Visitante
Difusão de Biblioteca virtual para incentivar a produção e planejamento forrageiro para produtores rurais.
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
marcela azevedo magalhaes
20221012022225132
departamento de zootecnia
Caracterização da Ação
ciências agrárias
comunicação
trabalho
desenvolvimento rural e questão agrária
nacional
Não
Membros
maria eduarda goulart trindade da silva moraes
Bolsista
julie ribeiro fernandes
Voluntário(a)
joyce lima macedo
Voluntário(a)
roseli aparecida dos santos
Vice-coordenador(a)
geise leal santos
Voluntário(a)
Um dos entraves da produção de ruminantes a pasto é a estacionalidade de produção forrageira, causada pelas variações climáticas. Ou seja, a produção de volumoso não é constante ao longo do ano, sendo necessário o uso de estratégias e de planejamento forrageiro para garantir o equilíbrio entre oferta e demanda de alimento. Neste sentido a Biblioteca virtual será um acervo de materiais composto por diversas temáticas dentro da área da Forragicultura e pastagens, com o objetivo de difundir conteúdo virtual e dinâmico aos produtores para que os mesmos consigam planejar a oferta de alimento durante o ano e amenizar o problema da estacionalidade. Esse meio de difusão de comunicação da tecnologia é uma nova realidade no atual cenário do Covid-19 e da crise econômica que o mundo vive. A biblioteca será composto por cartilhas, vídeos, áudios e materiais de fácil leitura e ilustrados, voltados em especial para os produtores rurais que trabalham com a produção de ruminantes, de forma a contribuir e auxiliar com o desenvolvimento rural, levando informações do Campus ao campo. Todo acervo presente na Biblioteca virtual também será divulgado nas mídias sociais e em outros meios de comunicação como e-mails e Whatzapp. O material compilado na Biblioteca virtual facilitará a busca e acesso pela informação na área de Forragicultura e pastagens pelos produtores rurais e também pelos discentes, técnicos e professores da área de agrárias e demais pessoas que tem interesse nessa temática.
Estaciolidade, Forragicultura, Pastagem, Plantas forrageiras, Volumoso.
A produção de ruminantes em pastagem é a forma mais econômica de produção de carne e leite, já que as plantas forrageiras são colhidas pelo próprio animal pelo ato de pastejar. Porém, estas plantas passam pela estacionalidade, causada pelas variações climáticas comprometendo o desempenho animal. Assim, torna-se necessário a utilização de técnicas e estratégias para incentivar a produção e o planejamento forrageiro ao longo do ano, para garantir o equilíbrio de alimento volumoso neste período. Neste contexto e diante da atual pandemia do Covid-19 e da crise econômica, esta ação de extensão propõe a difusão de uma Biblioteca virtual composta por vídeos, áudios, cartilhas e materiais de fácil leitura e ilustrados com conteúdo da área de Forragicultura e pastagens com o objetivo de incentivar a produção e o planejamento forrageiro em propriedades rurais. A Biblioteca virtual será composta por um acervo de materiais que facilitará a busca e o acesso pela informação na área de Forragicultura e pastagens pelos produtores rurais e também para os discentes, técnicos e professores da área de agrárias e demais pessoas que tem interesse na temática. Com a difusão da Biblioteca virtual será possível contribuir com a conservação ambiental e promoção da leitura já que o acesso poderá ocorrer de qualquer dispositivo com a acesso à internet. Todo material contido na Biblioteca será publicado em redes sociais, divulgado em listas de e-mails, compartilhado em Whatzapp, distribuídos em formato pdf, em pequenos vídeos e áudios de forma a contribuir e auxiliar com o desenvolvimento rural, levando informações do Campus ao campo.
