Visitante
Conheça a UFVJM - Campus Janaúba: uma universidade e diversos atores sociais compartilhando conhecimentos e construindo oportunidades para ingresso no ensino superior"
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
licia santos oliveira
20221012022362140
campus janaúba
Caracterização da Ação
engenharias
educação
comunicação
desenvolvimento regional
regional
Não
Membros
anna paula da fonseca souza
Bolsista
leonardo azevedo sá alkmin
Voluntário(a)
giovana ribeiro ferreira
Voluntário(a)
sandra lorena silva novais
Voluntário(a)
eurivaldo nunes rodrigues
Voluntário(a)
raick suel pinheiro
Voluntário(a)
erenilton pereira da silva
Voluntário(a)
welyson tiano dos santos ramos
Voluntário(a)
alex joaquim choupina andrade silva
Voluntário(a)
patricia xavier baliza
Voluntário(a)
fernanda guerra lima medeiros borsagli
Voluntário(a)
max pereira gonçalves
Voluntário(a)
jader fernando dias breda
Voluntário(a)
karla taisa pereira colares
Voluntário(a)
luiz henrique soares barbosa
Voluntário(a)
jonatas franco campos da mata
Voluntário(a)
lázaro chaves sicupira
Voluntário(a)
luana alves de lima
Voluntário(a)
edson do nascimento neres junior
Voluntário(a)
claudia maria silva morais
Voluntário(a)
roberto allan ribeiro silva
Voluntário(a)
sávio eduardo oliveira miranda
Voluntário(a)
antônio carlos guedes zappalá
Voluntário(a)
ana maria pedro cabral
Voluntário(a)
jose carlos de jesus nascimento
Voluntário(a)
amós magalhães de souza
Voluntário(a)
cláudio eduardo rodrigues
Voluntário(a)
eugênio nunes silva brito
Voluntário(a)
sérgio soares santos
Voluntário(a)
elém patrícia alves rocha
Voluntário(a)
licia santos oliveira
Voluntário(a)
mariana jenorita ferreira dias
Voluntário(a)
gabriela rosa cunha
Voluntário(a)
maria clara ferreira amaral
Voluntário(a)
gustavo da silva garcia
Voluntário(a)
joao victor da silva barbosa
Voluntário(a)
sergio eduardo rodrigues costa
Voluntário(a)
silvano ferreira de souza
Voluntário(a)
jose carlos de jesus nascimento
Voluntário(a)
mateus afonso barbosa
Voluntário(a)
Este projeto propõe a continuidade do trabalho de apresentação da UFVJM – Campus Janaúba para os estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas dos municípios que compõem o Território da Serra Geral do Norte de Minas, no intuito de socializar os conhecimentos oriundos da relação de diálogo com a comunidade externa. Dessa forma, já apresenta em seu título “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba: uma universidade e diversos atores sociais compartilhando conhecimentos e construindo oportunidades de ingresso no ensino superior" é um convite às escolas públicas e privadas da região para conhecer e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos pelo campus Janaúba, mas carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente: “Conheça os estudantes da região Norte de Minas, seus saberes, dificuldades e anseios”.
