Detalhes da proposta

Semeando Chico Mendes nas escolas: alternativa de inclusão social e da preservação ambiental

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    janaína fernandes gonçalves

    Número de inscrição:

    2022101202216467

    Unidade de lotação:

    departamento de engenharia florestal

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências agrárias

    Área temática principal:

    meio ambiente

    Área temática secundária:

    educação

    Linha de extensão:

    emprego e renda

    Abrangência:

    regional

    Vinculado a programa de extensão:

    núcleo de estudos florarte: engenharia florestal comciência e arte

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

luíana rolim de azevedo Bolsista

marcelo luiz de laia Voluntário(a)

laura santos santana Voluntário(a)

felipe gomes moreira Voluntário(a)

bárbara ferreira santos vieira Voluntário(a)

tauane aparecida luiz ferreira Voluntário(a)

miranda titon Voluntário(a)

reynaldo campos santana Voluntário(a)

luiz henrique de almeida Voluntário(a)

Resumo

O homem sempre foi coletor e na maioria das vezes não se preocupa em repor. O planeta passou a dar recados que esta mentalidade necessita mudar. Todos sabem que o único ser vivo que destrói o nosso ambiente é o homem. Portanto, somente através da sua conscientização, que poderemos tentar recuperar os danos que causamos ao meio ambiente. O projeto Semeando Chico Mendes nas escolas, tem como propósito a conscientização ecológica, através da Educação Ambiental direcionado para o público Infanto juvenil, nas escolas da rede pública estadual e municipal, bem como, para o público de seguidores do instagram FlorArte, gerado com fins de divulgações científicas durante o período remoto. Como o Projeto será organizado em duas etapas: formação de alunos da graduação e ensino sócio ambiental nas escolas, que consistirá na oferta de palestras para os alunos através de reuniões via Google Meet. Sendo assim, com a impossibilidade de realizarmos ações extensionistas de forma presencial, utilizaremos redes sociais como instrumento de conscientização ambiental, bem como, serão ofertadas oficinas virtuais teórico-práticas para alunos do ensino básico, divulgando a importância dos ecossistemas das florestas e como as boas práticas ambientais. No entanto, há previsão de retorno do ensino presencial em 2022, sendo assim, na escola municipal de Diamantina, nossas ações poderão acontecer de forma presencial e com todas as medidas de segurança sendo tomadas. Logo, parte das ações serão realizados encontros remotos mensais via Google Meet. O projeto é continuação do projeto Pibex anteriormente aprovado e foi desenvolvido de forma remota devido a pandemia do Covid 19 .