Com a modernização do ensino e com o cenário atual da pandemia do Covid-19 e da crise econômica é necessário buscar por novas relações com os livros e com a busca de conhecimento. As tecnologias e a educação on-line, são formas mais rápidas e práticas, de compartilhar informações e aprendizado gerados dentro do Campus para o campo. O meio digital tem mostrado as constantes atualizações de conteúdo e a facilidade de acesso ao conhecimento, trazendo novas oportunidades para o aprendizado. Assim, a Biblioteca digital é uma ferramenta que facilita a pesquisa por materiais economizando e aumentando o interesse de todos, além de auxiliar na promoção da formação acadêmica dos discentes envolvidos. Isso também irá auxiliar o desenvolvimento da propriedade rural, garantindo oferta de alimento aos animais e de proteínas aos humanos de forma constante e equilibrada ao longo do ano. A presente proposta de extensão será um meio de comunicação de difusão da tecnologia de forma técnica-educacional na qual a Biblioteca virtual será composta por vídeos, áudios, cartilhas e materiais de fácil leitura e ilustrados, voltados em especial para os produtores rurais que trabalham com a produção de ruminantes utilizando plantas forrageiras, via pastejo ou ofertadas no cocho, como por exemplo, o capim picado fresco, silagem e/ou feno. A Biblioteca virtual on-line e gratuita é uma realidade e um atrativo para a comunidade e está presente neste novo contexto socio-tecnológico. Esta é uma forma de estreitar os laços e diminuir o distanciamento entre os produtores e a comunidade acadêmica, além de promover economia em relação a custos de transporte, combustível, impressão de material e uso de espaço físico. Os usuários da Biblioteca virtual poderão acessar a biblioteca em qualquer horário do dia e lugar, sendo necessário um computador, notebook ou celular e acesso à internet. Toda essa praticidade faz com que as pessoas mantenham interesse pela pesquisa e pela leitura, gerando maior conhecimento.
GERAL: Compilar informações técnicas dentro de uma Biblioteca virtual gratuita e posteriormente difundi-la de forma a incentivar e estimular a produção e o planejamento de plantas forrageiras para os produtores rurais de modo a promover a produção e o planejamento forrageiro, e consequentemente reduzir a estacionalidade de produção de forragem. ESPECÍFICOS: - Compilar informações técnicas da área de Forragicultura e pastagens na Biblioteca virtual; - Difundir a Biblioteca virtual gratuita com conteúdos técnicos da área de Forragicultura; - Incentivar e estimular a produção e o planejamento de planejamento de plantas forrageiras; - Reduzir a estacionalidade de produção de forragem; - Atender as demandas das comunidades rurais relacionadas as área de Forragicultura; - Promover a inclusão digital; - Promover a aproximação e interação entre as comunidades interna e externa da universidade; - Promover a formação e rendimento acadêmico dos discentes do curso de graduação; - Reduzir a desigualdade social; - Incentivar a integração entre docentes, técnico-administrativos e discentes na realização de ações de extensão e cultura; - Promover a economia na utilização de papéis/impressão, transporte, tempo e uso de espaços físicos ; - Publicar material didático on-line; - Incentivar a leitura; - Melhorar a escrita e leitura on-line dos membros internos e externos da universidade; - Levar o conhecimento digital a comunidade rural.
1) Publicar na Biblioteca virtual, semanalmente, 01 vídeo de no máximo 10 minutos. Esse material também será publicado nas redes sociais (Instagram e Facebook) e outros meios de comunicação como e-mails e Whatzapp: em média 45 vídeos durante toda a vigência do projeto; 2) Publicar on-line, semanalmente, um pequeno texto com informações técnicas nas redes sociais (Instagram e Facebook): em média 45 textos durante toda a vigência do projeto; 3) Publicar na Biblioteca virtual, quinzenalmente, cartilhas ilustradas. Esse material também será enviado por e-mail e compartilhado pelo Whatzapp: em média 25 cartilhas durante toda a vigência do projeto; 4) Publicar na Biblioteca virtual, quinzenalmente, folders ilustrados. Esse material também será enviado por e-mail e compartilhado pelo Whatzapp: em média 25 cartilhas durante toda a vigência do projeto; 5) Organizar no acervo da Biblioteca virtual uma base de sites, canais e perfis com conteúdos confiáveis e didáticos para serem disponibilizados de forma acessível aos produtores, técnicos, professores e discentes; 6) Organizar, mensalmente, reuniões virtuais com produtores para definir assuntos/temas de maior interesse para produção de material para compor o acervo da Biblioteca virtual; 7) Realizar on-line, mensalmente, enquetes nas redes sociais (Instagram e Facebook) para definir temas para compor a Biblioteca virtual; 8) Promover maior troca de experiencias entre a sociedade e os membros da UFVJM; 9) Promover a interação entre a comunidade interna e externa da UFVJM.