Escolas públicas, realidade regional, bacharelado interdisciplinar, engenharias, formas de ingresso
O projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba é um convite às escolas públicas e privadas da região para conhecer e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos pelo campus Janaúba, mas carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente: “Conheça os estudantes da região Norte de Minas, seus saberes, dificuldades e anseios”. Apesar do referido projeto já existir há três anos, ter realizado diversas ações, tanto no período de atividades presenciais como no remoto, ele ainda é muito necessário, pois além dos aspectos que já justificam sua continuidade ele se tornou uma referência para o Campus de comunicação com a comunidade externa, uma vez que a UFVJM não tem em Janaúba um setor e/ou servidor responsável pelos serviços de comunicação (Dicom) e a atuação do setor de processos seletivos (Copese) é esporádica. Desse modo, esse projeto consiste em ações de mão dupla, onde a universidade amplia e aprofunda suas relações com a comunidade externa, pois possibilita uma aproximação dos professores, técnicos e dos acadêmicos do BC&T e dos cursos de engenharias do Campus com a realidade dos estudantes das escolas públicas e particulares de ensino médio da região e eles, junto com os seus professores, diretores e/ou supervisores apresentam à UFVJM suas percepções e demandas. As atividades realizadas, tanto quando eram presenciais, como as remotas, incentivam a integração entre docentes, discentes e técnico administrativos da UFVJM no planejamento e na realização de visitas nas escolas, recebimento de visitas no Campus e/ou de ações remotas por meio das redes sociais do Campus Janaúba e de outras ferramentas metodológicas que facilitem responder às necessidades do público atendido. Acredita-se que a continuidade desse projeto possa contribuir com a superação da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes do ensino médio apresentem seus saberes, anseios, dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes das escolas públicas da região e provocando reflexões e ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida.
A etapa de expansão da UFVJM, que contemplou o município de Janaúba, ampliou ainda mais a capacidade de inserção regional da universidade e privilegiou as regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais constituindo importantes oportunidades para as pessoas cursarem o ensino superior (UFVJM, 2013). O débito social que existia com a região é evidenciado pelo baixo percentual da população que possuía curso superior em 2010, o correspondente a 3,21% (IBGE, 2010) e também pelas desigualdades socioeconômicas existentes. Segundo Serra e Rolim (2013), o engajamento regional das universidades é um desafio que assume um papel extremamente relevante e envolve uma ampla gama de ações e, sobretudo, a construção de uma parceria com as autoridades regionais/locais. Nesse sentido, é oportuno que a UFVJM explore o potencial de influência que as escolas de ensino médio exercem nas escolhas de seus alunos, pois a influência dos professores e dos profissionais das escolas que o aluno do BC&T – JAN frequentou é bem mais significativa do que, por exemplo, a influência de familiares e amigos (BARBOSA, 2018), portanto a continuidade da realização de ações de extensão nesses espaços poderá contribuir significativamente para o estabelecimento de outras parcerias, e assim dar continuidade com a relação que vem sendo estabelecida e que provoca a criação de outros projetos, a partir do contato com a realidade regional. Assim, a proposta de continuidade desse projeto é reflexo dos bons resultados já alcançados por meio das ações já realizadas tanto presenciais: recebimento de visitas no campus e realização de visitas nas escolas, quanto remotas: bate-papo com estudantes, professores e diretores, lives, interações nas redes sociais respondendo directs, caixinhas de perguntas, fazendo posts com informações das principais dúvidas surgidas, etc. Destaca-se que, somente no período de 01/05 a 17/09/2021, o projeto remoto dobrou seu alcance no instagram, subindo sua média de 404 contas alcançadas diariamente para 926, aumentou as interações com o conteúdo de 20 para 120 e postou no feed 242 novos posts. Ainda não foi possível mensurar as interações nas caixinhas de perguntas e directs, mas destaca-se que a comunicação com os estudantes, professores e diretores de