração de lixo para o meio ambiente; - Promover a interação das comunidades interna e externa no intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços, em especial, produção de brinquedos e jogos; - Estimular nos acadêmicos, professores, tecnicos, comunidade e nas crianças a consciência do potencial criativo do ser humano e a valorização de materiais simples como possibilidades de se tornarem objetos úteis; - Incentivar interações familiares através das brincadeiras, construção de briquedos e jogos; - Desenvolver a imaginação das crianças e adolecentes; e - Mostrar como os brinquedos e jogos e são mediadores de aprendizagem.


Metas

- Produção e divulgação de materiais educativos associados a reciclagem e educação ambiental; - Criar tutoriais de confecção de brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis; - Implementação de materiais audiovisuais associados aos três pilares: reduzir, reciclar e reutilizar; - Implementar oficinas (online) para confecção de brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis; e - Criar tutoriais de confecção de brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis.


Metodologia

Atividades relacionadas aos tutoriais de confecção de brinquedos e jogos estão divididas nas etapas: (1) pesquisa e definição do brinquedo que seriam produzidos; (2) Definição da metodologia de apresentação do tutorial e de material complementar (histórico ou informativo); (3) Gravação das etapas de confecção do brinquedo ou jogo ou do material complementar; (4) Construção dos cartazes e vídeos associados ao brinquedo ou jogo utilizando os aplicativos Canva e o Activer presenter; Serão produzidos materiais nos formatos: cartazes e vídeos, considerando as linhas: tutoriais de construção de brinquedos e jogos com materiais recicláveis; história e orientações associadas ao brinquedo ou jogo; e conscientização ambiental. 4) Publicação dos materiais no Instagram e Youtube. Caso as ações presenciais sejam permitidas, as atividades presenciais serão segmentadas nas seguintes etapas: (1) Pesquisa de brinquedos e jogos que deveriam ser explorados; (2) Ação de coleta de materiais recicláveis; (3) Confecção e adaptação dos jogos; (4) Ação de apresentação dos brinquedos e jogos produzidos para o público, juntamente com apresentação das etapas de construção. As etapas (3) e (4) poderm ser realizadas no Campus Janaúba da UFVJM ou em local da comunidade (Escola ou centros de atividades comunitárias). Além disso, cabe destacar os seguintes pontos: (1) será aberto espaço nas redes sociais para indetificar demandas especificas para as oficinas e tutoriais. (2) Brinquedos produzidos serão disponibilizados fisicamente na Brinquedoteca do campus Janaúba da UFVJM ou doados a instituições de atendimento a crianças e adolecentes. (3) Em cada reunião online ou presencial de planejamento do material audiovisual será realizado controle de presença dos membros participantes e registros das atividades dos mesmos. (4) O aluno bolsista deverá partipar de pelo menos 1 evento ( Simpósio, Congresso ou Seminário) para divulgação das atividades do projeto. (5) Com 6 e 12 meses de projeto será escrito relatório das atividades desenvolvidas.


Referências Bibliográficas

KISHIMOTO, T. M. (org.) Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez, 2008. LOMASSSO, A. L. et al. Benefícios e desafios na implementação da reciclagem: um estudo de caso no entro mineiro de referência em resíduos (CMRR). Revista Pensar Gestão e Administração, v. 3,n. 2, jan. 2015. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2017 e ABRELPE. Disponível em <http://abrelpe.org.br/panorama/ >. Castro, R. B. R., PEREIRA, F. A. Para além da reciclagem. Revista Em Extensão, v. 15, n. 2, p. 109-125, 23 fev. 2017. HABIB. M. Ambiente e sociedade na agenda da educação. Ciências Em Extensão, Uberlândia, v. 15, n. 2, p. 109-125, jul./dez. 2016.em Foco, Campinas, v. 1, n. 3, p. 1-8. 2010. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/formar1/pag_revista.htm>. Acesso em: 29 de Maio. 2021.


Inserção do estudante

Os estudantes participarão das atividades de planejamento e excursão das atividades da proposta durante todo o ano de projeto. Entre essas atividades estão: produção de tutoriais de convecção de brinquedos e jogos, divulgação dos materiais audiovisuais nas mídias sociais, planejamento e produção dos materiais educativos.