A proposta de extensão será uma Biblioteca virtual em formato on-line e gratuita, com publicações semanais, quinzenais e/ou mensais (a periodicidade irá variar de acordo com as atividades propostas). O acervo presente na biblioteca será com informações técnicas da área da Zootecnia, sub-área de Forragicultura e pastagens. As temáticas a comporem o acervo serão discutidas e estudadas pela equipe do projeto e também serão realizadas reuniões virtuais mensais com alguns produtores para que os mesmos possam informar temas que possam auxilia-los na produção e planejamento forrageiro. Nas redes sociais, Facebook e Instagram, também será realizado mensalmente uma enquete para definir temas a serem colocados no acervo da Biblioteca virtual. Para a Biblioteca virtual serão produzido diversos materiais, tais como: Cartilhas e textos técnicos ilustrados em formato pdf para facilitar o compartilhamento, pequenos vídeos de 5 a 10 minutos, textos com temática - tira-dúvidas, curiosidades, relatos de produtores rurais, cartas, além de imagens/fotos voltadas a temática do projeto. Todo o acervo da biblioteca também será divulgado em vários meios de comunicação como: redes sociais (Facebook e Instagram), e-mails e Whatzapp. A participação do público-alvo acontecerá na forma de recebimento do material produzido e pela interação por meio das redes sociais (comentários, perguntas, curtidas, publicações salvas e compartilhamentos), e-mails (perguntas e compartilhamento) e Whatzapp (perguntas e compartilhamento). Para a divulgação do acervo da biblioteca nas redes sociais será utilizado os perfis dos membros da equipe do projeto, perfis de alguns grupos de estudos do Departamento de Zootecnia (ex.: Nepel e Nef), além do perfil do Instagram do Departamento de Zootecnia no YouTube (DZO - UFVJM Diamantina). Toda a confecção e elaboração do conteúdo a ser produzido para o acervo da Biblioteca virtual será de responsabilidade dos membros do projeto. A bolsista, juntamente com as docentes responsáveis pela proposta (coordenadora e vice-coordenadora), também farão a revisão prévia do material a ser anexado na biblioteca e, posteriormente, divulgado. O link para acesso a Biblioteca virtual estará disponível de forma gratuita pelo perfil do DZOUFVJM do Instagram pelo Link tree. Em todo o material produzido e compartilhado será colocado a logomarca da Proexc/UFVJM e também as hashtags #UFVJM, #PROEXC, #SOUDZOUFVJM.
SILVA, Marco. Educação On-line: teorias, prática, legislação, formação coorporativa. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2006. 529 p. v. 1. https://www.marilia.unesp.br/Home/Eventos/2015/jornadadonucleo/a-importancia-dos-projetos-de-extensao.pdf https://minhabiblioteca.com.br/blog/biblioteca-digital-conheca-6-beneficios/ https://minhabiblioteca.com.br/blog/importancia-das-bibliotecas-na-era-digital/
A extensão universitária permite aos discentes a possibilidade de colocar em prática o conhecimento aprendido durante o curso de graduação, adquirindo experiência, formação mais crítica e construtiva, enquanto presta um serviço à sociedade. Na presente ação de extensão os discentes envolvidos participarão de todas as etapas sempre sob supervisão das professoras (coordenadora e vice-coordenadora). Os discentes serão estimulados ao trabalho em equipe e colocarão em prática seu aprendizado técnico para preparar todas as atividades propostas, e ao mesmo tempo estes estarão utilizando seus conhecimentos interdisciplinar para a elaboração, publicação e compartilhamento do material de forma on-line. A todo momento os discentes estarão realizando pesquisa e levantamento de temas a serem publicados e discutidos e, posteriormente, tais atividades serão colocadas em prática por meio das publicações, divulgações e compartilhamento dos materiais que estarão contidos na Biblioteca virtual. Os discentes serão responsáveis pelas publicações, envios de e-mails dos materiais produzidos e compartilhamento via Whatzapp, e ao mesmo tempo eles estarão acompanhando todos estes canais de comunicação de modo a manter uma efetiva comunicação com a comunidade, principalmente com o produtor rural, reduzindo assim a distância. Sempre após a confecção e divulgação de determinado material a equipe do projeto irá se reunir para acompanhar, discutir e refletir sobre o desenvolvimento das atividades, fazendo com que a avaliação seja sempre constante, com o objetivo de promover o crescimento contínuo do trabalho em equipe.