escolas da região, via redes sociais, incluindo o WhatsApp 38 3532 6808 aumentou significamente. Esse último canal de comunicação conta com os serviços dos servidores da DRCA do Campus, que também são membros desse projeto e configura-se como ação relevante de comunicação com a comunidade interna e externa nesse período de atividades remotas. Além disso, destaca-se que novas ações de extensão surgiram a partir do contato dos servidores com os estudantes da região, proporcionado pelas ações desse projeto, podendo ser elecandos pelo menos 2 projetos (UFVJM na Expô Janaúba e Brinquedoteca), 1 evento (Criança no Parque) e 7 cursos ( Office, Matemática Básica, Física Básica, Matemática introdutória para ensino superior, Inglês Instrumental, Como se comportar no Enem, Como escrever bem). Cabe também citar que o Programa “UFVJM - Campus Janaúba contribuindo para o desenvolvimento do Norte de Minas Gerais” também teve o incentivo da equipe desse projeto. Mesmo com as inúmeras ações realizadas, o baixo índice de ocupação de vagas dos cursos do Campus Janaúba continuam sendo preocupantes, sendo os menores índices de preenchimento de vaga entre todas as graduações oferecidas nos 4 campi da UFVJM. Essa situação que já era preocupante, agravou-se ainda mais nesse período afetado para pandemia, cabendo ilustrar que o processo seletivo Sasi 3ª etapa teve apenas 3 candidatos numa oferta de 60 vagas do 2021/1. Sabe-se que a baixa taxa de ocupação de vagas no curso Ciência e Tecnologia (BC&T) reflete no segundo ciclo de formação, denominados cursos terminais ou engenharias. De acordo com Barbosa (2018), os cursos do Campus Janaúba possuem fragilidades como: baixo número de candidatos nos processos seletivos, consequentemente baixo número de ingressantes por semestre e alto índice de evasão no primeiro ciclo de formação. É também perceptível que a modalidade de Bacharelado Interdisciplinar ainda é pouco conhecida na região Norte de Minas e que os cursos terminais ofertados se diferenciam bastante das engenharias tradicionais conhecidas pela população (Engenharia Física, Engenharia de Materiais e Engenharia de Minas). Para Ferreira et. al (2016) muitos estudantes ainda não sabem qual a conduta a ser tomada para ter acesso ao ensino superior, pois ainda há escassez de informação. Observa-se que uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) é estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo na Educação superior pública (BRASIL, 2014). Dessa forma, a proposta apresentada nesse projeto está em consonância com as estratégias do PNE. As fragilidades aqui reveladas reforçam a importância da UFVJM estabelecer relações mais profundas com a comunidade externa e revelam um cenário favorável a implementação desse projeto, pois ele proporcionará aos estudantes conhecimentos quanto aos processos seletivos da UFVJM; às formas de inscrição e isenção de taxas; a ampla opção de cursos, distribuídos nos 4 campi; ao sistema de reservas de vagas adotado; a assistência estudantil oferecida; à nova estrutura que o campus sede oferecerá; além de esclarecimentos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos seus cursos terminais. Ao mesmo tempo em que proporcionará aos professores, técnicos, alunos e terceirizados envolvidos na execução do projeto, conhecer a realidade regional, aproximando-os das demandas externas da instituição. Portanto, o projeto “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba” é uma iniciativa que promove tanto a integração entre a comunidade acadêmica quanto entre a UFVJM e os estudantes das escolas estaduais. Considerando que um dos objetivos do PIBEX é “ampliar e aprofundar as relações entre a UFVJM e outros setores da sociedade”, percebe-se que para os novos campi, um dos caminhos para atingi-lo é tornar-se mais conhecidos, pois para se aprofundar relações é necessário que antes elas existam e uma das alternativas simples e práticas encontrados pelo Campus Janaúba é fazer um trabalho de divulgação nas mídias digitais, principalmente fortalecendo a presença nas redes sociais oficiais do Campus já existentes (facebook, instagram e YouTube) e/ou, se possível for, dentro das escolas públicas de ensino médio da região onde a Universidade está inserida, que objetive não somente a captação de novos candidatos para os processos seletivos, mas conhecer a realidade regional, promover reflexões e provocar ideias de novas ações que revelem o compromisso social da UFVJM com a região. Desta