Sumário da proposta

Formação continuada de professores que ensinam Matemática: o Laboratório de Ensino de Matemática e suas possibilidades

Sobre a Proposta

Tipo de Edital: Pibex

Situação: Aprovado


Dados do Coordenador
  • Número de inscrição: 2022101202267603
  • Coordenador: EDUARDO GOMES FERNANDES
  • Unidade de lotação: DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
Caracterização da Ação
  • Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
  • Área temática principal: Educação
  • Área temática secundária: Trabalho
  • Linha de extensão: Formação Docente
  • Abrangência: Municipal
  • Gera propriedade intelectual: Não

Membros

adriana assis ferreira Vice-coordenador(a)

tatiane martins lopes Bolsista

marcineide bibiane dos santos andrade Voluntário(a)

    Resumo
  • O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) consiste em um espaço “onde o aluno vai criar novas soluções para os problemas apresentados, trabalhar com atividades lúdicas e refletir sobre ideias matemáticas” (ABREU, 1997, p. 50) e onde “os professores estão empenhados em tornar a matemática mais compreensível aos alunos” (LORENZATO, 2012, p.7). Nesse sentido, compreende-se o LEM, para além de um espaço físico, como uma alternativa metodológica que utiliza de recursos didáticos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Neste contexto, este projeto de extensão prioriza a formação inicial e continuada de professores a partir do trabalho de pesquisa, elaboração e realização de oficinas que utilizem de recursos didáticos manipuláveis e/ou tecnológicos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática. Assim, o bolsista e voluntários envolvidos neste projeto, irão pesquisar, desenvolver, implementar e avaliar oficinas aos professores de Matemática da rede pública das escolas parceiras de Diamantina, aprimorando sua formação acadêmica e promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

  • Palavras-chave
  • Formação Continuada, Laboratório de Ensino de Matemática, Recursos Didáticos