Visitante
Memórias - uma ponte entre o passado e o presente!
Sobre a Proposta
Tipo de Edital: Procarte
Situação: Aprovado
Dados do Coordenador
roseli aparecida dos santos
2022102202243534
departamento de zootecnia
Caracterização da Ação
linguística, letras e artes
cultura
educação
patrimônio cultural, histórico, natural e imaterial
regional
Não
Membros
julie ribeiro fernandes
Voluntário(a)
joyce lima macedo
Voluntário(a)
leonardo da silva fonseca
Voluntário(a)
marcela azevedo magalhaes
Vice-coordenador(a)
geise leal santos
Bolsista
No ano em que o curso de Zootecnia da UFVJM completa 20 anos de existência, a presente proposta vem com o objetivo de criar um acervo digital com os fatos importantes que marcaram a história do curso, assim como, de seus protagonistas (docentes, discentes e técnicos). Para isso será feito um levantamento de todos os documentos, de naturezas diversas, que poderão constituir o acervo: fotos, fatos, documentos da administração, documentos pedagógicos como trabalhos de conclusão de curso, dissertações, primeira turma de concluintes, primeira aula inaugural, corpo técnico e docente (membros atuantes ou ex-membros), bem como as atas de reuniões marcantes etc. Após, toda informação obtida será organizada (classificada) e então será disponibilizada (publicada) na página oficial do Departamento de Zootecnia na internet. Todas as atividades poderão ser realizadas simultaneamente, ou seja, durante toda a vigência do projeto, a equipe estará à procura por material a ser inventariado, o qual será imediatamente postado na internet. Além disso, o que se espera é que, independente do prazo de vigência dessa proposta, a "alimentação" do acervo possa ser feita de forma contínua, promovendo um resgate da memória do Curso que tanto cresceu dentro da Instituição.
acervo digital, arquivo, história, identidade, inventário, museu
"Um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado." É com essa frase da historiadora Emília Viotti da Costa que inicio a redação dessa proposta. Uma universidade ou simplesmente um setor dela (ou curso) constrói sua história dia após dia, em suas práticas rotineiras, as quais vão deixando para trás, as experiências de cada um de seus protagonistas, sob as quais o aprendizado se concretiza, se materializa. Quando um novo personagem entra na história, ele desconhece o tempo e o espaço, tampouco os feitos que circundam e formam o cenário. E assim, a memória do que já existe ou existiu se torna peça fundamental para o novo ato (nova era) que se inicia. Sternberg (2000) em seu livro intitulado "Psicologia Cognitiva" relata que a memória é o meio pelo qual se recorre às suas experiências passadas, a fim de usar essa informação no presente. De acordo com artigo publicado pelo Instituto NeuroSaber (disponível em: https://institutoneurosaber.com.br/qual-a-importancia-da-memoria-no-processo-de-aprendizagem/), “...A memória tem um papel fundamental na aprendizagem, pois permite o reaproveitamento das experiências do passado e do presente e ajuda a garantir a continuidade do aprendizado.” Ainda, segundo Izquierdo (2018), a memória ajuda-nos a definir quem somos, sendo essencial para a construção da identidade pessoal. A psicologia afirma que o conjunto de experiências armazenadas na mente do indivíduo é vital para interpretar o que se passa à sua volta e para que se possa tomar decisões. Na neurociência há uma sequência de eventos nos processos de memorização: o primeiro é a aquisição da informação, segue-se o armazenamento e por último a recuperação da informação através da recordação (Lent, 2001). Baseado nesse contexto, e fazendo uma analogia com a psicologia e neurociência, surgiu a ideia de se resgatar fatos que constituem as memórias do curso de Zootecnia da UFVJM, numa sequência sistematizada em: levantamento das informações (memórias), organização e classificação por assunto e, por fim, o armazenamento de todos os achados em um arquivo digital público.
Tendo em vista que numa comunidade universitária as pessoas (não somente dentro do corpo discente mas também os docentes e técnicos) há uma movimentação de pessoas que vêm, permanecem por um tempo, e então seguem seus caminhos. Pessoas de diferentes localidades, diferentes origens, culturas e sotaques, bem como diferentes centros de formação técnica e científica, as quais participam da criação da identidade de seus cursos. Nasce então a necessidade de se resgatar fatos e documentos que registram cada momento vivido. Quando um pesquisador quer montar sua equipe de trabalho, ele busca num banco de currículos, as informações a respeito dos sujeitos envolvidos. A partir daí cria-se a perspectiva do tipo de trabalho que poderá ser desenvolvido. Da mesma forma, quando um docente, técnico ou um novo aluno chega à universidade, há a necessidade de se conhecer o ambiente em que se vai trabalhar. O que já foi feito e a forma como foi feito explica o presente e mostrará o caminho a ser percorrido no futuro. É nessa concepção que os acervos memoriais são construídos. O curso de Zootecnia possui quase vinte anos de história que deverá ser resgatada e documentada, para que sirva de balizamento na construção do futuro. Várias foram as pessoas que por aqui passaram e colaboraram grandemente para o desenvolvimento do Curso (independentemente de ser um aluno ou um servidor).