forma, compreende-se que o projeto envolve bem mais que práticas destinadas à solução de problemas do Campus Janaúba referente ao baixo número de ingressantes no BC&T, a falta de identidade das engenharias e a divulgação de informações. Acredita-se que, se for possível, realizar as visitas nas escolas e/ou recebimento de visitas no Campus elas serão momento propício para que docentes, técnicos administrativos e discentes, membros da equipe do projeto, reflitam sobre a realidade dos estudantes das escolas públicas da região e também conheçam onde as escolas estão localizadas, troquem informações com diretores e professores da rede estadual e juntos encontrem soluções e/ou ideias para outros projetos e ações que promovam a superação das dificuldades, o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Devido à dimensão e alcance das experiências obtidas em anos anteriores, mesmo quando for possível realizar ações presenciais, esse projeto de extensão tem interesse em continuar com algumas atividades remotas, pois acredita-se que contribuirão para a afirmação da UFVJM perante a comunidade e também para a disseminação dos cursos oferecidos e dos serviços prestados pelo Campus. Além disso, ao buscar o público - alvo do projeto, o quantitativo de seguidores das redes sociais do Campus poderá continuar aumentando significativamente, ampliando assim a participação da comunidade regional em outros eventos virtuais que venham acontecer por esses canais de comunicação. Por fim, cabe ressaltar que, independente das ações serem presenciais ou remotas, os estudantes do ensino médio não serão atores secundários e/ou meros recebedores das informações dos cursos e dos processos seletivos, mas sim atores ativos que poderão externar seus conhecimentos, suas expectativas, as suas maiores dificuldades e dúvidas em relação aos serviços prestados pela universidade. Destaca-se que as informações e percepções identificadas em cada ação do projeto (colhidas por essas interações) impactam na transformação/melhoria de outros aspectos: sejam relacionados às informações das formas de ingresso, editais e matrícula que envolve a Prograd, sejam relacionadas às atividades do IECT, unidade ofertante dos cursos, ampliação ou criação de algum serviço prestado, entre outras. Assim, espera-se que as ações propostas possam continuar contribuindo para a maior inserção da UFVJM na comunidade externa.
Objetivo geral: Aproximar a UFVJM – Campus Janaúba da realidade regional dos estudantes das escolas públicas e privadas de ensino médio do Território do Serra Geral do Norte de Minas. Objetivos específicos: promover ações que contribuam com o cumprimento da missão da UFVJM na região de Janaúba; Possibilitar a reflexão crítica da realidade regional dos estudantes do ensino médio; conhecer a realidade dos estudantes do ensino médio das escolas públicas e identificar suas principais dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido e aos processos seletivos SASI e SISU; Levar os docentes, técnicos administrativos e discentes para conhecer in loco as escolas públicas, sua localização, estrutura física e colocá-los em contato com direções, professores e alunos; Socializar informações sobre as formas de ingressos, principalmente os processos seletivos SISU, SASI, Transferência e Obtenção de Novo Título; Apresentar a modalidade do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e os cursos terminais implantados e previstos; Despertar o interesse da comunidade acadêmica em idealizar novos projetos de extensões que atendam a realidade percebida durante as visitas as escolas.
METAS DE IMPACTOS DIRETO Apresentar a UFVJM Campus Janaúba para os estudantes da região, popularizando assim as formas de ingresso no ensino superior e o acesso aos serviços prestados pela universidade; Melhorar a comunicação com os diversos atores sociais: diretores, supervisores, professores e estudantes das escolas públicas e privadas da região para diálogo sobre as necessidades de seus estudantes e definição da melhor forma de ação a ser realizada; Disponibilizar diariamente conteúdo nas redes sociais (facebook e instagram), ter equipe para responder e/ou buscar as respostas para as interações (directs e caixinhas de perguntas) com maior agilidade; Identificar as principais dúvidas e/ou dificuldades dos estudantes em relação à participação nos processos seletivos SASI e SISU e repassar para a PROGRAD em forma de sugestões de melhorias de seus editais