Palavras-chave

Composteira, Google Meet, remanescentes, matas ciliares


Introdução

No ano de 2019, a Emergência Climática (Climate Emergency) foi eleita a “Palavra do Ano” pelo dicionário Oxford. A expressão significa,“uma situação em que uma ação imediata é necessária para reduzir as mudanças climáticas e prevenir danos graves causados ao meio ambiente”. Os altos números de exploração de recursos naturais, como o aumento do desmatamento, a poluição de mares e rios, o baixo índice de reciclagem, são algumas das ações que afetam diretamente a preservação ambiental. Tendo em vista a grande importância de incluir a preservação ambiental no dia a dia das pessoas e o quanto parte da população desconhece essa importância, faz-se necessário a criação de iniciativas e projetos que possam ampliar o conhecimento. Uma das alternativas é fazer uso da educação ambiental como ferramenta capaz de promover mudanças sociais de interesse ambiental. Ações de Educação Ambiental que estimulem e redução de resíduos, da degradação e da contaminação do meio ambiente, melhorando as relações socioambientais, são necessárias e devem ser inclusas no dia a dia das pessoas, de tal forma que estas iniciativas aproximem as pessoas da natureza. A universidade é um espaço que possibilita a agregação de inúmeros saberes heterogêneos (FERNANDES et al., 2020). A extensão universitária tem como cerne de suas atividades transcender os muros das instituições e formar vínculos com a comunidade ao seu redor, através troca de saberes e experiências. Outrossim, a extensão universitária constitui um potencial para trabalhar a Educação Ambiental através de projetos nas escolas. A preservação da natureza é um tema atual e muito abordado, principalmente nos currículos escolares. A valorização e a preservação do meio ambiente são necessárias à existência humana, uma vez que preservar é manter viva toda forma de vida na terra. A maneira como nos relacionamos com o meio ambiente está diretamente ligada à nossa qualidade de vida. Dessa maneira, uma das prerrogativas da escola é usar intensamente o tema Meio Ambiente de forma teórica, reflexiva e prática. Diante disso, ressalta-se que o projeto Semeando Chico Mendes nas Escolas, destaca-se por propor um trabalho de conscientização ambiental, que busca a sensibilização de crianças em escolas estaduais e municipais, tendo como expectativa uma maior aceitação e inserção dos ensinamentos voltados ao meio ambiente em suas vidas cotidianas. A problemática do projeto, se deve no sentido de mostrar qual o papel da Educação Ambiental nas escolas parceiras, como forma de incentivar as crianças e jovens a promoverem um futuro melhor para o planeta. A questão ambiental requer novas formas de abordagem, integrando as várias áreas de conhecimentos e tendo como foco principal o despertar da consciência, principalmente das crianças e dos adolescentes, para que assim novos hábitos possam ser formados, direcionando-os a utilizarem os recursos naturais de forma sustentável. Logo, esta proposta se firma no sentido de atender a uma necessidade das escolas municipais e estaduais no que se refere à prática da Educação Ambiental, conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) que deve ser trabalhada enfatizando-se os aspectos sociais, econômicos, políticos e ecológicos. Neste ano, de 2021 devido a pandemia do covid 19, o projeto foi desenvolvido de forma remota e realizou-se um amplo trabalho de conscientização ambiental para o público virtual. O projeto de extensão “Semeando Chico Mendes inserido no Núcleo de Estudos FlorArte (Nedi), organizou uma página no instagram - @florarteufvjm, em que foram apresentadas informações importantes sobre a preservação da natureza, o tratamento correto que temos que dar ao lixo, práticas educativas sustentáveis, datas importantes que marcam o calendário ambiental e as ações realizadas pelo projeto.