Objetivo Geral: montar um acervo histórico do curso de Zootecnia da UFVJM, Campus JK, Diamantina MG. Objetivos Específicos: - criar uma linha cronológica com fotos e/ou imagens do crescimento da estrutura física do curso desde o seu primeiro ano até a data de hoje, mostrando sua evolução; - reestruturar a página oficial do curso de Zootecnia na internet, criando um link para o acervo digital de memórias; - montar um acervo de fotos do curso de Zootecnia (fotos de formandos, colações de grau, visitas técnicas, eventos, confraternizações, estruturas físicas, servidores docentes e técnicos atuais e ex-membros do Curso etc); - montar um acervo de documentos administrativos e pedagógicos [autorização do curso de graduação em Zootecnia, autorização do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia (PPGZOO), Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados, dissertações defendidas, ata da primeira colação de grau, ata da primeira reunião do Departamento de Zootecnia (DZO), constituição do primeiro Colegiado do Curso, registro do primeiro certificado emitido pelo DZO, cartazes de eventos realizados pelo DZO, relatórios de avaliação do Curso etc]; - montar uma galeria de chefes de departamento e coordenadores do Curso, bem como coordenadores do PPGZOO; - montar uma planilha contendo os egressos do Curso, bem como seus locais de origem e seus contatos de email; - montar uma planilha com todos os servidores do DZO (membros e ex-membros) e o período de atuação no Curso; - criar um acervo contando histórias dos ex-alunos, por onde andam e mostrando com a universidade mudou sua vida; - estimular a participação de todos os protagonistas da história do DZO na construção do acervo de memórias do Curso; - facilitar o acesso da comunidade universitária e também externa, à história do Curso.
1) Obtenção de registros fotográficos das 29 colações de grau do curso de Zootecnia; 2) Obtenção de registros fotográficos de 17 setores edificados (Campus JK e Fazenda Experimental do Moura em Curvelo MG); 4) Obtenção de contatos dos 245 egressos do Curso; 5) Obtenção do período de atuação dos 40 servidores que já passaram (ou permanecem no Curso) pelo curso de Zootecnia; 6) Obtenção de no mínimo 500 acessos (durante a vigência da proposta) às informações postadas. Como impactos diretos cita-se: - o conhecimento da história do Curso, tanto por seus membros (servidores e alunos), quanto por aqueles que ainda virão, além da criação de um espaço virtual para futuros assentamentos; - a divulgação do curso de graduação em Zootecnia por meio da publicização da sua história; Como impactos indiretos destaca-se: - a criação de um banco de dados históricos que permitirá que a sistematização das informações possa ser usada no futuro, inclusive para fins didáticos e, ou de pesquisas, considerando que tais informações constituem conteúdo probabilístico e de estatística; - o acesso ao acervo de memórias pela comunidade externa à UFVJM, funcionando como veículo de divulgação e marketing do Curso; - o fortalecimento do sentimento de reconhecimento e de pertencimento de alunos e servidores, ao verem que suas trajetórias fazem parte da história do Curso.
A execução da proposta será sistematizada da seguinte forma: 1º) Apresentação da proposta para a equipe, o que provavelmente será feita numa reunião via Google Meet; 2º) Discussão e decisão junto com a equipe, sobre como e onde as informações serão obtidas; 3º) Para a obtenção das informações, a equipe do projeto se dividirá da seguinte forma: os docentes buscarão por informações constantes em arquivos físicos que estão sob a guarda das secretarias do Curso, bem como documentos da administração superior. Os discentes buscarão por informações por meio do contato com aqueles que protagonizam a história (alunos e ex-alunos, servidores e ex-servidores) e também, informações públicas constantes no site da UFVJM; 4º) Após a juntada, será feita a digitalização dos documentos físicos e classificação de acordo com a natureza destes. As tarefas serão divididas entre os membros da equipe, obedecendo as habilidades apresentadas por cada um; 5º) Reorganização da página do curso de Zootecnia para abrigar o acervo digital; 6º) Disponibilização das informações na página virtual; Os dois últimos passos contarão com a ajuda do docente do DZO responsável pela manutenção da página do Curso na internet. Vale ressaltar que a 3ª, 4ª e 6ª etapa poderão ocorrer simultaneamente.
