Visitante
Pré-UFVJM Janaúba
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
patricia nirlane da costa souza
202210120224130
instituto de engenharia, ciência e tecnologia
Caracterização da Ação
ciências humanas
educação
educação
metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
municipal
Não
Membros
max pereira gonçalves
Vice-coordenador(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
luciano pereira rodrigues
Voluntário(a)
lázaro chaves sicupira
Voluntário(a)
ananias borges alencar
Voluntário(a)
silas silva santana
Voluntário(a)
jean carlos coelho felipe
Voluntário(a)
leila moreira bittencourt rigueira
Voluntário(a)
luana alves de lima
Voluntário(a)
jonatas franco campos da mata
Voluntário(a)
luiz roberto marques albuquerque
Voluntário(a)
joão de deus oliveira júnior
Voluntário(a)
breno rocha barrioni
Voluntário(a)
hugo leonardo oliveira tomaz de aquino
Voluntário(a)
lucas daniel nunes da silva
Voluntário(a)
murilo gabriel pereira alves
Voluntário(a)
luiz henrique oliveira corcino vieira
Voluntário(a)
vanessa alves lopis
Voluntário(a)
douglas fernandes tolentino
Voluntário(a)
ananda frança pereira
Voluntário(a)
adriana nogueira dias
Voluntário(a)
héllen tatiane dias cordeiro
Voluntário(a)
ana maria pedro cabral
Voluntário(a)
carla jeany teixeira silva
Voluntário(a)
daniel ferreira gonçalves
Voluntário(a)
cleiton rocha sudré
Voluntário(a)
daiane aparecida nascimento
Voluntário(a)
mávia martins costa
Voluntário(a)
marcos júnio alves dos santos
Voluntário(a)
sheila almeida mendes de matos
Bolsista
O presente projeto visa ofertar, pelo sexto ano consecutivo, um cursinho pré-vestibular nomeado “Pré-UFVJM” na cidade de Janaúba-MG, que oferecerá 42 vagas à alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio das escolas estaduais deste município. O cursinho pré-vestibular será organizado pelo aluno contemplado com a bolsa deste edital, sob supervisão da equipe de professores deste projeto e também contará com a participação voluntária de outros alunos de graduação do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (IECT/UFVJM), Campus Janaúba, que serão selecionados posteriormente. Os alunos do IECT ficarão responsáveis por ministrar as aulas do cursinho pré-vestibular, de acordo com a área que apresentarem maior afinidade, sob a supervisão dos professores envolvidos no projeto. Neste sentido, o projeto visa auxiliar na preparação de alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Janaúba e que objetivam ingressar no ensino superior, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino na comunidade local.
pré-vestibular, cursinho, Enem
O presente projeto visa ofertar, pelo sexto ano consecutivo, um cursinho pré-vestibular nomeado “Pré-UFVJM” na cidade de Janaúba-MG, o qual foi primeiramente realizado no período de 24/04/2017 até 01/11/2017, sendo registrado na Proex sob o número 042.2.070- 017/Pibex002/2016. Em 2018 e 2019, o projeto foi submetido aos Editais 01/2018 e 01/2019, sendo contemplado com bolsas nos dois anos e registrado sob os números de protocolo 292110.1618.302747.29012018 e 316723.1753.302747.19112018. Em 2020, o projeto foi registrado no Edital 03/2020 sob o número: 348537.1864.302747.01032020. Por fim, o projeto foi submetido ao Edital Pibex 01/2021,sendo contemplado com bolsa e registrado sob o número: 20211012021471130. Diante dos significativos resultados obtidos com a implantação desse curso gratuito em Janaúba, este projeto objetiva oferecer novamente aos estudantes desta comunidade uma oportunidade para se prepararem para o Enem e outros processos seletivos. Em 2022, o curso Pré-UFVJM oferecerá 42 vagas destinadas à alunos matriculados no terceiro ano do ensino médio das escolas estaduais deste município. As aulas acontecerão durante o período de vigência da bolsa deste edital e serão ministradas até a data do Enem do ano de 2022. O cursinho pré-vestibular será organizado pelo aluno contemplado com a bolsa deste edital, sob supervisão da equipe de professores deste projeto e também contará com a participação voluntária de outros alunos de graduação do Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (IECT/UFVJM), Campus Janaúba. Os alunos do IECT ficarão responsáveis por ministrar as aulas do cursinho pré-vestibular, de acordo com a área que apresentarem maior afinidade. Caberá aos professores envolvidos no projeto, selecionar e indicar, no mínimo, dois alunos por área de conhecimento, de acordo com o desempenho e facilidade dos mesmos em transmitir o conteúdo escolhido. Neste sentido, o projeto visa auxiliar na preparação de alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Janaúba e que objetivam ingressar no ensino superior, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino na comunidade local. Além disso, o presente projeto também irá impactar na formação dos estudantes dos cursos do IECT/UFVJM, do campus de Janaúba, uma vez que estes estudantes terão a oportunidade de iniciar a prática docente, além de serem estimulados a trabalhar com ensino e extensão, despertando nos mesmos o pensamento crítico. Por fim, o projeto colabora com a divulgação do campus de Janaúba para a comunidade local.