de seleção/matrícula; Estimular, no âmbito da unidade acadêmica, a discussão sobre a possibilidade de oferta de novos cursos, que melhor atendam ao perfil dos estudantes da região. METAS DE IMPACTOS INDIRETO Popularizar e fortalecer a marca da UFVJM na região, por meio da presença física e/ou remotas nas redes sociais (facebook, instagram e YouTube); Continuar estimulando a elaboração de novos projetos e ações de extensão de forma a contribuir com o aumento do número de ações no Campus Janaúba, que recebam a participação da comunidade externa; Contribuir com a melhoria dos índices de candidato por vaga nos processos seletivos, assim como os índices de ocupação de vagas do BC&T;
METODOLOGIA A execução do projeto contemplará a realização de diversas atividades de forma a alcançar os objetivos propostos e necessitará de diferentes métodos: capacitação, sensibilização, rodas de conversas, palestras expositivas e interativa, demonstrações de experimentos de laboratórios, registros, entre outros. REUNIÕES DA EQUIPE DO PROJETO: Frequentemente serão realizadas reuniões para discussão do plano de trabalho e cronograma, no intuito de captar ideias e, de forma participativa, encontrar as melhores alternativas para as ações realizadas. AÇÕES REMOTAS DE SENSIBILIZAÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA: A equipe desenvolverá ações remotas meios eletrônicos (e-mail e redes sociais) para sensibilização dos docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados quanto à realidade da baixa ocupação de vagas do Campus Janaúba e a importância de melhorar a comunicação com os atores sociais externos. DIÁLOGOS COM OS COORDENADORES DE CURSO: Pretende-se estreitar ainda mais os diálogos com os coordenadores de cursos para que os mesmos possam dar formação/esclarecimentos sobre o campo de atuação e os serviços prestados/oferecidos por seus cursos. Essa etapa é de fundamental importância para que os membros da equipe de execução estejam seguros para apresentar a modalidade do BC&T e dos cursos terminais à comunidade externa. ARTICULAÇÃO JUNTO ÀS ESCOLAS: O contato com as escolas, o estreitamento dos diálogos com os diretores, professores e estudantes serão constantes e acontecerão através de contato telefônico, redes sociais, e-mail e/ou presencial. Em caso de dificuldades, contar-se – á com a colaboração e apoio da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba, instituição parceira deste projeto e que é detentora do contato de todas escolas da região. O formato do evento e o tempo de duração será definido junto à direção das escolas, podendo ocorrer na forma de palestras, rodas de conversas, lives, entre outras metodologias remotas/digitais, desde que atendam as demandas apontadas pelos gestores locais ou, se permitido pelas normas da UFVJM e restrições sanitárias da pandemia, na forma presencial por meio de realização de visitas nas escolas ou recebimento de visitas no Campus. PREPARAÇÃO DO MATERIAL E ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES: Após a definição do formato da ação, o bolsista coordenará a etapa de preparação de material e a organização do evento. É o momento que possibilita o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos. Se for possível a ação presencial, será explorado os conteúdos estudados no BC&T, que contemplam conhecimento básicos das áreas de química, física, biologia e matemática e permitem a criação de atividades práticas que despertem o interesse dos estudantes. FORMAÇÃO DAS EQUIPES DE TRABALHO: Cada ação contará com uma equipe de trabalho, formada por docentes, discentes e técnicos administrativos com perfil e/ou habilidades que correspondam a demanda apresentada por aquele determinado grupo de estudantes. VISITAS ÀS ESCOLAS E/OU RECEBIMENTO DE VISITANTES NO CAMPUS (se forem permitidas): As datas das visitas às escolas serão definidas por meio do diálogo da coordenação do projeto e aluno bolsista com as direções das escolas, conforme já autorizado pela Superintendência Regional de Ensino de Janaúba e respeitando o calendário letivo 2022 da Secretaria Estadual de Educação – SEE/MG). As atividades a serem desenvolvidas propiciarão a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades tanto por parte da equipe do projeto quanto dos estudantes das escolas públicas e poderão contemplar métodos diversos: rodas de conversas, mostra de profissões, demonstrações de práticas de laboratório, dentre outros. Poderão ser realizadas