Visitante
Café com Saúde - Muitos cafés por uma Saúde Única
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
soraia de araújo diniz
20221012022340363
instituto de ciências agrárias
Caracterização da Ação
ciências da saúde
educação
saúde
educação profissional
nacional
Não
Membros
laura rosa correa
Voluntário(a)
larissa de oliveira moura
Voluntário(a)
luiza ceola sartori
Voluntário(a)
márcia cristina menezes fonseca
Voluntário(a)
thaís rabelo dos santos doni
Vice-coordenador(a)
marília cristina sola
Vice-coordenador(a)
jenevaldo barbosa da silva
Vice-coordenador(a)
paulo fernandes marcusso
Vice-coordenador(a)
juliana nunes ramos vaz
Voluntário(a)
rayane aparecida da fonseca lima
Bolsista
A importância de se trabalhar a saúde de forma global se torna indispensável, para que possamos viver em um mundo cada vez mais globalizado. Atualmente já é sabido que saúde não é apenas a ausência de doença, mas um completo equilíbrio entre as condições de vida do ser humano que são impactadas por suas relações com os animais e o ecossistema. Trabalhar essas relações no contexto da saúde única, termo que tem como alicerce a inter-relação entre a saúde humana, animal e ambiental e entende que a saúde só pode estar completa se houver um equilíbrio entre os três fatores. Atualmente estamos observando com mais frequência o aparecimento de doenças emergentes e reemergentes e estas são em sua maioria zoonóticas, doenças que acometem homens e animais. Ademais os impactos das alterações ambientais provocadas pelo homem, o aumento da população mundial e a estreita relação dele com animais, faz com que o risco de aparecimento de novas pandemias como a que estamos vivendo ocorra em intervalos de tempo cada vez mais curtos. Uma das principais maneiras de mitigar os riscos de doenças nas populações e através da informação, informação que deve ser de qualidade e fácil entendimento. Apesar do termo saúde única ser bastante conhecido entre os profissionais da área, ele ainda não é abordado em ambientes fora do ciclo acadêmico, principalmente em se tratando de profissionais como médicos veterinários, zootecnistas e outros profissionais que não se enquadram no rol dos profissionais de saúde. Muitas pessoas, incluindo profissionais da saúde ainda acreditam que saúde é uma exclusividade do saber dessas profissões e desmitificar essas questões só é possível com informação de qualidade e difundida em várias frentes de trabalho, como escolas, redes sociais, comércios, associações entre outros. O objetivo deste projeto é fomentar a informação de qualidade para as comunidades em diversos níveis de escolaridade, articulando os saberes, além de materializar o saber do profissional médico veterinário do seu indispensável papel na promoção de saúde global. Apresentamos portanto uma proposta de promover, palestras, rodas de conversa, colóquios, difusão da informação em redes sociais e mídias de áudio (podcast) para que as ações de controle e prevenção de diversos temas em saúde sejam abordados de maneira clara e simples e tenha como resultado a melhorias nas condições sanitárias e de saúde das populações, em especial aquelas em que a UFVJM está inserida.