As universidades são instituições reconhecidas como formadoras e disseminadoras da educação e apresentam o papel de ampliar o conhecimento cognitivo e cultural dos indivíduos, além de contribuir para formação cidadã dos mesmos e preparar para a inserção no mercado de trabalho (BATISTA, 2016). No entanto, historicamente, o acesso a essas instituições estava restrito a uma parcela da população, principalmente indivíduos de classes médias e superiores, especialmente aqueles estudantes egressos de escolas privadas. A entrada no ensino superior para alunos oriundos de escolas públicas, ficou relegado a uma pequena minoria que conseguia passar nos processos seletivos, como as provas de vestibulares e o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) (D’AVILA, 2006). Entre os fatores que mais tem corroborado para a manutenção dos níves de desigualdade no ingresso em Universidades, estão a condição socioeconômica dos estudantes e problemas geográficos e étnico-racionais (PAULA; LAMARRA, 2011). Esta desigualdade promoveu nos últimos anos uma onda de ações políticas, que objetivaram a expansão do ensino superior gratuito no país e consequentemente a democratização deste ensino. Entre estas ações, pode-se destacar a isenção da taxa de inscrição para o vestibular, a criação de cotas para alunos negros e também para alunos de escolas públicas, entre outras. A partir de então, foi possível observar um aumento na procura pelo Ensino Superior entre os jovens de baixa renda (ZAGO, 2008). Porém, apesar das políticas de expansão, os alunos que dependem, essencialmente, do ensino básico público do país, ainda são os que menos ingressam no ensino superior, uma vez que contam com uma educação de qualidade inferior comparada a dos alunos que cursam o ensino médio em escolas particulares, ficando assim à margem de uma boa preparação para os exames que dão entrada às Universidades (D’AVILA, 2006). Diante disto, cresce a necessidade de políticas e programas que aumentem o acesso desses alunos ao ensino superior. Um dos programas que vem sendo executado por muitas instituições é a criação de cursinhos pré-vestibulares populares (PVP). Muitos destes cursos gratuitos são oferecidos pelas próprias universidades e são destinados a estudantes socioeconomicamente menos favorecidos, principalmente aqueles que estão cursando ou que terminaram o ensino médio em escolas públicas do país (D’AVILA, 2006). Os cursinhos populares são iniciativas sem fins lucrativos que visam a democratização do ensino superior gratuito, proporcionando a preparação e o incentivo aos alunos, principalmente egressos de escolas públicas, a entrarem no Ensino Superior gratuito, sendo portanto, um bom exemplo de transformação social da realidade (ZAGO, 2009). Estes cursos PVP apresentam uma perspectiva de promoção gratuita da educação, uma vez que a procura pelo Ensino Superior público no Brasil aumenta a cada ano e, consequentemente, a relação candidato-vaga para entrada nas universidades públicas é cada vez maior, fazendo-se cada vez mais necessária uma melhor preparação dos estudantes para os processos seletivos, entre eles o Exame Nacional do Ensino Médio (BRAGA et al., 2015). Diante do exposto, a partir do ano de 2017, uma equipe de professores do IECT/UFVJM- Janaúba, juntamente com seus alunos, ofertaram à comunidade local um curso pré-vestibular popular (PVP) em Janaúba. No primeiro ano, o cursinho funcionou nas instalações do IFNMG-Janaúba, cuja parceria foi estabelecida nesses termos, com aulas de segunda a quinta-feira no período de 16:00 e 18:00 h. Em 2018, o cursinho aconteceu na Escola Estadual Mauricio Augusto de Azevedo, de segunda à sexta-feira das 13:50 às 17:30h e em 2019, as aulas também aconteceram na escola referida, porém, no período de 18:00 h às 20:00h. Em 2020 e 2021, devido à pandemia da Covid-19, o cursinho foi reformulado para ofertar aulas online, através do Google sala de aula e Google meet. No cursinho, as aulas são ministradas pelos discentes do IECT, previamente selecionados, com o acompanhamento, fora de sala, dos docentes