Observações

O Campus de Janaúba da UFVJM está localizado em uma região com escassez de mão de obra qualificada e uma alta vulnerabilidade econômica e social. O projeto contempla diretamente a comunidade acadêmica do Campus Janaúba (docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados) e a comunidade externa (direção, professores, pais e alunos das escolas públicas de ensino básico e fundamental da região). O projeto trata-se de uma ação que contribui significativamente para a considencia de preservação ambiental e para a redução do lixo gerado por todos os envolvidos no projeto. Além disso, mais do que garantir o direito de brincar da criança, ao promover práticas de ensino, pesquisa e extensão (compromisso previsto na legislação que rege a educação superior) em torno do lúdico, uma brinquedoteca no contexto universitário pode contribuir com a formação de cidadãos engajados em minimizar o impacto do consumo sobre o ambiente. Além disso, o projeto tem uma responsabilidade social para com comunidades em que o acesso aos bens culturais lhe foram dificultados devido a condições econômicas, culturais, políticas ou sociais. A criança, e até mesmo o adulto, através do brincar cria situações, faz invenções, resolve problemas e busca entender aquilo que se apresenta confuso ou indefinido a sua compreensão. Desta forma o projeto é criado sob a perspectiva de ensino, pesquisa e extensão, onde os objetivos do projeto visavam possibilitar à criança de 03 a 12 anos um espaço lúdico e educativo, incentivando a brincadeira como forma de construção e desenvolvimento da imaginação, fantasia, e consciência ambiental. Cabe destacar que a proposta do projeto surgiu de uma ação de extensão “Criança no parque” realizada pelo projeto de extensão Conhecendo a UFVJM - Campus Janaúba, durante a tradicional festa de Janaúba, EXPOJANAUBA. Inicialmente com a proposta de criar uma brinquedoteca na universidade, foi organizado espaço na biblioteca para exposição de brinquedos e jogos feitos com material reciclado. Em segundo momento, o projeto foi organizado e registrado com a proposta de trabalhar de forma lúdica a conscientização ambiental.Com o trabalho dos extensionistas do projeto, crianças puderam ter acesso à educação ambientação de uma forma lúdica e divertida, o resultado é imediatamente perceptível: as crianças saem da ação mais felizes e os extensionistas motivados.


Público-alvo

Descrição

O presente projeto beneficiará o campus Janaúba da UFVJM (docentes, técnicos e discentes), diversas crianças e pais de escolas do Norte de Minas. A Brinquedoteca será destinada ao públicoinfanto-juvenil na faixa etária de 3 a 12 anos

Municípios Atendidos

Município

Janaúba

Município

Monte Azul

Município

Espinosa

Município

Mato Verde

Município

Gamileriras

Município

Porterinha

Município

Nova Porterinha

Município

Jaíba

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Secretária Municipal de Educação de Janaúba declarou que tem interesse de colaborar no desenvolvimento do projeto Brinquedoteca Inclusiva – UFVJM e vai apoiar nas ações do projeto junto as escolas municipais de Janaúba.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Planejamento e construção de tutoriais (produção áudiovisual) para confecção de briquedos e jogos usando materiais reciclados. As materiais áudiovisuais produzidos serão disponibilizadas em páginas do projeto no Youtube e Instagram. Cada oficina ou tutorial será divulgado na comunidade com envio via rede social, e-mails e whatapp. Além disso, será aberto espaço nas redes sociais para indetificar demandas especificas para as oficinas. Brinquedos produzidos serão disponibilizados fisicamente na Brinquedoteca do campus Janaúba da UFVJM ou doados a instituições de atendimento a crianças e adolecentes. Em cada reunião online ou presencial de planejamento do material audiovisual será realizado controle de presença dos membros participantes e registros das atividades dos mesmos. Se for possivel a realização de ações presenciais será planejado e construida propostas em parceria com escolas da região para realização de oficinais de produção de brinquedos e jogos com materiais reciclados.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Planejamento e produção de materiais audiovisuais associados a educação ambiental e aos três pilares: reduzir, reciclar e reutilizar para divulgação em plataformas online e em oficinas nas escolas.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Planejamento e implementar oficinas (online e ou presenciais) para confecção de brinquedos e jogos educativos utilizando materiais recicláveis

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Produção de relatório com registro de atividades do projeto, presenças e resultados alcançados. Escrita de artigo para publicação em eventos de extensão.