Bem vindo(a),
Visitante
Sumário da proposta
Formação continuada de professores que ensinam Matemática: o Laboratório de Ensino de Matemática e suas possibilidades
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Pibex
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
- Número de inscrição: 2022101202267603
- Coordenador: EDUARDO GOMES FERNANDES
- Unidade de lotação: DIRETORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E À DISTÂNCIA
Caracterização da Ação
- Área do Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra
- Área temática principal: Educação
- Área temática secundária: Trabalho
- Linha de extensão: Formação Docente
- Abrangência: Municipal
- Gera propriedade intelectual: Não
Membros
adriana assis ferreira
Vice-coordenador(a)
adriana assis ferreira
Vice-coordenador(a)
tatiane martins lopes
Bolsista
tatiane martins lopes
Bolsista
marcineide bibiane dos santos andrade
Voluntário(a)
marcineide bibiane dos santos andrade
Voluntário(a)
-
Resumo
- O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) consiste em um espaço “onde o aluno vai criar novas soluções para os problemas apresentados, trabalhar com atividades lúdicas e refletir sobre ideias matemáticas” (ABREU, 1997, p. 50) e onde “os professores estão empenhados em tornar a matemática mais compreensível aos alunos” (LORENZATO, 2012, p.7). Nesse sentido, compreende-se o LEM, para além de um espaço físico, como uma alternativa metodológica que utiliza de recursos didáticos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Neste contexto, este projeto de extensão prioriza a formação inicial e continuada de professores a partir do trabalho de pesquisa, elaboração e realização de oficinas que utilizem de recursos didáticos manipuláveis e/ou tecnológicos que favoreçam o processo de ensino e aprendizagem nas aulas de Matemática. Assim, o bolsista e voluntários envolvidos neste projeto, irão pesquisar, desenvolver, implementar e avaliar oficinas aos professores de Matemática da rede pública das escolas parceiras de Diamantina, aprimorando sua formação acadêmica e promovendo a integração das atividades de ensino, pesquisa e extensão.
- Formação Continuada, Laboratório de Ensino de Matemática, Recursos Didáticos
Palavras-chave