Detalhes da proposta

SOEMC: SEMINÁRIOS E OFICINAS DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    geraldo wellington rocha fernandes

    Número de inscrição:

    2022101202224421

    Unidade de lotação:

    departamento de ciências biológicas

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências humanas

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    formação docente

    Abrangência:

    regional

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

aline de souza janerine Vice-coordenador(a)

luciana resende allain Voluntário(a)

angelica oliveira de araujo Voluntário(a)

andrei barbosa da cruz Voluntário(a)

izabella lorena batista porto Bolsista

ofélia ortega fraile Voluntário(a)

Resumo

Na busca de adequar-se ao conceito de Extensão Universitária, definido pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das IPES (FORPROEX, 2010), este projeto tem o objetivo de realizar ações de Extensão Universitária, por meio de diversos seminários e oficinas de ensino de Ciências e Matemática na modalidade online (remota síncrona) e/ou semipresencial (mediante condições de segurança para os participantes). As atividades serão realizadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM, mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (PPGECMaT) e por pesquisadores de ensino de Ciências e Matemática da UFVJM e de outras Instituições de Ensino Superior (IES). O público-alvo serão: estudantes dos cursos de Licenciatura da UFVJM, mestrandos(as) do PPGECMaT e comunidade externa formada por professores de Ciências e Matemática da educação básica, ensino superior e interessados. O projeto também buscará divulgar a pesquisa local e nacional sobre o ensino de Ciências e Matemática. Assim, o desenvolvimento deste projeto estará apoiado em quatro diretrizes para a extensão universitária: a) indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão, b) impacto e transformação social, c) interação social, e d) interdisciplinaridade. Os temas a serem abordados versam sobre elaboração e aplicação de produtos e materiais educacionais de Ciências e Matemática, usos de instrumentos de ensino, metodologias e abordagens de ensino, resultados de pesquisas nestas áreas e a necessidade de promover uma ampliação do processo de formação (inicial e continuada) na educação científica e matemática.


Palavras-chave

Ensino Remoto, Ensino de Ciências e Matemática, Formação inicial, Formação continuada, TICs no ensino de Ciências e Matemática, Produção de material didático.