do IECT em suas respectivas matérias, ou pelos próprios docentes envolvidos no projeto. Devido à característica do IECT ser voltado às ciências naturais, foram ofertadas, aulas de Biologia, Química, Física e Matemática. Em 2021, foi possível ofertar Geografia, graças a adesão de uma docente da Engenharia de Minas. Em seus cinco anos de funcionamento, o cursinho teve apoio da Superintendência Regional de Ensino e de diversas escolas estaduais do município de Janaúba-MG. Foi distribuído, gratuitamente, um material didático aos alunos do cursinho, que versa sobre todas as 4 disciplinas supracitadas. Este material foi concebido, compilado e desenvolvido pela equipe do projeto, o qual encontra-se em fase de revisão e expansão (foi realizado o acréscimo da teoria de cada disciplina) para sua utilização no cursinho e possível publicação futura. Em 2018 e 2019, o cursinho contemplou teoria e resolução de exercícios. Assim, totalizou mais de 6 meses de aulas em cada ano, durante as quais também foram aplicados testes de avaliação de conhecimentos (com 40 questões de múltipla escolha cada) das respectivas disciplinas, através dos quais foi possível acompanhar o desenvolvimento dos alunos e adaptar os procedimentos didáticos. Ao final do projeto em 2018, por exemplo, pode-se constatar os efeitos positivos das aulas, como aprovação de alunos do projeto em vestibulares de instituições particulares e públicas, além de pontuações bastante apreciáveis de alguns alunos no ENEM de 2017 nas disciplinas que foram ofertadas pelo curso Pré-UFVJM. Em 2019, entre os alunos do cursinho, 30% foram aprovados em instituições públicas de ensino superior, sendo uma estudante aprovada no curso de direito da UEMG, campus Diamantina e 10 estudantes aprovados no Curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T) da UFVJM, Campus Janaúba, representando uma ocupação de 18,33% das vagas deste curso. Infelizmente, em 2020, o cursinho não obteve bom êxito no modo remoto, chegando ao final do período com apenas dois alunos assíduos nas aulas. Porém, em 2021, a abrangência foi maior, e muitos alunos de Janaúba, incluindo do 1º, 2º e 3º do ensino médios, tem frequentado as aulas online, sendo que o número de alunos frequentes nas aulas, tem variado entre 20 - 30 alunos. Neste sentido, este projeto visa ofertar pelo sexto ano consecutivo o cursinho “Pré-UFVJM” à comunidade de Janaúba, nos mesmos moldes daquele realizado em 2019, com a ministração de aulas teóricas e distribuição de apostilas completas, com teoria e exercícios. Assim, projeto visa contribuir mais um ano para a preparação de alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas públicas de Janaúba e que objetivam ingressar no ensino superior, contribuindo assim para o desenvolvimento do ensino na comunidade local. Por fim, este projeto também atende às diretrizes pactuadas pelo Forproex, sendo elas a interação dialógica, na medida que favorece o estabelecimento do diálogo e da troca de saberes entre a universidade e os setores sociais locais; a diretriz de interdisciplinaridade e interprofissionalidade, uma vez que envolverá diversas áreas dos saberes, assim, como seus diversos profissionais; a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão; o impacto na formação do estudante, uma vez que permite aos graduandos do IECT/UFVJM a experiência ímpar do exercício profissional da docência e da formação humanística. Além disso, este projeto atende ainda a diretriz do impacto e transformação social, um vez que estabelece a inter-relação da universidade com a comunidade de Janaúba, visando uma colaboração com o ensino local e proporcionando aos estudantes locais uma oportunidade de se prepararem melhor para os processos seletivos universitários. Portanto, esse projeto pretende unir ensino, pesquisa e extensão com o intuito de levar conhecimento e serviço à comunidade, através de práticas acadêmicas que envolvam professores e alunos de graduação, visando contribuir com o aprendizado de todos os envolvidos e ampliar o olhar para as necessidades da comunidade que os cerca.