Justificativa

A atual problemática ambiental do planeta, vem despertando em muitas pessoas, a conscientização da importância do desenvolvimento de um trabalho socioambiental educativo e contínuo. A escola por ser um espaço privilegiado, torna-se um dos locais mais indicados de promover a aquisição destes conhecimentos ambientais, de formação de opinião e desenvolvimento de uma visão crítica (PENTEADO, 1994). Sendo assim, o trabalho com Educação Ambiental tem na escola, possibilidades de desenvolver nas crianças e adolescentes novas concepções e atitudes de responsabilidade para com o ambiente em que se vive, transformando-os em cidadãos conscientes, de maneira que rompe com o ensino tradicional. Nesse contexto, a fim de apoiar os educadores, o projeto Semeando Chico Mendes nas Escolas, almeja despertar nos alunos, uma consciência crítica sobre as questões ambientais, envolvendo educadores e alunos a participarem de atividades lúdicas, oficinas, palestras e gincanas que envolvam o tema: educação ambiental. A Escola Estadual Chico Mendes é uma escola rural, situada na área comunitária da Fazenda Roça, zona rural do município de Arinos – MG. O projeto Semeando uma ideia (processo: 316960.1753.300778.16112018) (atualmente intitulado Semeando Chico Mendes nas escolas, em homenagem a esta escola), teve a oportunidade de aproximar desta comunidade e manter uma forte ligação de extensão, uma vez que a troca de saberes entre comunidade, agricultores e a UFVJM através do projeto de extensão, permitiu vivências, especialmente para quem trabalha com agrofloresta. Para valorizar os saberes do campo e fortalecer a aproximação com a UFVJM, os agricultores familiares e os seus filhos estudantes da escola Chico Mendes se tornaram uma fonte de informação e troca de experiências. A continuação do projeto, porém na cidade de Diamantina – MG, justifica-se pela necessidade de difundir a troca de experiências vividas em Arinos com estudantes da Engenharia Florestal e com outras escolas parceiras nesta nova proposta. O destaque na nova abordagem, será com ênfase na valorização da cultura e do conhecimento do campo, de forma a despertar no educando o amor à vida rural e o sentimento de pertencimento. Portanto, o projeto “Semeando Chico Mendes nas Escolas”, nasce como nova proposta de ensino, dos conteúdos de Silvicultura e através da experiência adquirida no Assentamento Chico Mendes, almeja-se compartilhar e divulgar a importância das árvores preservadas dentro deste assentamento com os alunos da Engenharia Florestal e com as demais escolas envolvidas no projeto. Neste sentido, a educação ambiental assume cada vez mais uma função transformadora, pois permite que o cidadão possa repensar as suas práticas sociais. Entretanto, compete aos professores a função de intercessores e transmissores do conhecimento indispensável para que os alunos possam adquirir certa compreensão sobre o meio ambiente, sobre as causas e as possíveis, soluções a cerca dos problemas que acometem o nosso planeta, bem como da importância da responsabilidade de cada um para construir uma sociedade ambientalmente sustentável. A universidade, como uma instituição de ensino, tem o dever de transmitir aos seus alunos não somente os conteúdos da educação formal, mas também de inovar, de se aprimorar, abrindo espaço para que a educação ambiental faça parte de um trabalho multidisciplinar, uma vez que a mesma tem as funções de ensino, pesquisa e extensão, o que a torna responsável pela formação do cidadão - profissional que atuará no mercado de trabalho, como professor, pesquisador, entre outras. Assim, o trabalho se justifica por se tratar de um assunto com forte apelo ambiental, de forma econômica e ecologicamente sustentável. É fundamental para gerar um canal de informações necessárias ao setor, possibilitando o trabalho extensionista e a integração dos mesmos com professores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri pertencentes ao campus de Diamantina – MG. O projeto proposto, encontra-se em conformidade e articulado com a política de extensão de UFVJM, que prioriza pela ampliação e consolidação das relações entre instituição e demais setores da sociedade com o objetivo de contribuir para transformar a realidade mediante o conhecimento e a melhoria das condições de vida da população. O projeto atende as diretrizes Forproex no que tange a: 1) Interação dialógica, incentivando a troca de saberes entre a universidade e a sociedade Diamantina, mais especificamente entre professores, pesquisadores e estudantes das Universidades UFVJM e estudantes das escolas de Diamantina, bem como qualquer membro da sociedade interessado no conhecimento das plantas. 2) Interdisciplinaridade, já que um viveiro é importante para as diversas áreas do conhecimento, pois armazena informações que poderão ser utilizadas por Ecólogos, Biólogos, Agrônomos, Geógrafos, Engenheiros florestais, Policiais, Médicos, farmacêuticos, entre outros. 3) Indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão. As atividades de extensão se articulam com o ensino e a pesquisa de forma indissociável e automática. O objetivo da presente proposta permitirá que uma melhor qualificação das atividades de ensino e pesquisa que envolvem o viveiro e produção de mudas, tais como: jardinagem, gestão de resíduos orgânicos, produção de um adubo proveniente de compostagem, levantamento de um diagnóstico de nascente e plantio de mata ciliar em áreas da comunidade quando possível. Por consequência, o caráter extensionista da ação se efetiva com o intercâmbio de conhecimentos entre diferentes instituições de ensino e a própria população do município, uma vez que um viveiro e a produção de mudas tem um caráter público, estando aberto a consultas em geral. 4) Impacto na formação do estudante, atingido através das aulas práticas que ocorrerão com a utilização das mudas, onde as atividades auxiliarão o conhecimento científico. No ano de 2021, o projeto Semeando Chico Mendes, foi executado de forma virtual, devido a pandemia do Covid - 19. As ações, foram realizadas através do Instagram FlorArte e teve como público-alvo os seguidores da página, que hoje contam com mais de 10, 6 mil seguidores. Nossa meta, será alcançar estudantes do ensino fundamental e médio, em três escolas, sendo uma municipal e duas estaduais. Os encontros acontecerão via Google Meet em épocas distintas e na escola de Diamantina, quando possível de forma presencial, tomado todos os cuidados de biossegurança.