palestras expositivas e interativas com participação de técnicos administrativos, docentes e acadêmicos veteranos do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos de engenharias do Campus Janaúba. Cada visita a escola será dividida em 2 momentos: a primeira com a exposição do conteúdo, apresentação de relatos de experiências e demonstrações de experimentos das áreas de química, física e biologia e a segunda para ouvir os estudantes, conhecer seus saberes, suas dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior e/ou ao processo seletivo. Ressalta-se que as referidas visitas possuem viabilidade logística de transporte que será custeado com recursos do próprio projeto, se aprovado for e/ou da Unidade Acadêmica, parte interessada nas ações. Possui viabilidade técnica, uma vez que já conta com a adesão de docentes, alunos e técnicos administrativos em quantitativo satisfatório para realização das diversas ações, podendo fazer alternância entre as equipes de cada ação e evitando a sobrecarga de trabalho. Além disso, excluindo-se as restrições sanitárias da pandemia atualmente vigentes, pode-se afirmar que conta também com a viabilidade operacional tanto para o recebimento de visitas no novo Campus, que possui infraestrutura suficiente para recebimento de visitantes, quanto para realização de visitas que conta com a boa receptividade das escolas e com o apoio da SRE - Janaúba. AVALIAÇÃO: A avaliação tanto do bolsista e dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto, quanto das visitas realizadas e/ou recebida será contínua, no intuito de intervir e melhorar para as ações do mês subsequente. Para padronizar o formato de avaliação e torná-la participativa, envolvendo os membros daquelas ações, será elaborado um formulário padrão, que facilite para que registro dos pontos positivos, negativos e sugestões de cada ação. A direção da escola e/ou o professor responsável pelo recebimento da visita na escola, responderá a um pequeno questionário após a realização do evento para avaliação, da mesma forma será registrado os pontos positivos, negativos e sugestões. ELABORAÇÃO DE RELATÓRIOS POR MUNICÍPIO: A participação dos estudantes, as demandas e a percepção da direção das escolas serão compiladas e registradas em relatório por município, mas que contemple as especificidades de cada escola. Será elaborado um formulário padrão para registro de cada atividade, que ficará sob a responsabilidade de preenchimento do bolsista. As atividades do projeto quando presenciais poderão ser registradas através de fotografias e quando remotas através de prints de tela ou gravação da ação. AVALIAÇÃO FINAL DO PROJETO: No último mês de execução do projeto será destinado um momento para avaliação das ações realidades e análise das metas atingidas. O relatório final também será encaminhado à DEPEX do Campus Janaúba e a PROGRAD para que possam elaborar outras ações, a partir da experiência desse projeto.
BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, n. 7, p. 1- 8. Edição extra. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e a interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. FERREIRA, Rodrigues Elisamara et. al. Divulgação sobre a Universidade Federal de Minas Gerais para alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Conexão UEPG, vol. 12, n. 3, p. 504-513, set.-dez., 2016. MINAS GERAIS. SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO. Resolução SEE Nº 3.999,de 8 de novembro de 2018. Estabelece, para a Rede Pública Estadual de Educação Básica, Calendário Escolar para o ano de 2019. Diário do Executivo. Caderno 1. p. 14. Belo Horizonte, 14 nov. 2018. SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio. Desenvolvimento e engajamento regional: o papel das universidades. In: SILVEIRA, Rogério L. L. da (org). Observando o desenvolvimento regional brasileiro: processo, políticas e planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Resolução nº 8 – CONSU, de 1 de junho de 2012. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, 2012. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10>. Acesso em: 17 nov. 2018. ______. Resolução nº 10 – CONSU, de 6 de setembro de 2013c. Aprova a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Janaúba-MG da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2013. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 >. Acesso em: 17 nov. 2018. ______. SASI 2018. Concorrência. Disponível em: . Acesso em: 7 nov. 2018.
