Sumário da proposta

Geração cultura: somos todos diferentes, mas somos todos iguais! (fase 2)

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Procarte

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 20221022022457
  • Coordenador: Ezequiel Redin
  • Unidade de lotação: INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS-UNAÌ
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Agrárias
  • Área temática principal: Cultura
  • Área temática secundária: Trabalho
  • Linha de extensão: Desenvolvimento rural e questão agrária
  • Abrangência: Nacional
  • Vinculado a programa de extensão: Campo, Saberes e Conexões
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

laura rosa correa Bolsista

gabriela de almeida santos Voluntário(a)

janice queiroz de pinho gonçalves Voluntário(a)

romário da silva santana Voluntário(a)

giovani guilherme onzi Voluntário(a)

katia vieira souto lepesqueur Voluntário(a)

michele weber lorenzoni Voluntário(a)

thiago vasconcelos melo Voluntário(a)

diego azevedo mota Voluntário(a)

anderson alvarenga pereira Voluntário(a)

luciane da costa barbé Voluntário(a)

maurício cezar resende leite junior Voluntário(a)

kemmily lima de almeida Voluntário(a)

    Resumo
  • O projeto objetiva construir um conjunto de esforços no sentido de valorizar as diferentes abordagens culturais em múltiplas comunidades rurais relacionadas ao meio rural brasileiro. Para tanto, a equipe focará na reconstituição das memórias das pessoas envolvidas na tradição, na etnia e na alimentação herdada pelas famílias de geração em geração, congregando diferentes experiências de vida. Nosso esforço foca em dar visibilidade as diferentes comunidades, pessoas com saberes locais que estão ligadas aos assentados da reforma agrária, os povos indígenas, os remanescentes de quilombos e os demais povos e comunidades tradicionais. Nesse sentido, o projeto oportuniza que tais populações possam apresentar suas histórias de vida e experiências com a produção de notícias, posts e lives nas redes sociais (Instagram/youtube) para a sociedade, através do intermédio da comunidade universitária. Abrir um espaço para os povos marginalmente excluídos configura-se um compromisso social da universidade como uma instituição incentivadora das ações locais e, além disso, pode contribuir para o desenvolvimento social.

  • Palavras-chave
  • Cultura, experiências de vida, histórias de vida, rural, tradição