Objetivos O presente projeto visa ofertar pelo sexto ano consecutivo um cursinho pré-vestibular gratuito para alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais do município de Janaúba-MG, oferecendo-lhes uma preparação complementar para prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), bem como outros processos seletivos para o ingresso no ensino superior. Objetivos específicos - Ofertar um cursinho pré-vestibular gratuito para alunos que estejam cursando o terceiro ano do ensino médio em escolas estaduais do município de Janaúba-MG. - Proporcionar aos alunos de graduação do IECT/UFVJM, campus Janaúba, envolvidos neste projeto, a iniciação da prática docente, ministrando aulas teóricas e de resolução de exercícios das disciplinas de física, química, biologia e matemática. - Distribuir, gratuitamente, material didático elaborado pelo corpo docente deste projeto, contendo teoria e exercícios, aos alunos matriculados no cursinho. - Proporcionar uma preparação complementar gratuita para estudantes de escolas públicas prestarem o ENEM, bem como outros processos seletivos, visando aumentar o índice de ingresso dos mesmos em instituições de ensino superior. - Estender o conhecimento adquirido na universidade para a comunidade local. - Contribuir para a melhoria do currículo acadêmico dos alunos de graduação do IECT/UFVJM, campus Janaúba. - Divulgar a UFVJM, principalmente o campus de Janaúba, para comunidade local.
• Proporcionar aos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas estaduais do município de Janaúba uma melhor preparação para prestarem o ENEM, bem como outros processos. seletivos, visando o ingresso dos mesmos no ensino superior; • Aumentar o interesse dos discentes do ensino básico pelas disciplinas e conteúdos do ensino médio, facilitando a compreensão dos conteúdos pelos mesmos; • Aumentar os índices de aprovação dos estudantes locais em processos seletivos para o ingresso no ensino superior. • Envolver os discentes universitários em atividades de ensino-aprendizagem, de modo a ampliar os seus conhecimentos e aperfeiçoar sua prática docente; • Realizar um levantamento do perfil dos alunos que participaram do curso pré-vestibular, bem como do nível de aprovação dos mesmos após o curso. • Atuar de forma significativa na comunidade local, colaborando com o ensino das escolas públicas do município de Janaúba, ampliando a visão dos estudantes desta cidade e despertando neles o interesse em ingressar no ensino superior; • Publicação dos resultados obtidos com o desenvolvimento do cursinho na forma de trabalhos científicos em eventos de extensão e outros. • Distribuição gratuita de material didático contendo teoria e exercícios de cada disciplina ministrada
O curso pré-vestibular contará com a participação de docentes e discentes do IECT/UFVJM e será realizado no campus do IECT. O cursinho será realizado à partir maio ou junho de 2022 até a data do ENEM deste ano. A ideia de desenvolver um cronograma presencial a partir do mês de maio ou de junho de 2022, deve-se a maior probabilidade de ter ocorrido o retorno presencial dos estudantes, além do fato do semestre de 2021/2 se iniciar em abril de 2022, sendo necessário ao menos um mês para preparar os estudantes do IECT que vão ministrar aulas no cursinho. Entre o mês de janeiro à maio de 2022, o aluno contemplado com a bolsa deste Edital, ficará responsável por selecionar os estudantes interessados no cursinho, atualizar o material didático, imprimir todas as apostilas, deixando todo material pronto para o início das aulas. É importante destacar que se, não houver possibilidade de retorno presencial total dos alunos, bem como se não houver disponibilidade de insumos que garantam a biossegurança dos envolvidos frente à COVID-19, ou ainda, se a situação no município não estiver segura para atividades presenciais, o cursinho iniciará as aulas no modo remoto como ocorreu nos anos de 2020 e 2021. 1- Preparação de material didático para ministração das aulas no curso pré-vestibular Caberá aos professores participantes deste projeto, juntamente com o bolsista e demais alunos de graduação por eles escolhidos para ministração das aulas, atualizar a apostila com teoria e questões selecionadas do ENEM, bem como de outros processos seletivos de anos anteriores, que servirá como roteiro para as aulas do curso pré-vestibular. Este material foi confeccionado em 2018, cabendo apenas ser revisado e atualizado para ser reproduzido em cópias suficientes e distribuídos aos alunos matriculados no curso de 2022. 