A inserção do estudante de um dos cursos do Campus Janaúba neste projeto objetiva contribuir para que a sua formação seja mais comprometida com a realidade regional e desde a graduação tenha a possibilidade de desenvolver habilidades e de utilizar seus conhecimentos teóricos na prática. A formação dos estudantes do curso bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, como a própria modalidade do curso já revela em seu Projeto Pedagógico de Curso (PPC), deve ser generalista, crítica e reflexiva e que permita desenvolver a capacidade de enfrentar os desafios do mundo contemporâneo, portanto o presente projeto de extensão contribui diretamente para sua formação porque contempla uma diversidade de atividades para atender às diferentes demandas que forem surgindo por parte das direções das escolas. Inicialmente o bolsista será capacitado para corresponder às metodologias do projeto remoto e, quando for permitido as ações presenciais, o bolsista será capacitado para esse tipo de ação, por meio de reuniões com a coordenação do projeto e gestores do campus (diretores, chefia DEPEX e coordenadores de cursos) e estudos de materiais disponibilizados pela coordenação do projeto, de forma que se aproprie da estrutura, do funcionamento e dos serviços oferecidos pelo Campus. A referida capacitação será planejada de forma que possibilitará o bolsista e os demais acadêmicos voluntários a vivenciar experiências que configurem como oportunidades de aprendizagem contínua. O bolsista a ser selecionado preferencialmente deve estar matriculado em um dos cursos de engenharias e já ter passado pela experiência do bacharelado interdisciplinar, assim terá em seu currículo experiências vivenciadas ao longo do curso que poderão ser compartilhadas com os membros da equipe do projeto e também com os estudantes, futuros candidatos ao BC&T. Além disso, pode-se afirmar que a contribuição será de mão dupla, o bolsista e/ou os discentes voluntários contribuem com o projeto, através de suas experiências e o projeto contribui na sua formação e no desenvolvimento de habilidades necessárias a boa comunicação, percepção da realidade local, reflexões sobre as dificuldades que o Campus enfrenta, ao mesmo tempo que ajudará a desempenhar competências ligadas ao planejamento e organização de eventos, articulação e sensibilização dos envolvidos, avaliação, entre outras. Dessa forma, entende-se que a contribuição do projeto na formação do discente não é apenas em competências profissionais, mas, sobretudo cidadã, uma vez que as escolas públicas e privadas de ensino médio são locais privilegiados que possibilitam o discente da UFVJM contribuir na democratização do acesso ao ensino superior, despertando nos estudantes das escolas públicas o interesse por exercer seu direito ao acesso ao ensino superior gratuito. O bolsista e os demais discentes voluntários envolvidos serão capacitados pelos técnicos administrativos sobre as formas de ingresso e editais SASI e SISU e pelos docentes para fazer demonstrações, através de experimentos, da relação das questões teóricas com as práticas. O bolsista, junto com a equipe do projeto terão contato com a comunidade externa (direção, professores e alunos do ensino médio) ampliando as relações com as escolas públicas, ao mesmo tempo em que aprofundarão o conhecimento sobre o próprio curso em que estejam matriculados, terão momentos de estudar o projeto pedagógico, ouvir profissionais das áreas das engenharias falando sobre a área de atuação de seus cursos, preparando experimentos, apresentando aos alunos do ensino médio a aplicação de conhecimentos nas áreas de cálculo, física, química e biologia e respondendo às dúvidas da comunidade sobre os processos seletivos, entre outros momentos de troca de saberes. Como o projeto também se vincula à pesquisa, pois cada visita propiciará o estudo da realidade local e regional, assim como das demandas da comunidade e do perfil dos estudantes atendidos, os estudantes (bolsista e voluntários) serão incentivados a construir relatos de experiência e escrever artigo científico, que poderá ser submetido a eventos científicos e/ou a revistas especializadas da área. Além das atividades já descritas que exigem do bolsista a interação com os demais membros da equipe, ele desempenhará atividades administrativas como: elaborar relatórios de cada visita, organizar as avaliações por escola e município, monitorar o recebimento das avaliações a serem realizadas pelas direções das escolas, controlar as listas de presença demais discentes voluntários envolvidos no projeto, manter o material do projeto organizado, entre outras. O discente será acompanhado pelo docente na preparação de experimentos e/ou conteúdo expositivo e pelo técnico administrativo na realização das atividades que exigem habilidades administrativas. A avaliação tanto do bolsista e quanto dos demais discentes voluntários que aderirem ao projeto será contínua e junto com a emissão do atestado de frequência será emitido feedback's mensais, no intuito de intervir e corrigir falhas para o mês subsequente.