Saúde Única, Zoonoses, Epidemiologia
A relação entre homens e animais é registrada desde os primórdios da nossa sociedade, essa estreita interação contribui para sociedade desde a criação animal para o provento alimentar, além das questões afetivas e equilíbrio dos ecossistemas. No entanto, essa estreita relação também pode trazer problemas oriundos da transmissão de doenças como as zoonoses, impacto ambiental relacionado à produção animal e consequentemente interferência no meio silvestre. Atualmente entender a complexidade entre as relações humana, animal e ambiental é indispensável, haja visto os vários fatores que envolvem essas relações como a globalização, as mudanças no perfil epidemiológico das doenças, com adaptação de patógenos, as mudanças demográficas, padrões de consumo e insegurança alimentar, vem impactando de sobre maneira a vida no planeta. O conceito de Saúde Única tem sua criação diretamente associada à medicina veterinária quando Giovanni Maria Lancisi (1654-1720), médico veterinário epidemiologista descreveu o papel do ambiente na disseminação de doenças para as populações animais e humanas. Em 2008 a Organização Mundial de Saúde (OMS), Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), propuseram a integração de Um Mundo, Uma Saúde (One World, One Health), consolidando assim o conceito de Saúde Única e estabelecendo estratégias para atingi-lo, mitigando os efeitos das doenças nas populações. Apesar do conceito ser muito difundido, sua implementação de forma global e efetiva ainda é muito incipiente, principalmente quando nos deparamos ainda hoje com um entendimento equivocado sobre a atuação do Médico Veterinário como profissional de saúde. Nesse momento atual de pandemia foi possível verificar uma série de municípios que se recusaram a imunizar os Médicos Veterinários no grupo prioritário de profissionais da Saúde acreditando que esses não se enquadram mesmo tendo seu reconhecimento pelo Conselho Nacional de Saúde desde 1998. Ainda há um longo caminho a percorrer para que o conceito de Saúde Única seja efetivamente implementado e possa proporcionar a redução dos impactos das doenças na saúde das populações. Pensando na importância do tema e na relevância de multiplicar o conhecimento sobre a Saúde Única no seu mais amplo conceito, esse projeto foi idealizado com intuito de divulgar o papel dos vários atores na construção de uma sociedade mais harmônica e saudável para homens, animais e ambiente.
A Saúde Única é um conceito que entende a saúde a partir de múltiplos fatores que estão interligados. Quando refletimos sobre o conceito de saúde proposto pela OMS “total bem-estar físico, social e mental” é possível refletir que para que um indivíduo esteja plenamente saudável é preciso que haja harmonia entre a saúde humana, animal e ambiental. Atualmente não é possível que tenhamos saúde sem que as relações entre esses três elos estejam em equilíbrio. O conceito de Saúde Única descrito no século 20 quando pesquisadores demonstraram a intima relação entre o aparecimento das doenças e o desequilíbrio associado a inter-relação entre animais, homens e ambiente, constituem uma importante ferramenta para subsidiar a gestão de saúde em decorrência das mudanças ambientais que vem se acelerando ao longo do último século e consequentemente impactando na saúde mundial. Essas mudanças são cada vez mais perceptíveis quando observamos que as intervenções ambientais associadas ao crescimento populacional e o aparecimentos de doenças emergentes e reemergentes(EVANS; LEIGHTON, 2014). O conceito de Saúde Única propõe a articulação com diversas áreas do saber, entre elas a medicina veterinária, área que possui um papel fundamental neste contexto, já que o médico veterinário é o profissional que tem em sua formação as habilidades de trabalhar dentro das três esferas principais da saúde única. O profissional veterinário está muito além da clínica, ela atua diretamente nas questões ambientais, defesa sanitária animal com consequência direta na saúde humana, inspeção de produtos de origem animal, pesquisas de ponta para desenvolvimento de vacinas e fármacos para uso em animais e humanos, na saúde pública inserido dentro dos Núcleos de Saúde da Família (NASF), a inspeção de produtos de origem animal, gestão e controle de diversas doenças animais sobretudo as zoonóticas (MIRANDA, 2018) A pandemia da COVID-19 nos mostrou o quanto precisamos avançar nas discussões a cerca o tema pois hoje já sabemos que essa e as próximas pandemias que o planeta enfrentará estarão diretamente ligadas as transformações feitas pelo homem nos ecossistemas, sua relação cada vez mais intima com animais domésticos e silvestres, a crescente demanda por alimentos, as mudanças climáticas, o que proporciona o contato de patógenos provocando pandemias de proporções cada vez maiores. (CFMV, 2020) As doenças emergentes e reemergentes são uma preocupação para os gestores de saúde, visto que segundo a OMS cerca de 60% de todas as doenças infecciosas que acometem o homem possui origem em animais e 75% das doenças infecciosas emergentes tem origem no animal, como é o exemplo que estamos vivenciando com a COVID-19. Além