Em virtude da Covid-19 e da crise econômica é necessário buscar por novas estratégias para levar o aprendizado e os resultados das pesquisados gerados dentro do Campus para o campo de forma a manter o distanciamento social e gerar o menor custo possível. Neste sentido a presente proposta se baseia no uso de Biblioteca virtual que será composta por um acervo de materiais que tem como objetivo auxiliar os produtores rurais com a produção e o planejamento forrageiro. Todos os anos, em virtude das variações climáticas, muitos produtores sofrem com a falta de alimento para os animais, principalmente no período seco do ano. A Biblioteca virtual poderá ser uma ferramenta versátil, dinâmica, prática e rápida para auxiliar na melhoria da produtividade. Atualmente o uso da internet tem sido comum em diversos meios de trabalho, e na propriedade rural não é diferente o que demonstra a importância das tecnologias na vida de todos de forma a difundir o conhecimento e facilitar a comunicação. Como observação, a presente proposta não terá custo com transporte, impressão de material e/ou uso de espaço físico, e sim custo com a bolsa do discente, gerando uma economia para a universidade.
Público-alvo
Todo o acervo de materiais presente na Biblioteca virtual será em formato on-line e o material também será com divulgado nas redes sociais (Facebook e Instagram) e em outros meios de comunicação (Whatzapp e e-mail). Espera-se que o acervo da biblioteca possa auxiliar os produtores rurais, estudantes e/ou profissionais da área de Ciências Agrárias e Medicina Veterinária (técnicos, pesquisadores e docentes), bem como, a comunidade de forma geral.
Municípios Atendidos
Diamantina
Unaí
Itamarandiba
Curvelo
Gouveia
Datas
Vale Do Jequitinhonha E Mucuri
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Pesquisa, elaboração e publicação de pequenos vídeos, com no máximo 10 (dez minutos), que serão publicados na Biblioteca virtual e, posteriormente, nas redes sociais (Instagram e Facebook) dos membros da equipe do projeto, nos perfis de alguns grupos de estudos (Nepel e Nef) e no perfil do Departamento de Zootecnia da UFVJM (@DZOUFVJM). O material também será compartilhado via Whatzapp.
Pesquisa, redação e publicação de textos técnicos curtos e ilustrados que serão publicados na Biblioteca virtual e, posteriormente, nas redes sociais (Instagram e Facebook) dos membros da equipe do projeto, nos perfis de alguns grupos de estudos (Nepel e Nef) e no perfil do Departamento de Zootecnia da UFVJM (@DZOUFVJM). O material também será elaborado em formato pdf para distribuição por e-mail e Whatzapp.
Pesquisa, redação e publicação de textos para confecção das cartilhas e/ou folders ilustrados que serão publicados na Biblioteca virtual e, posteriormente, nas redes sociais (Instagram e Facebook) dos membros da equipe do projeto, nos perfis de alguns grupos de estudos (Nepel e Nef) e no perfil do Departamento de Zootecnia da UFVJM (@DZOUFVJM). O material também será elaborado em formato pdf para distribuição por e-mail e Whatzapp.
Pesquisa de sites, canais do Youtube e perfis do Instagram com informações técnicas confiáveis que serão publicados na Biblioteca virtual e, posteriormente, nas redes sociais (Instagram e Facebook) dos membros da equipe do projeto, nos perfis de alguns grupos de estudos (Nepel e Nef) e no perfil do Departamento de Zootecnia da UFVJM (@DZOUFVJM). O material também será compartilhado por e-mail e Whatzapp.
Publicação de enquete nas redes sociais (Instagram e Facebook) dos membros da equipe do projeto, nos perfis de alguns grupos de estudos (Nepel e Nef) e no perfil do Departamento de Zootecnia da UFVJM (@DZOUFVJM) para pesquisar/determinar temas de materiais a serem produzidos para o acervo da Biblioteca virtual.
Escrita de resumos relacionados ao projeto de pesquisa para serem publicados em eventos de extensão.
Reuniões virtuais com alguns produtores ou grupos de produtores rurais para definir temáticas a serem produzidas para o acervo da biblioteca.
Elaboração de relatório pelo bolsista do projeto, no qual deve consta todas as atividades realizadas mensalmente.
Todos os membros de projeto auxiliarão na escrita do relatório final. Destaca-se que no mês de julho de 2022 é necessário a elaboração de um relatório com descrição das atividades parciais realizadas até o momento.