Sumário da proposta

A Importância da Experimentação no Ensino de Química na Educação Básica

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 2022101202219546
  • Coordenador: MIRIAN DA SILVA COSTA PEREIRA
  • Unidade de lotação: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Comunicação
  • Linha de extensão: Espaços de ciência
  • Abrangência: Municipal
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

deise ane oliveira silva Voluntário(a)

samuel oscar mendes cirino keske Voluntário(a)

neide lopes dos santos Voluntário(a)

julia cecilia medeiros barros Bolsista

lóren isabelle nascimento e silva Voluntário(a)

vinicius lovaglio santos mello Voluntário(a)

clenia mara gomes de morais Voluntário(a)

leandro ferreira da silva Voluntário(a)

    Resumo
  • Neste projeto serão desenvolvidos de forma remota e/ou presencial experimentos de química para a educação básica. Será obedecida a recomendação da Comissão de Biossegurança da UFVJM de manter as atividades remoto/on-line enquanto não for autorizado utilizar da modalidade presencial nas atividades de extensão. Caso ainda estejamos com restrições sanitárias devido a pandemia, as experiências serão previamente realizadas nas residências dos alunos bolsista e voluntários, onde serão gravadas com a finalidade de produzir vídeos educativos, os quais serão disponibilizados no YouTube, uma plataforma digital de compartilhamento de vídeos. Posteriormente, os links dos experimentos serão disponibilizados aos alunos, os quais serão avaliados de forma remota, através da utilização de questionários on-line. Se porventura houver a liberação para acesso ao ambiente escolar por parte dos órgãos sanitários responsáveis, as experiências de química serão realizadas nas escolas parceiras, juntamente com os alunos. Entende-se que as práticas experimentais são uma forma de dinamizar o conhecimento de diversos conteúdos químicos e tornar o estudo mais interessante e didático, além de proporcionar a formação de cidadãos críticos da sociedade.

  • Palavras-chave
  • Química, experimentação, ensino.