Introdução

Muitos professores de Ciências e Matemática que trabalham no Ensino Básico enfatizam, em sua prática docente, a memorização de fatos, fórmulas, nomenclaturas, assim como a sua aplicação na resolução de exercícios de fim de capítulo, em detrimento ao desenvolvimento do pensar científico e matemático. Esses professores o fazem não por mero acaso, mas por reproduzir a abordagem e os métodos de ensino que vivenciaram em sua formação inicial. Na sua formação, muitos não tiveram acesso ao processo de valorização do desenvolvimento do pensar científico e matemático, como planejar e conduzir investigações, como desenvolver habilidades de construção do pensamento lógico-matemático, da argumentação e de comunicação de ideias da ciências e matemática. Diante desse cenário, cresce o número de encontros, simpósios, congressos e periódicos para divulgar pesquisas que possam melhorar a qualidade da formação de professores e qualidade das aulas de Ciências e Matemática na educação básica e ensino superior. Porém, muitos docentes universitários não aplicam os resultados das pesquisas científicas para aprimorar suas práticas educacionais e dos professores da educação básica (CAMARGO; NARDI, 2003; DELIZOICOV, 2004, 2005; MORTIMER, 2002; NARDI; ALMEIDA, 2004; REZENDE; OSTERMANN, 2005). Delizoicov (2004) destaca que, em relação à formação inicial de professores, seria interessante a realização de uma pesquisa/levantamento sobre o uso dos resultados de pesquisas pelos docentes. Também outros autores têm sido críticos em relação aos resultados das pesquisas e o seu impacto no contexto educacional (MORTIMER, 2002; NARDI; ALMEIDA, 2004; REZENDE; OSTERMANN, 2005). Caminhos e alternativas são apontados por esses autores: a) a necessidade de prover aos professores informação sobre “o que funciona na pesquisa”, numa forma diretamente aplicável por eles nas escolas (REZENDE; OSTERMANN, 2005); b) procurar desenvolver uma abordagem “menos vertical”, para aumentar o impacto da pesquisa sobre a prática. No lugar de publicar resultados de pesquisa, os autores busquem disponibilizar uma coleção de instrumentos e ferramentas utilizados pelos pesquisadores para que os professores possam coletar evidências da aprendizagem dos estudantes. Esse procedimento poderia facilitar o levantamento de informações diagnósticas a respeito de suas próprias aulas e melhorar o impacto da pesquisa sobre a prática, o que a literatura internacional já demonstrou ser um caminho frutífero de aproximação entre pesquisadores e práticas escolares (REZENDE OSTERMANN, 2005); c) outra alternativa apontada seria delinear uma nova agenda para a pesquisa nesta área que incluiria a parceria entre pesquisadores e professores e a busca de novos objetos de estudo. Para minimizar esta dificuldade de divulgar os resultados da pesquisa da Educação Científica e Matemática para professores universitários e do ensino básico (além dos estudantes de licenciatura e pós-graduação) é que propomos a realização de seminários periódicos e realização de oficinas, integrando pesquisadores, docentes universitários, professores da educação básica, graduandos e pós-graduandos e comunidade externa à UFVJM. Estes seminários e oficinas também buscam promover uma formação continuada dos professores de Ciências e Matemática do ensino básico da região de Diamantina e Alto Jequitinhonha, divulgar os trabalhos de pesquisa e produtos educacionais produzidos por diversos grupos (PIBID, Residência Pedagógica, TCC, dissertações de mestrado, projetos de iniciação científica, extensão etc.) da UFVJM e de outras instituições e promover o contato entre licenciandos e professores do ensino básico com a pesquisa em ensino de Ciências e Matemática e com a Comunidade Externa formada por diferentes pessoas interessadas na Educação em Ciências e Matemática, pesquisadores de diversas universidades, institutos ou centros de pesquisa do país. Ações desta natureza também viriam no sentido de promover colaborações entre os licenciados e professores da UFVJM com outras instituições (universidades e escolas da educação básica). Além disto, este tipo de atividade, muito comum em várias instituições renomadas no Brasil e no mundo, possibilita o debate acadêmico e espera-se que leve a uma consolidação destas áreas do conhecimento na região de Diamantina e na UFVJM.