2- Seleção de estudantes A seleção de alunos do 3º ano do Ensino Médio será realizada pela direção das Escolas Estaduais. Inicialmente, serão disponibilizadas 42 vagas, que serão divididas igualmente entre as instituições públicas locais. Caberá à direção destas instituições escolherem seus alunos, de acordo com critérios por elas estabelecidos. Uma vez que o número de vagas será limitado, cada instituição poderá fazer uma lista de espera com nome de vários alunos e, se houver desistência ou inadimplência de algum aluno, o próximo aluno da lista poderá ser chamado para participar das aulas no cursinho pré-vestibular. 3 - Matrícula dos estudantes selecionados para participar curso pré-vestibular da UFVJM/Campus Janaúba. Os alunos selecionados pelas instituições públicas deverão realizar matrícula no curso Pré-UFVJM-Janaúba. A matrícula deverá ser realizada pelo responsável legal do aluno, caso este seja menor de idade, em data e local a serem divulgados. Para a efetivação da matrícula todos os candidatos deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: I. Documento de identificação válido e com foto do aluno (Carteira de identidade, Passaporte); II. Documento de identificação válido e com foto (Carteira de identidade, Carteiras de Registro Profissional, Carteira de Motorista, Carteira de Trabalho ou Passaporte) dos pais ou responsável legal (caso o aluno se menor de 18 anos). III. Termo de consentimento para a participação do aluno no curso pré-vestibular assinado pelos pais ou responsável legal do aluno (caso o aluno se menor de 18 anos). IV. Histórico escolar do ensino médio (para os alunos de escolas estaduais) V. Comprovante de residência. Além disso, todos os estudantes selecionados para o cursinho serão convidados à assinar, no ato da matrícula, o Termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE), para que se seja possível o uso dos seus dados como aprovação em vestibulares, notas em provas, entre outras, bem como o Termo de cessão de direitos para o uso de imagem. 4- Estrutura do curso pré-vestibular O curso pré-vestibular contará com a participação dos alunos do IECT/UFVJM do Campus de Janaúba-MG. O aluno possivelmente contemplado com a bolsa do presente projeto ficará responsável pela organização do cursinho pré-vestibular, cumprindo a carga horária de no mínimo 12 horas semanais, como previsto do Edital PROEXC 01/2022. As disciplinas oferecidas, pelo curso pré-vestibular do IECT/UFVJM-Janaúba serão Matemática, Física, Biologia, Química, Geografia. Estas serão ministradas pelos próprios alunos de graduação e professores do IECT, bem como outros colaboradores externos, se for o caso, de segunda à sexta-feira no período vespertino. Os alunos serão selecionados pelos professores que fazem parte da equipe deste projeto, sendo escolhidos, pelo menos dois alunos para cada conteúdo de uma disciplina, de acordo com a afinidade dos mesmos por cada matéria. Cada disciplina será ministrada em um ou dois dias da semana, em aulas de 60 minutos cada. As aulas serão ministradas seguindo o material didático, previamente elaborado, contendo a teoria e as questões de processos seletivos de anos anteriores, por meio do qual, os alunos de graduação poderão resolver as questões em sala de aula e explicar a teoria que embasa cada questão. Os professores envolvidos no presente projeto, serão divididos por área e ficarão responsáveis pela orientação dos alunos envolvidos, colaborando com a elaboração das aulas, a seleção e resolução das questões que serão trabalhadas no curso pré-vestibular, bem como pela preparação destes alunos que ministrarão as aulas, dando o devido suporte em toda condução desde projeto. A frequência dos alunos matriculados no curso pré-vestibular, será acompanhada mediante assinatura em lista de chamada diariamente. A ausência não justifica acarretará na perda do direito à vaga, sendo automaticamente cancelada sua matrícula. 5- Avaliação do projeto Serão realizadas reuniões periódicas entre o coordenador, professores, bolsista e os demais graduandos voluntários participantes do projeto, a fim de se avaliar o andamento do curso pré-vestibular, a frequência e o interesse dos alunos matriculados. Além disso, nestas reuniões, o bolsista deverá repassar as listas de chamadas destes alunos, afim de que o coordenador possa conferir a frequência dos mesmos nas aulas e tomar as devidas providências, quando necessário. Ao final do projeto, o aluno bolsista deverá realizar um levantamento do perfil dos alunos do ensino médio que participaram das aulas, bem como as notas dos mesmos no ENEM e a porcentagem de alunos que ingressaram no ensino superior, afim de se elaborar um relatório final, além da elaboração de trabalhos científicos para divulgação em eventos de extensão, artigos, entre outros.