O presente projeto já está em funcionamento no Campus Janaúba desde 2019. Passados 5 anos de sua implantação no Norte de Minas, o Campus Janaúba continua com os menores índices de ocupação de vaga entre todos os cursos presenciais oferecidos nos 4 campi da UFVJM. Teve sua mudança para o prédio próprio em março de 2019, portanto o projeto foi propício divulgação da universidade e dos cursos oferecidos em Janaúba. Além disso, percebe-se que os 5 anos de funcionamento no prédio do CAIC, aliado a oferta da modalidade de bacharelado interdisciplinar não contribuíram para que a UFVJM tivesse uma identidade na região e fosse (re)conhecida pelos estudantes como uma opção de ingresso. As ações propostas nesse projeto possibilitam tanto o aumento do número de candidatos que se inscrevem nos processos seletivos SASI e SISU quanto à criação de uma identidade institucional, uma vez que buscará sensibilizar servidores e alunos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos cursos terminais oferecidos, assim como suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, a equipe de execução do projeto (professores, técnicos e alunos) ouvirá dos estudantes seus saberes, suas dificuldades e anseios em relação ao curso superior pretendido, provocando reflexões e ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida. Portanto, o presente projeto responde à necessidade de continuidade das ações de aproximação da UFVJM com a realidade regional, pois até então os projetos de extensões do Campus Janaúba não contemplavam as cidades do entorno.
Público-alvo
As ações irão contemplar diretamente a comunidade acadêmica do Campus Janaúba (docentes, discentes, técnicos administrativos e terceirizados) e a comunidade externa (direção, supervisores e/ou professores e alunos das escolas públicas e privadas de ensino médio da região.
Municípios Atendidos
Desconhecido
Janaúba
Porteirinha
Nova Porteirinha
Mato Verde
Monte Azul
Verdelândia
Jaiba
Riacho Dos Machados
Serranópolis De Minas
Pai Pedro
Manga
Matias Cardoso
Montes Claros
Manga
Catuti
Gameleiras
Parcerias
A instituição parceira é um ator importante para a realização da ação, pois sua anuência representa a disponibilidade que as escolas da região possuem para o diálogo com a UFVJM e interesse em acordarem ações que atendam as demandas de seus estudantes. A escola, público de cada ação do projeto, é considerada um ator ativo, detentora de saberes que contribuirá na elaboração do formato da ação a ser realizada, de forma que a intervenção realizada pelo projeto esteja em consonância com a realidade e a necessidade dos estudantes, portanto, são os atores sociais aptos para prover as modificações almejadas nos objetivos e metas do presente projeto.
Cronograma de Atividades
Publicações de conteúdo em redes sociais, interações com os usuários pelos recursos disponíveis de cada ferramenta
Reunião da coordenação do projeto e equipe executora para planejamento e organização das ações presenciais e/ou remotas
Elaboração de conteúdos específicos para as redes socais, a partir das demandas coletadas com os atores sociais (diretores, professores e estudantes das escolas públicas e privadas da região)
Realização de lives, , videoconferências, webinários no canal do YouTube sobre temas diversos acordados com a escola - público alvo daquela ação específica
Avaliação contínua das ações realizadas tanto por parte da equipe executora quanto por parte dos participantes
Realização e/ou recebimento de visitas no campus, se já for possível ou de forma remota, caso persista as restrições sanitárias da pandemia COVID-19;