Justificativa

O desenvolvimento deste projeto se justifica por buscar melhorar a qualidade do ensino de Ciências e Matemática nas regiões e espaços de trabalho dos participantes deste projeto de extensão. Quando buscamos respostas nas avaliações sistêmicas sobre o ensino de Ciências e Matemática, verificamos que na avaliação de 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em um ranking de 65 países, o Brasil foi o 53º colocado (muito abaixo da média) (OECD, 2010), em 2012, o 59º (OECD, 2013), em 2015, o 63º país em 70 países participantes (OECD, 2016). Estes resultados nos fazem refletir sobre a qualidade do ensino de Ciências e Matemática no Brasil, e que acaba prejudicando a qualidade do ensino de “Ciências da Natureza; Matemática e suas Tecnologias” (BRASIL, 2002) quando o aluno chega ao ensino médio e ensino superior. Para Fernandes e Santos (2018), a melhoria da qualidade do ensino de Ciências e Matemática depende de uma adequada formação inicial, continuada e permanente dos educadores, atreladas com as melhorias das condições salariais e de trabalho dos professores que atuam na educação básica. Em dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2012 (INEP, 2013), pouco mais da metade dos professores do ensino médio (55%) não tem formação específica na área em que atua. Em Física, o número de professores formados nesta área corresponde a 17,7%. Em resposta aos problemas iniciais apontados anteriormente no ensino de Ciências e Matemática, este projeto propõe ações vinculadas à Área de Avaliação da Capes “Ensino de Ciências e Matemática”, cujas linhas de extensão estarão englobadas em: 1) Formação de professores (formação docente): Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional. 2) Metodologias e estratégias de ensino/ aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional. 3) Tecnologia da informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital. Neste projeto de Extensão que estamos apresentando, e que abrangerá as linhas de extensão Formação-Metodologia-Tecnologia, buscaremos atender às Diretrizes para a Extensão Universitária, que orienta a extensão na UFVJM da seguinte maneira: 1) Interação dialógica: esta diretriz se caracterizará pelas relações entre universidade (com a sua pesquisa e conhecimento) com os profissionais da educação, externos à UFVJM, que será marcada pelo diálogo e pela troca de saberes entre os diferentes sujeitos (internos e externos à UFVJM formados por: professores universitários, da educação básica, pesquisadores em ensino de Ciências e Matemática e estudantes de graduação e pós-graduação), superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com a educação básica. 2) Interdisciplinaridade e interprofissionalidade: esta diretriz buscará combinar a ação da universidade em forma de seminários e oficinas com a complexidade e características inerentes às escolas e formação dos professores de Ciências e Matemática (comunidade externa à UFVJM), com os quais se desenvolvem as ações com outras áreas de conhecimento: conhecimentos lógico-matemáticos, científicos da área de Química, Física, Biologia, Geociências etc., pedagógicos, técnicos (em forma de oficinas) e tecnológicos (através do uso das TICs). 3) Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão: esta diretriz reafirmará a extensão da UFVJM como processo acadêmico, ou seja, os seminários e oficinas que serão desenvolvidos não serão separados do ensino e da pesquisa. As ações de extensão em forma de oficinas e seminários estarão vinculadas ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de conhecimento (pesquisa) envolvendo membros internos e externos à UFVJM. É neste sentido que Rezende e Ostermann (2005) apontam a necessidade de prover aos professores da educação básica (comunidade externa), informação sobre “o que funciona na pesquisa”, numa forma diretamente aplicável por eles nas escolas. 4) Impacto na formação do estudante: as atividades do projeto de extensão em forma de oficinas e seminários em ensino de Ciências e Matemática constituirão em aportes importantes à formação do estudante da UFVJM (graduação e pós-graduação), principalmente estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do PPGECMaT, através do enriquecimento da experiência discente em termos teóricos, metodológicos e práticos do ensino de Ciências e Matemática. A exemplo das necessidades acima apontadas para a formação inicial e continuada de professores, temos a aprovação em 01 de julho de 2015 da Resolução CNE/CP02/2015 que define as novas diretrizes curriculares para a formação inicial e continuada de professores, que ratificam a necessidade de uma articulação contínua na formação destes profissionais. A referida resolução propõe grandes alterações, a começar pelo aumento em 400 horas na carga horária mínima exigida para os cursos de formação de professores. Conteúdos relacionados aos direitos humanos, gestão educacional, tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva, por exemplo, foram incorporados às referidas diretrizes, que ratificam ainda a necessidade de oportunizar conhecimentos científicos e culturais, valores éticos, políticos e estéticos inerentes aos processos de ensinar e aprender, respeitando as diversidades socioculturais, de gênero, étnico-raciais e geracionais como princípios de equidade. Embora o prazo para a implementação da referida resolução tenha se estendido na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas já realizou tais adequações, buscando não só atender à legislação, como também proporcionar uma formação de melhor qualidade aos licenciandos. Diante do duplo desafio de implementação de mudanças tão substantivas, tanto na forma de seleção e organização dos conteúdos da educação básica, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto na formação inicial e continuada dos professores, por meio das novas diretrizes para formação docente e que se faz necessário desenvolver ações de pesquisa e extensão, com a colaboração de licenciandos e professores da UFVJM junto com o PIBID, o PET, a Residência Pedagógica, Projetos de Extensão e os Estágios Supervisionados dos cursos da área de Ciências Naturais. Tais programas e ações envolvem diferentes sujeitos, espaços, objetivos e finalidades. Sendo assim, este é um trabalho de ensino-pesquisa-extensão, uma vez que assume diferentes vertentes teóricas e metodológicas do ensino de Ciências e Matemática voltadas para a comunidade interna e externa da UFVJM.