Objetivos

• OBJETIVO GERAL • Realizar Oficinas Cientificas Virtuais: "O Fantástico Mundo das Plantas", em duas escolas públicas do estado e uma municipal via Google Meet. • OBJETIVOS ESPECÍFICOS •Propagar a conscientização ambiental na sociedade através de postagens no instagram FlorArte; •Confeccionar folder informativos sobre frutos do Cerrado, sistemas de plantio e informações diversas sobre árvores e disponibilizar no instagram Florarte; •Apresentar Semeando Quiz no instagram Florarte, com contexto ambiental e promover uma discussão do conteúdo, com a finalidade de auxiliar os estudantes que estão impossibilitados de comparecer à escola em função da pandemia; •Confeccionar vídeos educativos de curta duração com temas sobre sustentabilidade; •Realizar indicações semanais de filmes, acompanhada de uma resenha, com a temática “meio ambiente”; •Elaborar material didático intitulado “Almanaque do Fantástico Mundo das Plantas” para posterior oferta a alunos do ensino básico das redes públicas.; •Realização de Rodas de Conversas virtuais com a temática da Educação Ambiental atrelada à Agricultura Familiar através de ações socioeducativas (palestras).


Metas

O principal público alvo são os estudantes das escolas e seguidores do Instagram FlorArte. Como impacto direto, a escola municipal e duas escolas estaduais que receberão nossas ações de forma virtual. Os beneficiários indiretos do projeto são os professores das escolas os quais poderão desenvolver projetos em outras oportunidades. No total, esperamos que a ação alcance mais de 8000 pessoas. Metas: - Divulgar os projetos na área de Silvicultura da FCA/ UFVJM; -Formar recursos humanos (estudantes de graduação da UFVJM, Campus Diamantina) com conhecimento em Silvicultura mais sólido de forma a repara-lo para o mercado de trabalho; -Despertar, nos jovens estudantes e técnicos da UFVJM, o gosto pela pesquisa científica e trabalhos de extensão universitária; -Aproximar a sociedade Município de Diamantina e os professores, pesquisadores e estudantes da UFVJM; -Envolver novos estudantes da graduação da Faculdade de Ciências Agrárias ou de Agronomia nos projetos de silvicultura e meio ambiente. -Promover a popularização e democratização do saber científico; -Produzir material informativo para ser distribuído nas escolas parceira; - Fazer com que as comunidades escolares criem uma cultura de Educação Ambiental, de tal forma que a Saúde Ambiental seja um elemento fundamental no processo desta sensibilização. .