disso dentre todas as doenças de notificação compulsória 62% são consideradas zoonóticas e o impacto dessas doenças pode chegar a 20% de perdas na produção em nível mundial. Diante desse cenário os profissionais médicos veterinários e zootecnistas exercem um importante papel já que são eles que trabalham diretamente na produção animal promovendo a saúde animal e prevenindo a transmissão destas para o homem (CRUZ, 2018). Um grande desafio a ser enfrentado é a dificuldade de interação entre os profissionais da saúde, visto que ainda nos deparamos com profissionais que acreditam no estereótipo do médico veterinário, profissional que cuida de bichos. Nos últimos anos estamos presenciando esforços dos órgãos de classe em desmistificar esse estigma, no entanto esse processo ainda é longo visto que até mesmo os próprios colegas de profissão menosprezam àqueles profissionais que não trabalham com clínica acreditando que há uma superioridade em relação a área de atuação do profissional, como observamos com muita clareza na medicina humana. Corroborando com a atuação dos profissionais que trabalham no contexto da saúde única recentemente o curso de medicina veterinário modificou sua diretrizes curriculares a partir da resolução nº 3 de 15 de agosto de 2019, deixando explicitado que o profissional médico veterinário deve ter formação generalista, humanista, crítica e reflexiva associada a compreensão das necessidades individuais, sociais e comunitária do ser humano (DOS ANJOS; ALVES; DE SOUZA NETO; DOS SANTOS et al., 2021). Além disso, apesar dos estudantes saberem do seu papel na saúde única esse tema ainda é muito incipiente onde parte dos estudantes não sabem ou acreditam que não existam espaços para atuação do médico veterinário no Sistema Único de Saúde (SUS). Neste contexto é de suma importância a inserção da temática de maneira mais abrangente e consolidada, a partir de cursos e projetos que possam demonstrar na prática as ações desses profissionais na saúde única (DE SOUSA ARAUJO; LEAL; SILVA, 2020) A melhor maneira de mudarmos este cenário é trabalhar com educação, quando todos os evolvidos possuem conhecimento sobre o assunto aumenta a possibilidade de fazermos. A educação em saúde em geral está na responsabilidade da saúde pública e possui como fundamento a orientação da comunidade acerca dos problemas de saúde. Quando falamos de educação em saúde única estamos consequentemente falando ada importância de se conhecer os agravos que acometem as populações humanas e animais que estão associadas as condições do ecossistema. Trabalhos em escolas tem demonstrado que a educação em saúde é o caminho para contribuirmos com um mundo mais equilibrado e saudável (CARNEIRO; PEREIRA; MIODUTZKI, 2019). No contexto atual em que estamos inseridos, as redes sociais têm sido grande aliada na divulgação e comunicação em saúde, no que tange ações de controle e prevenção de doenças. Essa estratégia vem ganhando cada vez mais visibilidade o que promove a maior proximidade entre a comunidade universitária e a população além de alcançar pessoas em vários locais e regiões, criando uma rede de informação em saúde (NETO; SALES; MACIEL; CARDOSO et al., 2018). Outra importante ferramenta que vem ganhando destaque são as mídias do tipo podcast , pesquisas já foi demonstraram que mais de 80% das pessoas que ouvem esse tipo de conteúdo o fazem para se informar ou aprender coisas novas (FIGUEIRA, 2020). A construção dos saberes passa por uma comunicação relevante entre as instituições e as comunidades esse diálogo é fundamental para que a comunidade possa se apoderar do conhecimento científico produzido nas academias por meio de linguagem acessível a todos sem distinção de classe ou tipo de formação (LIMA; SOUSA; AQUINO; DA SILVA SANTOS et al., 2021). Neste sentido toda a comunidade acadêmica se beneficia ao compartilhar informações em saúde possibilitando o aumento na capilaridade das ações educativas que poderão ser realizadas no formato clássico (material gráfico, palestras) quanto nas redes sociais e plataformas de reprodução de áudio. Ações educativas com essas permitem a interação entre o mundo acadêmico e a comunidade aumentando a informação de todos sobre o conceito de Saúde única e consequentemente proporcionando um mais entendimento e mitigando os riscos decorrentes de doenças que podem acometer homens, animais e impactar o meio ambiente
Objetivos gerais: Promover rodas de conversas, palestras, colóquios e criação de conteúdo educativo sobre as diversas áreas da Saúde Única e suas inter-relações. Objetivos Específicos: Promover divulgação sobre o tema por meio de postagens em redes sociais; Criar conteúdo educativo para ser disponibilizado em formato de podcast e infográficos para toda comunidade acadêmica e pessoas interessadas. Ministrar palestras em formato on-line e/ou presencial em instituições de ensino. Levar conhecimento sobre as atribuições e a importância do Médico Veterinário na saúde única. Compartilhar informações e capacitar à população sobre a saúde animal, humana e ambiental tornando-os detentores e multiplicadores do conhecimento. Conscientizar a comunidade em melhorias para a saúde pública.