IZQUIERDO, I. Memória. 3. ed., Porto Alegre: Artmed, 2018. 124p. LENT, R. Cem bilhões de neurônios. Rio de Janeiro: Atheneu, 2001. 698p. MORIN, E. O método 3: o conhecimento do conhecimento. Porto Alegre: Sulina, 1999. 287p. STERNBERG, R. J. Psicologia Cognitiva. Porto Alegre: Artmed, 2000. 494p.
Os estudantes terão participação efetiva em todas as etapas e atividades propostas, sempre sob a orientação do coordenador do projeto e dos demais docentes que compõem a equipe. Além do conhecimento midiático básico que o estudante da UFVJM já deverá ter para preparar uma atividade, o mesmo será capacitado e assistido durante o desenvolvimento do projeto. A participação dos estudantes neste projeto começará com o planejamento, passará pela execução das atividades propostas, ou seja, sistematização, obtenção de dados, classificação e inserção dos dados na página do Curso, e finalizará com a publicização da "obra" em fórum ou demais eventos pertinentes. A avaliação deverá ser constante, a partir de reflexão e discussão sobre as ações referentes ao andamento do projeto e o envolvimento dos participantes. Os indicadores para avaliação do projeto deverão ser criados em conjunto, embora alguns já estejam pré-estabelecidos na proposta. Reuniões com a equipe auxiliarão no acompanhamento, revisão e entendimento do projeto. Haverá constante avaliação interna com o intuito de analisar o desenvolvimento do trabalho, bem como as ferramentas utilizadas.
Recentemente, a reitoria da UFVJM enviou circular a todos os setores administrativos e acadêmicos solicitando informações acerca de acervo de memórias, principalmente de cursos, caso existissem. Houve uma certa dificuldade para se definir o que seriam essas memórias, bem como a localização destas. A partir daí, começou-se uma reflexão sobre a importância da definição e, consequentemente a busca por fatos e documentos considerados históricos para o curso de Zootecnia. Além disso, percebeu-se a necessidade de armazenar todos esses dados em um só local, a fim de facilitar sua recuperação pois, fazendo analogia à memória humana, Sternberg (2000) descreve que os psicólogos cognitivos identificaram três operações comuns da memória: codificação ou aquisição de memórias, retenção ou armazenamento e recuperação (ativação/recordação). Conforme Morin (1999), que relaciona a construção do conhecimento por meio da semelhança, isto é, um evento semelhante a outro já ocorrido e internalizado pelo indivíduo é imediatamente acessado pela sua memória, sendo trazido à sua consciência para ser usado num determinado momento. Sendo assim, essa proposta foi construída. Além desse acervo histórico servir como "recordação", acima de tudo ele servirá como balizamento dos fatos ocorridos no passado com os acontecimentos atuais, podendo inclusive ser usado em tomadas de decisões e na compreensão de atitudes comportamentais.
Público-alvo
Poderão se beneficiar com esta ação, todos os docentes que atuam ou já atuaram no curso de graduação em Zootecnia, bem como todos os atuais discentes e aqueles que já concluíram o Curso.
Pessoas da sociedade em geral que tenham interesse em conhecer a história do curso de Zootecnia da UFVJM.
Membros da comunidade universitária que tenham interesse em conhecer o curso da Zootecnia da UFVJM.
Municípios Atendidos
Diamantina
Janaúba
Teófilo Otoni
Unaí
Vale Do Jequitinhonha
Vale Do Mucuri
Norte De Minas
Noroeste De Minas
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
O primeiro passo para a execução do projeto de memórias do curso/departamento de Zootecnia é o levantamento dos possíveis dados históricos, ou seja, buscar informações que possam compor o acervo digital proposto. Essa busca por dados poderá ser feita junto aos arquivos físicos existentes, e também junto aos membros e ex-membros docentes, discentes e técnicos administrativos do Departamento de Zootecnia. Além disso, haverá a necessidade de digitalização de todos os conteúdos físicos (fotos impressas, livros de atas, livros de registro de certificados etc).
Após o levantamento das informações que poderão ser usadas para compor o acervo digital de memórias do curso/departamento de Zootecnia, as mesmas serão classificadas de acordo com os seguintes critérios: fotos, documentos administrativos, documentos pedagógicos, egressos, eventos etc.
Todas as informações obtidas, após a classificação e organização, serão disponibilizadas para visualização ("visitação do acervo") na página do Departamento de Zootecnia da UFVJM na internet.
Elaboração e envio pelo bolsista, do relatório de atividades mensais, o qual servirá como ferramenta para o acompanhamento da execução da proposta.
Redação do relatório final das atividades, contendo todas as informações obtidas, além dos pontos positivos e dificuldades encontradas durante a execução da proposta.
Publicação dos resultados obtidos
01/07/2022
31/12/2022
Redação de texto para publicação dos resultados da proposta em eventos pertinentes.