Detalhes da proposta

A sustentabilidade na escola: Descasque mais e desembale menos

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador

    Nome do Coordenador

    carlos victor mendonça filho

    Número de inscrição:

    20221012022493605

    Unidade de lotação:

    dcbio/fcbs

Caracterização da Ação

    Área do Conhecimento:

    ciências biológicas

    Área temática principal:

    educação

    Área temática secundária:

    meio ambiente

    Linha de extensão:

    questões ambientais

    Abrangência:

    local

    Gera propriedade intelectual:

    Não

Membros

vanessa amaral mendonça Voluntário(a)

joyce noelly vitor santos Voluntário(a)

jaqueline de paula chaves freitas Voluntário(a)

claudiana aparecida oliveira pereira Bolsista

samuel cunha oliveira giordani Vice-coordenador(a)

Resumo

Nosso planeta vem passando por diversos problemas ambientais devido principalmente ao nosso comportamento de consumo, que leva a degradação ambiental e poluição dos cursos d'água. Este projeto tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos diferentes atores: discentes, docentes e funcionários, da Escola Estadual Gabriela Neves, em Diamantina-MG. Serão desenvolvidas oficinas de educação ambiental relacionadas com a coleta seletiva, separação do resíduo orgânico e implantação de um minhocário e de uma horta suspensa, utilizando materiais recicláveis. Pretende-se trabalhar diferentes conceitos relacionados com a Ciências e Biologia, e de forma transversal com a Matemática, Química e Português. Materiais separados através da coleta seletiva, com a implantação do conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar) serão utilizados para a criação do minhocário. Resíduos orgânicos específicos (cascas de ovo, cascas de raízes e caules, restos de frutas e hortaliças, entre outros) serão separados na cozinha da escola e servirão de alimento para as minhocas. Estes alimentos, que antes seriam descartados, se transformarão em húmus e biofertilizante. Os materiais recicláveis como garrafas Pet e galões de água, também serão utilizados para a implantação de uma horta suspensa, visto que a escola tem limitações de espaço. Os produtos desta horta serão utilizados na merenda escolar fechando um ciclo sustentável. A conscientização dos diferentes atores será feita por meio de palestras, cartilhas, apresentações de teatro e música. A verificação do aprendizado será feita por meio de questionários aplicados anterior e posteriormente à realização das ações. O monitoramento das ações será feito por meio da pesagem dos materiais reciclados e e do húmus, além da quantificação do volume de biofertilizante gerado. O projeto contará com o apoio do bolsista Pibex e terá parceria com alunos do curso de Ciências Biológicas e da Pós-graduação em Ciências da Saúde da UFVJM, interligando desta forma o ensino, a pesquisa e a extensão. Pretende-se transformar a forma de relação das pessoas com os resíduos gerados por elas, través da educação ambiental e da melhora da qualidade alimentar na escola.


Palavras-chave

Educação Ambiental; Coleta Seletiva; Compostagem e Minhocário; Horta Suspensa; Saúde alimentar


Introdução

O Brasil produz mais de 240 mil toneladas de lixo por dia, onde 51,4% são restos orgânicos, 31,9% são recicláveis e 16,7% são rejeitos. Destes 13,3% são depositados a céu aberto, 21,7% em aterros sanitários, 5,8% em valas sépticas, 37,4% são incinerados, 5,2% tratados em micro- ondas e 16,6% são autoclavados (ABRELPE, 2012). Os resíduos orgânicos representam mais da metade de uma lixeira doméstica e se mal manejados, poluem o solo, o ar e a água, gerando gás metano, responsável pelo aquecimento global e chorume, líquido que contamina o lençol freático. Uma solução sustentável para o destino do lixo orgânico é a compostagem e a utilização desta compostagem para a produção de alimentos (OLIVEIRA et al, 2005). A vermicompostagem é um método de compostagem de resíduos orgânicos em que a minhoca participa na degradação da matéria orgânica resultando no vermicomposto ou “húmus de minhoca” e em biofertilizante líquido. Este rico adubo é propício para aplicação em hortas orgânicas. Segundo Lima et al. (2018) a coleta seletiva pode e deve ser uma prática ativa e corriqueira nas escolas. Ações como esta permitem a separação do orgânico e a utilização de materiais recicláveis na construção de canteiros e na instalação da vermecompostagem através da criação de minhocas.