Metodologia

Esta proposta de extensão será voltada para estudantes do ensino fundamental e médio, do município de Diamantina -MG, Sumaré - SP e de Arinos-MG, bem como, os estagiários e estudantes da FCA / UFVJM. A proposta será discutida, avaliada e acompanhada pelos participantes de maneira que todos os processos e atividades ficarão bem esclarecidos. A finalidade do projeto Semeando Chico Mendes nas escolas é propagar a conscientização ambiental na sociedade e com a impraticabilidade de realizarmos esse trabalho presencialmente, apresenta-se abaixo propostas para que a comunidade continue sendo atendida enquanto estivermos de forma remota: Atividade 1: elaboração do material didático titulado “Almanaque do Fantástico Mundo das Plantas” para posterior oferta a alunos do ensino básico das redes públicas. O almanaque será composto por teoria e experimentos práticos que compreenderá os temas: - Germinação e quebra de dormência de sementes, Movimentos vegetais – fototropismo, Condução da seiva nas plantas e Pigmentos fotossintéticos. Metodologia: O almanaque será redigido em linguagem simples e totalmente ilustrado. Os softwares utilizados serão os aplicativos integrados do Microsoft 365. Atividade 2: ofertar oficinas virtuais teórico-práticas, para alunos do ensino básico que compreenderá os temas: produção de mudas, jardinagem, gestão de resíduos orgânicos, produção de adubo proveniente de compostagem para utilização em hortas socioeducativas, que auxilia no desenvolvimento e nutrição das plantas. Acerca das oficinas práticas, elas serão previamente gravadas e editadas para posterior exibição. Metodologia: Será estabelecido um contato entre os participantes do projeto e as escolas atendidas para definir as diretrizes da ação. Os vídeos práticos serão gravados em casa e com materiais acessíveis. Cabe destacar que o nosso reencontro com a E.E. Chico Mendes que é localizada dentro de um assentamento na cidade de Arinos/ MG, será de extrema importância, pois a diretora nos relatou previamente, um grande problema que enfrentam de poluição do rio com agrotóxicos. Estes produtos são aplicados nas lavouras no entorno do assentamento, que escoam para o rio que atravessa o assentamento. Sendo assim, trabalharemos questões importantes da área da microbiologia, doenças e possíveis soluções a longo prazo para tratamento deste efluente. Atividade 3: produção de conteúdo diverso e quinzenal contemplados pela temática educação ambiental para o Instagram do Núcleo de Estudos Florarte (@florarteufvjm), por exemplo, mas não só, sustentabilidade, descarte de resíduos e fontes de energia limpa. Metodologia: os materiais de divulgação serão elaborados no e no website Canva. Considerações finais • As ações serão divulgadas e realizadas em canais virtuais, como redes sociais e plataformas de videoconferência, preferencialmente o google meet. • Ao término enviaremos um questionário a comunidade beneficiada, de modo que recebamos um feedback para melhoria de futuras ações. • Mensalmente haverá uma reunião com a coordenadora do projeto para discussão da proposta, avaliação de atividades e produção de oficinas. Como metas científicas, espera-se o envolvimento e participação do bolsista Pibex e dos voluntários da proposta, juntamente com a coordenadora do projeto, submetam resumos em anais de eventos, em especial no SINTEGRA. As metas acadêmicas incluem a orientação e treinamento técnico ao bolsista e estagiários voluntários executantes do projeto. Em relação as metas sócio-ambientais, espera-se que os agricultores, ao tomarem conhecimento sobre o planejamento e execução de práticas sustentáveis, passem a utilizá-las rotineiramente. Assim, utilizando alimentos mais saudáveis e com isto, aumentarem sua renda pela comercialização de produtos com maior valor agregado. Ademais, espera-se contribuir para a divulgação da UFVJM em especial do curso de Engenharia Florestal e o curso de Agronomia, como difusor de conhecimentos e instituição preocupada com sistemas produtivos sustentáveis e com a recuperação das matas ciliares e nativas. Além disso, almeja-se como impacto direto que o (a) bolsista do Pibex e os (as) estagiários (as) envolvidos tenham uma maior compreensão do papel das aulas práticas e a importância de devolver todo o conhecimento aplicado na prática, para a comunidade e a sociedade de forma geral. Espera-se que com o a execução do projeto PIBEX, este possa contribuir positivamente no desenvolvimento de habilidades que contribuirão para a qualidade e a viabilidade das técnicas e instrumentos pedagógicos utilizados durante a execução do projeto. Por fim, almeja-se despertar, nos jovens estudantes e técnicos da UFVJM, o gosto pela pesquisa científica e trabalhos de extensão universitária. A procura de outros estudantes da UFVJM para estágios no projeto tem aumentado expressivamente a medida que o projeto tem sido executado.


Referências Bibliográficas

FERNANDES, Marcelo Costa et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos morado-res das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, [S. l.], v. 28, n. 4, p. 169-194, dez. 2012. Disponível em:. http://dx.doi.org/10.1590/s0102-46982012000400007. Acesso em: 20 jun. 2020. PENTEADO, H. D. Meio Ambiente e Formação dos professores. São Paulo: Cortez, 1994.