BATISTA, Nilcione Maciel Lacerda. Trajetórias de sucesso escolar dos jovens oriundo de escolas públicas no ensino superior. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa. BRAGA, A. W. V., ABREU, L. D. P., SOUZA, L. A., IBIAPINA, M. L., SILVA, R. M. G. Extensão universitária e educação: contribuições do projeto prevest/uva à formação acadêmica e social. SANARE - Revista de Política Públicas, Sobral, v.14, n.01, p.93-103, jan./jun. 2015 D’AVILA, Geruza Tavares. O ensino superior como projeto profissional para“ser alguém”: repercussões de um cursinho pré-vestibular popular na vida dos estudantes. 2006 (Dissertação em Psicologia), Universidade Federal de Santa Catarina. PAULA, M.F.C da, LAMARRA, N.F. Reformas e democratização da educação superior no Brasil e na América Latina. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2011. ZAGO, N. Cursos prévestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, 149-174, jan./jun. 2008 ZAGO, N. Pré-vestibular popular e trabalho docente: caracterização social e mobilização. Revista Contemporânea de Educação. v. 4, n. 8, 2009. DOI: http://dx.doi.org/10.20500/rce.v4i8.1585
Uma vez que a formação dos alunos do curso Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do IECT/UFVJM envolve disciplinas das áreas de biologia, química, matemática, física e ciências humanas, estes podem atuar, sob orientação dos professores locais, na ministração de aulas destas áreas no curso pré-vestibular. Os alunos universitários, selecionados para participar do projeto, devem apresentar afinidade com estas áreas e facilidade em ensinar e transmitir o conteúdo escolhido. Os estudantes estarão envolvidos em todas as etapas do projeto e os mesmos serão orientados pelos professores da específica área. Além de executar todas as atividades descritas acima, o estudante contemplado com a bolsa através do presente edital, será responsável por organizar a logística do cursinho, controlar as listas de frequência, repassar as dificuldades para o coordenador, ajudar na elaboração dos horários de cada disciplina, ficará responsável pela entrega do material didático aos estudantes matriculados, além da elaboração do relatório final e outros trabalhos de divulgação dos resultados obtidos com esta atuação. Assim, o presente projeto contribuirá para a formação desses discentes, dando a oportunidade aos mesmos de iniciar a prática docente, tornando-os mais comunicativos, criteriosos, autênticos e ampliando o seu conhecimento. Os alunos serão avaliados de acordo com as etapas cumpridas, verificando sua responsabilidade, interesse, criatividade em passar os conteúdos para os alunos de ensino médio, bem como pelo comprometimento com o aprendizado dos mesmos.
Este projeto acontece desde o ano de 2017 e tem alcançado significativos resultados, pois além da aprovação dos estudantes nos vestibulares, houve um aumento pelo interesse dos mesmos em ingressar nos curso oferecidos pela UFVJM/Campus de Janaúba. Isso pode ser comprovado pelo fato de 18% das vagas de 2019 do curso BC&T terem sido preenchidas por alunos do Pré- UFVJM. Assim, este projeto é de grande relevância para a região, que encontra dificuldades na qualidade da educação básica, bem como para os estudantes do IECT, que tem a oportunidade de iniciar a prática docente, além do benefício de maior divulgação do próprio campus e dos cursos por ele oferecidos, o que aumenta o interesse dos alunos locais pela UFVJM.
Público-alvo
Estudantes do 3º ano do ensino médio matriculados nas escolas estaduais de Janaúba.
Municípios Atendidos
Janaúba - Mg
Parcerias
Cronograma de Atividades
Os primeiros meses do ano de 2022 (janeiro à abril) serão destinados para o bolsista e voluntários do projeto realizarem a seleção dos estudantes das escolas estaduais que participarão do cursinho, bem como dos alunos do IECT que ficarão responsáveis por ministrar aulas no mesmo. Neste período, os alunos do IECT selecionados deverão preparar todas as suas aulas com o acompanhamento do professor responsável pela disciplina. Além disso, os conteúdos teóricos, bem como os exercícios da apostila que será distribuída aos alunos matriculados no Pré-UFVJM, serão revisados e atualizados para posterior impressão e distribuição ao público-alvo deste projeto. Se não for possível o retorno presencial integral, o bolsista deverá, neste período, criar uma turma no Google Classroom, plataforma que será utilizada para ministração de aulas síncronas e assíncronas, bem como divulgação do material didático.
Período das aulas no curso pré-vestibular. O cursinho terá carga horária de 10 horas por semana (2 horas por dia). Vale ressaltar que elas ocorrerão até a semana anterior ao Enem 2022, que provavelmente será na primeira semana de novembro de 2022.
Os últimos meses do ano serão destinados para o bolsista escrever resumos e outros trabalhos científicos relacionados à experiência do cursinho pré-vestibular, elaboração do relatório final, elaboração dos vídeos com o relato de participantes do projeto, bem como dos vídeos do orientador e bolsista, conforme item 15.1.6 do Edital Proexc 01/2022