- Envolver um grande número de pessoas de diferentes faixas etárias e de diversas regiões do país através das redes sociais; - Publicar posts sobre Saúde Única e integralização da saúde humana, animal e ambiental; - Divulgar informações científicas sobre os principais temas de importância em saúde única; - Fazer parcerias com órgãos da saúde a fim de assegurar a saúde da população humana, animal e ambiental; - Promover palestras em escolas do ensino fundamental/médio acerca dos diversos temas ligados a saúde única; - Produzir material gráfico (cartilhas/ folder) com orientações simples e objetivas quanto ao manejo ambiental que possa promover a saúde da população animal e humana; - Interação da Universidade e a comunidade; - Orientação de 6 discentes; - Produzir pelo menos um artigo científico; - Produzir pelo menos um resumo a ser publicado em anais de congressos;
O projeto de extensão será realizado por alunos de graduação do curso de Medicina Veterinária e zootecnia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus do Unaí. O público-alvo será a comunidade em geral, tanto interna quanto externa à universidade. A estruturação do projeto se dará com realização de reuniões virtuais/presenciais a cada quinze dias por meio das plataformas Google Meet, enquanto estivermos em condições pandêmicas, com a presença dos discentes e docentes participantes do projeto além outras pessoas interessadas no tema. Semanalmente será divulgado nas redes sociais conteúdo informativo sobre os vários assuntos acerca do tema saúde única. Será realizado uma vez por mês uma discussão de assunto associado ao tema para que seja produzido, editado e divulgado no formato de podcast com posterior divulgação nas plataformas de reprodução de áudio. Este tema poderá contar com participação de um profissional especialista na área ligado ao tema central Saúde Única. Realização de lives e podcasts educativos, com profissionais da área. Outro método utilizado será a elaboração e publicação de posts em uma rede social sobre variados temas da saúde única como: zoonoses, guarda responsável, bem-estar animal, segurança de alimentos, questões sociais que interferem na saúde das populações, manejo ambiental para prevenção de animais peçonhentos ou sinantrópicos, importância do controle populacional, maus tratos, abandono de animais, COVID- 19 e animais, teoria do elo e a participação do médico veterinário no NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). Semanalmente será definido um tema e a partir deste a elaboração de um post que será divulgado nas redes sociais às terças-feiras. Os discentes participantes ficarão responsáveis pela construção da publicação, selecionando as informações mais relevantes para possibilitar ao público o entendimento do assunto, sob a supervisão e revisão final pelo docente responsável. Serão produzidos materiais em formato de folder, cartilha ou jogos interativos de acordo com o publico alvo, crianças, jovens, adultos ou idosos, a cerca do tema para informar a população de maneira clara e objetiva. Para avaliação da demanda da comunidade será realizado um questionário prévio sobre qual assunto é necessário abordar conforme a necessidade. Exemplos: a importância de manter os animais vacinados e vermifugados; como realizar o manejo ambiental para evitar animais peçonhentos ou sinantrópicos que possam transmitir doenças a população humana e animal. Todas as ações presenciais como palestras, distribuição de cartilhas, orientações sobre manejo ambiental serão registradas por filmagens e fotos, posteriormente disponibilizadas em portifólio e relatórios, bem como nas redes sociais e congressos na área.