Objetivos

Os objetivos centrais para o desenvolvimento deste projeto estão relacionados da seguinte maneira: Objetivo Geral: Promover ações de Extensão Universitária, por meio de Seminários e Oficinas de ensino de Ciências e Matemática que serão desenvolvidas por licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e áreas afins, mestrandos(as) do PPGECMaT e pesquisadores convidados de outras IES para a comunidade interna e externa à UFVJM. Objetivos Específicos: 1) Desenvolver oficinas e seminários de Ciências e Matemática de maneira remota e em espaços internos e externos da UFVJM, se as condições de saúde pós-pandemia permitirem; 2) Ampliar o conhecimento em ensino de Ciências e Matemática de alunos de graduação e pós-graduação da UFVJM e comunidade externa formada por professores de Matemática e Ciências (Física, Química, Biologia e áreas afins) do ensino básico que quiseram participar das formações; 3) Ampliar o conhecimento em ensino de Ciências e Matemática dos estudantes da UFVJM (graduação e pós-graduação) por meio de Oficinas e Seminários em ensino de Ciências e Matemática; 4) Desenvolver uma cultura de discussão de educação matemática, científica e tecnológica na UFVJM com a comunidade interna e externa à UFVJM; 5) Estimular colaborações entre pesquisadores da UFVJM e de outras instituições de ensino superior (IES) (sendo considerados membros externos à UFVJM); 6) Promover formação contínua com membros da comunidade externa, formados por professores de Ciências e Matemática da região através dos seminários e oficinas sobre a educação matemática e científica; 7) Fortalecer o Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias de Ensino de Ciências (GPAMEC) da UFVJM, por meio da divulgação dos produtos educacionais, das pesquisas em andamento, diálogo com importantes pesquisadores da área e fomento às novas iniciativas em pesquisa, ensino e extensão.


Metas

Tem-se a previsão das principais metas do projeto: 1) Composição de Equipes Interdisciplinares com a participação do estudante bolsista e estudantes voluntários e do PPGECMaT, professores da UFVJM e de membros da comunidade externa, formada por profissionais do ensino de Ciências e Matemática; 2) Desenvolvimento de ações didáticas e pedagógicas para as aulas de Ciências e Matemática que abordam conteúdos científicos, por meio de seminários e oficinas (realização de ações teóricas e práticas); 3) Do ponto de vista acadêmico-científico, este projeto buscará evidenciar ações já estabelecidas sobre o ensino de Ciências e Matemática na UFVJM e em outras instituições que desenvolvem pesquisa na área; 4) Em relação ao aspecto social, o projeto terá como propósito promover a Alfabetização Científica e Tecnológica dos participantes, a divulgação de produtos educacionais e pesquisas sobre ensino de Ciências e Matemática, além de se preocupar com a formação continuada dos docentes que trabalham com Ciências e Matemática no ensino fundamental, médio e superior, principalmente para os participantes da comunidade externa à UFVJM, além da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM.