Inserção do estudante

A grade curricular dos estudantes de Ciências Agrárias (FCA/UFVJM), possibilita ao estudante desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão relacionadas ao estudo florestal no que se referem às suas características, potencialidades e precauções, tendo em vista que várias disciplinas específicas sobre o assunto são contempladas na grade curricular do curso. São essas: “Sistemas Agroflorestais, Silvicultura de espécies Nativas, Recuperação de áreas degradadas”. Todos os discentes listados como integrantes da equipe executora da proposta já cursaram ou estão cursando pelo menos duas disciplinas das listas. Sendo assim, todas as informações recebidas sobre silvicultura capacitam o discente do curso de Agronomia e Engenharia Florestal a participar e, acima de tudo, contribuir com ideias úteis e inovadores ao bom desenvolvimento do projeto de extensão em questão. O desenvolvimento do projeto trará ao estudante a possibilidade de consolidar, difundir e aperfeiçoar todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula. Ainda, a prática de suas atividades na extensão, mesmo que de forma remota, motivará o discente a continuar no curso evitando com isso uma possível evasão. A participação do discente no projeto será avaliada pelo seu comprometimento e dedicação às atividades atribuídas. O discente terá fundamental participação para o bom desenvolvimento do projeto. AVALIAÇÃO PELO PÚBLICO - O projeto prevê a realização do monitoramento e avaliação do projeto e as ações em três etapas temporais, de curto prazo: para execução da mobilização e sensibilização das escolas, e longo prazo: para avaliação e monitoramento dos impactos das ações no Município de Diamantina e região. AVALIAÇÃO PELA EQUIPE - O processo de avaliação deve acontecer durante o desenvolvimento e no final da realização do projeto. Será realizada uma pesquisa com os participantes, todos eles atuais universitários do curso de Agronomia e Engenharia Florestal da FCA / UFVJM. Para diagnosticar as contribuições que os projetos de extensão proporcionam aos seus participantes durante o processo de formação, realizar-se-á aplicação de um questionário aberto, o qual possuirá o seguinte questionamento: Mediante a sua participação no projeto de extensão, voltados à área de Agronomia e Engenharia Florestal, nesta fase da sua vida universitária, descreva quais as observações e contribuições mais relevantes que esta participação teve para seu processo de formação. E será nesta fase que retiraremos um dos resultados, os quais descrevemos ao final da execução do projeto.


Observações

O projeto é continuação do projeto Pibex anteriormente aprovado e que foi desenvolvido de forma remota. O projeto faz parte do programa de extensão FlorArte. Atualmente o instagram criado para divulgar as ações do programa , atingiu direta e indiretamente, aproximadamente um público de 10,6 mil pessoas.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo são seguidores do Instagram FlorArte e por meio de reuniões via Google Meet, os Estudantes da Escola Estadual Manuel Albaladejo Fernandes, Escola Estadual Chico Mendes e Escola Municipal do Algodoeiro (ações virtuais).

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - Mg

Município

Sumaré - Sp

Município

Arinos - Mg

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

As ações de extensão e cultura, serão realizadas através de encontros virtuais, com alunos do ensino fundamental e médio da Escola Estadual Chico Mendes de Arinos MG. Alguns alunos da Chico Mendes deverão ser escolhidos para mostrarem o assentamento para os discentes da Engenharia Florestal, através de vídeos curtos que eles mesmos devem produzir. A troca de vivências será muita enriquecedora para ambos os grupos!

Participação da Instituição Parceira

A proposta recebe o apoio da E. E. Manuel Albaladejo Fernandes, localizada em Sumaré - SP. Serão realizados encontros virtuais de forma assíncrona, no qual serão realizadas as oficinas de educação ambiental e os encontros com os alunos do ensino médio.

Participação da Instituição Parceira

Esta parceria será extremamente importante, pois nesta escola não há energia elétrica e assim que permitido, faremos as ações de forma presencial.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões de forma virtual com a equipe para organização das atividades

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões via Google Meet com as coordenadoras das escolas participantes, para organizar o cronograma do projeto com as peculiaridades do calendário escolar e administrativo - março e abril

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Reuniões internas e virtuais com os membros da equipe, para nivelamento do conhecimento e preparação para os encontros remotos com as escolas e início das ações nas escolas Meses 4, 5, 6, 7 e 8

Periodicidade Quinzenalmente
Descrição da Atividade

Confecção dos materiais que serão utilizados nas palestras, oficinas, posts e Preparação dos jogos didáticos

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Curso de capacitação para professores nas escolas via Google Meet, Oficinas Científicas Virtuais do Fantástico Mundo das Plantas 5, 6, 7, 8, 9

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Redação do relatório final (bolsista e coordenador) e Confecção de um artigo a ser submetido na Revista Brasileira de Extensão Universitária (ISSN 2358-0399) ou outra que seja mais adequada ao tema do projeto – novembro e dezembro

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Encerramento e Avaliação