CARNEIRO, D. M. V. F.; PEREIRA, T. T.; MIODUTZKI, G. T. O Médico Veterinário e as Zoonoses: Sensibilizando Crianças do Ensino Fundamental Para o Conceito Saúde Única. Saúde & Transformação Social/Health & Social Change, 10, n. 1/2/3, p. 170-181, 2019. CFMV. Revista do Conselho Federal de Medicina Veterinária. 2020. ISSN 1517-6959. Disponível em: https://www.cfmv.gov.br/revista-cfmv-edicao-85-2020/comunicacao/revista-cfmv/2020/10/29/#1. Acesso em: 20/05/2020. CRUZ, J. Doenças emergentes e reemergentes representam desafios. Revista V&Z em Minas, n. 2179-9482, 2018. DE SOUSA ARAUJO, A.; LEAL, D. R.; SILVA, N. O. ONE HEALTH–A SAÚDE ÚNICA SOB A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO DISTRITO FEDERALONE HEALTH–A SAÚDE ÚNICA SOB A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE MEDICINA VETERINÁRIA DO DISTRITO FEDERAL. Revista Ciência e Saúde Animal, 2, n. 2, p. 9-18, 2020. DOS ANJOS, A. R. S.; ALVES, C. T. O.; DE SOUZA NETO, V. A.; DOS SANTOS, W. R. A. et al. A importância do Médico Veterinário na Saúde Pública. Research, Society and Development, 10, n. 8, p. e18210817254-e18210817254, 2021. EVANS, B.; LEIGHTON, F. A. A history of One Health. Revue scientifique et technique (International Office of Epizootics), 33, n. 2, p. 413-420, 2014. FIGUEIRA, A. C. P. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. 2020. LIMA, E. K. V.; SOUSA, M. G. C. B.; AQUINO, N. R. M.; DA SILVA SANTOS, A. et al. PODCAST: UMA CONSTRUÇÃO INFORMACIONAL NO CONTEXTO ESCOLAR. ReTER, 2, n. 2, p. 16-01-16, 2021. MIRANDA, M. A CONTRIBUIÇÃO DO MÉDICO VETERINÁRIO A SAÚDE ÚNICA-ONE HEALTH. Psicologia e Saúde em debate, 4, n. Suppl1, p. 34-34, 2018. NETO, E. P. B.; SALES, J. R.; MACIEL, A. H. C.; CARDOSO, G. Y. R. et al. Utilização de mídias digitais como meio de educação em saúde no contexto de emergências: extensão universitária. Cidadania em Ação: Revista de Extensão e Cultura, 2, n. 2, p. 47-57, 2018.
Todos os acadêmicos do ICA vinculados a disciplinas técnicas que possuem inter-relação com o tema poderão participar das atividades dos projetos, sempre acompanhados por ao menos um docente da UFVJM. Os acadêmicos irão auxiliar em todas as etapas, sendo elas: Preparo do material gráfico sobre saúde única e temas correlatos, para divulgação em escolas e serviços de saúde e interesse da saúde. Preparar e realizar palestras nas escolas. Produzir material interativo para postagens nas redes sociais e jogos para serem utilizados nas escolas. Convidar especialistas na área e conduzir a produção de material de áudio para disponibilização nas plataformas de reprodução. Redigir textos e artigos para publicação.
Não se aplica
Público-alvo
O público alvo será composto por estudantes de medicina veterinária e zootecnia, alunos de escolas de ensino fundamental e médio, profissionais de saúde de diversas áreas de atuação.
Municípios Atendidos
Unaí
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
A revisão bibliográfica será necessária para produzir os materiais gráficos e os materiais científicos
Os temas serão escolhidos pelos discentes, as artes serão feitas por eles, a revisão final feitas pelos docentes
Serão convidados especialistas na área para um bate papo descontraído sobre a temática escolhida pelos discentes
Serão definidas temáticas que serão discutidas e apresentadas nas escolas
Relatório semestral das atividades realizadas
Relatório final das atividades com apresentação dos resultados obtidos