Metodologia

1) Metodologia Empregada e Participação do Público-Alvo: Este projeto apresenta a possibilidade de desenvolvimento de seminários e oficinas sobre a educação Matemática e Científica, direcionados aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores internos e externos à UFVJM de Ciências e Matemática. Serão realizados por pesquisadores, professores universitários, graduandos e pós-graduandos do PPGECMaT e demais interessados na pesquisa e atividades práticas sobre ensino de Ciências e Matemática. O desenvolvimento das atividades contará também com a participação de pesquisadores de outras IES, docentes da UFVJM, e demais acadêmicos que estão desenvolvendo materiais didáticos, pesquisas e atividades práticas em forma de oficinas na área. Serão oportunizados diferentes espaços e momentos de divulgação (científica e matemática) e construção do conhecimento, podendo compor a agenda de diferentes ações: palestras e conferências, mesas redondas, oficinas, grupos de estudo e discussão. De acordo com os pressupostos aqui apresentados, também acontecerão o desenvolvimento de atividades práticas, em forma de oficinas, com o intuito de caracterizar diferentes estratégias, metodologias e práticas sobre o ensino de Ciências e Matemática. Os seminários serão realizados, no mínimo, uma vez por mês, sendo que alguns serão ministrados por pesquisadores de outras IES e o restante por mestrandos(as) do PPGECMaT, licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pesquisadores da UFVJM. Nos dias dos encontros poderão ocorrer mais de uma apresentação de acordo com o calendário programado. Já as oficinas, também serão realizadas, no mínimo, duas vezes por mês, por professores, estudantes de graduação e pós-graduação. Para realização das atividades (seminários e oficinas) será incentivado o uso das TICs, por meio do canal do projeto no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw), meet pelo conta institucional do projeto (soemc@ufvjm.edu.br) e Strem Yard. Também serão amplamente explorados os espaços internos e externos à UFVJM, se a segurança sanitária assim permitir, além de outros espaços como parques, museus etc. 2) Divulgação dos Seminários e Oficinas: Para a divulgação, são estratégicos os canais da UFVJM (principalmente os canais da PROEXC), do PPGECMaT (https://www.instagram.com/ppgecmat/) e de diferentes redes sociais que divulgam o projeto (https://www.instagram.com/soemc_ufvjm/). 3) Questões éticas: Os riscos previstos em decorrência da participação do público-alvo neste projeto de extensão são mínimos, no entanto, podem ocorrer desconfortos e constrangimentos no decorrer das oficinas ou no momento do desenvolvimento de alguma atividade prática. Para resolver tais desconfortos é que se faz necessário a presença de bolsistas para acompanhar as atividades práticas, auxiliando os participantes e se responsabilizando pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pelo Termo de Cessão de Imagem para ações que utilizem imagens e ou depoimentos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2002. CAMARGO, S.; NARDI, R. Formação de professores de Física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 34-55, 2003. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004. DELIZOICOV, D. Resultados da Pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005. DRIVER, R; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999. FERNANDES; G. W. R.; FERREIRA, C. A. Projeto Piloto de Inclusão das TIC no Ensino de Ciências: uma proposta para alfabetização científica e tecnológica. Atas do VIII SEMIME. Lisboa: 2014. INEP. Ministério das Comunicações. Censo Escolar de 2012. Relatório INEP 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acessado em 22 de Fevereiro de 2014. MORTIMER, E. F. Uma agenda para a pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 25-35, 2002. NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 90-100, 2004. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. OECD, PISA 2009. Results: What Students Know and Can Do – Student Performance in Reading, Mathematics and Science (Volume I), 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264091450-en. OECD, PISA 2012. Résultats du PISA 2012: Savoirs et savoir-faire des élèves (Volume I): Version préliminaire - Performance des élèves en mathématiques, en compréhension de l'écrit et en sciences, 2013. Disponível em : http://www.oecdilibrary.org/education/resultats-du-pisa-2012-savoirs-et-savoir-faire-des-eleves-volume-i_9789264204508-fr. OECD, PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Exemplos de Itens liberados de Ciências, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/itens_liberados_ciencias_pisa_2015.pdf REZENDE, F.; OSTERMANN, F. A prática do professor e a pesquisa em Ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 316-337, 2005. SANTOS, W. L.; GAUCHE, R.; MÓL, G.; SILVA, R.; BAPTISTA. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 08, n. 01, p. 01-14, jul. 2006.


Inserção do estudante

A inserção do estudante de graduação, pós-graduação e comunidade externa, principalmente os professores de Ciências e Matemática no projeto de extensão, será estimulada para desenvolver o seu processo de formação inicial e continuada, diferentes atividades de ensino-pesquisa-extensão, Extensão Universitária, as Práticas como Componentes Curriculares (PPC), além da apresentação proveniente dos Produtos e Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). As oficinas apresentarão temáticas que não são desenvolvidas nas disciplinas regulares e eletivas da universidade, buscando articular teoria e prática para o desenvolvimento do ensino de Ciências e Matemática. Alunos que desenvolvem os seus Estágios Supervisionados, atividades de Extensão Universitária e fazem parte do Programa Institucional de Bolsa à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica (RP) serão estimulados a participarem das atividades que serão desenvolvidas. O conjunto das oficinas desenvolvidas irá gerar um certificado em que os estudantes que desenvolveram as oficinas e seminários nos espaços de extensão poderão utilizar para complementar as Atividades Acadêmicas Científicos Culturais (AACC) de seus respectivos cursos.