Justificativa

Conforme Caldas e Souza (2000), a produção de alimento orgânico a partir da horta significa promoção da saúde e manutenção da qualidade de vida da população. A garantia de alimento relativamente livre de contaminantes é essencial para a prevenção de doenças, principalmente em um país como o Brasil, onde uma parte considerável da população enfrenta sérios problemas relacionados aos distúrbios nutricionais como sobrepeso e obesidade, além de doenças associadas. A implantação da coleta seletiva na escola utilizando de materiais recicláveis para construção do minhocário e de hortas suspensas são ações assertivas para a implantação de um projeto de educação ambiental. A escola se apresenta como espaço apropriado para prestar orientações que possibilitem sensibilizar/orientar os alunos, tornando-os agentes multiplicadores. É por meio do ensino-aprendizagem que ocorre a criação de novos hábitos e valores, os quais podem contribuir para a construção de uma sociedade mais consciente (MEDEIROS et al. 2011, LIMA et al., 2017). A realização deste projeto permitirá que alunos de graduação e Pós-graduação da UFVJM possam disseminar os seus conhecimentos para a comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Desta forma o projeto se enquadra dentro das diretrizes da UFVJM para a extensão Universitária. O projeto apresenta uma indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, visto que o conhecimento produzido na Universidade está sendo aplicado na escola (pesquisa-extensão) e o aprendizado está sendo construído na experiência, de forma dialógica, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender/ensinar. Além do mais o projeto propõe uma interação com a sociedade aproximando a teoria da prática. O projeto promove ainda um forte impacto social, com uma atuação transformadora de comportamentos através da interação social, buscando a participação de todos agentes envolvidos e a troca de saberes. Por fim, o projeto possui um caráter multi, inter e transdisciplinar permitindo a interação entre instituições, profissionais, estudantes e professores de diferentes áreas na Escola (Ciências, Biologia, Matemática, Português) e na Universidade (Biologia e Saúde).


Objetivos

Objetivo Geral Ampliar a conscientização do atores (discentes, docentes e demais servidores) da Escola Estadual Gabriela Neves sobre hábitos de consumo sustentável e da responsabilidade que cada pessoa tem com relação a sua geração de resíduos, para que possamos melhor a qualidade de vida do planeta. Objetivos específicos - Conscientizar e sensibilizar através de atividades de educação ambiental, tais como palestras e minicursos, os estudantes, funcionários e população diamantinense próxima à escola, sobre a importância de fazer a coleta seletiva de lixo; - Elaborar material didático para conscientização de discentes, docentes e demais servidores da EE Gabriela Neves quanto a geração de resíduos sólidos; - Promover a separação do lixo reciclável, tais como papel, plástico, vidro, dentre outros, através de latas ou lixeiras separadoras e de acordo com cores. - Implementar a vermicompostagem à partir do resíduo orgânico, o qual é produzido em sua maioria na cantina da escola, através da criação de minhocas utilizando matrial recicável; - Criação de uma horta na escola, na qual serão utilizados o húmus e chorume produzidos por meio do minhocário.


Metas

Previsão de impacto direto -Melhorias na limpeza da escola na medida que os discentes principalmente irão ter mais cuidado com os resíduos gerados por eles, direcionando para os locais corretos; - Melhoria na qualidade dos alimentos que serão produzidos na própria escola (em parte) sem aplicação de agrotóxicos; - Mudança no visual da escola com as plantas que serão cultivadas, como hortaliças e plantas ornamentais; -Doação de resíduos recicláveis que não forem reutilizados, para a Associação de catadores Previsão de impacto indireto Indicadores e números


Metodologia

O presente trabalho abrangerá experiências prático-metodológicas no ensino de Ciências e Biologia com a implantação da coleta seletiva, minhocário e horta orgânica. Etapa 1- Sensibilização do público alvo: Serão realizadas palestras sobre a importância da mudança dos hábitos de consumo com a implantação do conceito dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Etapa 2- Construção dos minhocários: Os materiais recicláveis como garrafas Pet e galões de água serão utilizados para a criação do minhocário. Resíduos orgânicos específicos (cascas de ovo, cascas de raízes e caules, restos de frutas e hortaliças, entre outros) serão separados na cozinha da escola e servirão de alimento para as minhocas. Estes alimentos, que antes seriam descartados, se transformarão em húmus e biofertilizante. Etapa 3- Construção de uma horta suspensa- Materiais separados através da coleta seletiva (gararafas Pet e galões) também serão utilizados para a implantação de uma horta suspensa, visto que a escola tem limitações de espaço. Os produtos desta horta serão utilizados na merenda escolar fechando um ciclo sustentável. Serão realizados questionários, um pré-avaliativo e outro ao final da execução das atividades planejadas. Os discentes da Escola participarão de forma ativa de todas as etapas através da orientação dos professores que irão abordar conceitos relativos à sua disciplina, como por exemplo: - Matemática- Quantificação de peso e volume de húmus e biofertilizantes produzidos pelas minhocas e peso do material reciclado; crescimento exponencial da população de minhocas; Química- mudança de coloração do biofertilizante em função das mudanças químicas que ocorrem no processo de humificação da matéria orgânica; importância dos fertilizantes para o crescimento das plantas; Ciência e Biologia- Reprodução das minhocas; alimentação saudável com a horta. Acompanhamento e Indicadores de avaliação- A bolsista do projeto conjuntamente com discentes da Escola preencherá planilhas de monitoramento da produção mensal de húmus, biofertilizante, peso total de orgânicos destinado ao minhocário e volume total total de resíduos recicláveis destinados à Associação de catadores.


Referências Bibliográficas

ABRELPE - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, ed. especial de 10 anos. 2012. APOLINÁRIO, M. O; et al. Educação ambiental através da vermicompostagem em uma escola da rede estadual de ensino em cuité – pb. Anais II CONEDU. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/15799>. Acesso em: 16/09/2021 09:09 CALDAS, E. D; SOUZA, L. C. K. Avaliação de risco crônico da ingestão de resíduos de pesticidas na dieta brasileira. Revista Saúde Pública, 2000; v. 34, n. 5, p. 529-537. DIAS, G. F; et al. Educação ambiental: princípios e práticas. 6ª Edição. São Paulo: Editora Gaia, 2000. FONSECA, L. H. A. Reciclagem: o primeiro passo para a preservação ambiental. Revista Científica Semana Acadêmica, 2013; v.1, n. 36. MEDEIROS, A. B; et al. A importância da Educação Ambiental na escola nas séries iniciais. Revista Faculdade Montes Belos, 2011; v. 4, n. 1. OLIVEIRA, A; et al. Compostagem Caseira de Lixo Orgânico Doméstico. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Bahia, dezembro, 2005. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/1022380/1/Com postagemcaseiradelixoorganicodomestico.pdf. Acesso em 16/09/2021.


Inserção do estudante

A bolsista do projeto tem forma em curso técnico na área de meio ambiente. É estudante de graduação do cursos de Agronomia e poderá desenvolver atividades como a implantação de uma horta orgânica e participará ativamente das demais atividades. O projeto permitirá que a aluna amplie os seus conhecimentos sobre a reciclagem de resíduos sólidos, tão importante para a sociedade. A estudante será capacitada por meio de palestras, leitura de livros, manuais e artigos científicos bem como webinários. A estudante apresentará relatórios mensais sobre as atividades realizadas.


Observações

O projeto se caracterizar pela geração de uma metodologia de baixo custo e com resultados relativamente rápidos de serem percebidos pela comunidade. Possui um grande potencial de expansão para outras escolas do município. A produção de húmus e biofertilizante apresenta inclusive um potencial de geração de renda para a escola, visto que estes produtos são de extrema qualidade.


Público-alvo

Descrição

A Escola Estadual Gabriela Neves está localizada na R DA PALHA, 1666 PALHA. 39100-000 Diamantina - MG.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina-mg

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Escola cederá o espaço e contará com a participação dos servidores, docentes e discentes para participação das ações de Educação Ambiental, entre elas a coleta seletiva, implantação do minhocário e da horta suspensa.

Cronograma de Atividades

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

A coordenação fará uma apresentação do projeto para a equipe e para docentes da Escola Estadual Gabriela Neves indicando os objetivos e metas e o cronograma, afim de integrar as instituições parceiras. Nesta oportunidade serão abordados os diferentes conceitos relativos a coleta seletiva, minhocário e horta e o debate de idéias para escolha das formas de sensibilizar a comunidade escolar. Será feita uma visita a EE Gabriela Neves para reconhecimento da área.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Apresentação da proposta de implantação da coleta seletiva na Escola.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Instalação de coletores com as cores e símbolos da coleta seletiva. Aplicação de um questionário pré-início do projeto para verificar o nível de conhecimento dos atores envolvidos.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Oficinas de criação de mini minhocários utilizando material reciclado e o resíduo orgânico separado na cozinha da escola.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

As alunas do programa de Pós-graduação conjuntamente com o(a) bolsista Pibex apresentarão conceitos básicos de higiene no contato com os alimentos e na qualidade da alimentação, orientando sobre a importância do consumo de alimentos naturais para a saúde da pessoa, que está em consonância com o título do projeto: Sustentabilidade na escola: descasque mais, desembale menos.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Com a utilização dos materiais recicláveis (garrafas Pet e galões de água será implantada uma horta orgânica suspensa.

Periodicidade Mensalmente
Descrição da Atividade

Em toda ação realizada serão realizados vídeos curtos para registro e monitoramento da atividade.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório parcial contendo textos, gráficos, fotos e vídeos.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Todos os material reciclados serão doados para a Associação de Catadores de Diamantina.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Realização de nova palestra sobre educação em saúde na escola.

Periodicidade Anualmente
Descrição da Atividade

Será realizado um segundo questionário para averiguação do resultado das ações propostas.