Observações

Esta proposta de seminários e oficinas sobre o ensino de Ciências e Matemática é relevante para a comunidade externa e interna à UFVJM, uma vez que parte do pressuposto de que o ensino, extensão e pesquisa se dão a partir da prática, com diferentes sujeitos, em uma atividade retroalimentada, num diálogo constante entre a pesquisa acadêmica e o contexto escolar (comunidade externa). Para tanto, faz-se necessário criar oportunidades de divulgação das pesquisas existentes sobre o ensino de Ciências e Matemática, suas metodologias, estratégias, teorias e práticas, diálogos entre sujeitos da educação científica e matemática (principalmente para a comunidade externa), além do desenvolvimento de novos saberes. Assumir o trabalho de extensão por meio de Oficinas e Seminários sobre o ensino de Ciências e Matemática, tem a preocupação de desenvolver ações pedagógicas, pelos licenciandos da UFVJM e mestrandos do PPGECMaT, para melhorar a qualidade do ensino de Ciências e Matemática na nossa região (Alto Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais), integrando ensino, pesquisa e extensão, em um processo que privilegia a reflexão sobre a prática, representa uma inversão nos moldes tradicionais da investigação, em que os pressupostos são estabelecidos previamente a partir de construtos teóricos já definidos. Esperamos, com este projeto de extensão, melhorar a qualidade da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação, além de aumentar o interesse destes pelas pesquisas realizadas na área de ensino de Ciências e Matemática, buscando, de certa maneira, promover a formação continuada dos professores de Ciências e Matemática da região. Este tipo de articulação entre ensino, pesquisa e extensão é o que buscamos, e neste projeto, extensão, ensino e pesquisa encontram-se interligados. Indicadores de Avaliação: Levando em consideração o público participante e suas características (comunidade interna e externa), será planejado um instrumento avaliativo, como questionários e entrevistas semiestruturadas, buscando identificar a abrangência dos seminários e oficinas de Ciências e Matemática, a pertinência dos temas e abordagens, assim como possíveis atividades desencadeadas a partir das ações dos seminários e oficinas. Pretende-se, desta forma, fomentar uma divulgação científica cada vez mais apropriada, um intercâmbio cada vez maior entre instituições de ensino superior e de educação básica, retroalimentando uma produção científica teórica e prática cada vez mais consistente para os participantes internos e externos à UFVJM.


Público-alvo

Descrição

O projeto de extensão buscará atingir este público com o objetivo de qualificar os(as) mestrandos(as) que são professores e profissionais da educação básica. Mesmo sendo um público interno, são considerados agentes multiplicadores em suas comunidades e escolas da Região do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas Gerais.

Descrição

A UFVJM possui cursos de licenciatura em diferentes modalidades. Tem-se o curso de Química (modalidade presencial e a distância); de Física (modalidade a distância); Biologia (modalidade presencial); Matemática (modalidade presencial em Teófilo Otoni e a Distância).

Descrição

Da mesma forma que o projeto pretende atingir os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação citados anteriormente, ao longo do Vale do Jequitinhonha e Norte de Minas existe uma comunidade externa formada por professores de Matemática, Física, Química, Biologia, Geologia e Ciências (Pedagogia, Engenharia e áreas afins) que tem interesse em aprender, debater, discutir a Educação Científica e Matemática. Também existem outros públicos formados por educadores, estudantes da educação básica e membros de diferentes comunidades que buscam ser Alfabetizados Cientificamente.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina

Município

Alto Jequitinhonha (estudantes De Graduação, Pós-graduação E Comunidade Externa)

Município

Médio Jequitinhonha (estudantes De Graduação, Pós-graduação E Comunidade Externa)

Município

Norte De Minas Gerais (estudantes De Graduação, Pós-graduação E Comunidade Externa)

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Colaboração para realizar os seminários e oficinas. Apresentação dos produtos e materiais educacionais, além das pesquisas desenvolvidas.

Participação da Instituição Parceira

O Departamento está colaborando para a realização dos seminários e oficinas, uma vez que acolhe o PPGECMaT e o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O DCBio acompanhará os estudantes da Licenciatura que fará parte do projeto e irá disponibilizar os espaços necessários para o desenvolvimento do projeto de extensão.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Planejar o desenvolvimento e divulgação de cada seminário e oficina junto com o bolsista do projeto.

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Os Seminários e Oficinas de Ciências e Matemática serão realizados quinzenalmente ao longo de 2022.

Periodicidade Semanalmente
Descrição da Atividade

Serão elaborados: canal do youtube, um site, uma Plataforma de Aprendizagem e redes sociais para divulgação dos seminários e oficinas, além do material produzido.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Durante o desenvolvimento do projeto de extensão, o bolsista irá elaborar diferentes materiais provenientes das oficinas e seminários ou que serão utilizados nos eventos.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração e entrega do Relatório Parcial.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração e entrega do Relatório Final.